Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Helena Weber

Professora e orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na qual ocupou o cargo de Professora Titular. Atualmente é bolsista pesquisadora 1C/ CNPq e coordena o grupo de pesquisa NUCOP - Núcleo de Comunicação Pública e Política e o Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS). Integra o Conselho Gestor do INCT-DD. Como orientadora acumula a premiação de 4 teses de doutorado pelas entidades Compolitica, Compós, SBPJor; de 1 dissertação de mestrado pela Abracorp, e o Prêmio de Jovem Pesquisador da UFRGS, em Iniciação científica. Exerceu a função de coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas (Comunicação. Ciência da Informação. Museologia) junto a CAPES e titular do CTC (2011 a 2014). Também cumpriu dois mandatos como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS, onde se formou em Comunicação Social, nas habilitações Relações Públicas e Propaganda. Sua produção científica e atividades estão vinculadas a temáticas sobre comunicação política, comunicação pública. Sua produção literária é marcada por contos publicados em coletâneas e livros autorais. Integrou a coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (2003-2005); Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1991 e da UFRGS (1996-1998). Foi vice-presidente da COMPÓS e integrou a direção da COMPOLITICA. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6567845958203279 (24/06/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Avenida Ramiro Barcelos, 2705, 2 andar Santana 90035-007 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33165116 Fax: (51) 33165379 URL da Homepage: https://www.ppgcom.ufrgs.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2021-Atual. CONSTRANGIMENTOS A COMUNICACAO PUBLICA E A DESQUALIFICACAO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA Resumo: Este projeto tem por objeto de pesquisa praticas e procedimentos restritivos a comunicacao publica que serao analisadas a partir da hipotese de que a comunicacao
      Descrição: Título do projeto: CONSTRANGIMENTOS A COMUNICAÇÃO PUBLICA E A DESQUALIFICAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA Resumo: Este projeto tem por objeto de pesquisa práticas e procedimentos restritivos à comunicação pública que serão analisadas a partir da hipótese de que a comunicação pública é indicador de qualidade da democracia. Após a redemocratização do Brasil é possível identificar a valorização constitucional e investimentos políticos para seu funcionamento, mas na última década, as crises político-governamentais e gestores públicos foram impondo limitações ao seu exercício. A perda de vitalidade da comunicação pública indica a privatização da comunicação entre Estado e sociedade desqualificando e reduzindo a democracia. A perspectiva normativa da comunicação pública define as relações entre o Estado republicano e a sociedade, através de políticas de comunicação; da criação de mídias públicas; da preservação da liberdade de imprensa, assim como a participação do Estado na promoção do debate público sobre temas de interesse público. A hipótese de que a comunicação pública é indicador de qualidade da democracia exige uma pesquisa voltada à combinação de três dimensões analíticas, especificamente: a dimensão teórica que recupera a vinculação entre os conceitos ?comunicação pública?, interesse público, democracia e mídias; a dimensão genealógica que resgata a memória e aspectos históricos sobre a criação e restrições ao funcionamento da comunicação do Estado, legislação, mídias públicas e políticas de comunicação em instituições públicas e, por último, a dimensão estratégica que analisa acontecimentos públicos capazes de mobilizar o Estado, a sociedade e as mídias estabelecendo o debate público. O objetivo geral é analisar o conceito e as práticas de Comunicação Pública na democracia brasileira contemporânea, em três dimensões (teórica, genealógica e estratégica) identificando processos de valorização e de constrangimentos político-governamentais à sua execução, capazes de interferir e desqualificar a democracia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Helena Weber - Coordenador / Sandra Bitencourt de Barreras - Integrante / Carlos Locatelli - Integrante / JANAINA GOMES - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5
      Membro: Maria Helena Weber.
