Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ricardo de Lima Zollner

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo (1981), Residência Médica Hospital das Clínicas, FMRP-USP (82-84); mestrado em Clinica Medica pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Clinica Médica pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-Doutorado no Medical Research Council/Universidade de Cambridge, Inglaterra (1995-97). Livre Docente e atualmente Professor Titular, Departamento de Clínica Médica, Universidade Estadual de Campinas, Revisor - Ad Hoc de periódicos com seletiva politica editorial.Membro corpo editorial Islets até 2019. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Imunologia Clínica e Molecular, atuando principalmente nas seguintes Linhas de pesquisa: alergia e auto imunidade: Sub-linhas: reações adversas a venenos de heminopteros, linhagem de camundongos Nod, citocinas, neurotrofinas e resposta imune, diabetes experimental auto imune. Projetos vinculados a biotecnologia visando o estudo de "drogas de liberação controlada" com estratégia para imunoterapia. Coordena o Laboratório de Imunologia Translacioanl, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp. Coordenador da Programa de pós-graduação em Clínica Médica (biênios-2008/09; 2010/11). Coordenador dos Ambulatórios de Imunologia, Hospital de Clínicas - Unicamp. Projetos Fapesp, CNPq. Membro da European Academy of Allergology and Clinical Immunology. Coordenador do Departamento de Clínica Médica - FCM - Unicamp (biênio 2018/2020) (reconduzido ao cargo 2020/2022) (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8962594483120494 (10/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento de Clínica Médica da FCM/UNICAMP. Rua Tessália Vieira de Camargo Cidade Universitária 13083887 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 32893709 Fax: (19) 32893709 URL da Homepage: www.fcm.unicamp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-2019. Modulacao da resposta inflamatoria sobre celulas dendriticos tolerogenicas derivadas da medula ossea de camundongos NOD-Shilt/j tratados com extrato aquoso de folhas Passiflora alata.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo de Lima Zollner - Coordenador / Nayara Simon Gonzales Schumacher - Integrante / Luís Gustavo R. Fernandes - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ricardo de Lima Zollner.
    2. 2014-2017. Acao anti-diabetogenica de componentes antioxidantes/antiinflamatorios do extrato aquoso de Passiflora alata: Efeito da vitexina, isoorientina, rutina e catequina sobre a proliferacao, ciclo celular, estresse oxidativo e apoptose de linfocitos e ilhotas
      Descrição: A busca de novos medicamentos a partir de plantas medicinais tem motivado a pesquisa de substâncias alternativas com potencial antiinflamatório com potencial uso no suporte ao tratamento de doenças inflamatórias , como no caso da diabetes do tipo 1 . No estudo anterior, (International Immunopharmacology - Título : antioxidante e potencial anti- diabético de folhas de Passiflora alata Curtis aquosas extrair em diabetes mellitus tipo 1 ( NOD - ratos , no prelo , a FAPESP : 2011/06559-4 ) , verificamos que a presença de vitexina, isoorientina, catequina e rutina no extrato aquoso de folhas de Passiflora alata Curtis e que este foi capaz de diminuir a incidência da doença modulação dos mecanismos inflamatórios , diminuindo o infiltrado celular , apoptose , estresse oxidativo, infiltração celular , nas ilhotas pancreáticas dos animais tratados. Além disso , a as concentrações de glutationa estavam preservadas ( fígado e rim ) assim como a de insulina serica, além de propriedades adicionais , no ciclo celular, diminuindo a expressão de proteínas reguladoras , tais como CDK6 , e aumentando os níveis de insulina, sugerindo que os flavonóides encontrados nas folhas de P. alata tem propriedade anti- proliferativa e pode ter contribuído para a diminuição do infiltrado de células inflamatórias ( submetido) . Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o efeitos anti- inflamatórios e os mecanismos pelos quais o extrato aquoso e componentes vitexina , isorientin , catequina e rutina in vitro exercem sobre o mecanismo inflamatório como, citocinas, proliferação celular , estresse oxidativo e apoptose em ilhotas pancreáticas submetidas à cultura celular mista com linfocitos T , além de investir no desenvolvimento de novas drogas antiinflamatórias que possam contribuir no controle do desenvolvimento de diabetes tipo 1. Palavras Chave: Passiflora alata; type 1 diabetes; cyclin-dependent kinases inhibitors, cell proliferation, apoptosis, cytokines, antioxidants, MIN6 cells.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo de Lima Zollner - Coordenador / COLOMEU, TALITA C. - Integrante / Daniella Figueiredo - Integrante / Nayara Simon Gonzales Schumacher - Integrante / Luis Gustavo Romani Fernandes - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo de Lima Zollner.
