Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cristiane Mansur de Moraes Souza

Arquiteta e Urbanista (UFSC, 1989), mestre em Urban Design (Oxford Brookes University, 1993) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC, 2004). Professora produtividade em pesquisa CNPQ e prof. pernanente do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade regional de Blumenau (FURB), no qual é atualmente coordenadora. Atua no Curso de arquitetura e urbanismo e da engenharia civil da mesma universidade. É atualmente membro da diretoria da ANPUR - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional e coordena junto a equipe da FURB o XIX ENANPUR 2022. Realizou estágio senior em ciências ambientais (bolsa CAPES) na Washington State University, Pullman, WA, EUA, (2015-2016). Em 2014, foi professora visitante na PUC-PR - programa de pós-graduação em Gestão Urbana. É Alumni da Oxford Brookes University (UK) e da Washington State University Alumni Association (USA). Coordena o grupo de pesquisa "Análise Ambiental e ecodesenvolvimento" cadastrado no CNPq. Atualmente, exerce a coordenação executiva do projeto ARENAS, DISPUTAS E DESAFIOS NOS MÚLTIPLOS ARRANJOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS (MCTIC/CNPq - UNIVERSAL N. 28/2018), que envolve diretamente a Universidade Regional de Blumenau, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual da Paraíba. O projeto entende a crise da água como uma crise de Governança e estuda a resiliência socioecológica de comunidades localizadas nos três estados brasileiros onde estão situadas as referidas universidades. Em 2018, coordenou junto com Meneha Thayaparan (London South Bank University) o workshop internacional SOCIAL ECOLOGICAL RESILIENCE TO RIVER FLOODS AND COASTAL DISASTERS - patrocinado pelo Newton Fund por meio do Conselho Britânico e pela FAPESC, direcionado para recém-doutores e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil. O workshop criou uma rede de 35 pesquisadores de 12 universidades britânicas e 5 universidades brasileiras. Em 2017 coordenou programa de extensão unindo a graduação, a pós-graduação ao ensino básico de Blumenau, com objetivo fortalecer a ligação entre a universidade e a educação básica por meio da aplicação de experimentos em educação para o ecodesenvolvimento direcionados para o terceiro e quarto ano do ensino básico. O projeto envolveu as áreas ambiental, econômica e geografica. Entre 2015 e 2016 - Coordenou o Institucional FURB Programa Novos Talentos: i) pós-graduação em Matemática, ii) pós-graduação das Ciências da Educação, e iii) subprojeto que a mesma também coordena ligado à pós-graduação de Desenvolvimento Regional. O objetivo geral do programa de extensão Novos Talentos foi fortalecer o ensino-básico em Blumenau (SC). Entre 2015-2016 coordenou um projeto (edital 06/2015 CAPES- Conselho Britânico/FUNDO NEWTON) vinculado ao programa e cooperação internacional STEM (sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics. Uma experiencia de STEM no Reino Unido e a aplicação, no Brasil, dessa metodologia foram financiadas pelo referido programa. Possui 7 livros organizados e 24 capítulos de livro. Orientou tres teses de doutorado, 20 dissertações de mestrado e 40 iniciações científicas. Possui 113 trabalhos publicados em anais de eventos e 21 artigos publicados em periódico nacional e 3 artigos em periódicos internacionais. É atualmente avaliadora dos periódicos: Humanuties & social science comunications, Revista Brasileira das Ciências Ambientais e Revista Científica de Engenharia Sanitária e Ambiental ambos pertencentes da associação de engenharia sanitária e ambiental e Cuadernos de Geografía: revista colombiana de geografía e Revista Brasileira de Geografia Física. Revista Estado & Sociedade- UnB, Revista Política e Planejamento Regional da UFRJ, e etc Em seu currículo Lattes os termas mais frequentes são: planejamento urbano e regional, desenvolvimento territorial; desenvolvimento urbano; educação para o ecodesenvolvimento, resiliência socioecológia. e-mail: arqcmansur@gma (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9005097023072433 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Universidade Regional de Blumenau, Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional. FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau Itoupava Seca 89030903 - Blumenau, SC - Brasil Telefone: (47) 33210200 Ramal: 507
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2021-Atual. ARENAS E ARRANJOS POLITICOS ESCALARES: RESILIENCIA PARA A GESTAO DAS AGUAS NO BRASIL
      Descrição: Este projeto parte da compreensão de que a crise da água é principalmente uma crise de governança. Tem como objetivo geral analisar os mecanismos de gestão das águas adotados em dois diferentes contextos sociopolíticos, econômicos e ambientais no Brasil, de modo a revelar como disputas e desafios são considerados nas arenas decisórias e engendram diferentes arranjos institucionais para a governança de recursos hídricos. Busca, de um lado, comparar modelos de governança das águas implantados no Semiárido Nordestino e Santa Catarina, como respostas aos desafios da integração de Bacias (canais da transposição do Rio São Francisco) e das questões que se apresentam em Santa Catarina, para constituição de formas democráticas e ferramentas tecnológicas de participação que ajudem a superar as situações de injustiça ambiental na construção da efetivação da cidadania hídrica no país; e, de outro, mapear conflitos engendrados no processo de governança das águas e identificar como e até que ponto demandas e interesses de grupos sociais com baixa capacidade de representação nos fóruns políticos e institucionais têm sido considerados pelas instituições responsáveis pela gestão de recursos hídricos, como contribuição à consolidação de uma ecologia política do acesso à água no Brasil. A metodologia fica claramente definida por cinco movimentos a seguir: i) Etapa exploratória: aproximação ao objeto tema; ii) Mapeamento critico ? descritivo/explicativo ? consiste na descrição do sistema socioecológico e será realizado a partir dos seguintes aspectos: 1) Escalas; 2) Pessoas e governança; 3) Vulnerabilidade (resiliência) de que? Vulnerabilidade (resiliência) a que? 4) Evolução histórica e cenário futuro; iii) Etapa avaliativa: consiste em basicamente identificar a dinâmica do sistema ao longo do tempo, avaliando a resiliência geral, resiliência específica e necessidades de transformação, para construir um modelo de análise urbana e regional, que considere os diferentes atores em diferentes escalas; iv) Etapa propositiva: destina-se a construção de um modelo de governança de recursos hídricos integrado e a elaboração de ferramentas tecnológicas para protagonismo do sujeito em processos de gestão das águas; v) No âmbito da metodologia do contexto 1, com atividade de extensão, gerencia-se o sistema avaliado dando continuidade a um projeto de aprendizagem socioecológica aplicado à prevenção de desastres. Este movimento do projeto apresenta quatro etapas que se estendem desde