PPG-politicas-publicas

Carolina Gabas Stuchi

Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC) junto aos Bacharelados em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, atualmente Secretária Adjunta da Secretaria de Gestão do Patrimônio da União no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SPU/MGI). Doutora em Direito do Estado (2007) e bacharela em Direito (2001) pela Universidade de São Paulo (USP). Foi da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no governo federal (de 2007 a 2017), com atuação como Diretora da Rede Socioassistencial Privada do SUAS no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e como Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação Superior no Ministério da Educação (SESu/MEC). Atuou também como Secretária-Executiva do Conselho Nacional do SESI. Foi Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFABC. Coordena o projeto de extensão Legislativas - Grupo de Estudos de Gênero e Política da UFABC. Tem experiência profissional e docente nas áreas de Direito Público e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Direito e Democracia; Instituições Judiciais e Judicialização de Políticas Públicas; Gênero e Política; Assistência Social; Habitação e Desenvolvimento Urbano. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7347946471179906 (30/11/2023)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade s/n, bloco Delta, sala 319 Anchieta 70200670 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206404 Ramal: 6404 URL da Homepage: http://cecs.ufabc.edu.br/index.php/docentes/contatos/23-docentes/384-carolina-gabas-stuchi.html
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2022-Atual. Instituições Judiciais e Políticas Públicas
      Descrição: O projeto de pesquisa "Instituições Judiciais e Políticas Públicas" objetiva desenvolver reflexões e pesquisas empíricas sobre a participação dos atores e arenas judiciais nos diferentes momentos do ciclo de políticas públicas no Brasil. Considerando as cinco fases clássicas do ciclo - 1) definição da agenda; 2)formulação; 3) processo decisório; 4) implementação; 5) avaliação -, é preciso reconhecer que cada uma delas acaba produzindo distintas e diversas interações entre os atores políticos e sociais com os diversos atores judiciais. O objetivo central do Grupo é, portanto, investigar se é possível identificar padrões nessa complexa interação. Por exemplo, é possível identificar tipos diferentes de políticas públicas mais suscetíveis à judicialização? Revelar padrões de interação com Executivo, Legislativo e organizações da sociedade civil? Avaliar a produção de políticas próprias, a partir de verbas arrecadadas pelo Judiciário ou o impacto das decisões judiciais sobre a competição político-eleitoral? Enfim, essas e tantas outras perguntas de pesquisa que podem surgir desse campo fértil e ainda pouco explorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Gabas Stuchi - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Vanessa Elias Oliveira - Integrante / Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior - Coordenador.
      Membro: Carolina Gabas Stuchi.
    2. 2022-Atual. Crise da democracia e arranjos jurídico-institucionais: uma análise a partir das relações entre a política e o direito
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Gabas Stuchi - Integrante / Maria Paula Dallari Bucci - Integrante / Murilo Gaspardo - Coordenador / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Rubens Beçak - Integrante / Vanessa Corsetti Gonçalves Teixeira - Integrante.
      Membro: Carolina Gabas Stuchi.
    3. 2021-2022. Gênero e Políticas Públicas no Poder Local
      Descrição: O projeto aborda a relação entre Gênero e Participação Política, relação na qual ressalta-se a já conhecida dificuldade das mulheres em participar do poder, em especial, da disputa política e das instância públicas de participação. Constitui-se de diferentes eixos, na Extensão e Pesquisa, com os objetivos de 1. Introduzir, por meio de formação, conceitos sobre o funcionamento do poder local para mulheres, em seus respectivos municípios; 2. Possibilitar, por meio de alfabetização digital, maior acesso a instâncias públicas de participação (E-Gov) e ferramentas de potencialização de mobilização social; 3. Compreender, por meio de acompanhamento posterior, as principais dificuldades dessas mulheres em participar política e socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carolina Gabas Stuchi - Integrante / ARLENE MARTINEZ RICOLDI - Coordenador / MEL BLEIL GALLO - Integrante / HELOISA COLI BIZZOTO - Integrante / ANDREA FERNANDES DE LIMA - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Carolina Gabas Stuchi.
    4. 2021-Atual. Crises da democracia brasileira pós-2013: mapeamento conceitual e empírico a partir das conexões entre direito e política
