identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Marcia de Oliveira Nobre

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1984), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica de Pequenos Animais (ClinPet) e coordenadora da área de intervenções mediadas por animais (Pet terapia) no Programa de Residência Multiprofissional (UFPel) e orientadora no Programa de Pós-graduação em Veterinária e no Programa de Pós-graduação em Parasitologia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em clínica médica de pequenos animais, desenvolvimento de produtos terapêuticos e intervenções mediadas por animais (atividade, educação e terapia). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3741542973280238 (02/06/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Veterinária. Departamento de Clínicas Veterinária Campus Universitário 96010900 - Capão do Leão, RS - Brasil Telefone: (53) 32757504
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Medicina Veterinária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (50)
    1. 2019-Atual. Pesquisa e Desenvolvimento de um Novo Antiparasitario para administracao oral em caes e gatos- Fase I (Estudos in vivo e ex vivo)
      Descrição: O antiparasitário utilizadoque possui uma importante e ampla ação frente a agentes microbianos e a helmintos, com interrupção de importantes vias metabólicas necessárias para sua sobrevivência e proliferação. Agentes parasitários como Toxocara sp. e Ancylostoma sp., são preocupantes dentro do âmbito clínico e epidemiológico da veterinária por seu largo potencial infeccioso, por serem zoonóticos e de difícil controle por isso é importante que sejam pesquisados anti-helmínticos seguros e com baixa capacidade de desenvolvimento de resistência. Assim o objetivo deste trabalho será avaliar a toxicidade e eficácia do antiparasitário isolado e associado a outros antiparasitários, ivermectina, pirantel e febantel. O desenvolvimento do estudo se dará em três fases, neste projeto está sendo proposto a fase I, onde serão realizados testes in vitro de eficácia do produto isolado em concentrações variadas e em associações com ivermectina, piranetel e febantel, também serão realizados testes in vitro e ex vivo para avaliação da toxicidade. Desta forma pretende-se obter doses e concentrações terapêuticas isolada ou combinada com outros antiparasitários para então o desenvolvimento do próximo projeto (Fase II) que será realizado em modelo murino. A molécula estudada tem alta capacidade antiparasitária utlizada em diversos países para controle dos parasitos das mais diversas ordens em cães e gatos, sendo que a utilização do mesmo, em animais, ainda inédita no país, é de extrema importância para o desenvolvimento de novas formulações antiparasitárias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Bruno Cabral Chagas - Integrante / Rubens Pereira - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    2. 2018-2019. Intervencoes Assistidas por Animais em Criancas e Jovens com Alteracao Comportamental e/ou Deficit Intelectual
      Descrição: As Intervenções Assistidas por Animais caracterizam-se por utilizar os cães como mediadores de um processo terapêutico de diversas doenças humanas. Estudos relatam os benefícios, que esse tipo prática pode proporcionar aos seres humanos, dentre eles, a diminuição da ansiedade, melhora no estabelecimento de vínculos afetivos, sensação de bem-estar, entre outros. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar a ação das intervenções assistidas por animais, com cães co- terapeutas, realizadas em crianças e jovens com alteração de comportamento e/ou déficit intelectual e também avaliar o bem-estar dos co-terapeutas. Há um controle rígido de saúde e higiene dos cães para eles participarem das IAAs, também são capacitados e treinados, rotineiramente, para a realização das atividades propostas nas instituições. As visitas ocorrerão, semanalmente, em instituições parceiras do projeto. Será avaliado o bem-estar dos cães através do comportamento e parâmetros fisiológicos e também será avaliado o bem-estar dos alunos/jovens através de aplicação de um questionário aos pais/tutores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Camila Moura de Lima - Integrante / Carolina Fonseca Sapin - Integrante / Emanuelle Prado Silva - Integrante / Dione Moreira Nunes - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    3. 2018-2019. Avaliacao da Acao de Lenco Bucal na reducao da Placa Bacteriana e Halitose em caes
      Descrição: A doença periodontal é a mais difundida doença oral em cães, tendo na placa dentária um importante fator etiológico no desenvolvimento da doença. O estágio inicial da doença pode ser gerenciado com identificação precoce e intervenção, que conta com o uso de produtos de higiene bucal. Dessa forma o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito do lenço bucal IBASA® na evolução da doença periodontal. Serão realizados dois testes, o primeiro para observar a redução de placa bacteriana após uso do Lenço Bucal, sendo avaliado após a realização de profilaxia dentaria através da quantificação computadorizada da placa bacteriana. Enquanto o segundo vai investigar o controle de halitose canina com o uso do Lenço Bucal IBASA® através da percepção do tutor e de avaliação clínica realizada por médico veterinário responsável.Ainda, no primeiro estudo, os animais serão avaliados quanto a redução do requerimento de anestésicos gerais e analgésicos devido ao uso de bloqueios locoregionais durante o procedimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Márcio Fernando Weber Brito - Integrante / Edgar Cleiton da Silva - Integrante / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Joseana de lima - Integrante / Rubens Pereira - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    4. 2018-Atual. Relacao do Grau de Contaminacao Parasitaria com Parametros Hematologicos de Caes e Gatos
      Descrição: As parasitoses de pequenos animais representam uma grande parcela dos atendimentos na rotina clinica médico-veterinária, sendo as mesmas responsáveis por inúmeras sintomatologias e quadros clínicos apresentados a partir do orgão afetado por determinado parasito. O diagnóstico usualmente empregado para detecção de parasitoses não permite a quantificação da presença de ovos por grama de fezes bem como sua associação correta com o grau de eosinofilia expresso em hemograma. O objetivo deste trabalho será a análise da relação entre a eosinofilia com a contagem de ovos por grama de fezes de cães e gatos. Serão selecionados 188 cães e gatos e analisados quanto a condição de higidez, coletadas amostras sanguíneas e fezes para análise de hemograma e análise de contagem de ovos por grama de fezes através da Técnica de Mini-Flotac®. Este trabalho incorporará a área de diagnósticos usualmente realizada por médicos veterinários, trazendo luz a relação traçada diariamente por clínicos entre a eosinofilia com a parasitose sobre em qual nível de contaminação o animal começa a apresentar elevação de eosinófilos circulantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Bruno Cabral Chagas - Integrante / EUGÊNIA TAVARES BARWALDT - Integrante / NIZOLI, LEANDRO QUINTANA - Integrante / Alexsander Ferraz - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    5. 2017-2019. Potencial terapeutico de fitoterapicos no tratamento da otite externa
      Descrição: A utilização de medicamentos que tenham em sua formulação extratos vegetais, vem de encontro ao interesse do mercado, na busca de produtos naturais e que demonstrem eficácia nos tratamentos de enfermidades. Na rotina clínica de animais de companhia é alta a casuística de otite externa. A otite externa é caracterizada por ser a inflamação do epitélio do conduto auditivo externo, sendo uma afecção de caráter agudo ou crônico e frequentemente recidivante. Para o tratamento existe uma grande demanda de produtos que sejam mais efetivos e seguros e de fácil administração, estimulando assim o desenvolvimento deste projeto de pesquisa com o intuito de utilizar formulações fitoterápicas e extratos vegetais para o tratamento da otite externa. Para tanto serão adquiridos as plantas de empresas produtoras, com certificação das sementes e serão produzidos os extratos e posteriormente será realizada a análise para identificação dos constituintes químicos. A partir da obtenção dos extratos serão produzidas as fórmulas comerciais como solução otológica de extratos previamente estudados e obtidos os extratos vegetais de plantas que estão sendo iniciadas nos estudos. Na sequência serão avaliadas a atividade bactericida e anti-inflamatória dos produtos, seguido da avaliação do efeito do produto otológico no tratamento da otite externa induzida, em animais experimentais, desenvolvendo o ensaio de tolerância local, o ensaio de toxicidade de longa duração e o estudo clínico na espécie alvo e ainda estudo da repelência frente a moscas e carrapatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Aurelio luciano costa - Integrante / Risciela Salardi Alves de Brito - Integrante / Bruno Cabral Chagas - Integrante / Antonio Andrade Junior - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    6. 2017-2019. Mensuracao da interleucina-10 serica de gatos com esporotricose
      Descrição: Amplamente distribuída pelo mundo, a esporotricose é considerada a micose subcutânea mais frequente na América Latina, e é encontrada acometendo humanos, cães e, principalmente, gatos. Atualmente a doença é considerada endêmica no estado do Rio Janeiro, com uma dimensão praticamente inestimável, e bastante relatada no estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria dos casos zoonótica e decorrente do contato com felinos que também desenvolveram a doença. São escassos os trabalhos na literatura que discutem se há alguma particularidade imunológica que faz com que a doença seja mais intensa nos felinos domésticos que em outras espécies, sendo que nunca foram avaliadas as citocinas envolvidas nesse processo, evidenciando a necessidade de mais estudos acerca do assunto para elucidar a resposta imunológica do felino ao fungo. Dessa forma, torna-se necessário estudar os aspectos imunológicos do gato para elucidar a agressividade da doença nessa espécie, o que interfere diretamente no seu potencial como transmissor inter espécie e com o desenvolvimento de casos zoonóticos dessa morbidade no Brasil. Neste projeto serão estudados gatos (Felis catus) com lesões de pele compatíveis com esporotricose, a qual deverá ser confirmada por análise micológica ou por diagnóstico terapêutico; e gatos saudáveis (sem doenças clínicas aparentes) como grupo controle. A interleucina-10 sérica de todos os gatos será mensurada, bem como serão submetidos ao diagnóstico das retroviroses felinas. Os resultados obtidos serão comparados conforme a presença de esporotricose, a gravidade da doença, a apresentação clínica das lesões e a coinfecção pelos vírus da FIV e/ou da FeLV. Também será avaliado a influência da associação do fármaco imunomodulador associado ao tratamento antifúngico em relação a evolução clínica e os parâmetros hematológicos, bioquímicos e clínicos de gatos naturalmente infectados com esporotricose. Espera-se que o fármaco possa atenuar o tempo necessário de tratamento para obtenção da cura clínica e melhore os parâmetros hematimétricos e leucométricos, assim como não apresente sinais de toxicidade renal e hepática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Renata de Faria Osório - Integrante / Melissa de O Xavier - Integrante / Angelita dos Reis Gomes - Integrante / Laura Michelon - Integrante / Jéssica Paola Salame - Integrante / Risciela Salardi Alves de Brito - Integrante / Martha Bravo Cruz Piñeiro - Integrante / Gustavo Forlani Soares - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    7. 2016-2019. Caracterizacao toxicologica e funcional do extrato aquoso de LCEA206
      Descrição: Há milhares de anos as plantas são observadas como um componente essencial à vida, não só por sua participação na alimentação, mas também na manutenção da saúde humana e animal. Diversos relatos, por várias gerações, tratam da utilização das plantas como fitoterápicos. Contudo, na grande maioria das vezes a abrangência da utilização ultrapassa o conhecimento científico sobre o método correto de uso, sendo baseado apenas nas formas empírica e em formas de administração que podem não causar o efeito desejado ou, muitas vezes, causar malefícios a saúde do usuário. Neste contexto, a vasta extensão territorial brasileira faz com que o país receba destaque por seu potencial medicinal. Sendo que neste espaço, o bioma Pampa aparece de forma única. A planta a qual denominados de LCEA206, é amplamente difundida neste bioma. Com recomendações empíricas diversificadas, esta planta da família Malvaceae, segundo a medicina popular, pode tratar diversas enfermidades. Transpondo para a medicina veterinária, encontramos a otite externa como uma das doenças de maior ocorrência em cães. Diversos fatores podem ocasionar tal afecção, sendo que por diversas vezes o tratamento errôneo, além da negligencia por parte dos médicos veterinários e proprietários, tem elevado os índices de recidivas desta enfermidade ao ponto de ocasionarem complicações irreversíveis aos pacientes. Com base nisso objetivamos caracterizar de forma toxicológica e funcional o extrato aquoso de LCEA206, com a pretensão do desenvolvimento de uma formulação medicamentosa, a qual deve ser capaz de tratar otite externa canina com elevada eficácia. Para que se cumpram as etapas legais previstas pela legislação brasileira, foi traçado um plano estratégico através de ensaios de toxicidade in vitro, ex vivo, além de ensaios clínicos in vivo, os quais devem culminar com o desenvolvimento do tratamento inovador para a otite externa canina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Geferson Fischer - Integrante / Carla S Canielles - Integrante / Silvia Ladeira - Integrante / Anelize de Oliveira Campello Félix - Integrante / Fabiane Borelli Grecco - Integrante / Eduardo Fontoura - Integrante / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / FELIX, SAMUEL RODRIGUES - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    8. 2016-2018. Avaliacao toxicologica do extrato vegetal LCEO302
      Descrição: Resumo: A vasta flora brasileira estimula o interesse científico sobre o potencial de extratos oriundos de plantas culturalmente conhecidas como medicinais. Contudo a ideia difundida de que fitoterápicos são naturais e não causam danos à saúde resulta em uma falta de estudos toxicológicos em plantas medicinais. Essa análise independe dos resultados farmacológicos e é imprescindível para o uso seguro dos extratos vegetais que se conheça as informações toxicológicas de cada fitoterápico. Neste contexto, o extrato vegetal LCEO 302 é descrito pelo nosso grupo de pesquisa como alternativa promissora aos tratamentos farmacológicos tradicionais. Assim, seguindo as recomendações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, propõe-se determinar os possíveis efeitos adversos do extrato vegetal LCEO 302, através de ensaios toxicológicos de curta e longa duração, além de ensaio de sensibilidade ocular. Permitindo assim o desenvolvimento de um produto fitoterápico aplicável na rotina clínica veterinária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Anelize de Oliveira Campello - Integrante / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Rogério Antonio Freitag - Integrante / Flavio Clasen Chaves - Integrante / Renato Vianna - Integrante / Carolina Fonseca Sapin - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    9. 2015-2019. Atividade Assistida por Animais: os efeitos para os humanos e caes terapeutas
      Descrição: Os programas de Terapia Assistida por Animais como de Atividade Assistida por Animais tem sido eficaz para diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, como paralisia cerebral, Síndrome de Down, distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses; comprometimentos emocionais, deficiências visual e/ou auditiva, distúrbio de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e de linguagem, de hiperatividade, além de problemas como insônia e estresse. Os benefícios nos pacientes submetidos a estes programas podem ser físicos, sociais e psicológicos, tais como: inibição da dor, estímulo à memória, de comunicação, segurança, confiança, socialização, motivação, aprendizagem, diminuição da solidão e a ansiedade, recuperação da autoestima, desenvolvimento de sentimentos de compaixão, estimulo a prática de exercícios, entre outros. A presente pesquisa busca identificar os efeitos para os seres humanos e cães submetidos à Atividade Assistida por Animais em cinco diferentes tipos de populações, ou seja, crianças com comprometimento neurológico, adultos com comprometimento neurológico, adultos com transtornos mentais internados em instituição psiquiátrica, adultos portadores de sofrimento mental moradores da Pensão Assistida e crianças internadas em hospital geral. Tal atividade baseia-se no uso de animais chamados co-terapeutas, os quais devem apresentar boa saúde física e mental visando ao bem-estar do animal e à segurança do paciente assistido. Este estudo também norteará os efeitos desta prática sobre os cães terapeutas, através de uma avaliação mais objetiva possível, e o conhecimento do real grau de estresse que a atividade de AAA possa vir a diminuir nas pessoas assistidas e nos cães. As atividades serão realizadas de forma específica em cada local atendido e orientada pela equipe de profissionais envolvidos no projeto como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e educadores, entre outros. Com a utilização dos cães como mediadores para o desenvolvimento de afetividade, interação social, lazer. educação e minimizadoras de estresse. Os resultados serão avaliados de forma individual em cada atividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Maria Teresa Duarte Nogueira - Integrante / Fernanda Dagmar Martins Krug - Integrante / Rita Cossio - Integrante / Viviane Ribeiro Pereira - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    10. 2015-2018. Intervencao Precoce em Criancas com Transtorno do Espectro do Autismo Aliada a Terapia Assistida por Animais
