Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Flares Baratto Filho

Possui Graduação em Odontologia e Especialização em Endodontia pela PUC/PR, Mestrado em Endodontia pela UNAERP/SP, Doutorado em Endodontia pela FOP/PE e Pós-Doutorado em Endodontia pela FORP/USP. É professor na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), atuando na disciplina de Endodontia, como Editor-chefe do periódico RSBO e como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Saúde e Meio Ambiente e de Engenharia de Processos. Atua também como professor de Endodontia na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e como Coordenador do Curso de Especialização em Endodontia do Instituto Odontológico das Américas (IOA). Foi professor da Universidade Positivo de 2004 a 2020, onde atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado profissional e Doutorado acadêmico), tendo coordenado a implantação e liderado o grupo que levou o Programa à nota 5. Na UP também atuou na Coordenação do Curso de Odontologia, na Direção da Área de Saúde e Ciências Biológicas e na Direção do Stricto Sensu. Tem experiência em pesquisa, docência e gestão na área de Odontologia e Saúde, sendo bolsista produtividade nível 2 do CNPq. No Google acadêmico possui índice h=26 e índice i10= 73, e no Scopus apresenta índice h=17. Site: www.flaresbarattofilho.com.br . (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6136084692276376 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade da Região de Joinville, Departamento de Odontologia. Rua Paulo Malschitzki Zona Industrial Norte 89219710 - Joinville, SC - Brasil Telefone: (47) 34619099
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Odontologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-2020. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS E SOFTWARES ODONTOLOGICOS
      Descrição: Esse projeto tem como objetivo desenvolver aplicativos, tanto para a plataforma IOS quanto Android, bem como softwares com a finalidade de facilitar os processos e/ou aprendizado na Odontologia. Dentro desse contexto serão realizados o desenvolvimento de apps facilitadores de aprendizagem com uma plataforma de textos, imagens e vídeos. Nessa plataforma também teremos atualizações constantes e um quiz para testar o conhecimento dos alunos. Dentro desse grande projeto também teremos app facilitadores de pesquisas, com perguntas e respostas para pacientes submetidos a determinado tipo de procedimento. Por fim, teremos os softwares gerenciais de processos dentro do curso de graduacao e pos-graduaçao.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flares Baratto Filho - Integrante / Rafaela Scariot - Coordenador.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    2. 2018-Atual. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS ODONTOLOGICOS
      Descrição: O avanço tecnológico traz grandes benefícios e desafios para a prática odontológica. Existem indícios que a ação de peróxidos de hidrogênio pode diminuir a adesão dos acessórios ortodônticos, favorecendo sua remoção. O surgimento dos alinhadores estéticos feitos de materiais poliméricos está revolucionando a ortodontia, sendo o poliuretano o material mais recentemente empregado. Portanto, os objetivos desse projeto são: 1) Desenvolver produtos à base de peróxido de hidrogênio e técnicas que facilitem a remoção dos bráquetes ortodônticos; 2) Desenvolver produtos e testar métodos de produção de polímeros à base de poliuretanos que promovam movimentação dentária adequada sem perder as características estéticas exigidas pelos pacientes; 3) Avaliar o desempenho biomecânico de diferentes tipos de acessórios ou dispositivos utilizados na correção dos desequilíbrios dentofaciais. Os estudos serão realizados por meio de ensaios mecânicos de resistência, análise da interface dos materiais em microscopia eletrônica de varredura (MEV) e softwares 3D. Os resultados serão submetidos à análise estatística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Flares Baratto Filho - Integrante / Célia Maria Condeixa de França Lopes - Integrante / Vinicius Laranjeira Barbosa da Silva - Coordenador.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    3. 2018-Atual. AVALIACAO DAS PROPRIEDADES FISICO-QUIMICAS E MECANICAS DE MATERIAIS RESTAURADORES DIRETOS E INDIRETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
