Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

Livre-docência em Planejamento Ambiental pela Escola Politécnica da USP, em 2019. Pós-doutora em Ciências Ambientais pela School of Environmental Sciences da University of East Anglia (UK), em 2009. Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, em 2004. Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 1996. Graduada em Geologia pela Unesp, em 1991. Professora Doutora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho, desde 2012. Professora Associada do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 2013. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, entre 1993 e 2013. Bolsista de produtividade CNPq em Planejamento Urbano e Regional, desde 2018. É Editora Adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Atua como consultora Ad-Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Capes. Atua como pesquisadora e integra o Conselho Deliberativo do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) USP Cidades. Atualmente é diretora administrativa da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). É supervisora de pós-doutorado no USP Cidades Globais do Instituto de Pesquisas Avançadas (IEA) da USP. Desenvolve e orienta pesquisas na área de planejamento e gestão ambiental, com ênfase nos instrumentos de avaliação de impacto (avaliação de impacto ambiental, avaliação ambiental estratégica e avaliação de impactos cumulativos) e de planejamento ambiental aplicado ao planejamento urbano, integrando a agenda de serviços ecossistêmicos na tomada de decisão. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7516981304630146 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Rua Vergueiro - até 1289 - lado ímpar Liberdade 01504001 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 38859000 URL da Homepage: https://www.uninove.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2021-Atual. Projeto bolsa produtividade em Pesquisa CNPq - 303542/2020-9 - Servicos ecossistemicos e gestao de areas protegidas urbanas: contribuicoes a integracao dos instrumentos de planejamento ambiental ao planejamento urbano.
      Descrição: Os serviços ecossistêmicos vêm sendo uma temática crescentemente incorporada no planejamento e gestão de recursos naturais e, consequentemente, na tomada de decisão de planos e projetos de engenharia no contexto de promoção de sustentabilidade. As Unidades de Conservação, especialmente em áreas urbanas, sofrem diretamente a pressão do desenvolvimento econômico e social das cidades. Um desafio para o planejamento urbano consiste em conciliar as metas do desenvolvimento aquelas metas de proteção e conservação dos remanescentes de áreas verdes, que incluem as áreas protegidas. As boas práticas de instrumentos de avaliação de impacto, que subsidiam a tomada de decisão no planejamento em diversas esferas, têm recomendado a integração dos serviços ecossistêmicos como uma maneira de salvaguardar e, até otimizar, sua oferta e demanda nesse contexto. Essa perspectiva de integração ainda remanesce pouco experimentada. A pergunta de pesquisa que direciona o desenvolvimento desse projeto refere-se a: Como integrar a avaliação dos serviços ecossistêmicos para fortalecer o encadeamento do planejamento ambiental, desde planos a projetos, no contexto da gestão de Unidades de Conservação urbanas? Como uma pesquisa aplicada na área de fronteira do conhecimento, a abordagem é exploratória utilizando-se de: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento de campo, análise espacial de dados geográficos, entrevistas, grupo focal e reunião pública. Os resultados esperados envolvem: proposta para integrar os serviços ecossistêmicos nos instrumentos de planejamento ambiental direcionados à tomada de decisão a planos, programas e projetos com interferências em unidades de conservação; roteiro para proposição de matriz de levantamento de serviços ecossistêmicos prioritários em unidades de conservação urbanas; formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e graduação; transferência de conhecimento para técnicos do poder público; e disseminação de conhecimentos para a sociedade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    2. 2021-Atual. LabUni9: Regionalizacao dos Dados de Educacao do Municipio de Sao Paulo em parceria com o Tribunal de Contas do Municipio de Sao Paulo
