Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Fabiane Santana Previtali

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando junto ao Programa de Pós-graduação, mestrado e doutorado em Educação (PPGED) e ao Programa de Pós-graduação, mestrado em Ciências Sociais (PPGCS). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Sociologia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com doutorado sanduíche na Universidade de Manchester com apoio Capes. Pós-doutorado em História Social pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/INL), Lisboa, Portugal, com apoio Capes. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo (FEUSP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho, sob coordenação do Prof. Ricardo Antunes (IFCH/UNICAMP). Membro do HISTEDBR (FE/UNICAMP), sob a coordenação Prof. Demerval Saviani e Prof. José C. Lombardi pelo GT História, Educação e Formação Humana (PPGED/UFU). Investigadora convidada no IHC/ UNL, junto ao e ao Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, coordenação de Profa. Raquel Varela. Membro da CLACSO (PPGCS/INCIS/UFU). Coordenadora, pelo lado brasileiro, do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o PPGCS/PPGED/UFU e o IHC/UNL em vigência desde 2014. Consultora ad-hoc de periódicos especializados no Brasil e no exterior, de editoras e agências de fomento. Membro do corpo editorial da Navegando Editores. Membro da ANPED. Foi membro do Colegiado do PPGED/UFU e do PPGCS/UFU. Foi diretora do Instituto de Ciências Sociais (INCIS/UFU). Foi coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia (LESOC). Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Atua no campo da Sociologia da Educação e da Sociologia do Trabalho, pesquisando os temas: Trabalho e Educação, Trabalho Docente, Reestruturação Produtiva e Educação Básica. É pesquisadora CNPq/PQ N-2 e Fapemig/PPM. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8154680248919577 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Sociais. Av. João Naves de Ávila,2160 Santa Mônica 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil Telefone: (34) 32394238 Ramal: 4238 URL da Homepage: https://www.ufu.br; https://sites.google.com/view/gptes
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2019-2020. REESTRUTURACAO PRODUTIVA E REFORMA DA EDUCACAO: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE BRASIL E PORTUGAL A PARTIR DE 2000
      Descrição: O projeto diz respeito a pesquisa em nível de pós-doutoramento e será desenvolvido no período de 01 de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2020, no âmbito do Programa da Pró-reitora Pesquisa da Universidade de São Paulo ? USP, junto à Faculdade de Educação - FEUSP, sob a supervisão do Professor Dr. Afrânio Mendes Catani. O objetivo geral da pesquisa é problematizar como os professores e professoras da educação básica pública, especialmente os jovens profissionais recém-formados, ingressantes no magistério, vivenciam as mudanças no trabalho e na educação, bem como as implicações na sua subjetividade e nas suas estratégias de resistência a partir da década de 2000, numa perspectiva comparativa Brasil e Portugal no âmbito do neoliberalismo e do Estado Gestor, que enfatiza a competição, a preferência por mecanismos de mercado, as formas de controle e organização do trabalho por meio de avaliações de desempenho vinculadas à resultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Afrânio Mendes Catani - Integrante. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    2. 2019-Atual. REESTRUTURACAO PRODUTIVA: EDUCACAO E TRABALHO DOCENTE NO BRASIL E EM PORTUGAL A PARTIR DE 2000
      Descrição: O projeto de pesquisa ?Reestruturação Produtiva: Educação e Trabalho Docente no Brasil e em Portugal a Partir de 2000? está em desenvolvimento na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo de natureza interdisciplinar, intra-institucional e interinstitucional no âmbito da Bolsa Produtividade PQ-2. O objetivo é problematizar como os professores da educação básica pública, especialmente os jovens profissionais recém-formados (com até 6 anos de magistério a partir de sua formação inicial) vivenciam as mudanças no trabalho e na educação, bem como as implicações na sua subjetividade e nas suas estratégias de resistência a partir da década de 2000, numa perspectiva comparativa Brasil e Portugal no âmbito do Estado Gestor, que enfatiza a competição, os mecanismos de mercado e as formas de controle e organização do trabalho por meio de avaliações de desempenho vinculadas à resultados. Busca-se assim, analisar a reestruturação do trabalho docente trabalho em ambos os países no que se refere às demandas de formação profissional, à organização e gestão do trabalho, às condições do trabalho e emprego, às manifestações das mudanças na sua subjetividade e as implicações para as ações coletivas. A educação no Brasil, assim como