identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Emerson Fernando Rasera

possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), Aprimoramento em Promoção de Saúde na Comunidade pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000, 2004), e pós-doutorado pela University of New Hampshire (EUA) (2011-2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (2008-2009). Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social (2016/2017). É Membro do Corpo Editorial e Revisor de vários periódicos de Psicologia. Membro do Taos Institute (USA). Integrante do GT Cotidiano e Praticas Sociais da ANPEPP. Lider do Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Construcionismo Social (CNPQ). Desenvolve ações de cooperação com a University of New Hampshire (EUA) e NHTV Breda University of Applied Sciences (Holanda). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: construcionismo social, processo grupal, saúde coletiva, sexualidade. Email: emersonrasera@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4150720668977002 (02/07/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Psicologia. Av. Pará, 1720, bloco 2C Umuarama 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil Telefone: (34) 32182235
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2021-Atual. Modos de vida LGBT no Brasil contemporaneo: entrelacamentos entre biografia e cultura
      Descrição: O exercício da sexualidade se dá a partir das condições socio-históricas dos sistemas de significação que produzem e legitimam certas formas de narrar a si e ao outro, possibilitando diferentes modos de vida. Este projeto agrega um conjunto de estudos voltados a explorar diferentes modos de vida das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na sociedade brasileira atual. Trata-se de investigações que enfatizam uma sensibilidade às marcas da cultura na construção das narrativas biográficas. Metodologicamente, elas são influenciadas por perspectivas da construção social da sexualidade e compreendem estudos de revisão da literatura, análise temática de entrevistas, autonarrativas, e análise de produtos culturais. Espera-se que o projeto produza reflexões teórico-práticas que possibilitem novas formas de compreender e trabalhar com essa população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Lara Velasco Gonçalves Lima da Fonseca - Integrante / Lia Maraucci Meloni - Integrante.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    2. 2021-Atual. Construcionismo social, praticas terapeuticas e mudanca social
      Descrição: A saúde mental brasileira, nos diferentes níveis de atenção em saúde, sempre foi marcada por experiências significativas pautadas na cidadania dos usuários dos serviços de saúde e de seus profissionais como parte integrante do processo de cuidado. Buscando fomentar alternativas que sustentem essa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar como práticas inspiradas por um discurso construcionista social no campo da saúde mental podem ser socialmente transformadoras. Especificamente, buscaremos refletir sobre: a) as características gerais da prática terapêutica; b) o papel do profissional psi/terapeuta e usuários; c) a visão do problema e da mudança; d) a concepção e ao lugar dos processos sócio-políticos; e) e o lugar do ativismo de terapeutas e usuários. Metodologicamente, esse é um estudo de reflexão teórica sobre a literatura da área. Analiticamente, não há um conjunto de procedimentos operacionais específicos a priori a serem realizados. A tarefa do analista é observar as metáforas utilizadas, as construções narrativas, as estratégias retóricas, o desenvolvimento dos conceitos, suas ampliações e supressões, presentes no conjunto de textos estudados. De forma geral, esperamos que esse estudo produza: a) uma compreensão sobre as relações entre as práticas em saúde mental e as possibilidades de mudança social a partir de um discurso construcionista social; b) o fomento à criação de intervenções sociais locais a partir do discurso construcionista pautadas por uma sensibilidade teórica densa e reflexiva; e c) uma reflexão sobre alternativas de cuidado no campo da saúde mental de forma a enriquecer as práticas vigentes sintonizadas com a transformação social. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Sheila McNamee - Integrante / Pedro Pablo Sampaio Martins - Integrante / Paula Romite - Integrante / José Vicente Damasceno - Integrante.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    3. 2019-Atual. Construcionismo social, ordens morais e mudanca social: o debate na obra de Kenneth Gergen e do Instituto Taos
      Descrição: O construcionismo social, como discurso teórico-prático em Psicologia, é olhado com suspeita por aqueles pesquisadores e profissionais preocupados com questões de justiça, democracia e transformação social no Brasil. A literatura construcionista busca responder a essa desconfiança de diferentes maneiras, porém, parece não satisfazer seus críticos. Assim, o objetivo geral desse projeto teórico-conceitual é compreender as possibilidades morais e políticas de transformação social promovidas pelo discurso construcionista social. Especificamente, buscaremos: a) Estudo 1: analisar a obra de Kenneth Gergen, identificando os conceitos e as propostas que explicitem tais possibilidades, bem como, os desafios aí presentes; b) Estudo 2: investigar as práticas profissionais e os debates relacionados à mudança social entre os membros do Instituto Taos. Metodologicamente, o corpus da pesquisa será constituído por textos da obra de Gergen relacionados ao tema, bem como de seus comentadores (Estudo 1), e por um conjunto de newsletter, artigos e teses produzidos pela comunidade do Instituto Taos (Estudo 2). A análise do corpus se dará nos moldes da crítica interna postulada pelos autores construcionistas, em uma forma de análise do discurso que enfatiza o uso dos recursos linguísticos e a retórica dos argumentos produzidos. Esperamos que esse projeto produza: a) uma visão mais aprofundada da obra de um importante autor de um campo teórico-metodológico em desenvolvimento no Brasil; b) um entendimento sobre as formas de relacionamento internas a uma comunidade específica de profissionais construcionistas; e c) o fomento à criação de intervenções sociais locais a partir do discurso construcionista pautadas por uma sensibilidade teórica densa e reflexiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Noah Soares - Integrante / Maria Paula Dutra Martins - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    4. 2016-Atual. Do socioracionalismo a uma teoria relacional: o projeto construcionista social na obra de Kenneth Gergen
