Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Claudia Mara de Melo Tavares

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado). Professora do Programa Acadêmico Mestrado e Doutorado Ciências do Cuidado em Saúde e do Mestrado Profissional Ensino na Saúde.É avaliadora Ad Hoc de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC. Dedica-se a produção de conhecimentos relativos ao cuidado e ensino de enfermagem e saúde, com ênfase nos seguintes temas: saúde mental, tecnologia em saúde, emoções, criatividade e arte em saúde. Atuou como tutora e coordenadora pedagógica dos Cursos de Especialização na modalidade EAD - PROFAE e Ativadores de Mudança (MS). Membro da Equipe de Coordenação Nacional do Curso de Formação de Profissionais de Nível Técnico de Saúde - PROFAPS - Ministério da Saúde/FIOCRUZ (2009-2011). Coordenadora Geral da Pós-Graduação em Enfermagem da UFF (2016-2018). Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde(2011-2019). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (2004-2008). Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais - FOPROF(2016-2019). Líder dos Grupos de Pesquisa "Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde" e "Sociopoética e Abordagens Afins". Membro efetivo do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde - Universidade do Porto - Portugal e do GIISAME - Grupo Internacional de Investigação em Enfermagem em Saúde Mental, em parceria com Espanha e Portugal. Membro do Grupo de Investigação Emoções em Saúde - Universidade de Lisboa. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6927667633888452 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, Centro de Ciências Médicas. Rua Doutor Celestino - lado par Centro 24020091 - Niterói, RJ - Brasil - Caixa-postal: 24020091 Telefone: (21) 26299456 Fax: (21) 26299458 URL da Homepage: https://www.uff.br/eeaac/mpe
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. A dimensao emocional no processo de cuidar e ensinar em enfermagem e saude
      Descrição: Macro-projeto que reune diferentes estudos que tratam dos aspectos emocionais envolvidos no cuidar e ensinar em enfermagem e saúde na perspectiva humanística e centrada na pessoa. Os estudos estão direcionados a seguinte população: escolar, universitária, pessoas convivendo com doenças crônicas, pessoas em sofrimento mental,população em assentamento rural e trabalhadores de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Thiago Nogueira Silva - Integrante / José Carlos Carvalho - Integrante / Luciana Aleluia - Integrante / Rafael Polakwesk - Integrante / Matheus Marques Ferreira - Integrante / Luciano Barbosa - Integrante / LIMA, THAINÁ OLIVEIRA - Integrante / Isilda Ribeiro - Integrante / Helga Rocha Pitta Portella Figueiredo - Integrante / Marilei de Melo Tavares - Integrante / Maryana Tavares e Souza - Integrante / Dirley Cardoso Moreira - Integrante / Tiago Belo Amaral - Integrante / Marcelle Ignácio Rebello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 6
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    2. 2020-Atual. Desenvolvimento e aplicacao de tecnologias de promocao a saude mental do adolescente: jogos teatrais e experimentacoes sociopoeticas na escola
      Descrição: Desenvolvimento de uma ação coletiva e cooperativa de promoção da saúde mental, centrada no potencial de agir do adolescente, partindo da estruturação de um grupo de convivência na escola, com a participação eventual da enfermeira em momentos de intensidade afetiva do grupo e cuja perspectiva não esteja centrada na doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Aline Dias gomes - Integrante / Maryana Tavares e Souza - Integrante / Marcelle Ignácio Rebello - Integrante / Alberto Carlos Paula de Souza - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    3. 2019-Atual. Necessidades Emocionais do Adolescente e suas Demandas para Programas de Promocao da Saude Mental na Atencao Basica
      Descrição: Os desafios ético-estéticos dos jovens são pouco enfrentados pelos profissionais de saúde. A escola - em colaboração com as unidades básicas de saúde - constitui espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de apoio emocional/promoção a saúde mental do adolescente, além de ser cenário de aprendizagem para formação de profissionais de saúde. O objetivo da pesquisa é compreender como o encontro unidade básica de saúde-escola-universidade pode contribuir para a promoção da saúde mental dos adolescentes. O método utilizado para a investigação será o sociopoético. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a inovação da atenção a saúde mental do adolescente numa perspectiva estética, possibilitando a incorporação dos resultados pelos setores de saúde e educação, colaborando com a estruturação de novos modelos de atendimento ao adolescente e criação de tecnologias relacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Marilei de Melo Tavares e Souza - Integrante / Thainá Oliveira Lima - Integrante / José Carlos Carvalho - Integrante / Aline Dias gomes - Integrante / Isilda Ribeiro - Integrante / Maryana Tavares e Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    4. 2018-Atual. Dimensao psicossocial do cuidado de enfermagem dirigido a pessoas que convivem com doencas cronicas e a familia (Fase 2)