em Portugal passa por um processo de reestruturação no contexto da mundialização do capital, das políticas neoliberais e das novas práticas de organização e gestão do trabalho docente no âmbito do novo Estado Gestor. Entretanto, as diferentes posições político-econômicas que cada país assume na divisão internacional do trabalho, bem como as suas configurações histórico-sociais e culturais proporcionam particularidades nesse processo. A pesquisa permitirá o conhecimento minucioso e sistemático sobre o objeto da pesquisa, contribuindo para aprofundar o debate acadêmico, bem como para a formação de recursos humanos altamente qualificados. A hipótese central que norteia a pesquisa é a de que tem havido, sob o Estado Gestor, uma ampla reestruturação do trabalho docente no que tange a formação profissional, as qualificações requeridas, os padrões de gestão dessa força de trabalho, o volume e a estrutura do emprego. Essas tendencias afetam qualitativa e quantitativamente o trabalho docente, particularmente os jovens profissionais recem-formados, com significativas implicações na sua subjetividade enquanto sujeito social, bem como nas suas formas de representação coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Agnaldo Damasceno Pereira - Integrante / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Integrante / Eliseth Resende Ferreira - Integrante / Thais C. F. Rego - Integrante / Eliane Soares - Integrante / Sandra Gramilich Pedroso - Integrante / Leoclécio Dobrovoski Silva Pereira - Integrante / FAGIANI, CÍLSON CÉSAR - Integrante / Jacqueline de Andrade - Integrante / Maura Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    3. 2019-Atual. Educacao e Trabalho Docente na Educacao Basica sob o Estado Gestor no Brasil e em Portugal a Partir de 2000
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é problematizar como os professores da educação básica pública, especialmente os jovens profissionais recém-formados (considerando-se as faixas a partir de 24 e entre 25 e 29 anos de acordo com o INEP) vivenciam as mudanças no trabalho e na educação, bem como as implicações na sua subjetividade e nas suas estratégias de resistência a partir da década de 2000, numa perspectiva comparativa Brasil e Portugal no âmbito do Estado Gestor, que enfatiza a competição, os mecanismos de mercado e as formas de controle e organização do trabalho por meio de avaliações de desempenho vinculadas à resultados. Busca-se assim, analisar a reestruturação do trabalho docente trabalho em ambos os países no que se refere às demandas de formação profissional, à organização e gestão do trabalho, às condições do trabalho e emprego, às manifestações das mudanças na sua subjetividade e as implicações para as ações coletivas. O projeto desenvolve-se no âmbito do Acordo Internacional de Cooperação Científica entre o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFU e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, (IHC/UNL). São responsáveis pela coordenação desse acordo a Profa. Raquel Varela (UNL) e a proponente desde projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Robson Luiz de França - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Carlos Lucena - Integrante / Ana Paula de Castro Sousa - Integrante / Ágatha Santos Condé - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 6
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    4. 2017-Atual. Reestruturacao Produtiva, Trabalho e Educacao: a expansao do setor sucroalcooleiro em Minas Gerais a partir de 2000
      Descrição: O objetivo da pesquisa é problematizar as bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais da agroindústria sucroalcooleira na Região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, a partir da década de 2000 no âmbito da reestruturação produtiva do capital e da globalização. É desenvolvido no âmbito do PPM- FAPEMIG. Busca-se analisar as mudanças no trabalho e na educação no setor no que se refere às demandas de qualificação profissional, perfil e estrutura do emprego considerando-se quatro elementos fundamentais: a) a difusão de inovações técnicas e/ou organizacionais ao longo da cadeia produtiva do setor; b) a redefinição territorial, considerando a expansão para regiões não tradicionais de cultivo; c) a internacionalização do setor e d) a questão da sustentabilidade ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Robson Luiz de França - Integrante / Aldo D. Gil - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Antonio Bosco de Lima - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Carlos Lucena - Integrante / Ari Raimann - Integrante / Elizabeth Orofino Lucio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    5. 2016-2019. TRABALHO E EDUCACAO SOB O ESTADO GESTOR A PARTIR DA DECADA DE 1990: DIALOGOS ENTRE BRASIL E PORTUGAL