a compilação da experiência da equipe em educação para o ecodesenvolvimento, até a implementação de oficinas para professores e alunos de escolas públicas de educação básica. Entre os resultados esperados almeja-se a proposição de formas alternativas de governança das águas e fortalecimento da resiliência socioecológica à desastres ambientais/saneamento básico para as situações analisadas, assim como construção de ferramentas tecnológicas para participação cidadã, tendo em vista os processos analisados. Enfatiza-se que a pesquisa contribuirá tanto para a formação acadêmica de pesquisadores, como para o ensino básico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Angela Carvalhaes Ferrari - Integrante / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante / Ivo MArcos Theis - Integrante / JÉSSICA TEIXEIRA FRAGA JEREMIAS - Integrante / José Luciano Albino Barbosa - Integrante / Luciano Felix Florit - Integrante / Ana Paula Tabosa Sanches - Integrante / Júlia Bastos de Souza - Integrante / Bruno Jandir Mello - Integrante / Oklinger Mantovanelli Junior - Integrante / cidoval moraes de sousa - Integrante / Stella Maris Martins Cruz Castelo de Souza Nemetz - Integrante / Rafaela Dias Fernandes - Integrante / Patrícia Dornelles de Aguiar - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    2. 2019-Atual. Arenas, Disputas e Desafios nos multiplos arranjos de gestao das aguas
      Descrição: O presente projeto parte da compreensão de que a crise da água é principalmente uma crise de governança. Tem como objetivo geral analisar os mecanismos de gestão das águas adotados em três diferentes contextos sociopolíticos, econômicos e ambientais no Brasil, de modo a revelar como disputas e desafios são considerados nas arenas decisórias e engendram diferentes arranjos institucionais para a governança de recursos hídricos. Busca, de um lado, comparar modelos de governança das águas implantados no Semiárido Nordestino, Santa Catarina e Rio de Janeiro como respostas aos desafios da integração de Bacias (canais da transposição do Rio São Francisco) e da constituição de formas democráticas de participação que ajudem a superar as situações de injustiça ambiental na construção da efetivação da cidadania hídrica no país; e, de outro, mapear conflitos engendrados no processo de governança das águas e identificar como e até que ponto demandas e interesses de grupos sociais com baixa capacidade de representação nos fóruns políticos e institucionais têm sido considerados pelas instituições responsáveis pela gestão de recursos hídricos nos três estados, como contribuição à consolidação de uma ecologia política do acesso à água no Brasil. Como resultado, almeja a proposição de formas alternativas de governança das águas para as situações analisadas na pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante / Ivo MArcos Theis - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / Rainer Randolf - Integrante / Alberto de Oliveira - Integrante / José Luciano Albino Barbosa - Integrante / Angela Maria Cavalcanti Ramalho - Integrante / Luciana Butzke - Integrante / Luciano Felix Florit - Integrante / Vânia da Silva Souza Bilert - Integrante / Bruno Jandir Mello - Integrante / Oklinger Mantovanelli Junior - Integrante / cidoval moraes de sousa - Integrante / Ana Teresa Lima - Integrante / Livia Antunes - Integrante / Daniela Faria Peixoto - Integrante / Myriam Aldana Vargas - Integrante / Geverson Ampolini - Integrante / Ester Limonard - Integrante / Andrea Carla de Azevedo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    3. 2019-Atual. Estrategias de Desenvolvimento Regional e Dinamicas Territoriais do Amapa e Tocantins
      Descrição: O projeto foca a análise de desigualdades institucionais, socioeconômicas e ambientais entre os Estados do Amapá e Tocantins, partindo das experiências construídas na rede de cooperação acadêmica vivenciada pelos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (DR) das Universidades Federais do Amapá (UNIFAP) e do Tocantins (UFT) no projeto Incubadora de Políticas da Amazônia (IPPA), somando-se a participação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), tendo por eixos experiências do Observatório em Desenvolvimento Regional da FURB. Busca-se o fortalecimento PPGs em DR da FURB, UFT e UNIFAP via cooperação acadêmica, nas análises de 30 anos das estratégias de desenvolvimento amapaense e tocantinense após as suas estadualizações (1988). Neste período, propostas e estratégias de desenvolvimento econômico foram formuladas e executadas, necessitando avaliações das construções e permanências efetivadas no território. O PPGDR/FURB contribui com o avanço da pós-graduação brasileira realizada no Norte do país, disponibilizando expertises para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto, em conformidade com o que contempla o Edital PROGAD-Amazônia 2018. A proposta aqui elaborada baseou-se no projeto de pesquisa em rede "Fortalecimento Institucional para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia" financiado pelo Fundo Amazônia do BNDES , envolvendo nove PPGs da região viabilizou as ações da IPPA nos nove estados da Amazônia Legal coordenado pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) gerando nos PPGDR da UNIFAP e UFT uma base consistente de informações e dados sobre as dinâmicas analisadas. A proposta de cooperação desse PROCAD pretende partir das informações e experiências adquiridas na IPPA pelos PPGs proponentes para atualização da Base de Dados geradas e o desenvolvimento de análises comparativas do desenvolvimento regional e dinâmicas territoriais do Amapá e Tocantins nesses trinta anos de existência a partir da constituição de Observatórios de Desenvolvimento Regional, aproveitando a expertise do PPGDR da FURB, no compartilhamento de suas experiências no Observatório de Desenvolvimento Regional nela estabelecido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (6) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Integrante / Ivo MArcos Theis - Integrante / Clóvis Reis - Integrante / Marilda Rosa Galvao Checcucci - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / Luciana Butzke - Integrante / Luciano Felix Florit - Integrante / Oklinger Mantovanelli Junior - Coordenador.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    4. 2017-2021. Resiliencia socio-ecologica para desastres: um metodo de planejamento estrategico
