PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Nelio Marco Vincenzo Bizzo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi aluno de pós-graduação da Liverpool University (1990-1) e realizou estágio na Leeds University (1992-3) com bolsa de pós-doutoramento da CAPES/MEC. Foi aprovado no concurso de Livre Docência em Metodologia de Ensino de Ciências (1994) e no concurso de Professor Titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (2000). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (2010-1) e da Università Degli Studi di Padova (2014-5). É professor titular (MS6) Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na pós-graduação, Professor Adjunto do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, atuando na graduação e pós-grduação, e Professor Colaborador da Universidade Federal do ABC, atuando na pós-graduação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, nomeado Secretário de Educação de São Paulo (2003), eleito vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), em exercício da direção entre dez/2005 e abr/2006, quando implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (DOE 11/Mar/2006), que se tornou referência para o programa nacional (PIBID) implementado quase dois anos depois (DOU 13/Dez/2007). Foi selecionado como perito do Painel Internacional de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services - IPBES, 2014-2019, órgão ligado à ONU), no comitê de assessoramento de formação de recursos humanos. Foi coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Projeto Temático BIOTA/Fapesp-Educação (2018-2023), que articulou cinco instituições acadêmicas (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantan). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de evolução biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história do darwinismo, história da ciência aplicada ao ensino de ciências, ensino de evolução, e metodologia de ensino da ciência. É Bolsista 1A do CNPq (2021-2026). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5185490823564905 (04/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. R. São Nicolau, 210 Centro 09961400 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (11) 40440500 Fax: (11) 40440500 URL da Homepage: www.unifesp,br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2023-Atual. Debunking Political Uses of Denialisms and Conspiracy Theories
      Descrição: A pesquisa envolve grupos de diferentes países, com financiamento da União Europeia, sobre teorias da conspiração e negacionismo científico no contexto político contemporâneo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Integrante / Giuseppe Pellegrini - Integrante / Marco Solinas - Coordenador / Laura Ercoli - Integrante / Elena Gagliasso - Integrante / Matteo Dell'Acqua - Integrante. Financiador(es): European Research Area (CityNet) - European Union - Auxílio financeiro.
      Membro: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
    2. 2022-2023. The Sustainable Seed Innovation Project 2.0
      Descrição: This project builds on one of the key takeaways from the Indian seed project: the wide interest in the interactionist curriculum in introductory genetics that Prof. Radick pioneered at Leeds. Beginning in Oct. 2022, postdocs under Prof. Bizzos direction will deliver a 3-hour Continuing Professional Development programme that Prof. Radick designed to secondary-school biology teachers across Brazil. As an incentive to participate and a means of consolidating the learning, 20 teachers will be offered an all-expenses-paid trip to London, where Prof. Radick and Prof. Bizzo will co-lead trips to Down House, to Kew Gardens, and to the Natural History Museum.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Leonardo Augusto Luvison de Araújo - Integrante / Renata Alitto - Integrante / Gregory Radick - Coordenador / Rebeca Verônica Ribeiro Viana - Integrante. Financiador(es): UK Research and Innovation - Auxílio financeiro.
      Membro: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
    3. 2021-Atual. Atitudes e conhecimento de estudantes sobre ciência, tecnologia, biodiversidade e conservação e o desenvolvimento histórico do conceito moderno de extinção
      Descrição: Com base em importantes descobertas do período anterior, novas pesquisas serão realizadas com relação às opiniões dos estudantes brasileiros sobre o que aprendem sobre ciência e o que pensam sobre biodiversidade e preservação ambiental. Evidências sólidas mostraram que os estudantes que estão começando o ensino médio em todo o país têm atitudes muito positivas em relação à preservação ambiental, que mudaram significativamente no período de 2007 a 2014. No entanto, diferenças importantes foram detectadas entre as regiões Norte e Sudeste do país em termos de interesse pela biodiversidade local. Este estudo continuará articulado com equipes de outros países participantes do "Projeto ROSES" e complementado com uma seção específica sobre o entendimento dos processos relacionados à biodiversidade e extinções ("Projeto SAPIENS"). Este último foi desenvolvido no Brasil e contará com equipes de outros países, como no passado com Itália e Equador. Os planos de amostragem incluem a coleta de dados seguindo a metodologia já aplicada em edições anteriores, com uma amostra estratificada de acordo com os padrões do questionário PISA, com possíveis alterações devido à evolução da crise de saúde no Brasil e em outros países. Como no projeto anterior, serão realizadas pesquisas qualitativas complementares, com o objetivo de esclarecer as ideias dos estudantes sobre biodiversidade, conservação e extinção. A pesquisa historiográfica paralela pretende explorar os conceitos centrais relacionados à biodiversidade e preservação ambiental, enfatizando a construção histórica do conceito moderno de extinção. Esse conceito teve uma elaboração complexa e foi discutido em profundidade desde o final do século 18, ganhando uma exposição mais detalhada na primeira edição de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin. Serão estudadas fontes históricas primárias e secundárias, incluindo a correspondência inédita entre Giambattista Brocchi e grandes nomes da época, como Georges Cuvier e William Buckland. Além disso, novos estudos serão realizados com foco na controvérsia entre Darwin e Joachim Barrande. A construção histórica do conceito moderno de extinção, ressaltado na recente publicação do relatório do Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), será discutida, buscando conexões com a percepção estudantes sobre esse importante tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Coordenador / Fernanda Franzolin - Integrante / Lucas Marino Vivot - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa / (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica, LABA Ciências p Universidade Federal Fluminense.. 2024.
      Membro: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
    2. Prêmio de Excelência em Pesquisa UNIFESP 2022, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.. 2022.
      Membro: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. Congresso Nacional de Educação. Ciências, Educação e Sociedade. 2024. (Congresso).
    2. Forms and Dangers of Denial of Evolutionary Theory (Sant'Anna School of Advanced Studies).Negazionismi dell'evoluzione: forme e deconstruzioni. 2023. (Simpósio).
    3. London Workshop on Genetics and Evolution Education.Evolution Education: the risk of naturalizinf society. 2023. (Oficina).
    4. X COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE DARWINISMO EN EUROPA, AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Origem das Espécies?:uma estratégia para facilitar a aceitação da perspectiva evolutiva?,. 2023. (Congresso).
    5. XX IOSTE Symposium.The ROSES project in Brazil: partial results and possibilities for a new application in a large scale". 2022. (Simpósio).
    6. European Science Education Research Association. Design of Teaching and Learning Materials Through the Biota/FAPESP-Program: Araçá Bay as an Educational Resource. 2021. (Congresso).
    7. 2020 Association for Science Teacher Education International Conference. Evolution Education and the Rise of the creationist Movement in Brazil. 2020. (Congresso).
    8. Darwin Day Brasil - MZUSP.Por que celebrar o Dia de Darwin. 2020. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. ARAGAO, M. S. ; GIARDINO, S. ; BIZZO, N. M. V.. VIII Congresso Pesquisa do Ensino. 2022. Congresso
    2. CERQUEIRA, B. ; BIZZO, N. M. V.. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2022. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Nelio Marco Vincenzo Bizzo ⇔ Fernanda Franzolin (1.0)
      1. FRANZOLIN, FERNANDA; GARCIA, P. S. ; BIZZO, Nelio Marco Vicenzo. Amazon conservation and students? interests for biodiversity: the need to boost science education in Brazil.. SCIENCE ADVANCES. v. 6, p. 1-10, issn: 2375-2548, 2020.




Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22