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é problematizar algumas das dimensões contemporâneas do mundo do trabalho e da educação numa perspectiva comparativa envolvendo Brasil e Portugal no âmbito da acumulação do capital e das reformas do Estado a partir da década de 1990. Pretende-se analisar como a classe trabalhadora vem vivenciando e respondendo à reestruturação produtiva implementada pelas empresas no contexto da formação de um novo padrão de relações interfirmas e de difusão de inovações tecnológicas e/ou organizacionais com novas demandas à educação e à qualificação profissional. Projeto vinculado à bolsa produtividade CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Aldo D. Gil - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Integrante / Fabiano de Moura Goulart - Integrante / Sandra Gramilich Pedroso - Integrante / Elizabeth Orofino Lucio - Integrante / Èrica Santos Oliveira - Integrante / Elisabeth da Fonseca Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 1
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    6. 2016-2019. DIVULGACAO E POPULARIZACAO DA CIENCIA JUNTO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA EM UBERLANDIA/MG E REGIAO
      Descrição: O projeto consiste em um esforço e um desafio para a problematização quanto aos processos de apropriação e mobilização pública da ciência e sua divulgação e tecnológica no campo das ciências humanas, em particular as ciências sociais, visando à formação de sujeitos críticos e conscientes de si mesmos e do meio em que vivem na perspectiva da cidadania. Ele nasce da parceria com os movimentos sociais, sindicatos e associações não governamentais de Uberlândia/MG, quais sejam: STRU (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uberlândia), MLT (Movimento de Luta pela Terra), MST (Movimento Sem-Terra), Movimento Popular pela Reforma Agrária (MPRA). É estabelecida também uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, através do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE), com o objetivo de envolver os professores da rede municipal de ensino, responsável pela educação básica, na formação continuada de saberes e práticas educativas e na área da divulgação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Elizabeth da Fonseca Guimarães - Integrante / Antonio Bosco de Lima - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / José Luis Sanfelice - Integrante / Luciana Zacharias G. F. Coelho - Integrante / Lourenço Pablo da Silva - Integrante / Matheus Araújo - Integrante / Èrica Santos Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 38 / Número de orientações: 2
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    7. 2013-2015. ?REESTRUTURACAO PRODUTIVA, TRABALHO E EDUCACAO: UM ESTUDO DO SETOR AGROINDUSTRIAL SUCROALCOOLEIRO NA REGIAO DO TRIANGULO MINEIRO A PARTIR DA DECADA DE 2000? FAPEMIG PPM 2013-15
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é problematizar quais são as bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais da agroindústria sucroalcooleira na Região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, a partir da década de 2000 tendo como parâmetro comparativo as regiões de Campinas e Piracicaba, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo.Busca-se analisar as mudanças nas relações laborais no setor no que se refere às demandas de qualificação profissional, perfil e estrutura do emprego no âmbito do processo de reestruturação produtiva, o qual envolve quatro elementos fundamentais: a) a difusão de inovações técnicas e/ou organizacionais ao longo da cadeia produtiva do setor; b) a redefinição territorial, considerando a expansão para regiões não tradicionais de cultivo; c) a internacionalização do setor e d) a questão da sustentabilidade ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Robson Luiz de França - Integrante / Antonio Bosco de Lima - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Integrante / Deborah Cristina Costa Mendonça - Integrante / Thiago Resende Cunha - Integrante / Luciana Zacharias G. F. Coelho - Integrante / Thais C. F. Rego - Integrante / Ricardo Margonari - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 32
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    8. 2013-2014. Reestruturacao Produtiva e Trabalho no Seculo XXI: uma perspectiva comparativa de analise entre Brasil e Portugal
      Descrição: Este é um projeto de pesquisa de pós-doutoramento cujo objetivo é analisar, numa perspectiva comparativa com o Brasil, o processo de reestruturação produtiva em Portugal no âmbito das políticas neoliberais e envolvendo a difusão de inovações tecnológicas e/ou organizacionais, tendo como foco de discussão o desenvolvimento de novas formas de organização e controle da força de trabalho mediante estratégias de terceirização e subcontratação do trabalho e os impactos sobre a subjetividade dos trabalhadores bem como de suas formas de representação nessas primeiras décadas do século XXI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Raquel Varela - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 37
