UFABC-professores-CCNH

Simone Rodrigues de Freitas

Simone R. Freitas é bióloga (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995) com doutorado em Geografia pela UFRJ (2004), e mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional (1998). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do ABC, desenvolvendo projetos na linha de Ecologia de Estradas, Ecologia de Paisagens, Ecologia Urbana e Biologia da Conservação. Possui 39 artigos em periódicos especializados, 4 livros e 7 capítulos de livros (sendo um internacional), nas áreas de ecologia de paisagens, ecologia de estradas, sensoriamento remoto, biologia da conservação, ecologia de mamíferos e habitat. Trabalhou em projetos de consultoria usando sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG) para resolver questões ambientais. Orientou diversos alunos de iniciação científica e alguns de pós-graduação, estando credenciada na Pós-Graduação em "Evolução e Diversidade", na Universidade Federal do ABC. Foi Vice-Presidente da REET Brasil (Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia de Transportes) no biênio 2019-2021 (https://reetbrasil.wixsite.com/reetbrasil). Coordena o curso de extensão "Oficinas de Popularização da Ciência" (https://simonerfreitasufabc.wixsite.com/popularcienciaufabc) e gerencia o canal "PopScienceUFABC" nas redes sociais (Instagram: popscienceufabc e Facebook: grupo "Popularização da Ciência UFABC"). Coordena os projetos do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UFABC (NEA-UFABC) desde 2023. Gerencio os canais de YouTube: Semana da Biologia UFABC (https://www.youtube.com/channel/UC7KNWHoxz9zfB27DrXxevBQ) e PopScience UFABC (https://www.youtube.com/@PopScienceUFABC). Site: http://professor.ufabc.edu.br/~simone.freitas/ORCID http://orcid.org/0000-0002-5864-4816ResearchGate https://www.researchgate.net/profile/Simone_FreitasPublons: https://publons.com/researcher/2809699/simone-r-freitas/ (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4161677878228867 (08/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968379 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~simone.freitas/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2024-Atual. Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado de SP (Parte II)
      Descrição: O projeto Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado De SP é uma ação conjunta entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC), movimentos sociais ligados à agroecologia e economia solidária, coletivo Fórum da Agenda Ambiental Regional do ABCDMRR e gestões públicas municipais do Grande ABC Paulista, com apoio institucional da Associação Brasileira de Agroecologia. O objeto do projeto é a criação de condições concretas para produção de conhecimento e fortalecimento da agroecologia na região e sua consequente reprodução continuada a longo prazo. O projeto se articula em quatro grandes linhas de atuação: levantamento de ações, políticas e publicações em agroecologia na região do ABCDMRR; realização de um diagnóstico socioambiental e territorial em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra, como substrato para formulação de políticas públicas regionais em agroecologia; realização de eventos dentro e fora da Universidade para mobilização, formação e articulação de agentes trabalhando com agroecologia no território; comunicação e difusão dos temas trabalhados ao longo do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Otto Müller Patrão de Oliveira - Integrante / Tiago Fernandes Carrijo - Integrante / ROBERTA DE ASSIS MAIA - Integrante / INGRID DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / Maitêe Cipriano Sant?Anna Tavares - Integrante / Carolina Massari - Integrante / Lucas Silva Souza - Integrante / Rafael Mantovani - Integrante / Roberta de Assis Maia (Coordenadora Adjunta) - Integrante / Simone Aparecida Pellizon - Integrante.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    2. 2022-2024. Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado de SP
      Descrição: O projeto Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado De SP é uma ação conjunta entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC), movimentos sociais ligados à agroecologia e economia solidária, coletivo Fórum da Agenda Ambiental Regional do ABCDMRR e gestões públicas municipais do Grande ABC Paulista, com apoio institucional da Associação Brasileira de Agroecologia. O objeto do projeto é a criação de condições concretas para produção de conhecimento e fortalecimento da agroecologia na região e sua consequente reprodução continuada a longo prazo. O projeto se articula em quatro grandes linhas de atuação: levantamento de ações, políticas e publicações em agroecologia na região do ABCDMRR; realização de um diagnóstico socioambiental e territorial em Diadema, Santo André e Ribeirão Pires, como substrato para formulação de políticas públicas regionais em agroecologia; realização de eventos dentro e fora da Universidade para mobilização, formação e articulação de agentes trabalhando com agroecologia no território; comunicação e difusão dos temas trabalhados ao longo do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Otto Müller Patrão de Oliveira - Integrante / Tiago Fernandes Carrijo - Integrante / INGRID DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / Clara Ribeiro Camargo - Integrante / André Luiz Martins Cotting - Integrante / Miguel Leopardi Bosco de Azevedo - Integrante / Gabriela Guimarães Gouvea de Oliveira - Integrante / Luiz Mauro Rocha - Integrante / Maitêe Cipriano Sant?Anna Tavares - Integrante / Carolina Massari - Integrante / Vivian Delfino Motta - Integrante / Lucas Silva Souza - Integrante / Fernando Silveira Franco - Integrante / Rafael Mantovani - Integrante / Évelyn Barboza Vitor - Integrante / Roberta de Assis Maia (Coordenadora Adjunta) - Integrante.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
      Descrição: O projeto Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado De SP é uma ação conjunta entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC), movimentos sociais ligados à agroecologia e economia solidária, coletivo Fórum da Agenda Ambiental Regional do ABCDMRR e gestões públicas municipais do Grande ABC Paulista, com apoio institucional da Associação Brasileira de Agroecologia. O objeto do projeto é a criação de condições concretas para produção de conhecimento e fortalecimento da agroecologia na região e sua consequente reprodução continuada a longo prazo. O projeto se articula em quatro grandes linhas de atuação: levantamento de ações, políticas e publicações em agroecologia na região do ABCDMRR; realização de um diagnóstico socioambiental e territorial em Diadema, Santo André e Ribeirão Pires, como substrato para formulação de políticas públicas regionais em agroecologia; realização de eventos dentro e fora da Universidade para mobilização, formação e articulação de agentes trabalhando com agroecologia no território; comunicação e difusão dos temas trabalhados ao longo do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Coordenador / LUCIANA TRAVASSOS - Integrante / Roberta de Assis Maia - Integrante.
      Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
    3. 2022-2022. Mortalidade de médios e grandes mamíferos em estradas no Brasil: estado do conhecimento e riscos à conservação
      Descrição: O presente projeto será desenvolvido no âmbito do Programa Pesquisador Colaborador da Universidade Federal do ABC (PC/UFABC). Conforme Art. 6º da resolução CONSUNI nº 201 de 27 de novembro de 2019, o proponente do projeto se enquadrará na Categoria II, pesquisador colaborador voluntário sem vínculos empregatícios. A supervisão do projeto será de responsabilidade da Professora Associada II da UFABC Simone Rodrigues de Freitas, lotada no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH), credenciada no Programa de PósGraduação em Evolução e Diversidade (PPG EVD) e coordenadora do Laboratório de Ecologia Quantitativa e Espacial (LEQuE) localizado nas instalações do Laboratório de Integração de Sistemas Ambientais e Urbanos - seco (Campus Santo André, Bloco L, Lab. 205).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Fernando Antônio Silva Pinto - Integrante / Ana Gabriela Kolde Ohi - Integrante.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    4. 2021-Atual. O papel das estradas e das áreas urbanas na conservação da biodiversidade sob a perspectiva da paisagem
      Descrição: Compreender o efeito de estradas e áreas urbanas sobre a fauna e a vegetação sob a perspectiva da ecologia de paisagens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (2) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Artur Lupinetti Cunha - Integrante / Douglas W. Cirino - Integrante / Ananda de Oliveira Gonçalves Antenor - Integrante / Guillermo L. Flórez - Integrante / JULIANA FERNANDES BERTOLI - Integrante / Felipe Nascimento Tavares - Integrante / Andrea Cristhiane Martins Martini - Integrante / Isabella Maria Cassimiro Figueiredo - Integrante / Jaqueline Macena - Integrante.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    5. 2017-2020. Criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC)
      Descrição: Implantação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC), com suas ações de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo principalmente a região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), nos municípios do grande ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires) e as zonas sul e sudeste do município de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Leandro Tambosi - Integrante / Natalia P. Ghilardi-Lopes - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Coordenador / Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos - Integrante / Vanessa Lucena Empinotti - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Michelle Sato Frigo - Integrante / Roberta Assis Maia - Integrante / Tiago Fernandes Carrijo - Integrante / Silvia Titotto - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo - Integrante / Marcelo Rogério da Silva - Integrante / Marcos Eduardo Paron - Integrante / Luis Roberto de Paula - Integrante / Patricia Martin Alves - Integrante / Fábio De Santis Campos - Integrante / Leonardo Santos Salles Varallo - Integrante / Victor Hugo Argentino de Morais Vieira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
      Descrição: O NEA-UFABC desenvolverá as principais atividades descritas, em parceria com órgãos governamentais, agentes de extensão rural e social, organizações não governamentais de agroecologia, produção orgânica, desenvolvimento sustentável, e consumo solidário, por meio de: 1. Instalação do NEA-UFABC e capacitação interna dos profissionais do NEA (capacitação interna): Necessárias para a estruturação do Núcleo em implantação. 2. Organização da Rede NEA: Necessária para a integração do novo núcleo aos demais já instalados e em instalação, para troca de experiências e divulgação das respectivas programações de atividades. 3. Ações de extensão e capacitação, por meio da oferta dos cursos, oficinas e palestras em agroecologia, produção orgânica e tecnologias agrosustentáveis: Trata-se de uma das atividades centrais do núcleo, que deverá envolver a comunidade acadêmica e de produtores em transição agroecológica, técnicos de ATER e de assistência dos municípios e público em geral, com ênfase para o desenvolvimento das práticas nas unidades produtivas da região. 4. Eventos em Agroecologia: Farão parte da Semana de Ciência e Tecnologia da UFABC e servirão de momentos de síntese dos conhecimentos sistematizados pelo núcleo e de troca de experiências com outros sujeitos envolvidos no desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica. 5. Atividades de Pesquisa-Ação e publicações científicas: Se dividem em duas grandes linhas de pesquisa: I) Tecnologia agroecológica para produção, recuperação e conservação de remanescentes florestais rurais, periurbanos e urbanos e II) Agroecologia, consumo e políticas públicas. 6. Ações de Educação e Educação Ambiental: Pensadas estrategicamente para aproximar agentes da educação formal do tema da agroecologia e a população do entorno da UFABC. 7. Socialização do conhecimento e divulgação técnico-científica: Estratégias de difusão do conhecimento e dos saberes científicos e populares, através da produção de material didático e midiático. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Tiago Fernandes Carrijo - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Coordenador / Michelle Sato Frigo - Integrante / Roberta Maia - Integrante / Vanessa Empinotti - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Luciana Travassos - Integrante / Silvia Titotto - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    6. 2015-2017. Desenvolvimento de metodologia para apoio aos governos locais na identificação de aptidão de áreas para a produção habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida
      Descrição: O objetivo da cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MCidades) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) é o desenvolvimento, a realização e a avaliação de ações de apoio aos governos locais na identificação de aptidão de áreas para a produção habitacional do PMCMV. Tais ações envolverão a produção de manuais de orientação, o desenvolvimento de metodologia específica para o apoio ao mapeamento pelos governos locais, a realização de oficinas de capacitação de gestores locais e o desenvolvimento de um banco de dados espaciais para a gestão da informação municipal que será recebido pelo MCidades, conforme descrito no item ?Metas e Ações?. Será realizado desenvolvimento metodológico e técnico na área de geoprocessamento e a avaliação destes no ensino de geotecnologias à distância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Diana Sarita Hamburger - Coordenador / Márcio Katsumi Oikawa - Integrante / Lana Carolina Correa Danna - Integrante / Douglas Henrique Castelluber - Integrante / Paula Lopes de Araujo - Integrante / Aline Santos Lopes - Integrante / Juliana Marin Pedro - Integrante / Miriã de Oliveira - Integrante / Diego Marcochi de Melo - Integrante / Ana Clara Mourão Moura - Integrante / Artur Lupinetti Cunha - Integrante. Financiador(es): Ministério das Cidades - Cooperação.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    7. 2012-2015. Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros
      Descrição: O conceito científico de Mudança Climática é muito difícil para a maioria da população e há uma tendência em percebê-lo como um problema abstrato, longe no tempo e deslocado no espaço. É importante, portanto, promover um ensino, em todos os espaços de aprendizagem, baseado no aprofundamento científico sobre o tema através, por exemplo, da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. O presente projeto propõe o desenvolvimento, aplicação e teste de dois jogos educativos, interdisciplinares e sistêmicos, sobre as influências das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e costeiros. Ambos os jogos (Trilha Interpretativa Virtual e Livro-jogo virtual) serão voltados para alunos de ensino fundamental e médio, serão disponibilizados na internet e avaliados em termos de eficácia como material educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Natalia P. Ghilardi-Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Luciano Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
      Descrição: O conceito científico de Mudança Climática é muito difícil para a maioria da população e há uma tendência em percebê-lo como um problema abstrato, longe no tempo e deslocado no espaço. É importante, portanto, promover um ensino, em todos os espaços de aprendizagem, baseado no aprofundamento científico sobre o tema através, por exemplo, da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. O presente projeto propõe o desenvolvimento, aplicação e teste de dois jogos educativos, interdisciplinares e sistêmicos, sobre as influências das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e costeiros. Ambos os jogos (Trilha Interpretativa Virtual e Livro-jogo virtual) serão voltados para alunos de ensino fundamental e médio, serão disponibilizados na internet e avaliados em termos de eficácia como material educacional. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Luciano Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    8. 2012-2014. Estrada Viva: Estradas x Biodiversidade; Efeitos de rodovias na área efetiva de Unidades e Conservação
      Descrição: Estimar a área afetada por rodovias nas unidades de conservação federal e estadual do estado e Minas Gerais considerando diferentes classes faunísticas e de vegetação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Alex Bager - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    9. 2012-2014. Papel ecológico da arborização urbana
      Descrição: Os objetivos deste projeto são: 1) avaliar a distribuição de algumas espécies vegetais arbóreas e seu papel na conectividade dos parques urbanos de Santo André, e 2) estimar quais espécies são mais utilizadas na arborização da cidade e, em um determinado bairro, propor possíveis espécies substitutas da flora brasileira. Usaremos a base de dados disponibilizada pela Prefeitura de Santo André e o projeto incluirá análises de geoprocessamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Andréa Onofre de Araújo - Integrante.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    10. 2012-2014. Análise de povoamentos bentônicos em costões rochosos utilizando a abordagem de Ecologia de Paisagens