      Descrição: Nas últimas décadas, o crescimento urbano brasileiro foi extremamente acelerado. A população brasileira cresceu 12% de 2000 à 2010, totalizando 190,7 milhões de habitantes. Desses 190,7 milhões, 83% viviam em áreas urbanas e 19 municípios dobraram suas populações em apenas 10 anos (IBGE, 2010). Percebe-se, um aumento da incidência de desastres socioambientais associados a condições climáticas extremas. Parte-se da compreensão de que um das causa dos desastres é a falta de resiliência sócio ecológica (que inclui governança) para enfrentar os problemas urbanos. No entanto, não existe um entendimento compartilhado, ou seja, atuação das comunidades locais em termos de participação para ?resiliencia sócio ecológica? e "governança?. Portanto, as cidades necessitam urgentemente de novas políticas de planejamento urbano, que considerem as mudanças climáticas e os desastres ambientais como elementos cruciais. A resiliência sócio ecológico pode ser conceituada como a capacidade do sistema sócio ecológico de se recuperar depois de um evento extremo ou inesperado (BIGGS, SCHÜLTER, SCHOON, 2015), como um deslizamento de terra, um incêndio ou uma enchente. Diante desse contexto, o objetivo geral do projeto é analisar os mecanismos de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e a resiliência sócio ecológica das comunidades e das instituições (governamentais e não-governamentais) aos desastres (cheias e deslizamentos de terra ou secas), em dois diferentes contextos sociopolíticos, econômicos e ambientais no Brasil, com vistas a apresentar um modelo de planejamento estratégico urbano e regional, além de contribuir tanto para a formação acadêmica de pesquisadores como para o ensino básico. A metodologia fica claramente definida por cinco movimentos a seguir: i) etapa exploratória: aproximação ao objeto-tema; ii) mapeamento critico dos instrumentos de gestão de recursos hídricos (PNRH) no Brasil; iii) descritiva, que consiste na caracterização dos fatores físico-naturais e antrópicos dos três contextos ambientais, socioculturais em regiões (e estados diferentes), sendo que a escolha das localidades deve ser justificada por sua alta vulnerabilidade à desastres socioambientais; iv) etapa de caráter propositivo: destina-se a construção de um modelo de análise urbana e regional; v) considera a etapa de implantação da aprendizagem sócio ecológica. Resultado esperados almeja-se a proposição de formas alternativas de governança para a resiliencia dos sistemas sócio ecológicos das cidades, para as situações analisadas e avanço científico em métodos e técnicas de planejamento urbano e regional e as políticas de enfrentamento aos desastres no Brasil. Objetiva-se ainda a consolidação de uma rede nacional/internacional de pesquisa. A pesquisa contribuirá tanto para a formação acadêmica de pesquisadores, como para o ensino básico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante / ELIANE MARIA MARTINS - Integrante / JÉSSICA TEIXEIRA FRAGA JEREMIAS - Integrante / Juarês José Aumond - Integrante / Ana Paula Tabosa - Integrante / Júlia Bastos de Souza - Integrante / Bruna Soares - Integrante / Bruno Jandir Mello - Integrante / José Francisco Hilbert - Integrante / Marcelo Zenaro - Integrante / Diego Santos - Integrante / Patrícia Dornelles de Aguiar - Integrante. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 1
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    5. 2017-2020. PROJETOS CERES: CONEXOES ENTRE ESTUDOS REGIONAIS EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral verificar se há bases comuns nas politicas públicas dos municípios de Aracaju e de Curitiba que se manifestem em experiências concretas captáveis a partir do modus operandi da organização de feiras livres urbanas, das áreas verdes urbanas e da vulnerabilidade ambiental entre as duas capitais. A interação dar-se-á entre três equipes: uma situada no Estado de Sergipe com professores dos programas de pós-graduação da UFS, outras duas situadas na região Sul, no Estado do Paraná e Santa Catarina, com pesquisadores da PUC-Paraná e a Universidade Regional de Blumenau-SC. Destaca-se que todos os programas possuem nota 5. Espera-se enquanto resultados: a realização de missões dos docentes e discentes em pesquisas no campo empírico; Participação de encontros nas Universidades Associadas para fins de desenvolver coleta de dados; oficinas; minicurso, disciplina modulares e outras;? Elaboração de relatórios técnicos sobre as missões realizadas em parcerias com as instituições promotoras e participantes do projetos;? Concretização de cursos de atualização e intercambio de metodologias aplicadas nas diferentes ações entre os estudantes e professores envolvidos;? Realização de Seminário temático na UFS para apresentação dos resultados das ações desenvolvidas nesta proposta;? Publicações de, pelo menos, 4 artigos científicos em conjunto com os professores pesquisadores e discentes retratando sobre as experiências vivenciadas nas missões. A avaliação dessa trajetória da comunidade global para aproximar questões am-bientais, econômicas e sociais do que as nações buscam como referencial de desen-volvimento, mostra que mobilizações, eventos, pesquisas e publicações têm sido uma constante como tentativas para, com base em avaliações multidisciplinares, reverter ou amenizar os impactos da busca do bem-estar individual e coletivo ao meio ambiente natural por visão excessivamente economicista sustentada pela ilimitada necessidade de expansão do consumo de produtos altamente dependentes de recursos naturais não renováveis. E como consequência vemos uma série de acordos e iniciativas entre empresas e governos de diversos países. Porém, parece que todas essas ações não conseguem responder às questões que permanecem emergenciais no âmbito social, econômico e ambiental dos países.? Neste sentido, as instituições reunidas em parceria para a realização desta pro-posta de mobilidade acadêmica intitulada CERES ( Conexões entre Estudos regionais em perspectiva Socioambiental) preconizam uma necessária articulação de temáticas vivenciadas nas capitais de Aracaju e Curitiba, além de Blumenau, analisadas sob o prisma da Ecossocioeconomia enquanto perspectiva teórica de cunho socioambiental no estabelecimento das conexões entre os fenômenos de feiras livres urbanas, áreas verdes públicas e de processos de vulnerabilidade urbana nas duas cidades de procedência das equipes. IES/PPG/Coordenador do projeto: Universidade Federal de Sergipe?/PPG em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA)????/Roberto Rodrigues de Souza? ?Agencia Financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / Mário Procopiuck - Integrante / Oklinger Mantovanelli Junior - Integrante / Roberto Rodrigues de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Sergipe? - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    6. 2016-2017. Uma pesquisa aplicada em resiliencia de sistemas socio-ecologicos: desenvolvimento de uma tecnologia educacional