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    9. 2012-2014. Reestruturacao Produtiva, Trabalho e Educacao: um estudo do setor agroindustrial sucroalcooleiro na Regiao do Triangulo Mineiro a partir da decada de 1990
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é problematizar quais são as bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais da agroindústria na Região do Triângulo Mineiro, particularmente a expansão do setor sucroalcooleiro a partir da década de 1990, tendo como parâmetro comparativo as regiões de Campinas e Ribeirão Preto, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo. Busca-se discutir a formação de um novo padrão de relações interfirmas ao longo de sua cadeia produtiva envolvendo a difusão de inovações técnicas e/ou organizacionais, bem como as implicações sobre a classe trabalhadora no que se refere a organização e gestão da força de trabalho, demandas de qualificação profissional, perfil e estrutura do emprego.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Robson Luiz de França - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro - Integrante / Deborah Cristina Costa Mendonça - Integrante / Thiago Resende Cunha - Integrante / Luciana Zacharias G. F. Coelho - Integrante / Thais C. F. Rego - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 44
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    10. 2012-2014. Trabalho e Educacao: um estudo sobre os desafios da qualificacao profissional na industria sucroalcooleira na Regiao do Triangulo Mineiro a partir da decada de 2000
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é problematizar quais são as bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais da agroindústria na Região do Triângulo Mineiro, particularmente a expansão do setor sucroalcooleiro a partir da década de 2000, tendo como parâmetro comparativo as regiões de Campinas e Ribeirão Preto, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo. Busca-se discutir a formação de um novo padrão de relações interfirmas ao longo de sua cadeia produtiva envolvendo a difusão de inovações técnicas e/ou organizacionais, bem como as implicações sobre a classe trabalhadora no que se refere a demandas de qualificação profissional, perfil e estrutura do emprego. Entende-se que a abordagem comparativa de análise possibilita apontar semelhanças, estabelecer contrastes, continuidades e rupturas e, principalmente, problematizar as relações existentes entre trabalho e educação no setor agroindustrial e sucroalcooleiro, em particular, com especial atenção para a problemática da mudança tecnológica e qualificação do trabalhador, contribuindo para o debate sobre o tema no Brasil. Ao trabalhar com o conceito de cadeia produtiva, pretende-se estudar não somente a difusão de inovações tecnológicas e/ou organizacionais no interior das empresas, mas também como, e em que medida, este conjunto de inovações provoca uma redefinição da divisão do trabalho no interior das respectivas cadeias, através de estratégias de focalização e integração de atividades, modificando sua estrutura e forma de organização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Robson Luiz de França - Integrante / Aldo D. Gil - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Luiz Bezerra Neto - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Integrante / Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro - Integrante / Deborah Cristina Costa Mendonça - Integrante / Thiago Resende Cunha - Integrante / Luciana Zacharias G. F. Coelho - Integrante / Thais C. F. Rego - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 52
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    11. 2011-2013. Reestruturacao Produtiva, Trabalho e Educacao: um estudo do setor agroindustrial sucroalcooleiro na Regiao do Triangulo Mineiro a partir da decada de 1990
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é problematizar quais são as bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais da agroindústria na Região do Triângulo Mineiro, particularmente a expansão do setor sucroalcooleiro a partir da década de 1990, tendo como parâmetro comparativo as regiões de Campinas e Ribeirão Preto, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo. Busca-se discutir a formação de um novo padrão de relações interfirmas ao longo de sua cadeia produtiva envolvendo a difusão de inovações técnicas e/ou organizacionais, bem como as implicações sobre a classe trabalhadora no que se refere a organização e gestão da força de trabalho, demandas de qualificação profissional, perfil e estrutura do emprego. Entende-se que a abordagem comparativa de análise possibilita apontar semelhanças, estabelecer contrastes, continuidades e rupturas e, principalmente, problematizar as relações