Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Sueli Aparecida Frari Galera

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou doutorado sanduiche junto ao Programme Conjoint de Doctorat En Sciences Infirmieres - Université de Montreal, Canadá (1999-20000. Realizou pós doutorado na University of Alberta, UALBERTA, Canadá.- Bolsista do(a): Comisión Interamericana Para El Control Del Abuso de Drogas Organización de CICAD, Estados Unidos (2003-2004). Professor Livre Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Editor Associado da Revista Latino-americana de Enfermagem. Membro do Conselho Diretor da Revista Saúde Mental Álcool e Drogas. Eleita Julho 2021. Ensina cuidados de enfermagem ao portador de transtorno mental e cuidados de enfermagem familiar nos diferentes contextos da atenção em saúde. Sua pesquisa está voltada para fortalecer a enfermagem familiar no contexto da saúde mental e cuidar da família de jovens no primeiro episódio psicótico. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8446613919906130 (31/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Av. Bandeirantes, 3900 DEPCH Monte Alegre 14040902 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 36023408 Fax: (16) 6333271 URL da Homepage: https://eero.usp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. Percurso de cuidado na rede de saude e primeiro episodio psicotico. Projeto a ser desenvolvido na Licenca Capacitacao da pesquisadora junto ao Grupo de pesquisa PRO FAMILIA: Nucleo de Estudo e Pesquisa em Intervencao Familiar.
      Descrição: Esta pesquisa prevê o desenvolvimento de um estudo de caso a partir de acompanhamento realizado no ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico do HCFMRP/USP. O objetivo será a identificação do percurso do adolescente/jovem pela rede de saúde antes de sua inserção no ambulatório, a compreensão sobre o primeiro episódio psicótico e os cuidados formais (equipe) e informais (família) necessários e existência de rede de apoio/suporte. Após aprovação da pesquisa por Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) será efetuada reunião com equipe do ambulatório para escolha de um caso para estudo e efetuada ligação telefônica para os familiares do adolescente/jovem e para o jovem para convidar para a participação, a qual consistirá em: (a) entrevista audiogravada com apoio de um roteiro de entrevista de história de vida temática que investigará inicialmente a trajetória de vida do jovem e em seguida ao itinerário terapêutico do adolescente/jovem; (b) entrevistas com familiares; (c) consulta a dados do prontuário do jovem (início de tratamento no ambulatório, diagnósticos, medicação em uso, atividades realizadas). Poderão participar jovem acima de 18 anos e os familiares que estiverem dispostos a tal, que tenham convívio semanal com ojovem. Em decorrência das condições sanitárias do país no momento de redação da proposta, os participantes serão convidados a ceder entrevista audiogravada com apoio de aplicativos tais como o Skype ou o MEET. As entrevistas serão transcritas para análise temática e com apoio nas transcrições serão elaboradas as categorias de análise, o genograma e o ecomapa. Pretende-se, a partir da análise, identificar o percurso do jovem pela rede de saúde, sua percepção sobre os cuidados recebidos no ambulatório, o suporte familiar e a participação da família no tratamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Coordenador / Renata Fabiana Pegoraro - Integrante.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    2. 2020-Atual. AUTOCUIDADO APOIADO NO MANEJO DO DIABETES MELLITUS NA ATENCAO PRIMARIA: INTERVENCAO E AVALIACAO
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo avaliar a implementação de uma intervenção baseada no autocuidado apoiado para o manejo e controle do Diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde. Estudo com duas vertentes metodológicas, uma qualitativa e outra quantitativa, do tipo quase experimental, baseado no referencial teórico do autocuidado apoiado e no referencial metodológico de translação do conhecimento. Será desenvolvido em duas USF do município de Campo Grande, sendo uma direcionada para a intervenção e outra para o controle. Para a melhor organização e desenvolvimento do estudo, a coleta e análise de dados será realizada em três fases. Na fase 1, será realizada estratificação de risco das pessoas com