      Descrição: A abordagem de Ecologia de Paisagens aplicada a costões rochosos é inédita no Brasil. Este projeto visa analisar a relação da estrutura da comunidade bentônicas com características da paisagem que inclui a região costeira, marinha e o costão rochoso. Os objetivos específicos são: 1) Verificar a estrutura da comunidade, através dos parâmetros: composição, riqueza, diversidade e dominância de povoamentos; 2) Avaliar o recobrimento percentual de povoamentos para o total da área de estudo e por diferentes faixas de profundidade (separadas de 0,5 m em 0,5 m); 3) Analisar a heterogeneidade da paisagem da área de estudo, através dos seguintes parâmetros: quantidade de manchas, área média ocupada por cada mancha, forma e perímetro das manchas; 4) Verificar a associação espacial entre povoamentos da área de estudo e sua relação com características da paisagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Natalia P. Ghilardi-Lopes - Coordenador.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
      Descrição: A abordagem de Ecologia de Paisagens aplicada a costões rochosos é inédita no Brasil. Este projeto visa analisar a relação da estrutura da comunidade bentônicas com características da paisagem que inclui a região costeira, marinha e o costão rochoso. Os objetivos específicos são: 1) Verificar a estrutura da comunidade, através dos parâmetros: composição, riqueza, diversidade e dominância de povoamentos; 2) Avaliar o recobrimento percentual de povoamentos para o total da área de estudo e por diferentes faixas de profundidade (separadas de 0,5 m em 0,5 m); 3) Analisar a heterogeneidade da paisagem da área de estudo, através dos seguintes parâmetros: quantidade de manchas, área média ocupada por cada mancha, forma e perímetro das manchas; 4) Verificar a associação espacial entre povoamentos da área de estudo e sua relação com características da paisagem. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    11. 2011-2017. Efeito do uso da terra e das estradas sobre a riqueza de espécies no Estado de São Paulo
      Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a relação da riqueza de espécies de mamíferos, aves, peixes e árvores com características da paisagem (estradas, uso da terra, cobertura vegetal, hidrografia, relevo). Os dados do projeto Biota-FAPESP, do mapeamento dos biomas Mata Atlântica e Cerrado (PROBIO-MMA) e do IBGE serão analisados com ferramentas de geoprocessamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Fernando Z. Gibran - Integrante / Márcio S. Werneck - Integrante / Vanessa K. Verdade - Integrante / Andréa Onofre de Araújo - Integrante / Cibele Biondo - Integrante.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
      Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a relação da riqueza de espécies de mamíferos, aves, peixes e árvores com características da paisagem (estradas, uso da terra, cobertura vegetal, hidrografia, relevo). Os dados do projeto Biota-FAPESP, do mapeamento dos biomas Mata Atlântica e Cerrado (PROBIO-MMA) e do IBGE serão analisados com ferramentas de geoprocessamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Márcio de Souza Werneck - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Fernando Z. Gibran - Integrante / Cibele Biondo - Integrante / Carlos E. Candia-Gallardo - Integrante.
      Membro: Márcio de Souza Werneck.
    12. 2009-2011. Estrutura e função de corredores ecológicos em áreas de Mata Atlântica do Planalto Atlântico Paulista
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Milton Cézar Ribeiro - Integrante / Jean Paul Metzger - Coordenador / Carlos E. Candia-Gallardo - Integrante / Mariana Vidal - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    13. 2009-2011. Corredores Naturais: Entendendo os efeitos de estradas nos processos de fragmentação e conectividade da fauna e flora
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Ecologia de Estrada (GPEES) foi recentemente criado tendo em vista a contratação do seu líder como professor adjunto da Universidade Federal de Lavras. O grupo reúne pesquisadores que já desenvolvem ações conjuntas e outros, com vasta experiência e conhecimento da biologia e ecologia de diferentes compartimentos da biodiversidade de Minas Gerais. O GPEES é o primeiro grupo de pesquisa destinado a atuar com ecologia de estrada em território brasileiro. De forma genérica temos por objetivo desenvolver pesquisa científica que embase soluções para a redução de impactos gerados por empreendimentos viários sobre os diferentes níveis ecológicos (espécies, populações, comunidades, ecossistemas e paisagens). Os resultados obtidos deverão ser totalmente repassados para órgãos em diferentes esferas de governo para que possam ser incorporados em protocolos de planejamento e implementação de estradas em todo território nacional. Neste primeiro projeto o GPEES objetiva avaliar o efeito de estradas como fragmentadores de corredores naturais sobre diferentes componentes da diversidade local. Para tanto serão realizados monitoramentos de fauna atropelada e das comunidades vegetais, de mamíferos, peixes e invertebrados (formigas) em 