      Descrição: A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma intervenção direcionada, com critérios específicos, objetivos claros e dirigidos para desenvolver e melhorar aspectos sociais, físicos, emocionais e cognitivos das pessoas envolvidas neste processo terapêutico, onde o animal é parte integrante do processo de tratamento. O programa de TAA tem sido eficaz para diferentes tipos de deficiências e problemas de desenvolvimento. Buscando compreender quais os impactos deste programa no desenvolvimento de crianças que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e buscar alternativas inovadoras para intervenção precoce com crianças que apresentam o transtorno, propõe-se este estudo que trata de um ensaio clinico randomizado, com 16 crianças na faixa etária de três a seis anos que apresentam o TEA. Serão divididos em dois grupos de diagnóstico comparável. Um grupo será chamado de grupo experimental, onde serão trabalhadas com a inserção do cão na TAA utilizando da abordagem da terapia cognitiva comportamental e o outro será chamado grupo de controle, onde serão trabalhadas com a abordagem da psicoterapia cognitiva comportamental. Para caracterização e avaliação de cada criança serão analisadas as entrevistas de anamnese, registros, prontuários e documentações já existentes na instituição, aplicação da Escala de Traços Autísticos de Ballabriga et al., 1994; adapt. Assumpção et al., 1999, registro no diário de campo das sessões de psicoterapia, ficha de registro da observação dos comportamentos da criança para com o cão e com os terapeutas e análise das filmagens das sessões, portanto o presente estudo visa Esta pesquisa também norteará os efeitos desta prática sobre os três cães terapeutas, na qual serão estudadas as condições de bem-estar destes animais, para isto será realizada análise das filmagens das sessões e a ficha de registro de comportamentos que serão observados uma vez por semana no seu habitat diário e durante as atividades de TAA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Maria Teresa Duarte Nogueira - Integrante / Rita Cóssio Rodriguez - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    11. 2015-2018. Avaliacao de um produto experimental na cicatrizacao de feridas cutaneas em modelo experimental
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Anelize de Oliveira Campello Félix - Integrante / Patricia Almeida Ferreira - Integrante / Samuel Rodrigues Felix - Integrante / Eduardo Fontoura - Integrante / Laura Michelon - Integrante / Gustavo Soares Forlani - Integrante / Fernanda Dagmar Martins Krug - Integrante / Paula Diele Pereira Fonseca Lages - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    12. 2015-2016. Efeito de extratos vegetais como adjuvantes na terapia antineoplasica
      Descrição: Os tumores mamários representam um problema de largo impacto na medicina veterinária e humana. Cada vez surgem mais evidências sobre os benefícios da associação da quimioterapia no combate a diversos tipos de neoplasias, principalmente devido a essas medicações atenuarem a proliferação de células neoplásicas, reduzirem o potencial metastático, aumentando assim a sobrevida desses pacientes. O objetivo do projeto é determinar as alterações relacionadas ao estresse oxidativo, parâmetros hematológicos e bioquímicos decorrentes do da terapia antineoplásica em modelo biológico (ratos Wistar), bem como a atuação dos extratos de vegetais frente a essas alterações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Anelize de Oliveira Campello - Coordenador / Gustavo Soares Forlani - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    13. 2015-2016. Determinacao do perfil de marcadores sericos em caninos com carcinomas mamarios e expressao de marcadores epiteliais e mesenquimais nos componentes mesenquimais dos tumores mistos de mama em caninos
      Descrição: Determinação do Perfil de Marcadores Séricos em Caninos com Carcinomas Mamários e Expressão de Marcadores Epiteliais e Mesenquimais nos Componentes Mesenquimais dos Tumores Mistos de Mama em Caninos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Cristina Grevehr Fernandes - Coordenador.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    14. 2014-2018. Avaliacao da sindrome de disfuncao cognitiva em caes
      Descrição: Serão abordados tutores de cães adultos/maduros através de um questionário observacional disponibilizado online. As questões foram adaptadas de OSELLA et al. (2007). Após o preenchimento do questionário, será realizado o somatório e atribuídas uma escala de valores que fornecerá um resultado de alteração ou não no comportamento do animal. Os cães que apresentarem alterações de comportamento e residirem na cidade de Pelotas ou região, serão convidados a participar da segunda fase do estudo que será realizada no HCV ? UFPel. Os animais serão avaliados através de exame clínico, exames laboratoriais e testes cognitivos para avaliar a memória e aprendizagem dos mesmos. A terceira fase consiste em avaliações histopatológicas dos cérebros de cães com idade a cima de 7 anos que vierem a óbito por morte natural, tanto aqueles avaliados anteriormente, como animais provenientes da rotina do HVC-UFPel ou de clínicas particulares com ou sem sinais de disfunção cognitiva. Os mesmos, serão encaminhados ao Departamento de Patologia Animal FV/UFPel, mediante termo de consentimento livre e esclarecido, com o objetivo de verificar alterações histopatológicas de disfunção cognitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Fabiane Borelli Grecco - Integrante / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Fernanda Dagmar Martins Krug - Integrante / CAPELLA, SABRINA DE OLIVEIRA - Integrante / Carona da Fonseca Sapin - Integrante / Carmen Lucia Garcez - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    15. 2014-2016. Ensaio de toxicidade aguda e de longa duracao dos extratos de andiroba (Carapa guianensis), copaiba (Copaifera spp.), trigo (Triticum aestivum), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), douradinha do campo (Waltheria douradinha) e carrapicho (Xanthium cavanilles
      Descrição: Os produtos isolados de plantas compõem uma vasta gama de compostos orgânicos naturais, produtos do metabolismo primário e secundário, que podem exercer efeitos benéficos ou maléficos sobre o organismo. Ainda assim, a população em geral adere á ideia errônea de que produtos fitoterápicos, por serem naturais, são isentos de efeitos tóxicos ou adversos. Com isso, estudos toxicológicos são essenciais para garantir o uso seguro de fitoterápicos para promoção da saúde. De acordo com a ANVISA, deve-se submete-los a testes de toxicidade aguda e toxicidade de doses repetidas através dos métodos recomendados pela legislação vigente do país, sendo as informações toxicológicas obtidas através da realização de pesquisas em animais experimentais previamente padronizadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Patricia Almeida Ferreira - Integrante / Samuel Rodrigues Felix - Integrante / Thiago Vaz Lopez - Integrante / Rogério Antonio Freitag - Integrante / FELIX, A.O.C. - Integrante / Eduardo Fontoura - Integrante / FERNANDES, CICIANE P.M. - Integrante / Gustavo Soares Forlani - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    16. 2013-2015. Avaliacao do metabolismo de carboidratos e lipidios de animais experimentais submetidos a dieta hipercalorica tratados com o extrato Hibiscus rosa-sinensis
      Descrição: A obesidade e o aumento dos ácidos graxos livres resultam na indução de estresse oxidativo, inflamação, reatividade vascular subnormal e resistência a insulina. A utilização do hibisco demonstrou atividade anti-diabética em humanos e resultados similares foram obtidos em ratos hiperglicêmicos. A obesidade é uma epidemia mundial e quanto antes tratarmos, menos danos ocorrerão ao organismo. O objetivo deste projeto é avaliar o metabolismo dos carboidratos e lipídios frente a dieta hipercalórica em animais experimentais, utilizando como tratamento o Hibiscus rosa-sinensis. Será realizado um experimento in vivo com 80 ratos; separados por dieta: normal ou hipercalórica, e novamente por tratamento: extrato aquoso de hibisco nas concentrações 125 (GI), 250 (GII), 500 (GIII) e 750 (GIV) mg/kg e solução fisiológica. Após 90 dias de tratamento, os animais serão eutanasiados e as amostras sanguíneas enviadas para análise bioquímica da função hepática, renal, metabolismo lipídico e glicídico. Os tecidos hepático, renal, muscular, pancreático e adiposo serão encaminhados para análise histopatológica e celular. O experimento in vitro utilizará tecido adiposo perilombar, proveniente dos animais experimentais. Esperamos caracterizar os componentes majoritários e bioativos do extrato aquoso do hibisco, definir as doses indicadas para obtenção do efeito desejado, demonstrar que ratos tratados apresentam menos alterações decorrentes da ingesta da dieta hipercalórica e descrever a atividade/expressão em receptores específicos celulares e de interesse. O projeto permitirá a divulgação dos resultados em periódicos internacionais e congressos, bem como o treinamento de alunos de iniciação cientifica e pós-graduação, compondo dissertações e teses. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Anelize de Oliveira Campello Félix - Integrante / Patricia Almeida Ferreira - Integrante / Samuel Rodrigues Felix - Integrante / Jéssica Paola Salame - Integrante / Rodrigo Franco Bastos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    17. 2013-2015. Atividade cicatricial da Copaifera sp, Croton lecheleri e Bixa orellana L.
      Descrição: Os fitoterápicos são utilizados desde os tempos ancestrais para a cura de diversas enfermidades, sendo nesse período utilizado empiricamente. A vasta quantidade de plantas com propriedades farmacológicas disponível no Brasil estimula o interesse científico sobre o potencial destes compostos, sendo importante determinar a presença e intensidade desses nos extratos vegetais.O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito cicatricial do óleo de copaíba (Copaifera sp), sangue de dragão (Croton lechleri) e do urucum (Bixa orellana L.). Para isso será obtido o extrato das plantas e realizada a avaliação cromatográfica dos constituintes majoritários de cada um dos fitoterápicos. Após serão realizadas feridas cutâneas em ratos Wistar e essas serão tratadas com os extratos dos fitoterápicos durante 21 dias. Aos 4, 7, 14 e 21 dias serão realizadas análises clinicas ( presença e ausência de crosta, tipo de exsudato e tecido de epitelização), planimetria digital, histopatológica e histológica de fibras colágenas e elásticas. Aos 21 dias além das avaliações já citadas serão realizadas análise tensiométrica e avaliação do metabolismo hepático e renal através de dosagens de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina, uréia e creatinina e estudo histopatológico dos órgãos. Espera-se que com o desenvolvimento do projeto seja caracterizado a composição química dos extratos vegetais identificando os compostos majoritários. Além da formação in vivo de tecido epitelial organizado de acordo com as fases da cicatrização, formando uma cicatriz resistente a tensão, normotrófica e nos padrões morfológicos estruturais da epiderme. Assim como a determinação do metabolismo hepático e renal desses animais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: Avaliar o efeito cicatricial do óleo de copaíba (Copaifera sp.), sangue de draguão (Croton lechleri) e do urucum(Bixa orellana L.); Identificar os constituintes majoritários do óleo de copaíba, sangue de draguão e urucum; Avaliar o processo cicatricial e quantificar a força de tensão de feridas cutâneas abertas em modelo experimental, tratadas com óleo de copaíba, sangue de draguão e urucum; Avaliar de forma qualitativa e quantitativa as fibras colágenas e o padrão das fibras elásticas de feridas cutâneas abertas em modelo experimental tratadas com óleo de copaíba, sangue de draguão e urucum; Estudar o metabolismo hepático e renal dos animais experimentais tratados com óleo de copaíba, sangue de draguão e urucum. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Cristina Gevher Fernades - Integrante / EVANDRO PIVA - Integrante / Márcia O. Nobre - Coordenador.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    18. 2013-2015. Avaliacoes ecocardiograficas e radiograficas do coracao de caes relacionando com os sinais clinicos e eletrocardiograficos
      Descrição: Manifestações de doenças cardíacas podem estar presentes mesmo que o animal não se apresente num quadro de insuficiência cardíaca. Uma avaliação complementar, utilizando radiografia torácica, eletrocardiografia, ecocardiografia e algumas vezes outros testes, são geralmente indicados quando os sinais sugestivos de doença cardíaca estão presentes.Visto a importância que as alterações cardíacas representam para a clínica de pequenos animais e da necessidade de diagnóstico precoce e de um serviço especializado no diagnóstico das variadas cardiopatias propõe-se este projeto que busca implementar um serviço especializado em cardiologia no Hospital de Clinicas Veterinária (HCV-UFPel), tendo como centro a radiografia torácica e a ultrassonografia cardíaca a fim de relacionar possíveis alterações de imagem com os achados clínicos e com o traçado eletrocardiográfico, determinando um diagnóstico preciso para os clínicos veterinários, próprios do HCV quanto para os veterinários de clínicas particulares da cidade de Pelotas e de cidades vizinhas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    19. 2012-2016. Avaliacao do efeito cicatrizante de Carapaguianensis e Caesalpiniaferrea Mart. exTul (Prorrogacao 1)
      Descrição: A pele serve como uma barreira protetora ao exterior e na presença de qualquer ruptura, essa deve ser rápida e eficientemente reparada. O processo cicatricial acontece para que haja restauração da função e da continuidade anatômica do tecido epitelial. Os extratos de plantas têm sido utilizados na cicatrização para vários tipos de tecido, porém é dado ao tecido epitelial maior importância, certamente pela maior proporção de lesões em relação aos demais tecidos e por este ser o tecido preferível de eleição para o estudo da cicatrização. Serão utilizados 135 ratos divididos em três grupos aleatoriamente contendo 45 animais em que serão realizadas lesões no dorso e aos sete, 14 e 21 dias serão eutanasiados 15 animais de cada grupo para avaliação dos tratamentos sendo utilizado óleo de andiroba, jucá e cloreto de sódio 0,9%. As lesões serão avaliadas através de análise clínica, histopatológica, estudo tensiométrico e avaliação do tipo de colágeno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: A pele serve como uma barreira protetora ao exterior e na presença de qualquer ruptura, essa deve ser rápida e eficientemente reparada. O processo cicatricial acontece para que haja restauração da função e da continuidade anatômica do tecido epitelial. Os extratos de plantas têm sido utilizados na cicatrização para vários tipos de tecido, porém é dado ao tecido epitelial maior importância, certamente pela maior proporção de lesões em relação aos demais tecidos e por este ser o tecido preferível de eleição para o estudo da cicatrização. Serão utilizados 135 ratos divididos em três grupos aleatoriamente contendo 45 animais em que serão realizadas lesões no dorso e aos sete, 14 e 21 dias serão eutanasiados 15 animais de cada grupo para avaliação dos tratamentos sendo utilizado óleo de andiroba, jucá e cloreto de sódio 0,9%. As lesões serão avaliadas através de análise clínica, histopatológica, estudo tensiométrico e avaliação do tipo de colágeno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / João Roberto de Braga Mello - Integrante / Márcia Oliveira Nobre - Coordenador / EVANDRO PIVA - Integrante / SANDRO SCHONS - Integrante.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    20. 2012-2015. Comportamento de neoplasmas mamarios frente ao uso de antioxidantes
      Descrição: Os tumores mamários são as neoplasias mais freqüentes em cadelas e têm sidorelacionados com uma alta percentagem de causa de morte em animais idosos. Os antioxidantes exercem papel fundamental na terapia adjuvante de pacientes oncológicos. O selênio já demonstrou boa capacidade como auxiliar no tratamento destes pacientes. A copaíba é utilizadaem larga escala para tratamento de feridas cutâneas, alergias, entre outros.Porém estudos comprovando suas propriedades ainda são escassos.Considerando estes aspectos, objetivou-se estudar o comportamento deneoplasmas mamários, induzidos quimicamente em modelos experimentais,utilizando o selênio e o óleo de copaíba como tratamento. Para isso serão realizados dois experimentos. O primeirocontará com 30 animais divididos em três grupos que serão divididosem três grupos, cada um com 10 animais. Os grupos experimentais serão tratados com selênio, óleo de copaíba ou NaCl 0,9%. Os tratamentos serão administrados por gavagem a cada dois dias, até a exérese tumoral. Após 60 dias do início do traramento será realizada indução tumoral utilizando N-Nitroso-N-methylurea (Isopac®; Sigma) por injeção intraperitoneal, nadose de 50mg/kg diluído em 1ml de solução salina 0,9%, com pH 5,0. Os animaisserão acompanhados sendo avaliado as formações tumorais, após 42 dias daindução tumoral será realizado PAAF (punção aspirativa por agulha fina) de todosos nódulos formados e o estadiamento tumoral. Em seguida será realizada a exérese tumoral onde será realizada análise histopatológica e imunohhistoquimica. A verificação das dosagens de marcadores moleculares séricos e estresse oxidativo serão realizadas nos dia da cirurgia (dia 0) e nos dias 30 e 60 pós-cirúrgicos, quando os animais serão eutanasiados e avaliado a formação de novos nódulos e metástases e estudo histopatológico. No segundo experimento os animais sofrerão indução tumoral e após a remoção cirúrgicaserão tratados com selênio, óleo de copaíba ou NaCl 0,9%, por 60 dias. Serão analisados as dosagens dos marcadores moleculares séricos e estresse oxidativo nos dias 0, 30 e 60, pós-cirurgia e no final do período experimental os animais serão eutanasiados para verificação e estudo de novos nódulos e metástases.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Sabrina de Oliveira Capella - Integrante / Anelize de Oliveira Campello Félix - Integrante / Patricia Almeida Ferreira - Integrante / Ciciane Pereira Marten Fernandes - Integrante / Eduardo Fontoura - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    21. 2011-2013. Avaliacao radiologica da motilidade gastrica em modelo experimental submetido a eletroacupuntura
