PPG-neurociencia-e-cognicao

Maria Teresa Carthery-Goulart

possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante do Medical Research Council - Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (Estágio pós-doutoral, 2007- 2008). É professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) onde fundou o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC/UFABC-CNPq). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento - Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, INCT-ECCE. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Atualmente, é pesquisadora visitante do Laboratory for Communication Science, unidade de Human Communication, Development and Information Sciences (CDIS) da Faculdade de Educação da Universidade de Hong Kong. Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicolinguística, Neurolinguística, Neuropsicologia, Neurociência da Linguagem e Neurociência Educacional. Experiência e interesses de pesquisa: desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita; bilinguismo/multilinguismo; reserva cognitiva; reabilitação cognitiva; avaliação cognitiva e de linguagem; dislexias, disgrafias e afasias; linguagem e cognição no envelhecimento típico, comprometimento cognitivo leve e em quadros neurodegenerativos como afasias progressivas, doença de Alzheimer e doença de Parkinson. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6386580427473490 (20/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 - Bangu - Santo André - SP Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49963166 Ramal: 207 Fax: (011) 208
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
      Descrição: Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores ? Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu ? incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Katerina Lukasova - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Priscila Benitez - Integrante.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho "Avaliação Cinemática da Escrita em escolares do Ensino Fundamental I", Prieto, JG; Caldeira, C.G.; Lukasova, K.; Carthery-Goulart, M.T., XI Encontro de Iniciação Científica UFABC e USCS.. 2021.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    2. Menção Honrosa pelo trabalho "Perfil Discursivo na síndrome cortico-basal: relação entre aspectos clínicos e biomarcadores"; Almeida, I.J. et al., XXIX Congresso Brasileiro e XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia para todos, SBFa.. 2021.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. WEEKES, B. ; CARTHERY-GOULART, MARIA T.. Intervention and Prevention of Neurodegenerative Disease: Building Resilience. 2021. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Katerina Lukasova (6.0)
        1. FONSECA, MARIA CRISTINA MICELLI ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Acesso Lexical na Leitura:Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. LINGUAGEM EM FOCO. v. 13, p. 230-251, issn: 2674-8266, 2022.
        2. LEAL, SIDNEY EVALDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ALUÍSIO, SANDRA MARIA. RastrOS Project: Natural Language Processing contributions to the development of an eye-tracking corpus with predictability norms for Brazilian Portuguese. Language Resources and Evaluation. v. 56, p. 1333-1372, issn: 1574-0218, 2022.
        3. DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
        4. LAMEIRA, M.F.N. ; Torresi, E.C.B. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Línguas em conflito: modelos de acesso lexical a partir do input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do multilinguismo sobre as funções executivas. CADERNOS DE TRADUÇÃO. v. 40, p. 186-216, issn: 2175-7968, 2020.
        5. LEITE, N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; LUKASOVA, K.. Use of functional near-infrared spectroscopy as an auxiliary tool for the evaluation of working memory in scholars. Em: ORSATI, F. T., CARDOSO, A. D., CAMPOS, T. M. L., MACEDO, E. L. (Org.). Transdisciplinarity and interdisciplinarity in education.. 1ed.São Paulo. : Edicon. 2020.v. 1, p. 111-1341.
        6. DE SOUZA, PAULO HENRIQUE ; MIURA LUNARDI, BRENDA ; GARCIA RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ISABEL DAAVILA FREITAS, MARIA. Eye Tracking Application in the Evaluation of Aphasic Portuguese Speakers. Em: 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), v. 1, p. 1-4, 2021.