    3. 2011-2013. Identificacao e Caracterizacao de componentes antiinflamatorios do extrato aquoso de Passiflora alata. Efeito na expressao do diabetes e fatores de regeneracao em ilhotas pancreaticas no modelo experimental de diabetes espontaneo tipo 1 (camundongos NOD)
      Descrição: Nosso laboratório tem se dedicado a estudar substancias que modulem a inflamação usando como ferramenta a linhagem de camundongos NOD que apresentam diabetes tipo1 espontâneo. Entre os projetos desenvolvidos destacamos o estudo da diacereina e de gangliosideos como drogas disponíveis no mercado e que mostraram ter propriedades moduladoras da inflamação e na diminuição da expressão do diabetes. No momento estamos no período final de projeto que mostra efeitos sobre a expressão de fatores de regeneração de células beta pancreáticas. A procura de novos fármacos a partir de plantas medicinais tem motivado a busca alternativa de substancias com potencial antiinflamatório e que possam auxiliar no tratamento das doenças como o diabetes tipo1. Relatos da literatura, nem sempre indexada, sugerem que o maracujá possua ação hipoglicemiante e melhora do controle do diabetes. Dentre os constituintes os alcalóides e flavonóides são candidatos relevantes. Iniciamos piloto nos mesmos moldes estabelecidos por nossos protocolos de estudos empregados para a diacereina e gangliosideos. Os resultados preliminares com relação a atividade antioxidante, ação potencial sobre estresse oxidativo e expressão do diabetes chamaram nossa atenção, principalmente com referencia a diminuição do grau de lesão da ilhota. Com isso reunimos equipe que pudesse em curto espaço de tempo, trazer informações relevantes que possam subsidiar e ampliar conhecimentos para a utilização do Passiflora alata no tratamento do diabetes. Além disso, por ser alimento natural e de fácil acesso, traz ingrediente adicional em termos de vantagem aos estudos básicos e a populacionais. Assim, o presente estudo visa identificar e caracterizar componentes da folha do Passiflora alata por intermédio de HPLC e Espectrometria de Massa, avaliar a repercussão do tratamento sobre a lesão das ilhotas pancreática no diabetes isto é, classificação, caracterização e fenotipificação do infiltrado inflamatório na ilhota, expressão de ma. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo de Lima Zollner - Coordenador / Laura Maria Molina Meletti - Integrante / Felix Guillermo Reyes Reyes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Ricardo de Lima Zollner.
    4. 2010-2012. Gangliosideos e regeneracao de ilhotas pancreaticas em camundongos NOD
      Descrição: Gangliosideos possuem efeito na regeneração neural. Este projeto está inserido em linha de pesquisa sobre os efeitos de gangliosídeos sobre o porcesso inflamatório autoimune em ilhotas pancreaticas de camundongos NOD (diabeticos não obesos) e seus efeitos diretos ou indiretos na regeneralção de células beta da ilhota pancreática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo de Lima Zollner - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo de Lima Zollner.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. 1o Lugar - Apresentação Oral de Trabalho Apresentado por Aluno de Mestrado - Luis Guilherme Stivanin Silva, Sociedade Mineira de Neurologia - XIII Congresso Mineiro de Neurologia.. 2011.
      Membro: Ricardo de Lima Zollner.
    2. Menção Honrosa no 9o Congresso Latino Americano de Ciênciasa dos Alimentos - Aluna de Mestrado - Talita C Colomeu, Sociedade Latinoamericana de Ciências de Alimentos.. 2011.
      Membro: Ricardo de Lima Zollner.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. ZOLLNER, R. L.. II Simpósio de Imunologia Clínica e Alergia de Campinas. 1993. (Congresso).. . 0.
      2. ZOLLNER, R. L.. I Simpósio de Imunologia Clínica e Alergia de Campinas. 1991. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Ricardo de Lima Zollner ⇔ Licio Augusto Velloso (3.0)
        1. RIBEIRO, LUCIANA C. ; BENITES, BRUNO DELTREGGIA ; ULAF, RAISA G. ; NUNES, THYAGO A. ; COSTA-LIMA, CAROLINA ; ADDAS-CARVALHO, MARCELO ; PROENCA-MODENA, JOSÉ LUIZ ; GRANJA, FABIANA ; DA COSTA, VITOR ANTONIO ; DUARTE, ADRIANA DA SILVA SANTOS ; ZANGIROLAMI, AUDREY BASSO ; AMARO, EMERSON CLAYTON ; MANSOUR, ELI ; ZOLLNER, RICARDO L. ; VELLOSO, LICIO A.. Rapid clinical recovery of a SARS-CoV-2 infected common variable immunodeficiency patient following the infusion of COVID-19 convalescent plasma. ALLERGY, ASTHMA & CLINICAL IMMUNOLOGY. v. 17, p. 1-4, issn: 1710-1492, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. COSTA PASCHOALINI, M ; BERNARDES, AF ; BUZOLIN, M ; Zollner, RL ; MANSOUR, E ; VELLOSO, LA ; YANG, AC. Successful Oral Desensitization in Sesame Allergy in an Adult Woman. JOURNAL OF INVESTIGATIONAL ALLERGOLOGY AND CLINICAL IMMUNOLOGY. v. 29, p. 463-465, issn: 1018-9068, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Rachid, B. ; Rabelo-Santos, M. ; Mansour, E. ; de Lima Zollner, R. ; Velloso, L.A.. Type III hypersensitivity to insulin leading to leukocytoclastic vasculitis. Diabetes Research and Clinical Practice (Print). v. 89, p. e39-e40, issn: 0168-8227, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ricardo de Lima Zollner ⇔ José Barreto Campello Carvalheira (1.0)
        1. Tobar, N. ; Oliveira, A. G. ; Guadagnini, D. ; Bagarolli, R. A. ; Rocha, G. Z. ; Araujo, T. G. ; Santos-Silva, J. C. ; Zollner, R. L. ; Boechat, L. H. B. ; CARVALHEIRA, J. B. C. ; Prada, P. O. ; Saad, M. J. A.. Diacerhein Improves Glucose Tolerance and Insulin Sensitivity in Mice on a High-Fat Diet. Endocrinology (Philadelphia). v. 152, p. 4080-4093, issn: 0013-7227, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:27