Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Mario Lucio Moreira

É Professor do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas/RS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (Mestrado/Doutorado) de Universidade Federal de Pelotas e membro permanente do programa de pós-graduação em Ciência e Eng. de Materiais. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2 na área de materiais cerâmicos. Tem doutorado em Ciências (fisíco-química) pela Universidade Federal de São Carlos (2010), mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Hoje é membro do comitê assessor cientifico da Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tem experiência na área de Físcia da Matéria Condensada com ênfase em Ciência de Materiais, dedicando-se ao estudo de propriedades físicas dos materiais cerâmicos multifuncionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotônica, Crescimento de cristais, Simulação computacional aplicada a nanomateriais, Filmes finos, Células fotovoltaicas, Analises Térmicas e Sínteses hidrotérmicas assistidas por micro-ondas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6395095165722635 (08/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Física e Matematica. Campus do Capão do Leão, Predio 5, sala 331 . 96001970 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 354 Telefone: (53) 32757584 URL da Homepage: https://ifm.ufpel.edu.br/site/?page_id=135
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Desenvolvimento de equipamento para desinfeccao de ambientes por meio da radiacao UVC
      Descrição: No ano de 2020 o mundo foi assolado por uma pandemia causada pelo Sars-CoV-2 que gera a Covid-19 assim denominada pela comunidade científica internacional. Nosso grupo de pesquisa (CCAF)l como era de se esperar não se furtou a participar diretamente do enfrentamento desta pandemia. Várias ações foram realizadas e dentre estas está o desenvolvimento de uma sistema de desinfecção de superfícies baseado em radiação UVC. Tal radiação é também proveniente do SOL porém é quase que completamente absorvida pela camada de ozônio de nossa atmosfera. Esta "filtragem" é de suma importância pois esta radiação tem o potencial de degradar camadas lipídicas e assim ser muito perigosa a vida de grande parte do seres vivos, assim como é extremamente danosa a camada lipídica que suporta as proteínas e envolve o Sars-CoV-2. Assim projetamos e construímos um equipamento que gera radiação UVC em 254 nm de forma controlada e segura, a fim de atuar sobre o vírus causador da Covid-19 e assim eliminá-lo em superfícies e ambientes médicos, odontológicos , hospitalares e comerciais na ausência de pessoas no ambiente. Tal equipamento desenvolvido por professores de Física e da Eng. de Materiais da Ufpel é fruto de um trabalho conjunto com pesquisadores da área da saúde para sua implementação. Esta interação tem motivado o desenvolvimento de soluções no tema da desinfecção por meio de UVC para outras finalidades. Assim o projeto será estendido muito além da pandemia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Pedro Lovato Gomes Jardim - Integrante / Cristian Dias Fernandes - Integrante.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    2. 2019-Atual. A Busca pela maior eficiencia de paineis fotovoltaicos por meio da utilizacao de superficies texturizada
      Descrição: Abusca por uma melhor eficiência de células fotovoltaicas temgrande importância, pois constitui fator preponderante para que a energia fotovoltaica seja mais atrativa sob o ponto de vista econômico. Pode haver diferentes vertentes para abordar o problema da baixa eficiência fotovoltaica, onde a modificação da superfície de painéis comerciais pode proporcionar resposta imediata, incrementando a taxa de absorção de luz por meio do controle topográfico desta superfície.Assim, este projeto de pesquisa tempor objetivo à busca por umaumento de eficiência de células por meio de texturização de suas superfícies, tanto por ataque por agentes texturizantes como pela utilização de Ion Beam Sputtering (IBS), a fimde maximizar a transmitância e proporcionar aprisionamento de luz. Para o estudo, serão utilizados filmes finos deAl2O3/TiO2/Nb2O5 depositados por ?DipCoating. Deste modo será possível estabelecer uma correlação entre a rugosidade das superfícies e a eficiência fotovoltaica obtida, uma vez que a rugosidade, teoricamente, atuará como umdispositivo de aprisionamento de luz na superfície da célula/painel devido à suas características ópticas, ocasionando emumaumento de absorção de luz e, consequentemente, emuma melhor eficiência fotovoltaica. Aresposta fotovoltaica será determinada por meio de um simulador solar padrão e por meio de testes ?in situ?, sob diferentes irradiações e utilizando informações do radar meteriológico para determinação da irradiância no momento das medições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Ramon Dadalto Carvalho - Integrante.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    3. 2019-Atual. Mecanismo de captura de luz em celulas fotovoltaicas por meio de vidro texturizado
