Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Heloisa Helena Pimenta Rocha

É Professora Associada (Livre-Docente) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021-). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Possui doutorado em Educação (Universidade de São Paulo, 2001), mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas, 1995), graduação em Pedagogia (Universidade Federal do Maranhão, 1985). Realizou estágios de pós-doutorado no Departamento de Historia de la Ciencia do Centro de Ciencias Humanas y Sociales - CCHS/CSIC/Espanha (2017/2018); no Programa de Pós-Graduação em História da PUC/SP (2017); na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires (2007/2008). É pesquisadora associada do Centro de Investigación MANES (UNED/Espanha), membro da Sociedad Española de Historia de la Educación e integrante do Conselho Assessor da revista Historia y Memoria de la Educación publicada por essa sociedade; membro do Comitê Científico Internacional da coleção "Biblioteca del Centro di documentazione e ricerca sulla storia delle istituzioni scolastiche, del libro scolastico e della letteratura per l'infanzia" da Università degli Studi del Molise. É editora-chefe da Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura (2018-); editora associada da revista Pro-Posições (2021-); membro da Comissão de Publicações do Centro de Memória da Unicamp e membro do Colegiado de Representantes da Associação de Leitura do Brasil (2014-). É membro do GT História da Educação da ANPEd e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Integrou a Comissão Editorial da Revista Brasileira de História da Educação e atuou como editora-chefe de 2011 a 2013. Foi consultora da CAPES (Área de Educação) nos processos de avaliação trienal dos Programas de Pós-Graduação (2013) e de classificação dos livros (2012; 2013; 2016). Coordenou o projeto Centros Associados de Pós-Graduação Brasil-Argentina intitulado "Circulação de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina (séculos XIX e XX), financiado pela CAPES/SPU (2011-2014). Atualmente, coordena o projeto CAPES PrInt "Práticas educativas, aprendizagens e formação de professores em diferentes contextos e linguagens", composto por pesquisadores da Unicamp e de universidades da França, Portugal e México; integra a equipe do projeto temático "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-)", coordenado pela Profa. Diana Vidal (FEUSP), com financiamento da FAPESP. Foi coordenadora da linha de pesquisa ?Educação e História Cultural?, no PPGE/Unicamp (2018-2021); coordenadora associada do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação/Unicamp (2019-2021) e vice-chefe do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (2018-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, manuais escolares, infância, higienismo e emoções. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9990513381571092 (07/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Educação Conhecimento Linguagem e Arte. Rua Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215578 URL da Homepage: https://www.fe.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-2021. Grupos de Pesquisa e Experiencias sobre Cultura Material Escolar
      Descrição: Este projeto tem como eixo a interlocução e parceria entre grupos de pesquisa do Brasil em torno do tema da história da educação e da cultura material escolar. É uma proposta de trabalho em rede, que conta com pesquisadores de várias regiões do Brasil: norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste (UFPR, UDESC, UFSC, UNICAMP, UFPel, UNB, UFMA, UFAC). Enfatiza tanto o levantamento e análi se de do cumentação empírica, como propõe espaços de formação e debates entre os grupos de pesquisa. Os objetivos são: - Realizar mapeamento das ações e produções sobre o tema da história da educação e cultura material escolar nos grupos de pesquisa de referência no Brasil; - Fortalecer a rede de pesquisadores e universidades em torno ao tema da cultura material escolar; - Fomentar a discussão sobre pesquisa no tema da cultura material por meio de um Ciclo de Debates e Formação; - Socializar experiências dos grupos de pesquisa envolvidos no projeto a respeito do tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Gizele de Souza - Coordenador / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante / Juarez José Tuchinski dos Anjos - Integrante / Marcus Levy Albino Bencostta - Integrante / Eliane Peres - Integrante / Andréa Cordeiro - Integrante / Giane Lucélia Grotti - Integrante / Alessandra Giacomiti - Integrante / Gecia Aline Garcia - Integrante / Fátima Branco Godinho de Castro - Integrante / Juliana Calixto Bartsch - Integrante / Mara Francieli Motin - Integrante / Vania Grim Thies - Integrante / César Augusto Castro - Integrante / Samuel Luis Vellazquez Castellanos - Integrante / Carolina Ribeiro Cardoso da Silva - Integrante / Etienne Baldez Louzada Barbosa - Integrante / Rochele Allgayer - Integrante / Leticia Marques Borges Vilela de Carvalho - Integrante / Ana Luisa Manfredini Araujo - Integrante / Ana Paula de Souza Kinchescki - Integrante / Júlia Naomi Kanazawa - Integrante / Virgínia Lourençon da Silva - Integrante / Gustavo Rugoni de Sousa - Integrante / Franciele Ferreira França - Integrante / Chris de Azevedo Ramil - Integrante / Melrilin Rayline Marques da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    2. 2019-Atual. Projeto Tematico FAPESP: SABERES E PRATICAS EM FRONTEIRAS: por uma historia transnacional da educacao (1810-...)
