Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Domenico Uhng Hur

Professor Associado II - DE de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (2005) e doutorado (2009) em Psicologia Social pela USP, estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (2008/2009) e pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela (2017/2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos grupais e institucionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Política, Esquizoanálise, Esquizodrama, Análise Institucional & Psicanálise de Grupos. Editor Associado (Centro-Oeste) da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Professor visitante do programa de mestrado em Psicologia Social e de doutorado em Ciências Sociais da Universidad Pontifícia Bolivariana, Medellín/Colombia. Membro do GT - Psicologia Política da ANPEPP. Ex-membro da diretoria da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política, AILPP, gestões 2016-2020. Membro do Instituto Gregorio Baremblitt. Membro do CRISE - núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (2018-2023). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9021644568209077 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação. R. 235, s/ nº Setor Leste Universitário 74605050 - Goiânia, GO - Brasil Telefone: (62) 32096211 URL da Homepage: www.fe.ufg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2021-Atual. Klinicas do fascismo: Psicologia Politica e esquizodrama
      Descrição: Os estudos teóricos da Psicologia Política sobre autoritarismos, extremismos e microfascismos já estão avançados e trazem diversas explicações cognitivas e afetivas para condutas autoritárias e que têm tendência à dominação social. Entretanto consideramos que há uma lacuna no que se refere à discussão dos dispositivos de intervenção que visem sua dissolução, ou erradicação. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar relatos e práticas sobre os dispositivos de intervenção psicopolíticos utilizados para reelaborar condutas autoritárias, extremistas e microfascistas, em direção à convivência, autonomia e cultura de paz. Enfim, investigar as Klínicas do fascismo. Nossa metodologia de trabalho será dividida em duas partes: a) Revisão bibliográfica sobre a questão dos dispositivos psicopolíticos; e b) Análise dos efeitos das experiências empíricas das ?klínicas do fascismo?. A a) revisão da literatura será dividida em dois temas. Primeiro, as discussões sobre o dispositivo de intervenção na Psicologia Política latino-americana e, segundo, sobre o esquizodrama, campo de saberes e práticas criado por Gregorio Baremblitt, que será nosso referencial teórico-técnico de trabalho para as intervenções. Na b) parte empírica, realizaremos sessões de esquizodrama, e analisaremos os efeitos dessas experiências para a mitigação dos microfascismos e autoritarismos. Como resultados pretendemos produzir quatro artigos, referentes aos objetivos específicos, e um livro. Esperamos produzir linhas que possam apresentar uma contribuição teórico-técnica para o combate e tratamento a posicionamentos e condutas autoritárias e microfascistas. Palavras-chave: Dispositivo; Microfascismos; Esquizoanálise; Esquizodrama; Psicologia Política.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Domenico Uhng Hur - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Domenico Uhng Hur.
    2. 2018-Atual. Psicologia dos Extremismos politicos e cotidianos
      Descrição: A intensificação das posições extremistas e da intolerância nos debates políticos e relações sociais se tornou uma constante no cenário social atual. Há um giro a posições mais radicais e discursos nacionalistas e xenófobos ganham força na opinião pública. O objetivo desta pesquisa é conhecer como os distintos marcos teóricos da Psicologia Política apreendem os extremismos e radicalismos políticos, para discutir a emergência e intensificação dos neofascismos contemporâneos. Realizaremos uma pesquisa bibliográfica sobre a produção da Psicologia Política referente ao fenômeno do extremismo e radicalismo político. Como resultados da pesquisa, buscamos cartografar os esquemas cognitivos, afetivos e psicossociais que levam ao aumento do ódio e da hostilidade ao outro no atual momento histórico. Planejamos publicar artigos, apresentar trabalhos em congressos e organizar um livro coletivo sobre como o extremismo político aparece em diversos países. Palavras-chave: Extremismo político; radicalismo; fascismo; Psicologia Política.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domenico Uhng Hur - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Domenico Uhng Hur.