10 corredores ecológicos, em duas estradas com diferentes níveis de tráfego, BR 381 (Fernão Dias) e São Sebastião da Vitória/Cruzilia (BR 383) (5 corredores em cada estrada). De forma complementar será avaliado o uso da rodovia segundo diferentes classes de meios de transporte e obtidos dados ambientais dos locais monitorados através de dataloggers. A caracterização da vegetação permitirá avaliar o gradiente de variação da comunidade vegetal em relação a estrada e dará suporte para as análises de invertebrados e mamíferos. Todas as comunidades faunísticas monitoradas permitirão verificar a existência de variações na estrutura e diversidade dos grupos em relação a distância da rodovia. No caso dos mamíferos, os quais serão marcados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Cecília Bueno - Integrante / Alex Bager - Coordenador / Marcelo Passamani - Integrante / Paulo Pompeu - Integrante / Carla Ribas - Integrante / Eduardo Van Den Berg - Integrante / Lucas Faria - Integrante / Marilton Sanchotene de Aguiar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    14. 2008-2010. O papel das estradas na mudança da paisagem e na conservação da biodiversidade
      Descrição: Esse projeto visa: i) compreender a relação da densidade de estradas, do uso da terra e da declividade com a fragmentação florestal, o desmatamento e a regeneração florestal a longo prazo, ii) avaliar a influência relativa de estradas, cobertura florestal e de matriz de capoeira sobre as comunidades biológicas em fragmentos florestais, iii) verificar a influência da distância das estradas na cobertura vegetal natural, nas unidades de conservação e nas áreas designadas como prioritárias para aumento da conectividade e para a criação de novas unidades de conservação pelo programa Biota-FAPESP no Estado de São Paulo, iv) avaliar a possibilidade de incluir as estradas como um fator adicional para determinar áreas prioritárias de conservação e restauração do Estado de São Paulo; e, v) determinar locais favoráveis para implementar medidas mitigatórias do efeito das estradas e gerar cenários de restauração incluindo as formas de mitigação para avaliar o incremento de conectividade estrutural potencial causado por elas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Simone Rodrigues de Freitas - Coordenador / Jean Paul Metzger - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. 1º lugar na categoria Jovem no 1º Prêmio MapBiomas com o trabalho "Por que o cachorro-do-mato atravessou a estrada? Características da Paisagem associadas à mortalidade por atropelamento de C. thous", MapBiomas.. 2019.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    2. 3° lugar no Simpósio de Ecologia, Evolução e Diversidade da VI Semana da Biologia da UFABC - Co-autor do trabalho: Uso do solo e localização das áreas roadless no Brasil, Universidade Federal do ABC.. 2017.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    3. Melhores trabalhos apresentados na IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais, Instituto de Estudos Avançados.. 2011.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.
    4. US-IALE Foreign Scholar Travel Award, United States Chapter of the International Association of Landscape Ecology.. 2008.
      Membro: Simone Rodrigues de Freitas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. III Simpósio de Ecologia, Evolução e Diversidade.Efeitos do ruído e da paisagem sobre atropelamentos de mamíferos. 2023. (Simpósio).
    2. VIII Congresso de Extensão Universitária da UFABC (CONEXÃO). Curso "Oficinas de Popularização da Ciência" 2021. 2022. (Congresso).
    3. 9o Fala Ciência!. 2021. (Outra).
    4. AirConnected 2021. Ciência aplicada em parcerias entre universidade e empresas. 2021. (Congresso).
    5. IENE 2020 International Conference ?LIFE LINES ? Linear Infrastructure Networks with Ecological Solutions?. The Brazilian Network of Transport Ecology Specialists (REET Brasil). 2021. (Congresso).
    6. II Colóquio LatinoAmericano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais. 2021. (Outra).
    7. I SIMPÓSIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - UFF. 2021. (Simpósio).
    8. Simpósio de Divulgação Científica da UNICAMP. 2021. (Simpósio).
    9. 1o AgriHweb: Congresso Online de Agricultura Urbana e Hortas em Casa. 2020. (Congresso).
    10. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET) e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED). 2020. (Congresso).
    11. Ensino remoto emergencial: Formação prática para professores do ensino superior. 2020. (Seminário).
    12. GAMIFICAÇÃO com FLIPPITY: Utilizando jogos de tabuleiro digitais para acelerar a aprendizagem. 2020. (Seminário).
    13. VIII Congreso Latinoamericano de Agroecología. Saberes de agricultoras e agricultores urbanos e peri-urbanos sobre serviços ecossistêmicos. 2020. (Congresso).
    14. VI Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta do Estado de São Paulo. 2020. (Simpósio).
    15. V Sintegra - Simpósio do Programa Interunidades de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada.Influência da estrutura da paisagem sobre atropelamentos de fauna: um estudo comparativo. 2020. (Simpósio).