      Descrição: Kenneth Gergen é um psicólogo americano que tem sido identificado como um dos principais articuladores de um discurso construcionista social. Apesar da sua importância nesse crescente movimento epistemológico e prático em Psicologia, há uma escassez de estudos sobre suas propostas teóricas e o desenvolvimento de seu pensamento. O objetivo geral desse estudo é analisar a construção do projeto construcionista social na obra de Kenneth Gergen. Especificamente, buscaremos: a) identificar quais as principais questões que vão constituir a crítica à ciência psicológica e como se dá a construção de alternativas metodológicas ao fazer científico; b) rastrear as transformações no tratamento de alguns dos principais objetos de reflexão do autor e de que forma dão sustentação ao desenvolvimento do projeto construcionista; e c) analisar os impasses da articulação das afirmações epistemológicas do construcionismo social no campo das práticas profissionais. Metodologicamente, esse estudo será realizado a partir dos próprios orientadores de uma pesquisa influenciada pelo pensamento construcionista. Buscaremos desenvolver a crítica interna tal qual proposta por Gergen, influenciada pela análise do discurso, na qual a tarefa do analista é observar as metáforas utilizadas, as construções narrativas, as estratégias retóricas, o desenvolvimento dos conceitos, suas ampliações e supressões, presentes no conjunto de textos estudados. A seleção de textos contemplará seus principais livros e artigos, bem como, será incorporada literatura complementar com o objetivo de compreender o ponto de vista de seus comentadores e críticos, o contexto social e acadêmico no qual sua obra está inserida, e os diálogos com outros de seus textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Ederglenn Nobre Vieira Junior - Integrante / Ana Flavia Nascimento Manfrim - Integrante / Jessica Bruna Borges Pereira - Integrante.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    5. 2013-Atual. A difusao do construcionismo social no Brasil
      Descrição: O construcionismo social é um movimento intelectual no campo da Psicologia que ganhou relevância a partir da década de 1990, sustentando uma perspectiva social do processo de produção de conhecimento. O objetivo geral desse estudo é analisar a difusão do construcionismo social na comunidade de psicólogos brasileiros. Especificamente, buscaremos: a) compreender como o discurso construcionista social está presente entre pesquisadores da área, bem como entre psicólogos, especialmente, aqueles vinculados às práticas clínicas; b) identificar possíveis diferenças entre as formas de apreensão e difusão do construcionismo entre pesquisadores e clínicos. Serão realizadas análises de dissertações e teses disponíves no banco de teses da CAPES . Além disso, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a 25 psicólogos, divididos em: 14 pesquisadores que façam parte de grupos de pesquisa e/ou tenham publicações que utilizam o discurso construcionista social; 11 psicólogos que atuam fora das universidades e que se auto-identifiquem como construcionistas, especialmente, provenientes de institutos de formação na área clínica. A análise do corpus será realizada por meio da análise do discurso influenciada pelas propostas construcionistas. Esperamos que os resultados dessa pesquisa: estimulem uma reflexão crítica sobre os passos do movimento construcionista no Brasil, facilitando novos direcionamentos que contribuam para sua consolidação e desenvolvimento; bem como, possibilitem compreender os processos de difusão de conhecimento, contribuindo para o entendimento do funcionamento da comunidade científica e da consolidação de práticas profissionais nesse campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Carla Guanaes - Integrante / Sheila McNamee - Integrante / Ederglenn Nobre Vieira Junior - Integrante / Manoela Eulalio Musa - Integrante / Gabriela Silveira de Paula. - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    6. 2013-Atual. Direitos reprodutivos e sexuais na atencao em saude
      Descrição: Apesar do longo debate na academia e das lutas dos movimento sociais sobre os direitos reprodutivos e sexuais, há ainda um grande desafio do seu reconhecimento no cotidiano dos serviços de saúde. Buscando contribuir com esse debate, o objetivo desse projeto é investigar como os direitos reprodutivos e sexuais estão sendo considerados no planejamento e desenvolvimento do cuidado em saúde. Tomaremos dois contextos de saúde distintos: o da atenção à saúde da mulher, especificamente, associado à gravidez e parto, e a atenção em saúde mental. Metodologicamente, realizaremos observações, entrevistas e/ou oficinas com os usuários dos serviços. A análise será realizada conforme as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Ana Luiza Rodrigues Inacio - Integrante / Nyessa Souza Arantes Nogueira - Integrante / Vítor Corrêa Detomini - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    7. 2012-Atual. Diversidade sexual, saude e formacao profissional
      Descrição: O debate sobre o reconhecimento dos direitos da população LGBT tem implicado ações do movimento social organizado, produções midiáticas, criação de políticas públicas , e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. O objetivo desse projeto é analisar como os profissionais de saúde têm se posicionado/sido posicionados neste debate. A partir de uma perspectiva construcionista social da sexualidade e do fazer científico, buscaremos compreender como tem se dado a formação dos profissionais de saúde para o atendimento a essa população, bem como, a forma que pacientes LGBT avaliam o serviço prestado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Guilherme Bessa Ferreira Pereira - Integrante / Maria Carolina Buiatti Amaral e Silva - Integrante / Danilo Borges Paulino - Integrante / Luana Camargo Brito - Integrante / Fernanda Carneiro de Bastos Souto - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    8. 2011-2020. Da clinica e das organizacoes a comunidade: o construcionismo social nas praticas comunitarias