      Descrição: Diferentes fatores e patologias interferem na motilidade do Trato Gastrointestinal (TGI) dos animais, a terapêutica para estes desequilíbrios, baseia-se na utilização de fármacos como laxantes, antidiarréicos e procinéticos porém, estes interferem também em outros sistemas. Com isso tem-se buscado alternativas menos invasivas e mais naturais para resolução destes problemas, incluindo uso de fitoterápicos e acupuntura. Estudos têm utilizado exame radiográfico, esferas plásticas e carvão ativado para avaliar o TGI. Considerando o avanço da medicina e o crescente uso das terapias alternativas, o objetivo do estudo será avaliar por meio de radiologia, a motilidade gástrica de ratos wistar submetidos a eletroacupuntura e terapia convencional. A técnica de avaliação da motilidade gástrica será de acordo com Tabosa et al. (2004). Serão utilizados 30 ratos albinos, linhagem wistar,.que serão adaptados ao manuseio para a administração dos tratamentos e realização do exame radiográfico. Após administração das esferas, os animais serão sedados para realização do exame radiográfico; sendo os grupos experimentais: T1 (n=07): Grupo controle negativo, sem tratamento; T2 (n=07): Grupo tratado com eletroacupuntura nos pontos pré-determinados; T3 (n=07): Grupo Tratado com eletroacupuntura nos pontos cegos; T4 (n=07): Grupo controle positivo, tratado com metoclopramida. Com os objetivos propostos pretende-se demonstrar que é possível avaliar motilidade gástrica através da radiologia com o uso de esferas, e que os animais experimentais submetidos a eletroacupuntura nos pontos pré-determinados, tiveram alteração na motilidade gástrica. Sendo possível a utilização desta terapêutica nos distúrbios de motilidade do TGI dos animais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Marlete Brum Cleff - Coordenador.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: Diferentes fatores e patologias interferem na motilidade do Trato Gastrointestinal (TGI) dos animais, a terapêutica para estes desequilíbrios, baseia-se na utilização de fármacos como laxantes, antidiarréicos e procinéticos porém, estes interferem também em outros sistemas. Com isso tem-se buscado alternativas menos invasivas e mais naturais para resolução destes problemas, incluindo uso de fitoterápicos e acupuntura. Estudos têm utilizado exame radiográfico, esferas plásticas e carvão ativado para avaliar o TGI. Considerando o avanço da medicina e o crescente uso das terapias alternativas, o objetivo do estudo será avaliar por meio de radiologia, a motilidade gástrica de ratos wistar submetidos a eletroacupuntura e terapia convencional. A técnica de avaliação da motilidade gástrica será de acordo com Tabosa et al. (2004). Serão utilizados 30 ratos albinos, linhagem wistar,.que serão adaptados ao manuseio para a administração dos tratamentos e realização do exame radiográfico. Após administração das esferas, os animais serão sedados para realização do exame radiográfico; sendo os grupos experimentais: T1 (n=07): Grupo controle negativo, sem tratamento; T2 (n=07): Grupo tratado com eletroacupuntura nos pontos pré-determinados; T3 (n=07): Grupo Tratado com eletroacupuntura nos pontos cegos; T4 (n=07): Grupo controle positivo, tratado com metoclopramida. Com os objetivos propostos pretende-se demonstrar que é possível avaliar motilidade gástrica através da radiologia com o uso de esferas, e que os animais experimentais submetidos a eletroacupuntura nos pontos pré-determinados, tiveram alteração na motilidade gástrica. Sendo possível a utilização desta terapêutica nos distúrbios de motilidade do TGI dos animais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Coordenador. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    22. 2011-2013. Neoplasmas mamarios em caes e a relacao com minerais sericos e niveis hematimetricos
      Descrição: Esforços estão sendo realizados para adoção de critérios que permitam a padronização do diagnóstico, o entendimento do comportamento biológico, a evolução tumoral e a avaliação de fatores prognósticos como morfologia, expressão de oncogenes e alterações gênicas. A dosagem de minerais está entre os indicadores prognósticos em pacientes oncológicos estudados, porém não se obteve nível de alteração estabelecido. Serão incluídos no estudo cães portadores de tumorações (nódulo(s)) mamárias, sendo considerados apenas os distúrbios confirmados como neoplasias após exame histopatológico. Esses animais serão submetidos à procedimento cirúrgico com a retirada total da massa tumoral e de todas as metástases regionais presentes. Serão considerados os níveis fisiológicos por padrões determinados por Meyer et al (1995) e Kaneko et al, (1997) sendo os níveis fisiológicos de cálcio de 9,0 até 11,3mg/dl e de magnésio de 1,8 até 2,4mg/dl. Os cães serão submetidos à procedimento cirúrgico de exerese total das massas tumoral, desta forma serão obtidas as peças tumorais para avaliação anatomopatológica. Considerando a morfologia dos tumores mediante características de histogênese, graus de diferenciação, índice mitótico, grau de invasividade e necrose. Utilizando a classificação descrita, os neoplasmas serão divididos em quatro grupos: benignos (Grupo B), baixa malignidade (Grupo BM), malignidade intermediária (Grupo MI) e alta malignidade (Grupo AM). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: O objetivo geral será detectar alterações nos níveis séricos de minerais como indicadores de malignidade de neoplasmas mamários. Objetivos específicos: - Determinar níveis de cálcio e magnésio sanguíneos em cães com neoplasmas mamários antes e após exserese; - Analisar dados epidemiológicos em pacientes com neoplasmas mamários; - Associar variação de níveis sanguíneos de cálcio e magnésio com a malignidade dos neoplasmas; - Determinar os níveis de ferro sérico em pacientes com neoplasmas mamários antes e após a exerese, associando com anemia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Cristina Gevher Fernades - Integrante / E N MÜLLER - Integrante / ISABEL CRISTINA PEREIRA - Integrante / CICIANE PEREIRA MARTEN FERNANDES - Integrante.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    23. 2011-2012. Avaliacao da histotoxicidade e de alteracoes metabolicas apos o uso do etil-cianoacrilato e n-butil-cianoacrilato em camundongos
      Descrição: Os adesivos sintéticos são utilizados como substitutos de suturas convencionais.O etil-cianoacrilato (Super Bonder®) é um éster do ácido cianoacrílico com dois carbonos em sua cadeia lateral, que degrada-se rapidamente em cianoacetato e formaldeído. Estes subprodutos, tóxicos, acumulam-se nos tecidos produzindo inflamação aguda e crônica. A cola Vetbond® composta por n-butil cianoacrilato, está sendo bastante utilizada na medicina veterinária brasileira, como auxiliar para a aproximação de tecidos em cortes superficiais. Ainda não há informações ue contemplem os efeitos metabólicos in vivo do uso do etil-cianoacrilato e também são raros estudos sistêmicos in vivo relacionados com exposição a médio e longo prazo dos demais cianoacrilatos. O objetivo deste estudo é avaliar a histoxicidade e as alterações metabólicas camundongos expostos ao etil-cianoacrilato e ao n-butil-cianoacrilato. Serão utilizados 120 camundongos Swiss albino, distribuídos em 3 grupos (1,2 e 3) de 40 animais cada. No grupo 1 a síntese será feita com adesivo a base de etil-cianoacrilato, ; no grupo 2 será utilizado para síntese adesivo a base de n-butil-cianoacrilato e no grupo 3 fio de nailon monofilamentar 5-0, com sutura do tipo contínua. Nos dias 7, 15, 30 e 45 os animais serão eutanasiados e serão coletadas amostras de sangue para avaliação do metabolismo hepático com a dosagem de alanina amino transferase, aspartato amino transferase e fosfatase alcalina e do metabolismo renal com a avaliação da uréia e creatinina. serão coletados fragmentos da pele no local da incisão, rins, coração, pulmões, fígado e sistema nervoso central, sendo avaliado alterações por estudo histopatológico de tecidos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    24. 2010-2014. Escore corporal relacionado com glicemia, metabolismo lipidico e marcadores cardiacos de caes
      Descrição: A obesidade canina pode desencadear alterações glicêmicas, dislipidemias, desbalanço eletrolítico, e aumentar a ocorrência de malasseziose. Animais insulino-resistentes podem apresentar hipertrigliceridemia como resultado do aumento da fração VLDL-C, a qual pode ocorrer pelo incremento de substratos no fígado, principalmente glicose. A pele possui uma camada lipídica que forma uma barreira de proteção, e a Malassezia pachydermatis é uma levedura presente na microbiota, lipofílica e não lipodepende. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Felipe Schuch - Integrante / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Carmem Lúcia Garcez Ribeiro - Integrante / Márcio Nunes Corrêa - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / William Peres - Integrante / Patricia Almeida Ferreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    25. 2010-2012. Avaliacao do uso de extratos vegetais e de adesivos cirurgicos na terapia de feridas cutaneas e da otite externa(processo 481605/2010-0)
      Descrição: O processo de cicatrização compreende um dinâmico processo celular e molecular que garante a restauração tissular. Este projeto tem como objetivo geral determinar a eficácia dos extratos vegetais no tratamento da otite externa e na cicatrização de feridas cutâneas e dos adesivos cirúrgicos, como auxiliares no processo cicatricial, determinando alterações metabólicas e carcinogênica a nível sistêmico do uso de ésteres de cianoacrilato. Serão coletadas amostras de alecrim (Rosmarinus officinali L.s) e trigo (Triticum vulgare) para a obtenção dos extratos vegetais. Serão utilizados coelhos Nova Zelândia, para a avaliação da cicatrização de feridas cutâneas tratadas com Triticum vulgare, sendo avaliado tipo de secreção, quantidade de secreção, tecido de granulação e epitelização nos dias 0, 7, 14 e 21, conforme metodologia descrita por Bates-Jensen (2006). O processo cicatricial será classificado em normotrófico e hipertrófico, Também será realizado avaliação tensiométrica verificando a resistência da cicatrização, e análise histologia do tecido cicatricial. Em ratos Wistar será provocada otite externa seguida em parte dos animais experimentais da inoculação de Staphylococcus aureus. Em ambas as otites, infeciosa ou não, a orelha esquerda será tratada, durante sete dias com extrato aquoso e óleo essencial de Rosmarinus officinalis L. e extrato aquoso de Triticum vulgare, e a direita será considerada controle. A avaliação da evolução da otite será realizada com otoscópio e registrada em videotoscópio e também será feito o estudo histopatológico aos 7 e 14 dias, quando os animais serão esutanasiados. Ainda serão avaliados os efeitos tóxicos sistêmicos e teciduais de adesivos cirúrgicos, etil-cianoacrilato e n-butil-cianoacrilato em camundongos Swiss albino, para isto serão realizadas incisões cutâneas seguida de síntese e nos dias zero, 7, 15, 30 e 45 serão coletadas amostras de sangue para avaliação da série branca e vermelha do sangue e para avaliação do metabolismo hepático. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    26. 2010-2012. Tratamento da otite externa por Staphylococcus aureus com Rosmarinus officinalis e Triticum vulgare
      Descrição: Estudos in vivo são necessários para avaliar as propriedades cicatrizantes, antissépticas e antiinflamatórias do Triticum vulgare e do Rosmarinus officinalis nos casos de otite externa, inicialmente em animais de laboratório, buscando resultados satisfatórios potencialmente aplicáveis para as espécies de animais domésticos e para o ser humano. Desta maneira este estudo objetiva determinar a eficácia dos extratos vegetais no tratamento da otite externa em animais experimentais. Serão utilizados ratos Wistar aleatoriamente divididos em seis grupos (A, B, C, D, E e F). Sob anestesia será produzida otite externa experimental em ambas as orelhas dos animais experimentais, sendo aquelas dos grupos A, B e E inoculadas com 0,1mL da suspensão de Staphylococcus aureus e as dos grupos C, D e F com 0,1mL de PBS. Após 24h as orelhas serão avaliadas segundo o escore descrito por Emgard & Hellstrom (1997). O tratamento será realizado uma vez ao dia durante sete dias, sendo que as orelhas direita dos animais dos grupos A e C receberão 0,1mL do extrato aquoso de R. officinalis, as dos grupos B e D 0,1mL do óleo essencial de R. officinalis e as dos grupos E e F 0,1mL de extrato aquoso de T. vulgare. As orelhas esquerdas serão tratadas com 0,1mL de propilenoglicol. Nos dias 1-3-5-7 os animais serão reavaliados segundo o escore de Emgard & Hellstrom (1997). Serão eutanasiados aos 2, 7 e 14 dias, animais de cada grupo para avaliação clínica e histopatológica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: Estudos in vivo são necessários para avaliar as propriedades cicatrizantes, antissépticas e antiinflamatórias do Triticum vulgare e do Rosmarinus officinalis nos casos de otite externa, inicialmente em animais de laboratório, buscando resultados satisfatórios potencialmente aplicáveis para as espécies de animais domésticos e para o ser humano. Desta maneira este estudo objetiva determinar a eficácia dos extratos vegetais no tratamento da otite externa em animais experimentais. Serão utilizados ratos Wistar aleatoriamente divididos em seis grupos (A, B, C, D, E e F). Sob anestesia será produzida otite externa experimental em ambas as orelhas dos animais experimentais, sendo aquelas dos grupos A, B e E inoculadas com 0,1mL da suspensão de Staphylococcus aureus e as dos grupos C, D e F com 0,1mL de PBS. Após 24h as orelhas serão avaliadas segundo o escore descrito por Emgard & Hellstrom (1997). O tratamento será realizado uma vez ao dia durante sete dias, sendo que as orelhas direita dos animais dos grupos A e C receberão 0,1mL do extrato aquoso de R. officinalis, as dos grupos B e D 0,1mL do óleo essencial de R. officinalis e as dos grupos E e F 0,1mL de extrato aquoso de T. vulgare. As orelhas esquerdas serão tratadas com 0,1mL de propilenoglicol. Nos dias 1-3-5-7 os animais serão reavaliados segundo o escore de Emgard & Hellstrom (1997). Serão eutanasiados aos 2, 7 e 14 dias, animais de cada grupo para avaliação clínica e histopatológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Coordenador / João Roberto Braga de Mello - Integrante / Maria Regina Alves Rodrigues - Integrante / Mario Carlos Araujo Meireles - Integrante / Márcia Oliveira Nobre - Integrante.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    27. 2009-2012. Avaliacao e tratamento de feridas cirurgicas em caes
      Descrição: O processo de cicatrização compreende um dinâmico processo celular e molecular que garante a restauração tissular, onde por quimiotaxia vários fatores de crescimento controlam a deposição da matrix extracelular e a epitelização. Neste projeto serão avaliadas as feridas cirúrgicas de 40 cães, que serão submetidos a uma técnica padrão de ovariosalpingohistectomia onde não será realizada com o propósito do experimento. Estes animais serão divididos aleatoriamente, em quatro grupos, que receberam tratamento com polivinilpirolidona-iodo 10%, clorexidina 0,2%, extrato aquoso de Triticum vulgare (200mg100ml), solução fisiológica 0,9%. Será realizada analise macroscópica durante 10 dias sendo avaliado as medidas da incisão, e realizado um escore com relação à formação de tecido de granulação, epitelização, quantidade e tipo de exsudato e a coaptação dos bordos da incisão com relação a base da ferida cirúrgica. Também será avaliado o tempo de protrombina e contagem de leucócitos totais e avaliação da série vermelha.Em animais experimentais será realizado análise de feridas abertas sem a realização de ovariosalpingohisterectomia e os tratamentos propostos serão clorexidina 0,2%, extrato aquoso de Triticum vulgare (200mg100ml),polivinilpirrolidona-iodo (10%), e solução tópica de Triticum vulgare .A mesma metodologia será utilizada com relação a análise macroscópica e também será avaliada as fases e qualidade da cicatrização através de estudo histopatológico e tensiométrico. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    28. 2009-2011. Comparacao entre os adesivos n-butil cianoacrilato, etil-cianoacrilato e fio de nailon monofilamentar na sintese realizada no procedimento de resseccao lateral do conduto auditivo externo
      Descrição: Otite externa crônica é caracterizada por um processo inflamatório severo, com mudanças irreversíveis hiperplásicas do canal auditivo e dos tecidos circundantes, mineralização da cartilagem auricular e anular, hiperplasia das glândulas ceruminosas, surgimento de pólipos inflamatórios e neoplasias de origem epitelial. A inflamação crônica e o acúmulo de exsudatos dentro dos condutos eventualmente conduz a ruptura da membrana timpânica ou necrose completa e instalação de otite média. A ressecção da parede lateral do conduto auditivo externo surge como método auxiliar ao tratamento de otites neste estágio, tendo como indicação os casos de otite externa recidivantes após tratamento medicamentoso, casos de pólipos inflamatórios e neoplasias, úlceras do epitélio do conduto e nas otites médias crônicas. A técnica consiste na remoção da parede lateral do conduto auditivo externo, a qual é fletida ventralmente e fixada á pele através de diversos pontos isolados simples, com fio de náilon. A reação tecidual ao fio de náilon é descrita como mínima, devido à sua composição macia. São resistentes à tração e à torção, possuem calibre fino e regular, são macios, flexíveis, pouco elásticos, de fácil esterilização e baixo custo. Por outro lado, os materiais de sutura aumentam o risco de contaminação por favorecerem a aderência de corpos estranhos. A pouca maleabilidade, a possibilidade de traumas em mucosas e pele, o baixo coeficiente de atrito e a instabilidade dos nós dos fios de sutura de nailon os tornam um material com desvantagens significantes quando se trata de coaptação de bordos e feridas que exigem uma cicatriz menos evidente. Como alternativa ao fio de náilon surgem os cianoacrilatos, que são adesivos líquidos, transparentes, com alguma atividade antimicrobiana que quando em contato com superfícies úmidas polimerizam em relativamente pouco tempo (4-15 segundos) estabelecendo o processo adesivo e tornando alguns procedimentos que por padrão envolvem sutura, significativam. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    29. 2009-2010. Imunoseparacao magnetica associada a PCR para diagnostico de leptospirose canina