existentes entre trabalho e educação no setor agroindustrial e sucroalcooleiro, em particular, com especial atenção para a problemática da mudança tecnológica e qualificação do trabalhador, contribuindo para o debate sobre o tema no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Andréia Farina de Faria - Integrante / Carlos Alberto Lucena - Integrante / Robson Luiz de França - Integrante / Aldo D. Gil - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Luiz Bezerra Neto - Integrante / Cinval Filho dos Reis - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Marcos Cassim - Integrante / Pablo Guilherme Marcelino Pereira - Integrante / Florence Rocha Verçosa Pereira - Integrante / Rosana Mendes Maciel - Integrante / Juliana de Araújo e Silva - Integrante / Paulo Roberto de Almeida - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    12. 2010-2012. Trabalho e Educacao no Ambito da Reestruturacao Produtiva do Capital: um estudo sobre a industria sucroalcooleira brasileira a partir da decada de 1990
      Descrição: A proposta central do projeto de pesquisa é problematizar algumas das dimensões contemporâneas do mundo do trabalho no âmbito da acumulação do capital, particularmente na agroindústria brasileira a partir da década de 1990, tendo como foco a discussão do setor sucroalcooleiro na região do triangulo mineiro, assumindo como parâmetro comparativo as regiões de Campinas e Ribeirão Preto, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo. A perspectiva comparativa de análise possibilitará apontar semelhanças, estabelecer contrastes, continuidades e rupturas e, principalmente, problematizar as relações existentes entre trabalho e educação no setor agroindustrial em geral e sucroalcooleiro em particular com especial atenção para a problemática da mudança tecnológica e qualificação do trabalhador, contribuindo para o debate sobre o tema no Brasil. A pesquisa será realizada através de um amplo levantamento bibliográfico sobre a temática, análise documental e pesquisa empírica em unidades produtivas, envolvendo usinas de cana-de-açucar e produtores rurais, fornecedores da matéria-prima, bem como entidades associativas de classe como os sindicatos de trabalhadores rurais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Andréia Farina de Faria - Integrante / Robson Luiz de França - Integrante / Aldo D. Gil - Integrante / Cinval Filho dos Reis - Integrante / Cilson César Fagiani - Integrante / Ana Cecília Oliveira e Silva - Integrante / Pablo Guilherme Marcelino Pereira - Integrante / Florence Rocha Verçosa Pereira - Integrante / Juliana de Araújo e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 30
      Membro: Fabiane Santana Previtali.
    13. 2010-2012. Reestruturacao Produtiva, Trabalho e Educacao: um estudo do setor agroindustrial sucro-alcooleiro na Regiao do Triangulo Mineiro a partir da decada de 1990
      Descrição: proposta central do projeto de pesquisa é contribuir para a problematização da relação entre mudança tecnológica, trabalho e educação no bojo do processo de reestruturação produtiva, envolvendo a introdução/difusão de inovações técnicas e/ou organizacionais e a formação de um novo padrão interfirmas ao longo da cadeia produtiva do setor agroindustrial produtor de açúcar e álcool na região do Triangulo Mineiro tendo como parâmetro comparativo as regiões de Campinas e Ribeirão Preto, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo. A perspectiva comparativa de análise possibilitará apontar semelhanças, estabelecer contrastes, continuidades e rupturas e, principalmente, problematizar as relações existentes entre trabalho e educação no setor agroindustrial em geral e sucroalcooleiro em particular com especial atenção para a problemática da mudança tecnológica e qualificação do trabalhador, contribuindo para o debate sobre o tema no Brasil. A pesquisa está sendo realizada através de um amplo levantamento bibliográfico sobre a temática, análise documental e pesquisa empírica em unidades produtivas, envolvendo usinas de cana-de-açucar e produtores rurais, fornecedores da matéria-prima, bem como entidades associativas de classe. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Fabiane Santana Previtali - Coordenador / Cinval Filho dos Reis - Integrante / Ana Cecília Oliveira e Silva - Integrante / Pablo Guilherme Marcelino Pereira - Integrante / CÍLSON CÉSAR FAGIANI - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Fabiane Santana Previtali.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (37)
      1. Debates: SINASEFE Seção Sindical IFSC.A implantação do Teletrabalho no IFSC. 2021. (Seminário).
      2. II Colóquio Latinoamericano de Educação do IFTM. Trabalho e Educação em Tempos de Ultraneoliberalismo. 2021. (Congresso).
      3. V CONEF ? Congresso de Educação e Formação Docente. A Precariedade Do Trabalho Docente No Contexto Da Pandemia.. 2021. (Congresso).