      Descrição: Dado a atual tendência de degradação ambiental, questiona-se se os massivos avanços no bem estar humano alcançados até então se sustentarão e se particularmente poderão de forma substancial ser mantidos, considerando o aumento exponencial da população mundial. Apesar das enormes vantagens tecnológicas as pessoas ainda dependem enormemente da natureza, para diversas necessidades essenciais, incluindo ar fresco, água limpa, alimentação, proteção contra perigos como secas e tempestades e uma variedade de necessidades culturais e recreativas que tem importante papel no bem estar humano (MA, 2005). É sabido que a educação exerce importante papel no desenvolvimento da humanidade e modo como as populações locais utilizam os recursos naturais e consideram a natureza. Neste sentido, o ecodesenvolvimento constitui uma dimensão essencial da educação fundamental. Implica uma educação ecológica que consiste em tornar cada vez mais visível o lugar e o papel dos seres humanos na teia da vida. É neste contexto, que se inscreve este projeto, o qual está direcionado para melhor compreensão da dinâmica dos rios, geomorfologia e resiliência do Sistema Sócio-Ecológico -SSE, considerando nossa vital e estreita relação com a água. Procura desenvolver uma ferramenta educacional e sua teoria no que tange a conservação dos recursos naturais. O objetivo geral é desenvolver uma metodologia de estudo com base na características do local e criar um protótipo simulador de cenários de bacia hidrográfica, a partir do modelo norte americano "Emriver". Sua metodologia inclui seis etapas: i) construção de um protótipo simulador de bacia hidrográfica; ii) Avaliação exploratória do protótipo; iii) interpretação do resultados da testagem do protótipo; iv) confecção de guia didático para observar os conceitos-chave que podem alterar o comportamento do rio e sua resiliência; v) elaboração de um manual de instruções. Os resultados esperados são: construção de protótipo simulador de bacia hidrográfica, com aplicação para ambiente laboratorial de análise ambiental e escrita de um guia prático. A interpretação do guia deve orientar o aluno, com vistas à análise do comportamento de uma bacia hidrográfica montada no equipamento em diferentes condições de vazão, fluxo de sedimentos, gradiente, placas tectônicas laterais e nível da bacia hidrográfica, associando simulações práticas à tentativas de melhorar a sustentabilidade do SSE, incluindo dados de usuários do sistema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Bruno Jandir Mello - Integrante. Financiador(es): Cnpq - Bolsa.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    7. 2015-2016. Experiencias de Educacao para o Ecodesenvolvimento: construcao de teoria e pratica em inovacao pedagogica
      Descrição: O ecodesesenvolvimento expõe a necessidade da inter-transdisciplinaridade na abordagem dos problemas socioambientais contemporâneos, considerando a multidimensionalidade das dimensões da sustentabilidade socioambiental. Permanece a convicção de que não existe ecodesenvolvimento sem educação para o ecodesenvolvimento, que ainda mudanças nos padrões de comportamento e na educação são necessários para formar competências e autonomia em atores sociais capazes de liderar processos de desenvolvimento. Experimentações de educação para o ecodesenvolvimento de cunho sistêmico inter- transdisciplinar podem ser encontradas no programa Novos Talentos FURB (edital CAPES 55/2012). A construção de conhecimentos novos à educação transdisciplinar pode contribuir na formulação de estratégias para prática da educação para o ecodesenvolvimento. Com base nestes elementos, esta pesquisa objetiva construir conhecimento sobre teoria e prática de inovação pedagógica de cunho sistêmico-transdisciplinar, à luz do enfoque de ecodesenvolvimento. Método baseado na análise comparativa de performance de amostra de experiências de formação e gestão de coletivos transdisciplinares em funcionamento no Brasil e pesquisa-ação. As etapas metodológicas a serem desenvolvidas se estruturam em quatro momentos: (i) etapa de sistematização das experiências de interface entre a educação básica e a pós-graduação alavancadas pelos programas de extensão fomentados pelos editais Novos Talentos CAPES; (ii) etapa de análise comparativa entre as experiências estudadas; (iii) etapa de pesquisa-ação e (iv) etapa de proposição de princípios de prática sistêmica-transdisciplinar na educação à luz do enfoque de ecodesenvolvimento. Resultados esperados abrangem integração entre pesquisa e extensão e projetos aprendizagem significativa em escolas básicas parcieiras e contrução de teoria e prática para educação inovadora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Bruno Jandir Mello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    8. 2015-2016. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE AS TRANSFORMACOES PAISAGISTICAS DO LITORAL DE ITAPOA E SAO FRANCISCO (SC), CATARINENSE ADVINDAS DA EUSTASIA GERADA PELO FENOMENO DAS MUDANCAS CLIMATICAS
      Descrição: As populações em todo globo tem experimentado socioeconômicas e ambientais em decorrência dos efeitos gerados pelo crescimento econômico e dos fluxos de informação e tecnologia. Não obstante, a destruição sem precedentes dos recursos naturais e a transformação não planejada do espaço incapaz de absorver os impactos negativos da do processo, sendo que a ampliação da produção e consumo está agregada a um fenômeno impactante no processo de desenvolvimento das populações, as mudanças climáticas. Estudos científicos apresentados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças Climáticas) apontam que o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera (GEE), resultantes da queima de combustíveis fósseis e da derrubada de florestas tropicais, elevou a temperatura do planeta quase 10 grau centígrado nos últimos 100 anos. Este aumento a primeira vista pode parecer irrisório, porém já ocasionou elevações do nível do mar que põem em risco cidades inteiras (ANDI, 2013). Segundo estudos do Ministério do Meio Ambiente (2013) o avanço do mar para o interior do continente corresponde a um fenômeno presente nos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Também segundo o relatório do IPCC (2013) e levantamentos do Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro (BRASIL, 2013), além deste avanço o mar vem mudando o mapa litorâneo com alterações significativas nos próximos anos. No Estado de Santa Catarina há evidências das mudanças eustáticas e também erosivas na maioria das praias, principalmente no litoral centro-norte, onde está a maior concentração da população, investimentos de urbanização, turismo e de pescadores artesanais. Estas evidências estão associadas a processos naturais da dinâmica praial e da ação do homem por meio das ocupações indiscriminadas que se instalam junto às praias. Neste contexto propõe-se o um estudo s (SACHS, 1993; STRONG, 1993), promovendo diagnósticos------- responsáveis por diagnósticos que permita se identificar as transformações nos cenários locais advindo das mudanças climáticas, instigando a se pensar o ecodesenvolvimento e identificar os condicionantes, as fragilidades e as potencialidades do meio físico para construir um melhor planejamento do território. Resultados esperados: apresentar um prognóstico do que pode acontecer a um prazo de 70 ou 100 anos; Gerar um documento alertando sobre as áreas que poderão ser mais afetadas com as mudanças climáticas, da costa litorânea do estado de Santa Catarina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante / JÉSSICA TEIXEIRA FRAGA JEREMIAS - Integrante / Juarês José Aumond - Integrante / CAMILA ROSA - Integrante.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    9. 2015-2016. Analise comparativa de experiencias em Educacao para o ecodesevolvimento
