identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Monica Oliveira Batista Oria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (1998), Mestrado (2003) e Doutorado em Enfermagem (2008) pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutorado pela University of Virginia (2008 e 2017). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Ceará. Possui 162 artigos publicados em periódicos especializados incluindo parcerias internacionais (Dra Cindy Lee Dennis, University of Toronto; Doris Glick, Richard Guerrant e Emma Mitchell, University of Virginia; Helen Brown, University British Columbia). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. É coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS), grupo certificado pelo CNPq. É tutora da Liga Acadêmica de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia. Formou 11 Bolsistas PIBIC, 1 Bolsista PIBIT, 11 mestres e 10 doutores (das quais duas foi co-orientadora) e tem mais 2 alunos PIBIC, 2 alunos de mestrado e 5 de doutorado em formação. Já aprovou 5 projetos financiados por órgãos de fomento à pesquisa (CNPq e FUNCAP). É integrante da equipe do PrInt Geografia da Universidade Federal do Ceará. É Bolsista Produtividade Nível 1D. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: construção de materiais educativos e protocolos clínicos, estudos metodológicos, validação de instrumentos, enfermagem, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de câncer ginecológico. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5593804766584817 (13/05/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Rua Alexandre Baraúna, 1115 Rodolfo Teófilo 60430160 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33668464 Fax: (85) 33668441 URL da Homepage: https://www.ufc.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2022-Atual. Construcao e Validacao de Serious Game para Visita Guiada a Sala de Parto: uma tecnologia educativa para a humanizacao do parto e nascimento
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Cíntia Coelho Goes - Integrante / Germana Paz Lima - Integrante / Roger Rodrigues da Silva - Integrante / Kemyson Camurça Amarante - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    2. 2022-Atual. Uso do PREApp na predicao da Pre-Eclampsia: avaliacao da acuracia e custo-efetividade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Deise Maria Nascimento Sousa - Integrante / João Joadson Duarte Teixeira - Integrante / Anne Fayma Lopes Chaves - Integrante / Hilana Dayana Dodou - Integrante / Bárbara Brandão Lopes - Integrante / Nádya dos Santos Moura - Integrante / LIMA, ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO CHAGAS COSTA - Integrante / Germana Paz Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    3. 2021-Atual. PIBIC - Perfil sociodemografico e epidemiologico dos obitos maternos relacionados a pre-eclampsia no Brasil: analise de uma decada
      Descrição: A pré-eclâmpsia (PE) é uma desordem multissistêmica e representa uma das complicações mais graves que podem ocorrer durante a gravidez. Anualmente, a PE leva ao óbito mais de 70.000 mulheres e é considerada um problema de saúde pública, sendo, portanto, importante que se estabeleçam estratégias de vigilância capazes de compreender e analisar a forma como a doença tem se comportado no cenário espacial e temporal, de modo a possibilitar ações de promoção à saúde mais efetivas. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: Qual o perfil sociodemográfico e epidemiológico das mulheres que tiveram óbitos por pré-eclâmpsia no Brasil, no período de 2009 a 2018? Objetiva-se traçar o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos óbitos maternos relacionados à pré-eclâmpsia no Brasil, no período de 2009 a 2018. Será realizado um estudo ecológico de análise espacial, utilizando dados secundários de mortalidade relacionada à pré-eclâmpsia no Brasil, no período de 2009 a 2018. Para este estudo, será utilizado o banco de dados de óbitos maternos do DataSUS. Serão incluídos todos os óbitos por pré-eclâmpsia registrados no Brasil, no período de 2009 a 2018. Os óbitos serão selecionados a partir de suas menções como causa de morte na Declaração de Óbito (DO). A partir da obtenção dos dados, serão descritas as características da população do estudo dentre as variáveis disponíveis na DO: sexo, idade, raça/cor, escolaridade, estado civil, ano de ocorrência, local de residência e causa de morte. A estatística descritiva consistirá no cálculo da média e desvio padrão para variáveis contínuas e frequências absolutas e relativas para variáveis categóricas. A pesquisa será conduzida seguindo os princípios da Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. As informações sobre os óbitos relacionados à pré-eclâmpsia serão obtidas dos bancos de dados informatizados, disponibilizados para amplo acesso no site do DataSUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Ivana Rios Rodrigues - Integrante / Cíntia Coelho Goes - Integrante / Germana Paz Lima - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    4. 2020-2021. PIBIC - VALIDACAO DE APLICATIVO ASSISTENCIAL PARA PREDICAO DE PRE-ECLAMPSIA