      Descrição: Transparência e dados abertos são tendências importantes na gestão pública. Este projeto se baseia na lacuna da ausência de dados regionalizados sobre educação do município de São Paulo. Para isso, em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma plataforma digital aberta, que permitirá organizar os dados de forma regionalizada e territorializar as informações sobre o investimento público em educação de São Paulo, com atualização constante. As ferramentas utilizadas serão todas baseadas em código aberto, open-source, que comporão um ambiente colaborativo para a produção de informações com alto nível de detalhamento. Os principais produtos do projeto são: (1) uma plataforma digital aberta; e (2) um repositório de dados abertos que possibilite uma inter-relação com diferentes sistemas da sociedade (interoperabilidade). Os produtos respeitarão os protocolos de transparência e proteção de dados, permitindo com que diversos atores sociais possam interagir com os dados ou usar os dados de maneira bruta em formatos acessíveis... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Integrante / Wilson Levy Braga da Silva Neto - Integrante / José Eduardo Storópoli - Coordenador / Luis Fernando Massonetto - Integrante / Nadia Lebedev - Integrante / Alessandra Pellini - Integrante.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    3. 2020-Atual. Projeto Fapesp - 2019/18988-9 - Servicos Ecossistemicos na Gestao de Unidades de Conservacao Urbanas: diretrizes tecnicas para integracao de politicas publicas e instrumentos de planejamento ambiental
      Descrição: A gestão de Unidades de Conservação (UCs), especialmente em áreas urbanas, enfrenta desafios de conservação frente ao desenvolvimento econômico e social das cidades. O município de São Paulo, com a crescente expansão de sua malha urbana nas últimas décadas, apresenta diversos conflitos para a proposição, conservação e melhoria de suas áreas verdes. As UCs inseridas no município de São Paulo consistem em objeto profícuo para a discussão da problemática da integração de instrumentos de política ambiental com vistas à conservação da integridade dos ecossistemas e processos ecológicos. De modo a subsidiar a proteção da integridade e a gestão de Unidades de Conservação urbanas, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é propor diretrizes técnicas para fortalecer o tiering orientado pelos instrumentos de planejamento ambiental nas esferas decisórias do planejamento urbano, considerando-se as diferentes escalas de oferta e demanda por serviços ecossistêmicos. Essa pesquisa desenvolve-se em abordagem exploratória e aplicada, dentro da área do planejamento ambiental e urbano, cujo design engloba como estratégias principais: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento de campo, análise espacial de dados geográficos, entrevistas, focus group e reunião pública. Alguns dos resultados esperados para essa pesquisa referem-se a: um instrumento prático e simplificado para subsidiar a gestão da UC e outros instrumentos de planejamento ambiental aplicados à tomada de decisão a planos, programas e projetos com interferências nas UCs selecionadas; sumário para tomadores de decisão das UCs em áreas urbanas; manual para o conselho gestor das UCs selecionadas a fim de divulgar a pesquisa e sua aplicação para a sociedade com os principais resultados obtidos, como mapas e quadros de referência; composição de um quadro síntese dos serviços ecossistêmicos prioritários da APA e dos Parques em estudo. Esse projeto de pesquisa aborda dois temas prioritários (Tema 4 e Tema 10) da Chamada FAPESP/BIOTA - SIMA - FF em referência e o objetivo estratégico D das metas de Aichi .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Guilherme Leite Gaudereto - Integrante / Juliana Siqueira-Gay - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    4. 2018-2020. Projeto bolsa produtividade em Pesquisa CNPq - 309358/2017-5 - Cidades resilientes: promocao de servicos ecossistemicos e adaptacao as mudancas climaticas na revitalizacao de drenagens urbanas.