      Descrição: O ecodesesenvolvimento expõe a necessidade da inter-transdisciplinaridade na abordagem dos problemas socioambientais contemporâneos, considerando a multidimensionalidade das dimensões da sustentabilidade socioambiental e apresenta alternativas ao enfrentamento dos problemas advindos das mudanças climáticas. Permanece a convicção de que não existe ecodesenvolvimento sem educação para o ecodesenvolvimento, que ainda mudanças nos padrões de comportamento e na educação são necessários para formar competências e autonomia em atores sociais capazes de liderar processos de desenvolvimento. Experimentações de educação para o ecodesenvolvimento de cunho sistêmico inter- transdisciplinar podem ser encontradas no programa Novos Talentos FURB (edital CAPES 55/2012) e no Programa de Honra Washington State University - USA. A construção de conhecimentos novos à educação transdisciplinar pode contribuir na formulação de estratégias para prática da educação para o ecodesenvolvimento, com mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Com base nestes elementos, esta pesquisa objetiva construir conhecimento sobre teoria e prática de inovação pedagógica de cunho sistêmico-transdisciplinar, à luz do enfoque de ecodesenvolvimento. Método baseado na análise comparativa de performance de amostra de experiências de formação e gestão de coletivos transdisciplinares em funcionamento nos EUA e no Brasil. As etapas metodológicas a serem desenvolvidas se estruturam em três momentos: (i) etapa de sistematização das experiências de interface entre a educação básica e a pós-graduação alavancadas pelos programas de extensão fomentados pelos editais Novos Talentos CAPES; (ii) etapa de vivencia e sistematização da experiência do programa de honra dos EUA, considerado conhecimento prévio do pesquisador no programa Novos Talentos-FURB; (ii) etapa de análise comparativa entre as experiências estudadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Stephanie Hampton - Integrante / Jessica Cassleman - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    10. 2014-2018. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE AS TRANSFORMACOES PAISAGISTICAS DO LITORAL CATARINENSE ADVINDAS DA EUSTASIA GERADA PELO FENOMENO DAS MUDANCAS CLIMATICAS
      Descrição: As populações em todo globo tem experimentado socioeconômicas e ambientais em decorrência dos efeitos gerados pelo crescimento econômico e dos fluxos de informação e tecnologia. Não obstante, a destruição sem precedentes dos recursos naturais e a transformação não planejada do espaço incapaz de absorver os impactos negativos da do processo, sendo que a ampliação da produção e consumo está agregada a um fenômeno impactante no processo de desenvolvimento das populações, as mudanças climáticas. Estudos científicos apresentados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças Climáticas) apontam que o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera (GEE), resultantes da queima de combustíveis fósseis e da derrubada de florestas tropicais, elevou a temperatura do planeta quase 10 grau centígrado nos últimos 100 anos. Este aumento a primeira vista pode parecer irrisório, porém já ocasionou elevações do nível do mar que põem em risco cidades inteiras (ANDI, 2013). Segundo estudos do Ministério do Meio Ambiente (2013) o avanço do mar para o interior do continente corresponde a um fenômeno presente nos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Também segundo o relatório do IPCC (2013) e levantamentos do Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro (BRASIL, 2013), além deste avanço o mar vem mudando o mapa litorâneo com alterações significativas nos próximos anos. No Estado de Santa Catarina há evidências das mudanças eustáticas e também erosivas na maioria das praias, principalmente no litoral centro-norte, onde está a maior concentração da população, investimentos de urbanização, turismo e de pescadores artesanais. Estas evidências estão associadas a processos naturais da dinâmica praial e da ação do homem por meio das ocupações indiscriminadas que se instalam junto às praias. Neste contexto propõe-se o um estudo s (SACHS, 1993; STRONG, 1993), promovendo diagnósticos------- responsáveis por diagnósticos que permita se identificar as transformações nos cenários locais advindo das mudanças climáticas, instigando a se pensar o ecodesenvolvimento e identificar os condicionantes, as fragilidades e as potencialidades do meio físico para construir um melhor planejamento do território. Resultados esperados: apresentar um prognóstico do que pode acontecer a um prazo de 70 ou 100 anos; Gerar um documento alertando sobre as áreas que poderão ser mais afetadas com as mudanças climáticas, da costa litorânea do estado de Santa Catarina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante / Juarês José Aumond - Integrante.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    11. 2014-2018. ARENAS E ARRANJOS POLITICOS ESCALARES: COMPARACAO ENTRE EXPERIENCIAS E PROPOSTAS PARA TRANSFORMACOES REGIONAIS EM TRES ESTADOS BRASILEIROS
      Descrição: O presente projeto (CAPES, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, edital 055/2015), que se debruçará sobre diferentes experiências e propostas que visam à transformação social, econômica, política e cultural em determinadas regiões e estados brasileiros, recebeu sua inspiração, parcialmente, da experiência realizada nas Conferências Estaduais e Nacional de Desenvolvimento Regional e da tentativa de formular uma política regional de uma maneira diferente, de suas metas, objetivos, instrumentos e medidas. A observação dessa experiência, de seus sucessos, fracassos e dificuldades, mas também das potencialidades que precisam ser exploradas, deu origem à abordagem do projeto aqui proposto, expressa no seu título. Parte-­se da hipótese de que não há uma ¿solução¿ simples para formular propostas de políticas públicas que sejam explicitamente voltadas às transformações de regiões. Mesmo no âmbito urbano ¿ mais próximo à vivência das pessoas no seu dia-a-dia ¿ já há dificuldades mal superadas. Portanto, o que se propõe aqui é uma complexa articulação entre determinadas ARENAS POLÍTICAS, no sentido de OFFE e outros cientistas políticos, e diferentes formas de ARRANJOS POLÍTICOS, termo emprestado até da economia regional que investiga arranjos produtivos ou, mas recentemente, de sua apropriação na escala urbana-metropolitana-regional com a noção de arranjos urbanos. A articulação entre esses dois elementos será aplicada, enquanto abordagem única, na investigação de propostas e experiências a respeito de transformações regionais em três estados: Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Essa abordagem tem suficiente abertura para poder contemplar as especificidades desses três casos na medida em que consegue abarcar processos com maior envolvimento político de segmentos sociais, como encontrado mais ao Sul do país, como também da ¿experimentação¿ de arranjos institucionais, apoiados, por exemplo, pela Lei dos