DM2, teste de letramento para aquelas de risco moderado. Já com os profissionais serão realizado grupo focal para o levantamento do conhecimento prévio em relação à temática, validação dos achados e delimitação do protocolo de intervenção. Na fase 2, ocorrerá a implementação da intervenção pelos profissionais e equipe de pesquisa. Esta será composta inicialmente por quatro encontros semanais em grupo e cinco consultas de enfermagem (duas presenciais e três teleconsultas). Ademais, pretende-se ofertar a todos os participantes, acesso ao aplicativo ?KnowShare? com o objetivo de suporte para a educação em saúde. Na fase 3, pós-implementação, tem-se como objetivo avaliar o efeito da intervenção na perspectiva dos profissionais e indivíduos com DM. Os dados serão submetidos a análise temática e os quantitativos à análise descritiva e inferencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Integrante / BONFIM, TASSIA DE ARRUDA - Integrante / TESTON, ELEN FERRAZ - Coordenador / Bianca Cristina Ciccone Giacon-Arruda - Integrante / Sonia Silva Marcon - Integrante / Kassandhra Pereira Zolin - Integrante / Patrícia Chatalov Ferreira - Integrante / Isadora Radeke Mascarenhas - Integrante / Darlene da Silva Januário - Integrante / Talita Braga Zille - Integrante / Joice Lourenco da Silva - Integrante / Carmem Gress Veivenberg - Integrante / Patricia Aparecida Piva - Integrante / Deisy Adania Zanoni - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    3. 2020-Atual. CONSORCIOS ACADEMICOS PARA A EXCELENCIA DO ENSINO DE GRADUACAO ? CAEG
      Descrição: No ensino de graduação em saúde e enfermagem os processos avaliativos precisam ser fortalecidos, ademais justifica-se a busca de estratégias avaliativas que extrapolem o âmbito dos cursos e permitam análise interinstitucional da formação promovida em diferentes instituições educacionais. A partir de experiência prévia dos cursos de enfermagem da EERP-USP e de um grupo de cursos de medicina organizou-se um grupo de gestores e docentes de cursos de graduação em enfermagem para a criação de um consórcio, com vistas a aplicação de prova com questões objetivas, no formato de teste de progresso a partir de 2019.Assim, a presente proposta articula ações existentes e novas estratégias de colaboração intra e interinstitucionais para aprimorar os processos avaliativos, identificar fragilidades, qualificar e fortalecer a formação em enfermagem na USP e em outras instituições públicas de ensino do estado de São Paulo destacando-se que a iniciativa envolverá cerca de 1.500 estudantes de enfermagem e contará com o apoio do grupo da FMRP que possui uma experiência de 10 anos com a ferramenta para cursos de medicina no Brasil, o que permitirá um benchmarking de caráter interprofissional na formação. O foco principal desta proposta é promover e manter sinergia e cooperação interinstitucional para qualificar a formação de recursos humanos em saúde e enfermagem. Os objetivos principais são fomentar a interdisciplinaridade, capacitar docentes na elaboração de testes de avaliação cognitiva de alta qualidade, identificar fortalezas e fragilidades da estrutura curricular dos cursos de enfermagem, estimular a auto avaliação dos estudantes e fortalecer o ensino de graduação em enfermagem. Entende-se que a iniciativa contribuirá de forma relevante para a gestão dos cursos, constituindo-se em uma experiência pioneira para o ensino de Enfermagem no Brasil, permitindo troca de experiências, avaliação continuada e oportunidade de auto avaliação para os alunos envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Integrante / Lucila Castanheira Nascimento - Integrante / CArmen Silvia Gabriel - Coordenador / Silvia Rita Marin da Silva Canini - Integrante / Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves - Integrante / Ana Maria Laus - Integrante / ANGELINA LETTIERE-VIANA - Integrante / JULIANA MONTEIRO - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    4. 2019-Atual. Bolsa Produtividade: Fortalecer a Enfermagem Familiar no Contexto da Saude Mental-2