      Descrição: No contexto do planejamento urbano e ambiental, a revitalização de drenagens urbanas tem sido considerada na redução da degradação dos ecossistemas urbanos como prática recorrente direcionada à melhoria das condições sanitárias dos corpos hídricos. Ao mesmo tempo, as cidades, que já concentram 50% da população mundial, estão entre os ecossistemas que serão mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas. Há uma série de medidas de mitigação e, principalmente, de adaptação às mudanças climáticas que abrangem cidades e recursos hídricos urbanos. Notadamente, aquelas denominadas medidas de adaptação baseada em ecossistemas (AbE) têm sido recomendadas em prioridade às tradicionais, como apresentado no documento mais recente da política de mudanças climáticas brasileira, o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas (PNA). O uso de tecnologias de bioengenharia de solos em associação à infraestrutura verde e azul pode contribuir para ampliar os serviços ecossistêmicos urbanos e valorizar as medidas AbE promovendo resiliência às cidades. O objetivo geral da pesquisa consiste em desenvolver diretrizes e procedimentos técnicos para a revitalização de córregos urbanos agregando serviços ecossistêmicos e resultando em medidas de adaptação a mudanças climáticas baseadas em AbE, conforme preconizadas no PNA. Como métodos, essa pesquisa exploratória adotará levantamento bibliográfico e documental, estudos de caso e coleta de dados primários (levantamento de campo e entrevistas). Como resultados, esta pesquisa visa: (i) avaliar o alcance e as limitações das práticas de revitalização de cursos d?água urbanos estabelecidas no planejamento urbano e ambiental; (ii) avaliar a viabilidade da implantação de técnicas de bioengenharia de solos em revitalização de drenagens urbanas; (iii) ampliar o conhecimento sobre as práticas de revitalização de drenagens urbanas por meio de técnicas de bioengenharia de solos e infraestrutura verde e azul; (iv) apresentar um panorama sobre os potenciais serviços ecossistêmicos associados à revitalização de drenagens urbanas; (v) apresentar a associação dos serviços ecossistêmicos fomentados pela bioengenharia de solos e pela infraestrutura verde e azul como medidas de adaptação baseada em ecossistemas; (vi) discutir os benefícios do fomento de medidas de adaptação baseada em ecossistemas na revitalização de drenagens contribuindo para promoção de cidades resilientes; (vii) incrementar o número de publicações científicas na temática de revitalização sustentável de drenagens, serviços ecossistêmicos e medidas de adaptação baseada em ecossistemas proveniente de pesquisas brasileiras em congressos internacionais e periódicos indexados; (viii) contribuir com evidências técnicas para uma potencial mudança de práticas de planejamento urbano e ambiental, potencializando uma mudança de paradigma do que diz respeito à revitalização de drenagens urbanas e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas; (ix) disseminar o conhecimento empírico e prático fomentado pelo desenvolvimento desse projeto com os técnicos que realizam o planejamento urbano nas cidades; (x) Transferir tecnologia de pesquisa aplicada na temática do planejamento urbano a técnicos do poder público e especialistas em geral que participam da tomada de decisão e da transformação nas cidades brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador. Financiador(es): conseilho nacional de pesquisa - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    5. 2017-2019. Projeto Fapesp 2015/20228-1 - Avaliacao Ambiental Estrategica no Planejamento do Setor Hidreletrico Brasileiro.
      Descrição: A prática da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), institucionalizada em vários países desde a década de 1990, tem se expandido, embora no Brasil a experiência seja restrita. O setor de energia elétrica no país apresenta forte dependência dos empreendimentos hidrelétricos e em termos de planejamento a região amazônica concentra a maior parte dessas iniciativas, bem como um histórico passivo ambiental associado às mesmas. O planejamento hidrelétrico nacional subsidia-se pela aplicação de dois instrumentos de avaliação de impacto, a Avaliação Ambiental Integrada e o Estudo de Impacto Ambiental, que possuem alcance limitado quando comparados ao proporcionado pela AAE. O objetivo geral desta pesquisa é discutir contribuições e propor orientações para a integração da AAE no quadro de governança ambiental do planejamento do setor hidroelétrico no Brasil. Essa pesquisa exploratória adotará levantamento bibliográfico e documental, estudos de caso e pesquisa diagnóstico. Como resultados esta pesquisa visa no contexto do planejamento hidrelétrico nacional (i) avaliar o alcance e as limitações dos instrumentos de avaliação de impacto; (ii) avaliar a prática atual da AAE aplicada a casos de energia no país comparada às boas práticas internacionais; (iii) ampliar o conhecimento sobre as práticas de AAE; (iv) apresentar um panorama sobre os benefícios da AAE ao quadro de governança ambiental; (v) identificar como os aspectos de governança ambiental estão hierarquizados; (vi) incrementar o número de publicações científicas; e (vii) contribuir com evidências técnicas para uma potencial mudança de práticas de planejamento ambiental, potencializando uma mudança de paradigma do que diz respeito à governança ambiental e planejamento da geração de energia hidrelétrica no cenário brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Evandro Mateus Moretto - Integrante / Carla Grigoletto Duarte - Integrante / Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário - Integrante / Heidy R. Ramos - Integrante / Davi Wilkson Furtado Sozinho - Integrante / Guilherme Leite Gaudereto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    6. 2015-2015. Projeto Financiado Fapesp - Processo 2015/02982-0 - Avaliacao Ambiental Estrategica no planejamento brasileiro - analise das mudancas climaticas