      Descrição: O construcionismo social é um discurso contemporâneo sobre a prática psicológica, ou seja, um campo de descrições e justificativas que produzem determinados dizeres e fazeres psicológicos e sustentam uma visão de sujeito e sociedade. Esse discurso sobre a prática psicológica foi produzido e teve seu uso fomentado a partir de experiências em diversas áreas de inserção da Psicologia. No campo dos trabalhos comunitários, foram desenvolvidas iniciativas variadas pautadas por intervenções de solução de problemas sociais, envolvendo conflitos intergrupais, bem como, modos de organização, planejamento e desenvolvimento comunitário a partir de um vocabulário construcionista social. Considerando a diversidade da literatura e a necessidade de sistematização da reflexão teórico-metodológica, o objetivo deste estudo é analisar a constituição de um conjunto de práticas comunitárias que configuram e dão sustentação a um discurso construcionista social da área. Metodologicamente, esse é um estudo de reflexão teórica sobre a literatura, especialmente sobre as várias versões de construcionismo social e o trabalho comunitário. Assim, predominantemente, o método consistirá de revisão ampla e crítica da literatura e análise documental, especialmente, sobre publicações técnicas do trabalho comunitário desenvolvido pelo Projeto de Conversações Públicas e do Imagine Chicago. A análise será realizada conforme as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social. Espera-se que esse estudo possa contribuir para uma reflexão crítica sobre a construção e o uso do discurso do construcionismo social nos programas de atendimento comunitário, potencializando sua utilidade em outros contextos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Sheila McNamee - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    9. 2010-2015. Contribuicoes construcionistas sociais ao processo de Imagineering
      Descrição: O Imagineering (Engenharia da Imaginação) tem se constituído como uma abordagem prática de co-criação de processos de mudança no campo das organizações por meio da construção de artefatos semióticos, sensível às transformações tecnológicas ocorridas na sociedade, nos últimos anos. Visando enriquecer as bases teórico-metodológicas de tal abordagem, o objetivo deste projeto é analisar as contribuições do construcionismo social para a constituição do Imagineering. Assim, baseados em um estudo teórico, pautado na análise crítica e na reflexão criativa sobre a literatura da área, buscaremos: a) contextualizar o desenvolvimento histórico da Engenharia da Imaginação, em seus diferentes contextos; b) analisar os fundamentos dos vários processos interventivos constituintes da abordagem; c) mapear os desenvolvimentos construcionistas no campo das organizações; e d) apontar as possíveis contribuições epistemológicas e metodológicas do construcionismo social ao Imagineering. Dessa forma, esperamos oferecer condições de consolidação do Imagineeering e contribuir para sua difusão nos meios acadêmicos e da prática profissional... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Integrante / Celiane Camargo-Borges - Coordenador / Diane Nijs - Integrante. Financiador(es): NHTV Breda University of Applied Sciences - Auxílio financeiro / NHTV Breda University of Applied Sciences - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    10. 2010-2013. Sentidos de etica nas praticas grupais: conversas profissionais e documentos oficiais
      Descrição: No contexto brasileiro, ainda persiste uma escassez de trabalhos sobre as questões éticas específicas à prática grupal em Psicologia. Em pesquisas anteriores, observamos várias tensões no discurso sobre a ética em entrevistas feitas com psicólogos que realizam práticas grupais: a) a ética profissional versus a ética pessoal, b) a ausência de treinamento versus os desafios éticos do trabalho grupal, c) a ética do cotidiano versus a ética formal. Este estudo buscará contribuir com a reflexão ética no contexto das práticas grupais em Psicologia, tendo como objetivo geral descrever os sentidos de ética que organizam as conversas profissionais de psicólogos que realizam práticas grupais, bem como dos documentos das associações profissionais de grupo. Os participantes da pesquisa serão 15 psicólogos que atuam em diferentes contextos profissionais. A constituição do corpus será realizada por meio da transcrição de encontros grupais de reflexão sobre temas éticos com psicólogos que realizam práticas grupais, bem como, pela seleção de documentos das principais organizações internacionais que congregam profissionais que trabalham com práticas grupais. A análise dos dados será feita segundo as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Flavia Miranda Oliveira - Integrante / Mario José Bertini Silva de Jesus - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / CNPQ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    11. 2007-2020. Tendencias construcionistas na pratica psicologica
      Descrição: O construcionismo social tem dado sustentação epistemológica a um conjunto variado de teorias e práticas psicológicas. Diferentes autores ofereceram distinções, categorias e classificações no interior das propostas construcionistas na tentativa de dar maior clareza e promover reflexões neste campo tão complexo e em contínuo crescimento. Dando continuidade a este esforço, este trabalho tem por objetivo caracterizar as diferentes tendências construcionistas na prática psicológica. Por meio de uma revisão da literatura, buscaremos: a) identificar as principais propostas deste campo; b) descrever seus conceitos fundamentais e as implicações práticas decorrentes; e c) analisar de que formas os discursos construcionistas sociais têm sido articulados na construção destas propostas. Esperamos contribuir para uma descrição do panorama atual das teorias e práticas construcionistas em Psicologia, fomentando sua discussão e amadurecimento nos meios acadêmicos brasileiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Rafael Santos Carrijo - Integrante / Carla Pellicer dos Santos - Integrante / Marina Borges e Silva - Integrante / Matheus Sbroggio Politano - Integrante / Renata Yumi Okubo - Integrante / Ludoana P. C. de Paiva Penha - Integrante / Pedro Pablo Sampaio Martins - Integrante / Nayara de Souza Franco - Integrante / Berenice Araujo Dantas de Biagi - Integrante / André de Biagi Borges - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Bolsa / Universidade Federal de Uberlândia/PIBEG - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 35