      Descrição: Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, à criação de cursos superiores e secundários e de escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Rosa Fátima de Souza - Integrante / Kazumi Munakata - Integrante / Bruno Bontempi Junior - Integrante / Circe M Fernandes Bittencourt - Integrante / Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Vivian Batista da Silva - Integrante / Ana Laura Godinho Lima - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Maria Rita de Almeida Toledo - Integrante / Vera Teresa Valdemarin - Integrante / Carlota Josefina Malta C. dos Reis Boto - Integrante / Alessandra Arce Hai - Integrante / Alexsandro do Nascimento Santos - Integrante / Paula Perin Vicentini - Integrante / Rachel Duarte Abdala - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Raquel Lazzari Leite Barbosa - Integrante / Renata Marcílio Cândido - Integrante / Rita de Cassia Gallego - Integrante / Rosario Silvana Genta Lugli - Integrante / Wiara Alcântara - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
      Descrição: Este Projeto Temático se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, à criação de cursos superiores e secundários e de escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / André Luiz Paulilo - Integrante / Rosa Fátima de Souza - Integrante / Kazumi Munakata - Integrante / Paula Vicentini - Integrante / Circe Bittencourt - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Rachel Duarte Abdala - Integrante / Bruno Bomtempi Junior - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Vera Valdemarin - Integrante / Wiara Rosa Rios Alcântara - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Alessandra Arce Hai - Integrante / Rita de Cassia Gallego - Integrante / Carlota Boto - Integrante / Ana laura Godinho - Integrante / Alexsandro do Nascimento Santos - Integrante / Raquel Lazzarini Barbosa - Integrante / Renata Marcilio Candido - Integrante / Rosario genta Lugli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    3. 2018-Atual. A retorica da higiene: emocoes, sentimentos e formacao de habitos
      Descrição: O presente projeto tem como foco o exame de manuais escolares que abordam temáticas ligadas a higiene e saúde, publicados na primeira metade do século XX, tendo como destinatárias as crianças que frequentavam as escolas primárias. Procura avançar na análise da linguagem adotada pelos autores e ilustradores no tratamento de temas como o asseio corporal, a alimentação, os exercícios físicos e o repouso, as doenças e as formas de prevenção dos males que podem afetar o corpo, assim como dos considerados desregramentos morais. Busca flagrar, de modo mais específico, os componentes emocionais e sentimentais relacionados ao medo e à felicidade, de que se revestem as prescrições higiênicas enunciadas nesses manuais. Para tanto, toma como ponto de partida o exame dos textos e imagens, indagando sobre os procedimentos retórico-discursivos, por meio dos quais se busca constituir a leitura e configurar como conteúdos formativos os temas e motivos abordados. Numa dimensão complementar, que visa aprofundar a compreensão acerca da dimensão afetiva presente nos manuais destinados às crianças, recenseia as orientações dirigidas aos professores em relação ao trabalho com as noções de higiene, postas em circulação em revistas e manuais pedagógicos publicados no período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    4. 2018-Atual. Praticas educativas, aprendizagens e formacao de professores em diferentes contextos e linguagens [CAPES Print]
      Descrição: O presente projeto de pesquisa articula-se em torno da interrogação sobre a formação de professores, as práticas educativas e os processos de aprendizagem, procurando ter presentes os distintos contextos em que se formulam e implementam as propostas de educação, tanto no âmbito escolar como em outros espaços de educação. Ao mesmo tempo, busca atentar para as várias linguagens de que se lança mão para expressar, representar, legitimar/deslegitimar e, enfim, produzir sentidos sobre os distintos projetos educacionais e seus resultados, as disputas em torno de determinadas posições, o lugar conferido aos sujeitos e o papel atribuído à educação na formação das novas gerações. Visando analisar, de forma aprofundada, as várias dimensões em que se desdobra essa investigação, elegeu-se como foco a problematização de processos educativos contemporâneos, examinados em sua historicidade, de modo a pôr em cena as possibilidades de resistências e de outros fluxos que, potencializando propostas críticas e comprometidas