Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Sergio Franca Adorno de Abreu

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1974), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984), Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França (1994-1995). Atualmente (desde 2004) é Professor Titular em Sociologia da FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência - USP (1990-atual), Presidente da ANDHEP- Associação Nacional de Direitos Humanos- Pesquisa e Pós-Graduação (2002-2008), Representante de Área de Ciências Humanas / Sociologia e Membro do Conselho Técnico-Científico da CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2004-2009), Consultor do CSP- Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (2008), Membro do Conselho Consultivo da Revista Análise Social, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Presidente do Conselho Editorial da Revista USP (2010-2015), Membro do Conselho Consultivo da Revista "Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica", do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, Membro do Comitê Científico da Revista ANPG: Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, periódico científico institucional da ANPG- Associação Nacional de Pós-Graduandos, Responsável pela Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, Coordenador Científico do Projeto CEPID/FAPESP USP ?Building Democracy Daily: Human Righs, Violence and Institutional Trust? (2013-2018).Tem larga experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7184462150034623 (27/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 Butantã 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 30913724 Fax: (011) 30914505
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Novos fatos e novos significados da violencia na sociedade brasileira contemporanea: odio, crueldade, intolerancia, radicalismo.
      Descrição: Constitui objeto de investigação as bases sociais que operam mutações nos fatos e nos significados da violência na sociedade brasileira, que repercutem em ódio, crueldade, intolerância e radicalismos de toda espécie. Empiricamente, seus objetivos consistem em investigar: a) mutações societárias que impulsionam diferentes grupos e classes sociais em direção e o cultivo do ódio e ao apelo à violência como garantia de ordem e disciplina social; b) mudanças societárias que enfraquecem as relações entre governantes e governados nos termos das tradições das democracias liberais e levam à recusa dos direitos humanos fundamentais; c) mudanças societárias que ensejam atribuir à violência, em suas múltiplas formas, uma nova sorte de legitimidade. Teoricamente, a investigação se movimenta em três direções: caracterização do conservadorismo que alimenta o ?espírito de nossa época?; a natureza polissêmica do conceito de violência, com foco no domínio das paixões; bases sociais, materiais e simbólicas da violência. O plano de pesquisa combina três estratégias de investigação empírica: surveys longitudinais; reconstrução de perfis de carreira e histórias de vida de famílias procedentes de distintos estratos sociais e situadas em diferentes posições nas hierarquias sociais; análise de dados estatísticos (oficiais e baseados em pesquisa primária) e de fontes documentais selecionadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Franca Adorno de Abreu - Coordenador.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.
    2. 2019-Atual. Projeto Cidades Globais IEA-USP
      Descrição: O projeto USP CIDADES GLOBAIS visa a articular o conhecimento existente na comunidade USP e de colaboradores do Brasil e do exterior para agir de forma transdisciplinar em direção ao conhecimento necessário para embasar a criação de um modelo de metrópole que atenda aos anseios por uma melhor qualidade de vida de sua população da forma mais plena possível.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Franca Adorno de Abreu - Coordenador / Marcelo Batista Nery - Integrante.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.
    3. 2015-2020. Historias encadeadas: circuitos e fluxo de operacoes do crime organizado no Brasil contemporaneo
      Descrição: O principal objetivo da pesquisa é acompanhar a cadeia e o fluxo de operações que movem o tráfico de drogas ilícitas desde as operações de produção, nos países andinos às operações de distribuição para o mercado consumidor brasileiro. Ao acompanhar esse fluxo, pretende?se identificar suas principais etapas, o escopo de sua expansão, os processos sociais locais e de escala que desencadeiam e suas consequências sociais (os desarranjos institucionais que tais processos provocam) e políticas (os conflitos que instauram e as relações de poder que instituem). O foco principal é, portanto, a nova economia do crime emergente com o narcotráfico. A pesquisa é de natureza documental (relatórios de organizações estatais, governamentais ? nacionais, regionais e locais, bem como de organismos internacionais). O plano de análise prevê reconstruir a cadeia de operações em perspectiva temporal (sincrônica e diacrônica). A cadeia deve proporcionar a observação e análise das operações em três dimensões: horizontais, verticais e transversais. O foco teórico reside nas formas de cooperação e conflito nascidas no circuito dessa modalidade de economia do crime.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Franca Adorno de Abreu - Coordenador / camila caldeira nunes dias - Integrante.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.