      4. XII SEMINÁRIO DO TRABALHO: CRISE CAPITALISTA, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E COLAPSO AMBIENTAL.Trabalho, Tecnologia e Reestruturação Produtiva. 2020. (Seminário).
      5. II SEMINÁRIO TRABALHO, TECNOLOGIA E IMPACTOS SOCIAIS: O ADVENTO DA INDÚSTRIA 4.0..O Trabalho Digital nas Escolas. 2019. (Seminário).
      6. IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI e o I Seminário Internacional do HISTEDBR..Trabalho e Educação em Tempos de Barbárie. 2019. (Seminário).
      7. XVII Congresso Estadual do SINTEP/MT. Educação e Mundo do Trabalho: Um projeto de educação para que projeto de nação?. 2019. (Congresso).
      8. Encontro de Gestão e Negócios - EGEN.O Agronegócio Sucroalcooleiro e seus Impactos sobre os Trabalhadores da Região do Triângulo Mineiro, MG, Brasil, a partir da Década de 2000. 2018. (Encontro).
      9. Intercanbio de Investigaciones Comparadas del Trabajo.Trabalho e Reestruturação Produtiva do Capital. 2018. (Encontro).
      10. VII SITRE - Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Reestruturac?a?o na educac?a?o ba?sica e os impactos no trabalho docente em Patos de Minas/MG. 2018. (Simpósio).
      11. III Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.Crise da Educação?. 2017. (Seminário).
      12. III Seminário Internacional Desafios do Trablaho e Educação no Século XXI.Trabalho, Educação e Socialismo. 2017. (Seminário).
      13. XXXI Congresso ALAS. O Trabalho Docente na Educac?a?o Ba?sica sob o Estado Gestor no Brasil (1995-2015). 2017. (Congresso).
      14. VIII Congresso Latinoamericano de Estudos do Trabalho. rabalho e Qualificac?a?o Profissional na Produc?a?o do Etanol no Brasil a partir da de?cada de 2000. 2016. (Congresso).
      15. VIII Congresso Latinoamericano de Estudos do Trabalho. O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E AS POLI?TICAS DE FORMAC?A?O DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE PU?BLICA BRASILEIRA. 2016. (Congresso).
      16. III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente.A Reestruturação Produtiva do Setor Sucroalcooleiro: as implicações para o trabalho e a qualificação profissional. 2015. (Seminário).
      17. II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.Trabalho e Conflitos Sociais: antidireitos?. 2015. (Seminário).
      18. XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, IV Edição Nacional e I Edição Internacional aç. Políticas educacionais, gestão e formação de professores.. 2015. (Congresso).
      19. A transformação das Relações Laborais em Portugal e o Memorando do Entendimento. O Estado Social: erosão e consequências. 2014. (Congresso).
      20. A transformação das Relações Laborais em Portugal e o Memorando do Entendimento. A Transformação das Relações Laborais em Portugal: o caso dos enfermeiros a partir da década de 2000. 2014. (Congresso).
      21. I Seminário Internacional E. P. Thompson.Trabalho e Identidade: qualificação profissional e relacionais sociais dos trabalhadores em áreas rurais da UFU. 2014. (Seminário).
      22. IX Seminário do Trabalho: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo.EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL: PROJOVEM CAMPO ? SABERES DA TERRA NO CONTEXTO DO PDE 2007. 2014. (Seminário).
      23. Seminário Internacional E. P. Thompson. 2014. (Seminário).
      24. Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Conflitos Sociais..Reestruturação Produtiva e Trabalho: As Implicações na Educação. 2014. (Seminário).
      25. XII Jornada Histedbr: A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALISMO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA..TRABALHO E EDUCAÇÃO NA NOVA ORDEM CAPITALISTA: inovação técnica, qualificação e precarização. 2014. (Seminário).
      26. ALAST - Associación Latinoamericana del Sociologia del Trabajo. Trabalho e Reestruturação Produtiva no Meio Rural Brasileiro: um estudo sobre o etanol na região do Triângulo Mineiro/Brasil nos anos 2000. 2013. (Congresso).
      27. Congressos e Colóquios: mídia, trabalho e conflitos sociais (séculos XIX e XX). 2013. (Congresso).
      28. II Colóquio Internacional Karl Marx. 2013. (Congresso).
      29. I Seminário Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2013. (Seminário).
      30. I Seminário Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.Trabalho, Educação e Reestruturação Produtiva. 2013. (Seminário).