      Descrição: Projeto de apoio à participação em evento no exterior que gerou a produção de artigo em congresso, estava envolvido com orientação de mestrado e também desencadeou a publicação de artigos em periódicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Verônica do Nascimento Nadruz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    7. 2014-2016. Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperacao de areas degradadas de mineracao associando tecnicas de bioengenharia de solos com geracao e manutencao de servicos ambientais
      Descrição: Apresenta-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 ? FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A., na modalidade individual nas macro-áreas de mineração e biodiversidade. A proposição da pesquisa tem como motivação técnica a ocorrência de extensas áreas com ambientais associados à mineração de agregados que alteram a paisagem, promovem perda de idade e modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema devem ser subsidiados pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. O projeto tem como objetivo geral desenvolver um modelo com base em técnicas de bioengenharia , que melhor contribua com a manutenção de serviços ambientais, na recuperação de áreas degradadas por mineração de agregados. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas neste contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua. O desempenho ambiental do modelo implantado quanto aos serviços ambientais, considerando os indicadores e parâmetros desenvolvidos para o experimento de campo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Integrante / Omar Yazbek Bitar - Coordenador / Maria Lucia Solera - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    8. 2013-2013. Projeto Financiado Fapesp - Processo 2013/02128- Avaliacao Ambiental Estrategica na expansao da cana-de-acucar: proposicao de indicadores de sustentabilidade
      Descrição: Projeto de pesquisa - Auxílio à participação no 33rd Annual Conference of the International Association for Impact Assessment com produção de trabalho em congresso e artigos em periódicos decorrentes do desdobramento da pesquisa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    9. 2012-2013. Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperacao de areas degradadas de mineracao associando tecnicas de bioengenharia de solos com geracao e manutencao de servicos ambientais
      Descrição: Apresenta-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 ? FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A., na modalidade individual nas macro-áreas de mineração e biodiversidade. A proposição da pesquisa tem como motivação técnica a ocorrência de extensas áreas com ambientais associados à mineração de agregados que alteram a paisagem, promovem perda de idade e modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema devem ser subsidiados pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. O projeto tem como objetivo geral desenvolver um modelo com base em técnicas de bioengenharia , que melhor contribua com a manutenção de serviços ambientais, na recuperação de áreas degradadas por mineração de agregados. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas neste contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua. O desempenho ambiental do modelo implantado quanto aos serviços ambientais, considerando os indicadores e parâmetros desen. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Maria Lucia Solera - Integrante / Tânia de Oliveira Braga - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante / Ligia Ferrari Torella di Romagnano - Integrante / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Ana Clara Ceminaro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    10. 2012-Atual. Sustentabilidade Ambiental Urbana
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver pesquisa aplicada com instrumentos de planejamento ambiental para adequada inserção da sustentabilidade ambiental na tomada de decisão nas diferentes escalas de planejamento, desde planos e programas até projetos de engenharia, em apoio a políticas públicas e iniciativas empresariais, principalmente, no setor de mobilidade e transportes. Caracteriza-se pela ampla discussão e integração de temas relevantes da agenda ambiental mundial, como mudanças climáticas, serviços ecossistêmicos, eficiência energética, mobilidade urbana, aplicados a instrumentos, consagrados ou em consolidação, de gestão e avaliação de impacto, com a finalidade macro de planejamento ambiental e promoção da sustentabilidade. Neste escopo destacam-se os instrumentos de Avaliação de Impacto Ambiental, Licenciamento Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica, Recuperação de Áreas Degradadas, Avaliação de Sustentabilidade, Zoneamento Ambiental, Planos de Bacias Hidrográficas, Planos de Manejo, Planos Diretores, Planos de Macro Drenagem, dentre outros. Para atingir esses objetivos, os métodos preferencialmente empregados são os de natureza aplicada, em abordagem qualitativa usando como procedimentos técnicos, principalmente, estudos de caso, pesquisa documental e levantamentos de dados de campo. Os resultados esperados remetem à melhoria da eficácia das práticas atuais e ampliação da abordagem dos instrumentos de planejamento e gestão ambiental, de modo a contribuir para o equacionamento dos problemas ambientais enfrentados pela sociedade em conflitos de uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, obtenção de bens e serviços e proteção dos recursos naturais contribuindo à promoção da sustentabilidade urbana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Mauro Silva Ruiz - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    11. 2011-2013. Sustentabilidade Ambiental: abordagem por Avaliacao Ambiental Estrategica