      Descrição: A busca por uma melhor eficiência de células fotovoltaicas tem grande importância, pois constitui fator preponderante para que a energia fotovoltaica seja mais atrativa sob o ponto de vista econômico. Pode haver diferentes vertentes para abordar o problema da baixa eficiência fotovoltaica, onde a modificação da superfície de painéis comerciais pode proporcionar resposta imediata, incrementando a taxa de absorção de luz por meio do controle topográfico desta superfície. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo à busca por um aumento de eficiência de células por meio de texturização de suas superfícies, tanto por ataque por agentes texturizantes como pela utilização de Ion Beam Sputtering (IBS), a fim de maximizar a transmitância e proporcionar aprisionamento de luz. Para o estudo, serão utilizados filmes finos de Al2O3/TiO2/Nb2O5 depositados por ?Dip Coating. Deste modo será possível estabelecer uma correlação entre a rugosidade das superfícies e a eficiência fotovoltaica obtida, uma vez que a rugosidade, teoricamente, atuará como um dispositivo de aprisionamento de luz na superfície da célula/painel devido à suas características ópticas, ocasionando em um aumento de absorção de luz e, consequentemente, em uma melhor eficiência fotovoltaica. A resposta fotovoltaica será determinada por meio de um simulador solar padrão e por meio de testes ?in situ?, sob diferentes irradiações e utilizando informações do radar meteriológico para determinação da irradiância no momento das medições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Sergio da Silva Cava - Integrante / Mateus Meneghetti Ferrer - Integrante / Pedro Lovato Gomes Jardim - Integrante / Cristian Dias Fernandes - Integrante / RAUBACH, CRISTIANE WIENKE - Integrante / Luciano Timm Gularte - Integrante / Ramon Dadalto Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    4. 2018-Atual. Estudo da Conversao de energia via materiais multifuncionais associando tecnicas teoricas e experimentais
      Descrição: No período compreendido entre 2015 a 2017 ocorreu a consolidação de um grupo de pesquisa registrado no CNPq como Crescimento de Cristais Avançados e Fotônica (CCAF) , por meio do incremento do número de estudantes e professores integrantes do grupo. Este processo promoveu a diversificação das linhas de pesquisa, devido ao carácter multifuncional dos materiais estudados, fazendo com que a Conversão de Energia Utilizando de Nano e Mesocristais fosse aplicada a processos fotônicos diversos. Dentre estes, a utilização de compostos do tipo Perovskita como foto eletrodos de células solares (dissertação de mestrado de Tatiane Strelow Lilge), Incorporação de titânia fotoativa em madeiras (dissertação de mestrado e artigo aceito para publicação de Paula Zanatta), investigação das correlações do processo de ?down conversion? nas emissões fotônicas do BaHfO3 (dissertação de mestrado de Vanessa Delfino Kegler) e o estudo estrutural associado ao do alinhamento de bandas do ZnO@ZnS (dissertação de mestrado do estudante Efracio Mamani Flores). Desta maneira acredita-se que materiais multifuncionais, baseados em óxidos cerâmicos, nano ou mesoestruturados, conformados, particulados ou depositados em substratos são capazes de promover processos de conversão de energia. Sendo que o controle sobre os parâmetros estruturais, topográficos e eletrônicos permitem otimizar a resposta fotônica do sistema em estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    5. 2017-2017. Use of X-ray absorption spectroscopy techniques to study local order, valence changes and defect formation in decorated nanoparticles for use as energy converters in soalr cell devices
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Mário Ernesto Giroldo Valério - Integrante / Tatiane Strelow Lilge - Integrante / Rafael Uarth Fassbender - Integrante.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    6. 2017-Atual. Conversao de energia utilizando nano e mesocristais de Perovskitas: uma abordagem teorica e experimental