      Descrição: Projeto Bolsa Produtividade em Pesquisa - PQ09/2018 - Processo nº 307797/2018-0 nível:2 Este projeto de pesquisa é continuidade do projeto anterior ?Fortalecer a enfermagem familiar no contexto da saúde mental? desenvolvido no período 2016-2018. No período finalizamos a primeira etapa, um pós-doutorado, um mestrado e duas iniciações científicas. De acordo com os resultados preliminares nestes estudos os enfermeiros e os profissionais da equipe que atuam em serviços de saúde mental reconhecem o seu papel terapêutico no fortalecimento das competências comunicacionais da família. Porém demonstraram pouco conhecimento sobre como interagir com as famílias de forma mais eficiente. Já as famílias preocupam-se com o futuro de seu adoecido e apresentam necessidades de informação sobre o transtorno e como lidar com o adoecido. Outro resultado importante foi o aprofundamento sobre os componentes da entrevista de 15 minutos e uma melhor compreensão sobre o modelo conceitual de translação do conhecimento intitulado ?conhecimento para a ação?. Os resultados preliminares estão sendo divulgados por meio de artigos científicos e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Coordenador / Bianca Cristina C Giacon - Integrante / Lucilene Cardoso - Integrante / Ana Carolina G Zanetti - Integrante / Isabela dos Santos Martin - Integrante / Heloisa França Badagnan - Integrante / Maria Cristina Ferri Santoro - Integrante / Lorena Fendrich - Integrante / Sonia Regina Zerbetto - Integrante / CASABURI, LUIZA ELENA - Integrante / Willian da Silva Rodrigues - Integrante / Aila Cristina Nobukini - Integrante / Sarah Ramos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    5. 2016-2019. Bolsa Produtividade: Fortalecer a Enfermagem Familiar no Contexto da Saude Mental
      Descrição: Projeto Bolsa Produtividade em Pesquisa - PQ 2015 - Processo nº 310692/2015-6 Descrição: Pesquisas apontam que o adoecimento mental causa impacto na vida do adoecido e de toda a família, a qual experimenta muitos desafios, pois as estratégias usadas para lidar com os problemas relacionados aos cuidados e ao adoecimento são frequentemente insuficientes. Neste sentido a literatura destaca a necessidade de oferecer intervenções familiares eficientes para melhorar o estado de saúde mental dos cuidadores e potencializar seu papel na recuperação do adoecido. A literatura evidencia que a intervenção familiar no cuidado ao portador de trantorno mental melhora a adesão e a eficácia do tratamento, previne recaídas, melhora a saúde mental do cuidador e suas estratégias de enfrentamento. Entretanto, esta mesma literatura aponta para o fato de a intervenção familiar não fazer parte da rotina dos serviços de saúde mental. Neste sentido considera-se que é urgente buscar formas de introduzir a intervenção familiar na rotina dos serviços de saúde mental. O objetivo deste projeto de pesquisa é preparar enfermeiros para identificar e responder melhor às necessidades das famílias de portadores de transtorno mental. Método: Serão desenvolvidos projetos de pesquisa envolvendo enfermeiras clinicas e especialistas, estudantes de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, pacientes e seus familiares, com objetivos específicos de observar os efeitos, as possibilidades e as barreiras da transferência do conhecimento sobre a intervenção familiar sistêmica no contexto da assistência a portadores de transtornos mentais. O modelo de transferência do conhecimento conhecido como Conhecimento para a ação e o Modelo de Avaliação Familiar e Modelo de Intervenção Familiar de Calgary (Entrevista de 15 minutos) compõem o referencial teórico metodológico para guiar o desenvolvimento da pesquisa. Os procedimentos previstos para o desenvolvimento da coleta e análise de dados são descritos em três fases. Na primeira fase (pré-implantação) pretende colher informações sobre atitudes dos enfermeiros e gestores em relação ao cuidado da família, necessidades de pessoas com transtorno mental e seus familiares. A segunda fase (implantação) consiste de estudo quase experimental com avaliação antes e após a implantação de um programa de educação e treinamento em intervenção familiar sistêmica ? entrevista de 15 minutos. A terceira fase (pós-implantação) consiste em aplicar novamente os passos da primeira fase.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Coordenador / Bianca Cristina C Giacon - Integrante / Lucilene Cardoso - Integrante / Ana Carolina G Zanetti - Integrante / Luiza E Casaburi - Integrante / Isabela dos Santos Martin - Integrante / Heloisa França Badagnan - Integrante / Maria Cristina Ferri Santoro - Integrante / Lorena Fendrich - Integrante / Sonia Regina Zerbetto - Integrante / Lais Onari - Integrante / Natália Yanai - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    6. 2015-2020. Intervencao familiar de enfermagem: a transferencia de conhecimento da evidencia cientifica para a pratica