      Descrição: A pesquisa de pós-doutorado demonstrou que há lacunas técnico-científicas a explorar com relação ao uso do instrumento de Avaliação Ambiental Estratégica no país. A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) é um instrumento de múltiplas possibilidades. A natureza da ação a ser avaliada deve ser estratégica. Orientada para a sustentabilidade seu foco extrapola a observação dos aspectos ambientais, incluindo também os sociais e econômicos, com potencial para avaliar os impactos cumulativos, sinérgicos e globais. Considerada como um instrumento para avaliar estratégias de desenvolvimento sustentável avalia cenários alternativos como opções para desenvolvimentos futuros. Bastante utilizada nos países desenvolvidos, sua experiência no Brasil ainda é muito incipiente, mas vem sendo destacada em nível estadual e federal como instrumento a ser adotado para a promoção do desenvolvimento sustentável: Decreto Estadual no 55.947 de 24/06/10 que regulamenta a Lei no 13.798, de 09/11/09, que dispõe sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas; Decreto Estadual no 56.074, de 09/08/10, que institui o Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural,Diretrizes para a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) nas decisões do governo federal, documento preliminar para consulta pública elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. Há uma nítida percepção das esferas governamentais em nível federal e estadual da importância do uso do instrumento, o que pode vir a criar um mercado para sua aplicação a diferentes setores e contextos da economia. Desse modo, considera-se o desenvolvimento desse projeto-piloto uma oportunidade para ampliação da linha de pesquisa e consolidação de capacitação e conhecimento inovador à mesma. O projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de AAE ao setor produtivo de etanol obtido na cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Para tanto propõe-se o es. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Maria Lucia Solera - Integrante / Tânia de Oliveira Braga - Integrante / Vilma Alves Campanha - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / João Francisco Peral Cespedes - Integrante / Wellington Gomes dos Santos - Integrante. Financiador(es): Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - Remuneração. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    12. 2010-2010. Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/50934-1 - Avaliacao de Impacto Ambiental: eficacia de medidas mitigadoras em construcao de obras civis
      Descrição: Projeto de auxílio à participação de eventos que gerou publicação de trabalho em congresso e publicações posteriores em periódicos indexados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Paraninfa da Turma de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da USP - graduandos de 2019, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.. 2020.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    2. Paraninfa da Turma de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da USP - graduandos de 2018, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.. 2019.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    3. Paraninfa da Turma de Biologia da Uninove - formandos de 2019, Universidade Nove de Julho.. 2019.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    4. Paraninfa da Turma de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da USP - graduandos de 2017, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.. 2018.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    5. Destaque na categoria Publicação de artigos - individual do Programa de estímulo à inovação e à produtividade tecnológica, Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT., Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT.. 2012.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
    6. Destaque na categoria Publicação de artigos - individual do Programa de estímulo à inovação e à produtividade tecnológica, Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT.. 2011.
      Membro: Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (36)
    1. V Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade ? SEDRES.Cenários, Metas e Ações no Planejamento de Resíduos Sólidos de São Paulo de 2014 e 2020: contribuições para o desenvolvimento regional..Agricultura Urbana e Periurbana: Serviços e Desserviços Ambientais Associados às Iniciativas no Município de São Paulo.. 2021. (Seminário).
    2. 39th Annual Conference of the International Association for Impact Assessment. Ecosystem services in hydropower planning in the Brazilian Amazon region. 2019. (Congresso).
    3. 10o VIEX - Congresso Ambiental. Licenciamento ambiental. 2018. (Congresso).
    4. 38th Annual Conference of the International Association for Impact Assessment.. Brazilian Hydropower plants: good practices of cumulative effects assessment. 2018. (Congresso).
    5. 41o Enanpad. Sousa, V. V. C. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; CÔRTES, P. L. ; Fracalanza, A.P. ; Ribeiro, A.P. . Pagamento por serviços ambientais de recursos hídricos em áreas urbanas: inovação sustentável na gestão pública?. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017,. 2017. (Congresso).
