Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Paulo Jorge Parreira dos Santos

Paulo Jorge Parreira dos Santos concluiu doutorado em Oceanografia em 1995 pela Université de Bordeaux I (França). Professor Titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco desde 2017. Desde 2013 é o Coordenador da Área de Biodiversidade, desde 2015 é membro titular do CTC-ES e desde 2021 é membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência nos seguintes temas: meio- e macrobentos, Copepoda Harpacticoida, ecologia de manguezais, de recife, de praias arenosas e de mar profundo, monitoramento ambiental, efeitos de impactos antrópicos e mudanças climáticas na biodiversidade. Já concluiu a orientação de mais de 40 Dissertações e Teses de pós-graduação. Atua como revisor ad-hoc de periódicos nacionais e internacionais e para diversos órgãos de fomento. De 2011 até à presente data publicou mais de 40 artigos em periódicos indexados no WoS e/ou Scopus, tendo alcançado fator h=17 nas bases do WoS/Publons e do Scopus. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6198078928847096 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Zoologia. Depto de Zoologia - CCB - UFPE Cidade Universitaria 50670420 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21268353 Ramal: 8854 Fax: (81) 21268359 URL da Homepage: www.ufpe.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Oceanografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Avaliacao da severidade e monitoramento do impacto por oleo nas praias e recifes do litoral do Nordeste, atraves do uso de multiplas abordagens, ferramentas e tecnologias inovadoras.
      Descrição: O objetivo do projeto é avaliar em praias e recifes de Pernambuco os impactos do óleo tanto na estrutura das comunidades e densidade populacional de organismos chave quanto nos seus padrões de atividade, danos ao desenvolvimento dos organismos, efeitos no potencial reprodutivo de grupos biológicos selecionados através do uso de ampla variedade de ferramentas, ou indicadores biológicos de impacto, e de tecnologias inovadoras. Além disso, o projeto objetiva investigar as potenciais assinaturas geofísicas específicas causadas pelo derramamento de óleo que atingiu as praias de Pernambuco, Nordeste do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / ESTEVES, ANDRÉ M. - Integrante / BEZERRA, BRUNA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.
    2. 2019-Atual. Efeitos potenciais do aumento do nivel do mar sobre a meiofauna do mesolitoral de ambiente recifa
      Descrição: Este projeto tem como objetivos: 1- Caracterizar e diferenciar a comunidade da meiofauna e pequena macrofauna colonizadora de ambiente recifal nas zonas bentônicas de mesolitoral e de infralitoral; 2- Investigar, através de experimentos de transplante, possíveis mecanismos de alteração na diversidade de Harpacticoida, Nematoda, Tardigrada, Polychaeta, Tanaidacea e Amphipoda e na estrutura da comunidade de mesolitoral quando submetida a condições de infralitoral; 3- Caracterizar e diferenciar a comunidade meio- e macrofaunistica colonizadora de obras de engenharia para contenção dos efeitos da elevação do nível do mar já existentes, levando em consideração o tipo de material estrutural, suas características físicas e a distância ao recife natural mais próximo; 4- Apontar através de experimentação materiais artificiais que possam ser associados às obras de proteção costeira contra os efeitos da elevação do nível do mar que indiquem uma colonização adequada da comunidade bentônica enquanto indicadora da qualidade ambiental dos ambientes costeiros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / Marina de Siqueira Barroso - Integrante / Caroline Cibelly Correia Clemente - Integrante / Catarina Araújo-Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.
    3. 2017-Atual. Efeito da reducao do pH e elevacao da temperatura da agua do mar sobre a macrofauna de recifes costeiros, projecoes e analise de riscos futuros.
      Descrição: O projeto tem por objetivo investigar os efeitos de diferentes níveis de pH e de temperatura da água do mar sobre a estrutura da comunidade de crustáceos peracáridos da macrofauna em recifes costeiros, assim como avaliar a resposta de grupos de espécies que apresentam diferentes estratégias reprodutivas a estes impactos. Adicionalmente, objetiva-se modelar a distribuição atual e futura das espécies destes grupos que são naturalmente encontradas no litoral de Pernambuco, de acordo com diferentes cenários futuros de mudanças climáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / Catarina Araújo-Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.
    4. 2015-Atual. Efeitos potenciais das mudancas climaticas globais relacionadas ao pH e a temperatura da agua do mar sobre a comunidade de meiofauna e associacao de Copepoda Harpacticoida.
      Descrição: Este projeto tem como objetivos: 1- Avaliar o efeito sinergético do aumento da acidez e da temperatura da água do mar sobre a estrutura da comunidade de meiofauna e sobre a associação de Copepoda Harpacticoida em substrato artificial; 2- Avaliar a variação temporal do efeito sinergético do aumento da acidez e da temperatura da água do mar sobre a estrutura da comunidade de meiofauna e sobre a associação de Copepoda Harpacticoida em substrato fital natural; 3- Avaliar o efeito sinergético do aumento da acidez e da temperatura da água do mar sobre os parâmetros populacionais das espécies numericamente dominantes de Copepoda Harpacticoida ao longo de diferentes gerações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / Marina de Siqueira Barroso - Integrante / Karla Paresque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.
    5. 2012-Atual. Avaliacao de Unidades Artificiais de Substrato (UAS) em estudos de impacto ambiental sobre a meiofauna de ambientes estuarinos e recifais.