    16. 10º Congresso Brasileiro de Mastozoologia & 10º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros. Workshop 6: Ecologia de transportes e a conservação de mamíferos frente aos impactos viários no Brasil - REET Brasil: Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia de Transportes. 2019. (Congresso).
    17. I Semana de Agroecologia da UFABC.Oficina "Funções ecossistêmicas e Ecologia de paisagem". 2019. (Oficina).
    18. 5º Workshop de Evolução e Diversidade. O EFEITO DAS ESTRADAS SOBRE A DINÂMICA DA COBERTURA FLORESTAL DE FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA. 2018. (Congresso).
    19. IENE 2018 International Conference. Road and edge effects on a small mammal community in tropical forest fragments in the Brazilian Atlantic Forest. 2018. (Congresso).
    20. 4o Workshop de Evolução e Diversidade. Ecologia de Estradas. 2017. (Congresso).
    21. VI Semana da Biologia UFABC. Ecologia de Estradas e Fragmentação Florestal. 2017. (Congresso).
    22. XIII Congresso de Ecologia do Brasil. Efeito da urbanização sobre a avifauna: ecologia de aves e propostas de manejo em áreas verdes nas cidades. 2017. (Congresso).
    23. 1a Conferência Paulista de Ecologia e Transportes (Ecotrans). 2014. (Congresso).
    24. IENE 2014 International Conference on Ecology and Transportation. Impact of wildlife-vehicle collisions on people in Brazilian highways. 2014. (Congresso).
    25. Road Ecology Brazil 2014. Estradas e conectividade na Mata Atlântica: identificando áreas prioritárias para aplicação de medidas de mitigação. 2014. (Congresso).
    26. The 2013 International Conference on Ecology and Transportation. Effects of landscape characteristics on roadkill of mammals, birds and reptiles in a highway crossing Atlantic Forest in southeastern Brazil. 2013. (Congresso).
    27. XV Encontro da ANPUR (ENANPUR).Diferentes abordagens da vegetação na cidade: o estado da arte das pesquisas de estudos urbanos. 2013. (Encontro).
    28. IENE International Conference on Ecology and Transportation. The influence of landscape characteristics on capybara roadkill on the BR-040 highway, Southeastern Brazil. 2012. (Congresso).
    29. II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens (II IALE-Br). Simpósio de Ecologia de Estradas. 2012. (Congresso).
    30. VI Oficina Arquitetura da Paisagem e II Oficina Quapa-Selrj - O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro - Integração e fragmentação da paisagem metropolitana e dos sistemas de espaços livres de edificação.O papel das estradas na mudança da paisagem: o caso das florestas tropicais. 2012. (Oficina).
    31. X Congreso Internacional de Manejo de Fauna Silvestre en la Amazonia y America Latina. Impacto de las rutas sobre la conservacion de la fauna. Conociendo sus efectos y proponiendo mitigaciones?. 2012. (Congresso).
    32. IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais. Mudanças Climáticas Globais e Educação Ambiental: jogando e aprendendo considerando as diferentes particularidades regionais. 2011. (Congresso).
    33. Road Ecology Brazil 2011. Efeito das estradas sobre a riqueza de espécies de aves em Parques Nacionais no Brasil. 2011. (Congresso).
    34. Semana do Meio Ambiente de São José dos Campos.Oficina Jogo de Cartas Mudanças Ambientais Globais. 2011. (Oficina).
    35. The 2011 International Conference on Ecology & Transportation. Landscape features associated to roadkill of three mammal species in the Brazilian Cerrado. 2011. (Congresso).
    36. UFABC para todos.Oficina Jogo Ecoestratégia. 2011. (Oficina).
    37. XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).
    38. 3º Simpósio sobre Obras Rodoviárias (RODO2010).O efeito das estradas sobre a cobertura florestal e a biodiversidade. 2010. (Simpósio).
    39. IENE International Conference on Ecology and Transportation. The influence of roads on native vegetation and reserves distribution in São Paulo State, Brazil. 2010. (Congresso).
    40. I Simpósio sobre Evolução e Diversidade.O papel das estradas na dinâmica da Mata Atlântica. 2010. (Simpósio).
    41. IUFRO Landscape Ecology Working Group International Conference. The influence of roads on native vegetation and reserves distribution in São Paulo State, Brazil. 2010. (Congresso).
    42. IV Simpósio de Ecologia ? PPGERN-UFSCAR.O papel das estradas na dinâmica das florestas tropicais. 2010. (Simpósio).
    43. Road Ecology Brazil 2010. O papel das estradas na dinâmica da floresta tropical. 2010. (Congresso).
    44. Empreendimentos lineares rodoviários e seus impactos por atropelamento na fauna silvestre brasileira. 2009. (Oficina).
    45. I Encontro sobre Propriedade Intelectual da UFABC. 2009. (Encontro).
    46. IX Congresso de Ecologia do Brasil. Mesa-Redonda "Ecologia de Estradas": O efeito das estradas sobre a cobertura florestal e a biodiversidade. 2009. (Congresso).