    6. VI Singep. Maglio, L. M. ; GALLARDO, A. L. C. F. . Supervisão ambiental de obras rodoviárias em são paulo.. 2017. (Congresso).
    7. XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.. Rolo, D.A.O.M. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; Ribeiro, A.P. . Revitalização de rios urbanos promovendo adaptação às mudanças climáticas baseada em ecossistemas: quais são os entraves e as oportunidades?.. 2017. (Congresso).
    8. 40o Enanpad. Gestão de áreas verdes a partir de serviços ecossitêmicos. 2016. (Congresso).
    9. Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto Ambiental. Avaliação de impactos cumulativos em instrumentos de avaliação de impacto aplicados ao planejamento de hidrelétricas na região amazônica: o caso da bacia do rio Teles Pires. 2016. (Congresso).
    10. V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (V SINGEP), 2016. Almeida, E.L. ; Ferreira, A. P. N. L. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; CLAUDIO, C. F. B. R. . Aplicação de procedimentos de Avaliação de Impacto Ambiental no aspecto vegetação do Trecho Planalto da duplicação da Rodovia dos Tamoios.. 2016. (Congresso).
    11. XIX SEMEAD.pesquisadora Sênior de Sessão Sapiens - Sessões de Aprimoramento de Estudos Científicos do XIX SEMEAD - Seminários em Administração. 2016. (Simpósio).
    12. 35th Annual Conference of the International Association for Impact Assessment. Nadruz, V.N. ; GALLARDO, A. L. C. F. . Climate change and the Brazilian Strategic Environmental Assessment practice. In: 35th Annual Conference of the International Association for Impact Assessment, 2015, Florença. anais do 35th Annual Conference of the. 2015. (Congresso).
    13. 39o Enanpad. Os Efeitos da Gestão Ambiental no Desempenho Organizacional de Oficinas de Reparação Automotiva no Município de São Paulo: Um Estudo Exploratório; Políticas Públicas de Mudanças Climáticas: o Papel da Avaliação Ambiental Estratégica.. 2015. (Congresso).
    14. Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia. Gerenciamento Ambiental de Obras de Infraestrutura. 2015. (Congresso).
    15. X Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas.Bioengenharia de solos e serviços ambientais na recuperação de áreas degradadas por mineração no Vale do Ribeira (SP). 2014. (Simpósio).
    16. II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos / I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade.Moderadora do Tema: Gestão Ambiental em Casos Específicos. 2013. (Simpósio).
    17. XIV Congresso Brasileiro de Geologia e Ambiental. Avaliadora de papers. 2013. (Congresso).
    18. XXIV Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.Avaliadora de papers. 2013. (Encontro).
    19. XXXIII Annual Conference of the International Association for Impact Assessment.Sustainability indicators: Planning ethanol by SEA. 2013. (Outra).
    20. Estabelecendo uma cooperação entre Brasil, Itália e África pela produção sustentável de biocombustíveis.. 2012. (Seminário).
    21. II Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impacto / I Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. avaliador de papers. 2012. (Congresso).
    22. II Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos / I Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. Moderadora da sessão temática AAE no contexto internacional. 2012. (Congresso).
    23. II Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos / I Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. Sustentabilidade da expansão da cana para o etanol no Brasil: o papel da AAE. 2012. (Congresso).
    24. II Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos / I Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. Experiência prática de acompanhamento ambiental de rodovias: contribuições à fase prévia de AIA e à gestão ambiental. 2012. (Congresso).
    25. XIV Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Avaliador dos seguintes papers: 900/2012 953/2012 981/2012 1263/2012 1348/2012 1408/2012 1559/2012. 2012. (Encontro).
    26. XIV Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Coordenadora de sessão. 2012. (Encontro).
    27. XLVI Congresso Brasileiro de Geologia / I Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa. Serviços ambientais associados à recuperação de áreas degradadas pela mineração de agregados, por meio de técnicas de bioengenharia de solos.. 2012. (Congresso).
    28. III Workshop Interdisciplinar de pesquisa em indicadores de sustentabilidade - WIPIS. 2011. (Simpósio).
    29. Workshop Avaliação do Ciclo de Vida: Ações e Perspectivas. 2011. (Outra).
    30. XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Avaliação Ambiental Estratégica: qual a inserção da geologia de engenharia?. 2011. (Congresso).