      31. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente.Políticas de expansão do ensino superior na esfera pública e privada. 2013. (Simpósio).
      32. VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais.A Educação Profissional no Contexto da Reestruturação Da Educação no Brasil. 2013. (Seminário).
      33. Ciclo de Estudos e Debates - História em Ação III - Olhares sobre o cinema: experiência, história e visualidades.Política e Cinema: experiência com os movimentos sociais. 2012. (Simpósio).
      34. Comemoração dos 140 Anos da Comuna de Paris.A Atualidade da Comuna de Paris no Século XXI. 2011. (Encontro).
      35. Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.Estad, Escola e Comunidade. 2011. (Seminário).
      36. Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica GESTAR II.Estado, Comunidade e Escola: que articulação?. 2011. (Simpósio).
      37. VII Seminário do Trabalho.Reestruturação Produtiva no setor de fumo: Uma análise sobre oPRONAF na agricultura familiar do fumo e um estudo de caso emSanta Cruz do Sul ? RS. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (30)
      1. PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. ; LEME, E. B. ; NAVES, J.. II Mostra de Cinema: Trabalho e Educação sob o Capitalismo Pandêmico. 2020. Outro
      2. PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. ; LUCENA, C. A. ; FRANÇA, R. L. ; MORAIS, S. P. ; LIMA, A. B.. XI Seminário Nacional do HISTEDBR, o IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI e o I Seminário Internacional do HISTEDBR. 2019. Congresso
      3. PREVITALI, F. S.. I Mostra de Cinema Formação Política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica e de cidadania. 2019. (Outro).. . 0.
      4. PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. ; LIMA, A. B. ; LUCENA, C. A.. III Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2017. Congresso
      5. PREVITALI, F. S.. I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU. 2016. (Outro).. . 0.
      6. JUNQUEIRA, M. P. ; PREVITALI, F. S.. IV Seminário Internacional da Pós Graduação em Ciências Sociais e XVI Semana de Ciências Sociais. 2016. Outro
      7. CECÍLIO, S. ; PREVITALI, F. S.. Seminário Trabalho, Tecnologias e Subjetividade. 2016. Outro
      8. PREVITALI, F. S.. I Seminário de Educação do Campo da UFU. 2016. (Outro).. . 0.
      9. PREVITALI, F. S.. Seminários do GPTES. 2015. (Outro).. . 0.
      10. PREVITALI, F. S.. Diálogos.com... Pro. Dr. Filipe Raslan: Trabalho Informa e Terceirização. 2015. (Outro).. . 0.
      11. PREVITALI, F. S.; LIMA, A. B. ; LUCENA, C. A. ; MORAIS, S. P. ; FRANÇA, R. L. ; BARBOSA, T.. II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2015. Congresso
      12. PREVITALI, F. S.; VARELA, R.. Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Conflitos Sociais. 2014. Outro
      13. PREVITALI, F. S.; Guimarães, E. F.. GT Educação, Indivíduo e Sociedade. 2014. Outro
      14. PREVITALI, F. S.; LIMA, A. B.. I Seminário Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2013. Outro
      15. VIEIRA, M. M. ; PREVITALI, F. S.. Seminário Educação, Trabalho & VIda. 2012. Outro
      16. PREVITALI, F. S.; LUCENA, C. A. ; FRANÇA, R. L. ; LIMA, A. B. ; SANTOS, A. C. O.. Trabalho, Educação e Movimentos Sociais no Campo. 2011. Outro
      17. PREVITALI, F. S.. Diálogos. com Ricardo Antunes: Da Pragmática da Especialização à Pragmática da Flexibilidade. 2011. (Outro).. . 0.