      Descrição: O presente projeto tem como objetivos: ? Testar o uso de diferentes UAS enquanto estimadores adequados da densidade da meiofauna e da diversidade de Copepoda Harpacticoida em área estuarina e recifal; ? Avaliar se a UAS selecionada para áreas estuarinas apresenta sensibilidade ao efeito de cobertura de cianobactérias sobre a colonização da meiofauna e se isto depende do histórico de eutrofização (presença de tapetes extensos de cianobactérias) do ambiente estuarino considerado; ? Avaliar se a UAS selecionada como estimadora da riqueza de Copepoda Harpacticoida em ambiente recifal é sensível a diferenças dos níveis de pressão antrópica entre ambientes recifais. (Proc. 305417/2011-8).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / Sarmento, Visnu - Integrante / Aliny Fernanda Barreto - Integrante / Ana Bolena Harten Pinto Costa - Integrante / Coriander Costa de Lucena - Integrante / Júlia Rodrigues Neves - Integrante / Heloina R.R.L. Paiva - Integrante / Marina de Siqueira Barroso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.
    6. 2012-Atual. Efeito experimental de mudancas climaticas sobre a comunidade de meiofauna e associacao de Copepoda Harpacticoida
      Descrição: Este estudo objetiva investigar os efeitos sinergéticos de diferentes níveis de pH e de temperatura da água do mar, que podem ser determinados pelas mudanças climáticas globais, sobre a comunidade de meiofauna e de Copepoda Harpacticoida dos recifes de coral da praia de Serrambi (Ipojuca, Pernambuco).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / Sarmento, Visnu - Integrante / Marina de Siqueira Barroso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.
    7. 2012-Atual. Efeito da reducao do pH e elevacao da temperatura da agua do mar sobre a meiofauna de recifes costeiros
      Descrição: Este estudo tem como objetivo investigar através de experimentos de longo prazo os efeitos sinergéticos de diferentes níveis de pH e de temperatura da água do mar, que podem ser determinados pelas mudanças climáticas globais, sobre a comunidade de meiofauna e sobre os parâmetros populacionais de Copepoda Harpacticoida de fital de recifes de coral. (Proc. 482479/2012-4).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Jorge Parreira dos Santos - Coordenador / André Morgado Esteves - Integrante / Sarmento, Visnu - Integrante / Marina de Siqueira Barroso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Paulo Jorge Parreira dos Santos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. Semana de Formação Pedagógica.Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão nos currículos dos Cursos de Graduação.. 2017. (Encontro).
    2. Workshop de Avaliação da UFMG.Avaliação Quadrienal na Área de Biodiversidade. 2017. (Oficina).
    3. XXXIII ENPROP.Assimetrias Regionais e Intra-regionais da Pós-Graduação Brasileira. 2017. (Encontro).
    4. 5º Simpósio de Ecologia Teórica.O papel da pós-graduação e do periódico Natureza e Conservação nos avanços da ciência ecológica no Brasil. 2016. (Simpósio).
    5. 5º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. O sistema de avaliação e o crescimento da Área de Biodiversidade na CAPES. 2015. (Congresso).
    6. 5º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Avaliação experimental das respostas de organismos da meiofauna tropical a impactos antrópicos. 2015. (Congresso).
    7. Simpósio Internacional: redes colaborativas e documentação digital sobre Biodiversidade na Iberoamérica.CAPES: Políticas estratégicas, programas de pós-graduação e coleções biológicas na nova era da taxonomia. 2015. (Simpósio).
    8. Workshop do PPG Biodiversidade Neotropical.Avaliação de Cursos de Pós-Graduação na área de Biodiversidade.. 2014. (Outra).
    9. 4 BIOINDEX.Biomonitoramento de áreas marinhas e estuarinas: uso da fauna bentônica.. 2013. (Encontro).
    10. Semana do Meio Ambiente 2013.Avaliador de posters do tema: Escassez de Água - Seca de Vida. 2013. (Encontro).
    11. Scientific Meeting Brazil-TAMU: Science and Education Internationalization.Dynamics of Benthic Invertebrates Laboratory: A Synthesis of Recent Results. 2012. (Encontro).
    12. Seminário de Avaliação e Planejamento Estratégico: PPGDIBICT em números..Qualis e proposta de avaliação de PPGs na área de Biodiiversidade.. 2012. (Seminário).
    13. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. Mesa Redonda Pesquisa e Pós-Graduação. 2012. (Congresso).
    14. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. Avaliador dos Trabalhos Científicos da área: Outros. 2012. (Congresso).
    15. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. Símpósio Pequenos e Quase Esquecidos Metazoários: Filogenia, Diversidade e Taxonomia.. 2012. (Congresso).
    16. 3º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. 2011. (Congresso).
    17. Semana do Meio Ambiente - Evolua. Repense seus hábitos..Julgamento de trabalhos.. 2011. (Encontro).
    18. 14th International Meiofauna Conference. 2010. (Congresso).
    19. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas.Ecologia e Clima. 2010. (Simpósio).
    20. Semana do Meio Ambiente - Sua escolha, nosso Futuro..Oceanos: ecossistema a ser preservado.. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Paulo Jorge Parreira dos Santos ⇔ Maria Tereza dos Santos Correia (1.0)
        1. COELHO, L. C. B. B. ; Coriolano, Marília Cavalcanti ; Melo, Cristiane Moutinho Lagos ; Silva, Flávio de Oliveira ; SCHIRATO, GIULIANA VIEGAS ; PORTO, Camila Souza ; SANTOS, PAULO JORGE PARREIRA ; CORREIA, M. T. S. ; PORTO, Ana Lúcia Figueiredo ; Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos. Parkia pendula Seed Lectin: Potential Use to Treat Cutaneous Wounds in Healthy and Immunocompromised Mice. Applied Biochemistry and Biotechnology. v. 172, p. 2682-2693, issn: 0273-2289, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:48