Consórcios Públicos, em outras partes do Brasil como, por exemplo, no Rio de Janeiro. São apenas dois exemplos de uma riqueza de potencialidades cuja descoberta representa o verdadeiro desafio para as investigações. A comparação entre os três estados, situados em Macro-Regiões diferentes ¿ Nordeste, Sudeste e Sul ¿, vai poder estimular a imaginação e criatividade dos pesquisadores e dos estudantes e bolsistas envolvidos. Ainda, a comparação com experiências fora do país será uma oportunidade para todos os envolvidos em aumentar os horizontes das suas investigações e reflexões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Integrante / Ivo MArcos Theis - Coordenador / Oklinger Mantovanelli Júnior - Integrante / Lilian Blank de Oliveira - Integrante / Samara Braun - Integrante / Marilda Rosa Galvao Checcucci - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / JÉSSICA TEIXEIRA FRAGA JEREMIAS - Integrante / Luciano Felix Florit - Integrante / Anderson de Miranda Gomes - Integrante / Daniel Rodrigo Strelow - Integrante / Luiís Claudio Krajevski - Integrante / Karla Lucia Bento - Integrante / Georgia Carneiro da Fontoura - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    12. 2014-2015. Analise Ambiental Integrada dos Fatores Fisico-Naturais e Antropicos da Microbacia hidrografica do Ribeirao Fresco, Blumenau (SC), Zona de educacao para o ecodesenvolvimento
      Descrição: As mudanças climáticas refletem o impacto de processos socieconomicos e culturais, como o crescimento populacional, a urbanização, a industrialização e o aumento do consumo de recursos naturais e da demanda sobre os ciclos biogeoquímicos. As medidas de mitigação referem-se ao âmbito regional e local, o qual deve ser tratado de maneira pragmática, inclusive com o desenvolvimento de cenários alternativos, como sugerem as Zonas de Educação para o Ecodesenvolvimento ¿ ZEE, em particular a ZEE de Blumenau (SC)presente área de estudo. Trabalhos de campanha após os eventos climáticos como o ocorrido no Vale do Itajaí em 23/11/ 2008, mostram deslizamentos e cheias sem precedentes, provocados pelas chuvas intensas e resultado do modelo de uso e ocupação do solo vigente. Este fato justifica este projeto de IC por trazer embasamento teórico e cartográfico ao projeto de extensão/Furb- Novos Talentos, subprojeto 2 Educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar. O referido projeto de extensão encontra-se em andamento e envolve professores e alunos EBM Pastor Faulhaber do bairro Ribeirão Fresco entre outras escolas. Evidencia-se então a necessidade de uma análise dos fatores físico-naturais que venha subsidiar a formação dos professores da rede pública de ensino básico, para que sejam multiplicadores de consciencia ambiental compatível com a realidade local. O estudo abrange o entorno da Rua Pastor Oswaldo Hesse, localizada na margem esquerda do Ribeirão Fresco, e a Rua Alwin Shrader, na margem direita do ribeirão, totalizando a microbacia do ribeirão Fresco. A área está inserida na Zona de Preservação Ambiental (ZPA) do Ribeirão Fresco, instituída pelo plano diretor municipal de Blumenau, por apresentar áreas muito declivosas e encostas que variam de 30m a 400m de altitude. Este projeto tem metodologia de pesquisa aplicada avaliativa. O marco metodológico da pesquisa integra cartografia temática ambiental e sistema de informações geográficas, com vistas à construção uma análise das condições ambientais do local. Um resultado esperado é a manutenção da integração entre pesquisa e extensão e entre ensino e pesquisa/mestrandos/doutorandos e graduandos em torno de uma problemática central. Além disso, o material cartográfico gerado será usado nas oficinas de sensibilização comunitária do projeto de extensão Novos Talentos edital CAPES 55/2012 e ainda para elaboração dos projetos de ação territorial tema da oficina 3 deste mesmo subprojeto de extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / JÉSSICA TEIXEIRA FRAGA JEREMIAS - Integrante / João HenriqueTomio - Integrante. Financiador(es): Governo do Estado de Santa Catarina - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    13. 2014-Atual. PALEOCLIMA E MUDANCAS CLIMATICAS: Elevacao do nivel do mar e impactos sobre as populacoes e os ecossistemas da zona costeira de Santa Catarina
      Descrição: Estudos científicos apontam que as mudanças climáticas são fenômenos cíclicos e naturais de nosso planeta e que o mesmo já passou por estas transformações diversas vezes nos seus 4,5 bilhões de anos. No entanto, devido à ação antrópica, por meio do adensamento urbano, da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera tem aumentado a temperatura do planeta. Neste sentido, há uma conjugação das discussões cientificas e políticas sobre o tema, fazendo com que os atores internacionais possam tomar atitudes mitigadoras e adaptadoras dos problemas climáticos. A seção explorada neste trabalho é a eustasia, propiciada pelo derretimento das geleiras e o aquecimento da água nos oceanos. É proposta que a área analisada em relação a este fenômeno seja a região do Setor Litoral Centro-Norte de Santa Catarina (SLCN). Essa apresenta um crescente adensamento urbano, movido pela especulação imobiliária e também por ser uma forte via de importação e exportação para o estado. O recorte da região SLCN estudado abarca os municípios Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema. A questão norteadora representada pelo objetivo geral é: Como a eustasia projetada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas pode impactar no desenvolvimento da região SLCN sobre uma perspectiva multidimensional? Justifica-se por tratar-se de um tema que representa um dos maiores desafios da humanidade no futuro próximo. Os reflexos da elevação no nível dos oceanos e da erosão costeira estão presentes em todo o mundo e são plenamente visíveis na costa catarinense. A metodologia representa uma pesquisa exploratória e descritiva quanto ao objetivo e quanti-qualitativa no processo de coleta de dados. Tal coleta se dá por informantes-chave: poder público, academia e população. O cruzamento destas informações permite traçar um panorama dos aspectos multidimensionais no desenvolvimento da região, abarcando o conceito de desenvolvimento sustentável. Este preconiza uma melhor qualidade de vida, por meio da satisfação das necessidades da humanidade, sem colocar em xeque as reservas de recursos para as gerações futuras. Também apresenta algumas projeções de elevação no nível dos oceanos segundo o 5º Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (AR5-IPCC 2014). Isso possibilita se pensar alguns cenários para o futuro socioeconômico e espaçoambiental da região frente ao fenômeno da elevação no nível dos oceanos, assim como diretrizes para os problemas verificados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Integrante / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante / Juarês José Aumond - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    14. 2013-2016. Como desenvolver competencias por meio da construcao de projeto locais?