      18. PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. ; LUCENA, C. A. ; FRANÇA, R. L.. II Ciclo de Debates: A Formação Política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica e de cidadania nos movimentos sociais de Uberlândia e Região. 2011. Outro
      19. PREVITALI, F. S.; GIL, A. D. ; LUCENA, C. A. ; FRANÇA, R. L.. I Ciclo de Debates: A Formação Política pela Sétima arte: o cinema como prática pedagógica e de cinadania nos movimentos sociais de Uberlândia/MG. 2010. Outro
      20. Cristiane Aparecida F. Silva ; JUNQUEIRA, M. P. ; PREVITALI, F. S.. Sociologia - Minicurso Pré-Vestibular. 2010. Outro
      21. PREVITALI, F. S.. I Ciclo de Debates: Aspectos Metodológicos da Pesquisa Científica. 2010. (Outro).. . 0.
      22. PREVITALI, F. S.. Simpósio Projetos de Pesquisa em Educação. 2010. (Outro).. . 0.
      23. PREVITALI, F. S.. Seminários do GPTES. 2010. (Outro).. . 0.
      24. PREVITALI, F. S.. Educação e Trabalho - abordagem ergológica. 2009. (Outro).. . 0.
      25. PREVITALI, F. S.. Seminário sobre a Atualidade do Marxismo. 2009. (Outro).. . 0.
      26. PREVITALI, F. S.. I Seminário Internacional Trabalho, Política e Sociedade. 2007. (Congresso).. . 0.
      27. PREVITALI, F. S.. Mostra de Curtas-Metragens. 2007. (Exposição).. . 0.
      28. PREVITALI, F. S.. Mostra Temática de Fotografia: O Trabalho. 2007. (Exposição).. . 0.
      29. PREVITALI, F. S.. Debate de lançamento do livro: ANTUNES, Ricardo(Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil com a participação do professor Ricardo Antunes. 2006. (Outro).. . 0.
      30. PREVITALI, F. S.. Primeiro Seminário: Relações Raciais no Brasil. 2002. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Fabiane Santana Previtali ⇔ Carlos Alberto Lucena (21.0)
        1. PREVITALI, FABIANE SANTANA; FAGIANI, C. C. ; LUCENA, C. A.. The Welfare State Decline and the Rise of Neoliberalism since the 1980s: Some Approaches between Latin America's Core and Peripheral Countries. Zapruder World. v. 3, p. 1-12, issn: 2385-1171, 2016.
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        2. LUCENA, C. A. ; Lucena, M. de L. A. ; FABIANE SANTANA PREVITALI. A resistência petroleira e a privatização do pré-sal no Brasil. HISTORIA & PERSPECTIVAS (UFU). v. 30, p. 79-100, issn: 0103-409X, 2016.
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        3. LIMA, A. B. ; LUCENA, C. A. ; PREVITALI, F. S.. Apresentação do Dossiê. revista Laplege. v. 1, p. 4-6, issn: 2446-6220, 2015.
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        4. LUCENA, C. A. ; Lucena, M. de L. A. ; PREVITALI, F. S. ; FRANÇA, R. L. ; SANTOS, A. C. O.. SEIS DE JULHO: A GREVE DOS PETROLEIROS DE 1983 CONTRA O GOVERNO FIGUEIREDO E O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL. Revista HISTEDBR On-line. v. 14, p. 234-251, issn: 1676-2584, 2014.
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        5. PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. ; GIL, A. D. ; LUCENA, C. A.. EDUCAÇÃO E CINEMA: FORMAÇÃO POLÍTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA JUNTO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO. Revista HISTEDBR On-line. v. 13, p. 161-177, issn: 1676-2584, 2013.
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        6. PREVITALI, F. S.; BARBOSA, T. ; LUCENA, C. A. ; FRANÇA, R. L.. Globalização, relações interfirmas e trabalho no século XXI. Historia & Perspectivas (UFU). v. 25, p. 181-214, issn: 0103-409X, 2012.
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        7. LUCENA, C. A. ; FRANÇA, R. L. ; PREVITALI, F. S. ; LIMA, A. B. ; SANTOS, A. C. O.. PISTRAK E MARX: OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO RUSSA. Revista HISTEDBR On-line. v. 11, p. 271-282, issn: 1676-2584, 2011.
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        20. PREVITALI, F. S.; SILVA, M. V. ; FRANÇA, R. L. ; LUCENA, C. A.. Trabalho, educação e sociedade: a formação do trabalhador no âmbito da acumulação do capital. Em: Robson Luiz de França. (Org.). Trabalho e educação: políticas públicas e a formação para o trabalho. 1ed.Campinas. : Alínea Editores. 2010.v. 1, p. 205-230.
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        21. PREVITALI, F. S. Parecer da Revista HISTEDBR on line. 2011.
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    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30