      Descrição: A enfermagem familiar no cuidado ao adolescente que vivencia uma situação de vulnerabilidade e a sua família, têm resultados positivos, principalmente na melhoria da qualidade de vida de ambos, na comunicação entre o grupo e no enfrentamento adequado frente a todas as mudanças e implicações que essa fase pode acarretar para o jovem e sua família. Entretanto, para a prática da enfermagem familiar é necessário o conhecimento de modelos de avaliação e intervenção da família, e habilidade para entrevistar e perguntar. A apropriação desse conhecimento por enfermeiros assistenciais têm sido objeto de estudo atualmente, devido à dificuldade de transferir o conhecimento baseado em evidência para a prática. Nos últimos anos, os centros e instituições internacionais de pesquisa têm reforçado a importância do desenvolvimento de estudos sobre transferência de conhecimento. Nesse sentido, levando em consideração a representatividade da população de adolescentes residentes no município de Campo Grande e no Estado do MS, introduzir a enfermagem familiar no cuidado a essa população e suas famílias e investigar a melhor maneira para que essa transferência de conhecimento ocorra nesse contexto, possibilitará avançar no conhecimento sobre a assistência prestada ao adolescente, e em pesquisas na área de intervenção familiar de enfermagem. Objetivo: Desenvolver e avaliar a implementação da prática da intervenção familiar de enfermagem para famílias de adolescentes em situação de vulnerabilidade, na rotina de enfermeiros de serviços de estratégia de saúde da família. Método: Para atingir o objetivo proposto, o projeto será desenvolvido em três dimensões: investigativa, formativa e assistencial, baseado no referencial teórico da Teoria da Transferência de Conhecimento e na abordagem metodológica da Pesquisa-ação participativa. Ele será subdividido em três subprojetos distintos e sequenciais. O primeiro terá como principal objetivo conhecer a realidade dos serviços de saúde e os fatores que influenciam a prática da intervenção familiar de enfermagem, para subsidiar o desenvolvimento de estratégias de implementação e transferência de conhecimento. O segundo consistirá na realização da implementação da prática de intervenção familiar sistêmica de enfermagem. E o terceiro decorrerá da avaliação do processo de implementação da intervenção familiar e da sua manutenção na prática dos profissionais de enfermagem. Ele será desenvolvido em parceria com os serviços de estratégias de saúde da família e de saúde mental do município de Campo Grande ? Mato Grosso do Sul (MS). Participarão da pesquisa os profissionais desses serviços e adolescentes em situação vulnerável e seus familiares por eles assistidos. A intervenção familiar de Enfermagem implementada será a Intervenção Familiar Sistêmica, baseada no Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar. A coleta de dados se dará através de grupos focais, supervisão das intervenções familiares e fórum de discussão online, e os dados serão submetidos a análise temática. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Integrante / Bianca Cristina C Giacon - Coordenador / Ana Carolina Guidorizzi Zanetti - Integrante / Fabie Duhamel - Integrante / Maria Angélica Marcheti - Integrante / Catchia Hermes Uliana - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Prsicila Maria Marcheti Fiorin - Integrante / Mayara Caroline Ribeiro Antonio - Integrante / Juliana Wolf Pereira - Integrante / Fabiana Viana Nunes - Integrante / Myriam Aparecida Mandetta - Integrante / Nayelen Brambila Cervieri - Integrante / Tassia de Arruda Bonfim - Integrante / Raiza Schneider Borges Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    7. 2015-2019. Formacao interprofissional sobre seguranca do paciente na graduacao e sua interface com o Plano de Acao 2021-2030 da Organizacao Mundial de Saude
