UFABC-professores-CCNH

André Luis La Salvia

Possui graduação, mestrado e doutorado em FILOSOFIA pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do ABC (UFABC), com dedicação no ensino e pesquisa nas áreas de "Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia", "Filosofia e Cinema" e sobre os autores Gilles Deleuze e Felix Guattari. Desenvolve o projeto de extensão Cinematographo Cineclube na universidade. Desenvolve orientações no mestrado e doutorado acadêmico em filosofia da UFABC. Orienta também pesquisas na linha Práticas de Ensino de Filosofia junto ao mestrado profissional em filosofia, PROF-FILO. Também já atuou como coordenador de curso da licenciatura em Filosofia da UFABC, de 2018 a 2021 e do núcleo da UFABC do PROF-FILO, 2022-2023. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5840163842088553 (31/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206000 URL da Homepage: https://lasalvia.prof.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2023-Atual. História da Filosofia: Visões e Revisões
      Descrição: Este projeto situa-se no campo ao qual se atribuiu a tarefa de circunscrever os sentidos possíveis de ?filosofia?. Num passado não muito remoto, seria admitido como filosofia somente aquilo que exibisse algum nexo com a chamada história da filosofia ? uma longa e inconclusa série de diálogos reais e/ou virtuais materializada em textos das mais variadas modalidades. Atualmente, nada parece sustentar tamanha expectativa legitimadora conferida à história da filosofia. A emergência das filosofias feministas, africanas, ameríndias e latino-americanas, para dar apenas alguns exemplos, provocaram uma profunda revisão do valor histórico e filosófico daquilo que tradicionalmente foi posto à margem da história da filosofia canônica (eurocêntrica). Neste projeto, pretende-se acolher as diversas perspectivas sobre o lugar da história da filosofia, sejam legitimadoras sejam revisionistas. O que se sustenta é que, independentemente da perspectiva adotada, não se justifica qualquer contraposição entre o ensinar filosofia e a história da filosofia, a não ser que se conceba a história da filosofia como uma erudição vazia, um conhecimento enciclopédico estranho à vida dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor, tendo em vista um tipo de abordagem da história da filosofia e do texto filosófico que atenda justamente ao propósito de levar ao filosofar e à produção do pensamento autônomo. Serão objeto das pesquisas reunidas sob a égide deste projeto temáticas e autores dos mais diversos períodos da história da filosofia, canônicos ou não, na expectativa de que suas experiências filosóficas particulares se tornem pontos de vista privilegiados para melhor compreender a natureza da filosofia e do seu ensino. Tais temáticas e autores ? os novos e os antigos clássicos ? podem ocorrer aqui seja como referencial teórico das práticas de intervenção em sala de aula seja como conteúdo propriamente dessas práticas por intermédio da apropriação didática dos seus textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador.
      Membro: André Luis La Salvia.
    2. 2022-Atual. O pensamento maquínico de Deleuze e Guattari
      Descrição: Os filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari buscaram novas formas de expressão filosófica no século XX e, dentro desta perspectiva, renovaram temas de interesse da área da teoria do conhecimento. Noções como imagem do pensamento, virtual, caos, diferença, criação conceitual, máquinas desejantes... entre outros são propostas e confrontadas com a tradição filosófica. Nesse projeto de pesquisa, pretendemos problematizar a construção dessas noções bem como estudar seus desdobramentos atuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador / Juan Alexander Salazar Silva - Integrante / LUCAS PAVANI GOULART - Integrante / Vinicius Defillo Pintor - Integrante / Ana Luísa Coutinho Fialho - Integrante / Lis Macedo de Barros - Integrante.
      Membro: André Luis La Salvia.
    3. 2019-Atual. Sociedade de Controle e Produção de Subjetividade
      Descrição: tendo como eixo inicial de pesquisa as noções de sociedade de controle de Gilles Deleuze e a produção de subjetividade de Felix Guattari esse projeto de pesquisa visa articular diferentes autores e perspectivas para pensar os problemas contemporâneos relacionados as tecnologias e suas modificações nas formas de pensar, agir e ser.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador / Augusto Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: André Luis La Salvia.
    4. 2018-2022. Vocabulário Simondoniano de Deleuze e Guattari
      Descrição: O objetivo desse projeto é investigar a obra A individuação sob a noção de forma e informação de Gilbert Simondon com foco na influencia que exerceu na filosofia de Deleuze e Guattari. A produção pretende ser em forma de vocabulário conceitual que denote a influência conceitual de Simondon na obra de Deleuze e Guattari.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: André Luis La Salvia.
    5. 2017-2022. HISTÓRIA DA FILOSOFIA E AUTONOMIA DE PENSAMENTO
