UFABC-professores-CCNH

Luiz Fernando Barrére Martin

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), mestrado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004), com bolsa concedida pela CAPES. Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2009), com bolsa concedida pela CAPES e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst-DAAD). Fez estágio na Freien Universität Berlin (Alemanha) em nível doutorado?sanduíche, com bolsa CAPES-DAAD. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC. Realizou estágios de pesquisa em nível de pós-doutorado na Friedrich Schiller Universität Jena (2012), com bolsa CAPES-DAAD, Humboldt Universität zu Berlin (2013), com bolsa FAPESP-DAAD e na Humboldt Universität zu Berlin (2018), com bolsa FAPESP. É também docente permanente credenciado no Mestrado acadêmico em Filosofia e também do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFABC. Está vinculado à Universidade de Brasília para a realização de eventos científicos. É membro do núcleo de sustentação do GT Hegel e do núcleo de apoio do GT Ceticismo da ANPOF. Sua pesquisa se concentra na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, tendo como temas principais: Hegel, Kant, a filosofia clássica alemã, dialética, questões de método e fundamentação filosófica, ceticismo, Jacobi e a filosofia do common sense inglês e suas repercussões contemporâneas. No PROF-FILO a pesquisa se centra na filosofia do ensino de filosofia e no conceito de formação. É atualmente presidente da Sociedade Hegel Brasileira (2022-2023) e, desde 2022, membro do Conselho Consultivo da Internationale Hegel-Gesellschaft. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7717537262308091 (13/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares), bloco Delta, sala 225 Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206252 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Crença, absoluto e saber imediato: a crítica de Hegel a Jacobi e a filosofia do common sense na Alemanha
      Descrição: Trata-se inicialmente de abordar a crítica hegeliana à concepção de saber de Jacobi na Enciclopédia das Ciências Filosóficas. Além disso, busca-se também obter uma compreensão mais aprofundada da filosofia de Jacobi, principalmente de noções que são importantes para a crítica de Hegel, tais como, as de crença, saber imediato e absoluto e a influência da filosofia do common sense inglesa na Alemanha do final do século XVIII. Por fim, numa perspectiva comparativa, há o objetivo de se investigar a concepção de filosofia hegeliana, tal como apresentada na Enciclopédia, em relação à visão jacobiana da filosofia e do que constitui sua tarefa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Fernando Barrére Martin - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Fernando Barrére Martin.
    2. 2015-Atual. História da filosofia e autonomia do pensamento
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor. O desenvolvimento dos trabalhos considera dois momentos distintos e interligados entre si. O primeiro consiste em explorar as diferentes correlações entre a filosofia e sua história, tanto aquelas elencadas até aqui quanto outras possíveis, permitindo ampliar a fundamentação do debate. O segundo compreende o uso experimental de textos da tradição filosófica em sala de aula, com o propósito de avaliar a produção do filosofar e do pensamento autônomo a partir do texto clássico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Fernando Barrére Martin - Integrante / Paulo Tadeu da Silva - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Eduardo Salles de Oliveira Barra - Integrante / Thiago David Stadler - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Debora Cristina Martins de Souza - Integrante / Emerson Araújo de Medeiros - Integrante / Francisco de Assis Costa da Silva - Integrante / Galileu Galilei Medeiros de Souza - Integrante / Leandro Neves Cardim - Integrante / Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / Wendel Alves dos Santos - Integrante / Eduardo Ferreira Chagas - Integrante / Giovana Carmo Temple - Integrante / Jorge Augusto da Silva Santos - Integrante / Marcos Fábio Alexandre Nicolau - Integrante / Rosario Rossano Pecoraro - Integrante / Carlos Rubens de Souza Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Luiz Fernando Barrére Martin.
    3. 2012-2016. O ceticismo na Fenomenologia do Espírito
      Descrição: O objetivo geral do projeto é a investigação de como se dá a incorporação do ceticismo à filosofia de Hegel, e aqui especificamente, na Fenomenologia do Espírito. Essa pesquisa se compõe de dois momentos: no primeiro, será tematizado o modo como Hegel insere o ceticismo no projeto de uma ?formação da consciência em direção à ciência?; no segundo momento, não apenas compreender o contexto no qual se insere o ceticismo na Fenomenologia como figura da consciência, como também explorar a crítica hegeliana às limitações do ceticismo, visto que se trata aí de ?uma das figuras da consciência imperfeita?. No que respeita ao exame do saber que se apresenta à consciência, será importante compreender como esse exame irá se estruturar de modo a que seja dada uma resposta à crítica cética à fundamentação do conhecimento, algo que implica para a filosofia cumprir a exigência cética de justificacao do que pretende fornecer como saber. Dessa perspectiva será importante retomar a análise e crítica cética à questão do critério tal como apresentada na obra de Sexto Empírico. Além disso, será preciso explorar certos aspectos do ceticismo antigo e que colaboram para iluminar a perspectiva hegeliana em relação ao mesmo, tanto naquilo que ela aceita como relevante filosoficamente no ceticismo quanto naquilo que merece ser afastado. Nesse sentido, caberá o estudo do que o cético pirrônico entende por fenômeno e dogma. Por fim, faz parte ainda deste projeto a tradução, já em andamento, do artigo de Hegel publicado em Iena "Relacionamento do ceticismo à filosofia, exposição de suas diferentes modificações e comparação do mais recente com o antigo".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luiz Fernando Barrére Martin - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Fernando Barrére Martin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. 35. Internationale Hegel-Kongress "Die Idee des Guten und die Sittlichkeit in Hegels Philosophie". Über Krieg und Frieden in Hegels Philosophie des Rechts und die zeitgenössische Debatte über den ?hybriden Krieg. 2024. (Congresso).
