Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Monica Carvalho

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis (PPGER). Professora do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Monica Carvalho cursou Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Paraíba (UFCG, Brasil), mestrado em Engenharia Mecânica-Térmica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil), Diploma de Estudos Avançados em Climatização e Eficiência Energética de Edifícios na Universidad de Zaragoza (UniZar, Espanha), e doutorado em Engenharia Mecânica na Universidad de Zaragoza (UniZar, Espanha). Seu doutorado recebeu menção de doutorado Europeu, e sua tese recebeu o Premio Extraordinário de Doutorado. Financiação do Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERC) Industrial RD Fellowship Award) 2011-2013. Temas de pesquisa incluem: termofluidos e refrigeração, termodinâmica, engenharia térmica e integração energética, otimização de sistemas de poligeração, termoeconomia, eficiência energética, avaliação de ciclo de vida e redes de fluxo material (material flow networks). Estância de pesquisa (financiada por Becas CAI Programa Europa) no Departamento de Informática Ambiental e Industrial da Hochschule für Technik und Wirtschaft Berlin ? Universidade de Ciências Aplicadas. Membro do International Environmental Modelling & Software Society, Canadian Society of Mechanical Engineers, International Centre for Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems. Atualmente também é pesquisadora do Grupo de Energia, Renováveis e Gerenciamento de Carbono na MIRARCO - Laurentian University (Canadá) e colaboradora do Departamento de Engenharia de Minas da Laurentian University. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7491245049317833 (30/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Energias Alternativas e Renováveis. Universidade Federal da Paraíba - Campus I Castelo Branco 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil - Caixa-postal: 5115 Telefone: (83) 32167268 URL da Homepage: monica@cear.ufpb.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Mecânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2021-Atual. Avaliacao sistemica da energia solar fotovoltaica no estado da Paraiba
      Descrição: O projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação relacionado à energia solar fotovoltaica no estado da Paraíba. A equipe é formada por professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPGER), do CEAR-UFPB. Também fazem parte da equipe 4 mestrandos do PPGER e 6 alunos de iniciação científica do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis da UFPB. Os estudos vinculados ao projeto são desenvolvidos em quatro vertentes: Avaliação Climática, Avaliação Elétrica, Avaliação Econômica e Avaliação Ambiental. Os resultados alcançados com o projeto deverão favorecer a expansão da geração fotovoltaica na Paraíba. O projeto também é importante para uma profunda compreensão das influências climáticas na geração fotovoltaica no estado, para a análise econômica do mercado fotovoltaico paraibano e para a quantificação do potencial de mitigação de mudanças climáticas (medido por meio das emissões de gases de efeito estufa) associado à implementação fotovoltaica na Paraíba.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Raphael Abrahão - Coordenador / Luiz Moreira Coelho Junior - Integrante / Italo Roger Ferreira Moreno Pinheiro da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Carvalho.
    2. 2020-Atual. AgroSOS: Integrated Management of Sustainable Agrosystems
      Descrição: La hipótesis de partida es que una gestión integrada de los agrosistemas que tenga en cuenta tanto la productividad agraria como la protección de los espacios naturales será capaz de generar sistemas agrarios más eficientes y respetuosos con el medio ambiente. Donde no sean capaces de llegar las mejoraras en la gestión agronómica actuarán medidas correctoras. Así pues, se sabe de la capacidad depuradora de los humedales, y en nuestro caso, también pretendemos cuantificar hasta que punto los humedales son capaces de amortiguar la contaminación bajo diferentes condiciones. Los procesos que actúan pueden ser diferentes y aplicarse con distinto grado de intensidad según el ambiente en que se produzcan. El análisis de los mismos procesos en dos zonas de estudio muy distintas aportarán una visión más general del problema e inducirá la búsqueda de soluciones más globales, aunque tengan que ser adaptadas a las características particulares de cada territorio. Sin duda, sigue constituyendo un reto de investigación para la socidad conseguir agrosistemas integrados sostenibles. Maximizar el aprovechamento del agua y agroquímicos en un contexto de cambio climático con disminución de los recursos hídricos y contaminación inducida por la agricultura, es junto al establecimiento de medidas de remedación, el objetivo último de este proyecto ya que todavía estamos lejos de resolver la importante problemática ambiental inducida por la agricultura y por tanto se necesita invertir más esfuerzos en investigación. https://www.youtube.com/watch?v=gSKSpXdzePc. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Jesus Causape - Coordenador / Iker García-Garizábal - Integrante / Daniel Merchan - Integrante / Raphael Abrahao - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Economía y Competitividad - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Carvalho.