      Descrição: Analise das demandas de cuidados de enfermagem de natureza psicossocial dos jovens portadores de doenças crônicas em acompanhamento em instituições de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    5. 2017-Atual. A emocionalidade vivida pelos estudantes de enfermagem: funcao da mentoria na promocao da competencia emocional
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa multicêntrica, de natureza qualitativa, caráter analítico, utilizando a abordagem sociopoética. Os participantes co-pesquisadores do estudo serão professores e estudantes do 2º ano de diferentes escolas superiores de enfermagem, públicas e privadas portuguesas e brasileiras. O procedimento metodológico inclui a constituição de oficinas de negociação e de produção de dados, análise de conteúdo dos dados, oficina de contra-análise e socialização da produção. Resultados esperados: Este estudo permitirá desenvolver o processo de mentoria nas Instituições escolares intervenientes, sabendo que os mentorandos podem aprender mais facilmente, melhorar a socialização, a rede de relacionamentos, o sentimento de cidadania organizacional, a satisfação com o trabalho e com a carreira, a autoeficácia e diminuir o nível de stress. Os mentores ao fornecerem orientação aos estudantes estão também a fornecem regulação emocional extrínseca. Isto é, através de ajuda e discussão, os mentores facultam uma fonte externa para a gestão das emoções.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Linda Gama - Integrante / Thainá Oliveira Lima - Integrante / José Carlos Carvalho - Integrante / Rejane Eleuterio Ferreira - Integrante / Paula Diogo - Integrante / José Vilelas - Integrante / Raquel Tavares Fernandes - Integrante / Dulce Santiago - Integrante / Matheus Marques Ferreira - Integrante / ODILON ADOLFO BRANCO DE SOUZA - Integrante / Helga Rocha Pitta Portella Figueiredo - Integrante / Cynthia Haddad Pessanha Sousa - Integrante / Rafael Cardoso - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    6. 2016-2019. Investigacao sobre inovacao no processo ensino-aprendizagem de enfermagem psiquiatrica e saude mental nos Cursos de Graduacao em Enfermagem do Brasil
      Descrição: Pesquisa qualitativa sobre processos de inovação no ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental - com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais ? Enfermagem e nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica. Analisa iniciativas de inovação no ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nos Cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil, a formação pedagógica de docentes referidos às práticas inovadoras, a relação com a pós-graduação e o SUS. A pesquisa será baseada na abordagem teórico-metodológica da etnometodologia. Os cenários de investigação serão os Cursos de Graduação em Enfermagem das Universidades Públicas do Brasil que possuam Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ? Mestrado e Doutorado. Os dados serão obtidos por meio de pesquisa documental e entrevistas dirigidas aos docentes da área de ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Estima-se que participem do estudo 26 docentes. Os dados serão tratados com base na análise de conteúdo. Espera-se que o material produzido seja objeto de discussão nas IES do Brasil com vista à ativação de mudanças no ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. O tempo estimado de pesquisa é de 3 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Linda Gama - Integrante / PAIVA, LAÍS MARIANO - Integrante / Lucas Marvilla - Integrante / Raquel Tavares Fernandes - Integrante / Matheus Marques Ferreira - Integrante / andrea damiana - Integrante / Gabriel Rodrigues Vieira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    7. 2014-2017. Representacoes da doenca mental entre academicos de enfermagem: estudo comparativo Brasil-Portugal
      Descrição: Desenvolver investigações que permitam a partilha e análise de experiências de formação entre os docentes de saúde mental da Escola de Enfermagem da UFF- Brasil e a Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal. Propomos estudar as representações dos acadêmicos de enfermagem sobre a doença mental como estratégia de abordagem conjunta visando o combate ao estigma na doença mental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Andréa Damiana da Silva Elias - Integrante / Paula Isabella Marujo Nunes da Fonseca - Integrante / José Carlos Carvalho - Integrante / Lais Mariano de Paiva - Integrante / Luciana Aleluia - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    8. 2013-2017. Investigacao sobre inovacao no processo ensino-aprendizagem da enfermagem psiquiatrica