    4. 2013-Atual. CEPID
      Descrição: Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com o programa de pesquisa ?Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust? (2013-Atual), que se propõe a aprofundar o estudo a respeito da legitimidade das instituições chaves para a democracia e investigar como ela é construída no contato cotidiano dos cidadãos com os serviços públicos. Aliado ao programa de pesquisa, o projeto CEPID prevê ainda iniciativas voltadas para a difusão e transferência de conhecimento, além de atividades educacionais e de formação de recursos humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sergio Franca Adorno de Abreu - Coordenador / Vitor Souza Lima Blotta - Integrante / Renato Antonio Alves - Integrante / Marcelo Batista Nery - Integrante / Ariadne Lima Natal - Integrante / Frederico Castelo Branco Teixeira - Integrante / Caren Ruotti - Integrante / Viviane de Oliveira Cubas - Integrante / Letícia Simões Gomes - Integrante / Maria Gorete Marques de jesus - Integrante / Bruno Paes Manso - Integrante / Leandro Aparecido dos Santos Rodrigues - Integrante / Amanda Clara Soares Medina - Integrante / Helena Cacciacarro Tabarino - Integrante / Inessa da Silva Oliveira - Integrante / Thais Gonçalves Portela - Integrante / Pedro Callari Trivino Moisés - Integrante / Carolina Piai Vieira - Integrante / Beatriz Oliveira de Carvalho - Integrante / Mayara Amaral dos Santos - Integrante / José Otávio Povoa de Souza - Integrante / Eduardo Casteluci - Integrante.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.
    5. 2011-2014. Cronologias do Crime Organizado em Sao Paulo
      Descrição: A proposta deste projeto, desenvolvido no período de 2011-2014, deu continuidade ao estudo de caso em torno das ondas de maio de 2006 e os ataques do PCC. Não obstante, procurou melhor precisar os rumos da análise. Os objetivos gerais do projeto consistiram em: (1) detalhar e adensar o tratamento dos dados relacionados diretamente com o PCC; (2) detalhar e adensar o tratamento de dados relacionados com crime organizado no interior das prisões; (3) Detalhar e adensar o tratamento de dados relacionados às políticas públicas de segurança e políticas penitenciárias; (4) Detalhar e adensar o tratamento de dados sobre economia urbana; (5) Detalhar e adensar o tratamento de dados sobre desenvolvimento político. A pesquisa se valeu de distintas fontes de informação. A maior parte das fontes documentais, noticiadas anteriormente, já foi consultada: relatório do IML, Comissão Parlamentar de Inquérito, Legislação (afeta ao sistema de justiça criminal e às políticas de segurança públicas implementas por governos federais e estaduais), Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Justiça, Ministério da Justiça, Fundação IBGE, Fundação SEADE, Ministério Público e Poder Judiciário, além de notícias selecionadas da imprensa periódica, já armazenadas e classificadas em Banco de Dados. Lado a lado, o projeto conferiu atenção especial ao estudo de cronologias, em duas direções: (1) balanço de como questões relacionadas à cronologia (e portanto ao tempo e sua ?contabilidade?) foram tratados no âmbito da sociologia histórica; (2) Desenvolvimento de técnicas melhor aprimoradas para o cruzamento de cronologias (cronologias do PCC, do crime organizado nas prisões, das políticas públicas de segurança relacionadas ao crime organizado, da economia urbana [que possa ter favorecido a economia das drogas], do desenvolvimento político.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Franca Adorno de Abreu - Coordenador / camila caldeira nunes dias - Integrante.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhor trabalho na categoria computação - Mirante: A visualization tool for analyzing urban crimes, 33ª Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2020) - Sociedade Bras. de Computaçã.. 2020.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.
    2. Menção Honrosa do "Prêmio Tese Destaque USP", Universidade de São Paulo.. 2013.
      Membro: Sergio Franca Adorno de Abreu.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (83)
    1. Conferências Fapesp 60 anos : 3ª Conferência - Sociedades Violentas.Sociedades Violentas. 2021. (Outra).
    2. Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação Qualis2021). "Os padrões urbanodemográficos e criminais da capital paulista, São Paulo, Brasil". 2021. (Congresso).
    3. IV ISA Forum of Sociology - Virtual. Authoritarianism, State Violence, Trust and Legitimacy: Challenges of Democracy in the Area of Criminal Justice and Public Security. 2021. (Congresso).