      Descrição: A relação entre planejamento e desenvolvimento territorial sustentável emerge para dar conta dos desafios contemporâneos. A variedade de atores sociais e de conflitos que envolvem a gestão das cidades se torna mais visível. As formas tradicionais de planejamento e gestão para resolvê-los adequadamente são limitadas. Esse cenário nos leva a buscar e a colocar em prática novos enfoques de planejamento e gestão, que sejam ambientalmente equilibrados, socialmente justos, culturalmente dinâmicos e economicamente viáveis. O tema central deste projeto é uma análise de processos pedagógicos de ensino-aprendizagem na construção de projetos de ação territorial, por meio de uma análise comparativa dos projetos de educação para o desenvolvimento territorial sustentável: Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento e de Educação Cooperativa para o Desenvolvimento. O tema precede as práticas educativas que apontam para propostas pedagógicas centradas na sensibilização, mudança de comportamento e atitudes, competências, capacidade de avaliação e participação de atores sociais no processo de Desenvolvimento Territorial Sustentável. O objetivo desta pesquisa é analisar projetos pedagógicos de ensino-aprendizagem inerentes em processos de planejamento e gestão que promovem o desenvolvimento territorial sustentável. A metodologia utilizada enquadra-se como um estudo de caso e comparativo. O principal resultado esperado é o registro de um rol de ganhos de conhecimentos durante o processo de criar competências por meio de projetos socioambientais e socioeconômicos direcionados ao Desenvolvimento Territorial Sustentável... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Integrante / FEUSER, Shimene - Integrante / Manoel Flores Lesama - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Coordenador / Liliane Cristine Schlemer Alcantara - Integrante / SImone Calistro Fortes - Integrante / Gabriel Amandio Valandro - Integrante / Thaise Costa Guzatti - Integrante / Mário Procopiuck - Integrante / Leire Uriarte - Integrante / Guilerme Quintiliane Rehme - Integrante. Financiador(es): Cnpq - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    15. 2013-2014. A microbacia hidrografica como unidade de planejamento: um estudo de caso da microbacia do Ribeirao Fidelis, Blumenau (SC)
      Descrição: Não desconsiderando o fato de as enchentes registradas no Vale do Itajaí (SC) estarem intimamente relacionadas a fatores naturais, a potencialização dos danos causados, deve ser relacionada, às formas da organização sócio-espacial, pois as situações de catástrofe refletem as condicionantes das áreas urbanas ao risco eminente de inundações. Frente aos desafios a serem enfrentados, no caso de Blumenau (SC), as medidas de mitigação reportam-se ao âmbito regional e local, o qual deve ser tratado de maneira pragmática, como sugerem as Zonas de Educação para o Ecodesenvolvimento ¿ ZEE, em particular a ZEE do Ribeirão Fidélis, presente área de estudo. Através da ZEE, considera-se o princípio do conhecimento pertinente, que indica - o grande problema a ser enfrentado pela educação do futuro é: conhecimento das informações ou dados isolados é insuficiente; é preciso situar as informações e dados em seu contexto para que adquiram sentido. Assim o projeto de pesquisa se propõe a estudar o contexto da microbacia hidrográfica do Ribeirão Fídélis, pretendendo-se aplicar os resultados através de um projeto de extensão em fase de implantação. A localidade está situada em Blumenau (SC) e encontra-se na área de expansão do perímetro urbano de Norte. Esta área é em grande parte live de cheias e apresenta geologia ainda que frágil, menos susceptível a cheias e deslizamentos como é a área do Sul do município. A geologia do Sul é formada pelo grupo Itajaí, arenitos, ardósia, friáveis com frequentes falhamentos, área mais sensível e crítica para urbanização. Enquanto a geologia do Norte é formada principalmente por gnaisses granuliticos, apresentando topografia mais suave e com menores problemas de geotecnia. Neste sentido, o objetivo geral do projeto é elaborar um diagnóstico das condições ambientais da micro-bacia hidrográfica do Ribeirão Fidélis, através de transectos geombientais e cartas temáticas com vistas a definir a vulnerabilidade à ocupação urbana, na continuidade do projeto de pequisa. A metodologia integra cartografia temática ambiental de forma aplicada e avaliativa, com vistas à construção uma análise das condições ambientais do local. Um resultados esperados é a integração entre pesquisa e extensão/graduandos e pós-graduandos em torno de uma problemática central. Além disso, o material cartográfico gerado que definirá as condições ambientais locais, será usado em um projeto de extensão por orientar para uma melhor organização sócio-espacial local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Julia Gesser - Integrante / Emanuel Silva - Integrante. Financiador(es): Governo do estado de Santa Catarina - artigo 170. - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    16. 2013-2014. ANALISE DE PROCESSOS EDUCATIVO-PARTICIPATIVOS NA CONSTRUCAO DE PROJETOS DE ACAO TERRITORIAL, ZONA DE EDUCACAO PARA O ECODESENVOLVIMENTO NA MICROBACIA HIDROGRAFICA DO RIBEIRAO FIDELIS, BLUMENAU (SC).
      Descrição: O tema central deste projeto é uma análise de processos educativo-participativos na construção de projetos de ação territorial,zona de educação para o ecodesenvolvimento da microbacia hidrográfica do Ribeirão Fidélis, Blumenau (SC). O tema precede as práticas educativas que apontam para propostas pedagógicas centradas na sensibilização, mudança de comportamento e atitudes, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação de atores sociais. O objetivo desta pesquisa é sensibilizar membros comunitários no entendimento das problemáticas socioambientais locais através da educação para o ecodesenvolvimento em um processo educativo-participativos de promoção da autonomia. A metodologia utilizada enquadra-se como pesquisa-ação comunitária por meio da comunidade de aprendizagem e da pedagogia por projetos. O principal resultado esperado é o registro de um rol de ganhos de conhecimentos adquiridos pelos educandos durante o processo de construção de competências e por meio de um projeto direcionado para a realidade local. Este principal resultado poderá traduzir-se na resposta da questão norteadora: É possível construir competências por meio da construção de projetos locais?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / LARISSA LUISA DE SOUZA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
    17. 2013-2014. Analise de Potencialidades e conflitos ambientais para identificacao de projetos de acao territorial, Zona de Educacao para o ecodesenvolvimento da Microbacia hidrografica do Rio Fidelis, Blumenau (SC).
      Descrição: As mudanças climáticas refletem o impacto de processos socieconomicos e culturais, como o crescimento populacional, a urbanização, a industrialização e o aumento do consumo de recursos naturais e da demanda sobre os ciclos biogeoquímicos. As medidas de mitigação referem-se ao âmbito regional e local, o qual deve ser tratado de maneira pragmática, inclusive com o desenvolvimento de cenários alternativos, como sugerem as Zonas de Educação para o Ecodesenvolvimento as ZEE, em particular a ZEE do Ribeirão Fidélis, Blumenau (SC). Trabalhos preliminares nos mostram uma realidade local de baixo grau de organização social, que possam influenciar no desenvolvimento local. A questão norteadora deste projeto está em favorecer a compreensão sobre os processos socioeconomicos ambientais locais, com vistas a identificar um rol de projetos direcionados para a realidade local. A relevância do projeto reflete-se no reconhecimento de que a área em foco está situada no município de Blumenau, (SC) que em 2003 obteve Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) acima da média verificada em Santa Catarina. O IDH- M de Blumenau permaneceu em torno de 0,813 (PNUD, 2003), ficando atrás apenas de Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Joaçaba. No entanto, Blumenau ainda apresenta escolas com baixo IDEB, índice de desenvolvimento da educação básica que é calculado a partir das médias das taxas de aprovação nas séries de cada um dos níveis do Ensino Fundamental. O fato de Blumenau ter alcançado um IDH alto a deixa fora de algumas políticas de incentivo a projetos locais e dá uma falsa impressão de desenvolvimento. Considerando-se que a educação e a participação política constituem dois indicadores essenciais tanto do IDHM quanto da efetividade das estratégias de ecodesenvolvimento, destaca-se a importância de se investigar a viabilidade de novas práticas de pesquisa conectadas à identificação de problemas e projetos locais, necessários ao desenvolvimento de processos de formação de cidadania e construção de competências para estes projetos. Neste sentido, a relevância do projeto recai no fato de dialogar com a comunidade local, no sentido de identificar projetos locais. O marco metodológico envolve uma pesquisa qualitativa entrevistando representantes do governo municipal; história oral com atores sociais e pesquisa-ação com comunidade de aprendizagem. Um resultado esperado é a integração entre pesquisa e extensão em torno de uma problemática central.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Monique Riely Eurich - Integrante.