      Descrição: Identificar antígeno de Leptospiras patogências em amostras de urina de cães artificalmente e naturalmente contaminadas para identificação de portadores renais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Sérgio Jorge - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / Claudia Pinho Hartleben Fernandes - Coordenador / Fabrício Rochedo Conceição - Integrante / Fabiana Kommling Seixas - Integrante / Claudiomar Brod - Integrante / Odir Dellagostin - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    30. 2008-2012. Avaliacoes pre, trans e pos-cirurgicas em caninos com tumor mamario: fatores predisponentes, cicatrizacao e prognostico apos cirurgia/quimioterapia
      Descrição: O objetivo geral deste trabalho é identificar e avaliar os neoplasmas mamários em cadelas, relacionando com a cicatrização pós cirúrgica e avaliação de protocolo quimioterápico em carcinomas. Com os seguintes objetivos específicos: Determinar e caracterizar aspectos clínicos e epidemiológicas comuns ligada a cada tipo de tumor mamário em cadelas, Identificando fatores predisponentes desencadeantes, assim como presença de metástases; Realizar a exserese da massa tumoral, com posterior identificação tumoral; Avaliar cicatrização da incisão cirurgia comparada com tipos diferentes de neoplasmas; Estudar protocolos quimioterápicos para carcinoma mamário; Com o resultado da comparação entre tempo de cicatrização pós cirúrgica de diferentes tipos de tumores, firmar prognósticos e tratamentos pós cirúrgicos diferenciados para cada tipo de tumor, prevendo-se um maior ou menor tempo de tratamento; Avaliar atuação de Doxirrubicina, associada com Carboplastina e Ciclofosfamida, na sobrevida de cães portadores de carcinomas mamários; Definir um protocolo adequado para o tratamento de carcinomas mamários o qual deva associar aumento e qualidade de sobrevida para o paciente. Este estudo será centrado dentro de uma realidade na clínica veterinária de pequenos animais, onde a casuística desses tumores tem aumentado e já temos uma linha de pesquisa em Patologia Animal em pleno desenvolvimento da pesquisa em oncologia em pequenos animais, com a realização deste projeto interdisciplinar será possível unir os estudos realizados na área de patologia com os obtidos na clínica e com isto atingir a comunidade, consequentemente com a utilização dos resultados das pesquisas diretamente no dia a dia da Medicina Veterinária. Ao final e no transcorrer do desenvolvimento do projeto espera-se ter implementado o diagnóstico e classificação dos tumores mamários de cães, alertando sobre os fatores predisponentes, assim como estabelecer um prognóstico para os pacientes envolvidos, a partir da avaliaçã. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Josiane Raposo - Integrante / Patrícia da Silva Nascente Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Flávio César de Araújo - Integrante / Luis Fernando da Silva - Integrante / Luis Fernando Gaspar - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / michele segatto - Integrante / graziela wilhem - Integrante / Luiz Paiva Carapeto - Integrante / Lucimara Konflanz Bergmann - Integrante / Patricia Lisiane Santos da Silva - Integrante / Joana Jordana Jacomy Silveira - Integrante / Êmille Gedoz Guiot - Integrante / Vanessa Edon Moraes - Integrante / Rafael Siqueira - Integrante / Alexandre Corrêa - Integrante / Bruna Troff Rondini - Integrante / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Isabel Cristiana Pereira - Integrante / Caroline Simon - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    31. 2008-2012. Pesquisa de fungos patogenicos em ambientes de Clinicas, Hospital Veterinario e Pets Shop de Pelotas/RS
      Descrição: Os ambientes hospitalares são importantes reservatórios para uma grande variedade de microrganismos que podem ser responsáveis por infecções. Nos últimos anos, as infecções fúngicas adquiriram grande importância devido ao aumento de pacientes imunocomprometidos. A preocupação não deve ser apenas em ambiente hospitalar, mas também onde há um trânsito intenso de animais, como em exposições, pet shops, feiras e canis; pois nestas situações ocorrem à predisposição para o estresse que facilita a instalação de fungos oportunistas, em especial os dermatófitos. Vários estudos têm sido realizados na área de medicina humana com intuito de pesquisar a presença e classificar os agentes no ambiente de hospitais e clínicas, no entanto, na medicina veterinária são raros. O objetivo deste estudo é isolar fungos filamentosos e leveduriformes de clínicas veterinárias, pet shops e Hospital Universitário de Clínicas Veterinária da cidade de Pelotas/RS. Pela escassez deste tipo de estudo em medicina veterinária, espera-se isolar os mesmos microorganismos oportunistas presentes em ambiente hospitalar humano. Desse modo, através dos resultados obtidos despertaria a preocupação nos veterinários de que a infecção hospitalar também poderia estar presente no seu ambiente de trabalho; tendo presente esta possibilidade, procurem, assim, adotar medidas que possam diminuir a contaminação ambiental, preservando a saúde dos seus pacientes. Espera-se que ao final do projeto, após o período de uma nova desinfecção, observe-se diferença no isolamento de fungos, tendo uma boa resposta com a implantação de uma forma eficiente de desinfecção do ambiente, que deverá ser avaliada após uma segunda coleta de material.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mario Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Helen S Coimbra - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Renata Osório Faria - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / Isabel M Madrid - Integrante / Renata C Schramm - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante / Antonella de Souza Mattei - Integrante / Ana Paula Albano - Integrante / anelise fonseca - Integrante / Luiz Paiva Carapeto - Integrante / Rita Espírito Santo Rodrigues - Integrante / Franklin de Moraes Vaz da Silva - Integrante / Ângela Leitzke Cabana - Integrante / Juliana Sammario Lelling - Integrante / Silvia Ladeira - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: Os ambientes hospitalares são importantes reservatórios para uma grande variedade de microrganismos que podem ser responsáveis por infecções. Nos últimos anos, as infecções fúngicas adquiriram grande importância devido ao aumento de pacientes imunocomprometidos. A preocupação não deve ser apenas em ambiente hospitalar, mas também onde há um trânsito intenso de animais, como em exposições, pet shops, feiras e canis; pois nestas situações ocorrem à predisposição para o estresse que facilita a instalação de fungos oportunistas, em especial os dermatófitos. Vários estudos têm sido realizados na área de medicina humana com intuito de pesquisar a presença e classificar os agentes no ambiente de hospitais e clínicas, no entanto, na medicina veterinária são raros. O objetivo deste estudo é isolar fungos filamentosos e leveduriformes de clínicas veterinárias, pet shops e Hospital Universitário de Clínicas Veterinária da cidade de Pelotas/RS. Pela escassez deste tipo de estudo em medicina veterinária, espera-se isolar os mesmos microorganismos oportunistas presentes em ambiente hospitalar humano. Desse modo, através dos resultados obtidos despertaria a preocupação nos veterinários de que a infecção hospitalar também poderia estar presente no seu ambiente de trabalho; tendo presente esta possibilidade, procurem, assim, adotar medidas que possam diminuir a contaminação ambiental, preservando a saúde dos seus pacientes. Espera-se que ao final do projeto, após o período de uma nova desinfecção, observe-se diferença no isolamento de fungos, tendo uma boa resposta com a implantação de uma forma eficiente de desinfecção do ambiente, que deverá ser avaliada após uma segunda coleta de material.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Mario Carlos Araujo Meireles - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    32. 2008-2010. Avaliacao e analise micologica da cavidade oral de caes do Hospital Universitario de Clinicas Veterinaria da Universidade Federal de Pelotas (HUCV-UFPel), de clinicas e de canis particulares da cidade de Pelotas-RS
      Descrição: A doença periodontal é uma enfermidade que afeta em torno de 70-80% de cães e gatos atendidos na clínica de pequenos animais. O estabelecimento deste distúrbio depende da quantidade de crescimento bacteriano, a proporção de bactérias aeróbicas e anaeróbicas, produtos tóxicos liberados por estas bactérias e a resposta imune do hospedeiro. A microbiota da cavidade oral de cães ainda não está completamente descrita, mas sabe-se que é bastante complexa e diversificada, e que fazem parte dela grande quantidade de bactérias e algumas leveduras. Devido aos poucos estudos relacionando o estado clínico da cavidade oral de cães e as leveduras isoladas deste local, o objetivo deste trabalho é isolar e identificar a microbiota oral fúngica de cães, assim como relacionar a presença das leveduras encontradas na mucosa bucal e no biofilme dental com a doença periodontal de cães. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mario Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Renata Osório Faria - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / isabel Martins Madrid - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante / Antonella de Souza Mattei - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / Ana Paula Albano - Integrante / anelise fonseca - Integrante / Luiz Paiva Carapeto - Integrante / Rafael Guerra Lund - Integrante / Franklin de Moraes Vaz da Silva - Integrante / Ângela Leitzke Cabana - Integrante / Juliana Sammario Lelling - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    33. 2008-2010. Estudo da eficacia da moxidectina no tratamento da demodicose e da escabiose canina
      Descrição: As sarnas sarcóptica e demodécica caracterizam-se por serem dermatoses bastante comuns em cães. Além de lesões primárias, podem surgir lesões secundárias causadas por bactérias oportunistas. O uso de lactonas macrocíclicas (ivermectina, moxidectina) vêm sendo testado como alternativa de tratamento. O objetivo do trabalho é testar a eficácia do uso de moxidectina em animais com demodicose e escabiose em diferentes graus. Para tanto, serão utilizados cães naturalmente infectados, que terão seu diagnóstico realizado através de exame de raspado de pele e biópsia de pele para exame histopatológico. Serão realizados, ainda, hemograma e exame coproparasitológico. O tratamento será instituído mediante diagnóstico positivo no raspado cutâneo. Será utilizado moxidectina na dose de 0,5 mg/kg, por via oral, a cada 4 dias. Nos casos mais graves será utilizado antibiótico concomitantemente. Espera-se como resultados que o uso da moxidectina e sua associação com antibióticos possuam boa eficácia no tratamento da demodicose e escabiose caninas, levando os animais à cura e remissão prolongada da doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Fábio Pereira leivas Leite - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / michele segatto - Integrante / Lucimara Konflanz Bergmann - Integrante / Patricia Lisiane Santos da Silva - Integrante / Joana Jordana Jacomy Silveira - Integrante / Anelize de Oliveira Campello - Integrante / Vanessa Edon Moraes - Integrante / Alexandre Corrêa - Integrante / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Graziela Wilhelm - Integrante / Isabel Cristiana Pereira - Integrante / Caroline Simon - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    34. 2008-2010. Tratamento auxiliar a otite externa cronica atraves da tecnica cirurgica de resseccao da parede lateral do conduto auditivo externo
      Descrição: O objetivo deste trabalho é tratar e acompanhar os casos de otite externa crônica estenosante e/ou recorrente através da técnica de ressecção da parede lateral do conduto auditivo externo. Os objetivos específicos incluem a avaliação do tratamento cirúrgico proposto quanto à melhora ou cura do quadro de otite;avaliar a ocorrência de resistência e sensibilidades ?in vitro? e ?in vivo? dos microrganismos associados à otite externa crônica e/ou média;estudar a ocorrência de tumores nos condutos auditivos externos associados à otite externa crônica e/ou média; correlacionar o aspecto macroscópico e resultado histopatológico dos tumores encontrados com o tipo de otite existente; testar o efeito da corticoideterapia intralesional nas otites hiperplásicas ou estenosantes como auxiliar ao procedimento cirúrgico posteriormente empregado;relatar quais complicações são mais freqüentemente observadas associadas ao procedimento cirúrgico proposto. Serão avaliados cães que chegarem para atendimento no Hospital de Clínicas Veterinária que apresentarem quadro de otite externa purulenta há um ano ou mais. Os pacientes passarão por exame clínico geral, seguido de exame clínico e físico (otoscopia) específicos do conduto auditivo externo, coleta de material do (s) conduto(s) auditivo(s) com swab estéril para realização de citologia, cultura fúngica, bacteriana e antibiograma. Os pacientes serão submetidos ao procedimento cirúrgico de ressecção da parede lateral do conduto auditivo externo, sendo posteriormente acompanhados mensalmente por um período de 90 dias, durante o qual serão repetidos os exames de hemograma, citologia, cultura fúngica, bacteriana e antibiograma em cada reavaliação e assim, avaliar clinicamente o efeito do tratamento proposto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Mario Carlos Araújo Meireles - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Renata C Schramm - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Flávio César de Araújo - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / m f rodrigues - Integrante / Luis Filipe Damé Schuch - Integrante / Lucimara Konflanz Bergmann - Integrante / Joana Jordana Jacomy Silveira - Integrante / Êmille Gedoz Guiot - Integrante / Isabel Cristina Pereira - Integrante / Mônica G Lemos - Integrante / Anelize de Oliveira Campello - Integrante / Rafael Siqueira - Integrante / Alexandre Corrêa - Integrante / Mariana Teixeira Tillmann - Integrante / Graziela Wilhelm - Integrante / Josaine Cristina da Silva Rappetti - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    35. 2007-2011. Avaliacao do uso do imunomodulador 1-3 ? glucana associado ao Itraconazol na esporotricose experimental em modelo murino
      Descrição: A esporotricose é uma micose subcutânea de evolução subaguda ou crônica, causada pelo fungo dimórfico S. schenckii afetando o homem e uma grande variedade de animais domésticos. Em felinos domésticos esta enfermidade apresenta grande importância devido a gravidade das lesões e dificuldade no tratamento. Tendo em vista que a resposta imune do hospedeiro é um dos fatores que influencia no desencadeamento da doença, e que o Itraconazol, antifúngico de eleição para tratamento tem apresentado falhas terapêuticas, o objetivo do trabalho será avaliar a eficácia do uso do imunomodulador 1-3 ? glucana no tratamento da esporotricose cutânea experimental, e seu uso associado ao itraconazol. Serão utilizados 100 ratos wistar divididos em quatro grupos: grupo controle que receberá somente placebo; grupo tratado com Itraconazol; grupo tratado com Glucana; grupo tratado com associação do antifúngico ao imunomodulador. Todos os animais serão avaliados semanalmente quanto a evolução clínica da micose, e ao final de 45 dias serão necropsiados para avaliação anátomo-patológica, histopatológica e retroisolamento do agente. Espera-se ao final do experimento que a associação do imunomodulador ao antifúngico possa proporcionar a redução e cura clínica mais eficaz da esporotricose experimental, sugerindo que sua aplicação na clínica de pequenos animais contribua para diminuição do tempo de tratamento e dos casos de recidivas da micose.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mario Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Cristina Grevehr Fernandes - Integrante / Laerte Ferreiro - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Renata Osório Faria - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Antonella Mattei - Integrante / Luiza Osório - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / Ana Paula Albano - Integrante / anelise fonseca - Integrante / Isabel Martins Madrid - Integrante / Ana Lúcia Schild - Integrante / Franklin de Moraes Vaz da Silva - Integrante / Ângela Leitzke Cabana - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: A esporotricose é uma micose subcutânea de evolução subaguda ou crônica, causada pelo fungo dimórfico S. schenckii afetando o homem e uma grande variedade de animais domésticos. Em felinos domésticos esta enfermidade apresenta grande importância devido a gravidade das lesões e dificuldade no tratamento. Tendo em vista que a resposta imune do hospedeiro é um dos fatores que influencia no desencadeamento da doença, e que o Itraconazol, antifúngico de eleição para tratamento tem apresentado falhas terapêuticas, o objetivo do trabalho será avaliar a eficácia do uso do imunomodulador 1-3 ? glucana no tratamento da esporotricose cutânea experimental, e seu uso associado ao itraconazol. Serão utilizados 100 ratos wistar divididos em quatro grupos: grupo controle que receberá somente placebo; grupo tratado com Itraconazol; grupo tratado com Glucana; grupo tratado com associação do antifúngico ao imunomodulador. Todos os animais serão avaliados semanalmente quanto a evolução clínica da micose, e ao final de 45 dias serão necropsiados para avaliação anátomo-patológica, histopatológica e retroisolamento do agente. Espera-se ao final do experimento que a associação do imunomodulador ao antifúngico possa proporcionar a redução e cura clínica mais eficaz da esporotricose experimental, sugerindo que sua aplicação na clínica de pequenos animais contribua para diminuição do tempo de tratamento e dos casos de recidivas da micose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Mario Carlos Araujo Meireles - Coordenador.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    36. 2007-2009. Avaliacao e tratamento da otite externa canina
      Descrição: Serão avaliados pacientes caninos (n=100) do HCV/UFPel e de clínicas veterinárias da cidade de Pelotas/RS, que apresentem pelo menos três dos seguintes sinais clínicos de otite externa: eritema, edema, estenose, descamação, sensibilidade, prurido, alopecia, secreção/exsudato (ceruminosa ou purulenta), odor fétido, úlceras e agitação da cabeça. Os cães serão submetidos há exame clínico geral, otológico, temperatura do conduto auditivo e perfil hematológico. De cada conduto autidivo externo de todos os pacientes serão coletadas três amostras de secreção com swab estéril, que serão encaminhados para citologia, cultura fúngica e bacteriana e testado a sensibilidade e resistência dos isolados bacterionos frente aos antibióticos (amoxacilina, amoxacilina com ácido clavulânico, ampicilina, cefalotina, cefalexina, gentamicina, neomicina, norfloxacina e tobramicina). As otites serão classificadas em ceruminosas/eczematosa (grupo A) e purulentas (grupo B). Os pacientes do grupo A serão divididos em dois grupos aleatórios, o grupo A1 será tratado com ceruminolítico na primeira semana e a partir da segunda semana continuará o uso de ceruminolítico em dias alternados uma vez ao dia e niciará o tratamento associado a solução otológica (antibi'tico, antinflamatório e antifúngico e o grupo A2 os pacientes serão tratados somente com apenas solução otológica descritaa anteriormente, não utilizando ceruminolítico. Os pacientes com otite externa purulenta (grupo B) serão também classificados aleatoriamente em dois grupos. O grupo B1 receberá procedimento de lavagem do ouvido externo, antibióticos local e sistêmico de acordo com o antibiograma e o grupo B2 receberá antibióticos local e sistêmico de acordo com antibiograma, sem utilização da lavagem otológica. Todos os animais serão reavaliados clínica e otilogicamente aos 15-30-45 e 60 dias de tratamento quanto serão também repetidos os exames citológico e cultura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Renata Schramm - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / Isabel Madrid - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Mariana Tillman - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / t n guim - Integrante / Lucimara Konflanz Bergmann - Integrante / Joana Jordana Jacomy Silveira - Integrante / Êmille Gedoz Guiot - Integrante / Fábio da Silva e Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração / Universidade Federal de Pelotas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    37. 2006-2012. Avaliacao da terapia com fluconazol associado a 1-3 ? glucana na criptococose experimental
      Descrição: A Criptococose é uma enfermidade micótica sistêmica que acomete os homens, animais domésticos e silvestres. O estabelecimento e a disseminação da infecção são altamente dependentes da imunidade do hospedeiro suscetível, sendo que indivíduos imunossuprimidos são mais suscetíveis . Dentre as micoses sistêmicas, a criptococose se destaca pela dificuldade no tratamento, gravidade e alta mortalidade. Em Medicina Veterinária, é reconhecida como a micose sistêmica de maior ocorrência na clínica de felinos, especialmente em animais com enfermidades imunodepressivas, como a Leucemia Felina (FelV) e a Síndrome da Imunodeficiência Felina (FIV). Com isto, esse estudo visa avaliar o efeito do imunomodulador 1-3 ? glucana associado ao fluconazol no tratamento da criptococose experimental sistêmica. Espera-se que o imunomodulador melhore a resposta imune do hospedeiro e em associação ao fluconazol, proporcione a redução do tempo de tratamento e melhora as perspectivas de cura clínica para criptococose sistêmica experimental em ratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Cristina Grevehr Fernandes - Integrante / Mario Carlos Arújo Meireles - Coordenador / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Renata Osório Faria - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Lorena Leonardo Souza - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Isabel M Madrid - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Antonella Mattei - Integrante / Luiza Osório - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante / Ana Paula Albano - Integrante / anelise fonseca - Integrante / margarida buss raffi - Integrante / Anelise Afonso Martins - Integrante / Franklin de Moraes Vaz da Silva - Integrante / Ângela Leitzke Cabana - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: A Criptococose é uma enfermidade micótica sistêmica que acomete os homens, animais domésticos e silvestres. O estabelecimento e a disseminação da infecção são altamente dependentes da imunidade do hospedeiro suscetível, sendo que indivíduos imunossuprimidos são mais suscetíveis . Dentre as micoses sistêmicas, a criptococose se destaca pela dificuldade no tratamento, gravidade e alta mortalidade. Em Medicina Veterinária, é reconhecida como a micose sistêmica de maior ocorrência na clínica de felinos, especialmente em animais com enfermidades imunodepressivas, como a Leucemia Felina (FelV) e a Síndrome da Imunodeficiência Felina (FIV). Com isto, esse estudo visa avaliar o efeito do imunomodulador 1-3 ? glucana associado ao fluconazol no tratamento da criptococose experimental sistêmica. Espera-se que o imunomodulador melhore a resposta imune do hospedeiro e em associação ao fluconazol, proporcione a redução do tempo de tratamento e melhora as perspectivas de cura clínica para criptococose sistêmica experimental em ratos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Mario Carlos Araujo Meireles - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    38. 2006-2010. Avaliacao da capacidade imunogenica de celulas leveduriformes de Sporothrix schenckii inativadas em modelo murino
      Descrição: Estudar e avaliar a capacidade imunogênica de células leveduriformes de Sporothrix schenckii (Cepa SMIC- 116 ? Micoteca ? Faculdade de veterinária ? UFPel) inativadas em modelo murino. Determinar a capacidade imunogênica de células leveduriformes de Sporothrix schenckii inativadas, por meio de imunoprofilaxia e imunoterapia, na prevenção e tratamento da esporotricose cutânea em modelo murino; Avaliar a evolução da esporotricose experimental em ratos norvergicus albinos wistar após utilização do imunoprofilático e após uso do imunoterápico; Estudar a resposta imunológica humoral dos animais experimentais após aplicação do imunoprofilático e imunoterápico. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mario Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Cristina Grevehr Fernandes - Integrante / Laerte Ferreiro - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Patricia da Silva Nascente - Integrante / Renata Osório Faria - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Thomaz Lucia Junior - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / isabel Martins Madrid - Integrante / Antonella Mattei - Integrante / Luiza Osório - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / cristiane brum - Integrante / anelise fonseca - Integrante / Ana Lúcia Schild - Integrante / Telmo Vidor - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: A esporotricose é um importante micose para os felinos domésticos e humanos. Esta micose é um zoonose e tem como agente etiológico o Sporothrix schenckii. Os objetivos deste trabalho são estudar e avaliar a capacidade imunogênica de céls leveduriformes de S. schenckii em modelo murino, tanto na prevenção como no tratamento desta enfermidade. Serão utilizados isolados de S. schenckii proveniente de esporotricose felina, sendo avaliado o perfil molecular através PCR e análise bandas proteicas po SDS-Page.Após estes estudos será feita inativação do fungo com timersal para formulação vacinas,nas quais serão testados três tipos de adjuvntes (oleo mineral, oleo mineral e BCG e oleo mineral e própolis) contendo 50% antígeno. No primeiro experimento serão utilizados 96 ratos novergicus wistar albinos que serão previamente vacinados e após inoculados para avaliar resposta imunológica vacina.A resposta humoral será feita através técnica aglutinação em látex,após 30 dias os animais serão necropsiados e feita análise micológica e histopatoloógica.No segundo experimento também serão utilizados 96 animais que serão inoculados com S. schenckii e após duas semanas receberão as vacinas na forma de imunoterápico divididas em três doses.Após os animais serão necropsiados e feita análise Micológica e histopatológica.Espera-se que os resultados demonstre que os imunoterápicos e as vacinas tenham efeito, ativando a resposta imune e protegendo contra esporotricose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    39. 2006-2010. Avaliacao da atividade antifungica do Origanum vulgare L. frente leveduras do genero Candida
      Descrição: Avaliar a atividade antifúngica de extratos de Origanum vulgare L. sobre leveduras do gênero Candida; obter extratos e óleos essenciais, utilizando técnicas de extração com uso de solventes orgânicos e aparelho clevenger; caracterizar e identificar os constituintes das amostras de óleo extraído e dos extratos via cromatografia gasosa, através da comparação com o tempo de retenção de padrões; estabelecer o CIM dos extratos frente a amostras de Candida spp; avaliar o efeito terapêutico de extratos selecionados de O. vulgare em modelo experimental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mario Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Renata Osório Faria - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / isabel Martins Madrid - Integrante / João R B Mello - Integrante / Raquel mano Meinerz - Integrante / Helen silveira Coimbra - Integrante / Luiza Osório - Integrante / Rosema Santin - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante / Antonella de Souza Mattei - Integrante / cristiane brum - Integrante / anelise fonseca - Integrante / margarida buss raffi - Integrante / Ana Lúcia Schild - Integrante / Maria Regina Alves Rodrigues - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: Avaliar a atividade antifúngica de extratos de Origanum vulgare L. sobre leveduras do gênero Candida. Obter extratos e óleos essenciais, utilizando técnicas de extração com uso de solventes orgânicos e aparelho clevenger; Caracterizar e identificar os constituintes das amostras de óleo extraído e dos extratos via cromatografia gasosa, através da comparação com o tempo de retenção de padrões; Estabelecer o CIM dos extratos frente a amostras de Candida spp; Avaliar o efeito terapêutico de extratos selecionados de O. vulgare em modelo experimental. As infecções micóticas vêm crescendo em incidência e fatalidade nos últimos anos, principalmente aquelas causadas pelo gênero Candida, devido em parte, a sobrevida de pacientes transplantados e neutropênicos, do uso indiscriminado de drogas imunossupressoras e das doenças imunodepressoras, aumentando assim a necessidade de pesquisas de novas substâncias com atividade antifúngica. A pesquisa de princípios ativos oriundos das plantas tem despertado interesse, em função da grande diversidade de compostos com possível ação antimicrobiana, já que muitos dos antifúngicos disponíveis apresentam um alto custo, efeitos colaterais importantes, sendo que algumas espécies de Candida já desenvolveram resistência. O objetivo deste estudo será avaliar a atividade antifúngica de extratos de Origanum vulgare L. sobre leveduras do gênero Candida. Serão realizados testes in vitro e in vivo para avaliação da sensibilidade dos diferentes isolados de Candida, sendo que os testes de sensibilidade in vitro seguirão as normas técnicas estabelecidas no documento NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards) M 27-A, e os testes in vivo serão realizados de acordo com Chami et al., 2004. Espera-se que ao final do experimento consiga-se obter novos princípios ativos, com a possibilidade de tratamentos eficazes e de baixo custo para as candidíases... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Renata Osório de Faria - Integrante / Luiz Felipe D Schuch - Integrante / Melissa Orzechowski Xavier - Integrante / Anelise Afonso Martins - Integrante / Isabel Martins Madrid - Integrante / João Roberto Braga de Mello - Integrante / Luisa Osorio da Gama - Integrante / Maria Regina Alves Rodrigues - Integrante / Margarida Buff Raffi - Integrante / Cristiane da Silva Brum - Integrante / Helen Coimbra - Integrante / Antonela Mattei - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    40. 2006-2008. Pesquisa de hemoparasitas (Erlichia canis e Babesia canis) em caes atendidos no hospital de clinicas veterinaria da Universidade Federal de Pelotas
      Descrição: A erliquiose é uma doença riquetsial transmitida por carrapatos relativamente comum em cães. A maior parte das informações disponíveis em cães é relativa à infecção com Ehrlichia canis, agente que causa o quadro clínico mais severo em animais dessa espécie. O vetor e reservatório da Ehrlichia canis é o carrapato Rhipicephalus sanguineus. O diagnostico é realizado através da detecção de mórulas no citoplasma de monócitos, linfócitos e eosinófilos de amostras de sangue periférico corado pelo Giemsa. Por ser um método limitado de diagnóstico, outros métodos de dA babesiose é uma doença protozoariana originária de carrapatos, endêmica no Brasil, que afeta hemácias de cães (Babesia canis). Diagnósticos podem ser feitos através da detecção de anticorpos por Imunofluorescência ou ?dot-Elisa?. O objetivo do projeto é pesquisar a presença de Ehrlichia canis e Babesia canis no sangue de cães atendidos no Hospital de Clínicas Veterinárias (Faculdade de Veterinária) da Universidade Federal de Pelotas. Será realizado uma resenha dos animais atendidos no HCV da UFPEL, incluindo dados como idade, sexo, raça e suspeita clínica, sendo realizado após o exame clínico colheita de sangue para a reallização de hemograma e pesquisa de hemoaparasitas, também será realizado PCR para a pesquisa da Erlichia canis. Os resultados serão submetidos a análise estatística. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Helen silveira Coimbra - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante / Eduardo Negri Mueller - Integrante / Rose K. Correa - Integrante / Vanessa Martins Bulling - Integrante / Simone - Integrante / michele - Integrante / Anelize de Oliveira Campello - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    41. 2005-2010. Sporothrix schenckii: importancia da melanina na patogenicidade in vivo e relacao com o perfil molecular e sensibilidade a antifungicos
      Descrição: A esporotricose é uma zoonose causada pelo fungo Sporothrix schenckii com ocorrência frequente em regiões de clima tropical, sub-tropical e temperada, acomentendo tanto os homens como os animais. Nos últimos anos tem sido observado um aumento da ocorrência da micose, em grande parte associada a transmissão por gatos domésticos. Vários aspectos da esporotricose ainda precisam ser esclarecidos para que se tenha uma comprensão dos fatores que interferem na relação hospedeiro x parasita, nesta enfermidade. Este projeto objetiva, por intermédio de uma equipe multidisciplinar, avaliar a resposta imune através da imunohistoquimica, procurando determinar as células envolvidas (componentes da resposta) na resposta local montada pelo hospedeiro, e relacionar aspéctos moleculares do agente, utilizando a técnica de RAPD, que permitam estabelecer a importância de fatores de patogenicidade e virulência do fungo, especialmente relacionados com a expressão do pigmento melanina por algumas cepas, assim como estudar a presença da resistência a antifúngicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Laerte Ferreiro - Integrante / Helen S Coimbra - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Lorene Leonardo de Souza - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Cristina Gevehr Fernandes - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / Dilma T Caetano - Integrante / isabel Martins Madrid - Integrante / Cristiano da Silva Rosa - Integrante / Luiz Filipi Damé Schuch - Integrante / Melissa Orvechowski Xavier - Integrante / Flávia Biasol de Araújo Sória - Integrante / Sydney Hartz Alves - Integrante / Luciana Prestes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    42. 2005-2007. Presenca de fungos em ambientes ambulatoriais e hospitalares e sua relacao com infeccao hospitalar
      Descrição: Nos últimos anos os fungos tem tido grande importância no desenvolvimento de infecções hospitalares O objetivo deste trabalho é avaliar a presença de fungos em ambientes ambulatoriais e hospitalares humanos e animais de pequeno porte, e identificar os fungos isolados. Serão estudadas amostras do ambiente e de superfície como mesas, macas, maçanetas, pia, torneira, etc. As amostras ambientais serão obtidas pela técnica de sedimentação, utilizando placas de Petri contendo meio seletivo para crescimento fúngico, ágar Sabouraud dextrose acrescido de clorafenicol, sendo utilizadas duas placas para cada três metros quadrados de área física. As placas de Petri contendo meio de cultivo serão mantidas abertas por quinze minutos em cada um dos ambientes estudados e, as amostras de superfície, serão colhidas com zaragatoa estéril umedecida em solução salina também estéril. Estas amostras serão cultivadas em placas contendo ágar Sabouraud dextrose acrescido de clorafenicol, utilizando a técnica do esgotamento.Todas as amostras serão incubadas a 28°C durante sete dias, quando serão avaliadas as características macro e micromorfológicas (exame direto entre lâmina e lamínula), e pela técnica de microcultivo, utilizando lactofenol azul de algodão para observação das estruturas de reprodução assexuada. Também serão realizados testes bioquímicos e nutricionais para a classificação dos isolados, quando necessário. Em casos de infecção fungica adquirida em ambiente ambulatorial ou hospitalar serão colhidas e processadas amostras clínicas. Os resultados obtidos permitirão o conhecimento da população de fungos existentesnos ambientes estudados, relacionando com seu potencial patogênico. Os resultados também servirão como um indicador de contaminação alertando para a necessidade de medidas de higiene, antissepsia e desinfecção adequadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Helen Coimbra - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Integrante / Marlete cleff - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Renata Osório de Faria - Integrante / Melissa Xavier - Integrante / Isabel M Madrid - Integrante / Renata Fagundes - Integrante / Juliana Zilmer - Integrante / Renata Dias - Integrante / Andréa Dias - Integrante / Anelise A martins - Integrante / Juciane Johann - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
      Descrição: Pesquisar a presença de fungos filamentosos e leveduriformes em ambientes da área da saúde, identificar e classificar os isolados obtidos, estudar casos de infecção fúngica hospitalar relacionando com a fonte de infecção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marlete Brum Cleff - Integrante / Márcia de Oliveira Nobre - Coordenador / Mário Carlos Araújo Meireles - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Renata Osório de Faria - Integrante / Melissa Orzechowski Xavier - Integrante / Anelise Afonso Martins - Integrante / Isabel Martins Madrid - Integrante / Helen Coimbra - Integrante.