    4. IV ISA Forum of Sociology - Virtual. How to Explain the Expansion of Organized Crime in Contemporary Brazil?. 2021. (Congresso).
    5. 44º. Encontro Anual da ANPOCS. Homenagem in memorian. Alba Zaluar. 2020. (Congresso).
    6. 44º. Encontro Anual da ANPOCS. Desafios e Ameaças aos Direitos Humanos no Brasil. 2020. (Congresso).
    7. Aula inaugural PPGSA-UFRJ.Violência, intolerância e ódio em tempos sombrios. 2020. (Outra).
    8. II Congresso Internacional da Academia Paulista de Direito. Cidades, Violência e Crime.. 2020. (Congresso).
    9. 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência, cordialidade e intolerância na vida associativa brasileira. 2019. (Congresso).
    10. 43º Encontro Anual da ANPOCS.A Sociologia em tempos sombrios: heranças do passado, dilemas do presente, desafios do futuro.. 2019. (Simpósio).
    11. 43º Encontro Anual da ANPOCS. Pesquisas sobre crime organizado: desafios teóricos e metodológicos. 2019. (Congresso).
    12. Crime Organizado e Corrupção na Visão dos Pesquisadores e Agentes Públicos - IEA-USP.A visão dos agentes públicos. 2019. (Seminário).
    13. Segundas jornadas de estudios sociales sobre Delito, Violência y Policíacia. Democracia en Peligro? La violencia en Brasil y sus desafíos sociales e institucionales. 2019. (Congresso).
    14. Seminário Violência e Administração de Conflitos, GEVAC (UFScar). A erosão da ordem pública na contemporaneidade brasileira: radicalismos, ódio, crueldade, intolerância. - Conferência de Encerramento. 2019. (Congresso).
    15. 10. FAPESP WEEK CUNY.Projeto Institucional NEV-CEPID/FAPESP. 2018. (Simpósio).
    16. 12º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Construção do medo como objeto de políticas de segurança pública. 2018. (Encontro).
    17. 42º Encontro Anual da ANPOCS. A erosão da ordem pública na contemporaneidade: radicalismos, ódio, crueldade, intolerância.. 2018. (Congresso).
    18. Aula Inaugural Ciências Sociais Puc-Rio.70 Anos da Declaração dos Direitos Humanos: O que há para comemorar ?. 2018. (Outra).
    19. Aula Inaugural no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PucRS.Tempos Dissonanates: democracia em crise, ordem pública fraturada. 2018. (Outra).
    20. Jornada Internacional de Pesquisadores e VI Jornada de Integração e Pesquisa Acadêmicas. Violência e Cenários Urbanos. 2018. (Congresso).
    21. Seminário Científico Internacional Comemorativo dos 100 anos da FSP-USP.Violência , Cidade e cidadania. 2018. (Seminário).
    22. Unicamp e Direitos Humanos: pesquisas e ações.A universidade e os Direitos Humanos. 2018. (Simpósio).
    23. Workshop de Assessoria Científica a Governos INGSA Brasil - IEA.Violência. 2018. (Outra).
    24. XIX ISA World Congress of Sociology. Linked Stories: Circuits and Flow of Operations of Organized Crime in Contemporary Brazil. 2018. (Congresso).
    25. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Desafios da Universidade em tempos de Democracia. 2017. (Congresso).
    26. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência e Segurança Pública no Brasil. 2017. (Congresso).
    27. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência, segurança pública e sistemas de justiça: pesquisas comparadas entre Brasil e França. 2017. (Congresso).
    28. Colóquio: Por uma Cultura de Paz, em comemoração aos cinquenta anos da encíclica Popularum Progressio - PUC Campinas.Desenvolvimento e Direitos Humanos na Construção da Paz. 2017. (Outra).
    29. Quartas Sociológicas - Aula inaugural PPGS - UFSCAR.Universidade em tempos sombrios - crise e movimento. 2017. (Outra).
    30. XII Symposium of Irish Studies in South America.Urban Violence, organized crime and homicide: The social movement "Mothers of May 2006". 2017. (Simpósio).
    31. XII Symposium of Irish Studies in South America.Historical continuities and discontinuities. 2017. (Simpósio).
    32. Bin SP 2016 - BIN, Business and Innovation Network.Apresentação CEPID. 2016. (Encontro).
    33. Conferência Internacional Sul Americana: Territorialidades e Humanidades - UFMG. Espaços urbanos e violência. 2016. (Congresso).