      Descrição: A pré-eclâmpsia é um grave problema universal de saúde, que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial durante a gestação, sendo assim, torna-se relevante o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e acessíveis com o intuito de se obter um prognóstico eficaz. O estudo objetiva validar um aplicativo assistencial para predição de pré-eclâmpsia no 1° trimestre gestacional, juntamente com especialistas e público-alvo. Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico de softwares e outras estratégias tecnológicas, de modo que o aplicativo em questão será avaliado por especialistas clínicos (enfermeiros e médicos) e da área de computação para avaliar o desempenho, usabilidade. Em vista disso, é necessário que medidas como estas de fácil acesso sejam desenvolvidas, pois são de baixo custo e não demandam dificuldades na sua utilização, fazendo-se indispensável seu uso nas unidades de saúde, com o fim de minimizar os riscos causados pela pré-eclâmpsia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Nádya dos Santos Moura - Integrante / Cíntia Coelho Goes - Integrante / Germana Paz Lima - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    5. 2020-Atual. PROJETO PQ1D - Desenvolvimento e Validacao de Aplicativo Assistencial para Predicao de Pre-Eclampsia
      Descrição: A pré-eclâmpsia representa uma doença de grande relevância clínica e social e estudar a sua predição é um desafio para a obstetrícia atual. A predição de pré-eclâmpsia consiste na tentativa de rastrear gestantes de alto risco para desenvolvimento da doença. Dessa forma, construir um aplicativo assistencial que contenha um algoritmo, facilitará o processo de avaliação de risco individualizado, a decisão clínica em tempo adequado e servirá como um recurso investigativo, favorecendo a implementação de medidas interventivas profiláticas em tempo oportuno. Este estudo objetiva desenvolver e validar um aplicativo assistencial para predição de pré-eclâmpsia no 1° trimestre gestacional (11+0 a 13+6 semanas). O estudo será desenvolvido durante três anos em duas fases sequenciais: 1) estudo de desenvolvimento tecnológico (desenvolvimento e validação do aplicativo) e fase 2) coorte prospectiva (aplicabilidade do software). Para Construção do aplicativo assistencial, serão seguidos os seguintes passos: definição do escopo, planejamento, produção, implementação e avaliação (validação). O aplicativo será submetido a validação interna e externa, a ser realizado por pesquisadores/ docentes e profissionais da assistência com experiência na área de obstetrícia, em especial na área de gravidez de risco, pré-eclâmpsia e cardiologia, e juízes da área de informação/comunicação/ computação. Será empregado o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) para medir o grau de concordância dos avaliadores. A Coorte prospectiva, será desenvolvida em Fortaleza-CE, em até três Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de cada uma das seis Secretarias Executivas Regionais. A amostra do estudo será composta por gestantes de gravidez única entre 11+0 e 13+6 semanas de evolução, que serão acompanhadas até o desfecho da gravidez. As participantes serão submetidas a um formulário que contém dados sobre identificação, características maternas e pressão arterial média manual e automática., seguindo técnicas de protocolos já validados. Após a coleta, os dados obtidos serão processados no SPSS versão 25 para análise estatística. O estudo será submetido à apreciação do Comitê de Ética e serão cumpridos todos os preceitos legais exigidos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Nádya dos Santos Moura - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    6. 2019-2020. PIBIC - Construcao de aplicativo para rastreamento da pre-eclampsia
      Descrição: A pré-eclâmpsia (PE) é uma desordem multissistêmica e representa uma das complicações mais graves a acontecer na gravidez. Há uma recomendação mundial para detecção precoce de PE. Dessa forma, faz-se imperioso identificar gestantes de alto risco para desenvolvimento da doença. O estudo objetiva desenvolver um aplicativo assistencial para predição de pré-eclâmpsia no primeiro trimestre gestacional. Estudo de desenvolvimento tecnológico que seguirá as seguintes etapas: definição do escopo, planejamento, produção e implementação. A etapa de definição do escopo consiste em definir o conteúdo do aplicativo, essa etapa é necessária para estruturar e organizar a construção de um aplicativo, para essa etapa será realizada uma avaliação dos aplicativos existentes para profissionais sobre pré-eclâmpsia para o benchmarking. Na etapa de planejamento, o principal objetivo é criar o protótipo completo do projeto e elaborar o cronograma de execução. Nesta etapa será elaborado um esboço das telas do aplicativo em PowerPoint, a fim de facilitar o trabalho do programador e fornecer uma visão geral de como seriam distribuídas as informações nas telas do aplicativo. Na etapa de produção o projeto será construído, a partir dos esboços das telas realizadas na etapa de planejamento. É nesse momento que o layout final das telas será construído e as mídias serão inclusas. Inicialmente será desenvolvida a Identidade e Padrões Visuais para o sistema, incluindo logotipo, paleta de cores e fontes. E por fim, a etapa de implementação visa disponibilizar o projeto multimídia para utilização e de supervisionar seu funcionamento. Os primeiros testes serão realizados pelo desenvolvedor do aplicativo e posteriormente pelos pesquisadores, para assim poder ser testado por pessoas não envolvidas em sua produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Nádya dos Santos Moura - Integrante / Cíntia Coelho Goes - Integrante / Germana Paz Lima - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    7. 2019-Atual. PrInt Geografia - UFC: Tecnologias socioambientais e metodologias integradas na sustentabilidade territorial: alternativas comunitarias frente as mudancas climaticas.