      Descrição: Este projeto toma como ponto de partida um debate já consagrado, que coloca em campos opostos o aprender a filosofar e a história da filosofia, e que teria entre seus principais expoentes Kant e Hegel. O que se destaca de Kant, na maioria dos trabalhos que tomam parte nesse debate, é uma proposição feita por ele em um curso do semestre e inverno de 1755-1756, segundo a qual, o entendimento é o primeiro aspecto a ser desenvolvido pelo professor de filosofia, e isso não se faz por meio do aprendizado de pensamentos, mas aprendendo ?a pensar?. Segundo o filósofo de Königsberg, o professor deveria desenvolver no seu aluno, ?em primeiro lugar, o homem de entendimento, depois, o homem de razão, e, finalmente, o homem de instrução?. Ou seja, a filosofia deveria torná-lo mais inteligente para a vida e não ?para a escola?. De Hegel, os estudos colocam em relevo a atenção conferida pelo filósofo à história da filosofia na construção do pensamento filosófico. Expressando seu posicionamento a esse respeito, de um modo resumido, em sua Propedêutica filosófica, Hegel afirma que a ?exigência habitual num ensino introdutório da filosofia é que se deve começar pelo existente e, a partir daí, levar a consciência para mais alto, para o pensamento?. Para esse debate, cujos extremos são ilustrados por Kant e Hegel, outros autores podem ser convidados, como é o caso, por exemplo, de Nietzsche, com a proposição de que uma filosofia, uma vez apreendida, deve ser vivida; ou de Merleau-Ponty, que aponta para o ?difícil equilíbrio? entre um texto e seu leitor; ou ainda de Martial Guéroult com suas proposições sobre a legitimidade da história da filosofia. Nesse debate, a posição assumida neste projeto é de uma contraposição entre o ensinar a filosofar e a história da filosofia é apenas aparente, a não ser que se conceba a história da filosofia como uma erudição vazia, um conhecimento enciclopédico estranho à vida dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor, tendo em vista um tipo de abordagem da história da filosofia e do texto clássico que atenda justamente ao propósito de levar ao filosofar e à produção do pensamento autônomo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: André Luis La Salvia - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Fabiano Bittencourt Monge - Integrante / Gilvan Albuquerque Lima - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: André Luis La Salvia.
    6. 2017-2019. Recorte de textos filosóficos e seu ensino
      Descrição: Pesquisar as implicações pedagógicas e didáticas da utilização de textos filosóficos para o ensino de filosofia. Com base na teoria de Frederic Cossutta, desenvolver critérios para recorte de textos e procedimentos didáticos para trabalhar com esses excertos em sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: André Luis La Salvia.
    7. 2015-2019. Signos cinematográficos dos livros Cinema de Deleuze
      Descrição: Pesquisa sobre as imagens apresentadas nos livros Cinema de Gilles Deleuze a partir da identificação e catalogação via site do youtube dos trechos de filmes correspondentes. canal do youtube - https://www.youtube.com/channel/UCAo35zMGkeeqyl7X08kBscQ. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: André Luis La Salvia.
    8. 2015-2019. Os Conceitos de Deleuze/Guattari e o ensino de filosofia
      Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa é problematizar os fundamentos do ensino de filosofia a partir da perspectiva da construção conceitual de Gilles Deleuze e Felix Guattari.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: André Luis La Salvia.
    9. 2015-Atual. Filosofia do cinema: da teoria cinematográfica a estética de seus autores e autoras
      Descrição: O presente projeto de pesquisa abarca o estudo da filosofia do cinema, abarcando estudos dos teóricos do cinema, principalmente na sua linhagem mais filosófica que é quando apresenta problematizações acerca de noções caras a filosofia como a questão do tempo, movimento, duração, memória. Assim como o estudo das singulares criações dos mais diversos autores e autoras do cinema, encarando como um estudo estético dos seus estilos de fazer cinema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador / KARINA TIENE YOSHIDA - Integrante / Bruna Luiza Oliveira Romora - Integrante / Thiago Santana Fernandes - Integrante / Odair Almeida da Silva - Integrante.
      Membro: André Luis La Salvia.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (2)
          • André Luis La Salvia ⇔ Paulo Tadeu da Silva (6.0)
            1. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Indivíduo, natureza e sociedade : ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. v. 1, p. 284.
            2. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Os tempos e espaços da cidade: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 260.
            3. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Territórios e Fronteiras: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 276.
            4. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Ética, Política e Trabalho: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 276.
            5. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Relações de Poder e conflitos: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 268.
            6. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Culturas e diferenças: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 260.

          • André Luis La Salvia ⇔ Samon Noyama (1.0)
            1. SALVIA, A. L. L. ; NOYAMA, SAMON. alguns apontamentos sobre a formação de professores de filosofia na resolução cne no 02/2019. Em: Christian Lindberg Lopes do Nascimento; Patrícia Del Nero Velasco; Flávio de Carvalho (orgs.).. (Org.). v encontro nacional anpof educação básica: a filosofia e o seu ensino. 2023. 1ed.Rio de Janeiro. : NEFI. 2023.v. 1, p. 205-229.




        Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12