    47. I Simpósio de Conservação e Gestão Ambiental.Fragmentação florestal com enfoque em ecologia de paisagem. 2008. (Simpósio).
    48. IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Influência de estradas, cobertura florestal e de matriz de capoeira sobre a comunidade de pequenos mamíferos em fragmentos florestais de Mata Atlântica. 2008. (Congresso).
    49. US-IALE Annual Symposium.Road density and land use dynamics in Brazilian Atlantic Forest. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (32)
    1. Biondo, C. ; FREITAS, S. R. ; CASTANHO, C. T. ; BRUNIERA, C. ; BRAGAGNOLO, C. ; LEAL, L. ; PUTTKER, T.. III Simpósio de Ecologia, Evolução e Diversidade. 2023. Congresso
    2. Freitas, Simone R.; ANTENOR, A. O. G. ; MARTINI, A. C. M. ; MAZARA, A. C. R. M. ; RIBEIRO, C. C. ; TEODOROV, E. ; TAVARES, F. N. ; SILVA, F. M. C. ; CRUZ, H. C. ; FIGUEIREDO, I. M. C. ; BERTOLI, J. F. ; BATISTA, L. F. ; CESTARI, L. L. ; GODINHO, M. B. C. ; SALES, M. N. ; PARIS, N. ; PERES, P. H. ; VALENTE, R. S. ; MARSICO, T. V. ; COSTA, V. D. ; et.al. XI Semana da Biologia UFABC. 2022. Congresso
    3. FREITAS, S. R.. X Semana da Biologia UFABC. 2021. (Congresso).. . 0.
    4. FREITAS, S. R.; ROSA, C. A. ; SECCO, H. ; BIZ, M. ; TEIXEIRA, F. Z. ; MENDONCA, R. R. ; GIORGI, C. F. ; MIHALY, P. ; GUIOTI, A. S. S. ; GASI, T. M. T. ; SABIA, I. R. ; ACHE, L. M.. 1a Conferência sobre Impacto dos Transportes na Fauna. 2021. Congresso
    5. Freitas, Simone R.; FLOREZ, G. L. ; TAVARES, F. N. ; CRUZ, H. C. ; REFUNDINI, J. V. L. ; REZENDE, L. R. ; GODINHO, M. C. ; ANDRADE, M. P. ; OPAZO, N. G. S. ; SANTOS, R. S. N. ; CUNHA, T. P.. IX Semana da Biologia UFABC. 2020. Congresso
    6. FREITAS, S. R.; FLOREZ, G. L. ; GODINHO, M. C. ; CARRIJO, T. F.. 7° Workshop de Evolução e Diversidade. 2020. Outro
    7. Freitas, Simone R.; HANDAJEVSKY, T. J. ; ANDRADE, M. P. ; MARCHETTI, O. C. ; MONTEIRO, P. C. M. ; CUNHA, A. L. ; BERTOLI, J. F. ; NASCIMENTO, V. A. ; CEGOLIN, B. M. ; OLIVEIRA, I. S. ; RODRIGUES, I. D. ; SANTOS, A. V. S.. VIII SEMANA DA BIOLOGIA DA UFABC. 2019. Outro
    8. CARVALHO, J. E. ; LEAL, L. ; Freitas, Simone R. ; ISSII, T. ; CARDOSO, J. ; CHINARELLI, H. ; PALHARES, W. ; GIACOMETTI, D. ; MORAIS, I. ; SANTOS, J. ; FLÓREZ, G. L. ; LIMA, B.. I Simpósio de Ecologia, Evolução e Diversidade. 2019. Congresso
    9. Freitas, Simone R.. VII Semana da Biologia UFABC. 2018. (Congresso).. . 0.
    10. Freitas, Simone R.; CASTRO, I. B. ; BRASILEIRO, C. A.. 5o Worshop de Evolução e Diversidade. 2018. Outro
    11. FREITAS, S. R.; BANZATO, B. ; NOBREGA, B. M. ; SILVA, D. A. ; CIRINO, D. W. ; BARCELOS, L. A. ; FUHLENDORF, M. M. ; SAMPRONHA, S.. 4o Workshop de Evolução e Diversidade. 2017. Congresso
    12. FREITAS, S. R.; CUNHA, A. L. ; CEGOLIN, B. ; SANTOS, D. ; CIRINO, D. W. ; BARCELOS, L. A. ; NICOLAU, R. C. R. ; SAMPRONHA, S. ; OLIVEIRA, T. G. ; DIAS, M. G.. VI Semana da Biologia UFABC. 2017. Congresso