    2. 2018-Atual. Democracia digital, comunicacao e debate publico
      Descrição: Desenvolvimento de projetos relacionados à democracia digital, ao debate público e à comunicação pública que abrangem temas e fenômenos relacionados aos conceitos de governo eletrônico, cidadania, transparência do estado, deliberação pública, opinião pública e imagem pública, comunicação em redes e sistemas digitais. Os estudos estão voltados especificamente a quatro ordens de questões: sociais e culturais; processos eleitorais; relações entre estado, mídia, sociedade e redes sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Helena Weber - Coordenador / Marlise Brenol - Integrante / Sandra Bitencourt de Barreras - Integrante / Fiorenza Carnielli - Integrante / Carlos Locatelli - Integrante / Ana Javes Andrade da Luz - Integrante / JANAINA GOMES - Integrante / Ângelo Neckel - Integrante / Maira Baumgarten - Integrante / Laura Guerra - Integrante / Muriel Felten - Integrante / Fernanda Bastos Pires - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Maria Helena Weber.
    3. 2017-2021. VISIBILIDADES E CREDIBILIDADES DO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: DISPUTAS DE PODER E OPINIAO EM REDES DE COMUNICACAO PUBLICA
      Descrição: O objeto de pesquisa a ser estudado é constituído pelo debate público protagonizado por atores dos campos político, jurídico, jornalístico e a sociedade sobre o processo de Impeachment da presidência da república, entendido como um acontecimento público. Este debate ocorre na esfera de visibilidade pública onde interagem diferentes argumentos e estratégias de persuasão exercidas pelos atores em busca de credibilidade para seus argumentos, a favor e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Este objeto de pesquisa será abordado em três dimensões que permitem relacionar visibilidade, credibilidade e formação de opinião às categorias interesse público, interesse privado e credibilidade. Especificamente: (1) o acontecimento Público constituído pelas diferentes etapas institucionais do Processo de Impeachment na Presidência da República, incluindo a presidenta Dilma Rousseff (como acusada) e o vice-presidente Michel Temer (como substituto) que polarizam o debate; (2) o Debate Público sustentado em redes de comunicação pública pelos discursos e argumentações de atores políticos, jurídicos, jornalista e pela sociedade e (3) a formação da opinião sobre o processo de impeachment que permite identificar as principais questões de ordem pública e privada e as fontes que incidem sobre o posicionamento e ações a favor e contra do impeachment. A metodologia obedece à Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) e à metodologia de entrevista de empreendida por Gamson (2011) em relação à política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Helena Weber - Coordenador / Bruna Andrade - Integrante / Ana Javes Andrade da Luz - Integrante / JANAINA GOMES - Integrante.
      Membro: Maria Helena Weber.
    4. 2014-2015. Projeto de Monitoramento e Analise de Conteudo da Programacao da TV BRASIL
      Descrição: O Projeto de Monitoramento e Análise de Conteúdo da Programação da TV BRASIL foi desenvolvido de 1º.de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2015, conforme o convênio firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Empresa Brasileira de Comunicação visando contribuir para a ?produção da análise crítica da Ouvidoria?, de acordo com a Lei 11.652/08, de 7/4/2008 que instituiu os serviços da Radiodifusão Pública e criou a EBC; ampliar os resultados de pesquisas no campo da Comunica Pública e Comunicação Política; formular sistema de análise privilegiando indicadores vinculados aos conceitos de Comunicação Pública e aos princípios da Radiodifusão Pública; analisar a programação da TV BRASIL a partir de categorias e métricas qualificadas por sistema exclusivo de captura e classificação de dados; contribuir para a qualificação dos conteúdos e respectivos formatos de programas e produzir relatos de avaliação periódica que totalizaram 1.273 páginas em 72 relatórios. O desenvolvimento da pesquisa incluiu diferentes procedimentos com o objetivo de potencializar os resultados e equilibrar as respostas quantitativas e qualitativas relacionadas à programação da TV BRASIL e ao modo com que responde aos princípios conceituais e legais da radiodifusão pública. A metodologia do sistema de classificação permitiu a classificação técnica da programação classificada como jornalismo, infantil, entretenimento, informação, entretenimento, especiais e publicidade num total de 138 tipos de programas, 374 edições, 15.516 minutos, além de peças específicas e matérias especiais. O sistema reunia as informações relacionadas à abordagem dos temas; identificação das