com práticas inclusivas e democráticas, permitam avançar no sentido do respeito aos direitos de cidadania e às diferenças entre os sujeitos envolvidos. Desse modo o projeto se desdobrará em torno de três eixos: i- políticas e práticas de formação docente; ii- práticas educativas escolares e não escolares; iii- processos de aprendizagem. O desenvolvimento do projeto prevê a colaboração com equipes de pesquisa sediadas em três países: México, França e Portugal. Por meio dessa cooperação acadêmica, pretende-se contemplar a mobilidade de estudantes de doutorado e de professores, além de publicações conjuntas dos resultados da investigação, em forma de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos com seletiva política editorial. O projeto visa também fortalecer parcerias já existentes, ampliar e consolidar as relações entre a Unicamp e instituições estrangeiras reconhecidas no campo da educação, com o propósito de ensaiar respostas para os desafios contemporâneos e contribuir, por essa via, para a construção de propostas inovadoras para a educação, bem como para o desafio da internacionalização da pós-graduação brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Edivaldo Gois Junior - Integrante / Alexandrina Monteiro - Integrante / Evely Boruchovitch - Integrante / Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa - Integrante / Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Integrante / Soely Aparecida Jorge Polidoro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa articula-se em torno da interrogação sobre a formação de professores, as práticas educativas e os processos de aprendizagem, procurando ter presentes os distintos contextos em que se formulam e implementam as propostas de educação, tanto no âmbito escolar como em outros espaços de educação. Ao mesmo tempo, busca atentar para as várias linguagens de que se lança mão para expressar, representar, legitimar/deslegitimar e, enfim, produzir sentidos sobre os distintos projetos educacionais e seus resultados, as disputas em torno de determinadas posições, o lugar conferido aos sujeitos e o papel atribuído à educação na formação das novas gerações. Visando analisar, de forma aprofundada, as várias dimensões em que se desdobra essa investigação, elegeu-se como foco a problematização de processos educativos contemporâneos, examinados em sua historicidade, de modo a pôr em cena as possibilidades de resistências e de outros fluxos que, potencializando propostas críticas e comprometidas com práticas inclusivas e democráticas, permitam avançar no sentido do respeito aos direitos de cidadania e às diferenças entre os sujeitos envolvidos. Desse modo o projeto se desdobrará em torno de três eixos: i- políticas e práticas de formação docente; ii- práticas educativas escolares e não escolares; iii- processos de aprendizagem. O desenvolvimento do projeto prevê a colaboração com equipes de pesquisa sediadas em três países: México, França e Portugal. Por meio dessa cooperação acadêmica, pretende-se contemplar a mobilidade de estudantes de doutorado e de professores, além de publicações conjuntas dos resultados da investigação, em forma de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos com seletiva política editorial. O projeto visa também fortalecer parcerias já existentes, ampliar e consolidar as relações entre a Unicamp e instituições estrangeiras reconhecidas no campo da educação, com o propósito de ensaiar respostas para os desafios contemporâneos e contribuir, por essa via, para a construção de propostas inovadoras para a educação, bem como para o desafio da internacionalização da pós-graduação brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa - Integrante / Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Integrante / Alexandrina Monteiro - Integrante / Ana Godinho - Integrante / Inès Dussel - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Evely Boruchovitch - Integrante / Edvaldo Góis - Integrante / Soely Polydoro - Integrante / Didier Moreau - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    5. 2017-2018. A retorica da higiene: emocoes e sentimentos nos manuais escolares [FAPESP BPE 2017/04684-2]
      Descrição: Bolsa de Pesquisa no Exterior FAPESP 2017/04684-2: Desenvolvimento de Estágio de Pós-Doutorado junto ao Instituto de Historia/Centro de Ciencias Humanas y Sociales/Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CCHS/CSIC/España). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Rafael Huertas - Integrante. Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    6. 2015-2018. A retorica da higiene: emocoes e sentimentos nos manuais escolares
