Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alvaro Luiz Moreira Hypolito

Álvaro Moreira Hypolito possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação. Atualmente é o Diretor da Faculdade de Educação. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Publicou 73 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em Anais de eventos. Possui 37 capítulos de livros e 14 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 18 teses de doutorado, duas como co-orientador. Supervisionou sete estágios de Pós-doutorado. Participou de vários projetos de pesquisa, atua em 3 projetos de pesquisa. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, na coordenação nacional e como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7674934224612535 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino. Rua Alberto Rosa, 154 Centro 96010770 - Pelotas, RS - Brasil Telefone: (53) 32786653 Fax: (53) 32786908 URL da Homepage: https://wp.ufpel.edu.br/cepe/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. TRABALHO DOCENTE, CURRICULO E GESTAO
      Descrição: O objeto deste estudo é complexo pois pretende abranger três dimensões articuladas, conforme sustentado teoricamente, a saber ? Trabalho Docente, Currículo e Gestão, no sentido de compreender como as políticas curriculares afetam e são afetadas pelos modelos gerencialistas e quais seus efeitos sobre o trabalho docente. A ideia é capturar essas relações a partir de estudos sobre a BNCC e sua introdução na rede municipal de ensino; da análise dos modelos de gestão articulados na política educativa nacional e local, assim como efeitos dessas políticas sobre o trabalho docente ? por meio da análise de projetos de plano de carreira e políticas de formação, muito a partir de dados produzidos e não analisados em outra investigação. Tem como objetivo Investigar, a partir das políticas de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientadas por modos gerencialistas, como vêm se configurando as redes políticas e as novas formas de governança, para a constituição da agenda educacional e das reformas educativas no contexto brasileiro e local, com destaque para os modos de gestão e efeitos sobre o trabalho docente. Como objetivos específicos busca: a) Mapear e analisar os novos atores e as estruturas e práticas organizacionais, bem como seus modos de intervenção no cenário da educação brasileira e ingerências em âmbito municipal; b) Analisar as redes políticas e discutir como se constituem em redes de governança, no processo de efetivação da BNCC e na articulação das políticas locais; c) Analisar os discursos que sustentam as múltiplas relações e os modos de intervenção para a produção dessas políticas curriculares, a partir da implantação da BNCC, proposta oficialmente apoiada pela CONSED e UNDIME, focando nas políticas para o município de Pelotas/RS; d) discutir impactos dessas políticas sobre o trabalho docente na rede municipal de ensino de Pelotas/RS. Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C - De R$ 0,00 a R$ 120.000,00 - Vigência entre fev/2019 a fev/2022. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Coordenador / Andressa Aita Ivo - Integrante / Jair Jonko Araújo - Integrante / Simone Gonçalves da Silva - Integrante / Luciana Leandro da Silva - Integrante / Iana Gomes de Lima - Integrante / Maria Eloisa da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 2
      Membro: Alvaro Luiz Moreira Hypolito.
    2. 2018-2019. REDES POLITICAS E NOVA GOVERNANCA: UMA ANALISE A PARTIR DA Base Nacional Comum Curricular
      Descrição: O projeto de Pós-Doutorado Júnior, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, tem como interesse investigar, a partir das políticas de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como as redes políticas e as novas formas de governança vêm se configurando para a constituição da agenda educacional e das reformas educativas no contexto brasileiro. A pesquisa será conduzida por dois interesses de embasamento teórico: primeiro a discussão de neoliberalismo, governança e políticas e o segundo as reformas políticas educacionais e suas implicações no cenário brasileiro. O estudo foca na noção de governança para refletir sobre as políticas públicas de educação. Entende-se governança como um modelo de governo que envolve modos, processos, atores e instrumentos com diferentes interesses na gestão pública, articulados com características do neoliberalismo. O uso deste conceito permite uma compreensão do aparecimento e do processo de legitimação de novos atores sociais muito presentes no contexto atual ? parcerias público-privadas, novas filantropias, corporações internacionais, empreendedores sociais, acadêmicos, setor midiático, ONGs, fundações de caridade, fundações sem fins lucrativos, think tanks , consultores privados e empresas especializadas em conhecimento para formulação de políticas, organismos internacionais, tipo Banco Mundial e OCDE. A prestação de serviços educacionais e o surgimento de novas formas de governança em rede que ganham força, como contribuintes para a superação da crise na educação pública, articulam, supostamente, uma série de propostas de soluções para os problemas da educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Coordenador / Simone Gonçalves da Silva - Integrante / Patricia de Faria Ferreira - Integrante / Mateus Arguelho da Cunha - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Alvaro Luiz Moreira Hypolito.