    3. 2016-2019. PSICOLOGIA POLITICA LATINO-AMERICANA E TRANSFORMACAO SOCIAL
      Descrição: As pesquisas em Psicologia Política na América Latina assumem diferentes perspectivas teóricas e os mais variados posicionamentos políticos. O presente projeto visa cartografar as diferentes concepções e práticas direcionadas à transformação social desenvolvidas pela produção acadêmica da Psicologia Política na América Latina, para compreender seus enunciados, dispersão e variação. Busca-se conhecer também quais são as modalidades de intervenção social desenvolvidas pelos psicólogos políticos e quais são suas experiências de atuação nas diversas políticas públicas de Estado. Será que as práticas da Psicologia Política estão direcionadas à autonomia e transformação, ou à reprodução do mesmo? Será que a Psicologia Política conseguiu se libertar dos grilhões históricos aos quais Martín-Baró (1998) afirmou que a Psicologia está presa? Ressaltamos que não se busca homogeneizar, nem normatizar um padrão identitário da Psicologia Política latino-americana, senão compreender sua multiplicidade e variação de discursos e práticas. Pretende-se assim investigar qual é o ?estado da arte? da Psicologia Política latino-americana no que se refere às suas reflexões e fazeres relacionados à transformação social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domenico Uhng Hur - Coordenador / José Manuel Sabucedo - Integrante.
      Membro: Domenico Uhng Hur.
    4. 2015-Atual. Psicologia de grupos, instituicoes e coletivos sociais: intervencoes psicossociais
      Descrição: A Psicologia é um campo de atuação que a cada dia amplia mais seu escopo de intervenção. Atualmente não se restringe mais aos consultórios clínicos, ou aos diferentes tipos de psicodiagnósticos e medição, mas atende grupos, instituições, variados coletivos sociais e comunidades. Nessa ampliação instaura novas modalidades de atendimento, objetivos e dispositivos de análise, que recebem o nome de: intervenções psicossociais. No presente projeto buscamos analisar distintas intervenções psicossociais que fomentam o projeto de autonomia e transformação social. Portanto nosso objetivo é de analisar os discursos coletados em intervenções psicossociais com distintos coletivos sociais, para discutir suas demandas, a eficácia da intervenção no fomento da autonomia e os processos de subjetivação incitados. Utilizaremos como metodologia duas modalidades de investigação: 1- Entrevistas em grupo e; 2- Entrevistas individuais, seja por meio de questionários, ou entrevistas não diretivas. Tal projeto alia-se a recém-criação do serviço de Psicologia de Grupos instalado nas dependências da Faculdade de Educação, que recebe o nome GRITE ? Grupos, Instituições e Trabalho Emancipatório, projeto de extensão universitária, que será um espaço privilegiado para a coleta e análise de dados. Palavras-chaves: Análise institucional; esquizoanálise; psicanálise de grupo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Domenico Uhng Hur - Coordenador / Fernando Lacerda Junior - Integrante / Amanda Cristina Fonseca Palla - Integrante / Paola Gomes - Integrante.
      Membro: Domenico Uhng Hur.
    5. 2011-2016. Psicologia Social e Esquizoanalise: Critica, politica e intervencao psicossocial
      Descrição: A partir do pressuposto que a Psicologia Social é um campo marcado pela heterogeneidade e coexistência de uma série de correntes teóricas, o presente projeto visa investigar uma de suas perspectivas contemporâneas: a Psicologia Social referenciada pela Esquizoanálise. Nosso objetivo é pesquisar a influência do pensamento do filósofo Gilles Deleuze e do militante-psicanalista Félix Guattari, fundadores da Esquizoanálise, na Psicologia Social, seguindo quatro objetivos específicos: primeiro, investigar qual a concepção de crítica social presente; segundo, as visões acerca da política, micropolítica e poder desenvolvidas; terceiro, que dispositivos de intervenção são trabalhados tanto na prática social, política e clínica do psicólogo social e; quarto, realizar análises e reflexões acerca de fenômenos psicossociais, a partir dos conceitos desenvolvidos pela Psicologia Social referenciada pela Esquizoanálise. Para nossa pesquisa utilizaremos o método cartográfico (DELEUZE, 1992; ROLNIK, 1989, PASSOS, KASTRUP, ESCOSSIA, 2009) e realizaremos ampla revisão bibliográfica na tentativa de sistematização dos conceitos, proposições e metodologias dessa nova perspectiva que se configura na Psicologia Social. Palavras-Chaves: Psicologia Social, Esquizoanálise, Deleuze, Gilles, 1925-1995, Guattari, Félix, 1930-1992, Psicologia Política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Domenico Uhng Hur - Coordenador / Arthur Dunck Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Domenico Uhng Hur.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Patrono da 6ª turma de Psicologia da UFG,, formada em 2015-2.. 2015.