      Descrição: O ensino de graduação é objeto de preocupação permanente para o corpo docente da USP. Particularmente, o ensino sobre segurança do paciente tem se tornado importante inquietação, frente aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Acredita-se que este cenário impactou sobremaneira a segurança dos pacientes e a qualidade dos cuidados prestados em todos os níveis de atenção porque, para responder à crise, os Sistemas de Assistência à Saúde tiveram que se reorganizar instantaneamente. Ainda, a escassez de pessoal qualificado para tratar pacientes gravemente enfermos tem sido um desafio no mundo. Estudiosos também afirmaram que, apesar de anos de investimento e pesquisa, a qualidade da assistência é muito pior do que deveria ser, em todos os países. Nesse contexto, muitas pessoas terão acesso a cuidados que não os ajudarão e que poderão ser prejudiciais, caso os problemas que impactam a qualidade da assistência não sejam identificados e corrigidos. Logo, a meta da cobertura universal de saúde, que é um componente-chave dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pode não ser atingida. Segundo a OMS, existe forte relação entre qualidade da formação dos profissionais e taxas menores de eventos adversos e óbitos, sendo a educação em saúde um dos grandes pilares da melhoria da qualidade. Ainda, em variadas doenças crônicas de prevalência crescente no Brasil e no mundo, a atuação sinérgica de múltiplos profissionais representa a melhor estratégia terapêutica e de prevenção. Diante do exposto, docentes das áreas da saúde do Campus Ribeirão Preto propõem o presente projeto de inovação e integração docente no Ensino de Graduação com os objetivos de melhorar a formação de recursos humanos e promover futura força de trabalho com habilidade para atuação interprofissional. Para o alcance de tal objetivo, diferentes metodologias de ensino serão empregadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Coordenador / Pedro Fredemir Palha - Integrante / CArmen Silvia Gabriel - Integrante / FERNANDA RAPHAEL ESCOBAR GIMENES DE SOUSA - Integrante / MARIA HELENA PALUCCI MARZIALE - Integrante / FABIANA BOLELA DE SOUZA - Integrante / LEONARDO REGIS LEIRA PEREIRA - Integrante / FABIANA ROSSI VARALLO - Integrante / EUCIA BEATRIZ LOPES PETEAN - Integrante / MARINA SIMOES FLORIO FERREIRA BERTAGNOLI - Integrante / ATILA ALEXANDRE TRAPE - Integrante / SORAYA FERNANDES MESTRINER - Integrante / DANIELA BAZAN PALIOTO BULLE - Integrante / AMAURY LELIS DAL FABBRO - Integrante / ANDERSON SOARES DA SILVA - Integrante.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    8. 2013-2015. Bolsa Produtividade: Barreiras para a identificacao precoce, inicio e manutencao do tratamento de transtornos mentais em adolescentes
      Descrição: Bolsa Produtividade PQ - 2012 - Processo 305141/2012-0 Resumo: Pesquisas demonstram que, quanto maior a demora na procura de tratamento, maior a chance dos portadores de transtornos mentais como esquizofrenia e depressão apresentarem um prognóstico ruim da doença. Desta maneira, pesquisadores defendem a importância da detecção precoce do processo de adoecimento e a intervenção medicamentosa e psicossocial nos estágios iniciais da doença. Afirmam que estas intervenções podem melhorar ou prevenir as deteriorações, física, mental e psicossocial do indivíduo, diminuindo assim o seu sofrimento e o de sua família. Existem muitos estudos que examinam as razões para a demora pela busca de ajuda e para a demora do sistema de saúde para iniciar tratamento na síndrome coronariana aguda e acidente vascular cerebral isquêmico agudo. Porém sabe-se muito pouco sobre as razões dos atrasos para iniciar tratamento eficaz dos transtornos mentais. Infelizmente, pessoas vivenciando os sintomas iniciais de psicose e de depressão raramente buscam tratamento, ficando esta responsabilidade principalmente para seus familiares. Esses elementos demonstram que é crucial o desenvolvimento de pesquisas em enfermagem psiquiátrica que produzam conhecimento sobre o inicio do adoecimento mental e as ações de enfermagem que contribuem para reduzir os efeitos deletérios do adoecimento e o sofrimento familiar presente na experiência. Objetivos: Conhecer as barreiras individuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Coordenador / Bianca Cristina C Giacon - Integrante / Lucilene Cardoso - Integrante / Ana Carolina G Zanetti - Integrante / Adriana I Miasso - Integrante / Isabela dos Santos Martin - Integrante / Mariana Verderoce Vieira - Integrante / Heloisa França Badagnan - Integrante / Ligiane Paula da Cruz - Integrante / Maria Cristina Ferri Santoro - Integrante / Carla Chaves - Integrante / Grazielle Ibanez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.