      Descrição: Estudo qualitativo sobre inovação do ensino de enfermagem psiquiátrica/saúde mental - com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais ? Enfermagem e nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica. Analisa iniciativas de inovação no curso de graduação em enfermagem na área de enfermagem psiquiátrica/saúde mental, a formação pedagógica de docentes referidos às práticas inovadoras e relação com a solução de situações-problemas relacionadas aos serviços de saúde mental no âmbito do SUS. Pesquisa baseada na abordagem teórico-metodológica da etnometodologia e da análise institucional. Os cenários de investigação são os Cursos de Graduação em Enfermagem da UFF, UFRJ, UERJ e UNIRIO. Os dados serão obtidos por meio de pesquisa documental e entrevistas dirigidas aos docentes da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Os dados serão analisados com base na perspectiva da análise de institucional. Espera-se que o material produzido seja objeto de discussão na IES com vista a ativação das mudanças necessárias ao ensino de enfermagem psiquiátrica de base crítica, capaz de gerar enfermeiros com maior autonomia para engendrar inovações em suas práticas profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Pâmela Gioza da Silveira - Integrante / Thainá Oliveira Lima - Integrante / Monica Montuano Gonçalves Ramos Mattos - Integrante / Samyama Tavares Monteiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    9. 2012-2017. Atencao a saude mental do trabalhador com enfase na educacao emocional
      Descrição: Discussão de problemáticas pertinentes ao campo da saúde do trabalhador com ênfase nos processos emocionais e educativos. Uso de abordagens metodológicas e terapêuticas com ênfase na criatividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Andréa Damiana da Silva Elias - Integrante / Paula Isabella Marujo Nunes da Fonseca - Integrante / Thiago Nogueira Silva - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    10. 2012-2017. Preceptoria em saude: saberes e praticas em movimento
      Descrição: Preceptoria desenvolvida por profissionais de saúde no âmbito do SUS, análise crítica acerca dos saberes, práticas pedagógicas, interdisciplinaridade, relação ensino-serviço na perspectiva da integralidade em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / AlexandreAlexandre Campos de Aguiar - Integrante / Letycia Sardinha Peixoto - Integrante / Rosa Maria Conde Vieira do Carmo - Integrante / Cosme Sueli Pereira - Integrante / Paulo Henrique Rodrigues Pires da Luz - Integrante / ODILON ADOLFO BRANCO DE SOUZA - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    11. 2011-2017. Metodos, inovacoes e tecnologias pedagogicas de ensino na saude (Fase 1)
      Descrição: O objetivo deste estudo é analisar métodos, inovaçoes e tecnologias pedagogicas praticadas por docentes e preceptores nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Cynthia Medeiros - Integrante / Pâmela Gioza da Silveira - Integrante / Thainá Oliveira Lima - Integrante / Fernanda Laxe Marcondes - Integrante / rejane eleuterio - Integrante / Luciano Barbosa - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    12. 2010-2013. Avaliacao da formacao de enfermeiros nas instituicoes de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
      Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar os cursos de graduação em enfermagem à luz da reforma contemplando as exigências da atenção psicossocial. Para tanto, o enfoque qualitativo será o norte desta pesquisa, que pretende tomar como campo de investigação os cursos de enfermagem de IES do estado do Rio de Janeiro e os dispositivos de atenção a . Serão utilizados levantamento bibliográfico, entrevista e grupo focal, como método de investigação, sendo os dados analisados por meio da análise institucional. Espera-se que o material produzido seja objeto de discussão nas IES que participarem do estudo, que fortaleça o campo da atenção psicossocial em saúde mental, que seja também um espaço de articulação maior entre ensino e serviç. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Rosane Mello - Integrante / Elaine Cortez - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    13. 2010-2011. Formacao da identidade do aluno do mestrado profissional em enfermagem