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    12. 2007-2009. A comunidade GLBT de Uberlandia: uma perspectiva a partir da Parada do Orgulho Gay de 2007
      Descrição: A proposta deste projeto é traçar um perfil da comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) de Uberlândia, em seus aspectos sociais, econômicos, identitários e culturais, com vistas à elaboração de uma cartilha para distribuição gratuita nos espaços educativos, de promoção de saúde e integração social. Visando atender aos objetivos, serão aplicados questionários para investigar as opiniões dos entrevistados sobre as reivindicações do movimento GLBT, as formas de engajamento e participação política em outras manifestações coletivas, suas vivências de preconceito e discriminação na vida cotidiana. A coleta de dados se dará durante a concentração da Parada do Orgulho GLBT de Uberlândia/2007. Os dados obtidos serão tabulados e analisados quanti-qualitativamente para produção da referida cartilha informativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Integrante / Maristela de Souza Pereira - Coordenador / Adir Aparecida Juliano - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia/PROEX - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    13. 2006-2014. Sentidos do processo saude-doenca no desenvolvimento humano
      Descrição: O objetivo deste projeto é compreender os sentidos sobre o processo saúde-doença em diferentes momentos do desenvolvimento humano. Estudos sobre a vivência da diabetes na adolescência e na vida adulta, do uso de drogas e da maternidade em jovens, e da presbiacusia em idosos permitirão analisar como os discursos sobre as etapas do desenvolvimento humano participam nas descrições e explicações sobre as formas de viver determinados fenômenos do processo saúde-doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Renata Leite Cândido de Aguiar - Integrante / Rafael Santos Carrijo - Integrante / Teresa Cristina Martins Silva - Integrante / Luciana Muniz Ribeiro - Integrante / Junia Rodrigues Araujo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    14. 2006-2009. Os sentidos sobre a etica no discurso de psicologos que realizam praticas grupais
      Descrição: Nos últimos anos os psicólogos brasileiros estiveram envolvidos na reformulação de seu Código de Ética visando uma atualização que contemple os desafios enfrentados pela profissão. No campo das práticas grupais, apesar da expansão da utilização de dispositivos grupais em diversos contextos da atuação profissional, ainda persiste uma escassez de trabalhos sobre as questões éticas específicas à prática grupal no contexto brasileiro. Este estudo tem por objetivo descrever os sentidos sobre a ética no discurso de psicólogos que realizam práticas grupais em Uberlândia, Minas Gerais. Os participantes da pesquisa serão 20 psicólogos que atuam em diferentes contextos profissionais. A coleta dos dados será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais participantes. A análise dos dados será feita segundo as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Cássius Borges Mendonça - Integrante / Emilia Cristina Andrade Albino - Integrante / Rafael Santos Carrijo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    15. 2005-2010. A atuacao do psicologo nos servicos publicos de saude de Uberlandia/MG
      Descrição: Alguns estudos têm buscado caracterizar a inserção do psicólogo no contexto da saúde pública no Brasil, na tentativa de oferecer subsídios para uma atuação profissional sensível ao contexto e comprometida socialmente. Dando continuidade a tal empreendimento de pesquisa, este estudo tem por objetivo refletir sobre o trabalho realizado pelos psicólogos na rede de Saúde Mental do Município de Uberlândia, Minas Gerais. Os participantes da pesquisa serão 18 psicólogos de diferentes unidades de atendimento da rede de saúde pública da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A coleta dos dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais participantes. A análise dos dados será feita segundo as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Ana Carolina Abdala Goya - Integrante / Gabriela Martins Silva - Integrante / Rita Martins Godoy Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    16. 2005-2007. A construcao social da mudanca em grupos de apoio para pessoas portadoras do HIV
      Descrição: Uma série de estudos apontam para a eficácia das intervenções grupais no cuidado da população portadora do HIV. Contudo, ainda é necessário compreender melhor o processo através do qual tal eficácia é produzida, ou seja, como são produzidos determinados resultados através da ação grupal. Assim, baseado em uma perspectiva construcionista social da produção do conhecimento e da terapia, este trabalho tem como objetivo compreender o processo conversacional de construção da mudança em grupos de apoio para pessoas portadoras do HIV visando contribuir para a melhoria das formas de atendimento psicológico a esta população. Os dados a serem analisados fazem parte de um banco de dados composto por questionários de avaliação da participação no grupo, sessões grupais audio-gravadas, e entrevistas audio-gravadas com participantes do grupo, além de anotações de diário de campo realizadas pelo pesquisador-terapeuta. A análise desse material será realizada através de propostas de análise de discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador / Viviane Silva Pires - Integrante / Livia Andrade Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    17. 2000-2004. Grupo como construcao social: aproximacoes entre o construcionismo social e a terapia de grupo