      Descrição: O desempenho clínico de restaurações diretas e indiretas está relacionado as suas propriedades físicas e mecânicas. Propriedades estas como, o grau de conversão, contração de polimerização, resistência mecânica (compressão, tração e flexão), módulo de elasticidade, resistência ao desgaste, textura superficial, resistência adesiva, dureza, sorção de água e solubilidade, coeficiente de expansa?o te?rmica, radiopacidade e estabilidade de cor. Portanto, os estudos avaliarão tais propriedades, in vitro, ex-vivo e/ou in-vivo de diferentes materiais restauradores indicados para restaurações diretas e indiretas, por meio de testes laboratoriais, ensaios mecânicos de resistência, análise da interface dos materiais em microscopia eletrônica de varredura (MEV) e testes in-vivo para determinar o comportamento clínico desses materiais. Os resultados obtidos serão analisados através de análises estatísticas apropriadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Flares Baratto Filho - Integrante / Luiz Carlos Machado Miguel - Integrante / Ana Paula Ribeiro Bonilauri Ferreira - Coordenador.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    4. 2018-Atual. DESEMPENHO DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE E/ OU RESTAURADOS COM PINOS DE FIBRA DE VIDRO
      Descrição: Um elemento dental com grande destruição coronária necessita ser reabilitado com retentor intrarradicular associado à uma coroa protética. Para o sucesso clínico desta modalidade de reabilitação, devemos considerar, tanto a qualidade do tratamento endodôntico (técnica e material obturador), quanto a qualidade do tratamento protético (retentor intrarradicular e coroa). Dessa forma, o objetivo deste projeto é avaliar a resistência de união de novos pinos de fibra de vidro desenvolvidos em parceria com a FGM após diferentes tratamentos de superfície dos retentores e da dentina radicular em dentes tratados endodonticamente. Serão selecionados dentes unirradiculares que terão as coroas removidas e as raízes tratadas endodonticamente com diferentes materiais obturadores. Após a desobturação, as raízes serão preparadas para a confecção e cimentação dos pinos de fibra de vidro. Após a cimentação dos retentores, as raízes serão cortadas em fatias de 1 mm nos três terços (cervical, médio e apical) e submetidas ao ensaio de cisalhamento por extrusão push-out. Os dados dos estudos serão submetidos à análise estatística apropriada. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flares Baratto Filho - Coordenador / Ana Paula Ribeiro Bonilauri Ferreira - Integrante.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    5. 2018-Atual. DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS ASSOCIADOS OU NAO A PRINCIPIOS ATIVOS PARA APLICACAO NA ODONTOLOGIA
      Descrição: Diversos biomateriais com suas propriedades físico-químicas, antibacterianas, bioativas e biocurativas têm sido estudados para aplicação na Odontologia. Nanocompósitos e células tronco representam possíveis instrumentos terapêuticos nas atividades cirúrgicas, especialmente nas correções de defeitos ósseos. A regeneração guiada dos tecidos é uma conduta cirúrgica na qual se utiliza uma barreira artificial ? membrana biológica ? que evita a migração epitelial para garantir o sucesso da neoformação óssea em áreas de defeitos ósseos. Partindo dessa lacuna no conhecimento, o presente projeto de pesquisa objetiva: 1) Desenvolver membranas e comparar com membranas já comercializadas e utilizadas na regeneração tecidual guiada; 2) Caracterizar físico-quimicamente nanocompósitos desenvolvidos; 3) Determinar métodos de preparo dos biomateriais e tratamento de superfície; 4) Estudar a biocompatibilidade de nanocompósitos que apresentem a melhor característica físico-química; 5) Analisar a resposta biológica dos biomateriais por meio de testes in vitro e in vivo; 6) Determinar o potencial bioativo dos novos biomateriais. Serão utilizados diferentes modelos animais com suas metodologias adaptadas a cada modelo. Os animais receberão essas substâncias e eutanasiados logo após. Em intervalos de 15 e 60 dias serão realizadas as análises de microtomografia, histologia, histometria e imunohistoquímica. Os dados serão submetidos a análise estatística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Flares Baratto Filho - Coordenador / Jussara Maria Gonçalves - Integrante / Ana Paula Testa Pezzin - Integrante.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    6. 2018-Atual. CARACTERIZACAO DE MATERIAIS PARA PRATICA CLINICA ODONTOLOGICA