      Descrição: A sociedade sempre buscou na natureza os recursos necessários ao atendimento de seus anseios e necessidades. No entanto, sem considerar as limitações naturais dos ambientes mais frágeis, tal busca vem acarretando formas de degradação sem precedentes. Esta situação é agravada com as mudanças climáticas hodiernas, ampliando a vulnerabilidade de populações pouco assistidas, como ocorre em extensas áreas do Brasil; especialmente nos litorais que integram os biomas das Caatingas e da Amazônia, detentoras de características ambientais ímpares e potencialidades socioambientais consideráveis. Nesse prisma, a pesquisa pretende avaliar a vulnerabilidade das comunidades face aos cenários de mudanças climáticas, visando a elaboração de estratégias que garantam as seguranças hídrica, alimentar e energética, enquanto estratégia territorial para o aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Além de desenvolver tecnologias e ações integradas de sustentabilidade e governança, com foco em projetos de energia renovável, especialmente em cidades polo das regiões selecionadas ao estudo. As metodologias que serão desenvolvidas integram as áreas das ciências ambientais, sociais, da saúde e das engenharias, no sentido de agregar métodos analíticos e inovação tecnológica que possibilitem melhor compreensão dos sistemas de gestão dos recursos socioambientais e difusão de políticas territoriais e urbanas chave no enfrentamento das mudanças climáticas nos biomas em análise. Vale ressaltar que o projeto atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, voltado a análises e diagnósticos comunitários, com metodologias participativas e tecnologias adaptadas (e de baixo custo) à sustentabilidade das famílias e instituições locais. Neste processo, a criação e construção de equipamentos experimentais reutilizáveis ? na geração de energia (gás de cozinha), manutenção de hortas e quintais produtivos (reuso de água e fertilizante) e na potabilidade das águas das cisternas (biocarvões para tratamento de água) ? articula-se a práticas socioeducativas de difusão dos trabalhos. A proposta possui como parceiros internacionais universidades dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Itália e tem recursos financeiros (consumo e capital) já aprovados por agências de fomento nacionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Antonio Jeovah de Andrade Meireles - Coordenador / Adriane Gorayeb - Integrante / Flavio Rodrigues do Nascimento - Integrante / Vládia Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Alexandre Queiroz Pereira - Integrante / Edson Vicente da Silva - Integrante / Eustógio Wanderley Correia Dantas - Integrante / Maria Clélia Lustosa da Costa - Integrante / Jader de Oliveira Santos - Integrante / Maria Elisa Zanella - Integrante / Francisco Nivaldo Aguiar Freire - Integrante / Marcelo de Oliveira Soares - Integrante / Tarin Montalverne - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    8. 2018-2019. PIBIC - PERFIL SOCIAL, CLINICO E AMBIENTAL DE GESTANTES DO MUNICIPIO DE FORTALEZA
      Descrição: A mulher faz parte de um estrato populacional que se encontra diante de diversas situações de risco e vulnerabilidade, especialmente durante o período gestacional o que pode repercutir na morbi-mortalidade materna. Sobre a mortalidade materna pode-se dizer que se trata de uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, por ser uma tragédia evitável em 92% dos casos e por ocorrer principalmente nos países em desenvolvimento. Logo o objetivo deste estudo é construir o perfil social, clínico e ambiental das gestantes do município de Fortaleza. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e observacional em que serão envolvidas gestantes que estejam fazendo o acompanhamento pré-natal no município de Fortaleza. Foram selecionadas três unidades de saúde com maior número de gestantes em cada uma das seis regionais de Fortaleza, totalizando 18 unidades de saúde. Este estudo nos permitirá obter representatividade das diversas realidades sociais, ambientais e de aspectos relacionados à saúde das gestantes do município. A amostra estimada é de 943 gestantes. Com estes dados será possível realizar a avaliação da situação clínica, social e ambiental das gestantes e construir mapas temáticos em escala de detalhe que demonstrem a relação entre os indicadores levantados durante as coletas de dados com o intuito de compreender melhor as situações de risco ou vulnerabilidade a que as gestantes estão expostas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Ivana Rios Rodrigues - Integrante / laysla de Oliveira Cavalcante - Integrante / Francisca Eliana da Rocha Freitas - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    9. 2017-2020. PROJETO PQ2 - CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENCAO DA TRANSMISSAO VERTICAL DO HIV: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO CONTROLADO
      Descrição: Com o objetivo de testar a eficácia de cartilha educativa para prevenção da transmissão vertical do HIV foi realizado um Ensaio Clínico Randomizado Controlado (ECRC), no qual foi aplicada a cartilha elaborada e validada em estudo prévio, sendo testada sua eficácia sobre o conhecimento e adesão aos cuidados para prevenção da transmissão vertical do HIV. O estudo foi realizado em três maternidades públicas de Fortaleza-CE, entre janeiro de 2017 a maio de 2018. Foram elegíveis 104 mães HIV positivas. Ocorreram 56,7% de perda, restando a amostra final com 45 mulheres (Grupo intervenção=24; Grupo Controle=21). As gestantes que participaram do grupo controle (GC) receberam atendimento habitual do serviço e o grupo intervenção (GI) além dos cuidados de rotina hospitalar, tiveram acesso à cartilha educativa a ser testada. A pesquisa foi realizada em três fases (Linha de Base+Randomização+ Intervenção, Avaliação 2 e Avaliação 3). A Avaliação 2 aconteceu no dia e local agendados da consulta subsequente à da primeira avaliação ou por telefone, entre 7 e 15 dias após a linha de base. A terceira avaliação aconteceu 30 dias após o parto, por telefone ou presencialmente. Quanto a análise estatística, foram utilizados testes paramétricos e não-paramétricos para as comparações intra e intergrupos. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética e Pesquisa(#1.684.549 e #1.930.501) e registrado na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC). Os grupos foram homogêneos em relação às características sociodemográficas das gestantes, exceto no que diz respeito a raça (p=0,030). Não houve diferença intergrupos na média da pontuação do conhecimento das mulheres ao longo do estudo. Porém, na análise intragrupo nas três fases do estudo, verificou-se que a intervenção com a cartilha se mostrou eficaz para melhorar o conhecimento das gestantes HIV positivas do GI a curto prazo (p=0,002), mantendo-se elevado a longo prazo (p=0,033) em relação à linha de base. Quanto à média de adesão aos cuidados para prevenção da transmissão vertical, o GI apresentou elevação expressiva da adesão (p=0,021) na fase 2 em relação ao GC. Na análise intragrupo, evidenciou-se que a intervenção com a cartilha foi efetiva no aumento da adesão aos cuidados para prevenção da transmissão vertical do HIV durante a gestação dentro do grupo intervenção (p0,001). Na comparação intergrupos da média de pontuação da adesão aos cuidados no pós-parto, não houve diferença entre os grupos (p=0,731). Apesar das limitações do estudo, evidenciou-se que a cartilha aumentou o conhecimento a curto e a longo prazo no grupo que teve acesso a essa tecnologia e na adesão aos cuidados para a prevenção da transmissão vertical do HIV de gestantes soropositivas, podendo ser mais uma estratégia a ser utilizada desde o pré-natal no intuito de empoderar as mães que vivem com HIV e oferecer suporte de informação adicional para que possam realizar as medidas necessárias para minimizar riscos da transmissão vertical do HIV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Ana Carolina Maria Araújo Chagas - Integrante / Jordana de Moura Lopes - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    10. 2014-Atual. Self Efficacy For Preventing Diarrhea Among Mothers Of 6-59 Months Children Attending Pediatric OPD Of Dhulikhel Hospital.