    31. XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Avaliadora de 13 papers. 2011. (Congresso).
    32. XXXI Annual Meeting of the International Association for Impact Assessment. Land use change in Brazil: the effectiveness of EIA. 2011. (Congresso).
    33. I Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos. Impactos geoambientais em obras rodoviárias: avanços e desafios na construção do anel metropolitando de São Paulo.. 2010. (Congresso).
    34. I Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos. Avaliação de Impactos Sociais. 2010. (Congresso).
    35. III Simpósio sobre obras rodoviárias.Mesa redonda 3 - Avanços na gestão ambiental de rodovias.. 2010. (Simpósio).
    36. XI IAEG Congress. Technological alternatives for erosion control in road construction. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. GALLARDO, A. L. C. F.. 4o Congresso de Avaliação de Impacto Ambiental. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. GALLARDO, A. L. C. F.. 3o Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto Ambiental (Comitê Científico). 2016. (Congresso).. . 0.
    3. GALLARDO, A. L. C. F.. 15 Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental - Simpósio de Gestão Ambiental. 2015. (Congresso).. . 0.
    4. GALLARDO, A. L. C. F.. II Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impacto / I Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (Comitê cientifico). 2012. (Congresso).. . 0.
    5. GALLARDO, A. L. C. F.. 46 Congresso Brasileiro de Geologia - simpósio de recuperação de áreas degradadas. 2012. (Congresso).. . 0.
    6. GALLARDO, A. L. C. F.. XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. 2011. (Congresso).. . 0.
    7. GALLARDO, A. L. C. F.; GRIGOLETO, E. ; KERTZMAN, F. F. ; ARREGUY, M. ; ROMANINI, P. H.. RODO 2010 III Simpósio sobre Obras Rodoviárias. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo ⇔ Ana Paula Branco do Nascimento (3.0)
      1. Martins, Guilherme Nogueira ; Nascimento, Ana Paula Branco do ; GALLARDO, A. L. C. F.. Qualidade de praças e parques urbanos: pela percepção da população: potencial de oferta de serviços ecossistêmicos.. REVISTA PROJETAR - PROJETO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE. v. 5, p. 34-47, issn: 2448-296X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Gaudereto, Guilherme ; GALLARDO, A. L. C. F. ; FERREIRA, M. L. ; Nascimento, Ana Paula Branco do ; Mantovani, Waldir. EVALUATION OF ECOSYSTEM SERVICES AND MANAGEMENT OF URBAN GREEN AREAS: PROMOTING HEALTHY AND SUSTAINABLE CITIES. AMBIENTE E SOCIEDADE (CAMPINAS). v. 21, p. 1-20, issn: 1809-4422, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Almeida, Eliane de Lima ; Lamano-Ferreira, Ana Paula do Nascimento ; GALLARDO, A. L. C. F. ; CLAUDIO, C. F. B. R.. Aplicação de procedimentos de Avaliação de Impacto Ambiental no aspecto vegetação do Trecho Planalto da duplicação da Rodovia dos Tamoios. Em: V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, v. 1, p. 1-10, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo ⇔ Tadeu Fabricio Malheiros (2.0)
      1. DUARTE, C. G. ; MALHEIROS, T. F. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; SANCHEZ, Luis Enrique. Sustainability assessment and energy future: opportunities for Brazilian sugarcane ethanol planning. Em: Angus Morrison-Saunders; Jenny Pope; Alan Bond. (Org.).. (Org.). Handbook of Sustainability Assessment.. 1aed.Northampton: MA. : Edward Elgar. 2015.v. 1, p. 127-152.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DUARTE, C. G. ; GADREAU, K. ; GIBSON, R. B. ; MALHEIROS, Tadeu Fabricio ; SANCHEZ, Luis Enrique ; GALLARDO, A. L. C. F.. Sustainability Assessment for Brazilian Ethanol: insights for the medium-term energy plan. Em: 32nd Annual Conference of the International Association for Impact Assessment - Energy Future: The Role of Impact Assessment, p. 1-6, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo ⇔ Raquel Rolnik (1.0)
      1. GALLARDO, A. L. C. F. Parecer de Avaliação da proposta de pesquisa. 2015.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo ⇔ Rogério Leandro Lima da Silveira (1.0)
      1. GALLARDO, A. L. C. F. parecer para revista Desenvolvimento em Questão. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47