    34. Seminário de Preparação para a Quadrienal da Área de Sociologia. 2016. (Seminário).
    35. Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania - UFRGS.Modos de Controle Social: Segurança Cidadã e Segurança Humana. 2016. (Seminário).
    36. V Seminário Internacional de Violência e Conflitos Sociais: Criminalização, Controle e Punição. - LEV.Conferência de Abertura. 2016. (Seminário).
    37. 67ª Reunião anual da SBPC.Perspectivas e desafios da internacionalização no campo das ciências humanas e sociais (SBHE). 2015. (Encontro).
    38. International Seminar - Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy - IEA.Democracia em Construção no Brasil Contemporâneo: Corrupção, Crime Organizado, Violência e as Novas Rotas para o Estado de Direito. 2015. (Seminário).
    39. I Simpósio sobre Segurança Pública da UFABC.Segurança Pública no Campus. 2015. (Simpósio).
    40. Palestra IPq HC FMUSP.O suicídio - uma abordagem sociológica. 2015. (Outra).
    41. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. GT15 - Mercados Ilícitos e Processos de Criminalização: desafios metodológicos. 2015. (Congresso).
    42. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência, Democracia e Segurança Cidadã: avanços, desafios e limitações da reflexão sociológica. 2015. (Congresso).
    43. XXII Congresso Brasileiro de Magistrados - O Poder Judiciário e a Consolidação. Justiça e Sociedade: Percepções e experiências. 2015. (Congresso).
    44. El (des)orden urbano y los sectores populares.Bajo el dominio del miedo y la inseguridad: Violencia, crimen y graves violaciones a los Derechos Humanos en Brasil contemporáneo. 2014. (Seminário).
    45. Fapesp Week California.Apresentação Cepid Fapesp. 2014. (Seminário).
    46. Seminário Internacional Democracia, Diversidade, Desigualdade.Conferencista mesa de encerramento Democracia, Diversidade, Desigualdade. 2014. (Seminário).
    47. WHS Regional Meeting 2014.Violence and Health in the Urban Space. 2014. (Outra).
    48. XXIV Congresso da ANPPOM. Arte e Educação na Era da Crise da Cultura Moderna. 2014. (Congresso).
    49. "Max Weber e Michel Foucault: possíveis convergências".?Ascetismo, Confissão e Hermenêutica de Si?. 2013. (Seminário).
    50. 37º Encontro Anual da ANPOCS - Fóruns (FR04).O papel das revistas científicas nos sistemas de avaliação. 2013. (Encontro).
    51. 37º Encontro Anual da ANPOCS - Seminários Temáticos (ST28).Articulação entre o mundo interno e externo às instituições prisionais: questões para a construção de um novo paradigma no domínio da sociologia das prisões. 2013. (Encontro).
    52. Cronologias do Crime Organizado: regulação da morte, controle da vida.Cronologias do Crime Organizado: regulação da morte, controle da vida. 2013. (Outra).
    53. Jornada Internacional "A atualidade da 'sociologia enraizada' de José de Souza Martins"."Imaginário Social e imaginação sociológica". 2013. (Outra).
    54. Simpósio Crime Organizado, Estado e Sociedade.Crime Organizado, Estado e Sociedade: Imbricações. 2013. (Simpósio).
    55. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. A sociedade em movimento: As vozes das ruas e seus ecos políticos e sociais. 2013. (Congresso).
    56. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Mercados Ilícitos e Processos de Criminalização: Desafio Metodológicos. 2013. (Congresso).
    57. 2nd ISA Forum of Sociology - Social Justice & Democratization. The primeiro comando da capital (PCC) and the articulations between the world inside and outside of the prisons: A new paradigm of public safety?. 2012. (Congresso).
    58. 2nd ISA Forum of Sociology - Social Justice & Democratization. New democracies and respect for human rights: Does a culture of respect for human rights naturally evolve with the return to democracy?. 2012. (Congresso).
    59. Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UERJ.Violência: representações, fatos e linguagens. 2012. (Outra).
    60. Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança."Violência nas Metrópoles Brasileiras e os Desafios à Gestão da Segurança Pública". 2012. (Seminário).
    61. III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem.A face da saúde na pesquisa sobre violência. 2012. (Encontro).
    62. Inauguração do Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.Os Direitos, a Pesquisa e a Universidade. 2012. (Outra).
