Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Sheila Goncalves Camara

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e da Personalidade e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado Sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid. Realizou formação complementar nas áreas de qualidade de vida (Universitat de Girona/ES) e metodologia de equações estruturais (Universitat de Valéncia/ES). É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia da Saúde, Promoção da Saúde, Metodologia Científica, Intervenções Psicológicas em Situações de Crise, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência: comportamentos de saúde e risco, saúde do trabalhador, com ênfase na síndrome de burnout. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7097392227205579 (06/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Psicologia. Rua Sarmento Leite, 245 - Sala 208 Centro Histórico 90050170 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33038875
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-2019. Relacoes pessoa-cidade: mobilidade urbana e qualidade de vida em Porto Alegre, RS
      Descrição: A mobilidade urbana garante o deslocamento e o acesso aos dispositivos da cidade. O descaso com os meios de transporte sustentáveis e o grande investimento em modais motorizados individuais geraram grande impacto na saúde da população, no uso democrático da cidade e na degradação do meio ambiente. O modal de transporte representa grande parte do contato das pessoas com a cidade, uma vez que a maioria das atividades fora da residência se atravessam nesses. Por sua vez, a mudança na escolha modal, resulta e se influencia por diversos fatores. O apego ao lugar é um dos fatores de análise da relação das pessoas com a cidade, assim como atitudes ambientais como conectividade e apatia ambiental. O presente estudo tem por objetivo analisar, através de um questionário online, as relações entre os meios de transporte, a percepção da cidade, aspectos de apego e atitudes comportamentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Lutiely Neves Parenza - Integrante / Gabriel Machado Paz - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    2. 2018-2019. Gravidez na adolescencia ? desejo ou consequencia? Estudo dos fatores sociais, comunitarios e de saude associados ao fenomeno
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Ana Júlia Saldanha Lehnen - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    3. 2018-Atual. Processos de integracao a cidade e vivencias comunitarias na adolescencia: relacao com saude, bem-estar, valores, expectativas para o futuro e atitudes ambientais
      Descrição: A população adolescente representa 16% da população mundial. No Brasil, representa 18% da população total. Essa etapa do ciclo vital vem acompanhada de mitos sobre os adolescentes constituírem um grupo predominantemente saudável, cujos problemas principais se restringem à saúde sexual e reprodutiva e o consumo de substâncias. No entanto, as estatísticas revelam um aumento da morbimortalidade nesse grupo populacional, enquanto aspectos de saúde psicológica e emocional são negligenciados. A saúde o bem-estar desse grupo, no entanto, pode constituir um importante recurso social para a sociedade atual e futura. Saúde e bem-estar na adolescência são aspectos que precisam ser considerados em termos de suas dimensões espacial e temporal. Em termos de ambiente, o lugar é um centro de significado que se estabelece mediante as experiências humanas, as relações sociais, bem como emoções e cognições. A vinculação ao lugar é definida como o vínculo entre as pessoas e os ambientes que lhe são significativos. O apego ao lugar tem sido relacionado a bem-estar pessoal e grupal. Assim como o bem-estar, outros aspectos positivos do apego ao lugar são relacionados a vinculação com a vizinhança e a cidade. Quanto à dimensão temporal, a motivação humana está relacionada tanto a vivências passadas quanto a perspectivas de futuro. Essas dimensões se unem no momento presente, contribuindo para a tomada de decisões e a regulação de comportamentos. De acordo com esses pressupostos, o presente estudo de base escolar, observacional, analítico, com corte transversal tem por objetivo geral estudar a relação entre processos referentes às dimensões pessoal, processual, contextual e temporal da vida adolescente em relação ao seu bem-estar, bem-estar social, saúde, satisfação com a vida e percepção subjetiva de saúde e felicidade e atitudes ambientais de adolescentes escolares de oitavo ano da rede pública estadual de Porto Alegre/RS. A dimensão pessoal corresponde aos valores pessoais; a dimensão processual refere-se à inserção comunitária; a dimensão contextual diz respeito à inserção social na cidade e percepção de qualidade do bairro de residência; e, a dimensão temporal corresponde à orientação temporal em termos de presente, passado e futuro, preocupação imediatista ou voltada para o futuro e expectativas de futuro. Para tanto, o estudo está organizado em quatro estudos complementares. O primeiro propõe dois instrumentos de avaliação da inserção social na cidade e percepção de qualidade do bairro e visa avaliar as evidências de validade dos mesmos. O segundo trata da relação entre as dimensões pessoal, processual, contextual e temporal da vida adolescente e seu bem-estar, bem-estar social, saúde, satisfação com a vida e percepção subjetiva de saúde e felicidade. O terceiro avalia a capacidade preditiva das variáveis referentes às dimensões de processo, contexto e tempo sobre atitudes ambientais. O quarto avalia o potencial efeito mediador do bem-estar social entre as variáveis pessoais, perspectiva