      2. Towards a critical theory of normativity.Formalismo e normatividade na Filosofia do Direito de Hegel. 2023. (Seminário).
      3. XII Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira. Sadio senso comum, imediatez e absoluto no escrito sobre a Diferença. 2023. (Congresso).
      4. Congresso "Friedrich Heinrich Jacobi e seus leitores". 2022. (Congresso).
      5. I- Colóquio USP-UFABC de discussão de traduções recentes da filosofia clássica alemã.A tradução da Filosofia do Direito de Hegel por Marcos Lutz Müller. 2022. (Seminário).
      6. Lançamento da tradução de Marcos Lutz Müller para Hegel, Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito, São Paulo, Ed. 34, 2022..Marcos Lutz Müller, professor e tradutor de Hegel. 2022. (Outra).
      7. XI Simposio de Dialógica-Captar el proprio tiempo en pensamientos. Vigencia, transformación y limitaciones de la filosofia política de Hegel.O cume da perversão moral?: a vontade do arbítrio e a crítica de Hegel à ironia romântica na Filosofia do Direito. 2022. (Simpósio).
      8. XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.O ápice da perversão moral?: a vontade do arbítrio e a crítica de Hegel à ironia romântica na Filosofia do Direito. 2022. (Encontro).
      9. 33. Internationaler Hegel-Kongress. Der Willensbegriff in den §§ 5 bis 7 der Einleitung der Philosophie des Rechts im Lichte der skeptischen Haltung. 2021. (Congresso).
      10. XI Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira: A Filosofia do Direito de Hegel - 200 anos. Liberdade de caráter a que nenhuma filosofia pode ser estranha: uma paidéia na origem do conceito hegeliano de vontade. 2021. (Congresso).
      11. XIX Colóquio Brasileiro sobre o Ceticismo Filosófico/Encontro do do GT Ceticismo 202021.Liberdade de caráter a que nenhuma filosofia pode ser estranha: considerações hegelianas sobre a agogé cética. 2021. (Encontro).
      12. A Autobiografia do Pensamento: A Ciência da Lógica de Hegel. Conceito e negatividade dialética na lógica hegeliana. 2019. (Congresso).
      13. X Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira: Hegel e a contemporaneidade. Hegel e a tarefa da filosofia. 2019. (Congresso).
      14. Ceticismo, Filosofia e HIstória da Filosofia: Homenagem a Oswaldo Porchat. Hegel crítico do saber imediato e do senso comum. 2018. (Congresso).
      15. Colóquio de Filosofia Clássica Alemã da UFABC: Fundamentação Filosófica e Ceticismo. O alcance do exame cético, os tropos de Enesidemo e a crítica hegeliana ao saber imediato na Fenomenologia do Espírito. 2018. (Congresso).
      16. Hegels Enzyklopädisches System und sein Erbe. Vermittlung versus Unmittelbarkeit: die Kritik des unmittelbaren Wissens in der Enzyklopädie der philosophischen Wissenschaften. 2018. (Congresso).
      17. III Congresso Hegel em diálogo - o próprio tempo apreendido em pensamento: e. Senso comum e saber imediato: aspectos contemporâneos da discussão hegeliana. 2018. (Congresso).
      18. XVIII Encontro Nacional da ANPOF.Aspectos da relação entre a filosofia e as filosofias segundo Oswaldo Porchat. 2018. (Encontro).
      19. Ceticismo: métodos e argumentos. O alcance do exame cético, os tropos de Enesidemo e a crítica hegeliana ao saber imediato na Fenomenologia do Espírito. 2017. (Congresso).
      20. II Congresso Germano Latinoamericano sobre la Filosofía de Hegel. Hegel y el proyecto de una enciclopedia filosófica. Mediação versus imediação: a crítica ao saber imediato na Enciclopédia das Ciências Filosóficas. 2017. (Congresso).
      21. IX Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira: Enciclopédia das Ciências Filosóficas - 200 anos!. A crítica ao saber imediato no Conceito Preliminar da Enciclopédia das Ciências Filosóficas. 2017. (Congresso).
      22. XVII Encontro Nacional da ANPOF.Hegel e a noção de fenômeno cética. 2016. (Encontro).
      23. Colóquio Hegel: Ação e Pensamento. Colóquio Hegel: Ação e Pensamento. 2014. (Congresso).
      24. I Colóquio de Filosofia Alemã da UFABC. Hegel. 2014. (Congresso).
      25. Primeiro Congresso Germano-Latinoamericano sobre a Filosofia de Hegel. Ceticismo e exame do conhecer na Introdução à Fenomenologia do Espírito: a crítica de Hegel a Kant e a possibilidade da filosofia. 2014. (Congresso).