vozes e fontes e os aspectos da produção. A análise qualitativa sobre os conteúdos classificados era realizada em reuniões semanais, orientada por referências a conceitos relacionados à democracia, cidadania, comunicação pública e radiodifusão pública. A pesquisa apontou para a importância e o poder da televisão pública e a necessidade de qualificá-la. A partir dos resultados foram listados os aspectos positivos e negativos. A seu favor, a TV Brasil demonstra que ao discutir temas que têm impacto direto na vida política, econômica e social do país oferece subsídios ao telespectador para refletir criticamente sobre a atuação do Estado e da sociedade civil, fomenta o debate público e contribui para o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão. Os conteúdos culturais (onde se concentra a programação) e a promoção da cultura, em diferentes perspectivas, formam o vértice que articula a programação da TV Brasil e apontam para a construção da sua identidade. Em diferentes programas podem ser identificados aspectos diferenciados de valorização de grupos sociais marginalizados, realidades e comportamentos que indicam a pluralidade e as diversidades culturais, regionais e internacionais. A programação infantil, por exemplo, apresenta forte orientação educativa, abordando temas, meio ambiente e diversidades socioculturais. A programação privilegia o debate sobre temas sociais, políticos, econômicos, culturais e artísticos, onde a complexidade é valorizada, por exemplo, em relação à orientação sexual, gênero, doenças, educação infantil, a mídia e o jornalismo. A quebra de padrões de produção, linguagem, apresentadores indica a construção de um espaço competitivo de qualidade capaz de formar nova audiência. Neste sentido, novos grupos e novas produções se expõem e mostram seus talentos. A programação da emissora relacionada à recuperação da história do país se constitui em documento audiovisual relevante para a memória e o reconhecimento do público sobre a política e a sociedade brasileiras. Os aspectos considerados negativos dizem respeito, basicamente, à produção, à grade da programação, a problemas de ordem técnica e à falta de indicadores sobre audiência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Helena Weber - Coordenador / MACHADO, Maria Berenice da Costa - Integrante / BALDISSERA, Rudimar - Integrante / Sean Aquere Hagen - Integrante / BORGES, Tiago Gautier - Integrante / ROSSATO, Jean Felipe - Integrante / Basílio Sartor - Integrante / Bruna Andrade - Integrante / Claudia Diniz - Integrante / Flahane Roza - Integrante / Jéssica Trisch - Integrante / Júlia Burg - Integrante / Juliano Antunes - Integrante / Yago Nascimento - Integrante / Lisiane Perfeito - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasil de Comunicação - Cooperação. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Maria Helena Weber.
    5. 2013-2016. Constituicao da comunicacao publica no Brasil e o paradoxo da visibilidade
      Descrição: Os resultados obtidos pela pesquisa A constituição da comunicação pública no Brasil e o paradoxo da visibilidade, vinculados à Bolsa Pq1D para o período 2013-2017, permitem identificar a contribuição significativa para a precisão e a delimitação das abordagens teórico?conceitual relacionadas ao conceito comunicação pública, suas instituições e práticas. Nesse sentido, foram ampliadas as tensões teóricas em relação a formulações sobre comunicação pública, opinião pública, comunicação governamental, comunicação política e os respectivos poderes. A pesquisa foi desenvolvida a partir do recorte temático, a educação, entendida como estratégia de comunicação pública de organizações privadas e pauta jornalística. Buscou identificar o tipo de associação ao tema educação realizada por instituições privadas, ou seja, de que modo se apropriam do tema e por seu intermédio se promovem, considerando os benefícios que a associação ao tema educação traz para a imagem pública. Especialmente quando pode ser associada, facilmente, à incompetência do Estado. O tema oposto ? segurança/violência ? não foi pesquisado com profundidade. Nenhuma organização se associa a este tema, mesmo no nível da prevenção. Ao mesmo tempo é instigante porque ocupa um grande espaço na mídia de massa e a situação brasileira, por exemplo, permite que a violência alcance o patamar de maior problema do país. Ou seria a educação? A educação resolveria o problema da violência? Esses aspectos estão sendo trabalhados em artigo específico. A pesquisa sobre educação pode ser relacionada ao desenvolvimento, à emancipação social e cabe em qualquer projeto social ou mercadológico. Por todas as instituições públicas e privadas, a educação é defensável e associada ao desenvolvimento social, econômico, político e científico. A pesquisa foi realizada em 4 níveis de coleta e classificação de dados. a) campanhas públicas sobre educação - primeiro nível considera os diferentes modos de apropriação e investimentos das organizações privadas em torno de ações educacionais; b) periódicos especializados em educação - executa realiza o mapeamento de publicações especializadas em Educação c) editoria na imprensa - o terceiro nível classifica cadernos, suplementos e edições especializadas, nas principais mídias de massa, e d) tema em debate na imprensa - quarto identifica a relevância de duas pautas do âmbito da educação que geraram debate público em 2014/15 e sua abordagem nos jornais de referência do país: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as ocupações nas escolas de São Paulo contra o projeto de reorganização do ensino no estado, entre 5/10/15 a 5/11/15. Os primeiros resultados mostram o seguinte: envolvimento de dezenas de atores privados, fundações e institutos voltados à promoção de campanhas públicas, ações e prêmios dirigidos a escolas; identificação de 30 publicações especializadas em educação no país; inexistência de editorias de educação na maioria dos 27 periódicos jornalísticos, sendo que nos seus portais, mais da metade possui a editoria Educação. Os resultados relacionados às notícias sobre a discussão a respeito da BNCC e a as ocupações nas escolas de São Paulo, em jornais de referência, no período entre 16/9/15 e 31/01/16 geraram 649 notícias relacionadas a esses dois debates, sendo que 80.6% sobre as ocupações das escolas paulistas, mesmo que a BNCC tenha recebido mais de 12 milhões de contribuições, de acordo com o site do MEC. Esses números indicam que os critérios jornalísticos que podem reduzir uma temática com extenso debate público e de interesse nacional (BNCC), que acaba pouco divulgada pelos media, enquanto a outra (ocupação das escolas paulistas) obtém grande visibilidade, devido ao componente violência e arbítrio que configura como algo espetacular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Helena Weber - Coordenador / Denise Avancini alves - Integrante / Marja Pfeifer Coelho - Integrante / Sandra Eliane Bitencourt - Integrante. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Maria Helena Weber.
    6. 2010-2012. Sistemas e Estrategias de Comunicacao do Estado brasileiro, entre a visibilidade e o interesse publico
      Descrição: Este projeto de pesquisa estabelece a continuidade dos estudos sobre a comunicação política produzida pelo estado, assim como comparar e finalizar e o funcionamento de diferentes sistemas, estruturas, mídias e produtos de comunicação pública, em regimes ditatoriais e democráticos na recente história brasileira. É da comunicação do estado que se trta ? comunicação estatal -. Parte significativa da minha produção científica está diretamente relacionada a esse tema e seus desdobramentos. Os objetivos dessa proposta estão relacionados, em primeiro lugar, à análise de estruturas, mídias, produtos jornalísticos e publicitários, eventos e rotinas que caracterizam e identificam os modos de comunicação ? da atual democracia brasileira - mantidos pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a partir do levantamento quantitativo e da classificação preliminar já realizada. O segundo objetivo é comparar o estatuto de diferentes sistemas de comunicação do estado brasileiro, sob diferentes regimes políticos e, deste modo, agrupar esta pesquisa ao acúmulo de estudos anteriores, especificamente, duas pesquisas finalizadas: sobre o regime militar (Período Médici - 1969/1973) e sobre a experiência da democracia participativa num município pós-regime militar (Porto Alegre ? 1989/2003). Em terceiro lugar, busca-se contribuir para os estudos de comunicação e para a memória da comunicação da política brasileira e dos estudos sobre o uso estratégico da informação e da propaganda para diferentes governos. Essa proposta pretende analisar, em profundidade, estruturas de comunicação dos Poderes Legislativo (Senado), do Judiciário (Tribunal Superior Federal) e do Executivo (Presidência da República, Ministério da Educação, Ministério da Justiça e Ministério da Saúde) e sistemas públicos de comunicação como a Radiobrás e a TV Brasil. A importância dessa proposta está alinhada com o poder da comunicação pública gerada por esses Poderes que responde aos princípios republicanos da democr. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Maria Helena Weber - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Maria Helena Weber.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Orientadora de Camila Moreira César cuja tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio COMPOLITICA, COMPOLITICA - Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Política.. 2021.