de tempo, senso de comunidade, inserção social na cidade e percepção de qualidade do bairro e atitudes ambientais. Os participantes serão 587 estudantes de ambos os sexos, do oitavo ano do ensino fundamental, matriculados na rede pública estadual de Porto Alegre/RS, em 2019, com idades entre 12 e 19 anos. Serão sorteadas 11 escolas para comporem o estudo. Como instrumentos serão utilizados: Inquérito de dados sociodemográficos; Critério de Classificação Econômica Brasil; Questionário sobre inserção na comunidade, no bairro e na cidade; Warwick-Edinburgh Mental Well-being Scale; Health Behaviour of School Children symptom checklist; Happiness Overall Life; Item único de percepção de saúde; Satisfaction With Life Scale; Escala de Inserção Social à Cidade para Adolescentes; Escala de Percepção de Qualidade do Bairro; Sense of Community Index; Environmental Attitude. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Bruna Freitas Toldo - Integrante / Juliana Macalão - Integrante / Eduardo Weber - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    4. 2018-Atual. Desenvolvimento positivo na adolescencia: relacoes com caracteristicas ambientais e comunitarias, atividades cotidianas, saude e bem-estar, satisfacao com a vida e expectativas de futuro
      Descrição: A abordagem do Desenvolvimento Positivo na Adolescência (DPA) tem se popularizado entre pesquisadores e profissionais que trabalham com a promoção de saúde de adolescentes. O modelo dos ?Cinco C?s? compreende o DPA a partir do conjunto de cinco características: competência, confiança, conexão, caráter e cuidado. Segundo a abordagem do DPA, os contextos da cidade, bairro, comunidade e escola ocupam um papel central na construção de trajetórias de vida dos jovens, com destaque para o acesso a atividades de cultura e lazer e oportunidades de socialização. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa será avaliar a contribuição das características ambientais e comunitárias, das suas atividades cotidianas, da saúde e bem-estar, da satisfação com a vida, da preocupação com o tempo e consideração de consequências futuras para o DPA entre adolescentes escolares do município de Canoas, RS. A amostra será composta por 576 adolescentes, de 12 a 19 anos, alunos de turmas do 7º, 8º e 9º ano de escolas municipais de Canoas, RS. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Inquérito de Informações Sociodemográficas, Critério de Classificação Econômica, Escala de Integração Social à Cidade, Questionário de Percepção da Qualidade do Bairro, Escala de Recursos Desenvolvimentais na Comunidade, Escala de Apego a Escola, Questionário de Atividades Cotidianas, Escala de Bem-Estar Positivo, Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Preocupação com o Tempo, Escala de Consideração de Consequências Futuras e o The Bridge Positive Youth Development Scale, o qual será traduzido e adaptado para a cultura brasileira. A pesquisa ocorrerá mediante anuência da Secretaria Municipal de Educação do Município de Canoas, RS e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA. A coleta de dados será realizada em grupos, nas dependências das escolas, mediante assentimento dos participantes e assinatura pelos responsáveis do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva, bivariada e multivariada, conforme os objetivos propostos. Espera-se que os resultados sejam utilizados para a identificação de fatores urbanos, comunitários e escolares que possam contribuir para a promoção de saúde dos adolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Bruna Freitas Toldo - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    5. 2017-Atual. Prevalencia e funcoes da automutilacao nao suicida entre adolescentes escolares da rede publica municipal de Montenegro/RS
      Descrição: A automutilação não suicida tem atingido altas prevalências em diversos países do mundo, associada a diversas funções e fatores psicossociais, sendo que a realidade brasileira carece de instrumentos que mensurem as expressões desse construto. Assim sendo, apresenta-se este projeto que investigará prevalências, funções e a contribuição de variáveis sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade dos pais, religião, prática da religião e classificação econômica), individuais (bem-estar psicológico, estratégias de coping, impulsividade, satisfação com a vida, afetos positivos e negativos e regulação emocional) e variáveis psicossociais (facilidade de comunicação com pessoas de referência, estresse interpessoal, maus tratos na infância e habilidades sociais interpessoais) na predição da automutilação não suicida. Além disso, verificará as evidências da escala de automutilação não suicida, escala de conflitos interpessoais e escala de habilidades interpessoais, bem como a avaliação das evidências de validade das mesmas na população em estudo, buscando contemplar a necessidade de recursos técnicos para a execução do estudo por não terem sido encontradas, no Brasil, escalas que mensurassem a expressão de tais construtos. A pesquisa será realizada com adolescentes escolares dos quintos aos nonos anos, matriculados na rede pública municipal de Montenegro/RS (n=1.388). Como instrumentos serão utilizados: Inquérito sociodemográfico, Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), Escala de automutilação não suicida, Escala FASM, Questões sobre ideação, planejamento e tentativa de suicídio, General Health Questionnaire ? 12 itens (GHQ-12), Escala Brasileira de Coping para Adolescentes (EBCA) (versão revisada), questão sobre impulsividade, Brief Multidimensional Students? Life Satisfaction Scale (BMSLSS), Escala de Afetos Positivos e Negativos, Trait meta-moodscale (TMMS-24), Facilidade de comunicação com as pessoas, Escala de estresse interpessoal, Questionário Sobre Traumas na Infância (QUESI) e Escala de habilidades sociais interpessoais. Para a análise dos dados serão utilizadas as analises: univariada, bivariada e multivariada. Para o estudo das evidências de validade serão conduzidas análises fatoriais: exploratória e confirmatória e análise da consistência interna pelo método Alfa de Cronbach. O estudo visa a subsidiar futuras ações de prevenção e promoção da saúde nessa população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Mara Cristiane Von Muhlen - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    6. 2016-2018. Evidencias de validade das escalas de Bem-Estar Psicologico, Bem-Estar Social e Fatalismo Social no contexto brasileiro