      Membro: Domenico Uhng Hur.
    2. Prêmio ?Psicologia e Direitos Humanos: Ditadura Civil-Militar e Repercussão sobre a Psicologia como Ciência e Profissão? - 1º lugar com artigo conjunto com Fernando Lacerda Jr., Conselho Federal de Psicologia.. 2013.
      Membro: Domenico Uhng Hur.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. 18º Simpósio Online de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.História política da Psicologia Política. 2020. (Simpósio).
    2. Cartografias da Formação, Extensão e Pesquisa: Psicologias, História, Educação, Filosofia e Ciências Sociais.Mesa de Abertura - A Formação em Psicologia Política e a América Latina. 2020. (Simpósio).
    3. Conversações com Arqueogenealogia, Esquizoanálise e Análise Institucional.Esquizoanálise e pesquisa: cartografias e intensidades. 2020. (Simpósio).
    4. II Simpósio de Psicologia e Crítica Social do Grande ABC.O lugar da Psicologia no enfrentamento à crescente do fascismo e do autoritarismo no Brasil. 2020. (Simpósio).
    5. Conversações em esquizoanálise e esquizodrama.Extremismos, capitalismo e subjetividade/ Esquizoanálise e esquizodrama: uma introdução. 2019. (Seminário).
    6. I Seminário de clínica política, assistência social e demandas invisibilizadas de gênero e diversidade sexual.Psicologia e fundamentalismos em uma sociedade em crise: um enfoque clínico-político. 2019. (Seminário).
    7. Psicologia Política: O papel da Psicologia para o Estado Democrático e na luta pela garantia de direitos.Psicologia Política e a relação da psicologia na democracia e luta pelos direitos. 2019. (Seminário).
    8. V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG. 2019. (Seminário).
    9. XX ENCONTRO NACIONAL ABRAPSO. Psicologia social, conservadorismo e fundamentalismos: enfrentamentos contra a restrição dos direitos. 2019. (Congresso).
    10. XXIV Simpósio de estudos e pesquisas da Faculdade de Educação.Diversidade, formação e inclusão. 2019. (Simpósio).
    11. 23ª Semana de Psicologia da UFU.Psicologia Política. 2018. (Seminário).
    12. Psicologia das eleições 2018: extremismo político, fundamentalismo religioso e discurso de ódio.Psicologia das eleições 2018: extremismo político, fundamentalismo religioso e discurso de ódio. 2018. (Encontro).
    13. VII Congresso da ALFEPSI. Educação, fundamentalismo religioso e a política de direitos humanos na América Latina. 2018. (Congresso).
    14. X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Bibliometria da Revista Psicologia Polítca ? Brasil (2001-2015): Campo de Dispersão e Compromisso ÉtcoPolítco. 2018. (Congresso).
    15. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.A ?virada política? da Psicologia Política Latino-americana: Psicologia Política ou Psicologia politizada?. 2018. (Simpósio).
    16. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG - "workshop teórico-prático de coordenação de grupo operativo". 2017. (Outra).
    17. 9º Congresso Regional de Psicologia (9º COREP) CE. Organização Democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratéias de dialogo com a categoria e a sociedade. 2016. (Congresso).
    18. II Encontro Nacional de Psicologia Política e feminista.Economia Afetiva e a Subjetividade Capitalista. 2016. (Encontro).