      Descrição: O construcionismo social representa na Psicologia um movimento de crítica à visão do conhecimento como representação, à dualidade sujeito-objeto e à retórica da verdade na ciência. A partir de uma revisão da literatura construcionista e da utilização de tais idéias no campo da psicoterapia, proponho algumas redescrições teórico-práticas sobre a terapia de grupo. Considerando tais descrições, o objetivo desta pesquisa é compreender como determinadas formas de conversar contribuem para a construção de um grupo de apoio fechado, de curta duração, para pessoas portadoras do HIV em uma ONG/Aids de Ribeirão Preto. Para isto foram gravadas e transcritas as conversas iniciais, finais e de seguimento, bem como as 10 sessões de um grupo de apoio fechado para portadores do HIV, composto por 04 participantes. A análise foi realizada através da leitura extensiva das transcrições de todas as conversas do grupo, da realização de delimitações temático-seqüenciais das conversas grupais e do rastreamento dos processos conversacionais de construção do grupo e dos participantes. Esta análise permitiu compreender: a) a preparação como uma prática de co-responsabilização e a composição como uma construção partilhada, limitada pelas expectativas sociais sobre a função do terapeuta; b) a construção do problema e da solução como parte de um único processo conversacional, pautado por conversas que buscam fixar determinados sentidos ao mesmo tempo que expandem outros; e c) o término como parte do processo terapêutico de fortalecimento de narrativas de mudança. Estas compreensões permitem desnaturalizar algumas formas tradicionais de entender a terapia de grupo, apontando possibilidades alternativas de descrevê-Ia, bem como situá-la como uma prática discursiva marcada pela sua inserção político cultural em nossa sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Fernando Rasera - Coordenador.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Padrinho da 67a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlãndia.. 2014.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    2. Professor Homenageado da 63a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2012.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    3. Professor Homenageado da 60a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2011.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    4. Taos Associate Grant, Taos Institute (EUA).. 2011.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    5. Padrinho da 58a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2010.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    6. Professor Homenageado da 56a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2009.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    7. Padrinho da 57a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2009.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    8. Troféu Arco Íris - Personalidade Acadêmica, SHAMA/ Movimento social LGBT de Uberlândia.. 2009.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    9. Prêmio de Incentivo à Prevenção e Tratamento do HIV/Aids (coletivo), Sociedade Brasileira de Infectologia.. 2009.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    10. Padrinho da 54a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2008.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    11. Padrinho da 55a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2008.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    12. Professor homenageado da 52a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2007.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    13. Padrinho da 53a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia... 2007.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    14. Padrinho da 51a Turma de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.. 2006.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.
    15. Prêmio "Dr. Theodoro Pluciennik" (coletivo), NEPAIDS - USP.. 2001.
      Membro: Emerson Fernando Rasera.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (116)
    1. Just Therapy - a terapia e a justiça social.Encontros com a Just Therapy. 2022. (Oficina).
    2. 5th International Congress of Collaborative-Dialogic Practices ?New Times, New Horizons?. Em tempos de incerteza e cenários imprevíseis, novas preguntas e açöes inovadoras. 2021. (Congresso).
    3. O imperativo relacional: recursos para um mundo no limite. 2021. (Outra).
    4. Resgatar o passado, refletir sobre o presente: democracia e resistência. 2021. (Outra).
    5. XXII Encontro Regional da ABRAPSO Minas Gerais.Desafios e perspectivas atuais nos debates sobre minorias sexuais e de gênero. 2021. (Encontro).
    6. 18º Simpósio Online de Pesquisa e Intercâmbio Científico da.GT Cotidiano e práticas sociais. 2020. (Simpósio).
    7. 3º Colóquio do Labor - Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.Contribuições teóricas do construcionismo social para a orientação profissional e de carreira. 2020. (Outra).
    8. Terapia de casal: princípios, temas importantes e recursos para a a ação. 2020. (Outra).
    9. Re-imaginando a terapia narrativa. 2019. (Outra).
    10. X Jornada Paulista de Terapia Familiar.Terapia Familiar e os Desafios da Sociedade Atual. 2019. (Outra).
    11. XX ENABRAPSO.Construcionismo social, ordens morais e mudança social: o debate na obra de Kenneth Gergen. 2019. (Encontro).
    12. Construcionando VI - Práticas dialógicas em situações desafiadoras.Reflexões teóricas. 2018. (Encontro).
    13. I Encontro de Pós-Graduação em Psicologia de Minas Gerais.Integração de saberes e inserção social. 2018. (Encontro).
    14. IV Encontro Nacional da Rede Pós-construcionista. 2018. (Encontro).
    15. The Taos Institute Silver Jubilee. Social construction: The unfolding drama. 2018. (Congresso).
    16. XVII Simpósio Científico da ANPEPP.A pesquisa com ?especialistas por experiência? na literatura psi: desafios da democratização na produção de conhecimento. 2018. (Simpósio).
    17. 69 Reunião Anual da SBPC. Caminhos para a promoção da interdisciplinaridade na Psicologia Social: por práticas decoloniais na pesquisa. 2017. (Congresso).
    18. II Simposio Internacional en Salud Mental.Colaboración y Diálogo en contextos grupales y comunitarios. 2017. (Simpósio).
    19. IX Congresso Brasileiro e VI Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativaa C. Estratégias de Pesquisa Qualitativa na Comunidade: panorama e possibilidades. 2017. (Congresso).
    20. Terapia Narrativa: perguntas terapêuticas e entrevista relacional. 2017. (Outra).
    21. XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Fórum de Políticas Científicas. 2017. (Congresso).
    22. I Simpósio da Rede de pesquisas em Narrativas, Gênero e Políticatica.Síntese do Segundo Dia. 2016. (Simpósio).
    23. IX Encontro Regional Rio de Janeiro da ABRAPSO.Psicologia, Direitos Humanos e Movimentos Sociais. 2016. (Encontro).
    24. XVI Simposio de Pesquisa e Intercambio Cientifico em Psicologia/ANPEPP.... 2016. (Simpósio).
    25. XX Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Democracia,Política e PsicologiaSocial: Rupturas e Consolidações. 2016. (Encontro).
