Sobre

 

lablivre

 

 

 

 

O Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da Universidade Federal do ABC é um espaço de pesquisa e de articulação entre os saberes da academia e das comunidades tecnológicas.

Criado em 2016 e composto por um corpo interdisciplinar de mais de duas dezenas de pesquisadores oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Ciências Políticas, Comunicação, Ciência da Computação, entre outras, o LabLivre se tornou um ambiente de permanente simbiose em que convivem, de um lado, as principais teorias sociais e, de outro, as grandes expressões tecnopolíticas das sociedades contemporâneas.

O LabLivre não apenas produz tecnologias, mas também se dedica a analisar criticamente as implicações políticas, sociais, econômicas e culturais que permeiam o universo tecnológico.

Coordenado pelos professores doutores Jerônimo Pellegrini, Sergio Amadeu da Silveira e Cláudio Penteado, atualmente o laboratório desenvolve pesquisas voltadas principalmente à análise e ao acompanhamento de políticas públicas, bem como à verificação das garantias dos direitos humanos nos contextos tecnológicos, como a liberdade de expressão e pensamento e a privacidade.

Contato: contato@lablivre.wiki.br