      Descrição: O presente projeto articula-se em torno do objetivo central de aprofundar a análise da ?Biblioteca de higiene?, coleção composta por obras destinadas às crianças das escolas primárias, publicadas entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, a qual reúne tanto manuais escolares voltados especificamente para o ensino da higiene, como aqueles que, pensados para o ensino de outras disciplinas, abordam temáticas ligadas à higiene e à saúde. O enfoque proposto, que visa avançar na análise dos manuais, em seus vínculos com o currículo escolar, procura contribuir para o estudo de uma dimensão ainda pouco estudada no campo da História da Educação, a qual diz respeito ao lugar das emoções e sentimentos na socialização que se dá pela via da instituição escolar. Para tanto, figuram entre os objetivos desta investigação o levantamento dos textos e imagens, o exame das relações que guardam entre si, a análise das figuras de linguagem e das imagens acionadas na constituição de uma retórica que procura conformar os comportamentos infantis aos imperativos da higiene. Nesse investimento, buscar-se-á atentar, também, para os conteúdos emocionais presentes nos discursos dirigidos a meninos e meninas e para os sentimentos associados a papéis de gênero que tal interpelação visa constituir. A análise proposta visa, nesse sentido, flagrar a carga afetiva acionada no tratamento das temáticas relacionadas à higiene e à saúde, em manuais escolares destinados às crianças, procurando-se ter presente a materialidade desses impressos, os dispositivos textuais e tipográficos (CHARTIER, 1994), os conceitos que põem em circulação, bem como os recursos retórico-discursivos de que lançam mão no tratamento de temáticas como o asseio do corpo e do meio, a alimentação, o vestuário e as formas de prevenção e tratamento das doenças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    7. 2012-2016. Biblioteca de higiene: tipos e generos textuais de manuais escolares
      Descrição: O presente projeto articula-se em torno de dois objetivos centrais. Em primeiro lugar, visa dar continuidade aos investimentos de constituição de uma Biblioteca de higiene, por meio do levantamento, catalogação e análise de manuais escolares de higiene destinados aos alunos das escolas primárias paulistas, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, atentando para as dimensões da produção, da circulação e dos usos prescritos desses artefatos culturais. Para tanto, busca ampliar o trabalho de levantamento de manuais nos acervos de editoras e em bibliotecas nacionais e francesas, bem como o cruzamento com os dados extraídos dos documentos elaborados pelas autoridades educacionais, de modo a alargar o leque de informações sobre os livros em circulação nas escolas, no período. Numa outra dimensão, visa ao aprofundamento da análise da coleção, na medida em que busca estabelecer uma tipologia dos manuais escolares de higiene, pautada na indagação sobre os tipos e os gêneros textuais, destacando-se a cartilha e o livro de leitura de suplementar. A análise desses gêneros levará em conta a materialidade desses impressos, incluídos aí os dispositivos textuais e tipográficos; os recursos retórico-discursivos; os conceitos que põem em circulação; e os possíveis vínculos entre os manuais de higiene concebidos segundo esses dois gêneros e os livros escolares de leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Carolina Toshie Kinoshita - Integrante / Maria das Graças Sandi Magalhães - Integrante / Flávia Rezende - Integrante / Larissa Lima Almeida Moraes - Integrante / Cláudio Camargo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    8. 2012-2015. Biblioteca de higiene para as criancas paulistas: tipos e generos textuais de manuais escolares
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo ampliar a coleção de manuais escolares de higiene para as crianças das escolas primárias paulistas, produzidos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Numa outra dimensão, o projeto articula-se ao objetivo de aprofundamento da análise da coleção, sob uma dupla perspectiva, na medida em que visa, por um lado, estabelecer uma tipologia dos manuais escolares e, por outro, realizar um estudo sobre dois gêneros textuais identificados na coleção: a cartilha de higiene e o livro de leitura de suplementar. Procura-se, desse modo, empreender uma análise da diversidade de objetos que compõem a coleção, buscando-se mapear os tipos e gêneros textuais dos manuais e o lugar que esses artefatos culturais ocuparam no processo de escolarização da higiene. Ao mesmo tempo, intenta-se recortar, no âmbito dessa coleção, as cartilhas e livros de leitura suplementar, visando verticalizar a análise, por meio da indagação sobre a materialidade desses impressos, os conceitos que põem em circulação e os vínculos que aproximam os manuais de higiene concebidos segundo esses dois gêneros textuais e os livros escolares de leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 37