    3. 2017-Atual. Politicas Publicas para a melhoria do ensino medio: socializacao cientifica, traducao e transferencia de resultados
      Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Integrante / Mauro Augusto Burkert Del Pino - Integrante / Jarbas Santos Vieira - Integrante / Dalila Andrade de Oliveira - Coordenador / Patricia de Faria Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Alvaro Luiz Moreira Hypolito.
    4. 2015-2019. REORGANIZACAO GERENCIALISTA NA ESCOLA: Gestao, Curriculo e Trabalho Docente
      Descrição: O projeto visa uma investigação para analisar o avanço da reorganização gerencialista da escola, com foco na gestão, nas políticas curriculares e no trabalho docente, analisando como essas políticas vem sendo propostas e direcionadas nas escolas públicas municipais de Pelotas. Busca analisar como programas são ofertados para secretarias municipais de educação, na forma terceirizada ou via parcerias público-privadas, incluindo consultorias gerenciais, fornecimento de materiais didáticos, pacotes curriculares, programas de gestão, supervisão e/ou formação docente. É um estudo qualitativo sobre como as políticas gerencialistas impactam os modos de gestão, o currículo e o trabalho docente, a partir de estudos específicos em escolas municipais, para ver como os docentes e as escolas atuam, como fazem políticas, resistem, realizam ou boicotam tais políticas. A proposta vai ser desenvolvida considerando as seguintes etapas: - Revisão de literatura sobre os principais temas da investigação ? gestão, currículo e trabalho docente. - Mapeamento das políticas nas escolas da rede municipal de Pelotas, com identificação da proposta elaborada pelo município, baseado na consultoria da empresa Falconi [que recentemente foi contratada pela Prefeitura Municipal de Pelotas para elaborar um planejamento educacional para a rede pública municipal de ensino]. Algumas escolas têm aderido com mais rapidez e outras têm sido mais cautelosas. Esta etapa será fundamental para tomar decisões de rota, de critérios de escolha das escolas, sujeitos e características para a realização de estudos de caso. - Seminário de discussão com as escolas definidas para o estudo e com agentes da rede de ensino municipal; - Trabalho de campo, incluindo coleta e análise de dados das escolas definidas para estudo. - Por fim, a última etapa, incluirá a consolidação e análise final dos dados, com a elaboração do relatório final da pesquisa. Esta etapa terá o momento de um Seminário Final, para apresentação e discussão pública dos resultados. Contará com a participação de pesquisadores convidados, para discussão qualificada dos resultados. Este seminário, além de socializar publicamente os resultados, tem como objetivo submeter os resultados a especialistas da área para estabelecer um diálogo que permita o avanço científico no campo de estudos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Coordenador / Andressa Aita Ivo - Integrante / Letícia Ramalho Brittes - Integrante / Franciele Roos da Silva Ilha - Integrante / Évelin Rutz - Integrante / Elimara Casagranda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alvaro Luiz Moreira Hypolito.