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Paulo Roberto Taborda de Souza Filho - Integrante / Filipe Campani - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    7. 2016-Atual. Satisfacao com a imagem corporal e bem-estar entre adolescentes escolares do ensino fundamental da rede publica estadual no sul do Brasil: avaliacao e desenvolvimento de instrumentos de avaliacao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    8. 2016-Atual. Processos psicossociais relacionados a saude de trabalhadores da atencao basica de Porto Alegre, RS: bem-estar social e fatalismo social
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Paulo Roberto Taborda de Souza Filho - Integrante / Filipe Campani - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    9. 2015-Atual. Adaptacao e evidencias de validade da Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24) para adolescentes brasileiros
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Mary Sandra Carlotto - Integrante / Mara Cristiane Von Muhlen - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    10. 2014-2016. Sindrome de Burnout e fatores associados em professores e monitores de escolas de Educacao Infantil de Porto Alegre, RS.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Mayte Raya Amazarray - Integrante / Bruna Freitas Toldo - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    11. 2014-2016. Comportamento violento na adolescencia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Carmem Oliveira - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.
    12. 2013-Atual. Contextos de vida e saude de adolescentes escolares no sul do Brasil
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Jorge Castellá Sarriera - Integrante / Denise Aerts - Integrante / Gehysa Guimarães Alves - Integrante / Lílian dos Santos Palazzo - Integrante / Mayte Raya Amazarray - Integrante / Lúcia Marques Stenzel - Integrante / Vagner Reinaldo Zingalli Bueno Pereira - Integrante / Mara Cristiane Von Muhlen - Integrante / Mariana Stechman - Integrante / Caroline Do Val Marques - Integrante.
      Membro: Sheila Goncalves Camara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Destaque na área de Ciências Humanas no Salao de Iniciacao Científica e Tecnológica da ULBRA, ULBRA/Canoas.. 2012.
      Membro: Sheila Gonçalves Câmara.
    2. Prêmio Apresentação Oral - Pesquisa no Terceiro Congresso da ABRAMD, Asociação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas.. 2011.
      Membro: Sheila Gonçalves Câmara.
    3. Destaque na sessao Psicologia e Saúde III no XXII Salao de Iniciacao Científica da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. 2010.
      Membro: Sheila Gonçalves Câmara.
    4. Destaque no XVI Salao de Iniciacao Científica e Tecnológica da ULBRA, Universidade Luterana do Brasil.. 2010.
      Membro: Sheila Gonçalves Câmara.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. 5 Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Extra muros: construção e inserção de um serviço-escola de psicologia no contexto do SUS. 2014. (Congresso).
    2. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Participação no Grupo de Trabalho Saúde Comunitária. 2014. (Simpósio).
    3. 9th European Congress of Community Psycology 2013. Well-being and health among school adolescents: individual and relational aspects. 2013. (Congresso).
    4. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Construção e validação da Escala e Estima Corporal para Adolescentes (EECA). 2011. (Congresso).
    5. VI Congreso Multidisciplinário de Salud comunitaria del Mercosur. Formación de recursos humanos en salud. 2011. (Congresso).
    6. V Congreso Multidisciplinário de Salud comunitaria del Mercosur. Formação em Psicologia no Brasil. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. CÂMARA, S. G.. 5 Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. 2014. (Congresso).. . 0.
    2. CÂMARA, S. G.. Congresso Internacional Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. 2009. (Congresso).. . 0.
    3. CÂMARA, S. G.. Quarto Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul. 2009. (Congresso).. . 0.
    4. CÂMARA, S. G.. X Jornada da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. 2006. (Congresso).. . 0.
    5. CÂMARA, S. G.. I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica e Transdisciplinaridade. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Sheila Gonçalves Câmara ⇔ Airton Tetelbom Stein (1.0)
      1. BÉRIA, Jorge Umberto ; SCHERMANN, LÍGIA BRAUN ; LEAL, ANDRÉA FACHEL ; HILGERT, JULIANA BALBINOT ; Stein, Airton Tetelbom ; ALVES, GEHYSA GUIMARÃES ; CÂMARA, SHEILA ; PALAZZO, LILIAN. Motherhood in early adolescence: a case-control study in Southern Brazil. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, p. 439-448, issn: 1678-4561, 2020.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42