Empresa Grande x Startup

Empresa Grande x Startup:
qual das duas é o melhor investimento para sua carreira?

Desde que iniciamos nossa vida profissional muitas dúvidas surgem em nossa mente. Como será que estará o mercado amanhã? Será que fiz a escolha certa? Uma empresa maior é melhor de se trabalhar do que uma startup? São tantas perguntas porém quase sempre não há resposta certa.

Maaas se ainda está com uma pulga atrás da orelha com esses assuntos aqui vai uma ajudinha. Lembrando que todas as opiniões aqui mostradas são com base em uma experiência pessoal e nada científica 🙂

Vamos lá! Mas antes um pouco da minha história.

Comecei minha carreira trabalhando como suporte técnico em uma empresa de grande porte do setor automotivo. Com seus processos burocráticos ela sempre foi uma empresa bem conceituada e sinônimo de estabilidade de carreira..

Depois que entrei na faculdade, trabalhei em duas startups de tecnologia. Uma que era recém criada e tinha o objetivo de criar um produto próprio. Lá eu aprendi a desenvolver um projeto em Ruby <3. A outra startup era um pouco maior e trabalhava com projetos de clientes em geral, então tinham diversas linhas de atuação, desde aplicativos mobile até sistemas web complexos. Eu fui contratada para trabalhar como fullstack web em projetos que usavam Ruby.

Após um tempo na startup eu tive a oportunidade de começar a trabalhar em uma empresa de grande porte do setor financeiro, onde estou até hoje, atuando como Analista de Engenharia Mobile, mais precisamente com desenvolvimento Android.

Visto minha enorme experiência de vida (risos) vou elencar aqui pra vocês as minhas percepções quanto às duas vertentes de empresas levando em consideração alguns aspectos que considero importantes.

Carreira

Em termos de carreira statups pequenas saem perdendo, pois não tem muito para onde evoluir. Como desenvolvedora nós passamos de Júnior para Pleno e depois Sénior e com sorte podemos virar especialistas e comandar equipes em alguns projetos. Se sua ambição é sempre evoluir tecnicamente, então você escolhe bem se escolher uma startup. 

Já nas empresas grandes me deparei com questões como a criação de plano de carreira individual, onde seus gestores te ajudam a definir planos de vida profissional, de maneira que você pode escolher entre uma carreira mais técnica para virar especialista ou uma carreira voltada para a gestão de pessoas e vir a chefiar departamentos e suas tecnologias.

Entregas de projetos

Em ambas as vertentes de empresa a entrega de valor para o cliente são essenciais. Em startups geralmente você ganha uma autonomia enorme para poder tocar seu projeto do jeito que achar melhor, desde que entregue no prazo. Então você é sempre livre para aprender coisas novas e inovar, investindo em sua evolução pessoal também.

Em uma empresa grande a autonomia não é o forte. Você vai perceber que seu trabalho muitas vezes depende do trabalho de outras pessoas (e nem sempre elas estão dispostas a colaborar no seu tempo 🙁 ). Você tem sempre muita liberdade para aprender coisas novas e investir em sua evolução pessoal também, mas nem sempre isso poderá ser aplicado dentro dos projetos que está desenvolvendo por justamente precisar do OK de outras pessoas envolvidas. 

Horas de descontração e trabalho

Essa é a grande atratividade das startups, pois onde olhamos vemos que todas tem vídeo games, salas de descanso, horários flexíveis e até cerveja nas geladeiras para que os funcionários possam trabalhar o mais relaxados possível. Mas com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e se você pode ficar no videogame o dia todo você também pode trabalhar a noite toda até no FDS e às vezes sem receber a altura.

Já em empresas grandes geralmente o ambiente não é tao descontraído e há algumas regras a serem seguidas principalmente quanto a horas de lazer. É verdade que algumas empresas estão tentando mudar isso, mas ainda está no DNA delas burocratizar as relações. Porém, por serem maiores, essas empresas são obrigadas por meio de acordos sindicais e auditorias a seguir as regras de trabalho a risca, então dificilmente você trabalhará mais do que o necessário e se precisar fazê-lo receberá uma remuneração à altura do esforço.

Colegas de trabalho

Somos mulheres e infelizmente ainda somos minoria no mundo de tecnologia. Nas startups que trabalhei eu encontrei pessoas mais jovens e mais descontraídas, mas por incrível que pareça eu não conseguia penetrar no mundo deles rsrs. Também foram os lugares que passei por situações desconfortáveis devido a falsa sensação de falta de regras de conduta.

Já as empresas grandes elas estão investindo em mentes jovens de forma a inovar sempre, e devido ao ambiente com mais regras de conduta as pessoas são mais educadas e amigáveis e costumam não fazer distinção entre os sexos. Talvez por medo de serem punidas rsrs. Mas adquiri bons amigos nela.

Em ambas as formas de empresa encontrei pessoas negativas, desanimadas com suas carreiras e com a empresa e também pouco dispostas a ajudar, mas isso faz parte neh.

Enfim, antes de entrar em uma empresa grande eu tinha um certo receio de me deparar com burocracias sem fim, mas devido ao meu modo de ver as coisas acredito que gostei mais de trabalhar desse modo, pois descobri que gosto de gerir pessoas e projetos e quero seguir por esse caminho. Mas isso não significa que encontrei meu lugar no mundo, pois em um infinito de possibilidades, a gente pode sempre mudar de ideia.

Espero ter ajudado um pouco, mas se ainda lhe restar dúvidas sugiro que você tente!. Trabalhe em startups, empresas grandes, em loja, fale com quem trabalha, mude de tecnologia etc etc, mas não fique parada!. Não há problema nenhum em mudar de opinião no caminho, porque no fim o que importa é você estar feliz com o que faz e onde está 🙂

- Tainara Ramim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *