Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Osvaldo Ronald Saavedra Mendez

Osvaldo Ronald Saavedra Mendez concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1993. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão. É co-fundador do programa de Pós-Graduação de Engenharia de Eletricidade da UFMA, fundador do Núcleo de Energias Alternativas da UFMA, Coordenou a fundação do Instituto de Energia Elétrica na UFMA. Coordenou e/ou participou em mais de 25 projetos de pesquisa e de desenvolvimento, de colaboração nacional e internacional, e de pesquisa aplicada. Organizou e colaborou na organização de vários eventos nacionais e internacionais, tanto científicos como de popularização da ciência. Foi Coordenador da Região nordeste da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e membro do Conselho Superior dessa Sociedade por dois períodos. Foi diretor vice-presidente da SBA pelo biênio 2010-2012 e membro da Comissão de Avaliação Trienal de Área - Engenharias IV- CAPES nos anos 2010 e 2013. É membro do comitê editorial de várias revistas, revisor de varios periódicos, membro da SBA e IEEE. Seus interesses abrangem operação de sistemas modernos de energia elétrica, microrredes e energias renováveis. De 2011 a 2014 foi Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão. Também foi diretor-presidente da SBA pelo biênio 2017-2018 e membro do CA-EE do CNPq (2016-2018). Atualmente coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais - INEOF. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6400934417933768 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C - CA EE - Engenharia Elétrica e Biomédica
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Maranhão, Instituto de Energia Elétrica. Av dos Portugueses 1966 Bacanga 65080040 - São Luís, MA - Brasil Telefone: (98) 32319202 Fax: (98) 33018241 URL da Homepage: www.dee.ufma.br/~osvaldo
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. MERGE - Microgrids for Efficient, Reliable and Greener Energy
      Descrição: As microrredes estão desempenhando no mundo um papel crescente na evolução do sistema elétrico tradicional em direção a uma rede mais distribuída e moderna. Embora as microrredes geralmente sejam implantadas em comunidades remotas e bases militares para fornecer independência e resiliência energética, elas agora estão fornecendo esses benefícios para comunidades locais, campi de universidades e até mesmo centros de manufatura. Por outro lado, os consumidores de energia elétrica no Brasil sofrem interrupção no fornecimento em uma média de 14,35 horas por ano (2017) causando um impacto de R$ 477,16 milhões. As microrredes com certeza serão uma alternativa para ao combate a interrupção, mas devido ao seu grande potencial gerarão benefícios em diversos aspectos. Uma microrrede adequadamente planejada pode reduzir perdas, aumentar a eficiência e criar novos modelos de negócios. Estima-se que cerca de R$ 3,2 bilhões fluirão no mercado de microrredes no Brasil até 2025 e os gastos com implementação global devem chegar a quase US $ 112 bilhões até 2026. As diferentes tecnologias referentes a fontes renováveis distribuídas, armazenamento de energia, gestão da demanda, medição inteligente e sensoriamento, veículos elétricos, sistemas de comunicação avançados, sistemas de gestão e otimização dos recursos distribuídos, etc., aparecem de forma independente e com diferentes níveis de maturidade técnica e comercial. As microrredes surgem com a função principal de coordenar e fundir as diferentes tecnologias em uma única plataforma. Como resultado dessa operação coordenada surge a possibilidade de operar as microrredes de forma isolada da rede principal, uma vez que o projeto de uma microrrede já inclui recursos físicos e de gestão para viabilizar essa operação. Nesse contexto, este projeto busca desenvolver conhecimento para antecipar oportunidades, fundamentar normas, sugerir padrões, enfrentar ameaças e gerar valor agregado por meio do estudo da implantação de aplicações reais. Serão desenvolvidas, testadas e operadas microrredes tanto em modo normal (conectado) quanto de emergência (ilhada). Além disso será feita a integração com rede de distribuição para aumentar eficiência, confiabilidade, qualidade de serviço e qualidade de energia. A integração também permitirá reduzir as perdas, emissões de gases de efeito estufa e entre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador / José Gomes de Matos - Integrante / Silvangela Lima - Integrante / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Luiz Antonio Souza Ribeiro - Integrante / Denisson Queiroz Oliveira - Integrante. Financiador(es): Companhia Piratininga de Força e Luz - Matriz - Bolsa.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    2. 2020-Atual. EOSOLAR
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Integrante / Denivaldo Lopes - Integrante / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Denisson Queiroz Oliveira - Coordenador / Clovis Bosco de Oliveira - Integrante / Felipe Pimenta - Integrante / Arcilan Assireu - Integrante / TORRES, AUDALIO REBELO - Integrante / Francisco Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Equatorial Energia - Remuneração.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    3. 2020-Atual. CLA-GRID - Microrrede com fontes de energia renovaveis para melhorar a resiliencia, a confiabilidade e a qualidade da energia no Centro de Lancamento de Alcantara
      Descrição: O objeto geral deste projeto é pesquisar, desenvolver, implementar e testar uma microrrede com fontes de energia renováveis, a ser instalada em uma área com cargas críticas e estratégicas dentro de um Centro de Lançamento Aeroespacial (CLA). A especificidade desta aplicação demanda alto nível de automação, confiabilidade e qualidade de energia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Integrante / Silvangela Lima - Integrante / Luiz Antonio Souza Ribeiro - Coordenador / Clovis Bosco de Oliveira - Integrante / DE MATOS, JOSE GOMES - Integrante. Financiador(es): Equatorial Energia - Cooperação.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    4. 2018-Atual. MICRORREDES COM FONTES RENOVAVEIS DIVERSIFICADAS
      Descrição: Nesta proposta damos continuidade as pesquisas do projeto universal anterior, comfocos a aprofundamentos específicos.Ainclusão da geração de energia a partir de correntes de maré na diversificação de microrredes preferencialmente isoladas é abordada, quanto aos benefícios da complementariedade comas fontes ?clássicas? solar e eólica. Os efeitos de diversificação e complementariedade tambémserão analisados e avaliados para os sistemas de armazenamento, tanto para microrredes isoladas e microrredes resilientes conectadas à rede. Estes estudos devembalizar a precificação da flexibilidade operacional atribuída a estas redes de uma forma mais racional, contribuindo para a sustentabilidade das microrredes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    5. 2017-Atual. INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA EM ENERGIAS OCEANICAS E FLUVIAIS
      Descrição: O tema alvo deste INCT é considerado estratégico para o desenvolvimento energético do Brasil. Os investimentos de pesquisa em energias oceânicas e fluviais nos últimos anos tem sido irrelevante no País, desestimulando a formação de recursos humanos e as atividades de pesquisa nas universidades. Esta visão está complemente conflitante com os enormes esforços e investimentos que são realizados na Europa para desenvolver técnicas para extrair energia dos oceanos e de rios com pequenas quedas, dos potenciais remanescentes de bacias hidrográficas já exploradas, de potenciais hidrocinéticos e de sistema não convencionais para geração de hidroeletricidade . O setor energético brasileiro tem concentrado seu interesse no petróleo, gás, hidroeletricidade de grande porte e recentemente, de forma ainda tímida, em energia eólica. Os indicadores de crescimento da carga e as dificuldades ambientais para construir novas usinas hidrelétricas estão levando a um aumento da participação dos combustíveis fósseis na geração de energia, colocando o Brasil na curiosa posição de andar na contramão das tendências mundiais. Pouco se conhece do potencial oceânico no Brasil; a pouca informação disponível está em estudos globais realizados do exterior. Através desta proposta pretende-se aglutinar os poucos grupos de pesquisa no Brasil com trabalhos em energia no mar, fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas ou atividades aderentes, para deflagrar um processo de colaboração consistente interinstitucional coma valiosa colaboração de especialistas internacionais que decorra na geração de conhecimento, elaboração de protótipos e a formação de recursos humanos em energia oceânicas e fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador / José Gomes de Matos - Integrante / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Segen F. Estefen - Integrante / Denisson Queiroz Oliveira - Integrante / Maamar El-Robrini - Integrante / Audalio Rebelo Torres Junior - Integrante / TIAGO FILHO, GERALDO LÚCIO - Integrante / Francisco Sávio Mendes Sinfronio - Integrante / Francisco José Silva Dias - Integrante / Felipe Pimenta - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    6. 2016-2018. micro-redes eletricas inteligentes com participacao de fontes renovaveis nao convencionais
      Descrição: A competitividade, a demanda por confiabilidade e robustez das redes de energia elétrica, além da precificação destes serviços de uma forma que representem fielmente sua qualidade, com diversificação de opções e com a participação ativa do consumidor neste mercado, são elementos que formam um novo cenário para as redes de energia elétrica, formulando novos desafios tecnológicos e estruturais. Neste escopo se encontra inserido este Projeto, com a pretensão de contribuir para a operação flexível, econômica e segura das redes inteligentes, além de investigar as necessidades de novas estruturas de mercados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador / José Gomes de Matos - Integrante / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Clovis Bosco de Oliveira - Integrante. Financiador(es): (FAPEMA) Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecn - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    7. 2014-2019. Redes Eletricas Inteligentes com penetracao de fontes intermitentes
      Descrição: Pesquisa dos problemas de operação de redes elétricas inteligentes com foco nas microrredes na presença de fontes renováveis intermitentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador / José Gomes de Matos - Integrante / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Luiz Antonio Souza Ribeiro - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    8. 2010-2015. Pesquisa e Desenvolvimento para a Implantacao de uma Usina-Laboratorio Maremotriz na Barragem do Bacanga
      Descrição: O potencial da energia oceânica, especialmente aquele disponibilizado pelas marés no interior de rios e estuários, vem sendo considerado como uma fonte promissora para incremento da potência instalada e diversificação da matriz energética. A energia maremotriz se caracteriza por ser renovável, livre de poluição, além de ser completamente previsível. Muito embora o potencial energético total das marés em todo o mundo é da ordem de 2 TW, e uma energia anual disponível da ordem de 500 TWh a 1000 TWh , apenas cerca de 20 lugares do mundo são adequados para exploração desta fonte de energia. No Brasil, as maiores amplitudes de marés se encontram na costa norte, especificamente no Maranhão, Pará e Amapá. Estudos encomendados pela ELETROBRÁS na década de 80 revelaram alguns locais potencialmente favoráveis à exploração da energia maremotriz. A baía do Bacanga constitui um caso especial. Em 1973, foi concluída a construção de uma barragem que tinha como um de seus objetivos a diminuição da distância entre a capital São Luís e o porto de Itaquí. Na época, pensou-se também em utilizar a barragem para implementação de um sistema de geração de energia elétrica a partir das marés. Objetivo Realizar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento que alicercem a implantação de uma usina-laboratório maremotriz no estuário do rio Bacanga (São Luís/MA), que envolva a geração de eletricidade utilizando a energia proveniente das marés. Trata-se de um projeto de grande porte, multidisciplinar e multi-instituicional, com os seguintes objetivos específicos: ? Levantar o potencial extraível atual do Estuário Alvo, restrições físicoambientais e socioeconômicas e conjugar estes aspectos para desenhar a solução mais adequada que atenda estes requisitos; ? Pesquisar e desenvolver turbina-piloto de baixa queda que atenda os requisitos acima; ? Pesquisar e desenvolver sistema de integração de energia usina pilotorede elétrica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Segen F. Estefen - Integrante / Sergio Augusto Trovão Santos - Integrante / Pedro Bezerra Neto - Integrante / Rafael M. Ferreira - Integrante / Márcio Costa Fernandes Vaz dos Santos - Integrante / TIAGO FILHO, GERALDO LÚCIO - Integrante / BARKETT BOTAN, ANTONIO CARLOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    9. 2010-2011. Diagnostico de Falhas em Transformadores de Potencia
      Descrição: Convênio CNPq/Universidade do Porto - 2009. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Integrante / Vladimiro Miranda - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Medalha Eduardo Campos, Secretaria de EStado em Ciência, Tecnologia e Inovação - Maranhão.. 2015.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.