    9. 2012-2017. Barreiras para a identificacao precoce, inicio e manutencao do tratamento de transtornos mentais em adolescentes
      Descrição: O presente projeto trata-se de parceria entre pesquisadores do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP e Escola Superior de Enfermagem de Porto, Portugal, Convênio Processo nº 2012.1.771.22.1, firmado em 2012. Finalidade:O desenvolvimento de pesquisas em enfermagem psiquiátrica que produzam conhecimento sobre o inicio do adoecimento mental e as ações de enfermagem que contribuem para reduzir os efeitos deletérios do adoecimento e o sofrimento familiar presente na experiência. Seu desenvolvimento envolve parceria com pesquisadores de escolas de enfermagem de países ibero-americanos por meio de projetos de pesquisa conjunto submetidos para agencias de fomento no Brasil (CAPES) e na Europa (CYTED). Resumo: Entre os transtornos mentais que se iniciam na infância e adolescência a depressão e a psicose merecem especial atenção devido aos prejuízos que causam quando não tratados precocemente. Pesquisas demonstram que, quanto maior a demora na procura de tratamento, maior a chance dos portadores de transtornos mentais como esquizofrenia e depressão apresentarem um prognóstico ruim da doença. Atualmente a depressão é a principal causa de incapacidade, quando medida pelo AVI (Anos Vividos com Incapacidade), e a segunda causa de AVAIs (Anos de Vida Perdidos Ajustados com Incapacidade) quando avaliada entre as pessoas na faixa etária de 15 a 44 anos para ambos os sexos (WHO, 2012). A esquizofrenia está entre as dez causas de ?desabilidades de ajustamento global? durante a vida (WHO, 2001). A equipe de Portugal tem avançado no estudo da depressão e da classificação da prática de enfermagem, sendo esta ultima temática de interesse para a enfermagem brasileira. A coordenadora do projeto no Brasil já compõe a equipe do projeto de pesquisa intitulado ?Depressão: fatores de risco e intervenção comunitária?. Por outro lado, no Brasil estamos avançando nos estudos sobre o primeiro episódio psicótico o qual se. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sueli Aparecida Frari Galera - Coordenador / Lucilene Cardoso - Integrante / Bianca Cristina Ciccone Giacon - Integrante / Isabela dos Santos Martin - Integrante / Miasso, Adriana Inocenti - Integrante / Zanetti, Ana Carolina Guidorizzi - Integrante / Heloisa França Badagnan - Integrante / Ligiane Paula da Cruz - Integrante / Lorena Fendrich - Integrante / Tatiana Longo Borges Miguel - Integrante / Bruna Paiva do Carmo Mercedes - Integrante / Carlos Alberto Cruz Sequeira - Integrante / Graça Maria Ferreira Pimenta - Integrante / Teresa de Jesus R Ferreira - Integrante / Joaquim Passo - Integrante / Wilson Jorge Correia Pinto de Abreu - Integrante.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa 18º SIICUSP pela apresentação do trabalho Sobrecarga de cuidado em familiares de pacientes que possuem transtorno mental no contexto da urgência psiquiátrica, 18º SIICUSP - USP.. 2010.
      Membro: Sueli Aparecida Frari Galera.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. Ouvinte do 15th International Family Nursing Conference Family Nursing Throughout the Life Course. 2021. (Outra).
    2. Ciclo de Palestras Virtuais para Chefias de Departamento. 2020. (Outra).
    3. EDUCAÇÃO NA COVID-19 ? CRISE & OPORTUNIDADE?. 2020. (Outra).
    4. Fórum Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem - ?Implementação da ciência aberta: perspectiva, desafios e caminhos?. 2020. (Outra).
    5. Fundamentos Teóricos para Pesquisa e Cuidado da Família.?Modelo Calgary de Intervenção em Família?. 2020. (Outra).
    6. I Jornada de Prevenção ao Suicídio da UFMS."Tempos de pandemia: uma conversa sobre saúde mental". 2020. (Outra).
    7. O ensino não presencial no ensino de graduação na EERP: limites e possibilidades,. 2020. (Outra).
    8. Ouvinte da Palestra: Questionable research practices in nursing science. 2020. (Outra).
    9. 27º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Avaliador de trabalhos científicos apresentados no evento. 2019. (Simpósio).
    10. Ouvinte do 5º Congresso de Graduação da USP. 2019. (Congresso).
    11. Experiência de 11 anos dos cursos de medicina com o consórcio do Teste Progresso. 2019. (Outra).
    12. Reunião com os representantes das instituições participantes do Teste de Progresso. 2019. (Outra).
    13. I Simpósio Familia em Contextos de Saúde e Adoecimento. 2018. (Simpósio).
    14. I Simpósio Familia em Contextos de Saúde e Adoecimento.Abordagem sistêmica de família. 2018. (Simpósio).
    15. Workshop RLAE 25 anos. 2018. (Outra).
    16. Reunião Anual da Associação Brasileira de Editores Científicos, na qualidade de editor associado da Revista Latino Americana de Enfermagem. 2017. (Outra).