    3. 2019-Atual. Avaliacao de ciclo de vida e termoeconomia na otimizacao de sistemas energeticos multiproduto
      Descrição: O maior atrativo da proposta de sistemas energéticos multiprodutos é o aumento na eficiência de uso de recursos naturais, por meio da combinação de diferentes tecnologias e recursos energéticos, para o atendimento de demandas energéticas de um centro consumidor. Esta proposta pretende contribuir para a consolidação de um uso mais eficiente e racional de energia, especialmente no Nordeste do Brasil. A termoeconomia pode ser considerada como uma ferramenta eficaz para resolver problemas em sistemas complexos, combinando a Segunda Lei da Termodinâmica com fatores econômicos. Em geral, os modelos termoeconômicos são usados para alocar recursos externos (exergia ou custos monetários) para os produtos finais do sistema por meio de uma estrutura produtiva definida. Porém, considerações ambientais podem ser incorporadas aos modelos termoeconômicos para calcular os custos ambientais associados aos produtos finais de um sistema multiproduto. Assim, o objetivo desta proposta de trabalho é desenvolver procedimentos para a otimização de sistemas energéticos multiprodutos, baseados na integração entre a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e termoeconomia. Considerando que uma quantidade considerável da eletricidade e calor consumidos hoje em dia são produzidos em sistemas energéticos multiprodutos (e.g., cogeração), e que a magnitude da energia produzida no mundo é significante, refinamentos são importantes para uma adequada contabilidade dos impactos ambientais em sistemas energéticos. É interessante combinar a termoeconomia com ACV para proporcionar uma perspectiva global de um sistema complexo por meio de uma análise integrada. Tal combinação pode se tornar uma contribuição concreta para a conscientização dos consumidores quanto à informação ambiental, traduzindo pesquisa em informação que pode ser usada no dia-a-dia, educando para tomadas de decisão sensatas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Monica Carvalho - Coordenador / Raphael Abrahão - Integrante / Serra, L.M. - Integrante / Julio Augusto Mendes da Silva - Integrante / José Joaquim Conceição Soares Santos - Integrante / CAVALCANTI, EDUARDO J.C. - Integrante / Adriano da Silva Marques - Integrante / Atílio Barbosa Lourenço - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 3
      Membro: Monica Carvalho.
    4. 2018-Atual. Redes de Fluxo Material com incorporacao de Energias Renovaveis
      Descrição: Missão de trabalho para construção de modelos integrados de fluxos de materiais e energia, que permitirão uma melhor compreensão das emissões de carbono associadas a sistemas de energia renovável. Mais especificamente, serão estudados sistemas de energia solar, eólica e biomassa, pela perspectiva da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). A quantificação dos potenciais impactos ambientais, no cenário Brasileiro e Paraibano, é fundamental para o conceito de emissão zero, por meio do qual procura-se reduzir as perdas energéticas e os impactos ambientais associados a uma atividade. Para se alcançar o objetivo de emissão zero ou zero carbono antes de mais nada é necessário conhecer os pontos críticos da atividade, e a ACV oferece este subsídio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Monica Carvalho - Coordenador / Raphael Abrahão - Integrante / Dean L Millar - Integrante / Jesus Causape - Integrante / Alberto Romero - Integrante / Ricardo Chacartegui - Integrante / Luiz Moreira Coelho Junior - Integrante / Kelly Cristiane Gomes - Integrante. Financiador(es): Laurentian University of Sudbury - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Paraíba - Remuneração / Universidad de Sevilla - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1
      Membro: Monica Carvalho.