      Descrição: Projeto de pós-doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem - Grupo de Pesquisa Avaliação das Praticas do Ensino e da Assistencia a Saúde, da Escola de Enfermagem da USP. Supervisisonado pela Profa. Dra. Maria Madalena Januário Leite.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Mara de Melo Tavares - Coordenador / Maria Madalena Januário Leite - Integrante.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Reconhecimento Internacional Percurso Profissional e Acadêmico em Enfermagem de Saúde Mental, Associação Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental - ASPESM.. 2019.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    2. 3º lugar com o trabalho: A importância do apoio emocional do enfermeiro ao adolescente no pós-transplante de rim, Seminário de Saúde Mental - Escola Superior de Enfermagem do Porto.. 2016.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    3. Menção Honrosa pelo trabalho: Fatores representativos de situações difíceis e seu manejo na entrevista familiar para doação de órgãos, II Simpósio de Inovação no Ensino, em Saúde e em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem do Porto.. 2016.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    4. 1º Lugar Trabalho de Pesquisa na Abordagem Sociopoética. - Prêmio Iraci dos Santos -Título do Trabalho:, UFF - I Encontro Internacional de Pesquisa Sociopoética e Abordagens Afins.. 2016.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    5. 2º Lugar Melhor trabalho de Pesquisa na Abordagem Sociopoética - A PLASTICIDADE CRIATIVA POSSIBILITADA PELA SOCIOPOÉTICA: A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO DE RELAXAMENTOS, UFF - I Encontro Internacional de Pesquisa Sociopoética e Abordagens Afins.. 2016.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    6. Prêmio Vera Regina Salles Sobral - 1º Lugar prêmio Inovação no ensino na saúde e enfermagem, Pós Graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da UFF., UFF - I Encontro Internacional Inovação no Ensino na Saúde.. 2015.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    7. ARTE DE CUIDAR - 2º lugar trabalho de pesquisa: A compreensão da equipe de enfermagem sobre o cuidado no hospital psiquiátrico, Escola de Enfermagem Ana Nery/UFRJ - 20º Pesquisando.. 2013.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    8. Menção Honrosa do Congresso Argentino de Saúde Mental.Título do trabalho:AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA, Associação Argentina de Saúde Mental... 2012.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.
    9. Premio Aurora de Afonso Costa, UFF-UERJ/ENCUIDAR.. 2010.
      Membro: Claudia Mara de Melo Tavares.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (103)
    1. 72º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Prêmio Jane da Fonseca Proença. 2021. (Congresso).
    2. 82ª Semana de Enfermagem da EEAC/UFF.A saúde mental em tempos de pandemia. 2021. (Outra).
    3. Festival do Conhecimento UFRJ - Futuros Possíveis. 2021. (Encontro).
    4. II Congresso Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil. 2021. (Congresso).
    5. Semana de Enfermagem COREN-RJ 2021.A saúde mental em tempos de pandemia de covid-19: o profissional de saúde, o paciente e a família. 2021. (Encontro).
    6. 1°Colóquio Ibero-Americano de Saúde, Educação e Representações Sociais.Impacto emocional frente ao isolamento social: uma reflexão clínica sobre seus contornos e atravessamentos. 2020. (Simpósio).
    7. 14º Congresso Internacional Rede Unida. PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA O ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2020. (Congresso).
    8. I Congresso Interinstitucional de Espiritualidade em saúde. Espiritualidade e Saúde Mental. 2020. (Congresso).
    9. Semana de Inovação 2020 - (Re) Imaginar e Construir Futuros. 2020. (Congresso).
    10. XI Congresso d?A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. ?Emoções expressas por adolescentes do ensino médio na Pandemia Covid-19?. 2020. (Congresso).
    11. XI Congresso d?A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. mesa de Abertura do Evento. 2020. (Congresso).
    12. XXII SEMANA CIENTIFICA - A ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.Os efeitos historicos do colonialismo no cotidiano das enfermeiras negras. 2020. (Outra).
    13. 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2019. (Seminário).
    14. 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Sistematização do cuidado de enfermagem na atenção psicossocial: perspectiva dos enfermeiros. 2019. (Seminário).
    15. 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Relação Ensino-Serviço de Saúde Mental e Inovação. 2019. (Seminário).
    16. Encontro do FOPROF Região Sul.Programas Profissionais de Pós-Graduação no Brasil: Dilemas e Desafios. 2019. (Encontro).
    17. I Colóquio Internacional dos Programas Profissionais de Pós-Graduação em Enfermagem. Mesa de Abertura. 2019. (Congresso).