    17. Roda de Conversa ?Acompanhar aos professores que formam ao mundo de amanhã: GRAPPE ? uma rede de apoio pedagógico da Universidade Federal de Toulouse?. 2017. (Outra).
    18. Webinar State of the Science of Family Interviewing: A Collective Family Perspective.. 2017. (Outra).
    19. Fórum Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem. 2016. (Outra).
    20. XIV Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especailistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2016. (Encontro).
    21. XIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e XIII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2014. (Encontro).
    22. 11th International Family Nursing Conference. 2013. (Congresso).
    23. 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Avaliador de trabalhos científicos. 2013. (Simpósio).
    24. Evento Científico Comemorativo dos 60 anos da EERP-USP "Inovações para a enfermagem no mundo em mudanças". 2013. (Outra).
    25. 20º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Avaliador de trabalhos científicos. 2012. (Simpósio).
    26. Palestra "Sigma Theta Tau: a Network of Nurse Leaders with a vision for 2020". 2012. (Outra).
    27. XII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em em Enfermagem Psiquiátrica. 2012. (Encontro).
    28. 19º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Avaliador de trabalhos científicos. 2011. (Simpósio).
    29. 18º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Avaliador de trabalhos científicos. 2010. (Simpósio).
    30. XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Coordenadora da Mesa Redonda "O Cuidado em Saúde Mental". 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. GALERA, S. A. F.. XXIII Semana de Recepção aos Calouros 2021 da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2021. (Outro).. . 0.
    2. GALERA, S. A. F.. Reunião com os representantes das instituições participantes do Teste de Progresso. 2019. (Outro).. . 0.
    3. FRARI GALERA, SUELI APARECIDA. Membro da Comissão Científica do XIV Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2016. (Outro).. . 0.
    4. GALERA, S. A. F.; VENTURA, C. A. A.. Presidente do XII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2012. Congresso
    5. CORREA, Adriana Katia ; FERNANDES, A. P. M. ; GABRIEL, C. S. ; FORTUNA, C. M. ; FONSECA, L. M. M. ; PEREIRA, Maria José Bistafa ; CLAPIS, M. J. ; Nogueira, M.S ; RODRIGUES, R. A. P. ; RABEH, S. A. N. ; Galera, Sueli Aparecida Frari ; SILVA, A. C. L.. Membro Efetivo da Comissão Organziadora da 1ª Oficina de Avaliação dos Estágios Curriculares Supervisionados nos Serviços de Saúde. 2010. Outro
    6. GALERA, S. A. F.. Coordenador da Comissão de Divulgação e Imprensa do VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2004. (Outro).. . 0.
    7. GALERA, S. A. F.. Coordenador da Sessão de Pôster do VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2002. (Outro).. . 0.
    8. GALERA, S. A. F.. Coordenador da Comissão de Imprensa e Divulgação do VII Enocntro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2002. (Outro).. . 0.
    9. GALERA, S. A. F.. Coordenador da Sessão de Temas Livres do VI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem. 1998. (Outro).. . 0.
    10. GALERA, S. A. F.. Membro da Comissão Executiva do V Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e IV Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Adriana Inocenti Miasso (4.0)
      1. Zanetti, Ana Carolina Guidorizzi ; Vedana, Kelly Graziani Giacchero ; GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA DA SILVA ; Galera, Sueli Aparecida Frari ; MARTIN, ISABELA DOS SANTOS ; TRESSOLDI, LARISSA DE SOUZA ; Miasso, Adriana Inocenti. Emoção expressa de familiares e recaídas psiquiátricas de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. v. 52, p. e03330, issn: 1980-220X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Nicolino, Paula Silva ; Vedana, Kelly Graziani Giacchero ; Miasso, Adriana Inocenti ; CARDOSO, Lucilene ; Galera, Sueli Aparecida Frari. Esquizofrenia: adesão ao tratamento e crenças sobre o transtorno e terapêutica medicamentosa. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 45, p. 708-715, issn: 0080-6234, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Galera, Sueli Aparecida Frari. Emissão - 01 - parecer para o Conselho do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas - EERP - USP - Relatório de atividades didáticas de Professor Contratado III. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. Galera, Sueli Aparecida Frari. Emissão - 01 - parecer para o Conselho do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas - EERP - USP - Relatório de atividades docente referente ao período de experimentação em RDIDP. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Rosana Aparecida Spadoti Dantas (2.0)