    5. 2018-Atual. HybriTES - Integracion de almacenamiento termico en la hibridacion de la generacion en sistemas de calefaccion y refrigeracion de distrito con bombas de calor, energia solar y biomasa
      Descrição: Existe una clara necesidad de reducir el consumo energético procedente de energías no renovables y las emisiones de gases de efecto invernadero (evaluadas frecuentemente en términos de emisiones de CO2 equivalente) asociadas a la satisfacción de las demandas de calefacción, refrigeración y agua caliente sanitaria en edificios. Para ello, los sistemas de calefacción y refrigeración de distrito ofrecen una gran oportunidad al emplear sistemas más eficientes además de facilitar la integración de diversas fuentes y focos térmicos como son las energías renovables. En sistemas de poligeneración el almacenamiento de energía térmica resulta imprescindible para poder adaptar la disponibilidad y/o la operación óptima a las demandas térmicas. Este proyecto se basa en los resultados obtenidos en el proyecto DISTRITES (ENE2014-57262R) que revelaron, entre otros, el gran potencial y beneficios del almacenamiento térmico en la generación de energía de los sistemas de distrito para lograr un uso eficiente de la energía. Por este motivo, en este proyecto se profundiza en este aspecto estudiando la integración del almacenamiento térmico a corto plazo, basado en calor latente tanto en sistemas macroencapsulados como en suspensión/emulsión, en plantas de calefacción y refrigeración de distrito que integran bomba de calor, biomasa y energía solar con el objetivo de acercarse a una producción 100% renovable. En este proyecto se plantea el estudio experimental de los sistemas de almacenamiento y su control obtenidos en base a los modelos desarrollados y las herramientas de síntesis y operación elaboradas en el anterior proyecto. Esta actividad permitirá verificar tanto los modelos como los sistemas de control que permiten gestionar la operación del sistema integrado. Junto con dicho trabajo experimental se profundizará en el desarrollo de herramientas que permitan optimizar el diseño y operación de sistemas de distrito y se explorarán otras configuraciones posibles integrando bomba de calor, biomasa y energía solar. A tal fin, se definen los siguientes objetivos del proyecto: Objetivo 1. Aplicar métodos de análisis y criterios de diseño multi-objetivo, que además de garantizar la viabilidad técnica y limitar las cargas ambientales globales, tengan en cuenta el coste económico; todo ello a lo largo del ciclo de vida de las instalaciones. Objetivo 2. Estudio de la integración de bomba de calor, equipos de almacenamiento térmico y sistemas de generación térmicos y eléctricos a partir de energía solar y biomasa para satisfacer las demandas de calefacción y refrigeración de forma más sostenible en base a los criterios de diseño definidos en instalaciones centralizadas de distrito. Objetivo 3. Evaluar y proponer la tipología de los equipos de almacenamiento de energía térmica que permitan su integración con bomba de calor y biomasa para satisfacer las demandas de calefacción y refrigeración de distrito. Objetivo 4. Elaborar modelos numéricos que describan el comportamiento de los equipos de almacenamiento de energía térmica propuestos en forma sensible, latente (macroencapsulado y con slurries) para su simulación dinámica e integración para el diseño de las instalaciones de calefacción y refrigeración de distrito con las tecnologías propuestas. Objetivo 5. Validar experimentalmente los modelos numéricos desarrollados para la simulación del comportamiento dinámico de los equipos de almacenamiento térmico y las estrategias de operación propuestas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Serra, L.M. - Coordenador / Ana Lázaro - Integrante / Monica Delgado - Integrante / Silvia Guillén - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Economía y Competitividad - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Monica Carvalho.
    6. 2017-Atual. Vulnerabilidade das energias renovaveis as tendencias climaticas no Sertao Paraibano
      Descrição: Projeto com o objetivo de utilizar longas séries de dados climáticos e tendências climáticas, aliados às informações técnicas de sistemas de energias renováveis, de forma a obter um melhor aproveitamento energético dos recursos localmente disponíveis na mesorregião do Sertão Paraibano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Raphael Abrahão - Coordenador / Jesus Causape - Integrante / Iker García-Garizábal - Integrante / Susane Eterna Leite Medeiros - Integrante / COELHO JUNIOR, LUIZ MOREIRA - Integrante / Luiz Felipe Souza Fonseca - Integrante / LOUISE PEREIRA DA SILVA - Integrante.
      Membro: Monica Carvalho.
    7. 2016-2019. Sintese e otimizacao de sistemas energeticos a partir de analises termoeconomica e ambiental
      Descrição: O objetivo principal desta proposta é desenvolver metodologias e procedimentos para a síntese e projeto de sistemas de trigeração, e estudar a viabilidade técnica, econômica, e ambiental desses sistemas. As configurações mais adequadas que satisfaçam as demandas energéticas de um centro consumidor serão identificadas através da extensão de metodologias comprovadas, considerando cenários e restrições diferentes do processo de otimização. As novidades desta proposta são: i) considerar tanto a intermitência quanto a variabilidade de várias formas de energia renováveis na formulação do problema; ii) considerar centros consumidores que estão/não estão conectados à rede elétrica; iii) investigar a resiliência da configuração otimizada quando as tarifas energéticas variam; iv) considerar acumulação térmica tanto do lado do fornecimento quanto do lado da demanda (carga despachável).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Monica Carvalho - Coordenador / Lozano, M.A. - Integrante / Serra, L.M. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Monica Carvalho.
    8. 2016-2019. Evaluacion de medidas agroambientales que conlleven hacia una agricultura mas sostenible
      Descrição: The development of agriculture has contributed towards meeting the food requirements of a growing world population. In developing countries where deaths due to malnutrition still occur, the priority is to satisfy basic needs. However, in developed countries, water management requires extra effort as besides guaranteeing that the demands for water resources are appropriately met, the good ecological state of aquatic ecosystems must be maintained and water quality must be protected. Continuous monitoring since 2003 by previous projects (CGL2009-13410-C02 and CGL2012-32395) convert the Lerma basin (750 ha, Zaragoza) in an excellent natural laboratory to continue studying the dynamics of environmental impacts due to implementation of irrigation. Once the periods before, during and after implementation of irrigation have been analyzed, the proposal aims at taking a step further and search for concrete strategies that can maximize the better usage of water-agrochemicals and minimize environmental impacts. Therefore the project aims beyond theoretical results only, so that a model agrarian system is materialized and is followed by other irrigation areas. To this end, besides making the best use of all historical investments in means and knowledge to continue the environmental monitoring of the Lerma basin at the long-term, the project aims at searching for management alternatives through the analysis of strategies that also consider climate change and life cycle assessment, which will be evaluated by geochemical and contaminant transportation models, along with multi-isotopic techniques. At a practical level, agronomic alternatives will be evaluated (automation of irrigation and use of lastgeneration fertilizers) and corrective measures based on the depurative capacity of artificial wetlands. In parallel, a new study zone will be monitored in the Gallocanta basin (Directed Natural Reserve and RAMSAR wetland, TeruelZaragoza), which will contribute with the analysis of the same processes but in a very different environment, providing a more general vision of the issue in the search for global answers.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Raphael Abrahão - Integrante / Jesus Causape - Coordenador / Iker García-Garizábal - Integrante / Daniel Merchan - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Economía y Competitividad - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Carvalho.