    19. III Congreso Iberolatinoamericano de Psicología Política. Agenciamientos psicopolíticos: estratopolítica, tecnopolítica y nomadapolítica. 2016. (Congresso).
    20. II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG.Organização do seminário. 2016. (Seminário).
    21. IX ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO-RJ ? PSICOLOGIA, DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTOS SOCIAIS: CAPTURAS E INSURGÊNCIAS NA CIDADE. Psicologia e movimentos insurgente. 2016. (Congresso).
    22. IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA. Políticas de habitar a cidade. 2016. (Congresso).
    23. V Encontro Paulista de Psicologia Política. Políticas públicas no enfoque da Psicologia Política. 2016. (Congresso).
    24. 5º Seminário de Psicologia e Políticas Públicas.Psicologia e políticas públicas da violência: atendimento clínico/psicossocial e intervenção comunitária. 2015. (Seminário).
    25. Filosofia e formação: práticas filosóficas no Ensino Médio.Brasil: Pátria Educadora?. 2015. (Seminário).
    26. I encontro sul americano de psicologia política. Democracia, Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Sociedade Civil. 2015. (Congresso).
    27. X Congresso de Psicologia da UFG. Corpo na Sociedade do Consumo. 2015. (Congresso).
    28. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO. Cartografias psicopolíticas do cotidiano: tecnopolítica e movimentos sociais. 2015. (Congresso).
    29. 2º Congresso de Psicologia do Cerrado. Psicologia e intervenções psicossociais: autonomia e políticas públicas. 2014. (Congresso).
    30. IX Congresso de Psicologia da UFG. Para quê e para quem: a Psicologia nos 50 anos da Ditadura e na atualidade. 2014. (Congresso).
    31. Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos.Desafios dos Direitos Humanos na Contemporaneidade. 2014. (Seminário).
    32. VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Memória e violência de estado: guerrilha e direitos humanos. 2014. (Congresso).
    33. CRISE 5 - Psicologia Macrocultural. 2013. (Seminário).
    34. II Simpósio Multidisciplinar de Sexualidade humana.Sexualidade no cinema. 2013. (Seminário).
    35. IV Congresso Internacional de Esquizoanálise e Esquizodrama. Esquizoanálise e esquizodrama: âmbitos específicos de aplicações teórico-klínicas. 2013. (Congresso).
    36. XXI Simpósio da Faculdade de Educação. 2013. (Simpósio).
    37. Colóquio Violência e gênero: Psicologia das relaçoes perigosas. 2012. (Seminário).
    38. III COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA ? Violência e Estado de Exceção. Da biopolítica à noopolítica: contribuições de G. Deleuze e M. Lazzarato. 2012. (Congresso).
    39. VII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Memórias da guerrilha no Brasil: o militarismo revisitado. 2012. (Simpósio).
    40. III Congresso Internacional Esquizoanálise e esquizodrama - saúde mental e direitos humanos. Esquizoanálise e Política: da guerrilha armada ao Estado neoliberal. 2011. (Congresso).
    41. VI CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA UFG - 2011. Cultura brasileira: entre a produção do sofrimento psíquico e a promoção da saúde. 2011. (Congresso).
    42. XX Simpósio de Estudos e pesquisas da Faculdade de Educaçao - UFG. Atendimento a mães de crianças com paralisia cerebral: contribuições da psicanálise de grupos. 2011. (Congresso).