    5. 2011-2014. Politicas Educativas e Regulacao: Gestao, Curriculo e Trabalho Docente
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é discutir as políticas educacionais, suas formas de regulação e seus efeitos para o currículo, a gestão e o trabalho docente nas escolas públicas. O projeto contextualiza as políticas locais estabelecendo vinculações com políticas mais amplas, coerentes com as formulações neoliberais e gerencialistas, fortemente dominadas pela esfera econômica. Visa também analisar como os docentes, o currículo e os modos de gestão têm sido endereçados por essas políticas e pelos discursos educacionais das últimas décadas, os quais têm sido orientados pelo conservadorismo educativo, com modelos de gestão que apregoam o eficienticismo como a solução para todos os males da educação. Tais modelos estão baseados em noções de qualidade, eficiência, avaliação e accountability. O neoliberalismo na educação brasileira tem seguido tais orientações, centradas em modelos de avaliação, índices de aferição do desempenho escolar e docente, típicos do que se tem denominado nova gestão pública ou gerencialismo. O argumento central desenvolvido no projeto é de que ações do estado gerencial e as políticas educativas têm um caráter regulador que fabrica determinadas identidades docentes - como um modo de estar, determinadas políticas curriculares - como um modo de ser, e práticas de gestão - como um modo de gestão. Visam conformar políticas educativas e curriculares, com controle e regulação da autonomia pedagógica e delinear um docente adequado para tais empreendimentos. Há efeitos reguladores muito significativos para o trabalho docente, para o currículo e para a gestão escolar. É uma pesquisa qualitativa que pretende fazer um mapeamento das políticas de terceirização de programas pedagógicos nos municípios do RS e estudos de caso para avaliar o impacto e efeitos dessas parcerias público-privado bem como suas proposições em termos de gestão, currículo, trabalho docente, avaliação e as próprias parcerias público-privado como modo de gestão que vem sendo implementado nas red. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Coordenador / Jarbas Santos Vieira - Integrante / Maria Cecília Lorea Leite - Integrante / Paulo Eduardo Grischke - Integrante / Andressa Aita Ivo - Integrante / Jair Jonko Araújo - Integrante / José Roberto de Oliveira Feijó - Integrante / Letícia Ramalho Brittes - Integrante / Franciele Roos da Silva Ilha - Integrante / Nailê Pinto Iunes - Integrante / Fernanda Amaral de Souza - Integrante / Leomar da Costa Eslabão - Integrante / Évelin Rutz - Integrante / Jezabel Barcellos de Almeida - Integrante / Elimara Casagandra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17
      Membro: Alvaro Luiz Moreira Hypolito.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 2ª edição da Homenagem Paulo Freire, ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.. 2015.
      Membro: Álvaro Luiz Moreira Hypolito.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. Escuela de Verano Eduinclusiva 2020 - 3a. versión.Políticas educativas basadas en resultados en perspectiva comparada. 2020. (Seminário).
    2. Escuela de Verano Eduinclusiva 2020 - 3a. versión.Transformaciones contemporáneas de los sistemas escolares en clave estandarizada. 2020. (Seminário).
    3. 19a Colo?quio Clacso-ANPEd.O Trabalho Docente e suas recontextualizações sob a influência dos organismos internacionais. 2019. (Simpósio).
    4. 39a Reunia?o Nacional da Associac?a?o Nacional de Po?s-Graduac?a?o e Pesquisa em Educac?a?o - ANPEd.NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NA EDUCAC?A?O BRASILEIRA: UMA ANA?LISE A PARTIR DE POLI?TICAS EDUCACIONAIS. 2019. (Encontro).
    5. I Seminário sobre Políticas de Avaliação, Currículo e Trabalho Docente: Diálogos e interfaces entre Educação Básica e Superior.Políticas de Avaliação, Currículo e Trabalho Docente no Brasil: avanços e retrocessos. 2019. (Seminário).
    6. I Seminário sobre Políticas de Avaliação, Currículo e Trabalho Docente: Diálogos e interfaces entre Educação Básica e Superior.Mudanças ocorridas nas redes municipais de Campina Grande (PB) e Pelotas (RS) a partir da implantação das políticas de avaliação externa em larga escala: desafios e possibilidades. 2019. (Seminário).
    7. Reunia?o do FORPRED ? Fo?rum Nacional de Coordenadores de Programas de Po?s- Graduac?a?o em Educac?a?o. Reunião de coordenadores. 2019. (Congresso).