    9. 2014-2019. A busca da eco-eficiencia com o apoio da avaliacao de ciclo de vida (ACV)
      Descrição: Um dos objetivos gerais deste projeto é a avaliação ambiental global de diferentes configurações de sistemas energéticos através da ACV. Esta análise permitirá identificar os sistemas energéticos menos agressivos ao meio ambiente e ajudará a quantificar (e identificar) os aspectos críticos e os que merecem especial atenção no projeto destes sistemas. Esta avaliação pode ser estendida para englobar diferentes produtos, processos ou serviços. Outro objetivo é a identificação das configurações/opções mais adequadas (e sua otimização a posteriori ou simultânea), para diferentes cenários e condições (co-geração, tri-geração, integração energética, apoio de energias renováveis, etc.). Também deve ser mencionado como objetivo a introdução da componente ambiental como elemento explicito de decisão em problemas de síntese, projeto ou operação de sistemas energéticos altamente integrados. Geralmente os aspectos ambientais são considerados implicitamente através da maximização da eficiência do sistema. Isto é válido quando a energia primaria procede fundamentalmente de origem fóssil, mas no entanto quando se incorporam fontes de energias alternativas, como é o caso das energias renováveis, a eficiência energética por si só não informa adequadamente as cargas ambientais geradas. Também é objetivo geral poder oferecer os resultados deste projeto a fabricantes e fornecedores de equipamentos, empresas de engenharia, instituições e legisladores de eficiência energética. Publicidade e difusão de resultados são aspectos muito importantes dentro deste objetivo. Diante do exposto, justifica-se, portanto, a necessidade de realizar este projeto que persegue a eco-eficiência apoiando-se na técnica da ACV, que ajudará aos responsáveis por tomada de decisões a fazerem a melhor escolha desde um ponto de vista ambiental, ou até mesmo a encontrar uma solução de equilíbrio entre os aspectos econômicos e ambientais. A justificativa para a realização deste projeto também possui forte viés social, pois a informação sobre as cargas ambientais embutidas num produto (kg CO2/kg de produto), processo (kg CO2/unidade), ou serviço (kg CO2/kWh) fornece poder de decisão ao consumidor, que poderá escolher a opção menos agressiva, forçando os outros fabricantes ou fornecedores a buscarem modos mais ecológicos para manter a competitividade. A motivação primária que sustenta a proposta de sistemas energéticos integrados é a de aumentar o uso eficiente dos recursos naturais através da combinação de diferentes tecnologias e recursos energéticos ao mesmo tempo em que se satisfazem as demandas energéticas de um centro consumidor. Este projeto almeja a ultrapassar as barreiras que dificultam a consolidação de um uso mais eficiente e racional da energia. As ACV realizadas, com vistas à instalação de sistemas energéticos com menos impactos ambientais associados, acentuarão a disseminação e tradução do conhecimento para promover um aumento no uso de tais sistemas. Esta proposta satisfaz as prioridades de pesquisa, desenvolvimento e demonstração de novos conceitos e tecnologias para melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo final de energia primária, considerando ACV. Uma diminuição no uso da energia disponível resultará na minimização de impactos ambientais, que é um benefício a todos os cidadãos brasileiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Monica Carvalho - Coordenador / Raphael Abrahão - Integrante / Lozano, M.A. - Integrante / Serra, L.M. - Integrante / Rafaela Ramos Barbosa - Integrante / Daniel de Paula Diniz - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Monica Carvalho.