      Descrição: As pesquisas que envolvem os materiais odontológicos têm como referência a reconstituição da estrutura dental perdida. As interações mecânicas, químicas e biológicas entre os materiais de uso odontológico e os processos (mecânicos, biológicos e químicos) que ocorrem na cavidade bucal são muito importantes e relevantes para a Odontologia, que por meio de metodologias de caracterização mecânica, microestrutural, química e toxicológica contribuem para um melhor aproveitamento de materiais na área industrial de diversos setores, incluindo a saúde. O objetivo do projeto é a identificação de novos materiais, como os resinosos, cerâmicos e bioativos, através de: 1) Reações químicas, propriedades físico-químicas e estruturais e de superfície de materiais odontológicos e estrutura dental; 2) Características estruturais (macro, micro e nano) dos substratos para união (biológicos ou não); 3) Resistência da união entre materiais-estrutura dental e/ou material-material; 4) Desempenho ex vivo, in situ e in vivo de materiais, bem como estudos clínicos randomizados, de coorte e baseados na prática clínica; 5) Caracterização de substratos para união de materiais. Os materiais serão testados por meio de testes clínicos e laboratoriais seguindo as normativas apropriadas. A técnica de emprego do material será determinada seguindo o protocolo de cada produto. Será realizado análise estatística apropriada. Os resultados desses estudos fornecerão informações importantes para estabelecer protocolos de produção de novos materiais odontológicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Flares Baratto Filho - Integrante / Luiz Carlos Machado Miguel - Integrante / Jussara Maria Gonçalves - Coordenador.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    7. 2018-Atual. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE INFORMACAO APLICADAS A ODONTOLOGIA INTEGRADA
      Descrição: A inserção do ambiente virtual na vida da população é uma realidade mundial. As tecnologias da informação e comunicação voltadas para a área da saúde propiciam a organização dos dados e informações, permitindo o compartilhamento dos mesmos, tanto pelos profissionais, como pelos pacientes e usuários. Esse projeto tem como objetivo desenvolver aplicativos, tanto para a plataforma IOS quanto Android, bem como softwares com a finalidade de facilitar os processos e/ou aprendizado na Odontologia Integrada. Dentro desse contexto serão realizados o desenvolvimento de aplicativos facilitadores de aprendizagem com uma plataforma de textos, imagens e vídeos. Os resultados esperados deste projeto de inovação abrem perspectivas para que a tecnologia possa proporcionar novos modos de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Flares Baratto Filho - Integrante / Luiz Carlos Machado Miguel - Integrante / Kesly Mary Ribeiro Andrades - Coordenador / Aleysson Olímpio Paza - Integrante.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    8. 2018-Atual. AVALIACAO E APLICACAO DE BIOMARCADORES NO DESENVOLVIMENTO DE TECNICAS E PROCESSOS APLICADOS NA TERAPEUTICA CLINICA ODONTOLOGICA