      Descrição: Tornou-se lugar-comum a referência à ?crise da democracia brasileira?. Entretanto, a imprecisão no emprego do conceito dificulta a compreensão do fenômeno, inviabiliza uma rigorosa identificação de suas especificidades e conexões com o contexto global, e gera previsões antagônicas catastrofistas ou otimistas, mas igualmente superficiais e simplificadoras. A multiplicidade de vozes, a falta de clareza sobre suas referências, e análises apressadas têm comprometido a cientificidade e tornado o debate cada vez menos inteligível. Esta pesquisa pretende analisar os limites e a adequação da ideia de ?crise? enquanto categoria teórica capaz de descrever e explicar o que se passa com o regime político brasileiro desde 2013. Trata-se de um estudo fundamental para organizar e sistematizar o debate a propósito do tema na comunidade epistêmica do Direito, verificar os limites do conhecimento já produzido e formular novas categorias mais aptas a explicar o referido fenômeno da perspectiva jurídico-institucional. Exploraremos o sentido preciso da ideia de ?crise da democracia? (a que exatamente se refere? O que estaria em crise? Há uma disfuncionalidade do regime ou os próprios valores e modelos institucionais estão em crise?) e suas relações com conceitos próximos (disfuncionalidade, retrocesso, ruptura) e contrapostos (estabilidade, funcionalidade, consolidação, normalidade), em consonância com a tradição jurídica do trabalho com dicotomias. Em termos empíricos, seria possível indagar, inclusive, se haveria uma ?normalidade democrática? no Brasil a ser contraposta à situação de crise e como identificá-la. A fim de responder a essas perguntas, realizaremos um ?mapeamento conceitual? do uso da ideia de crise na literatura política e jurídica, e confrontaremos a análise teórica com um estudo jurídico-empírico das respostas institucionais do Congresso Nacional à suposta ?crise da democracia?, especialmente no âmbito do processo legislativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Gabas Stuchi - Integrante / Maria Paula Dallari Bucci - Integrante / Murilo Gaspardo - Coordenador / José Duarte Neto - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Rubens Beçak - Integrante / Vanessa Corsetti Gonçalves Teixeira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carolina Gabas Stuchi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Segurança na Ação Sindical.Os desafios da Classe Trabalhadora na Atual Conjuntura. 2022. (Seminário).
      2. 45 Encontro Anual da ANPOCS.Quem Coordena a Atuação Educacional no Ministério Público Brasileiro? Um olhar sobre a atuação do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. 2021. (Encontro).
      3. IV ENEPCP.Arranjos jurídico-institucionais da coordenação intergovernamental do SUAS a partir da abordagem de direito e políticas públicas. 2021. (Encontro).
      4. Semana 8M: Políticas Públicas sob a perspectiva de raça e gênero.Políticas Públicas sob a perspectiva de raça e gênero. 2021. (Outra).
      5. 12º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.MR19 - Instituições Judiciais e Políticas Públicas no Brasil. 2020. (Encontro).
      6. 44º Encontro Anual da ANPOCS.Especialização dos Ministérios Públicos dos Estados na temática da educação: extensão, características e. 2020. (Encontro).
      7. Ação Formativa Webinar: O papel do Suas em Tempos de Covid-19.O papel do Suas em Tempos de Covid-19. 2020. (Seminário).
      8. Atuação das OSC na Assistencia Social .Atuação das OSC na Assistencia Social . 2020. (Outra).
      9. Federalismo e Estado Social: O que aprendemos com as políticas públicas.3° Webinário da série "Estado social, políticas públicas e a Covid-19". 2020. (Seminário).
      10. Gestão Pública em Tempos de Crise -15ª edição.O Estado Social em xeque? Diálogos entre o Direito e o Campo de Públicas. 2020. (Outra).
      11. I Congresso Brasileiro de Direito e Políticas Públicas. Diálogos entre o Direito e o Campo de Públicas. 2020. (Congresso).
      12. População e Desenvolvimento - Webinário 5 Covid-19 e os desafios da assistência social.Covid-19 e os desafios da assistência social. 2020. (Seminário).
      13. TV ADUFABC - Servidores Públicos e Reforma Administrativa.TV ADUFABC - Servidores Públicos e Reforma Administrativa. 2020. (Outra).
      14. VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Legislativas Grupo de Estudo Gênero e Politica. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. STUCHI, Carolina Gabas. Workshop de pesquisa: o processo de implementação da Lei n. 13019/2014 (MROSC). 2017. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Carolina Gabas Stuchi ⇔ Salomão Barros Ximenes (2.0)
        1. XIMENES, SALOMÃO BARROS ; STUCHI, CAROLINA GABAS ; MARINHO, CAROLINA MARTINS ; TAPOROSKY, BARBARA CRISTINA HANAUER ; JURKSTAS, ANDRÉ BARRETO. Especialização do Ministério Público nos Estados na Temática Educação. Revista Direito Público. v. 19, p. 396-427, issn: 2236-1766, 2022.
        2. GABAS STUCHI, CAROLINA ; BARROS XIMENES, SALOMÃO ; PIPINIS, VANESSA ; VICK, FERNANDA. n. 13 - VELHAS TENDÊNCIAS, NOVOS ARRANJOS: A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA FRENTE ÀS PROPOSTAS DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E FUNDOS PATRIMONIAIS. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. v. 14, p. 13, issn: 1981-1969, 2020.

      • Carolina Gabas Stuchi ⇔ Carolina Martins Marinho (1.0)
        1. XIMENES, SALOMÃO BARROS ; STUCHI, CAROLINA GABAS ; MARINHO, CAROLINA MARTINS ; TAPOROSKY, BARBARA CRISTINA HANAUER ; JURKSTAS, ANDRÉ BARRETO. Especialização do Ministério Público nos Estados na Temática Educação. Revista Direito Público. v. 19, p. 396-427, issn: 2236-1766, 2022.

      • Carolina Gabas Stuchi ⇔ Vanessa Elias de Oliveira (1.0)
        1. ELIAS DE OLIVEIRA, VANESSA ; STUCHI, Carolina Gabas ; DA SILVA, ALESSANDRA PEREIRA. Mobilização Política da Justiça: movimentos sociais e instituições judiciais no combate à violência contra a mulher. Revista Ciências Sociais Unisinos. v. 57, p. 186-198, issn: 1519-7050, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:27:10