      Descrição: Estudo colaborativo entre a Universidade Federal do Ceará e a Faculty of Nursing, Universitas Indonesia para aplicar e validar a Escala de Autoeficácia Materna para a Prevenção da Diarreia Infantil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Reinaldo Barreto Oriá - Integrante / Lorena Barbosa Ximenes - Integrante / Emanuella Silva Joventino - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    11. 2014-Atual. VALIDACAO DE UM QUESTIONARIO DE AVALIACAO DO CUIDADO A MULHER NO PRE, TRANS E POS PARTO
      Descrição: No cotidiano de serviços de saúde, as práticas, rotinas e condutas que atendem às gestantes, muitas vezes, não têm sido satisfatoriamente utilizadas nas unidades de assistência, uma vez que se colocou em segundo plano o processo psicossocial do parto e puerpério. O centro do cuidado, neste momento, passou a ser em torno dos procedimentos tecnológicos. Nesse cenário, a International Motherbaby Childbirth Organization (IMBCO) criou e desenvolveu no ano de 2010 a Iniciativa Internacional para o Nascimento Mãe/Bebê, conhecido globalmente como IMBCI (do inglês - International MotherBaby Childbirth Initiative) abordando ?10 Passos para a Otimização dos Serviços de Maternidade Mãe/Bebê?. A IMBCI lançou um projeto de demonstração deste modelo na prática que está sendo usado atualmente em três instituições, uma delas no Hospital Sofia Feldman, no Brasil. O projeto visa a auto avaliação do hospital a fim de aplicar os 10 passos para a Otimização dos Serviços de Maternidade Mãe/Bebê, por meio da aplicação de instrumentos da IMBCI. No entanto, há um instrumento que não foi validado até o presente momento e que foi elaborado com o intuito de avaliar, sob o ponto de vista da mulher, a qualidade dos serviços prestados a ela durante o trabalho de parto, parto e puerpério, denominado ?Questionário para as Mulheres?. Este instrumento permite ao profissional de saúde conhecer previamente a área em que a mulher recebe a melhor assistência durante o trabalho de parto e parto, possibilitando, assim, a implementação de estratégias de cuidado e promoção do parto humanizado. Tal fato pode levar em médio e longo prazo à redução das taxas de cesariana e consequentemente à melhoria da qualidade de vida do binômio mãe-filho. Logo, este projeto se propõe a validar o ?Questionário para as Mulheres? no contexto do Brasil, considerando de forma particular a realidade da cidade de Fortaleza-CE. Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa, a qual se realizará em uma instituição pública (hospital maternidade), localizada na Secretaria Executiva Regional VI no município de Fortaleza-CE. A amostra será composta por 170 puérperas atendidas no serviço de obstetrícia da referida instituição. A aplicação do ?Questionário para as Mulheres? está prevista para os meses de julho a outubro de 2013, com proposta de validação previamente autorizada pelo autor. A validação do questionário se dará através da avaliação da confiabilidade (alfa de Cronbach) e da validade de conteúdo (Índice de Validade de Conteúdo-IVC). A validade do construto será trabalhada sob análise fatorial e análise por testagem de hipótese, esta por comparação dos grupos: puérperas que realizaram cesárea e que realizaram parto normal. Realizar-se-á, ainda, as associações entre os resultados dos questionários aplicados aos grupos e as características sociodemográficas, mediante testes estatísticos. Os dados serão processados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0 e analisados por meio de tabelas com frequência relativa, porcentagem e testes estatísticos. O projeto respeitará os preceitos éticos e legais envolvendo pesquisa com seres humanos e será iniciado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Dafne Paiva Rodrigues - Coordenador / Paulo César de Almeida - Integrante / Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    12. 2013-2016. Construcao e Validacao de Protocolo Clinico para Deteccao Precoce de Lesoes Precursoras do Cancer de Colo Uterino
      Descrição: O câncer do colo do útero (CCU) é considerado um grave problema de saúde pública, pois possui altos índices de incidência e prevalência, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre a população feminina. Por isso, existem diversas campanhas de prevenção que enfatizam e estimulam a importância da detecção precoce dessa doença, visando a redução das taxas de morbimortalidade por essa patologia. Tendo em vista que as ações de rastreamento mostram-se como a principal fonte de evidência acerca da detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero, faz-se necessário a construção de um protocolo a ser seguido pelos enfermeiros durante as consultas ginecológicas realizadas por eles. Este estudo tem por objetivo construir um protocolo direcionado a consulta de enfermagem ginecológica e realizar sua validação de aparência, conteúdo e relacionada a critério (concorrente e preditiva). Trata-se, portanto de pesquisa metodológica que irá construir e validar um protocolo a ser aplicado em consultas ginecológicas de enfermagem. Será realizado na Casa de Parto Natural ? CPN que se encontra vinculada ao Centro de Desenvolvimento Familiar ? CEDEFAM / UFC, situado no bairro Planalto do Pici integrando, assim, a Secretaria Executiva Regional III. O estudo envolverá dois grupos amostrais distintos. O primeiro será constituído de profissionais (enfermeiros e médicos) com atuação na área de ginecologia que deverão fazer a avaliação e validação de aparência e conteúdo do protocolo. O segundo grupo será composto por 182 mulheres que buscarem o serviço de ginecologia do local em que se dará o estudo. A validação de critério do tipo concorrente será feita através da verificação da Corre¬lação de Spearman entre o resultado da avaliação utilizando o protocolo construído e o resultado do histopatológico (padrão ouro), com significância de 0,05. A validade de critério preditiva será avaliada a partir dos valores de Sensibilidade (S), Especificidade (E), Valor Preditivo Positivo (VPP) e Valor Preditivo Negativo (VPN).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Deise Maria Nascimento Sousa - Integrante / Sabrine Rodrigues Feitoza - Integrante / LÍVIA MARIA DAMASCENO DOS SANTOS - Integrante / Ilana Rabelo Cavalcante - Integrante / Karine de Castro Bezerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    13. 2013-Atual. Maternal self-efficacy for preventing diarrhea in children 5 year age in Kebumen, Indonesia