      1. ZANETTI, A. C. G. ; GIACCHERO VEDANA, KELLY GRAZIANI ; PEREIRA, CAMILA CORRÊA MATIAS ; MARQUES, J. M. A. ; SILVA, A. H. S. ; MARTIN, I. S. ; DANTAS, Rosana Aparecida Spadoti ; SOUZA, J. ; GALERA, S. A. F. ; DONATO, E. C. S. G.. Expressed emotion and socio-demographic and clinical factors in families of Brazilian patients with schizophrenia. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOCIAL PSYCHIATRY. v. 65, p. 56-63, issn: 0020-7640, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZANETTI, Ana Carolina G ; CIOL, M. A. ; WIEDEMANN, GEORG ; MARQUES, J. M. A. ; DONATO, E. C. S. G. ; Vedana, Kelly Graziani Giacchero ; GALERA, SAF. Predictive Validity of the Brazilian Portuguese Version of the Family Questionnaire for Relapse in Patients With Schizophrenia. JOURNAL OF NURSING MEASUREMENT. v. 25, p. 559-572, issn: 1061-3749, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Sandra Cristina Pillon (2.0)
      1. FUREGATO, Antonia Regina Ferreira ; GALERA, SAF ; PILLON, Sandra Critina ; CARDOSO, Lucilene. Current professional practice in Brazilian mental healthcare services Prácticas profesionales en servicios de salud mental. Revista de Salud Publica. v. 14, p. 935-945, issn: 0124-0064, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FUREGATO, Antonia Regina Ferreira ; OSINAGA, V. L. M. ; Galera, Sueli Aparecida Frari ; PILLON, Sandra Critina. Avaliação de instrumentos para diagnóstico das atividades dos profissionais de Saúde Mental: Estudo Piloto.. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. v. 1,n3, p. 1-15, issn: 1984-2147, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Cristina Marta Del-Ben (1.0)
      1. DA SILVA, AMANDA HELOISA SANTANA ; DE SOUZA TRESSOLDI, LARISSA ; DE AZEVEDO-MARQUES, JOÃO MAZZONCINI ; SHUHAMA, ROSANA ; DEL-BEN, CRISTINA MARTA ; Galera, Sueli Aparecida Frari ; DA SILVA GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA ; Vedana, Kelly Graziani Giacchero ; Zanetti, Ana Carolina Guidorizzi. Predictors of Expressed Emotion in First Episode Psychosis. Issues in Mental Health Nursing. v. ahead, p. 1-8, issn: 0161-2840, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Ricardo Alexandre Arcêncio (1.0)
      1. Galera, Sueli Aparecida Frari. Emissão - 03 Pareceres para a Revista Latino Americana de Enfermagem. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Regina Szylit (1.0)
      1. SILVA, Lucía ; BOUSSO, R. S. ; Galera, Sueli Aparecida Frari. Living with a dependentet elderly from the family's perspective: a qualitative study. Online Brazilian Journal of Nursing. v. 9,n1, p. 1-12, issn: 1676-4285, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues (1.0)
      1. GABRIEL, C. S. ; Galera, SAF ; SIGAUD, C. H. S. ; TORIYAMA, A. T. M. ; GONCALVES, M. F. C. ; LAUS, A. M. ; LETTIERE, A. ; RODRIGUES, RAP ; NASCIMENTO, L. C. ; LEONELLO, V. M. ; BORGES, A. L. V. ; CAMPOS, C. M. S.. Avaliação interinstitucional do ensino de graduação em Enfermagem: experiência do teste de progresso. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Marta Angelica Iossi Silva (1.0)
      1. Galera, Sueli Aparecida Frari. Emissão - 03 Pareceres para a Revista Latino Americana de Enfermagem. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sueli Aparecida Frari Galera ⇔ Lucila Castanheira Nascimento (1.0)
      1. GABRIEL, C. S. ; Galera, SAF ; SIGAUD, C. H. S. ; TORIYAMA, A. T. M. ; GONCALVES, M. F. C. ; LAUS, A. M. ; LETTIERE, A. ; RODRIGUES, RAP ; NASCIMENTO, L. C. ; LEONELLO, V. M. ; BORGES, A. L. V. ; CAMPOS, C. M. S.. Avaliação interinstitucional do ensino de graduação em Enfermagem: experiência do teste de progresso. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42