      Membro: Maria Helena Weber.
    2. Orientadora de Marlise Brenol que recebeu a menção honrosa do Prêmio Adelmo Genro Filho de Jornalismo concedida à sua tese, SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.. 2020.
      Membro: Maria Helena Weber.
    3. Orientadora de Fiorenza Carnielli que teve sua Dissertação premiada em 2o.lugar no Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações ., ABRACORP - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.. 2016.
      Membro: Maria Helena Weber.
    4. Orientadora de Sandra Bitencourt de Barreras que recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese, na área de Ciências Sociais Aplicadas., CAPES/ MEC.. 2013.
      Membro: Maria Helena Weber.
    5. Orientadora de Carlos Locatelli que recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese, na área de Ciências Sociais Aplicadas, CAPES/MEC.. 2012.
      Membro: Maria Helena Weber.
    6. Orientadora de Thiago Gautier Borges premiado comJovem Pesquisador 2011 da área de Ciências Sociais e Humanas, no Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.. 2011.
      Membro: Maria Helena Weber.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. 1o.Congresso do INCT-DD. Paradoxos da Qualidade Democrática: tecnologia e comunicação (com Maira Baumgarten). 2018. (Congresso).
    2. Educação no Presente:o golpe de 2016 e suas diferentes faces.A mídia e o Golpe. 2018. (Seminário).
    3. Fórum de Comunicação Pública - UFSM.A comunicação pública como indicativa de qualidade da democracia. 2018. (Seminário).
    4. II Jornada de Comunicação Pública.Comunicação Pública e Política. 2018. (Seminário).
    5. I Jornada de Comunicação Pública.Comunicação Pública. 2016. (Seminário).
    6. 61ST ANNUAL ICA CONFERENCE. Politicians as Stars: The Recent Evolution of Personalization of Political Communication. 2011. (Congresso).
    7. IV Congresso ABRACORP. Estratégias e produtos de comunicação do Estado Brasileiro. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. WEBER, Maria Helena; HENRIQUES, M. S. ; LOCATELLI, C. ; LUZ, Ana ; NECKEL, A. ; GOMES, Janaína ; GUERRA, Laura F. ; ANDRADE, B. II JORNADA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA - práticas e questões normativas em Comunicação Pública. 2018. Outro
    2. WEBER, Maria Helena; Luz, Ana Javes ; CARNIELLI, Fiorenza ; ITAUSSU FILHO, A.C. ; BALDISSERA, R. ; BECKER, Camila ; NECKEL, A. ; HAUBRICH, A. ; SARTOR, B.. 7o. Congresso da COMPOLÍTICA - Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Política. 2017. Congresso
    3. WEBER, Maria Helena; BALDISSERA, R. ; MACHADO, M.B.C. ; GRUSZYNSKI, A.C ; COELHO, M. P. ; BARRERAS, S.B. ; MACHADO, M. B.. 20 Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. Congresso
    4. KUNSCH, M. ; BALDISSERA, R. ; WEBER, Maria Helena ; MOURA, C.. IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação organizacional e Relações Públicas. 2010. Congresso
    5. WEBER, Maria Helena. II Seminário Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação. 2001. (Congresso).. . 0.
    6. WEBER, Maria Helena. Em 500 anos, a mulher e a escrita. 1999. (Congresso).. . 0.
    7. WEBER, Maria Helena. Primeras Jornadas de Integración y Producción Cultural. 1997. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:57