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    9. 2011-2014. Historia da Escola Primaria no Brasil: investigacao em perspectiva comparada em ambito nacional (1930 1961)
      Descrição: Este projeto integrado de pesquisa consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a história da escola primária no Brasil, no período de 1930 a 1961, compreendendo quatro eixos de investigação: a) a análise da institucionalização da escola elementar para a população infantil envolvendo a atuação dos Poderes Públicos, por meio de programas, reformas educacionais e expansão do ensino e as diferentes modalidades de escolas primárias existentes nas zonas urbanas e rurais; b) o exame da organização pedagógica das escolas primárias com ênfase nos métodos de ensino; c) o estudo da cultura material escolar; d) a problematização das representações sociais sobre a escola elementar. A pesquisa objetiva produzir uma interpretação sistemática, aprofundada e integradora sobre a educação pública primária utilizando a comparação como estratégia de análise e concepção interpretativa de modo a explicitar as relações, as semelhanças, as diferenças e as singularidades presentes nas formas de produção, apropriação e difusão da escola nas várias regiões do país. A investigação pretende dar continuidade ao projeto temático Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada financiado pelo CNPq (Processo n. 480462/2007-0), devendo incidir, nesta segunda etapa, sobre a educação elementar de 17 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A equipe de pesquisadores é composta por 37 pesquisadores doutores pertencentes a Programas de Pós-Graduação em Educação de várias instituições universitárias do país (UNESP/Araraquara unidade sede; UFAC, UFAM, UFPB, UFPI, UFMA, UFRN, UFS, UFBA, UFRJ, UFF, UFMG, UFU, UNICAMP, UFMT, UFMS, UFG, UFPR, UEM, UNIT-SE, PUC-PR, UDESC, UFPel. Edital Universal MCT/CNPq n 014/2010, Processo n 480387/2010-9.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Rosa Fátima de Souza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    10. 2011-2014. Circulacao de modelos pedagogicos, sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina (seculos XIX e XX)
      Descrição: O presente projeto articula-se em torno da interrogação sobre a circulação internacional dos modelos pedagógicos, sujeitos e objetos escolares que acompanharam o processo de difusão da escolarização, detendo-se, de modo mais específico, nas conexões entre o Brasil e a Argentina, no período compreendido entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Os objetivos que orientam a proposta permitem tomar a temática da circulação em uma dupla dimensão, que diz respeito, por um lado, aos intentos de flagrar os modos como se articularam os processos de difusão internacional da escola, bem como os entrecruzamentos entre as histórias desses dois países; e, por outro, aos propósitos de promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes brasileiros e argentinos, contribuindo, por essa via, para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para a internacionalização dos programas de pós-graduação. Para tanto, o projeto privilegia os seguintes eixos temáticos: a) conexões e intercâmbios de idéias e experiências; b) migração e escolarização; c) trajetórias de professores e estudantes; d) produção e circulação de saberes e objetos escolares; e) historiografia sobre a temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / José Gonçalves Gondra - Integrante / Maria Angela Borges Salvadori - Integrante / Diana Gonçalves Vidal - Integrante / Adrian Ascolani - Integrante / Maria do Carmo Martins - Integrante / Bernardo Jefferson de Oliveira - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Integrante / Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Angela Aisenstein - Integrante / Carolina Kaufmann - Integrante / Sandra Carli - Integrante / José Cláudio Sooma Silva - Integrante / Pablo Ariel Scharagrodsky - Integrante / Silvia Finocchio - Integrante / Silvia Roitenburd - Integrante / Talía Gutiérrez - Integrante. Financiador(es): CAPES/SPU(ARG) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.