    18. I Colóquio Internacional dos Programas Profissionais de Pós-Graduação em Enfermagem. Programas Profissionais de Pós-Graduação de Enfermagem no Brasil: Dilemas e Desafios. 2019. (Congresso).
    19. I Encontro nacional dos pesquisadores dos mestrados profissionais em enfermagem. 2019. (Encontro).
    20. NURSID. Terapias complementares na gestão das emoções e o seu impacto na Saúde Mental: Uma perspetiva sociopoética. 2019. (Congresso).
    21. NURSID. Emocionalidade e transtornos vivenciados pelos estudantes de enfermagem. 2019. (Congresso).
    22. Reunião dos Membros do Comitê da Área de Enfermagem do CNPq com os Pesquisadores de Enfermagem,.Reunião dos Membros do Comitê da Área de Enfermagem do CNPq com os Pesquisadores de Enfermagem,. 2019. (Outra).
    23. X Congresso Internacional ASPESM 2019. Novos Desafios em Enfermagem de Saúde Mental. 2019. (Congresso).
    24. XIII Fórum Nacional dos Programas Profissionais de Pós-Graduação.Avanços do FOPROF e dos Programas Profissionais de Pós-Graduação. 2019. (Encontro).
    25. XV CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN EN. INOVAÇÃO DA PRATICA DOCENTE EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL. 2019. (Congresso).
    26. 16º SENADEN.INOVAÇÕES NO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS SERVIÇOS EXTRA-HOSPITALARES: DESAFIOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL,. 2018. (Seminário).
    27. 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL: CAMINHOS PARA SUA INOVAÇÃO. 2018. (Congresso).
    28. Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais.Avaliação dos Mestrados Profissionais quadrienal 2013-2016. 2018. (Encontro).
    29. III Encontro Internacional de Sociopoética e Abordagens Afins.Metodologias sensíveis e inventivas no cuidar e aprender com diversidades/diferenças na formação em saúde. 2018. (Encontro).
    30. I Simpósio Internacional de Ciências e Inovação em Enfermagem.Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Perfil Científico dos últimos 10 anos da EEAAC. 2018. (Simpósio).
    31. IX Congresso Internacional de Investigação em Saúde Mental. III Ciclo de Conferências integrado no IX Congresso Internacional d?A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental subordinado ao tema ?Saúde Mental para todos?,. 2018. (Congresso).
    32. IX Congresso Internacional de Investigação em Saúde Mental. Necessidade de preparo do estudante para gestão das emoções durante o curso de graduação em enfermagem. 2018. (Congresso).
    33. IX Congresso Internacional de Investigação em Saúde Mental. Necessidade de preparo do estudante para gestão das emoções durante o curso de graduação em enfermagem. 2018. (Congresso).
    34. IX Congresso Internacional de Investigação em Saúde Mental. Representação social e o sentido do trabalho para enfermeiros no cotidiano hospitalar. 2018. (Congresso).
    35. Seminário Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2018. (Seminário).
    36. workshop "O futuro da editoração científica, a ética, a responsabilidade em pesquisa e sobre as formas de disseminar o conhecimento. ,. 2018. (Outra).
    37. 19º SENPE.Mestrado Profissional em Enfermagem: Produção de Ciência e Tecnologia Aplicável aos Serviços de Saúde e ao SUS. 2017. (Seminário).
    38. 69º Congresso Brasileiro de Enfermagem. A PARTICIPAÇÃO DOS ENFERMEIROS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DO ENSINO E DA PRÁTICA DE CUIDAR NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. 2017. (Congresso).
    39. I Encontro Internacional do Processo de Enfermagem. 2017. (Encontro).
    40. II Seminário dos Mestrados Profissionais da UFF.Doutorado Profissional: o que é?. 2017. (Seminário).
    41. I SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INTO.DESAFIOS DO DOUTORADO PROFISSIONAL, do I SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INTO. 2017. (Simpósio).
    42. Seminário de Projetos de Pesquisa.Avaliação de Trabalhos no ambito do Mestrado Profissional. 2017. (Seminário).
    43. VII Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem.MESTRADO PROFISSIONAL: DESAFIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2017. (Encontro).
    44. VIII Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociasi. Formação Profissional em Enfermagem. 2017. (Congresso).
    45. 15º SENADEN Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação Enferman.Oficina Formação do enferemeiro em saúde mental. 2016. (Seminário).