      Descrição: Um biomarcador é qualquer parâmetro biológico mensurável que auxilia na identificação de atividades patológicas do organismo, do risco de desenvolver uma doença ou resposta à um tratamento. Os biomarcadores podem ser de diversos tipos, como enzimas, proteínas, microRNAs, genes, hormônios, ou até mesmo alterações anatômicas (alterações em estruturas biológicas). Recentemente, a saliva tem se destacado como um fluido diagnóstico com grande potencial de aplicação clínica, por ser fácil de coletar, e, principalmente, não invasivo. Desta forma, uma avalição ampla dos aspectos clínicos, dos achados radiográficos e dos marcadores moleculares salivares auxiliam e possibilitam o desenvolvimento de técnicas aplicadas na terapêutica clínica odontológica. Essas inovações de técnicas e processos tem o potencial de identificar pacientes suscetíveis à determinadas doenças orais e sistêmicas, auxiliando na tomada de medidas preventivas e tratamento precoce; e de desenvolver processos que possibilitem um tratamento odontológico personalizado e mais eficaz de acordo com o perfil molecular de cada paciente. Neste contexto, o presente projeto tem os seguintes objetivos: 1) Investigar a associação de variações genéticas com doenças orais, bem como avaliar quais marcadores genéticos estão envolvidos na resposta do paciente à doenças, possibilitando o desenvolvimento de inovações de técnicas aplicadas no tratamento odontológico; 2) Avaliar se alterações moleculares estão envolvidas nos padrões de crescimento e desenvolvimento das estruturas dentofaciais, e da resposta do paciente à doenças orais (como doença periodontal) e aos tratamentos, visando assim a criação de processos que possibilitem a realização de um tratamento odontológico personalizado; 3) Identificar biomarcadores salivares que auxiliem a elaboração de técnicas para o diagnóstico precoce e resposta ao tratamento de doenças sistêmicas. Desta forma, pacientes, exames de imagens da região dentofacial e amostras de saliva serão utilizados para investigar e desenvolver novas técnicas utilizando potenciais biomarcadores salivares, genéticos radiográficos e clínicos. A investigação desses biomarcadores tem o potencial de auxiliar no desenvolvimento de novas técnicas e processos para a realização do diagnóstico precoce de doenças orais e sistêmicas, bem como no prognóstico e impactar no desenvolvimento de novas técnicas que possibilitem tratamentos odontológicos personalizados e mais eficazes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Flares Baratto Filho - Coordenador / Erika Calvano Küchler - Integrante / Kesly Mary Ribeiro Andrades - Integrante.
      Membro: Flares Baratto Filho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio Myaki Issao - Área 2, SBPqO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2021.
      Membro: Flares Baratto Filho.
    2. Presidente do 13? Congresso da SBEndo, SBEndo - Sociedade Brasileira de Endodontia.. 2021.
      Membro: Flares Baratto Filho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (53)
    1. 38th REUNIÃO ANUAL DA SBPQO. 2021. (Congresso).
    2. 3 Endo Summit Sul. Pos-graduação em Endodontia: Tendências da Área. 2021. (Congresso).
    3. 12 SBEndo. Quais os rumos do ensino em Endodontia no Brasil?. 2020. (Congresso).
    4. 37th REUNIÃO ANUAL DA SBPQO. 2020. (Congresso).
    5. 55 Reunião Anual da ABENO. Enade - Atendeu às Expectativas de Avaliação?. 2020. (Congresso).
    6. 19th ESE Biennial Congress (Viena, Áustria). 2019. (Congresso).
    7. 28th Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (Lisboa, Portugal). 2019. (Congresso).
    8. 36th REUNIÃO ANUAL DA SBPQO. 2019. (Congresso).
    9. 37 CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. 2019. (Congresso).
    10. 54 Reunião Anual da ABENO. Enade 2019. 2019. (Congresso).
    11. Discussão de projetos de pesquisa em Endodontia - Universidade de Lisboa. 2019. (Outra).
    12. Endo Inn (Oslo, Noruega). 2019. (Outra).
    13. Seminário de acompanhamento de meio termo dos Cursos de Pós-graduação na CAPES. 2019. (Outra).
    14. 27th Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (Lisboa, Portugal). 2018. (Congresso).
    15. 35th REUNIÃO ANUAL DA SBPQO. 2018. (Congresso).
    16. 96th Reunião Session & Exhibition of the IADR (Londres, UK). 2018. (Congresso).
    17. Train the trainers (Punta Cana, RD). 2018. (Encontro).
    18. 1 Endo Summit. 2017. (Congresso).
    19. 23 Congresso Internacional ABED de Educação à Distância. 2017. (Congresso).
    20. 34th Reunião Anual da SBPqO. 2017. (Congresso).
    21. 98th Reunião da IADR (São Francisco, USA). 2017. (Congresso).