    10. 2014-2018. Distributed tropical photovoltaic solar energy: characterization of PV panels and potential to further reduce the carbon intensity of the Brazilian electricity mix
      Descrição: Impactos da energia solar fotovoltaica em geração distribuída no mix elétrico brasileiro: potencial para redução da pegada de carbono. The overarching aim of this study is to verify the potential of distributed photovoltaic solar energy as an instrument to maintain the low carbon intensity of the Brazilian electricity matrix. -------------- This study utilizes the Life Cycle Assessment methodology to calculate the GHG emissions associated with increased penetration of photovoltaic solar (PV) electricity in the Brazilian electricity mix. The reference documents utilized for the energy predictions herein presented are the BNEP 2030 and the BDEEP 2024. Both documents are important planning tools for the Brazilian electricity sector, and should help designnational development strategies. The aim is to verify whether the introduction of a greater share of solar PV electricity (via distributed energy) in the Brazilian electricity mix will decrease the carbon emissions associated with the consumption of electricity. The case of Paraíba state will also be considered herein, where the largest thermoelectric power plant in the world (oil engines) is installed and contributes significantly to the regional electricity mix. This project also innovates by utilizing the concept of environmental amortization to verify the payback time required to amortize the environmental impacts associated with the production of solar pv panels, for the location of João Pessoa (Northeast Brazil). This is compared to the economic payback time. Other economic indicators are also utilized, such as net present value and internal rate of return. Also, photovoltaic solar panels are studied for the specific location of João Pessoa, Northeast Brazil, including efficiency and influence of climatic factors.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Monica Carvalho - Coordenador / Raphael Abrahão - Integrante / Ricardo Chacartegui - Integrante / Danielle Bandeira de Mello Delgado - Integrante / Bruno Teixeira de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Monica Carvalho.
    11. 2013-2019. Ultra-Deep Mining Network (UDMN)
      Descrição: UDMN aims to become the leading expert in Ultra-Deep (below 2.5km) research and innovation and to solve the challenges that impact resource extraction in these environments. By supporting solution providers capable of creating the industry-needed tools and technologies in the short term, it will lead the way in helping ultra-deep mines to operate more effectively and safely, generate more value, improve the human environment and enhance mine productivity.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Dean L Millar - Coordenador / Michelle Y. Levesque - Integrante / Alberto Romero - Integrante / Bruno Teixeira de Carvalho - Integrante / Raphael Abrahao - Integrante. Financiador(es): Centre for Excellence in Mining Innovation - Outra. Número de produções C, T & A: 17
      Membro: Monica Carvalho.
    12. 2013-2016. METODOLOGIA DE ANALISE TERMOECONOMICA AMBIENTAL PARA SISTEMAS DE TRIGERACAO
      Descrição: Este projeto deverá ser desenvolvido no Departamento de Engenharia de Energias Renováveis (DEER), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), da Universidade Federal da Paraíba; e se constitui em um passo além no intento de formular uma ferramenta que leve o método termoeconômico clássico a considerar impactos ambientais, pelo método da Análise de Custo de Vida (ACV), em sistemas otimizados de trigeração de trabalho eletricidade e calor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Monica Carvalho - Coordenador / Lozano, M.A. - Integrante / Serra, L.M. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 32
      Membro: Monica Carvalho.
    13. 2011-2018. OMSES - Optimal mine site energy supply
      Descrição: The main objectives of this proposal are to develop methodologies and procedures for the synthesis and design of polygeneration systems in mines, and study the technical, economic, and environmental feasibility of these systems. Through extension of proven methodologies established for tested level demand studies, the ?most adequate? configurations of energy supply equipment will be identified, that satisfice the energy requirements of mine sites and remote communities in different scenarios and conditions of constraint for the optimization process. The project will build upon research already developed by: i) considering the intermittency and variability of various renewable energy resources in the problem formulation; ii) considering mines that are/are not connected to energy supply infrastructure; iii) considering aggregated demand curves from remote communities, both those connected to distribution networks and those that are not; iv) investigating the resilience of optimal mine configuration and operation to varying tariffs; v) considering storage systems as utilities on the supply side and as dispatchable loads on the demand side.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Monica Carvalho - Integrante / Dean L Millar - Coordenador. Financiador(es): MIRARCO Mining Innovation - Remuneração / Natural Sciences and Engineering Research Council - Auxílio financeiro / Ontario Geological Survey - Cooperação / University of Exeter - Cooperação / Universidad de Zaragoza - Cooperação. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Monica Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Melhor Artigo da área de Termofluidos (Lígia da Costa Garcia, Renata Portela de Abreu, Victor Hugo Lobo Correia): LCA applied to absorption refrigeration systems, I Seminário de Escrita Científica do Programa de Pós-Graduação em Eng. Mecânica.. 2019.
      Membro: Monica Carvalho.