      Membro: Cristiane Mansur de Moraes Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. International Virtual Symposium IV.Social Environmental Vulnerability Approach on the COVID-19 epoch: a case study in Blumenau (SC), Brazil. 2020. (Simpósio).
      2. V Encontro de Economia Catarinense.apresentação em mesa redonda. 2011. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. THEIS, I. M. ; MANTOVANELLI JUNIOR, O. ; FLORIT, L. F. ; SAMPAIO, C. A. C. ; BUTZKE, L. ; KRAJEVSKI, L. C. ; SANTOS, R. da S. ; LASTA, T. T. ; MENEZES, P. I. F. ; GIESELER, L C. ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. XVI Seminário Internacional da Rede Iberoamericana e investigadores sobre Globalização e território. 2020. Congresso
      2. MANSUR de M. S, C.; THAYAPARAN, M. ; Kaluarachchi, Y ; EGBU, C. ; POLETTE, M. ; MATTEDI, M. A.. workshop INTERNATIONAL SOCIO-ECOLOGICAL RESILIENCE TO RIVER FLOODS AND ASSOCIATED RISKS. 2018. Congresso
      3. THEIS, I. M. ; CARIO, S. A. F. ; LINS, H. N. ; MANSUR de M. S, C.. Comissão científica do Encontro de Economia Catarinense. 2012. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Cristiane Mansur de Moraes Souza ⇔ Carlos Alberto Cioce Sampaio (18.0)
        1. ALCANTARA, L. C. S. ; PELLIN, Valdinho ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. Zona de educação para o ecodesenvolvimento: aproximação da universidade com a comunidade.. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR). v. 33, p. 129-147, issn: 2176-9109, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; HENRÍQUEZ Zuniga, Christian ; PASCO, Adriana Dias ; AUMOND, J. J.. Diagnóstico e construção de indicadores socioambientais participativos: experiências de um programa de extensão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online). v. 30, p. 1-10, issn: 1808-4524, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Educação para o desenvolvimento territorial: experiências para a produção de competências a partir de um programa de extensão rural universitária. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. v. 4, p. 85-105, issn: 1981-3953, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; ALCANTARA, L. C. S. ; SANTOS, Gilberto F.. Novos Talentos II: processos em educação para o ecodesenvolvimento. 1 ed. Blumenau 978-85-7172-024-4: AmoLer, 2019. v. 1, p. 246.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes; SAMPAIO, C. A. C. (Org.) ; ALVES RIPOLL, A. (Org.) ; ALCANTARA, L. C. S. (Org.). Novos talentos: processos de educação para o ecodesenvolvimento. 1 ed. Blumenau: Nova Letra, 2016. v. 500, p. 200.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; DOURADO, Edinan C. ; BRAUN, Samara. Processo de desenvolvimento territorial a partir do modo de vida no campo e traços da identidade: relatos de uma experiência na Microbacia do Rio Sagrado. Em: Cinthia Maria de Sena Abrahão et al.. (Org.). Litoral do Paraná: território e perspectivas. 1ed.Curitiba. : Brazil Publishing. 2016.v. 1, p. 120-145.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. PASCO, Adriana Dias ; GRIMM, Isabel J. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; MANTOVANELI JR, Oklinger ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SKEWES, Juan Carlos ; CASSLEMAN, Jéssica D.. A prática interdisciplinar no contexto do ecodesenvolvimento. Em: Arlindo Philippi Jr.; Valdir Fernandes. (Org.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa.. 1ed.Barueri, SP. : Manole. 2015.v. 2, p. 663-698.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. GRIMM, Isabel J. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; CORIOLANO, Luzia Neide M. T.. Educação para o ecodesenvolvimento: monitoramento de indicadores socioambientais. Em: Arlindo Philippi Jr; Maria Cecília Focesi Pelicioni. (Org.). Educação ambiental e Sustentabilidade. 2ed.Barueiri (SP). : Manole. 2014.v. 1, p. 671-702.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MELLO, Bruno J. ; MATTHES, Daniela ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Ecossocioeconomia e sistema B: estudo de caso da indústria de alimentos saudáveis Mãe Terra. Em: IX Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional: Processos, v. 1, p. 1-17, 2019.
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        10. BARRETO, William S. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; MANTOVANELI JR, Oklinger. Análise do turismo comunitário ?indígena? na Amazônia como estratégia de promoção do desenvolvimento regional: um estudo da região da Valéria (Parintins-AM). Em: VIII Seminário Internacional em Desenvolvimento Regional, v. 1, p. 1-1, 2017.
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        11. BARRETO, William S. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; MANTOVANELI JR, Oklinger. As ações das instituições para a sustentabilidade dos lagos da amazônia: o caso do complexo Macuricanã. Em: VIII Seminário Internacional em Desenvolvimento Regional, v. 1, p. 1-1, 2017.
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        12. SANTOS, Diego ; PICHETTI, Roni F. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; ZDEPSKI, Fabíola. B.. Considerações sobre uma prática de ecossocioeconomia na África: o caso do Atelier Mar em Cabo Verde. Em: II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sutentável, v. 1, 2017.
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        13. CAROLINI, Simone ; STOCK, Andrei ; SOUZA, Júlia B. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. Experiências Forest Action Nepal: um estudo exploratório em ecossocioeconomia. Em: SEDRES - Natureza e Desenvolvimento no Território, v. 1, p. 1-30, 2016.
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        14. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; BRAUN, Samara ; DOURADO, Ednan C. ; WAGNER, Osni V.. Processo de desenvolvimento territorial a patir dos modos de vida no campo e tracos de identidade. Em: Colóquio de Transformações Territoriais (Associação das Universidades do Grupo de Montevideo, v. 1, 2012.
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        15. GRIMM, Isabel J. ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. Participação comunitária: uma metodologia para a sustentabilidade socioambiental da Microbacia do Rio Sagrado ? Morretes (PR). Em: Seminário sobre Sustentabilidade - UNIFAE, 2011.
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        16. WEGRZYNOVSKI, Silvana B. ; BARBOSA, Valeska ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. A concepção de Slow Cities pela perspectiva da ecossocioeconomia: um estudo de caso do Banco do Tempo de Bolzano ? Itália. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
        17. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SOARES, Bruna ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; GALIASSI, Jean M. ; AUMOND, J. J. ; MELLO, Bruno J. ; SOUZA, Júlia B. ; IKERT, Fernanda ; NEMETZ, Stella. Relatório Final do programa de Cooperação Internacional STEM - Novos Talentos: Educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar. 2016. Relatório Final de Extensão
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        18. SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes ; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce ; AUMOND, J. J. ; SANTOS, Gilberto F. ; TABOSA, Ana P. ; MELLO, Bruno J. ; IKERT, Fernanda ; NEMETZ, Stella. Relatório Final do Programa Novos Talentos: Ecoformação e Literacia Informacional para a educação científica. 2016. Relatório Final de Extensão
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    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40