      Descrição: Investigar a estrutura fina de perovskitas de baixa demencionalidade através da utilização de métodos computacionais ab initio e confrontar tais dados com técnicas experimentais espectroscopicas. Apromorar a utilização de Perovskitas como meio de conversão de energia ionizante e não ionizante em luz visivel a temperaturas criogenicas, ambiente e altas temperaturas, na forma de pós e filmes finos estruturados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Juan Andrés - Integrante / Mário Ernesto Giroldo Valério - Integrante / Cava, Sergio - Integrante / Longo, E - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    7. 2016-2019. PRONUPEQ - Geracao de Energia por meio de um sistema integrado de celulas solares terceira geracao alimentando um sistema de producao de hidrogenio fotoeletroquimico
      Descrição: O uso das fontes tradicionais de energia traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica efêmera, mas por que é uma ameaça ao meio ambiente . Na esteira da questão ecológica, as chamadas ?fontes alternativas de energia? ganham um espaço cada vez maior. As fontes alternativas, energia solar, energia eólica, energia hídrica e biomassa, além de não prejudicar a natureza, são renováveis, e por isso perenes, que especialmente no Brasil, ainda carecem de investimento e pesquisa. O hidrogênio (H2), é abundante na natureza, e pode ser usado para produzir eletricidade através de células a combustível sendo considerado o ?combustível do futuro? porque sua queima produz apenas água como subproduto. Uma das técnicas disponíveis para produção de hidrogênio é a que utiliza a energia solar, mas seu uso encareceria o H2 produzido, devido ao custo elevado de implementação e manutenção dos painéis comerciais a base de silício . Portanto, o desenvolvimento de novas tecnologias que gerem H2 de forma limpa, sustentável e com preços competitivos é altamente recomendável . Na década de 70, foi mostrada a viabilidade de produzir hidrogênio pelo processo fotoeletroquímico de quebra da molécula da água gerando H2 e O2. Este processo diferencia-se dos processos tradicionais de eletrólise da água, pois a radiação solar excita um eletrodo semicondutor a base de nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2), no qual ocorre liberação de energia adicional (geração do par elétron/buraco) na superfície, que diminui o potencial externo aplicado, esse processo ficou conhecido como overwall water splitting (OWS). Na mesma linha, no final da década de 90, o grupo coordenado pelo pesquisador Dr. John A. Turner do National Renewable Energy Laboratory (NREL), desenvolveu um sistema hibrido fotoeletroquimico (PEC) / fotovoltaico (PV) como fotoanodo, apresentando uma eficiência de 12,4% na geração de H2 a partir da quebra da molécula da água, sendo o recorde atual em eficiência. No entanto, esse sistema apresenta algumas limitações como baixa estabilidade temporal em função da fotocorrosão do fotoanodo e o alto custo de produção dos materiais. O silício é um elemento abundante, não poluente, que responde bem ao espectro solar e tem suas características amplamente conhecidas e produção em escala consolidadas. Estes fatos o habilitariam como bom candidato a fotoeletrodo para sistemas PEC. No entanto, sua utilização apresenta algumas restrições devido às suas características intrínsecas. Pois, o Si é um semicondutor de pequeno band gap, com uma configuração de bandas de energia e tensão fotogerada insuficientes para realizar processo espontâneo de redução e oxidação da água. Além disso, tende a oxidar, criando uma camada isolante, ao reagir com a água no processo de fotogeração. Ainda se faz necessária a busca por semicondutores alternativos com características adequadas para a reação de OWS. Neste sentido, são necessários estudos científicos criteriosos buscando novos materiais que apresentem absorção da radiação solar no espectro visível, alta estabilidade temporal e baixo custo de produção. As perovskitas semicondutoras como titanatos de alcalinos terrosos são cerâmicas com propriedades interessantes para aplicação como eletrodos para a produção de energia, pois satisfazem os três critérios estabelecidos acima. O Titanato de Bário (BTO) é uma perovskita com aplicações em termistores e capacitores cerâmicos de multicamada e ainda a eletro-cerâmica BTO, aliada ao controle da sua morfologia pode ser aplicável em dispositivo de armazenamento de carga. O caráter semicondutor dessa perovskita é devido ao seu band gap de aproximadamente 3.2-3.5 eV, similar ao do TiO2. O BTO apresenta ainda espectro de fotoluminescência em uma faixa condizente com o espectro solar e com baixa intensidade o que indica alto tempo de recombinação eletrônica nas bandas de energia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Sergio da Silva Cava - Integrante / Raubach, Cristiane W. - Integrante / Tatiane Strelow Lilge - Integrante / Pedro Lovato Gomes Jardim - Integrante / Cristian Dias Fernandes - Integrante / Luciano Tin Goulart - Integrante / Raquel Silva Thomaz - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    8. 2014-2017. Fotonica de mesocristais Ceramicos a base de BaHfZrO3 e BaHfO3
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as transições eletrônicas em sistemas do tipo perovskita (BaHfZrO3 e BaHfO3) sintetizados via hidrotermalização assistida por micro-ondas. Estes processos de transição eletrônica podem explicar a origem de emissões fotônicas e permitir empregar tais sistemas a células fotovoltaicas de perovskitas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Sergio da Silva Cava - Integrante / Diogo Paschoalini Volanti - Integrante / ANDRES, JUAN - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    9. 2013-2015. Cintiladores nano e meso estruturados de BaHfZrO3
      Descrição: Este projeto tem como objetivo crescer amostras policristalinas nano e meso estruturadas de Zirconato de Bário, BaZrO3, dopados ou em solução solida com háfnio, pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas. Este método permite a utilização de baixas temperaturas (100 a 190°C) e tempos curtos da ordem de 1 a 160 min. Nesta etapa o controle sobre as características morfológicas e dimensionais dos cristais serão priorizadas, através das condições de síntese e secagem dos pós cerâmicos obtidos. Em um segundo momento as caracterizações estruturais servirão para controlar os sucessos ou insucessos de cada síntese, bem como para identificar correlações com as propriedades luminescentes do composto. Com o intuito de potencializar as propriedades cintiladoras/luminescentes do composto puro já estudada pelo grupo o elemento háfnio será introduzido em substituição ao zircônio na rede periódica do composto. A escolha do Háfnio é motivada pela semelhança química entre o elemento dopante e o zircônio, doravante denominado como formador de rede. Adicionalmente a semelhança entre eles e também o prévio conhecimento de que o Háfnio possui capacidade cintilante intrínseca potencializa o interesse deste elemento como dopante dos sistema. A interpretação das emissões cintilante e fotoluminescentes serão tomadas como ponto central do projeto. A emissão de ambas tem origem em um decaimento eletrônico, porem separamos em cintilantes e luminescentes devido ao tipo de excitação utilizada para cada caso, facilitando a discussão de ambas conjuntamente. Com a introdução do Háfnio esperamos obter uma significativa intensificação da emissão luminescente proveniente de uma excitação não ionizante e cintilante a qual provem de uma excitação ionizante como raios X. Para melhor compreender os processos envolvidos na excitação e decaimento radiativo serão realizadas simulações computacionais de primeiros princípios para correlacionar as dados estruturais com as propriedades cintilante e luminescente em cada caso. As caracterizações cintilante e luminescente serão realizadas nas dependências do Laboratório Interdisciplinar de Física Aplicada a Materiais (LFM) do Departamento de Física da Universidade Federal de Pelotas, mediante a aquisição de um espectrofotômetro, o qual é parte central da proposta deste projeto. O espectrofotômetro também será utilizado para medidas de cintilação usando radiação ionizante na faixa dos raios X. Estas medidas serão realizadas utilizando-se como fonte de raios X o um difratômetro de raios X (Shimadzu) com radiação CuKa a 40 kV e 40 mA da Engenharia de Materiais da UFPel e como detector o próprio espectrofotômetro. Dispositivos óticos baseados em materiais semicondutores, tais como diodos emissores de luz ou lasers de diodos convencionais, possuem uma dinâmica rica e complexa quando acoplados em diferentes configurações ou quando são sujeitos a diferentes tipos de perturbações. Desse modo, propomos investigações experimentais de propriedades dinâmicas de dispositivos óticos baseados em semicondutores, As caracterizações estruturais serão realizadas em parte nos laboratórios da Engenharia de Materiais da UFPEL como é o caso da difração de Raios X, para determinação das fases presentes nas amostras e EDX para a confirmação da composição da amostra do ponto de vista da quantitativo e qualitativo. Algumas caracterizações estruturais como espectroscopia Raman, imagens de microscopia eletrônica de Varredura e transmissão poderão ser realizadas sem ônus em grupos parceiros como O Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) na cidade de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Sergio da Silva Cava - Integrante / Andrés, Juan - Integrante / Cristian Bonatto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Lucio Moreira.