    11. 2010-2012. Manuais escolares de Higiene para a infancia paulista
      Descrição: O bolsista de Iniciação Científica selecionado neste Edital dará suporte aos projetos em desenvolvimento, com financiamento do CNPq, voltados para o levantamento, digitalização, catalogação e análise de manuais escolares de Higiene, destinados aos alunos das escolas primárias paulistas, entre o final do século XIX e o início do XX. Nesse sentido, a atuação do bolsista incluirá: o levantamento de manuais escolares de Higiene para a escola primária paulista, acompanhado da digitalização e catalogação dos manuais. Além de permitir a ampliação do trabalho de rastreamento de manuais em arquivos ainda não explorados, pretende-se que o trabalho do bolsista, a ser desenvolvido sob a supervisão da orientadora, contemple um investimento sistemático de rastreamento de documentos reunidos no Arquivo do Estado de São Paulo. Dentre esses, serão privilegiados os documentos que informem sobre os trabalhos das comissões avaliadoras de livros didáticos e aqueles que ofereçam indícios sobre aquisição de livros para as escolas primárias. O trabalho do bolsista será acompanhado da revisão de bibliografia sobre o tema e de uma participação constante nas reuniões de estudo e discussão do grupo envolvido na pesquisa, que permita aprimorar a sua formação e aprofundar o seu conhecimento sobre a temática da pesquisa. Prevê-se, ademais, a participação do bolsista em congressos e reuniões científicas, com o propósito de divulgar os resultados da investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Flávia Rezende - Integrante / Rafaela Fernanda Cremasco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Heloisa Helena Pimenta Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", Universidade Estadual de Campinas.. 2019.
      Membro: Heloísa Helena Pimenta Rocha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Jeca Tatu e as representações da alteridade em manuais escolares brasileiros. 2021. (Congresso).
    2. Ciclo de Debates Utopias e Distopias na Educação em Tempos de Pandemia.Public Feelings in a Time of Pandemic - Profa. Ann Cvetkovich (Carleton University - Ottawa, Canadá). 2020. (Outra).
    3. 41st International Standing Conference for the History of Education. Un edificio adecuado para la educación de la infancia: el espacio escolar en las prescripciones higiénicas. 2019. (Congresso).
    4. 41st International Standing Conference for the History of Education. La suciedad es repugnante!: emociones, sentimientos y espacios de la educación. 2019. (Congresso).
    5. Emotions in Conflict Conference. From fear of diseases to the joy of well-being: conflict of emotions in Brazilian school textbooks. 2019. (Congresso).
    6. IX Seminário Nacional do Centro de Memória - Unicamp & I Colóquio Gestão do Patrimônio Cultural. 2019. (Seminário).
    7. 1º Simpósio Nacional de História das Doenças e das Artes de Curar.Os serviços de inspeção médica escolar no Rio e em São Paulo: sob a sombra da transmissibilidade. 2018. (Simpósio).
    8. De la sociedad de consumo a la contestación: psicoanálisis y cambio social en la Italia de los sesenta. 2018. (Seminário).
    9. II Colóquio Internacional sobre História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas. 2018. (Outra).
    10. II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade. 2018. (Seminário).
    11. IX Semana de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão.Conferência de encerramento: A formação em Pedagogia: desafios e possibilidades. 2018. (Seminário).
    12. Maternidad y saberes psi en la medicina infantil rioplatense (1930-1960). 2018. (Seminário).
    13. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia/I Encontro Regional de Ensino de Biologia a.Particapação como debatedora: O controle do corpo e a medicalização da vida. 2018. (Encontro).
    14. XI Encontro Maranhense de História da Educação.Livros para instruir, persuadir e formar bons hábitos: circulação de modelos pedagógicos em uma coleção de higiene. 2018. (Encontro).
    15. 39th ISCHE International Standing Conference for the History of Education. El niño limpio, saludable y civilizado: emociones y sentimientos en manuales escolares brasileños. 2017. (Congresso).
    16. Concepto y procesos de medicalización en América Latina: acercamientos teórico-metodológicos cos. 2017. (Seminário).
    17. Cultura material e historia de la experiencia. Algunos ejemplos del Medievo y el mundo moderno. 2017. (Outra).
    18. Graduate Mothers and Emotional Labour in 1960s Britain. 2017. (Seminário).
    19. III International Conference on School Material Culture: production, use and circulation of school furnishings and teaching aids between Europe and Latin America in XIX and XX centuries. Material culture, hygiene and child schoolarisation. 2017. (Congresso).