      Descrição: Estudo colaborativo entre a Universidade Federal do Ceará e a Faculty of Nursing, Universitas Indonesia para aplicar e validar a Escala de Autoeficácia Materna para a Prevenção da Diarreia Infantil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Reinaldo Barreto Oriá - Integrante / Lorena Barbosa Ximenes - Integrante / Emanuella Silva Joventino - Integrante.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    14. 2012-2014. Validacao da Escala de Auto-Eficacia na Amamentacao entre puerperas adolescentes brasileiras
      Descrição: A confiança materna na habilidade para amamentar tem sido identificada como uma importante variável que influencia o início e a manutenção do aleitamento materno. A Escala de Auto-Eficácia na Amamentação foi desenvolvida e validada em suas propriedades psicrométricas com a finalidade de avaliar a confiança materna na amamentação entre mulheres adultas. Este estudo tem como objetivos: realizar a análise fatorial exploratória, por meio da descrição da estrutura fatorial do conjunto de itens da Escala de Auto-Eficácia na Amamentação entre puérperas adolescentes;avaliar a validade de construto da escala, no que se refere à validade convergente e discriminante; e avaliar a confiabilidade do instrumento em relação à consistência interna de seus itens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Juliana Cristina dos Santos Monteiro - Coordenador.
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    15. 2010-2012. Depressao Pos-Parto e sua Implicacao na Auto-Eficacia de Amamentar
      Descrição: Diversos investigadores têm discutido a relação entre o aleitamento materno e a saúde da mulher e da criança. Tais estudos revelam que o exercício do aleitamento materno pode ser benéfico à saúde das mães, devido à redução do risco de câncer ovariano e desmineralização óssea, osteoporose e câncer de mama, assim como podem também ter menos estresse e melhores interações sociais. No entanto são diversos os fatores que interferem no processo de decisão da mulher em iniciar ou não a amamentação de seu bebê. Dentre estes fatores, podemos citar fatores psicológicos, mais especificamente a depressão pós-parto que interfere no processo da amamentação. O nascimento representa um momento de grande vulnerabilidade mental com as desordens de humor representando a mais frequente forma de morbidade materna no puerpério, dentre as quais a depressão pós-parto (DPP) representa 13% dos casos. A DPP frequentemente se revela por sintomas de labilidade emocional, insônia, confusão, ansiedade, culpa e ideia suicida. Em geral estes indicadores estão relacionados a baixa auto-estima, sentimentos de incompetência ou inabilidade de enfrentar o novo contexto de vida em que está inserida e solidão. Este estudo tem como objetivos verificar a associação entre os escores das escalas de Auto-Eficácia na Amamentação e da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo; examinar a relação entre os diversos tipos de amamentação e os sintomas de depressão identificados a partir da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo; verificar a Confiabilidade e a Validade da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo em uma população no Nordeste do Brasil; verificar a associação dos escores da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo com o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e verificar a associação dos escores da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo com as variáveis sociodemográficas e clínicas da população estudada. Trata-se de um estudo de correlação do tipo longitudinal, pois busca avaliar a correl. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Anne Fayma Lopes - Integrante / Robson Gomes Coutinho - Integrante / Karine de Castro Bezerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    16. 2009-2012. Aplicacao de uma Escala Psicometrica para Mensurar a Auto-Eficacia Materna na Prevencao da Diarreia Infantil
      Descrição: As doenças diarréicas agudas (DDAs), também conhecidas como diarreia, disenteria e gastroenterites, são importantes causas de morbi-mortalidade no Brasil e no mundo, principalmente entre crianças menores de 5 anos. No mundo, estima-se que a mortalidade atribuída a diarreia atinja, anualmente, 1,5 milhão de crianças. Doenças diarréicas são a segunda causa de morte por infecção em todo o mundo, sendo estimada uma prevalência de 3-5 bilhões de casos de diarreia e 5-10 milhões de mortes relacionadas com casos de diarreia anualmente. No Brasil, em 2001, as doenças diarréicas representaram a segunda causa de internações de menores de 5 anos, ocorrida na rede de saúde pública e conveniada do Sistema Único de Saúde. As DDAs são consideradas um grave e frequente problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, sendo os óbitos por estas doenças um importante indicador de situação de pobreza. Logo, iniciativas que busquem reduzir a incidência da diarréia infantil são importantes para a promoção da saúde. Os objetivos deste estudo são aplicar uma escala de auto-eficácia em prevenir a diarreia infantil em mulheres com filhos até 5 anos de idade, Detectar o nível de auto-eficácia em prevenir a diarreia infantil em mulheres residentes em Fortaleza, Verificar a associação entre os escores da escala de auto-eficácia em prevenir a diarreia infantil e as variáveis sociodemográficas de mulheres residentes em Fortaleza. Trata-se de um estudo quantitativo, pois segue um processo formal, objetivo, rigoroso e sistemático para gerar informações sobre o mundo, e deve ser conduzida para descrever novas situações ou eventos, examinar relações entre conceitos e idéias a ser realizado no Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam) localizado na Secretaria Executiva Regional III. A população do estudo será composta por mães cuidadoras de crianças com idade de 0 a 5 anos. Serão utilizados um questionário sociocultural e a escala de diarreia. A análise estatística verificará a associação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Robson Gomes Coutinho - Integrante / Karine de Castro Bezerra - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.