    10. 2010-2012. Nano e mesocristais de Zirconato de Bario: abordagem teorica e experimental
      Descrição: Desenvolver metodologias adequadas para a interpretação de estruturas meso cristalinas do zirconato de bario utilizando-se de tecnicas teoricas e experimentais adequadas. Esta abordagem tem o intuito de compreender a origem de as relações da estrutura cristalina e eletrônica de materiais cerâmicos com suas propriedades ópticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Lúcio Moreira - Coordenador / Elson Longo - Integrante / José Arana Varela - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Mario Lucio Moreira.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. XVIII Brazilian MRS meeting. Perovskites cells: MgTiO3 nanocrystals as non-sensitized photo electrodes. 2019. (Congresso).
    2. XVIII Brazil MRS Meeting.On the optical properties of the Fe-Doped BaZrO3 for potencial application of solar cells. 2019. (Encontro).
    3. XVIII Brazil MRS Meeting.Approach on structural and optical properties of molybdate magnesium. 2019. (Encontro).
    4. XVIII Brazil MRS Meeting.Electronic and structural properties modeling of the CaMoO4. 2019. (Encontro).
    5. XVIII Brazil MRS Meeting.Performance of Nb2O5 application in dye-sensitized solar cell. 2019. (Encontro).
    6. XVIII Brazil MRS Meeting.Electronic and structural characteristics of MgTiO3. 2019. (Encontro).
    7. XVIII Brazil MRS Meeting.High-transmittance nanostructured thin film applied to solar cell encapsulation. 2019. (Encontro).
    8. XVIII Brazil MRS Meeting.The photocatalytic efficiency of Nb2O5 in different thermal treatments. 2019. (Encontro).
    9. XVIII Brazil MRS Meeting.Experimental and Theoretical Study of C3A with the Computational Package CRYSTAL.. 2019. (Encontro).
    10. XVIII Brazil MRS Meeting.Structural and Electronic Properties of bulk ZnX (X = F, O, S, Se, Te) and ZnO/ZnF2: A DFT Investigation within PBE, PBE + U, and hybrid-HSE Functionals. 2019. (Encontro).
    11. XVIII Brazil MRS Meeting.Electronic and structural properties modeling of the CaMoO4. 2019. (Encontro).
    12. XVIII Brazil MRS Meeting.Theoretical study of MgMoO4 using calculations of first principles. 2019. (Encontro).
    13. XVIII Brazil MRS Meeting.Electronic and structural characteristics of MgTiO3. 2019. (Encontro).
    14. XVIII Brazil MRS Meeting.On the optical properties of the Fe-Doped BaZrO3 for potencial application of solar cells. 2019. (Encontro).