    26. II Congreso Latinoamericano de Práticas Colaborativas y Dialógicass. The diffusion of social constructionism in Brazilian universities. 2015. (Congresso).
    27. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Jogando com travestis. 2015. (Seminário).
    28. IX Congresso de Iniciação Científica - UNIFACEF. 2015. (Congresso).
    29. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Construcionismo social como postura filosófica: implicações para a produção de conhecimentos teóricos e práticos em psicologia social. 2015. (Encontro).
    30. Semana da Psicologia - UFU.Notas sobre o corpo travesti. 2014. (Encontro).
    31. Seminário Travestilidade e Transexualidade no SUS: avanços e desafios. 2014. (Seminário).
    32. V Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Construindo conhecimentos com a comunidade travesti. 2014. (Congresso).
    33. VIII Congresso de Iniciação Científica - UNIFACEF. 2014. (Congresso).
    34. XV Simposio de Pesquisa e Intercambio Cientifico em Psicologia/ANPEPP..Pesquisa como prática social: a participação dos "outros" na produção do conhecimento. 2014. (Simpósio).
    35. I Congresso Latino Americano do Certificado Internacional em Práticas Colaborativas em. Construcionismo social, comunidade e diálogo: o caso do Projeto de Conversações Públicas. 2013. (Congresso).
    36. I Encontro do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa: 20 anos formando pesquisadores em Psicologia.A experiência de formação em pesquisa a partir do Programa de Bacharelado Especial: relato de ex-alunos. 2013. (Encontro).
    37. I Simpósio de Pesquisa em Psicologia da Saúde.Articulando pesquisa e extensão no trabalho com a comunidade travesti. 2013. (Simpósio).
    38. Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Reflexões sobre identidade e política de visibilidade na comunidade travesti: contribuição para a atuação Psi. 2013. (Seminário).
    39. VII Congresso de Iniciação Científica - UNIFACEF. 2013. (Congresso).
    40. VIII Jornada Acadêmica de Psicologia e II Encontro de Egresso da ULBRA.Homofobia tem cura: educação e criminalização. 2013. (Encontro).
    41. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Articulando participação e cuidado em saúde no trabalho junto à comunidade travesti. 2013. (Congresso).
    42. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Práticas comunitárias e construcionismo social: ênfases e desafios. 2013. (Congresso).
    43. 2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Processos Grupais: desafios na intersecção dos indivíduos com os coletivos. 2012. (Congresso).
    44. Construcionando III - Percursos e horizontes.Pesquisa. 2012. (Outra).
    45. II Fórum Internacional sobre Prática Docente Universitária.O ensino como conversação: metodologias de ensino centradas no grupo e de avaliação processual. 2012. (Outra).
    46. II Jornada do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UNB.Intervenções em grupos. 2012. (Outra).
    47. XIV Simposio de Pesquisa e Intercambio Cientifico em Psicologia/ANPEPP.Cotidiano e Praticas Sociais..A construção do direito a morrer: notas sobre ?solitário anônimo?. 2012. (Simpósio).
    48. XVIII Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Gênero, raça/etnia e sexualidade. 2012. (Encontro).
    49. 17 Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Ética. 2010. (Encontro).
    50. Ciclo de Debates: Psicologia social e linguagem: entre a pesquisa e a intervenção clínica.O construcionismo social na prática clínica; Psicologia Discursiva e Análise do Discurso. 2010. (Outra).
    51. Collaborative and Dialogic Practices in Therapy and Social Change: Honoring the Past and Creating the Future.Social construction in Brazil: therapy and social change. 2010. (Encontro).
    52. Construcionando II: Construcionismo social das Américas.Práticas em prática I. 2010. (Encontro).
    53. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. travesti. 2010. (Congresso).
    54. Trans-migranti, Primo Convegno Internazionale su Genere, Migrazione e Vulnerabilità.Percorsi di Empowerment: il rapporto tra Università i movimenti sociali. 2010. (Encontro).
    55. XII Congreso Metropolitano de Psicologia. Cosntruyendo relaciones colaborativas em contextos turbulentos: límites, desafíos y posibilidades. 2010. (Congresso).
    56. XIII Simposio de Pesquisa e Intercambio Cientifico em Psicologia/ANPEPP.Cotidiano e Praticas Sociais (GT 15). 2010. (Simpósio).
    57. XVII Encontro Nacional de Travestis e Transexuais. 2010. (Encontro).
    58. 1a. Reunião Anual dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. 2009. (Oficina).
    59. A investigação construcionista social: repensando a pesquisa. 2009. (Outra).
    60. Conferência O poder do diálogo: práticas transformativas em saúde. 2009. (Outra).
    61. Reunião dos Coordenadores de programas de pós-graduação em Psicologia organizada pela Fundação Coordenação de Aperfeçoamento de Pessoa de Nível Superior - CAPES. 2009. (Outra).
    62. Seminário de História da Psicologia.Construção Social e Linguagem. 2009. (Seminário).
    63. Seminário de História da Psicologia.Apontamentos sobre Psicologia Discursiva e Análise do Discurso. 2009. (Seminário).