    2. Homenagem Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2010 - Desenvolvimento sustentável, CNPq /FAPEMA.. 2010.
      Membro: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. SBSE.Mesa Redonda INCT´s. 2020. (Simpósio).
    2. SBSE 2020. the role of the natural gas. 2020. (Congresso).
    3. IECON 2019 45th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society. Performance Analysis and Impact of Improvements added in Ten-Years of Operation of Microgrid of Lençóis Island. 2019. (Congresso).
    4. SEPOC 2018.Energias Oceânicas. 2018. (Seminário).
    5. Workshop de Avaliação e Perspectivas de Cooperação Brasil Chile.Sistemas de armazenamento de Energia. 2018. (Oficina).
    6. International Smart Grids Regulation Seminar 2016. 2016. (Seminário).
    7. Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos.Despacho econômico e ambiental em microrredes usando algoritmo de busca direta. 2016. (Simpósio).
    8. Workshop de Hidrocinética no Norte de Brasil.Panel 3 - British Experience. 2016. (Seminário).
    9. IX Escola de Microeletrônica do Nordeste.Estado da Arte em Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Maranhão. 2014. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. Saavedra, O. R.; J.R. Torres ; SALLES, R. A. Q.. Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2013. 2013. 2013.
    2. Saavedra, O. R.; SALLES, R. A. Q. ; PEREIRA, J. C. L. ; DURANS, E.. Workshop Infovias - Tecnologias e Modelos de Negócios. 2013. Outro
    3. Saavedra, O. R.; BEZERRA NETO, P. ; PEREIRA, J. C. L. ; DURANS, E. ; SALLES, R. A. Q.. Workshop Exploração das Energias do Mar no Brasil: A Usina Piloto do Estuário do Bacanga. 2013. Outro
    4. Saavedra, O.R.. Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. 2012. (Exposição).. . 0.
    5. REIS, R. A.; Serbena, A. L. ; JOUCOSKI, E.. Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. 2011. Exposição
    6. Saavedra, Osvaldo R.. VII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente / II IEEE Latin American Robotic Symposium. 2005. (Congresso).. . 0.
    7. Saavedra, Osvaldo. Simposio Brasileiro de Automação Inteligente. 2005. (Congresso).. . 0.
    8. Saavedra, Osvaldo R.. Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial / Simpósio Brasileiro de Redes Neurais. 2004. (Congresso).. . 0.
    9. Saavedra, Osvaldo R.. 2004 IEEE International Workshop on Machine Learning for Signal Processing. 2004. (Congresso).. . 0.
    10. Saavedra, Osvaldo. Simposio Brasileiro de Inteligencia Artificial. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Osvaldo Ronald Saavedra Mendez ⇔ Bruno Gualano (1.0)
      1. Saavedra, Osvaldo. MICRO-REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES COM PARTICIPAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS NÃO CONVENCIONAIS. In: Núcleo de Planejamento Fapema. (Org.). ENERGIA, VIDA E CRIATIVIDADE: novos olhares para a ciência do Maranhão. 1ed.São Carlos. Em: . : Pedro & João Editores. 2020.v. 1, p. 34-67.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Osvaldo Ronald Saavedra Mendez ⇔ Aldaiza de Oliveira Sposati (1.0)
      1. Saavedra, Osvaldo. MICRO-REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES COM PARTICIPAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS NÃO CONVENCIONAIS. In: Núcleo de Planejamento Fapema. (Org.). ENERGIA, VIDA E CRIATIVIDADE: novos olhares para a ciência do Maranhão. 1ed.São Carlos. Em: . : Pedro & João Editores. 2020.v. 1, p. 34-67.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47