    15. XVIII Brazil MRS Meeting.Theoretical validation of vibrational modes of BiOBr. 2019. (Encontro).
    16. XVIII Brazil MRS Meeting.Potassium Niobate for application in photovoltaic devices. 2019. (Encontro).
    17. XVIII Brazil MRS Meeting.Study Local of Octahedral Cluster ZrO6 Pure and Doped with Yb in the Matrix BaZrO3. 2019. (Encontro).
    18. XVIII Brazil MRS Meeting.Non-sensibilized photoelectrode of ZnO decorated with ZnS for solar cells. 2019. (Encontro).
    19. XVIII Brazil MRS Meeting.Electromagnetic simulation of perovskite solar cells with embedded plasmonic core-shell nanoparticles. 2019. (Encontro).
    20. XVIII Brazil MRS Meeting.An ab-initio investigation on electronic structure and optical properties of plasmonic nanoparticles coated with TiO2 for third generation solar cells. 2019. (Encontro).
    21. XVIII Brazil MRS Meeting.Theoretical study of morphological paths modification of Cu2O applied to the photonic properties. 2019. (Encontro).
    22. XVIII Brazil MRS Meeting.Photonic study of pH-dependent calcium molybdate synthesis. 2019. (Encontro).
    23. XVIII Brazil MRS Meeting.Potassium niobate as a photoelectrode for dye-sensitive solar cell. 2019. (Encontro).
    24. XXI Encontro de Pós-Graduação, da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão.XXI Encontro de Pós-Graduação, da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. (Encontro).
    25. 28 RAU Annual Users Meeting/ CNPEM.Study of the structural and optical properties of the BaTiO3@CaF2 system. 2018. (Outra).
    26. Internacional Conference on Science Engineering and Technology.Evaluation of the use of different precursors to obtain Nb2O5 by microwave assisted hydrothermal synthesis. 2018. (Outra).
    27. IX Workshop in Complecity of Water and Other Liquids.Energy conversion: a theoretical and experimental approach. 2018. (Outra).
    28. XVII Brazilian MRS meeting. Energy conversion: a theoretical and experimental approach.. 2018. (Congresso).
    29. XX Encontro de Pós-Graduação, da 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão.XX Encontro de Pós-Graduação, da 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Encontro).
    30. XIX Encontro de Pós-Graduação, da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão.XIX Encontro de Pós-Graduação, da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Encontro).
    31. XVI Brazilian MRS meeting. Exploring morphology and physical properties of solution - processed inorganic materials. 2017. (Congresso).
    32. II Workshop de Difração de Raios X do Centro de Microscopia.Correlação da técnica de difração de Raios X e outras técnicas analíticas. 2016. (Outra).
    33. XIII Encontro da SBPMat.Study of barium zirconate vibrational modes by computer simulation. 2014. (Encontro).
    34. XIII Encontro da SBPMat.Hydrogen Production from Rice Husk Gray Obtained in the Pyrolysis Process. 2014. (Encontro).
    35. XIII Encontro da SBPMat.C3A phase pure obtained by the chemical synthesis of polymeric precursosrs. 2014. (Encontro).
    36. XIII Encontro da SBPMat.Application of nanostructured titanium dioxide powder as wood treatment of Pinus ellioti Engelm. 2014. (Encontro).
    37. XIII Encontro da SBPMat.Crystal Growth and photonic emission of BaCeZrHfO3. 2014. (Encontro).
    38. XIII Encontro da SBPMat.Refractory properties of the alumina obtained by chemical synthesis. 2014. (Encontro).
    39. I Encontro de Físicos do Sul.Quantum mechanical modeling of excited electronic states and their relationship to cathodoluminescence of BaZrO3. 2013. (Encontro).
    40. XII Encontro da SBPMat. 2013. (Encontro).
    41. XXXIX International Conference Theoretical Chemists of Latin En Expression. Structural and Electronic Structure of Luminescent BaCeHfZrO3. 2013. (Congresso).
    42. International Conference on Defects in Insulating Materials/ Computer Simulations of Radiation Effects Solids 2012. Energy conversion evaluated from structural parameters of BaHFZrO3: the convolution of theoretical and experimental insights. 2012. (Congresso).