    8. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Base Nacional Comum Curricular, avaliação externa, qualidade e gestão da Educação Básica. 2019. (Simpósio).
    9. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.BNCC: avaliação em larga escala e gestão da educação básica. 2019. (Simpósio).
    10. XXXVIII Semana Acadêmica da Educação Física.Por que uma Base Nacional Comun Curricular?. 2019. (Outra).
    11. XII Seminario Internacional ?Derecho a la Educacio?n Pu?blica y Trabajo Docente: Resistencias y Alternativas?.XII Seminario Internacional ?Derecho a la Educacio?n Pu?blica y Trabajo Docente: Resistencias y Alternativas?. 2018. (Seminário).
    12. 2017 AERA - Annual Meeting. Managerialism, Neoliberalism, and Teachers' Profession in Brazil. 2017. (Congresso).
    13. II Encontro de Pós Graduação em Educação: Pesquisa e avaliação: desafios e perspectivas atuais.Currículo, governança e base comum nacional. 2017. (Encontro).
    14. III Seminário Internacional - Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica.III Seminário Internacional - Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica. 2017. (Seminário).
    15. IX Seminário Internacional - As Redes Educativas e as Tecnologias.O plural e igualitário nas políticas de currículo íbero-americanas. 2017. (Seminário).
    16. Reunião da WERA.Reunião Técnica. 2017. (Outra).
    17. V COBESC - Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea.Políticas de Avaliação Externa, Currículo e Trabalho Docente. 2016. (Encontro).
    18. 37a. Reunião Nacional - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Homenagem Paulo Freire. 2015. (Congresso).
    19. 37a. Reunião Nacional - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Plano Naional de Educação e a condição docente. 2015. (Congresso).
    20. 37a. Reunião Nacional - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. ENEM: implicações curriculares na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Congresso).
    21. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/UFPEL.SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE TRABALHO ACADÊMICO. 2015. (Simpósio).
    22. VII Mostra de Pesquisa e Extensão.ESTUDOS CULTURAIS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE. 2015. (Outra).
    23. 9no Congreso Internacional de Educación Superior. Reunião de Reitores e Pró-reitores de Universidades Brasileiras com Ministério de Educación de Cuba. 2014. (Congresso).
    24. Conferência Nacional de Educação. Valorização dos profissionais da educação: desafios e perspectivas. 2014. (Congresso).
    25. X SEMINÁRIO DA REDE ESTRADO.Avaliação de trabalhos. 2014. (Seminário).
    26. 11a. Semana de Ação Mundial: Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado.Valorização das e dos professores: condições de trabalho, avaliação e desempenho. 2013. (Seminário).
    27. II Congresso Internacional - Trabalho Docente e Processos Educativos. Políticas educacionais e regulação: implicações para o currículo, a gestão e o trabalho docente. 2013. (Congresso).
    28. II Simpósio de Ética em Pesquisa.Direito à Educação e Plano Nacional de Educação. 2013. (Simpósio).
    29. IV SEMFOPA - Seminário de Formação do Parfor/UFRB.Políticas Educacionais e Trabalho Docente. 2013. (Seminário).
    30. The impact of Privatization/Marketization on the education of disadvantaged students.Managerialism, Schools, and Teachers' work. 2013. (Simpósio).
    31. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Escola Pública, Currículo e Paradigmas de Gestão. 2013. (Simpósio).
    32. Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE.Gestão acadêmica e editorial de periódicos. 2012. (Encontro).
    33. 34a. Reunião Anual da Anped.Educação, políticas públicas e os processos de adesão e resistencia à implantação de um curso na modalidade POREJA. 2011. (Encontro).
    34. III Seminário de Educação Brasileira.República Federativa e Pacto Federativo no PNE. 2011. (Seminário).
    35. III Seminário de Educação Brasileira.Prioridades, Metas, Estratégias e Ações para Valorizar a Formação do Profissional da Educação. 2011. (Seminário).