    2. Menção Honrosa "Geração de energias dos resíduos de arborização urbana de João Pessoa - PB", V CONGRESSO BRASILEIRO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.. 2018.
      Membro: Monica Carvalho.
    3. Honra ao mérito (um dos melhores artigos apresentados no IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos - EPERSOL) 2017, EPERSOL.. 2017.
      Membro: Monica Carvalho.
    4. 2017 AASHE Sustainability Award, Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE).. 2017.
      Membro: Monica Carvalho.
    5. Melhor apresentação oral e contribuição cientifica relevante, Cuba Industria.. 2016.
      Membro: Monica Carvalho.
    6. Destaque Trabalho Técnico 2015, X Congresso Internacional de Bioenergia.. 2015.
      Membro: Monica Carvalho.
    7. Destaque Trabalho Técnico 2015 (2), X Congresso Internacional de Bioenergia.. 2015.
      Membro: Monica Carvalho.
    8. Finalista do Brazil Energy Frontiers: OTIMIZAÇÃO DO FORNECIMENTO E CONVERSÃO DE ENERGIA EM UM HOSPITAL: USO DE PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS, Instituto Acende Brasil.. 2015.
      Membro: Monica Carvalho.
    9. Prémio Extraordinário de Doctorado 2010/2011, Universidad de Zaragoza.. 2012.
      Membro: Monica Carvalho.
    10. European Honorific Doctorate Mention, Universidad de Zaragoza.. 2011.
      Membro: Monica Carvalho.
    11. Excellent student paper and presentation at the iEMSs Biennial Congress, International Environmental Modelling and Software Society.. 2010.
      Membro: Monica Carvalho.
    12. Umberto Student Award, ifu Hamburg GmbH.. 2010.
      Membro: Monica Carvalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. II Seminário de Escrita Científica da pós-graduação.A publicação científica e o desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais. 2020. (Seminário).
    2. IV Encontro Institucional de Pós-Graduação ? IV ENIP da UFPB.REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL. 2020. (Encontro).
    3. I Workshop Internacional do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Física.Environmental assessment of energy systems. 2020. (Outra).
    4. I Seminário de Escrita Científica da Pós-Graduação.Publish or perish?. 2019. (Encontro).
    5. 30th International Conference on Efficiency, Cost, Optimisation, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems (ECOS 2017). 100% Renewable Fueled Mine. 2017. (Congresso).
    6. 30th International Conference on Efficiency, Cost, Optimisation, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems (ECOS 2017). Solar or wind energy for the Brazilian semiarid? - Climatic characterization and future trends. 2017. (Congresso).
    7. V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida. Avaliação do Ciclo de Vida para verificação do potencial da energia solar fotovoltaica em reduzir a pegada de carbono do mix elétrico brasileiro. 2016. (Congresso).
    8. X Congreso Internacional de Refrigeración, Climatización y Energías Renovables. Viabilidad técnica y económica de un nuevo sistema de tratamiento de aire comprimido industrial con bajo consumo energético. 2016. (Congresso).
    9. XIV Congreso Internacional de Reciclaje. Impactos ambientales asociados a la recogida selectiva de papel y cartón en la ciudad de João Pessoa, Brasil. Estudio de caso: Núcleo Bessa. 2016. (Congresso).
    10. XVIII Encontro de Iniciação Científica (ENIC).-. 2016. (Encontro).
    11. Global Conference on Global Warming. LIFE CYCLE ANALYSIS AS A DECISION CRITERION FOR THE IMPLEMENTATION OF SOLAR PHOTOVOLTAIC PANELS IN A NORTHEAST BRAZIL HOSPITAL. 2015. (Congresso).
    12. XVII Encontro de Iniciação Científica (ENIC).-. 2015. (Encontro).
    13. 15TH BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL SCIENCES AND ENGINEERING - ENCIT 2014. THERMODYNAMIC EVALUATION OF A HOFFMANN KILN: A STUDY CASE. 2014. (Congresso).