    46. 15º SENADEN - Seminário Nacional Diretrizes Educação Enfermagem.CiberArte: Arte digital e educação em Enfermagem. 2016. (Seminário).
    47. 15º SENADEN - Seminário Nacional Diretrizes Educação Enfermagem.Aspectos inovadores nas práticas pedagógicas de docentes de enfermagem em saúde mental. 2016. (Seminário).
    48. 1ª Reuniao Presencial do Forum Nacional dos Mestrados Profissionais.Articulação da rede de coordenadores de MP. 2016. (Outra).
    49. III Reunião Científica da Linha de Investigação Emoções em Saúde.Metodologias de investigação dos fenômenos emocionais em enfermagem. 2016. (Encontro).
    50. II Simpósio Internacional Inovação no ensino em saúde e enfermagem.A perspectiva sociopoética no ensino, pesquisa e cuidado em enfermagem. 2016. (Simpósio).
    51. Seminário de Saúde Mental.Intervenções psicoterapeuticas e enfermeiro psicoterapeuta - realidade brasileira. 2016. (Seminário).
    52. VI FORUM DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENFERMAGEM.Legislação e financiamento dos Mestrados Profissionais em Enfermagem. 2016. (Encontro).
    53. VI FÓRUM DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENFERMAGEM.A estrutura curricular dos programas de mestrado profissional: adequações necessárias?. 2016. (Encontro).
    54. 18º SENPE - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.Pesquisas de docentes de enfermagem em saúde mental e a agenda nacional de Prioridades de pesquisa. 2015. (Seminário).
    55. 4º Congresso Ibero- Americano em Investigação Qualitativa. Percepção de Docentes sobre Inovação no Ensino de Saúde Mental. 2015. (Congresso).
    56. 4º Seminário Internacional sobre o trabalho em enfermagem.Saúde Mental dos trabalhadores de transplante de órgãos. 2015. (Seminário).
    57. Aula Inaugural Do Programa de Pós-graduação em Enfermagem UERJ.A sociopoética: os caminhos entre a poiésis e o demiúrgico. 2015. (Outra).
    58. Conferencia internacional Competências globais para formação do enfermeior. 2015. (Outra).
    59. Fórum Nacional de Pesquisadores e Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Enfermagem.Linha de pesquisa em enfermagem. 2015. (Encontro).
    60. I SEMINÁRIO DE COMPLEXIDADE E ENSINO NA SAÚDE: UM COTEJO COM MORIN. 2015. (Seminário).
    61. I Simpósio Internacional Inovação no Ensino de Saúde Mental.Inovação no ensino de saúde mental no estado do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).
    62. Seminário de Saúde Mental 2015.Sessão de Encerramento. 2015. (Seminário).
    63. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASPESM. A pessoa com doença mental. 2015. (Congresso).
    64. VI Congresso Internacional da ASPESM - A pessoa, a família, a comunidade e a saúde mental. Produções expressivas representantes das emoções vivenciadas por coordenadores de transplantes na entrevista familiar. 2015. (Congresso).
    65. XIII Conferencia Iberoamericana de Educação em Enfermagem. Mestrado Profissional em Enfermagem: contribuições para processos de mudança na prática. 2015. (Congresso).
    66. SEMINÁRIO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE MENTAL SIMPÓSIOS DE INVESTIGAÇÃO. Prioridade de pesquisa em saúde mental no Brasil. 2014. (Congresso).
    67. Seminario Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Práticas inovadoras no ensino de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. 2014. (Seminário).
    68. SENADEN.A necessidade de formação pedagógica nos mestrados profissionais em enfermagem. 2014. (Seminário).
    69. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Reflexões sobre a preceptoria em um hospital universitário: um estudo de caso. 2012. (Congresso).
    70. 10º Congresso Internacional da Rede Unida. O ensino da promoção da saúde no estágio de enfermagem na estrategia dsaude da família. 2012. (Congresso).
    71. 10º Congresso Internacional da Rede Unida.. CONDIÇÕES DE ESTUDO DO ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM.. 2012. (Congresso).
    72. 10º Congresso Internacional da Rede Unida.. 2012. (Congresso).
    73. 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Perfil sociocultural da equipe multiprofissional da central de notificação, captação e distribuição de órgãos/RJ. 2012. (Congresso).