    64. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Grupos e equipes em saúde coletiva: tensões e possibilidades. 2009. (Congresso).
    65. 16o Encontro Regional da Abrapso Minas. A atuação do psicólogo no SUS: algumas reflexões sobre os sentidos das práticas psicológicas. 2008. (Congresso).
    66. Construcionando: caminhos do construcionismo social no Brasil.Construcionando: caminhos do construcionismo social no Brasil - aspectos teóricos. 2008. (Outra).
    67. Seminário Horizontes da Pós-graduação em Psicologia no Brasil. 2008. (Seminário).
    68. VIII Congresso da Federação Latino-Americana de Psicoterapia. As práticas grupais realizadas por psicólogos no contexto de saúde pública em Uberlândia-MG: os estranhamentos envolvidos nessa atuação. 2008. (Congresso).
    69. XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Masculinidades ameaçadas: saúde, gênero, sexualidade e aids. 2008. (Congresso).
    70. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A formação do psicólogo para a atuação em saúde e as implicações para sua inserção no SUS. 2007. (Congresso).
    71. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Construções de gênero, aids e processo grupal. 2007. (Congresso).
    72. 16th International Congress of Group Psychotherapy. Group as a discursive practice. 2006. (Congresso).
    73. III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Minorias: qual é a sua? Diálogos interativos sobre exclusão social e subjetividade. 2006. (Encontro).
    74. VII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. Algumas reflexões sobre a postura construcionista nos grupos de ensino. 2006. (Congresso).
    75. I Congresso Brasileiro de Psicoterapia. I Congresso Brasileiro de Psicoterapia. 2005. (Congresso).
    76. I Congresso Latino-Americano de Psicologia. I Congresso Latino-Americano de Psicologia. 2005. (Congresso).
    77. II Simpósio sobre Transtornos Alimentares: construindo um modelo assistencial.II Simpósio sobre Transtornos Alimentares: construindo um modelo assistencial. 2005. (Simpósio).
    78. XI Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro. XI Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro. 2005. (Congresso).
    79. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Terapia como construção social: da técnica à postura filosófica. 2004. (Congresso).
    80. III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Construcionismo social e self: as contribuições de K. J. Gergen e R. Harré. 2003. (Congresso).
    81. III Jornada Multidisciplinar em Aids do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2003. (Outra).
    82. VII Encontro Científico do Centro de Investigação sobre Desenvolvimento e Educação Infantil da FFCLRP/USP. 2002. (Encontro).
    83. II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Diversidades e tendências do construcionismo social no campo da psicoterapia. 2001. (Congresso).
    84. II Jornada Multidisciplinar em Aids. 2001. (Outra).
    85. VI Encontro Científico do Centro de Investigação sobre Desenvolvimento e Educação Infantil da FFCLRP/USP. 2001. (Encontro).
    86. III Conference for Socio Cultural Research. 2000. (Congresso).
    87. III Educaids. 1999. (Congresso).
    88. XII Congresso Latino-Americano de Doenças Sexualmente Transmissíveis e da VI Conferência Pan-Americana de Aids. Grupoterapia para pessoas portadoras do HIV: o papel da homogeneidade. 1999. (Congresso).
    89. XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicoterapia de grupo para adultos portadores do HIV: uma revisão da literatura. 1999. (Congresso).
    90. II Jornada de Psicoterapia Analítica de Grupo da ABPAG/SPAGESP/CEPAG-RP. 1998. (Outra).
    91. Workshop DST/AIDS: tratamento e prevenção/ Pré-congresso XXVIII Reunião Anual de Psicologia. 1998. (Oficina).
    92. XXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. O currículo oculto em Psicologia: o processo vivido pelos alunos. 1998. (Congresso).
    93. I Fórum de Prevenção de AIDS: Redução de Danos. 1997. (Simpósio).
    94. II Fórum de Aprimoramento Profissionalizante do HCFMRPUSP. 1997. (Encontro).
    95. Jornada Pré Congresso Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo. 1997. (Outra).
    96. V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e V Congresso Paulista de Saúde Pública. Promoção de saúde no trabalho: um relato de experiência. 1997. (Congresso).
    97. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. Grupos de ajuda-mútua: uma alternativa de atendimento a pessoas portadoras do HIV. 1997. (Congresso).
    98. XXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. 1997. (Congresso).
    99. A implementação do SUS - a norma operacional básica 01/96 e o município. 1996. (Seminário).
    100. I Fórum do Aprimoramento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1996. (Encontro).
    101. II Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos.Representações de gênero em homens descendentes de imigrantes japoneses e portugueses. 1996. (Encontro).
    102. I Jornada de Atualização em Aids da Fac. De Medicina de Ribeirão Preto. 1996. (Outra).
    103. IV Ciclo de Estudos em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1996. (Seminário).
    104. VI Semana do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto. 1996. (Outra).
    105. XXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. 1996. (Congresso).
    106. 25ª Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Diagnóstico organizacional: uma análise de conteúdo de um inventário através do cálculo de entropia. 1995. (Congresso).
    107. 3º Ciclo de Estudos em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1995. (Seminário).
    108. I Congresso Médico - Acadêmico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1995. (Congresso).
    109. I Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos. 1995. (Encontro).
    110. 24ª Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Identidade masculina e subjetividade: universitários de Ribeirão Preto. 1994. (Congresso).
    111. 16º Encontro de Psicologia da UNESP/ Assis. 1993. (Encontro).
    112. 23ª Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Adolescência e violência sexual: o estuprador. 1993. (Congresso).