    17. 2007-2009. TRADUCAO, APLICACAO E VALIDACAO DA BREASTFEEDING SELF-EFFICACY SCALE EM MULHERES NO CICLO GRAVIDICO-PUERPERAL
      Descrição: O aleitamento materno exclusivo é importante para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento infantil, especialmente das crianças inseridas em famílias de baixa renda. Na verdade, entre os países em desenvolvimento, o aleitamento materno exclusivo tem se revelado como uma estratégia eficiente para melhorar a saúde infantil e, portanto, diminuir sua morbi-mortalidade. O aleitamento exclusivo tem sido recomendado pelas autoridades de saúde, tais como a Organização Mundial de Saúde - OMS durante os primeiros seis meses de vida da criança, e deve ser continuado com alimentação mista até no mínimo 12 meses. Contudo, diversos fatores contribuíram ao longo da história para o gradual aumento das taxas de desmame precoce: 1. Progresso tecnológico; 2. Profundas transformações sociais; 3. Urbanização; 4. Industrialização e 5. Propagandas de leites industrializados. Porém, um fator que colabora para o desmame precoce, mas que pode sofrer a intervenção dos profissionais de saúde por meio da educação em saúde, é a confiança materna na amamentação e no seu potencial para mantê-la por um maior período de tempo. Baseado nisso, foi desenvolvido um instrumento que tem se mostrado eficaz para medir a confiança das mães na sua habilidade de amamentar: BREASTFEEDING SELF-EFFICACY SCALE. Tal instrumento pode ser usado na avaliação do cuidado individualizado e guiar práticas específicas de saúde às mães, desenvolvendo intervenções de educação em saúde que promovam o aleitamento materno exclusivo em crianças até os seis meses de vida. Logo, os objetivos deste projeto são: Traduzir e aplicar as duas formas da Breastfeeding Self-Efficacy Scale (completa e abreviada short form) em mulheres inseridas no contexto de Fortaleza; Verificar a Confiabilidade e a Validade da Breastfeeding Self-Efficacy Scale para a detecção da confiança das mulheres no leite materno e no seu potencial de exercer a amamentação; e Verificar a associação dos resultados da Breastfeeding Self-Efficacy Scale com as vari. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Oliveira Batista Oriá - Coordenador / Lorena Barbosa Ximenes - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Monica Oliveira Batista Oria.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. 1º Lugar pelo trabalho intitulado - Prevenção da incontinência urinária no pós-parto mediada pelo uso do continence app: ensaio clínico randomizado, Sociedade Brasileira de Estomaterapia por ocasião do Congresso Paulista de Estomaterapia.. 2020.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.
    2. Best Video Prize - pelo vídeo Let´s give the pessary a try?:, International Urogynecological Association.. 2017.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.
    3. Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses, CAPES.. 2010.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.
    4. Honra ao Mérito pela Contribuição para o Desenvolvimento Científico da Enfermagem Cearense, Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará.. 2008.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.
    5. 1º Lugar na Seleção do Curso de Doutorado da Universidade Federal do Ceará - Turma 2005, Departamento de Enfermagem - Universidade Federal do Ceará.. 2004.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.
    6. 1º Lugar na Seleção do Curso de Mestrado do Departamento de Enfermagem, Departamento de Enfermagem - Universidade Federal do Ceará.. 2001.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.
    7. 1º Lugar no Concurso Público para Professor Substituto do Departamento de Enfermagem, Departamento de Enfermagem - Universidade Federal do Ceará.. 1999.
      Membro: Mônica Oliveira Batista Oriá.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. Simpósio dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC.Experiências de docentes e discentes no contexto internacional: pós-doutorado e doutorado sanduíche. 2018. (Simpósio).
    2. 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion. Atuação da Enfermagem na Educação Ambiental: da teoria à prática. 2016. (Congresso).
    3. Seminário Nacional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde- Pró-Saúde e Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde- PET- Saúde. 2011. (Seminário).
    4. 1ª Mostra de Saúde Infantil do Ministério da Saúde. 2006. (Outra).
    5. 8th International Conference on Social Representations: Media & Society. Mal-Estar de Hombres y Mujeres con el Papilomavírus Humano (HPV): Comparando sus Representaciones Sociales. 2006. (Congresso).
    6. Seminário Internacional de Promoção da Saúde.Seminário Internacional de Promoção da Saúde. 2006. (Seminário).
    7. VII Encontro Regional e I Simpósio Norte e Nordeste sobre Representações Sociais e Interdisciplinaridade.Representações Sociais e saúde: com foco na comunidade. 2006. (Encontro).
    8. 57º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 57º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2005. (Congresso).
    9. IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Representações Sociais de Enfermeiros Sobre Qualidade de Vida. 2005. (Congresso).
    10. Neuropsychological Assessment and Differential Diagnosis in School-Age Children..Neuropsychological Assessment and Differential Diagnosis in School-Age Children.. 2004. (Seminário).
    11. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2001. (Congresso).
    12. II Jornada Internacional sobre Representações Sociais - Questões metodológicas. Representações sociais dos alunos de graduação em enfermagem sobre: avaliação do desempenho científico de 1997 a 1999. 2001. (Congresso).
    13. I Simpósio de Sexualidade Humana.I Simpósio de Sexualidade Humana. 2001. (Simpósio).
    14. XII CONFERENCIA MUNDIAL DE PROMOCIÓN DE LA SALUD Y EDUCACIÓN PARA LA SALUD. Visión crítica de la enseñanza universitária en educación para la salud. 2001. (Congresso).
    15. 4º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem..4º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.. 2000. (Seminário).
    16. 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem.. 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem.. 2000. (Congresso).
    17. III Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2000. (Congresso).
    18. International Conference on the Humanization of Childbirth.. International Conference on the Humanization of Childbirth.. 2000. (Congresso).