    43. II Encontro Paulista de Psicologia Política. Memória, política e participação. 2010. (Congresso).
    44. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissao. Estratopolítica, tecnopolítica e nomadopolítica: agenciamentos políticos pós-estruturalista. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. SANDOVAL, S. ; HUR, D. U.. CRISE no Boteco: As eleições municipais de 2020 (nos EUA e no Brasil). 2020. Outro
    2. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F.. Ciclo de conferências de pesquisa e métodos em Psicologia. 2020. Outro
    3. MOLINA, N. ; RABBIA, H. ; CUELLO, M. ; ETCHEHAZAR, E. ; HUR, D. U.. Semana Ibero-Latinoamericana de Psicología Política. 2020. Congresso
    4. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; LIMA, P. M. R. ; TAVARES, N. O.. V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG. 2019. Congresso
    5. CASTANHO, P. C. G. ; HUR, D. U.. VI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG - "Workshop teórico-prático de coordenação de grupo operativo". 2017. Outro
    6. HUR, D. U.; RODRIGUES, A.B. ; LACERDA JUNIOR, F.. II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG. 2016. Outro
    7. BARLACH, L. ; SILVA, A. S. ; ESPINOSA, A. ; CHICARELI, S. ; VEIGA, M. A. C. M. ; SANDOVAL, S. ; HUR, D. U. ; et al. I Encontro Sul Americano de Psicologia Política - participação na comissão científica. 2015. Congresso
    8. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; SOARES, A. ; SANDOVAL, S. ; PALLA, A. C. F.. VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - coordenação geral. 2014. Congresso
    9. LACERDA JUNIOR, F. ; HUR, D. U. ; RESENDE, M.R.S.. VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - vice-coordenação da Comissão Científica. 2014. Congresso
    10. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; TOASSA, G. ; CASTRO, T. C. E.. CRISE 1 - Crise ambiental, sustentabilidade e ecossocialismo. 2013. Outro
    11. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; TOASSA, G. ; CASTRO, T. C. E. ; MENDONCA, G. S. ; SILVA, G. A. M. ; MARTINS, K. O.. CRISE 2: Psicologia Crítica no Mundo em Crise: Materialidade, Subjetividade e Trabalho. 2013. Outro
    12. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; VIANA, D. A. ; CASTRO, T. C. E. ; MARTINS, K. O.. CRISE 3 - Conferência Internacional ? ?Análise vigotskiana da Crise em Psicologia: diagnóstico, tratamento e relevância?. 2013. Outro
    13. LACERDA JUNIOR, F. ; HUR, D. U. ; TOASSA, G.. CRISE 5 - Psicologia Macrocultural - evento internacional com Carl Ratner. 2013. Congresso
    14. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; TOASSA, G.. CRISE 4 - Debate das chapas para o CRP-09. 2013. Outro
    15. Pedrosa, C. H. ; Bragheto, C. ; HUR, D. U.. Colóquio Violência e Gênero: Psicologia das relaçoes perigosas. 2012. Congresso
    16. HERNADEZ, A. ; SANTOS, S. S. ; SCARPARO, H. ; ACORSSI, A. ; GUARESCHI, P. ; HUR, D. U. ; et al. VII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - participação na Comissão Científica. 2012. Congresso
    17. HUR, D. U.; LACERDA JUNIOR, F. ; SANTOS, S. D. M. ; ASSIS, L. M. ; LIMONTA, S. V.. XX Simpósio de Estudos e Pesquisas da FE-UFG. 2011. Congresso
    18. SILVA, A. S. ; SANDOVAL, S. ; HUR, D. U. ; et al. VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - participação na Comissão Científica. 2011. Congresso
    19. HUR, D. U.. Debate das Chapas para o Conselho Federal de Psicologia - eleições 2007. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Domenico Uhng Hur ⇔ Aluísio Ferreira de Lima (2.0)
      1. HUR, D. U. ; LIMA, A. F. ; SILVA, A. S.. Psicologia política dos movimentos sociais contemporâneos: transnacionalização, impeachment e intensificação dos neofascismos. Em: IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política: Psicologia, política e território: resistências e capturas no cotidiano, 2016, Natal. Anais do IX simpósio brasileiro de psicologia política: psicologia, política e território.. Natal: UFRN, v. 1, p. 14-14, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. HUR, D. U. ; LIMA, A. F. ; SILVA, A. S.. Psicologia política dos movimentos sociais contemporâneos: transnacionalização, impeachment e intensificação dos neofascismos. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Domenico Uhng Hur ⇔ João Paulo Pereira Barros (1.0)
      1. BAREMBLITT, G. ; BARROS, JOÃO PAULO PEREIRA ; HUR, D. U.. A Psicologia nos Contextos Institucionais. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE). v. 41, p. 1-5, issn: 1982-3703, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31