      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Yossi Zana (2.0)
        1. BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; CASALI, ADENAUER GIRARDI ; ODA, ADRIANA LEICO ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI ; MOREIRA, ALEXANDRE ; SANTOS, ANA LÚCIA YAEKO DA SILVA ; FERNANDES, ANA MÉRCIA ; FONTANA, ANA PAULA ; BRUNONI, ANDRÉ ; FONSECA, ANDRÉ ; GOSLING, ARTUR PADÃO ; BOFFINO, CATARINA COSTA ; TANAKA, CLARICE ; DE OLIVEIRA, CLAUDIA EUNICE NEVES ; CAPARELLI-DÁQUER, EGAS ; DE ANGELIS, ELISABETE CARRARA ; RODRIGUES, ERIKA DE CARVALHO ; FRAGA, FRANCISCO ; HAZIME, FUAD AHMAD ; SANTANA, JAMILLE EVELYN. Brain Imaging and neurostimulation in health and disorders: status report. Brain Imaging and Stimulation. v. 2, p. e5167, issn: 2965-3738, 2023.
        2. CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; DE OLIVEIRA, ROSIMEIRE ; DE ALMEIDA, ISABEL JUNQUEIRA ; CAMPANHA, ALINE ; DA SILVA SOUZA, DAYSE ; Zana, Yossi ; CARAMELLI, PAULO ; MACHADO, Thais Helena. Sentence Comprehension in Primary Progressive Aphasia: A Study of the Application of the Brazilian Version of the Test for the Reception of Grammar (TROG2-Br). Frontiers in Neurology. v. 13, p. 815227, issn: 1664-2295, 2022.

      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ André Mascioli Cravo (1.0)
        1. LAMEIRA, M.F.N. ; BEZERRA, F. R. ; TOASSI, P. F. P. ; CRAVO, A. M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Evidence of non-selective lexical access to second and third language in unbalanced multilinguals: an N400 study on the processing of interlingual homographs. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE). v. 26, p. 1982-8837264935, issn: 1982-8837, 2023.

      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Francisco José Fraga da Silva (1.0)
        1. BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; CASALI, ADENAUER GIRARDI ; ODA, ADRIANA LEICO ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI ; MOREIRA, ALEXANDRE ; SANTOS, ANA LÚCIA YAEKO DA SILVA ; FERNANDES, ANA MÉRCIA ; FONTANA, ANA PAULA ; BRUNONI, ANDRÉ ; FONSECA, ANDRÉ ; GOSLING, ARTUR PADÃO ; BOFFINO, CATARINA COSTA ; TANAKA, CLARICE ; DE OLIVEIRA, CLAUDIA EUNICE NEVES ; CAPARELLI-DÁQUER, EGAS ; DE ANGELIS, ELISABETE CARRARA ; RODRIGUES, ERIKA DE CARVALHO ; FRAGA, FRANCISCO ; HAZIME, FUAD AHMAD ; SANTANA, JAMILLE EVELYN. Brain Imaging and neurostimulation in health and disorders: status report. Brain Imaging and Stimulation. v. 2, p. e5167, issn: 2965-3738, 2023.

      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Joao Ricardo Sato (1.0)
        1. DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.

      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ PEDRO JOSE Montoya Jiménez (1.0)
        1. BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; CASALI, ADENAUER GIRARDI ; ODA, ADRIANA LEICO ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI ; MOREIRA, ALEXANDRE ; SANTOS, ANA LÚCIA YAEKO DA SILVA ; FERNANDES, ANA MÉRCIA ; FONTANA, ANA PAULA ; BRUNONI, ANDRÉ ; FONSECA, ANDRÉ ; GOSLING, ARTUR PADÃO ; BOFFINO, CATARINA COSTA ; TANAKA, CLARICE ; DE OLIVEIRA, CLAUDIA EUNICE NEVES ; CAPARELLI-DÁQUER, EGAS ; DE ANGELIS, ELISABETE CARRARA ; RODRIGUES, ERIKA DE CARVALHO ; FRAGA, FRANCISCO ; HAZIME, FUAD AHMAD ; SANTANA, JAMILLE EVELYN. Brain Imaging and neurostimulation in health and disorders: status report. Brain Imaging and Stimulation. v. 2, p. e5167, issn: 2965-3738, 2023.

      • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Peter Maurice Erna Claessens (1.0)
        1. MARCHEZINI, F. ; CLAESSENS, P. M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular. CODAS. v. 34, p. e20200333, issn: 2317-1782, 2022.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:27:01