    13. FREITAS, S. R.. 1o Congresso Iberoamericano de biodiversidade e infraestrutura viária. 2016. (Congresso).. . 0.
    14. MATOS, D. M. S. ; FREITAS, S. R.. II International Symposium of Ecology: Ecology in the Anthropocene. 2016. Congresso
    15. HERZOG, C. P. ; FREITAS, S. R. ; LEITE, R. F.. Workshop do SURE-Br (Society for Urban Ecology - Brazil). 2014. Outro
    16. Freitas, Simone R.; NICOLAU, R. C. R. ; ALMEIDA, R. ; NASCIMENTO, A. P. ; MOURAD, B. M. ; RODRIGUES, I. D.. V Semana da Biologia UFABC. 2014. Outro
    17. Freitas, Simone R.; Miotto, R. A. ; Ferraz, K. M. P. M. B.. Encontro "Molecular Road Ecology". 2014. Outro
    18. Boscolo, D. ; MARTENSEN, A. ; Santos, R. F. ; Ciocheti, G. ; Uezu, A. ; FREITAS, S. R. ; Hasui, E.. II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens (II IALE-Br). 2012. Congresso
    19. Bager, A. ; Kindel, A. ; Bueno, C. ; Hartmann, P.A. ; FREITAS, S. R. ; Grilo, C. ; Borghi, C. ; Varela, D.. Road Ecology Brazil 2014 (REB2014) - III Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas. 2012. Congresso
    20. Freitas, Simone R.. Simpósio Ecologia de Estradas: perspectivas em ecologia de paisagens para conservação da biodiversidade. 2012. (Outro).. . 0.
    21. Crippa, T. ; Melo, S. ; Iglesias, A. ; Furtado, C. ; Susuki, G. ; Freitas, Simone R.. IV Semana da Biologia UFABC. 2012. Congresso
    22. Bager, A. ; Hartmann, P.A. ; FREITAS, S. R. ; Kindel, A. ; Bueno, C.. Road Ecology Brazil 2011. 2011. Congresso
    23. Kindel, A. ; FREITAS, S. R. ; Bueno, C. ; Hartmann, P.A.. Workshop Licenciamento e monitoramento de rodovias. 2011. Congresso
    24. Ascensão, F. ; FREITAS, S. R.. Simpósio Road ecology: improving connectivity. 2010. Congresso
    25. Bager, A. ; FREITAS, S. R. ; Bueno, C. ; Ciocheti, G.. Road Ecology Brazil Conference. 2010. Congresso
    26. FREITAS, S. R.; SANTOS, C. M. D. ; ETEROVIC, A. ; ARAUJO, A. O. ; GIBRAN, F. Z. ; RIBEIRO, G. C. ; PAULINO, L. C. ; WERNECK, M. S. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; LOMBELLO, R. ; VERDADE, V. K.. I Simpósio sobre Evolução e Diversidade. 2010. Congresso
    27. METZGER, J. P. ; Pivello, V. R. ; Santos, R. ; Uzêda, M. C. ; FREITAS, S. R. ; Boscolo, D. ; Luque, S. ; Caycedo, P. ; Tambosi, L.. 2009 Latin American IALE Conference. 2009. Congresso
    28. Bueno, C. ; FREITAS, S. R.. Empreendimentos lineares rodoviários e seus impactos por atropelamento na fauna silvestre brasileira. 2009. Congresso
    29. Oliveira, J.M. ; Verbisck, N.V. ; Forti, F. ; Daghastanli. N. A. ; FREITAS, S. R. ; Fiorito, P. ; Casanova, G.H.. I Semana da Biologia da UFABC. 2009. Congresso
    30. FREITAS, S. R.. IX Congresso de Ecologia do Brasil. 2009. (Congresso).. . 0.
    31. FREITAS, S. R.. Ciclo de apresentações e debates sobre mudanças climáticas. 2009. (Outro).. . 0.
    32. Jansen-Franken, A.M. ; MORAES, D. A. ; Júnior, J.S.S. ; Pessoa, L.M. ; MELLO, M. A. R. ; D'ANDREA, P. S. ; Siciliano, S. ; FREITAS, S. R. ; Pacheco, S.M.. IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. 2008. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Simone Rodrigues de Freitas ⇔ Mirela Inês de Sairre (1.0)
      1. SAIRRE, M. I. ; SPINACE, M. A. S. ; FREITAS, S. R. ; SALUM, C. O. R. ; GONZALES, D. ; RICALDE, C. H. C. ; SCHOLL, F. A. ; FERREIRA, C. B. L. ; MAKI, E. S. ; SIQUEIRA, A. K.. Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da UFABC. 1 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2019. v. 1, p. 51.

    • Simone Rodrigues de Freitas ⇔ Natalia Pirani Ghilardi-Lopes (1.0)
      1. FREITAS, SIMONE RODRIGUES; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; GHILARDI-LOPES, NATALIA PIRANI ; DE SOUZA WERNECK, MARCIO. Spatial and temporal variation of potential resource availability provided by street trees in southeastern Brazil. URBAN ECOSYSTEMS. v. 23, p. 1051-1062, issn: 1083-8155, 2020.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12