    20. I Seminário Internacional do Patrimônio Científico e Ensino de Ciências. 2017. (Seminário).
    21. Prensa y literatura popular (Seminario Los Tiempos de la Cultura Escrita). 2017. (Seminário).
    22. XIX Coloquio Historia de la Educación (SEDHE). "Muitas figuras entremeadas de preceitos claros, curtos e incisivos": as imagens da higiene em manuais escolares brasileiros. 2017. (Congresso).
    23. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. "Leitura instrutiva e muitíssimo útil": uma coleção de livros de higiene para distintos públicos. 2016. (Congresso).
    24. 37th International Standing Conference for History of Education. Cleanliness and danger: the rhetoric of fear in Brazil school textbooks. 2015. (Congresso).
    25. I Colóquio História da Educação, Infância e Cultura Material.A escolarização da infância: uma incursão no mundo dos objetos. 2015. (Outra).
    26. Seminário Bibliotecas, Acervos e Pesquisas.Os desafios de uma biblioteca: entre os depósitos e o arquivo. 2015. (Seminário).
    27. Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural.Coordenadora da mesa-redonda: Mais que simples rabiscos... A expressão gráfica infantil e seus produtos como fontes históricas. 2014. (Outra).
    28. XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Persuasão e terror: a linguagem da higiene em manuais escolares brasileiros. 2014. (Congresso).
    29. Colóquio de Pesquisa em História da Educação: Práticas e prescrições educativas sobre o corpo.Coordenadora da mesa-redonda: O lugar das bibliotecas e arquivos na pesquisa histórica. 2013. (Outra).
    30. Colóquio de Pesquisa em História da Educação: Práticas e prescrições educativas sobre o corpo.Debatedora da conferência: Ideas pedagógicas, concepciones eugenésicas y contexto político en la del Instituto Nacional de Educación Física Dr. Manuel Belgrano (1939, Argentina).. 2013. (Outra).
    31. VI Encontro Maranhense de História da Educação.O livro escolar nas pesquisas em História da Educação. 2013. (Encontro).
    32. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Renato Kehl, Victor Delfino e Alfredo Verano: circulação de ideias eugênicas entre Brasil e Argentina. 2013. (Congresso).
    33. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Eixo Leitura e escrita: rituais, materialidades. 2012. (Congresso).
    34. Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação. 2012. (Encontro).
    35. XVII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación.Entre la educación, la salud y la filantropía: aspectos de la trayectoria de María Antonietta de Castro. 2012. (Outra).
    36. Colóquio Nacional de Estudos sobre Corpo e Natureza, História e Educação.A vida urbana e a reinvenção da natureza: corpo, história e educação. 2011. (Outra).
    37. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Conhecimento e Tecnologia da Informação - Acesso à informação: recursos digitais, disseminação de conhecimento e valorização do conteúdo local. 2011. (Outra).
    38. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Não devemos adotar indiferentemente qualquer livro de leitura: um estudo dobre os processos de seleção de livros para a escola primária paulista. 2011. (Congresso).
    39. XVI Coloquio Nacional de Historia de la Educación. Los enseñantes y la pedagogía académica. 2011. (Congresso).
    40. XVI Coloquio Nacional de Historia de la Educación. El arte de enseñar Higiene: los profesores y la producción de manuales escolares para la infancia brasileña. 2011. (Congresso).
    41. Seminário Memória da Educação: jornada sobre o patrimônio educativo, arquivos pessoais e imagens.Patrimônio educativo, arquivos pessoais e imagens. 2010. (Seminário).
    42. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Livros para ler e tornar-se limpo, saudável e civilizado. 2010. (Congresso).
    43. VI Seminário do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG.Mesa Redonda Circularidade, ciência e educação do corpo. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (29)
    1. AMORIM, A. C. R. ; KRAWCZYK, N. ; ROCHA, H. H. P. ; MONTEIRO, A. ; GALLO, S. D. O. ; VENCO, S. ; MEZIE, N.. Ciclo de Debates Utopias e Distopias na Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Outro
    2. ROCHA, H. H. P.; TORO, P.. Sessão de comunicação multilíngue: Emotions and feelings in the public space of education in Latin America (c. 1870-c.1950). 2019. Congresso
    3. ROCHA, H. H. P.. Comissão Organizadora - 13º Reunião Regional ANPEd Sudeste. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. ROCHA, H. H. P.; PAULILO, A. L.. II Seminário Bibliotecas, Acervos e Pesquisas. 2017. Outro
    5. ROCHA, H. H. P.. Comitê científico internacional: III International Conference on School Material Culture. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. PAIXAO, A. H. ; PAULILO, A. L. ; ROCHA, H. H. P.. III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: leituras da história e da cultura. 2016. Outro
    7. ROCHA, H. H. P.. Moderadora de sessão de comunicação - XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2016. (Congresso).. . 0.