    74. Congresso Brasileiro de Saúde Mental.. Análise do processo de Formação de Enfermeiros em Saúde Mental na Perspectiva da Reforma Psiquiatrica.. 2012. (Congresso).
    75. I encontro de Pesquisa em Ensino na Saúde.A inserção do academico de enfermagem no contexto da Saúde da Família. 2012. (Encontro).
    76. II Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem e II Mostra de Trabalhos / Produtos.. 2012. (Outra).
    77. II Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem e II Mostra de Trabalhos / Produtos..Financiamento dos Mestrados Profissionais: Desafios e Possibilidades.. 2012. (Outra).
    78. II Simpósio de Pós-Graduação da Famema:Interdisciplinaridade no Ensino em Saúde e no Envelhecimento.. 2012. (Simpósio).
    79. II Simpósio de Pós-Graduação da Famema:Interdisciplinaridade no Ensino em Saúde e no Envelhecimento..Ensino em Saúde.. 2012. (Simpósio).
    80. V Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Reação emocional de adolescentes diante do diagnóstico de doença crônica: papel do serviço de saúde. 2012. (Congresso).
    81. VII Congresso Argentino de Salud Mental. Encrucijadas Eticas. 2012. (Congresso).
    82. VII Congresso Argentino de Salud Mental. 2012. (Congresso).
    83. VI Simpósio Nacional..A percepção de enfermeiros recém admitidos sobre o programa de treinamento em serviço.. 2012. (Simpósio).
    84. X Congrresso Internacionalda Rede Unida.. O Ensino da Promocão da Saúde no Estágio de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família.. 2012. (Congresso).
    85. XIII Pan American Nursing Research Colloquium. Condições de Estudo dos Alunos do Mestrado Profissional em Enfermagem. 2012. (Congresso).
    86. XIII Pan American Nursing Research Colloquium. 2012. (Congresso).
    87. 13° ENCONTRO LEIFAMS.EMOÇÕES MANIFESTADAS POR FAMILIARES DE ADOLESCENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS. 2011. (Encontro).
    88. 16° SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.O OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENFERMAGEM: IMAGEM DO ESTRANHAMENTO DOS NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM. 2011. (Seminário).
    89. 16° SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.GRUPO DE INTERESSE: MESTRADO PROFISSIONAL. 2011. (Seminário).
    90. CEBEN. A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE. 2011. (Congresso).
    91. V Encontro Nacional de Pós-Graduação na área da Saúde. 2011. (Encontro).
    92. I FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS. 2011. (Outra).
    93. SEMINÁRIO COM OS COORDENADORES DA ARAE DE ENSINO. 2011. (Seminário).
    94. SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA 13° ENCONTRO LEIFAMS.RELATOS DE PESQUISAS COM FAMÍLIA. 2011. (Encontro).
    95. SEMINÁRIO PRÉ-CONFERÊNCIA. III ENCONTRO LATINOAMERICA-EUROPA DE EDUCAÇÃO EM. 2011. (Congresso).
    96. XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem. MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS. 2011. (Congresso).
    97. 71º Semana Brasileira de Enfermagem.Educação Permanente em Enfermagem. 2010. (Encontro).
    98. IV Congresso Ibero-americano de pesquisa Qualitativa em Saúde. A dinamica subjacente ao processo de inovação das práticas pedagógicas em dois cursos de graduação em enfermagem. 2010. (Congresso).
    99. Seminário Nacional: mestrados profissionais em ensino na saúde. 2010. (Seminário).
    100. SENADEN.Responsabilidade social da educação em enfermagem. 2010. (Seminário).
    101. X Conferencia Nacional de Saúde Mental.FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL COMO DESAFIO INTERSETORIAL. 2010. (Outra).
    102. XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental.Educação permanente em saúde mental: reflexões sobre a realização de uma estratégia de âmbito municipal. 2010. (Encontro).