    43. XI Encontro da SBPMat.Scintillator properties of MgTiO3 powders prepared by the complex polymerization method. 2012. (Encontro).
    44. XXXVIII Congress of Theoretical Chemists of Latin Expression. Energy conversion evaluated from structural parameters of BaHFZrO3: the convolution of theoretical and experimental insights. 2012. (Congresso).
    45. X Encontro da SBPMat. Energy conversion evaluated from structural parameters of BaHfZrO3: The convolution of theoretical and experimental insights.. 2011. (Congresso).
    46. II Simposio Paulista de Nanotecnologia. 2010. (Simpósio).
    47. I Simposio de Nanomateriais do Centro-Oeste. 2010. (Simpósio).
    48. IX Encontro da SBPMat. Thermal and Non-thermal Effects in Microwave-assisted Hydrothermal: SrTiO3 the case of study. 2010. (Congresso).
    49. Reunião Anual de Usuarios - RAU. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. CAVA, SÉRGIO DA SILVA ; RATMANN, C. W. R. ; Moreira, M L ; Jardim, P.L.G.. XVIII Brazilian MRS meeting, G - Photonics of Materials: Solar Cells, Photocatalysis, Luminescence and Physical Optics. 2019. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Mário Lúcio Moreira ⇔ Márcia Foster Mesko (2.0)
      1. ALMEIDA, SUELEN R. ; ELICKER, CAROLINA ; VIEIRA, BRUNO M. ; CABRAL, THAYSSA H. ; SILVA, ADRIANA F. ; SANCHES FILHO, PEDRO J. ; Raubach, Cristiane W. ; HARTWIG, CARLA A. ; Mesko, Marcia F. ; Moreira, Mario L. ; Cava, Sergio. Black SiO2 nanoparticles obtained by pyrolysis of rice husk. DYES AND PIGMENTS. v. 164, p. 272-278, issn: 0143-7208, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Raubach, Cristiane W. ; Krolow, Matheus Z. ; Mesko, Marcia F. ; Cava, Sergio ; Moreira, Mario L. ; Longo, Elson ; Carreño., Neftalí L. V.. Interfacial photoluminescence emission properties of core/shell Al2O3/ZrO2. CrystEngComm (Cambridge. Online). v. 14, p. 393-396, issn: 1466-8033, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mário Lúcio Moreira ⇔ Zélia Soares Macedo (1.0)
      1. LILGE, TATIANE STRELOW ; ANDRADE, ADRIANO BORGES ; BEZERRA, CLAUDIANE DOS SANTOS ; BISPO, GIORDANO FREDERICO DA CUNHA ; MACEDO, ZÉLIA SOARES ; MOREIRA, MARIO LUCIO LÚCIO ; VALERIO, MÁRIO ERNESTO GIROLDO. Influence of Eu valence in the optical activity of BaTiO 3 decorated with CaF 2 synthesized by microwave-assisted hydrothermal method. DALTON TRANSACTIONS. v. 49, p. 8540-8548, issn: 1477-9226, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mário Lúcio Moreira ⇔ Rafael Ratto de Moraes (1.0)
      1. CRUZEIRO, MÁRIO THADEO R. ; MORAES, FERNANDO A. ; KAIZER, MARINA R. ; MOREIRA, Mário Lúcio ; ZHANG, YU ; MORAES, RAFAEL R. ; CAVA, SERGIO S.. Functionalized pink Al 2 O 3 :Mn pigments applied in prosthetic dentistry. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY. v. 118, p. 771-777, issn: 0022-3913, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mário Lúcio Moreira ⇔ João Batista Lopes Martins (1.0)
      1. FERRER, MATEUS M. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; DE FARIA, BRUNO V. ; MARTINS, JOÃO B.L. ; MOREIRA, MÁRIO L. ; SAMBRANO, JULIO R.. Quantitative evaluation of the surface stability and morphological changes of Cu2O particles. HELIYON. v. 5, p. e02500, issn: 2405-8440, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30