      Membro: Marlete Brum Cleff.
    43. 2004-2007. Avaliacao da atividade in vivo e in vitro da terbinafina e itraconazol frente ao Sporothrix Schenckii
      Descrição: Determinar a sensibilidade in vitro dos antifúngicos terbinafina e itracozanol frente a cepasde S. schenckii e a atividade in vivo destes antifúngicos no tratamento da esporotricose sistêmica experimental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Mario Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Patricia da Silva Nascente - Integrante / Lorena Leonardo Souza - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / isabel Martins Madrid - Integrante / João Roberto de Braga Mello - Integrante / Flávia B de Araújo Sória - Integrante / Anelise A martins - Integrante / Luiz F Damé Schuch - Integrante.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    44. 2004-2006. Estudo das especies do genero Malassezia no tegumento de felinos
      Descrição: O variado número de afecções que acometem o sistema tegumentar de pequenos animais fazem com que as pesquisas nesta área seja de grande importância para que, cada vez mais, obtenham-se diagnósticos precisos. O crescente número de diagnósticos nos casos de Malasseziose, refere-se sempre a única espécie não-lipodependente (Malassezia pachydermatis), deixando-se de diagnosticar prováveis afecções causadas pelas demais espécies lipodependentes (M. furfur, M. obtusa, M. globosa, M. sloofiae, M. sympodialis e M. restricta). Esta caracteristica permite que a M. pachydermatis seja a única dentre as sete espécies conhecidas que cresce em meio de cultura ágar Sabouraud dextrose sem adição de fontes lipídicas. O trabalho consistirá no levantamento de todas as espécies de Malassezia no tegumento de felinos hígidos ou com dermatites e otites, identificando-se a presença e frequência destas. Os materiais que serão cultivados em ágar Sabouraud dextrose, com ou sem suplementação de lípideos, serão coletados através de swabs estéreis e carpetes, do conteúdo auditivo externo e tórax, respectivamentes. A identificação se dará através do aspecto das culturas, testes bioquímicos e repique em meios específicos com adição de Tweens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Tatiana de Avila Antunes - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / isabel Martins Madrid - Integrante / Cristiano da Silva Rosa - Integrante / Flávia Biasol de Araújo Sória - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    45. 2004-2006. Aspergilose em pinguins: isolamento e identificacao de fungos do genero Aspergillus spp do Centro de Recuperacao de Animais Marinhos (CRAM) do Museu Oceanografico da Fundacao Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG)
      Descrição: A aspergilose é uma micose que raramente ocorre como doença primária em indivíduos normais, sendo considerada oportunista por natureza. A aspergilose é causada por diferentes espécies do gênero Aspergillus, sendo o A. fumigattus o mais patogênico. Os fungos deste gênero são os mais comuns de todo o ambiente, sendo encontrados na água, ar e solo. A aspergilose é comum em aves aquáticas, e freqüentemente apresentam morte aguda, com pouco ou nenhum sinal clínico. Quando presentes, os sinais clínicos em pingüins, são: inapetência, diarréia, tosse curta e úmida, mudança na vocalização, queda unilateral das asas, e principalmente dispnéia. O centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) do Museu oceanográfico de Rio Grande/RS (Brasil) recebe anualmente para reabilitação, centenas de pingüins, principalmente pingüim de Magalhães (Spheniscus magellanicus) cobertos de petróleo e muito debilitados. Infelizmente, muitos não resistem e morrem. Sabendo que a aspergilose corresponde a uma alta taxa de letalidade destas aves marinhas em cativeiro, este trabalho objetiva isolar e identificar fungos do gênero Aspergillus, deste centro, e desenvolver medidas de controle ambientais preventivas. Será utilizada a técnica de plaqueamento para colheita das amostras, as quais serão incubadas a 25°C por 10 dias para serem analisadas macro e micromorfologicamente, classificando a espécie. O controle microbiológico será previsto para o segundo ano do experimento, a partir do uso de desinfetantes ambientais e a investigação da micose será realizada durante todo o período do experimento, através da necropsia dos animais que morrerem, juntamente com o isolamento e classificação do agente etiológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Lorena leonardo de Souza - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Melissa Orvechowski Xavier - Integrante / Flávia Biasol de Araújo Sória - Integrante / Rodolfo Pinho da Silva Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande - Cooperação / Centro de Recuperação de Animais Marinhos - Cooperação.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    46. 2002-2004. Isolamento e identificacao de leveduras da microbiota vaginal de cadelas nas diferentes fases do ciclo estral
      Descrição: Problema de saúde pública devido a diversos fatores como o uso intensivo de drogas antibacteriansa e munossupressoras, a aglomeração de animais, estresse, etc. Indivíduos com microbiota alterada ou com mecanismos de defesa comprometidos são mais propensos a desenvolver infecções por fungos oportunistas, dentre estes algumas leveduras despontam como importantes agentes etiológicos, como, por exemplo, as do gênero Candida spp. e Malassezia spp. , resultando em grandes desafios para o diagnóstico das infecções micóticas emergentes. Tendo como objetivo investigar a presença de leveduras na microflora vaginal de cadelas em idade reprodutiva, verificando uma possível correlaçao com a fase do ciclo estral, já que durante as diferentes fases do ciclo o epitélio vaginal passa por inúmeras alterações mediadas, principalmente por hormônios o que influenciaria no desenvolvimento fúngico e também porque o cio representa uma etapa de estresse na vida das fêmeas ocasionando uma baixa na imunidade o que facilitaria a proliferação de fungos oportunistas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Renata Osóio de Faria - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Flávia Biasol de Araújo Sória - Integrante / Alzira Conceição Pacheco de Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    47. 2001-2004. Estudo da patogenicidade de diferentes cepas de Sporothrix schenckii
      Descrição: A esporotricose é uma doença fúngica subcutânea, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que acomete humanos e animais. Os principais sinais clínicos são nódulos, ulcerações, linfangite ascendente, presença de crostas e exudato vermelho escuro. O S. schenckii é um fungo dimórfico, geofílico, encontrado em árvores e arbustos e a inoculação ocorre normalmente através de ferimentos. Nos últimos anos o relato de casos de esporotricose humana envolvendo felinos domésticos tem aumentado. O presente trabalho têm como objetivos estudar diferentes cepas de S. schenckii, a fim de determinar diferenças de patogenicidade, observar se a forma do inóculo, leveduriforme ou filamentoso interfere no quadro clínico e ainda produzir e inocular mutantes albinos comparando-os com cepa de origem selvagem. Atualmente sabe-se que os conídios do S. schenckii produzem melanina via DHN (dihidroxinaftaleno) e estudos com outros fungos pigmentados tem demonstrado que a melanina protege contra a fagocitose dos macrofágos e de agentes oxidantes, tambem foi demonstrada a produção de anticorpos, por camundongos, contra melanina DOPA, porém em relação a melanina do S. schenkii os estudos são insipientes e especialmente quando se trata de modelo experimental. Espera-se, com este estudo, demonstrar a diferença de patogenicidade, de cepas, pelo quadro clínico mais ou menos severo na inoculação experimental; também espera-se não haver diferença no desenvolvimento da doença, seja pela forma filamentosa, adquirida normalmente de espinhos e plantas, da forma leveduriforme proveniente, principalmente de gatos enfermos. Finalmente queremos demonstrar que cepas mais pigmentadas são mais patogênicas, demonstrando na inoculação experimental um quadro clínico mais severo nos animais inoculados com as cepas selvagen. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Lorena leonardo de Souza - Integrante / Laerte Ferreiro - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Renata Osóio de Faria - Integrante / Anelise Afonso martins - Integrante / Isabel M Madrid - Integrante / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Flávia B de Araújo Sória - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Remuneração.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    48. 2001-2004. Ocorrencia de Cryptococcus na regiao sul do Rio Grande do Sul
      Descrição: O Cryptococcus neoformans, agente causador da criptococose, é fungo leveduriforme, sapróbio e ubíquo, que está frequentemente associado a gotículas e sujeiras acumuladas em poleiros de pombos. O estabelecimento e a disseminação da infecção são altamente dependentes da imunidade do hospedeiro. No gato, a infecção criptocócica foi quase sempre vista em associação às infecções pelo Virus da Leucemia Felina (FeLV) ou pelo Virus da Imunodeficiência Felina (FIV) (Scott, 1996). Têm sido descritos muitos casos de criptococose em humanos imunocomprometidos, principalmente em individuos com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) (Edelweiss et al., 1995; Rozenbaum & Rios-Gonçalves, 1994). A criptococose é uma micose que tem se tornado importante em saúde pública, portanto é necessário pesquisar a presença do agente nas prováveis fontes de infecção na Região Sul do estado do RS. Portanto esta investigação tem como objetivos pesquisar a frequência do Cryptococcus neoformans variedade neoformans em fezes de pombos (Columba livia); pesquisar a presença de Cryptococcus neoformans variedade gatti em eucaliptos; determinar a frequência da enfermidade causada pelo Cryptococcus neoformans em felinos domésticos. Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Tatiana de Ávila Antunes - Integrante / Ana Raquel Mano Meinerz - Integrante / Marlete Brum Cleff - Integrante / Renata Osório de Faria - Integrante / Alzira Conceição Pacheco de Lima - Integrante / Melissa de O Xavier - Integrante / Flávia B de Araújo Sória - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    49. 2001-2003. Estudo da populacao de especies de Malassezia em otites e dermatites de caes e gatos e teste da sensibilidade in vitro frente ao cetoconazol, fluconazol e itraconazol
      Descrição: O variado número de afecções que acometem o sistema tegumentar de pequenos animais, fazem com que as investigações científicas nesta área sejam de grande importância e impressindíveis, especialmente no que diz respeito a epidemiologia controle e tratamento dos problemas relacionados com microrganismos como fungos, bactécrias e as afecções mistas. A diversidade microbiológica dos problemas relacionados com o sistema tegumentar dos pequenos animais como cães e gatos sussita constantemente a que se obtenha diagnósticos precisos para um procedimento terapêutico específico e eficiente no controle do problema. Este trabalho tem como objetivo acompanhar todo o processo de diagnóstico de otites e dermatites em cães e gatos, desde a colheita do material para o diagnóstico, isolamento e identificação da levedura determinante da Malasseziose até a indicação terapeútica correta mediante um monitoramento prévio através de antifungigramas. Comparação do perfil proteico das amostras de leveduras isoladas e biotipadas, as quais serão também classificadas através do método de PCR... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Lorena leonardo de Souza - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Ana Raquel Meinerz - Integrante / Melissa O Xavier - Integrante / Flávia Biasoli de A Sória - Integrante / João Roberto de Braga Mello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.
    50. 1997-1998. Aflatoxicose aguda e cronica em suinos
      Descrição: Os animais criados em confinamento ou semi-confinamento recebem como alimentos uma dieta rica em cereais ou rações comerciais. O suíno é um animal bastante sensível à aflatoxina (Sweiler, 1992), assim, dietas contaminadas representam grandes prejuízos econômicos, tanto na intoxicação aguda, que leva a óbito um grande número de animais, quanto na intoxicação crônica, que levará a uma diminuição da produtividade dos animais. Portanto este trabalho tem como objetivos estudar o efeito das aflatoxinas na intoxicação aguda de leitões em crescimento, através do monitoramento das alterações enzimáticas; também será avaliado o desenpenho dos suinos em diferentes categorias, frente à intoxicação crônica pelas aflatoxinas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia de Oliveira Nobre - Integrante / Clauz Liebsh - Integrante / Patrícia da Silva Nascente - Integrante / Lorena leonardo de Souza - Integrante / Mário Carlos Araújo Meireles - Coordenador / Janio Santúrio - Integrante / Carlos Mallman - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Marcia de Oliveira Nobre.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Primeiro lugar na área de Ciências Agrárias, categoria Jovem Pesquisador PIBIC/CNPq, Salão Universitário UCPel.. 2015.
      Membro: Márcia de Oliveira Nobre.
    2. Destaque na área de caninos, CONBRAVET.. 2014.
      Membro: Márcia de Oliveira Nobre.
    3. 3º lugar XVIII Congresso de Iniciação Científica na área de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Pelotas.. 2009.
      Membro: Márcia de Oliveira Nobre.
    4. 3º lugar XVII Congresso de Iniciação científica na área de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Pelotas.. 2008.
      Membro: Márcia de Oliveira Nobre.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (63)
    1. III Simpósio Internacional de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais.Realização de Pesquisa Científica em Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) no País. 2015. (Simpósio).
    2. Semana Acadêmica da Veterinária. Atividade/Terapia/Educação mediada por animais. 2015. (Congresso).
    3. 1º Curso Cinotécnico. 2014. (Outra).
    4. 1º Minicurso de atualização em cardiologia e nefrologia de pequenos animais. 2014. (Outra).