    8. ROCHA, H. H. P.; CHARTIER, R.. Coordenadora de debate: III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: Leituras da História e da Cultura. 2016. Outro
    9. ROCHA, H. H. P.; PAULILO, A. L.. Seminário Bibliotecas, Acervos e Pesquisas. 2015. Outro
    10. ROCHA, H. H. P.. Coordenação da mesa: Centros de Memória e Bibliotecas: possibilidades e desafios (Seminário Bibliotecas, Acervos e Pesquisa). 2015. (Outro).. . 0.
    11. SOUZA, G. ; SILVA, V. L. G. ; ROCHA, H. H. P.. I Colóquio História da Educação, Infância e Cultura Material: estudos produzidos por grupos de pesquisa da UDESC, UFPR e UNICAMP. 2015. Outro
    12. ROCHA, H. H. P.. Moderadora da mesa: Disciplina y resistencia: Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2014. (Congresso).. . 0.
    13. ROCHA, H. H. P.; BADANELLI, A. M.. Coordenação do painel: La construcción de las emociones a través de los textos escolares: estudio de casos de algunos paises iberoamericanos: Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2014. Congresso
    14. ROCHA, H. H. P.; PAULILO, A. L. ; MARTINS, M. C.. Resistir, ler e lembrar: 50 anos do golpe de 1964. 2014. Exposição
    15. ROCHA, H. H. P.. Comissão Organizadora do 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). 2014. (Congresso).. . 0.
    16. ROCHA, H. H. P.; PAULILO, A. L. ; TEBET, G. G.. Organização do Colóquio Educação e História Cultural. 2014. Outro
    17. ROCHA, H. H. P.; PAULILO, A. L.. Visita acadêmica do Prof. Dr. Juri Meda. 2014. Outro
    18. ROCHA, H. H. P.. Sessão de comunicação coordenada: Circulação de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina. 2013. (Congresso).. . 0.
    19. SOARES, C. L. ; ROCHA, H. H. P.. Colóquio de Pesquisa em História da Educação: Práticas e prescrições educativas sobre o corpo: o lugar das bibliotecas e arquivos na pesquisa. 2013. Outro
    20. ROCHA, HELOÍSA HELENA PIMENTA. Visita acadêmica da Profa. Dra. Angela Aisenstein. 2013. (Outro).. . 0.
    21. ROCHA, H. H. P.; PAULILO, A. L. ; ALMEIDA, A. M. F.. Exposição Biblioteca, Memória e Formação. 2012. Exposição
    22. ROCHA, H. H. P.. Visita acadêmica da Profa. Dra. Silvia Roitenburd (Universidad Nacional de Córdoba). 2012. (Outro).. . 0.
    23. ROCHA, H. H. P.; MARTINS, M. C.. Visita acadêmica da Profa. Dra. Sandra Carli (Universidad de Buenos Aires). 2011. Outro
    24. ROCHA, H. H. P.; MARTINS, M. C.. Visita acadêmica do Prof. Dr. Adrián Ascolani (Universidad Nacional de Rosario). 2011. Outro
    25. MARTINS, M. C. ; ROCHA, H. H. P. ; MARCONDES, M. ; SILVA, R. J. A. ; BUENO, T. R.. Seminário Memória da Educação: jornada sobre o patrimônio educativo, arquivos pessoais e imagens. 2010. Outro
    26. ROCHA, H. H. P.. Sessão coordenada Higienismo e Educação: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2007. (Outro).. . 0.
    27. ROCHA, H. H. P.. Sessão coordenada Escolarização da infância: VII congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2005. (Outro).. . 0.
    28. ROCHA, H. H. P.. Imagens de São Paulo. 2003. (Exposição).. . 0.
    29. ROCHA, H. H. P.. Sessão coordenada Educação pela higiene: VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:09