    14. 15TH BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL SCIENCES AND ENGINEERING - ENCIT 2014. Refrigeração. 2014. (Congresso).
    15. V Congresso Brasileiro de Energia Solar. BIOMASSA E ENERGIA SOLAR NA SÍNTESE E OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE POLIGERAÇÃO. 2014. (Congresso).
    16. World Mining Congress. OPTIMAL SYNTHESIS OF ENERGY SUPPLY SYSTEMS FOR REMOTE OPEN PIT MINES. 2013. (Congresso).
    17. World Mining Congress. Energy track. 2013. (Congresso).
    18. 24th International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. Process integration in industrial processes. 2012. (Congresso).
    19. 24th International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. OPTIMAL MINE SITE ENERGY SUPPLY. 2012. (Congresso).
    20. Canadian Mining Innovation Council Signature Event START NOW - Setting the stage for mining innovation in Canada ? A success story. 2012. (Encontro).
    21. Ontario Mining Association Energy Committee. 2012. (Encontro).
    22. Workshop on regulatory barriers on the use of Green Mining technologies. 2012. (Oficina).
    23. 1000 Island Energy Research Forum.A NEW PERSPECTIVE FOR ON-SITE ENERGY SUPPLY OF MINE SITES. 2011. (Simpósio).
    24. 24th International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. Allocation of Economic Costs in Trigeneration Systems at Variable Load Conditions. 2011. (Congresso).
    25. 2nd European Conference on Polygeneration. Multiobjective optimization of trigeneration systems considering economic and environmental aspects. 2011. (Congresso).
    26. Building blocks: how can renewable energy reach its potential?. 2011. (Seminário).
    27. Dubrovnik Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems. Environmental assessment rules for simple trigeneration systems under variable operation conditions. 2011. (Congresso).
    28. La "huella del carbono": métodos de cálculo y estrategias de reducción. 2011. (Oficina).
    29. Prospects for competing solar electric technologies. 2011. (Seminário).
    30. Sustainability in bioenergy. 2011. (Seminário).
    31. VII Congreso Nacional de Ingeniería Termodinámica - CNIT7. SÍNTESIS DE SISTEMAS DE TRIGENERACIÓN: ANÁLISIS DE SENSIBILIDAD Y RESILIENCIA. 2011. (Congresso).
    32. 15th Umberto User Workshop.Environmental impact analysis in trigeneration systems and implementation of cost assignment based on thermoeconomics. 2010. (Oficina).
    33. ASME 2010 4th Conference on Energy Sustainability ES2010. EVALUATION OF ENVIRONMENTAL LOADS FOR THE SYNTHESIS OF A TRIGENERATION SYSTEM. 2010. (Congresso).
    34. ecos2010 23rd International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. Distribution of resources and allocation of environmental loads applied to trigeneration systems. 2010. (Congresso).
    35. International Congress on Environmental Modelling and Software. Modeling a simple trigeneration system: Environmental costs. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. CARVALHO, M.. 7th Virtual International Conference on Science, Technology and Management in Energy. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. CARVALHO, M.. 5th South East European Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems - SEE2022. 2021. (Congresso).. . 0.
    3. CARVALHO, M.; CAVALCANTI, E. J. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, S. ; OCHOA, A. A. V.. I Congresso Brasileiro de Energias Renováveis, Exergia e Sustentabilidade - CERES. 2020. Congresso
    4. CARVALHO, M.. 18th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2020. 2020. (Congresso).. . 0.
    5. CARVALHO, M.. 15th Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems. 2020. (Congresso).. . 0.
    6. CARVALHO, M.. 6th Jubilee Virtual International Conference on Science, Technology and Management in Energy. 2020. (Congresso).. . 0.
    7. Carvalho, M.. 5th Jubilee Virtual International Conference on Science, Technology and Management in Energy. 2019. (Congresso).. . 0.
    8. MILLAR, D. L. ; CARVALHO, M.. 40% mine workshop. 2012. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30