    5. Ação contra o câncer de mama canino.Colaborador. 2014. (Outra).
    6. I Congresso Medvep de dermatologia veterinária. Avaliação clínica da administração de Rosmarinus officinalis no conduto auditivo externo. 2014. (Congresso).
    7. 1er Congreso Internacional de Terapia Asistida con Animales. 2013. (Congresso).
    8. 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2013. (Congresso).
    9. 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Esporotricose Felina. 2013. (Congresso).
    10. 2º Simpósio Internacional de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais.2º Simpósio Internacional de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais. 2013. (Simpósio).
    11. I Encontro em Zoonoses Emergentes - Esporotricose & Leishmaniose. 2013. (Encontro).
    12. Medvep2013 - II Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias. 2013. (Congresso).
    13. Seminário de Responsabilidade Técnica em Medicina Veterinária - Módulo Básico. 2013. (Seminário).
    14. XXX Semana Acadêmica da Medicina Veterinária.Otopatia em pequenos animais. 2013. (Outra).
    15. XXX Semana Acadêmica da Medicina Veterinária.Desvendando o eletrocardiograma. 2013. (Outra).
    16. 1º Ciclo de atualização em zootecnia. 2011. (Outra).
    17. 1º Ciclo de atualização em zootecnia.Principais zoonoses transmitidas por cães e gatos. 2011. (Outra).
    18. Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias (36h). 2011. (Congresso).
    19. Curso de Dermatologia em Cães e Gatos. 2011. (Outra).
    20. Workshop Agro-Vet - Urcamp.Insuficiência cardíaca congestiva. 2011. (Outra).
    21. Reunião dos Coordenadores de Pós-Graduação da Área de Ciências Agrárias. 2010. (Encontro).
    22. 35º Combravet. 2008. (Congresso).
    23. 3º Salão de Extensão e Cultura. 2008. (Outra).
    24. XI Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2008. (Simpósio).
    25. II Congreso multidisciplinario de salud comunitaria del Mercosur. 2007. (Congresso).
    26. X Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2007. (Simpósio).
    27. XXVIII Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA. 2007. (Congresso).
    28. XXVII SAMV - Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2007. (Outra).
    29. IX Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2006. (Simpósio).
    30. Otites - manejo clínico das otites de carnívoros domésticos, cirurgia otológica - quando e como. 2006. (Outra).
    31. XVII Congresso Estadual de Medicina Veterinária. 2006. (Congresso).
    32. XXVII Congresso Brasileiro da Anclivepa. 2006. (Congresso).
    33. Simpósio Internacional de Dermatologia. 2005. (Simpósio).
    34. V Congresso Latino Americano de Micologia. V Congresso Latino-Americano de Micologia. 2005. (Congresso).
    35. VIII Simpósio de Pequenos Animais da Região Sul.v. 2005. (Simpósio).
    36. VII Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2004. (Simpósio).
    37. VI Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2003. (Simpósio).
    38. XXII Congresso de Microbiologia. 2003. (Congresso).
    39. V Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2002. (Simpósio).
    40. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária ( CONBRAVET). XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET). 2002. (Congresso).
    41. Curso Micoses Animais e humanas. 2001. (Seminário).
    42. II Curso de atualização Clínica em Pequenos Animais. 2001. (Simpósio).
    43. III CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. III CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. 2001. (Congresso).
    44. III Simpósio de pequenos animais na região sul. 2000. (Simpósio).
    45. I Simpósio Brasileiro sobre Micoses Animais. 2000. (Simpósio).
    46. II Simpósio em pequenos animais da região sul. 1999. (Simpósio).
    47. Micoses superficiais, micoses subcutâneas e antifúngicos para uso em pequenos e grandes animais. 1999. (Seminário).
    48. Otite e lesões Dermatológicas em pequenos Animais. 1999. (Seminário).
    49. XXV Semana Acadêmica. 1999. (Seminário).
    50. XXX Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1999. (Congresso).
    51. I Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 1998. (Simpósio).
    52. IX Encontro nacional de micotoxinas - I Simpósio em armazenagem qualitativa de grãos no mercosul. 1998. (Encontro).
    53. Seminário Internacional Avançado de Doenças Infecciosas na Clínica de Pequenos animais. 1998. (Seminário).
    54. Curso de Diagnóstico Micológico. 1997. (Seminário).
    55. II Congresso de Medicina Veterinária do Cone Sul/XIII Congresso Estadual de Medicina Veterinária e XXV Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. 1997. (Congresso).
    56. XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia. XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1997. (Congresso).
    57. Simpósio Internacional sobre Micotoxinas e Micotoxicoses em Aves. 1995. (Simpósio).
    58. VI Ciclo Regional de Atualização Clínica. 1994. (Seminário).
    59. . XII Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA. 1990. (Congresso).
    60. Curso de Radiologia dos Pequenos Animais Domésticos e Silvestres. 1987. (Seminário).
    61. I Ciclo Regional de Atualização clínica. 1986. (Simpósio).
    62. IXI Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. 1986. (Congresso).
    63. VIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. 1985. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. Nobre, Márcia O.; JORGE, Sérgio ; Andrade Junior, A.G. ; COSTA, E. M. ; LARA, B. P. ; FERNANDES, D. W. ; PEREIRA, M. M. ; PINEIRO, M. B. C. ; MENDES, C. B. M. ; LIMA, C. M. ; ALMEIDA, D. M.. Workshop ClinPet-II Simpósio online em medicina de Pequenos Animais. 2021. Outro
    2. NOBRE, Márcia de Oliveira; JORGE, Sérgio ; Andrade Junior, A.G. ; LARA, B. P. ; FERNANDES, D. W. ; COSTA, E. M. ; PINEIRO, M. B. C. ; BRITO, R. S. A. ; MENDES, C. B. M.. Workshop ClinPet-I Simpósio online em medicina de Pequenos Animais. 2020. Outro
    3. Nobre, M.O.. workshop ClinPet. 2019. (Outro).. . 0.
    4. Oliveira Nobre, Márcia. workshop ClinPet. 2018. (Outro).. . 0.
    5. FELIX, A. O. C. ; FELIX, S. R. ; Capella, SO ; FERREIRA, P. A. ; Krug, F. ; NOBRE, M. Curso de bioterismo e experimentação animal. 2015. Outro
    6. Nobre, Márcia O.. 1º Curso Cinotécnico. 2014. (Outro).. . 0.
    7. Nobre, Márcia O.; LOPES, T. V.. Fundamentos de Cinofilia. 2014. Outro
    8. Nobre, Márcia O.. Tratamento de afecções cutâneas em cães e gatos. 2014. (Outro).. . 0.
    9. Nobre, Márcia O.. Curso multidisciplinar de atualização e treinamento em Pet Terapia. 2014. (Outro).. . 0.
    10. NOBRE, M. 1º Minicurso de atualização em cardiologia e nefrologia de pequenos animais. 2014. (Outro).. . 0.
    11. NOBRE, Márcia de Oliveira. XXI Congresso de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).. . 0.
    12. NOBRE, Márcia de Oliveira. XIV ENPOS - Encontro de Pós-Graduação. 2012. (Outro).. . 0.
    13. NOBRE, Márcia de Oliveira. XIII ENPOS - Encontro de Pós-Graduação. 2011. (Outro).. . 0.
    14. NOBRE, Márcia de Oliveira. 1º Curso Sobre Avanços em Nutrição Animal e Formulação de Rações. 2010. (Outro).. . 0.
    15. Nobre, M.O.. Curso de Redação Científica (68h). 2010. (Outro).. . 0.
    16. NOBRE, Márcia de Oliveira; ANCIUTI, Marcos Antonio. Curso de Capacitação profissional de técnicos em agropecuária em nível tecnológico para atuação na clínica e sanidade de pequenos animais (Módulo Teórico). 2009. Outro
    17. NOBRE, Márcia de Oliveira; ANCIUTI, Marcos Antonio ; MUELLER, Eduardo Negri ; CAMPELLO, A. O. ; PEREIRA, I. C. ; TILLMANN, M. T. ; SILVA, Patrícia Lisiane Santos da ; WILHELM, Graziela ; Simon, Caroline ; Rapetti, J. Curso de Anestesiologia Veterinária. 2009. Outro
    18. NOBRE, Márcia de Oliveira. I Curso de Bioterismo e Experimentação Animal (52702029). 2009. (Outro).. . 0.
    19. NOBRE, Márcia de Oliveira. I Fórum da Pós-Graduação em Veterinária da UFPel. 2009. (Outro).. . 0.
    20. Nobre, Márcia O.; ANCIUTI, Marcos Antonio. Curso de Capacitação profissional de técnicos em agropecuária em nível tecnológico para atuação na clínica e sanidade de pequenos animais (Módulo Prático I e II, 1ª Turma). 2009. Outro
    21. NOBRE, Márcia de Oliveira; ANCIUTI, Marcos Antonio. Curso de Capacitação profissional de técnicos em agropecuária em nível tecnológico para atuação na clínica e sanidade de pequenos animais (Módulo Prático I e II, 2ª Turma). 2009. Outro
    22. Ladeira, R ; Nobre, Márcia Oliveira. XI Simpósio de Pequenos Animais da Região Sul. 2008. Outro
    23. Ladeira, R ; Nobre, Márcia Oliveira. X Simpósio de Pequenos Animais da Região Sul. 2007. Outro
    24. MEIRELES, M. C. A. ; Nobre, Márcia Oliveira. Micoses superficiais e subcutâneas. 1999. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Márcia de Oliveira Nobre ⇔ Marlete Brum Cleff (64.0)
      1. SANTIN, Rosema ; MATTEI, Antonella ; WALLER, S. B. ; MADRID, Isabel M ; CLEFF, Marlete Brum ; XAVIER, Melissa Orzechowski ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MELLO, João Rooberto B ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Clinical and mycological analysis of dog's oral cavity. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso). v. 44, p. 139-144, issn: 1517-8382, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERNANDES, CICIANE P.M. ; Gaspar, Luiz Fernando J. ; Meinerz, Ana Raquel M. ; Grecco, Fabiane B. ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; CLEFF, Marlef Brum. Tumor Venéreo Transmissível canino com metástase encefálica.. Semina. Ciências Agrárias (Online). v. 34, p. 3929-3934, issn: 1679-0359, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Madrid, Isabel Martins ; MATTEI, A. ; TELES, A. J. ; NOBRE, M. O. ; CLEFF,M.B. ; MEIRELES, M.C.A.. Alterações hematológicas em felinos com esporotricose cutânea. .. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR (Impresso). v. 15, p. 33-35, issn: 1415-8167, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; De Souza, Lorena Leonardo ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; De Faria, Renata Osório ; CLEFF, Marlete Brum ; GOMES, Fabiane Resende ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; REISCHAK, Dilmara ; Schuch, Luis Filipe Damé ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Frequência do vírus da Leucemia Felina (VLFe) em felinos domésticos (Felis catus) semidomiciliados nos municípios de Pelotas e Rio Grande.. Ciência Animal Brasileira (UFG. Impresso). v. 11, p. 90-93, issn: 1809-6891, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NASCENTE, Patrícia da Silva ; CLEFF, Marlete Brum ; FARIA, R. O. ; BAIALARDI, C. ; NOBRE, M. ; MEIRELES, M. C. A.. Granuloma eosinofílico em Labrador Retriever: relato de caso. MEDVEP. Revista Científica de Medicina Veterinária. Pequenos Animais e Animais de Estimação. v. 7, p. 223-227, issn: 1678-1430, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. ANTUNES, T. A. ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEINERZ, A. R. M. ; MARTINS, A.A. ; CLEFF, M. B. ; FERNANDES, C. G. ; MEIRELES, M. C. A.. Esporotricose cutânea experimental: avaliação in vivo do itraconazol e terbinafina. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). v. 42, p. 706-710, issn: 0037-8682, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MEINERZ, Ana ; XAVIER, Melissa O ; CLEFF, Marlete Brum ; MADRID, Isabel Martins ; NOBRE, M. O. ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; MELLO, João Rooberto B. Efficacy of terbinafine and itraconazole on a experimental model of systemic sporotrichosis. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso). v. 39, p. 734, issn: 1517-8382, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. NOBRE, Márcia de Oliveira; Xavier, M.O. ; Meinerz, A.R.M. ; Cleff, M.B. ; Osório, L.G. ; Schuch, L.F.D. ; Silva Filho, R.P. ; Meireles, M.C.A.. Eficácia da clorexidina-cetrimida na desinfecção ambiental contra Aspergillus spp.. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. v. 60, p. 873-877, issn: 0102-0935, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MARTINS, A.A. ; XAVIER, M. O. ; ANTUNES, Tatiana ; MADRID, I. M. ; CLEFF, M. B. ; SILVA, F. V. ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, M. C. A.. Eficácia do uso de imunoestimulante associado a antifúngico no tratamento da esporotricose cutânea experimental. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). v. 41, p. 25-27, issn: 0037-8682, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. XAVIER, Melissa Orvechowski ; MADRID, Isabel Martins ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SCHUCH, Luiz Filipe Damé ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Atividade in vitro de três agentes químicos frente a diferentes espécies de Aspergillus. Arquivos do Instituto Biológico. v. 74, p. 49-53, issn: 0020-3653, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. NOBRE, Márcia de Oliveira; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patricia da Silva ; SCHUCH, Luiz F Damé ; FARIA, Renata Osório ; SANTIN, Rosema ; CLEFF, M. B. ; MADRID, Isabel Martins ; MARTINS, Anelise Afonso ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo ; MELLO, João Roberto de Braga. Esporotricose felina - relato de casos. Ciência Animal Brasileira (UFG). v. 8, p. 575-577, issn: 1518-2797, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; CLEFF, Marlete Brum ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SCHUCH, Luiz Filipe Damé ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; Xavier, Melissa O. ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; MELLO, João Roberto de Braga. Efeitos de doses elevadas da terbinafina e itraconazol em ratos Wistar. RBCF. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. v. 43, p. 105-109, issn: 1516-9332, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; SCHUCH, Luiz Filipe Damé ; Cleff, Marlete Brum ; SANTIN, Rosema ; Brum, Cristiane da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; Meireles, Mario Carlos Araújo ; MELLO, João Roberto de Braga. Suscetibilidade in vitro de isolados de Sporothrix schenchii frente a terbinafina e itraconazol. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). v. 40, p. 1-3, issn: 0037-8682, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CLEFF, Marlete Brum ; LIMA, Alzira Pacheco de ; FARIA, Renata Osório de ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; Araújo, Flávia Biasoli de ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Isolation of Candida spp from vaginal microbiota of healthy canine females during estrous cycle. Brazilian Journal of Microbiology. v. 36, p. Não informado-Não informado, issn: 1517-8382, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. NASCENTE, Patrícia da Silva ; CLEFF, Marlete Brum ; FARIA, Renata Osório de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; XAVIER, Melissa O ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; MELLO, João R B. Malasseziose ótica canina: inoculação experimental e tratamento. Clínica Veterinária (São Paulo). v. 55, p. 54-60, issn: 1413-571X, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. NASCENTE, Patrícia da Silva ; ROSA, Cristiano da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete Brum ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Malasseziose ótica e tegumentar em cães e gatos. Boletim do Laboratório Regional de Diagnóstico. v. 24, n. 24, p. 32-42, issn: 0104-2548, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. SILVEIRA, Erica de Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete Brum ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Trichophyton verrucosum em bovinos com pele hígida e com lesões. Acta Scientiae Veterinariae. v. 31, n. 1, p. 45-49, issn: 1678-0345, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; BAIALARD, Carmem Elza Giordano ; RIETCORREA, Gabriela ; CLEFF, Marlete Brum ; PINTO, José Carlos Padilha ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Adenite Sebácea granulomatosa em dois cães da raça akita com dermatite por Malassezia pachydermatis e Staphylococcus intermedius. Ciência & Tecnologia Veterinária. v. 1, n. 2, p. 49-52, issn: 1676-3149, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. NOBRE, Márcia de Oliveira; CLEFF, Marlete Brum. A célula fúngica. Em: Mario Carlos Araujo Meirelles; Patricia da Silva Nascente. (Org.). Micologia Veterinária. 1ed.Pelotas. : Editora e Gráfica Universitária. 2009.v. 1, p. 31-40.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. SANTIN, Rosema ; MATTEI, Antonela ; MUELLER, Eduardo Negri ; FONSECA, A. ; MENDES, J. F. ; Cleff, M.B. ; Nobre, M.O. ; NASCENTE, Patricia da Silva ; CARAPETO, L. P. ; MEIRELES, M. C. A.. Malassezia pachydermatis isolada da cavidade oral de cães errantes da cidade de Pelotas-RS/Brasil. Em: 35º CONBRAVET - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MATTEI, Antonella ; MADRID, Isabel ; COIMBRA, Helen ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; XAVIER, Melissa ; MARTINS, Anelise ; FONSECA, A. ; MEIRELES, M. C. A. ; NOBRE, M.. Isolamento de fungos filamentosos em hospital e clínicas veterinárias. Em: XVII Congresso Estadual de Medicina Veterinária, p. 151-151, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. ANTUNES, Tatiana de Àvila ; MEINERZ, Ana Raquel ; FARIAS, Renata Osório de ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MARTINS, Anelise Afonso ; VIVES, Patrícia ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Avaliação histopatológica em ratos Wistar (Rattus novergicus) inoculados com Sporothrix schenckii e tratados com itraconazol e terbinafina. Em: V Conferência Sul Americana de Medicina Veterinária, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. SÓRIA, Flávia Ba ; CLEFF, Marlete Brum ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; FARIA, Renata Osório ; XAVIER, Melissa O ; MARTINS, Anelise Afonso ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; LIMA, Alzira P ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Isolamento da Malassezia pachydermatis nas cavidades oral, vaginal e meato acústico externo de fêmeas caninas hígidas. Em: XII Congresso de Iniciação Científica - UFPel, v. 1, p. 79-79, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. MUELLER, Eduardo Negri ; SANTIN, Rosema ; BERGMANN, Lucimara Konflanz ; GUIOT, Êmille Gedoz ; SILVA, Patrícia Lisiane Santos da ; SEGATTO, M. ; SILVEIRA, J. J. J. ; FERNANDES, C. ; FRASCOLLA, R. ; FRACAROLI, M. ; SILVA, L. S. ; TILLMANN, M. T. ; LEMOS, M. G. ; CLEFF, M. B. ; MARIOTTI, M. ; NOBRE, Márcia de Oliveira. Inserção do acadêmico de veterinária na prática de cidadania. Em: 3º Salão de Extensão e Cultura, 1ª Semana de Ensino e Extensão, 2008, Pelotas/RS. Anais do 3º Salão de Extensão e Cultura, 1ª Semana de Ensino e Extensão, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. MEINERZ, Ana Raquel ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; CLEFF, Marlete Brum ; ORZECHOWSKI, Melissa ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; MELO, João Roberto de Braga. Atividade da terbinafina e itraconazol no tratamento da esporotricose sistêmica experimental. Em: XXVII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - Anclivepa, 2006, Vitória/ ES. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, v. 1, p. 94-94, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; ARAÚJO, F B ; SCHUCH, Luiz Filipe Damé ; CLEFF, Marlete Brum ; FARIA, Renata Osório de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; MELO, João Roberto de Braga ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; RODRIGUES, M R A. Atividade do óleo essencial do Origanum vulgaris frente ao Sporothrix schenckii. Em: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos/SP. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, v. 1, p. 215-215, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; SCHUCH, Luiz Filipe Damé ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; CLEFF, Marlete Brum ; MELLO, João Roberto de Braga. Avaliação da sensibilidade do S. schenckii frente ao itraconazol com o uso das técnicas de microdiluição em caldo e o ETEST. Em: XXIII Congresso Brasieliro de Microbiologia, 2005, Santos - SP. Anais XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, v. 1, p. 215-215, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. MARTINS, Anelise Afonso ; MADRID, Isabel ; XAVIER, Melissa ; ROSA, Cristiano ; MEINERZ, Ana Raquel ; CLEFF, Marlete Brum ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; NOBRE, Márcia de Oliveira. Presença de fungos filamentosos em clínicas veterinárias. Em: V Congresso Latino Americano de Micologia, 2005, Brasilia. Anais V Congresso Latino Americano de Micologia, v. 1, p. 279-279, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. ROSA, Cristiano da Silva ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; SANTOS, Danusa S ; FARIA, Renata Osóio de ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; SANTIN, Rosema ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário. Estudo do gênero Malassezia em felinos hígidos, otopatas e dermatopatas, na região de Pelotas. Em: V Congresso Latino Americano de Micologia, 2005, Brasilia. Anais do V Congresso Latino Americano de Micologia, p. 288-288, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. CLEFF, Marlete Brum ; XAVIER, Melissa ; MADRID, Isabel ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; OSÓRIO, Renata de Faria ; ROSA, Cristiano da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MELLO, João R. Comparação da atividade in vitro do itraconazol e terbinafina frente ao Aspergillus spp. Em: V Congresso Latino Americano de Micologia, 2005, Brasilia. Anais do V Congresso Latino Americano de Micologia, v. 1, p. 245-245, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; NASCENTE, Patricia da Silva ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; MADRID, Isabel M ; MARTINS, Anelise Afonso ; FARIA, Renata de Osório ; CLEFF, Marlete Brum ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos de Araújo. Efeito do itraconazol e da terbinafina no tratamento da esporotricose cutânea experimental. Em: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto/MG. Anais do IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. OSÓRIO, Luisa da Gama ; FARIA, Renata Osório ; CLEFF, Marlete Brum ; SANTOS JR, Ronaldo M ; ANTUNES, Tatiana Ávila ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MELO, João Roberto de Braga ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Esporotricose em felinos domiciliados na cidade de Pelotas-RS. Em: XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004, Pelotas. Anais XIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel e VI Encontro de Pós Graduação da UFPel, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MARTINS, Anelise Afonso ; XAVIER, Melissa ; MADRID, Isabel ; FARIAS, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete Brum ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MEINERZ, Ana Raquel ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Comparação do itraconazol e terbinafina no tratamento da esporotricose experimental. Em: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas-RS. Anais do XII CIC - CD ROOM. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária, v. 1, p. 60-60, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. MADRID, Isabel M ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MARTINS, Anelise Afonso ; XAVIER, Melissa O ; CLEFF, Marlete ; FERREIRO, Laerte ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Sporothrix schencki; pigmento e relação com patogenicidade. Em: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas-RS. Anais XII CIC - CD ROOM. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária, v. 1, p. 62-62, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      35. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SÓRIA, Flávia ; MARTINS, Anelise Afonso ; XAVIER, Melissa ; MADRID, Isabel ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete ; NASCENTE, Patrícia ; MEINERZ, Ana Raquel ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Efeito da terbinafina e itraconazol no tratamento da esporotricose cutânea experimental. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia - CD ROOM. São Paulo - SP: SBM, v. 1, p. 199-199, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      36. FARIAS, Renata Osório de ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MARTINS, Anelise Afonso ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo ; LIMA, Alzira P. Ocorrência de Cryptococcus neoformans em excretas de pombo na cidade de Pelotas-RS. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. São Paulo-SP: SBM, v. 1, p. 215-215, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      37. SÓRIA, Flávia Ba ; XAVIER, Melissa O ; MARTINS, Anelise Afonso ; FARIA, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Esporotricose ocupacional. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia - CD ROOM. São Paulo-SP: SBM, v. 1, p. 209-209, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      38. XAVIER, Melissa O ; SÓRIA, Flávia Ba ; MARTINS, Anelise Afonso ; SAMPAIO JR, Daiser Paulo A ; FARIA, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; MEINERZ, Ana Raquel ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Esporotricose felina com envolvimento zoonótico. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia - CD ROOM. São Paulo-SP: SBM, v. 1, p. 193-193, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      39. XAVIER, Melissa O ; MARTINS, Anelise Afonso ; SÓRIA, Flavia B ; SAMPAIO JR, Paulo Daiser ; DUTRA, C ; OSÓRIO, Renata de Faria ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Criptococose felina. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia - CD ROOM. São Paulo-SP: SBM, v. 1, p. 192-192, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      40. XAVIER, Melissa O ; NASCENTE, Patrícia ; SÓRIA, Flávia Ba ; MARTINS, Anelise Afonso ; FARIAS, Renato Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete ; MEINERZ, Ana Raquel ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Malasseziose associada a dermatites e otite externa. Em: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas-RS. Anais do XII CIC - CD ROOM. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária, v. 1, p. 36-36, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      41. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; CLEFF, Marlete Brum ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; FARIA, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; XAVIER, Melissa O ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; LIMA, Alzira P ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Influência do ciclo estral, no isolamento de Malassezia pachydermatis da mucosa vaginal de fêmeas caninas. Em: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas-RS. Anais do XII CIC - CD ROOM. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária, v. 1, p. 72-72, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      42. CLEFF, Marlete Brum ; FARIAS, Renato Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; LIMA, Alzira P ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Espécies de cândida isoladas da cavidade vaginal de fêmeas caninas nas diferentes fases do ciclo estral. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. São Paulo-SP: SBM, v. 1, p. 198-198, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      43. SOUZA, Lorena Leonardo de ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; OSÓRIO, Renata de Faria ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; CLEFF, Marlete Brum ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MARTINS, Anelise Afonso ; SÓRIA, Flávia Ba ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Microsporum canis em gatos portadores assintomáticos. Em: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianopolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia - CD ROOM. São Paulo-SP: SBM, v. 1, p. 207-207, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      44. NASCENTE, Patrícia da Silva ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; FARIA, Renata Osório de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Diagnósticos realizados pelo Laboratório de Micologia da Faculdade de Veterinária - UFPel, no período de 1998 a 2002. Em: I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (CONBREMEV), 2002, Curitiba/PR. Anais do I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (CONBREMEV), v. 1, p. 151-151, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      45. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete Brum ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Avaliação da terbinafina no tratamento da esporotricose cutânea. Em: XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002, Brasília-DF. Anais doXXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      46. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; FARIA, Renata Osório de ; SOUZA, L. L. ; SCHUCH, Luiz Felipe ; CHAK, D. R. ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Estudo do Microsporum canis e virus da FeLV em felinos. Em: XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002, Brasília-DF. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      47. NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; ANTUNES, Tatiana Ávila ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Malassezia pachydermatis em cães e gatos e sensibilidade in vitro frente a antifúngicos. Em: XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002, Brasília-DF. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      48. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; GOMES, Fabiane Rezende ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlef Brum ; FARIA, Renata Osório de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Marío Carlos Araújo. Isolamento de Microsporum canis em gatos hígidos na região do sul do Rio Grande do Sul. Em: I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (CONBREMEV), 2002, Curitiba/PR. Anais do I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (CONBREMEV), v. 1, p. 157-157, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      49. NOBRE, Márcia de Oliveira; ANTUNES, Tatiana de Avila ; SOUZA, L. L. ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; FERREIRO, Laerte. Evolução clínica da esporotricose. Em: XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002, Brasília-DF. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      50. FARIA, Renata Osório de ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; LIMA, A. P. ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Isolamento do Cryptococcus sp na área central da cidade de Pelotas - RS. Em: XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002, Brasília/DF. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      51. CLEFF, Marlete Brum ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; FARIA, Renata Osóio de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; LIMA, Alzira P ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Estudo da ação da Nux vomica em ratos intoxicados com estricnina. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 1704-1704, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      52. CLEFF, Marlete Brum ; LIMA, Alzira P ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; FARIA, Renata Osório de ; MEINERZ, Ana Raquel ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo ; RIBEIRO, Carmem Lúcia Garcez. Influência do teor proteíco da ração para cães, no hemotócrito e nas proteínas plasmáticas. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 451-451, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      53. NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEINERZ, Ana Raquel ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; FARIAS, Renata Osório de ; CLEFF, Marlete Brum ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Isolamento da levedura M. pachydermatis em cães e gatos no período de 1996 a 2002 no Laboratório de Micologia da Faculdade de Veterinária da UFPel. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 1189-1189, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      54. CLEFF, Marlete Brum ; FARIAS, Renata Osório de ; XAVIER, Melissa ; ANTUNES, Tatiana de Avila ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; LIMA, Alzira P ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Parâmetros hematológicos de caninos durante o ciclo estral. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 452-452, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      55. CLEFF, Marlete Brum ; FARIAS, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MEINERZ, Ana Raquel ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; XAVIER, Melissa O ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo ; LIMA, Alzira P. Isolamento de leveduras da cavidade oral e vaginal de cadelas: comparação de dois métodos de colheita. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 1145-1145, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      56. CLEFF, Marlete Brum ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; FARIA, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MEINERZ, Ana Raquel ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; SÓRIA, Fávia B ; LIMA, Alzira P ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Leveduras isoladas da microbiota vaginal de cadelas. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 1144-1144, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      57. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete ; FARIA, Renata Osório de ; SOUZA, Lorena de ; MEINERZ, Ana Raquel ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Método de identificação rápida de Malassezia pachydermatis em otite externa de cães. Em: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2002, Gramado/RS. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), v. 1, p. 1152-1152, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      58. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; FARIA, Renata Osório de ; CLEFF, Marlef Brum ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo ; NOBRE, Márcia de Oliveira. Tratamento com terbinafina em Ratos wistar inoculados com S. schenckii. Em: I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (CONBREMEV), 2002, Curitiba/PR. Anais do I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (CONBREMEV), v. 1, p. 197-197, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      59. FARIA, R. O. ; CLEFF, Marlete ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Presença da Malassezia pachydermatis em cães dermatopatas. Em: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Águas de Lindóia-SP. Anais do III Congresso Brasileiro de Micologia. Águas de Lindóia-SP: Sociedade Brasileira de Micologia, v. 1, p. 130-131, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      60. ANTUNES, Tatiana de Ávila ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; MEINERZ, Ana Raquel Mano ; CLEFF, Marlete Brum ; FERREIRO, Laerte ; MEIRELES, Mario Carlos Araújo. Sporothrix schenckii: estudo da patogenicidade de duas cepas. Em: 10º Congresso de Iniciação Científica / 9º Laboratório de Pesquisa / 3º Encontro de Pós Graduacão / 1º Encontro Regional de Ciência e Tecnologia, 2001, Pelotas-RS. Anais do 10º Congresso de Iniciaçâo Científica/ 3º Encontro da Pós-Graduação. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária-UFPel, v. 1, p. 414-414, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      61. FARIA, R. R. ; CLEFF, M. B. ; MEINERZ, Ana Raquel ; ANTUNES, Tatiana Ávila ; NASCENTE, Patrícia ; GOMES, F. R. ; SOUZA, Lorena Leonardo de ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Isolamento de leveduras da microbiota vaginal de cadelas relacionando com a fase do ciclo estral. Em: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Águas de Lindóia-SP. Anais do III Congresso Brasileiro de Micologia. Águas de Lindóia-SP: Sociedade Brasileira de Micologia, v. 1, p. 130-130, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      62. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patricia da Silva ; FARIAS, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana Ávila ; POMBO, Christiane M ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SCHUCH, Luiz F Damé ; MEIRELES, Mário Carlos de Araújo. Esporotricose com linfangite ascendente envolvendo felino doméstico. Em: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu-PR. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira de Microbiologia, v. 1, p. 299-299, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      63. MEINERZ, Ana Raquel Mano ; NASCENTE, Patrícia da Silva ; FARIA, Renata Osório de ; ANTUNES, Tatiana de Ávila ; CLEFF, Marlete Brum ; POMBO, Christiane M ; NOBRE, Márcia de Oliveira ; SCHUCH, Luiz Filipi Damé ; MEIRELES, Mário Carlos Araújo. Infecção por Sporothrix schenckii com linfangite nodular ascendente em humano envolvendo gato doméstico - relato de caso. Em: 10º Congresso de Iniciação Científica / 9º Laboratório de Pesquisa / 3º Encontro de Pós Graduacão / 1º Encontro Regional de Ciência e Tecnologia, 2001, Pelotas-RS. Anais do 10º Congresso de Iniciação Científica/ 3º Encontro da Pós-Graduação. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária-UFPel, v. 1, p. 419-419, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      64. Fernandes, C.P.M. ; LIMA, N. B. ; AZAMBUJA, R. H. ; SANTIN, R. ; NOBRE, M. O. ; NOGUEIRA, C. E. W. ; CLEFF,M.B.. "Casuística de Atendimentos do Ambulatório Veterinário da UFPel". 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 04/07/2022 08:03:49