    63. Reunião da Comissão de Premiação do "Grande Prêmio Capes de Tese Paulo Reglus Naves Freire". 2012. (Outra).
    64. 19º Seminário Debates Fundap - Políticas Públicas - Violência: Estado, Sociedade e Cultura.O perfil da violência brasileira contemporânea e as respostas do Estado. 2011. (Seminário).
    65. 63ª Reunião Anual da SBPC.Segurança Pública, Justiça e Ordem Urbana. 2011. (Outra).
    66. Aula Inaugural no Programa de Doutorado em Sociologia - UFMA.Violência, Impunidade e Confiança na Democracia.. 2011. (Outra).
    67. Colloque Cerisy - Entre le licite et l'ilicite : Migrations, Travail, Marchés.Chronologies du crime à São Paulo: régulations de la mort, contrôle de la vie. 2011. (Outra).
    68. Eichmann em Jerusalém 50 anos depois.A Banalidade da Violência Contemporânea: O problema da anestesia moral. 2011. (Outra).
    69. Família, Violência Social e Trauma.Retrato da violência urbana em São Paulo, com ênfase na questão de seu impacto na infância e na juventude. 2011. (Seminário).
    70. Seminario Internacional - Seguridad Ciudadaña e Violencia. Desafios para la Consolidación Democratica en America Latina.La violencia en el Brasil contemporáneo y su impacto en las instituciones de justiça. El caso de la impunidad. 2011. (Seminário).
    71. Symposium of UNESCO Chairs in Human Rights, Peace, Democracy and Bioethics.The University and the human rights. 2011. (Simpósio).
    72. VII Colóquio Michel Foucault.Loucura, dor e sofrimento. 2011. (Outra).
    73. V Reunion - Ciencia, Tecnologia y Sociedad.Seguridad pública e Inclusión. 2011. (Outra).
    74. XIV Encontro Nacional da ANPUR.Ordem/desordem: violência e políticas de segurança na cidade. 2011. (Outra).
    75. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Mercados Ilícitos e Processos de Criminalização: Desafios Metodológicos. 2011. (Congresso).
    76. XV Congresso Brasileiro de Sociologia.Concepções de Cidadania: Representações Emergentes da Relação entre Cidadãos e Estado. 2011. (Outra).
    77. XV Congresso Brasileiro de Sociologia.Rumos da Sociologia no Brasil. 2011. (Outra).
    78. 4º Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas.Violência nas grandes cidades: impacto sócio-econômico e desafios para o futuro. 2010. (Simpósio).
    79. 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.Sociedade Contemporânea e Arquitetura. 2010. (Outra).
    80. La UNCuyo en el Debate Social.Seguridad y Democracia: Sociología de la Violencia y Políticas Públicas de Seguridad. 2010. (Outra).
    81. Seminário: A USP pensa a Avaliação da Pós-Graduação.Oficinas de Trabalho dos Presidentes de CPG e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação. 2010. (Seminário).
    82. Seminário A Pós-Graduação e o Desafio das Metrópoles.Mesa Redonda 1 - Segurança nas Metrópoles. 2010. (Seminário).
    83. Seminário Exploring the Megalopolis... 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. ADORNO, S.. 8th German-Brazilian Dialogue in Science, Research an Innovation. Radicalization and Violence: Perspectives and Prevention approaches, promoção do German Centre for Research and Innovation (GW) and São Paulo Research Foundantion (Fapesp). 2019. (Outro).. . 0.
    2. ADORNO, S.. Co-Coordenador do Dossiê Crime Organizado,. 2019. (Outro).. . 0.
    3. ADORNO, S.. Seminário Internacional Sobre a Tortura. 2008. (Outro).. . 0.
    4. ADORNO, S.. Seminário Internacional "Crime Organizado e Democracia".. 2007. (Outro).. . 0.
    5. ADORNO, S.. 1º Seminário Nacional de Discussão Brasil - Direitos Humanos na América do Sul. 2003. (Outro).. . 0.
    6. ADORNO, S.. Reunião com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH-OEA/Washington,USA). 2000. (Outro).. . 0.
    7. ADORNO, S.. Seminário "São Paulo Sem Medo". 2000. (Outro).. . 0.
    8. ADORNO, S.. Seminário "Observatório de Direitos Humanos em Rede e Radares de Desenvolvimento Humano - Uma Agenda para Jovens".. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:19