    19. VI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR..VI Encontro de Iniciação à pesquisa - UNIFOR.. 2000. (Encontro).
    20. XII Conresso Latino-Americano de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Conferência Pan-Americana de AIDS. XII Congresso Latino-Americano de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Conferência Pan-Americana de AIDS. 1999. (Congresso).
    21. 50º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 50º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1998. (Congresso).
    22. I Encontro Interinstitucional de Administração Aplicada à Enfermagem. 1998. (Encontro).
    23. IV Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR.IV Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR. 1998. (Encontro).
    24. VI Encontro de Enfermagem Psiquiátrica do Ceará. 1997. (Encontro).
    25. III Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Material. 1996. (Outra).
    26. 1º Seminário de assistência de enfermagem ao paciente queimado. 1995. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O.. VI Encontro Regional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais: Perspectivas Metodológicas e Novas Vertentes. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (10)
    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Ana Karina Bezerra Pinheiro (9.0)
      1. MOURA, JAYNE RAMOS ARAÚJO ; Bezerra, Raylla Araújo ; ORIÁ, Mônica Oliveira Batista ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; FIALHO, ANA VIRGÍNIA DE MELO ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra. Epidemiology of gestational syphilis in a Brazilian state: analysis in the light of the social-ecological theory. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. v. 55, p. e20200271, issn: 1980-220X, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Martins, Eveliny Silva ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; Aquino, Priscila de Souza ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Castro, Regia Christina Moura Barbosa ; LIMA, DIEGO JORGE MAIA ; ANDRADE,Karizia Vilanova. Urinary Incontinence in Pregnant Women: Integrative Review.. Open Journal of Nursing. v. 06, p. 229-238, issn: 2162-5336, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVEIRA, Nara Sibério Pinho ; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Nicolau, Ana Izabel Oliveira ; Pinheiro,Patricia Neyva da Costa. Knowledge, attitude and practice of the smear test and its relation with female age. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online). v. 24, p. 1/e2699-8, issn: 1518-8345, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Rocha, Rebeca Silveira ; PINHEIRO, Larissa Pereira ; ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O. ; Ximenes, Lorena Barbosa ; PINHEIRO, A. K. B. ; AQUINO, Priscila de Sousa. Determinantes sociais da saúde e qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online). v. 37, p. 1-6, issn: 1983-1447, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Dodt, Regina Cláudia Melo ; ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O. ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; Almeida, Paulo César de ; Ximenes, Lorena Barbosa. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PUÉRPERAS ASSISTIDAS EM UM ALOJAMENTO CONJUNTO. Revista Enfermagem UERJ. v. 18, p. 345-351, issn: 0104-3552, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Carvalho, Francisca Ana Martins ; ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O. ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; Ximenes, Lorena Barbosa. Significado do trabalho de parto: a perspectiva dos acadêmicos de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 22, p. 767-772, issn: 0103-2100, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. LIMA, DIEGO JORGE MAIA ; Chagas, Ana Carolina Maria Araújo ; Aquino, Priscila de Souza ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra. COMPLETUDE E CONSISTÊNCIA DOS DADOS DE GESTANTES HIV POSITIVO NO PERÍODO DE 2000 A 2009 ATRAVÉS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA NO ESTADO DO CEARÁ. Em: 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2013. Anais do 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, v. 1, p. 925-928, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SOUSA, Deise Maria Nascimento ; MONTE, Alana Santos ; Nicolau, Ana Izabel Oliveira ; Catunda, Hellen Lívia Oliveira ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra. ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO MÉTODO ANTICONCEPCIONAL E HISTÓRIA DE DST EM MULHERES PRESIDIÁRIAS. Em: IX CONGRESSO DA SBDST E V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS, 2013, SALVADOR. Jornal Bras. Dst, v. 25, p. 169-169, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Almeida, Natália Godim de ; Melo, Ana Virginia Fialho de ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Leitão, Nilza Maria de Abreu ; Almeida, Paulo César de. Associação dos Aspectos de Vulnerabilidade para o Câncer Cérvico- uterino e a Qualidade de Vida. Em: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2012, São Paulo. Anais do III ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Ana Fátima Carvalho Fernandes (3.0)
      1. MOREIRA, Camila Brasil ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; CHAMPION, VICTORIA ; DAHINTEN, VIRGINIA SUSAN ; VILA, VANESSA DA SILVA CARVALHO ; HOWARD, AMANDA FUCHSIA ; ORIÁ, Mônica Oliveira Batista ; SCHIRMER, JANINE. Evidências de Validade da Champion?s Health Belief Model Scale para o Brasil. Acta Paulista de Enfermagem. v. 33, p. eAPE20180264, issn: 0103-2100, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Castelo, Ana Rita Pimentel ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Chaves, Anne Fayma Lopes ; BEZERRA, Karine de Castro ; Fernandes, Ana Fátima Carvalho ; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira ; Moreira, Camila Brasil. The Impact of Breast Cancer on Female Sexuality: An Integrative Literature Review. Global Journal of Health Science. v. 9, p. 180-188, issn: 1916-9744, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Moreira, Camila Brasil ; Bezerra, Karine de Castro ; Mendes, Igor Cordeiro ; Bernardo, Elizian Braga Rodrigues ; Catunda, Hellen Lívia Oliveira ; Rocha, Ana carolina de Oliveira ; Santos, Míria Conceição Lavinas ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; Fernandes, Ana Fátima Carvalho. Mammography Prevalence and Compliance of Brazilian Women. Em: VII CONGRESSO FRANCO- BRASILEIRO DE ONCOLOGIA, 2012, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO VII CONGRESSO FRANCO- BRASILEIRO DE ONCOLOGIA, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Raimunda Magalhães da Silva (3.0)