    36. III Seminário Internacional de Gestão Educacional - Organização do Trabalho na Escola e Reformas Educativas du.A relação entre as alterações na organização do trabalho no setor produtivo e as alterações na organização do trabalho na escola. 2011. (Seminário).
    37. III Seminário Interncional de Gestão Educacional "Organização do Trabalho na Escola e Reformas Educativas.A relação entre as alterações na organização do trabalho no setor produtivo e as alterações na organização do trabalho na escola. 2011. (Seminário).
    38. I Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Rede Estrado e as Pequisas sobre o Trabalho Docente na América Latina. 2011. (Encontro).
    39. I Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. 2011. (Encontro).
    40. I Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Rede Estrado e as Pequisas sobre o Trabalho Docente na América Latina. 2011. (Encontro).
    41. I Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar. 2011. (Encontro).
    42. Plano Nacional de Educação: a Educação Superior, a formação e a valorização dos profissionais da educação. 2011. (Encontro).
    43. Seminário de Pesquisa - Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical: desafios atuais.Trabalho Docente e Organização Coletiva: desafios e perspectivas. 2011. (Seminário).
    44. Seminário Estadual: O Trabalho Docente na Educação Básica no Espírito Santo.Trabalho Docente e condições de trabalho. 2011. (Seminário).
    45. VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Publicações no campo da educação na contemporaneidade. 2011. (Seminário).
    46. III Semana de conversações do PPGE/FaE/UFPel.Metodologias de Pesquisa com os ?Grupos de Pesquisa do PPGE. 2010. (Encontro).
    47. Seminário Nacional: o Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil.As condições de trabalho dos docentes no Brasil. 2010. (Seminário).
    48. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped sul 2010.Coordenador do Eixo Temático: Currículo e Saberes. 2010. (Encontro).
    49. XV ENDIPE.Políticas educacionais: novas regulações e o trabalho docente. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. HYPOLITO, Álvaro Moreira ; SILVA, Simone G. ; LIMA, I. G. ; VERGER, A. ; VISEU, S. ; OLIVEIRA, L. F. ; AVELAR, M. ; SILVA, M. E. ; DIAS, E. A. ; CUNHA, M. A. ; JARDIM, N. R.. II Encontro do CEPE - Redes Políticas de Governança e Educação. 2020. Outro
    2. HYPOLITO, Álvaro Moreira ; LIMA, I. G. ; SILVA, Simone G.. I Encontro do CEPE - O Conservadorismo na Educação Brasileira. 2019. Outro
    3. HYPOLITO, Álvaro Moreira ; LIMA, I. G. ; SILVA, Simone G.. BNCC e a Educação Básica. 2018. Outro
    4. HYPOLITO, Álvaro Moreira; FERREIRA, Liliana S. ; OLIVEIRA, Dalila Andrade de. VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO - TRABALHO DOCENTE e PNE: desafios à valorização profissional. 2016. Congresso
    5. HYPOLITO, Álvaro Moreira; OLIVEIRA, Dalila Andrade de ; FELDFEBER, Myriam ; ASSAEL, Jenny. IX Seminário Internacional de la Red Estrado. 2012. Outro
    6. HYPOLITO, Álvaro Moreira; OLIVEIRA, Dalila Andrade de ; PIZZI, Laura C. V. ; DUARTE, Adriana M.C.. VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. 2011. Outro
    7. HYPOLITO, Álvaro Moreira; DUARTE, Adriana M.C. ; PIZZI, Laura C. V. ; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora ; LOPES, Amélia, ; OLIVEIRA, Dalila Andrade de. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. 2011. Outro
    8. PIZZI, Laura C. V. ; LOPES, Amélia, ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; OLIVEIRA, Dalila Andrade de ; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora ; FUMES, Neiza F. ; PEREIRA, Fátima. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. 2011. Congresso
    9. HYPOLITO, Álvaro Moreira. Seminário Globalização, Educação e Formação: a Pesquisa em Educação. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:53