      26. Segundo Congresso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Exame do conhecimento, ceticismo e a ciência filosófica na Introdução à Fenomenologia do Espírito. 2014. (Congresso).
      27. XVI Encontro Nacional da ANPOF.Ceticismo e exame do conhecer na Introdução à Fenomenologia do Espírito. 2014. (Encontro).
      28. XV Encontro Nacional da Anpof.Relação entre a contradição e o finito na Ciência da Lógica. 2012. (Encontro).
      29. VI Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira 200 anos da "Ciência da Lógica". Fundamentação filosófica e ceticismo na Ciência da Lógica. 2011. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. MARTIN, L. F. B.; LIMA, E. C. ; NOLASCO, F. M. ; CHAMMA, V.. XII Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira - Hegel: Identidade e Diferença. 2023. Congresso
      2. NAKAMURA, E. Z. C. ; MARTIN, L. F. B. ; CRISSIUMA, R. ; TIDRE, P. C.. Webinário Revista Eletrônica Estudos Hegelianos com o Prof. Hernandez Eichenberger (IFC) - Debate sobre seu livro ?Pobreza e Plebe em Hegel. 2022. Outro
      3. SUZUKI, M. ; MARTIN, L. F. B. ; MATTOS, F. C.. I- Colóquio USP-UFABC de discussão de traduções recentes da filosofia clássica alemã. 2022. Outro
      4. NAKAMURA, E. Z. C. ; TIDRE, P. C. ; MARTIN, L. F. B.. Webinário Revista Eletrônica Estudos Hegelianos com o Prof. Andreas Arndt (HU-Berlin) - Debate do seu livro ?Freiheit. 2022. Outro
      5. MARTIN, L. F. B.; NOLASCO, F. M. ; NAKAMURA, E. Z. C. ; CRISSIUMA, R. ; TIDRE, P. C.. Webinário Revista Eletrônica Estudos Hegelianos com a Profa. Márcia Zebina Araújo da Silva (UFG) - Debate sobre seu livro Vida e Finalismo na Ciência da Lógica. 2021. Outro
      6. NOLASCO, F. M. ; MARTIN, L. F. B. ; NAKAMURA, E. Z. C. ; TIDRE, P. C. ; CRISSIUMA, R.. Webinário Revista Eletrônica Estudos Hegelianos com o Prof. Marcos Severino Nobre (UNICAMP) - Debate sobre seu livro ?Como nasce o novo - Experiência e Diagnóstico de Tempo na Fenomenologia do Espírito de Hegel. 2021. Outro
      7. MARTIN, L. F. B.. III Colóquio de Filosofia Clássica Alemã da UFABC e UFMT: Conversas a partir de publicações recentes sobre a filosofia hegeliana. 2020. (Congresso).. . 0.
      8. MARTIN, L. F. B.; CRISSIUMA, R. ; TIDRE, P. C. ; NAKAMURA, E. Z. C. ; NOLASCO, F. M.. Webinário Revista Eletrônica Estudos Hegelianos com o Prof. Paulo Eduardo Arantes (USP) - Palestra: Ainda se trata de Era Atômica: o tempo do fim pelo prisma brasileiro de expectativas. 2020. Outro
      9. MARTIN, L. F. B.. II Colóquio de Filosofia Clássica Alemã da UFABC: Pensamento e liberdade. Novos horizontes da Filosofia do Direito de Hegel. 2019. (Outro).. . 0.
      10. MARTIN, L. F. B.. Colóquio de Filosofia Clássica Alemã da UFABC: Fundamentação Filosófica e Ceticismo. 2018. (Outro).. . 0.
      11. MARTIN, L. F. B.. Minicurso Dialética, Contradição e Negação na Ciência da Lógica de Hegel. 2016. (Outro).. . 0.
      12. MARTIN, L. F. B.; MATTOS, F. C. ; HULSHOF, M. ; MADUREIRA, M. M. S. ; MARTINEZ, G. L. ; RAMOS, F. C. ; NADAI, B.. I Colóquio de Filosofia Alemã da UFABC. 2014. Congresso
      13. SILVA, P. T. ; Donatelli, M. ; Itokazu, A. G. ; MATTOS, F. C. ; ZATERKA, L. ; Martin, L. F. B. ; Caiero, R. C.. V Seminário de História e Filosofia da Ciência. 2012. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Luiz Fernando Barrére Martin ⇔ Patrícia Del Nero Velasco (1.0)
        1. MARTIN, L. F. B. ; VELASCO, P. D. N.. Filosofia e método em Kant: para além da dicotomia entre aprender filosofia e aprender a filosofar. Em: Patrícia Del Nero Velasco. (Org.). Ensino de? qual? ? Filosofia: Ensaios a contrapelo. 1aed.Marília/São Paulo. : Oficina Universitária/Cultura Acadêmica. 2019.v. 1, p. 139-161.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12