      1. JORGE, HERLA MARIA FURTADO ; BEZERRA, JULIANA DA FONSECA ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; BRASIL, CHRISTINA CESAR PRAÇA ; ARAUJO, MARIA ALIX LEITE DE ; Silva, Raimunda Magalhães da. The ways in which blind mothers cope with taking care of their children under 12 years old. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso). v. 23, p. 1013-1021, issn: 0104-0707, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O.; Alves, Maria Dalva Santos ; Silva, Raimunda Magalhães da. Repercussões da Gravidez na Sexualidade Feminina.. Revista Enfermagem (UERJ). v. 12, n. 2, p. 160-165, issn: 0104-3552, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Silva, Francisca Airlene Dantas e ; Silva, Raimunda Magalhães da ; ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O.. Conhecimento de mulheres sobre o câncer de colo uterino. Em: Benedita Pessoa Forte; Maria Dalva Santos Alves; Mônica Oliveira Batista Oriá. (Org.). Cadernos Didáticos - ano 1 - Graduação em Enfermagem metodologia da pesquisa II. 1ed.Fortaleza Ce. : Pós-graduação/DENF/FFOE/UFC/FCPC. 2000.v. 1, p. 11-14.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Edward Araujo Júnior (2.0)
      1. ROCHA, Rebeca Silveira ; ALVES, JÚLIO AUGUSTO GURGEL ; MAIA E HOLANDA MOURA, SAMMYA BEZERRA ; ARAUJO JÚNIOR, EDWARD ; PEIXOTO, ALBERTO BORGES ; SANTANA, EDUARDO FÉLIX MARTINS ; MARTINS, WELLINGTON P. ; VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira ; DA SILVA COSTA, FABRICIO ; Oriá, Mônica Oliveira Batista. Simple approach based on maternal characteristics and mean arterial pressure for the prediction of preeclampsia in the first trimester of pregnancy. Journal of Perinatal Medicine. v. 45, p. 843-849, issn: 1619-3997, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ROCHA, Rebeca Silveira ; GURGEL ALVES, JÚLIO AUGUSTO ; BEZERRA MAIA E HOLANDA MOURA, SAMMYA ; ARAUJO JÚNIOR, EDWARD ; MARTINS, WELLINGTON P. ; VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira ; DA SILVA COSTA, FABRICIO ; Oriá, Mônica Oliveira Batista. Comparison of three algorithms for prediction preeclampsia in the first trimester of pregnancy. Pregnancy Hypertension-An International Journal of Womens Cardiovascular Health. v. 10, p. 113-117, issn: 2210-7789, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Maria Helena Baena de Moraes Lopes (2.0)
      1. SABOIA, DAYANA M. ; VASCONCELOS, CAMILA T.M. ; ORIÁ, MÔNICA O.B. ; DE C BEZERRA, KARINE ; VASCONCELOS NETO, JOSÉ A. ; DE M LOPES, MARIA H.B.. Continence App: construction and validation of a mobile application for postnatal urinary incontinence prevention. European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology. v. 240, p. 330-335, issn: 0301-2115, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOPES, Lia Gomes ; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira ; NETO, JOSÉ ANANIAS VASCONCELOS ; Oriá, Mônica Oliveira Batista ; SABOIA, Dayana Maia ; GOMES, MARIA LAURA SILVA ; MENEZES, PURDENCIANA RIBEIRO ; MORAES LOPES, MARIA HELENA BAENA. A systematic review of the prevalence, risk factors, and impact of pelvic floor dysfunctions in nurses. NEUROUROLOGY AND URODYNAMICS. v. 38, p. 1492-1503., issn: 0733-2467, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Marli Teresinha Gimeniz Galvão (1.0)
      1. ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O.; MITCHELL, EMMA MCKIM ; VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira ; DE OLIVEIRA, TAMIRES DAYANNE ARAÚJO ; LOPES, Lia Gomes ; DE MENEZES, PURDENCIANA RIBEIRO ; GALVÃO, MARLI TEREZINHA GIMENIZ. Prevalence of lower urinary tract symptoms and social determinants in primary care users in Brazil. INTERNATIONAL UROGYNECOLOGY JOURNAL. v. 29, p. 1825-1832, issn: 0937-3462, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Sonia Silva Marcon (1.0)
      1. MONTESCHIO, LORENNA VICCENTINE COUTINHO ; Marcon, Sonia Silva ; ARRUDA, GUILHERME OLIVEIRA DE ; TESTON, ELEN FERRAZ ; NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; COSTA, JOSANE ROSENILDA DA ; ORIÁ, MÔNICA OLIVEIRA BATISTA ; PEREIRA, ADRIANA LENHO DE FIGUEIREDO. Ganho de peso gestacional excessivo no Sistema Único de Saúde. Acta Paulista de Enfermagem. v. 34, p. eAPE001105, issn: 0103-2100, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Marta Maria Coelho Damasceno (1.0)
      1. ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O.; Moraes, Leila Memória de Paiva ; Vale, Eucléa Gomes ; Damasceno, Marta Coelho ; Araújo, Thelma Leite de. Análise crítica dos resumos de teses de um programa de pós-graduação. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 20, p. 186-190, issn: 0103-2100, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Joselany Áfio Caetano (1.0)
      1. CAMPOS, Francimary de Alencar ; OLIVEIRA, Francisca Jane Gomes de ; FROTA, Natasha Marques ; CAETANO, Joselany Áfio ; ORIÁ, Mônica Oliveira Batista ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. Avaliação do conhecimento dos profissionais do bloco cirúrgico quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos em saúde. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia. v. 2, p. 33-38, issn: 2317-269X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mônica Oliveira Batista Oriá ⇔ Stela Nazareth Meneghel (1.0)
      1. Oriá, Mônica Oliveira Batista. Estudos Metodológicos. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/07/2022 08:03:42