    103. XVII Forum de Psiquiatria.O ensino de enfermagem psiquiatrica no Rio de Janeiro. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. TAVARES, CLÁUDIA MARA MELO; Mourão, L.C. ; ABRAHAO, A.. I Seminário Enfermagem, Ensino e Saúde na Atenção Básica. 2021. Outro
    2. TAVARES, C. M. M.; GOMES, J. C. ; RIBEIRO, I. ; SEQUEIRA, C.. Membro Comissão Científica do XI Congresso d?A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 2020. Congresso
    3. TAVARES, C.M.M,; CARNEIRO, T. ; EBER, M.. XIII Encontro Nacional do FOPROF. 2019. Outro
    4. TAVARES, C.M.M,; GAMA, L. ; FERREIRA, H. ; CARVALHO, J. C. ; RIBEIRO, I.. III INOVA ENSINO NA SAÚDE. 2019. Outro
    5. CARVALHO, J. C. ; SEQUEIRA, C. ; TAVARES, C.M.M,. IX Congresso Internacional d?A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 2018. Congresso
    6. TAVARES, C.M.M,; CARNEIRO, T. ; RAMOS, E. ; EBER, M. ; ORANGE, F.. XII Fórum Nacional dos Programas Profissionais de Pós-Gradução. 2018. Outro
    7. TAVARES, C. M. M.; BRUM, A. K. ; SILVA, R.M.C.R.A. ; FERREIRA, H. ; Mourão, L.C.. II Simpósio Ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2018. Outro
    8. TAVARES, C. M. M.; SILVA, R.M.C.R.A.. I Simpósio da SAE. 2018. Outro
    9. TAVARES, C. M. M.; COUTINHO, P. ; CARNEIRO, T.. XI Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais. 2017. Outro
    10. TAVARES, CLÁUDIA MARA MELO. VIII Congresso Internacional da ASPESM 2017 - conferencista. 2017. (Congresso).. . 0.
    11. TAVARES, C. M. M.; SILVA, R.M.C.R.A. ; SOUZA, Â. C. ; MOURAO, L.. I Encontro Internacional de Pesquisa Sociopoética e Abordagens Afins. 2016. Congresso
    12. CARVALHO, J. C. ; TAVARES, C. M. M.. II Simpósio Internacional de Inovação no Ensino, na Saúde em Enfermagem. 2016. Outro
    13. COUTINHO, P. ; TAVARES, C. M. M.. X Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais - FOPROF. 2016. Congresso
    14. TAVARES, CLÁUDIA MARA DE MELO; GAMA, L. N. ; MUNIZ, M. P. ; CARVALHO, J. C. ; GAUTHIER, J.. II Encontro Internacional Sociopoetica. 2016. Outro
    15. TAVARES, C. M. M.; SEQUEIRA, C. ; CARVALHO, J. C. ; CORTEZ, E. A.. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASPESM: A Pessoa, a Família, a Comunidade e a Saúde Mental. 2015. Congresso
    16. WILSON, L. L. ; TAVARES, CLÁUDIA MARA DE MELO. Conferencia Internacional : Competencias globias para formação do enfermeiro. 2015. Outro
    17. TAVARES, C. M. M.; Cortez, Elaine ; SOUZA, Â. C. ; CARVALHO, J. C.. I Encontro Internacional Inovação no Ensino na Saúde e Enfremagem. 2015. Outro
    18. TAVARES, C. M. M.; CORTEZ, E. A. ; SOUZA, Â. C. ; GAMA, L.. I Simpósio Internacional Inovação no Ensino de Saúde Mental. 2015. Outro
    19. TAVARES, C. M. M.; SILVA, R.M.C.R.A.. IV Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem. 2014. Congresso
    20. SANTOS, I. ; SOUZA, N. V. D. O. ; DAVID, Helena Maria Sherlowski Leal. 7° Simpósio Nacional: O Cuidado Em Enfermagem e Saúde Congresso Pesquisa Qualitativa ? Sociopoética e Abordagens Afins. 2014. Congresso
    21. TAVARES, C. M. M.; Cortez, Elaine. I Encontro de Pesquisa do Mestrado Profissional Ensino na Saúde. 2012. Outro
    22. SILVINO, Z. R. ; SANTANA', Rosimere Ferreira ; CAVALCANTI, A. C. D. ; Quelucci, G.. I Fórum de integração dos mestrados profissionais em enfermagem. 2011. Congresso
    23. TAVARES, C. M. M.; RANGEL, E.. I Encontro de Pesquisa Qualitativa. 2011. Outro
    24. TAVARES, C. M. M.; RANGEL, E.. I Encontro de pesquisa qualitativa em enfermagem - abordagens metodológicas. 2011. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29