    113. I Ciclo de Estudos em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1993. (Seminário).
    114. 13º Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia. 1992. (Encontro).
    115. 22ª Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. 1992. (Congresso).
    116. 21ª Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. 1991. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (34)
    1. RASERA, E. F.. Construcionando VI - Práticas dialógicas em situações desafiadoras. 2018. (Outro).. . 0.
    2. RASERA, E. F.; PEREIRA, M. S. ; Galindo, D. ; TORRES, M. A. ; MESQUITA, M. R. ; AMARAL, M. S ; LEMOS, F. C. S.. XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2017. Congresso
    3. RASERA, E. F.. Construcionando V. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. RASERA, E. F.. Práticas transformadoras em contextos escolares. 2015. (Outro).. . 0.
    5. RASERA, E. F.. A questão da transexualidade na UFU. 2015. (Outro).. . 0.
    6. RASERA, E. F.. I Mostra Cultural da Diversidade Sexual da UFU. 2015. (Festival).. . 0.
    7. RASERA, E. F.. Perspectivas de atuação e cuidado à população em situação de rua. 2014. (Outro).. . 0.
    8. RASERA, E. F.. A UFU no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. 2014. (Outro).. . 0.
    9. RASERA, E. F.. Práticas em Educação Popular: experiências no campo, na periferia e do movimento negro. 2013. (Outro).. . 0.
    10. RASERA, E. F.. O projeto de 'cura gay': homofobia, direitos humanos e Psicologia. 2013. (Outro).. . 0.
    11. RASERA, E. F.. Aspectos psicossociais do adoecimento do trabalhador. 2013. (Outro).. . 0.
    12. RASERA, E. F.. Feminismos: teorias, conquistas e dissidências. 2013. (Outro).. . 0.
    13. RASERA, E. F.. A Reforma Psiquiátrica Brasileira: progresso e retrocesso no campo das práticas. 2013. (Outro).. . 0.
    14. RASERA, E. F.. Psicologia e arte: relações possiveis. 2013. (Outro).. . 0.
    15. RASERA, E. F.. Revendo o sexo e o gênero. 2013. (Outro).. . 0.
    16. CIRINO, S. ; LOURENCO, E. ; STENGEL, M. ; RASERA, E. F. ; MARCOS, C.. XIV Simpósio ANPEPP / Comissão de Publicações. 2012. Outro
    17. RASERA, E. F.. Colaborador na organização da visita do Prof. John Shotter ao PGPSI/FFCLRP-USP. 2012. (Outro).. . 0.
    18. RASERA, E. F.. II Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde. 2010. (Congresso).. . 0.
    19. RASERA, E. F.. Debates em Psicologia Social e Saúde. 2010. (Outro).. . 0.
    20. STRALEN, C. ; RASERA, E. F. ; FERREIRA NETO, J. L. ; BARBOSA, A. J. ; BANDEIRA, M. B.. I Encontro dos Programas de Pós-graduação em Psicologia de Minas Gerais. 2009. Congresso
    21. RASERA, E. F.; SILVEIRA, R. W. M. ; PEREIRA, M. S.. I Simpósio de Psicologia Política. 2009. Outro
    22. RASERA, E. F.; GANDINI, R. C.. A construção do processo saúde-doença-cuidado. 2008. Outro
    23. RASERA, E. F.; PEREIRA, M. S. ; PRADO, M. A. M. ; COSTA, F. A.. 16o Encontro Regional da ABRAPSO Minas. 2008. Congresso
    24. RASERA, E. F.. I Seminário Internacional do PGPSI - A pesquisa como construção social. 2007. (Congresso).. . 0.
    25. MISHIMA, S. ; CAMARGO-BORGES, C. ; RASERA, E. F. ; GUANAES, C. ; JAPUR, M.. Seminário Internacional: Repensando Práticas de Saúde - a contribuição do Construcionismo Social. 2006. Congresso
    26. RASERA, E. F.; SILVA, L. C. A.. 1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids. 2004. Outro
    27. RASERA, E. F.; SILVA, L. C. A.. Cartazes Temáticos de Prevenção à Aids. 2004. Exposição
    28. RASERA, E. F.; SILVA, L. C. A.. Show Celebrando a Vida. 2004. Festival
    29. RASERA, E. F.. III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. 2000. (Outro).. . 0.
    30. RASERA, E. F.. 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2000. (Congresso).. . 0.
    31. SILVA, A. P. S. ; GUANAES, C. ; RASERA, E. F. ; OLIVEIRA, K. N. L. C.. Seminários de Psicologia e Direitos Humanos. 1999. Outro
    32. RASERA, E. F.. Workshop DST/AIDS: tratamento e prevenção. 1998. (Congresso).. . 0.
    33. RASERA, E. F.. I Fórum do Aprimoramento. 1996. (Outro).. . 0.
    34. RASERA, E. F.. Fórum de Debates sobre Estágios da Psicologia- FFCLRP/USP. 1995. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Emerson Fernando Rasera ⇔ Manoel Antônio dos Santos (1.0)
      1. RASERA, E. F. ; OLIVEIRA, K. N. L. C. ; CASTRO, F. A. ; SANTOS, M. A.. A relação terapêutica em instituição de atendimento público em saúde mental: um estudo de caso. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas-SP. Resumos de Comunicação Científica - XXIX Reunião Anual de Psicologia da SBP. Ribeirão Preto-SP: SBP/Legis Summa, p. 89-89, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/07/2022 08:03:47