    22. ESE - European Society of Endodontology 2017 (Bruxelas, Bélgica). 2017. (Congresso).
    23. Excellence in Endodontics Suiça (Ballaigues, Suíça). 2017. (Outra).
    24. 22ª and IUHPE World Conference on Health Promotion. 2016. (Congresso).
    25. 33 Reunião Anual da SBPqO. 2016. (Congresso).
    26. 32 REUNIÃO ANUAL DA SBPQO. 2015. (Congresso).
    27. ESE - European Society of Endodontology 2015 (Barcelona, Espanha). 2015. (Congresso).
    28. Seminário de acompanhamento de meio termo dos Cursos de Pós-graduação na CAPES. 2015. (Outra).
    29. Train the trainers (Balaigues, Suiça). 2015. (Outra).
    30. 31 Reunião Anual da SBPqO. 2014. (Congresso).
    31. Bruker Micro Ct User Meeting (Ostend, Bélgica). 2014. (Encontro).
    32. Reunião Coordenadores CAPES.Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da UP. 2014. (Outra).
    33. 30 Reunião Anual da SBPqO. 2013. (Congresso).
    34. ADEA Anual Session (Seattle, USA). 2013. (Congresso).
    35. ESE - European Society of Endodontology 2013 (Lisboa, Portugal). 2013. (Congresso).
    36. International Association for Dental Research (Seattle, USA). 2013. (Congresso).
    37. Reunião dos Coordenadores de PG Capes. 2013. (Outra).
    38. Seminários de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação na Área da Odontologia. 2013. (Seminário).
    39. 29 Reunião Anual da SBPqO. 2012. (Congresso).
    40. ADEA annual session (Orlando, USA). 2012. (Congresso).
    41. III Encontro de Iniciação Científica da Universidade Positivo.Pesquisa em Instituições Privadas. 2012. (Encontro).
    42. I jornada Acadêmica da Universidade Positivo.Hands On Sistema Protaper. 2012. (Outra).
    43. International Association for Dental Research. 2012. (Congresso).
    44. Reunião coordenadores Capes Brasília. 2012. (Outra).
    45. Reunião coordenadores Capes Foz do Iguaçu. 2012. (Outra).
    46. 24th ECNP Congress (Paris, França). 2011. (Congresso).
    47. 28 Reunião da SBPQO- Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2011. (Congresso).
    48. Train the trainers (Ballaigues, Suiça). 2011. (Outra).
    49. Updates, Controversies in Endodontics and Single File Technic Instrumentation with Wave One. 2011. (Encontro).
    50. X Jornada Acadêmica de Odontologia da Univille.Sistema Protaper. 2011. (Outra).
    51. 27 Reunião da SBPQO- Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2010. (Congresso).
    52. Encounter of opinion leaders in VDW (Munique, Alemanha).Sistema Mtwo. 2010. (Outra).
    53. IX Jornada Acadêmica de Odontologia da Univille. Endodontia, Atualidades no preparo do canal radicular: Sistema Protaper. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. Barato Filho, Flares; DUARTE, M. A. H.. 13? Congresso da Sociedade Brasileira de Endodontia - SBENDO. 2021. Congresso
    2. Barato Filho, Flares; SCARIOT, RAFAELA ; Correr ; Deliberador, Tatiana. Encontro de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação das regiões Sul e Sudeste. 2019. Outro
    3. Baratto-Filho, F.. Jornada de Odontologia da Universidade Positivo. 2016. (Outro).. . 0.
    4. Baratto-Filho, F.. Jornada de Odontologia da Universidade Positivo. 2015. (Outro).. . 0.
    5. Baratto-Filho, F.. Jornada de Odontologia da Universidade Positivo. 2014. (Outro).. . 0.
    6. Baratto-Filho, Flares. Membro da Comissão Científica do XI CIOPAR. 2011. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Flares Baratto Filho ⇔ Paula Cristina Trevilatto (1.0)
      1. ABBASOGLU, ZERRIN ; DALLEDONE, MARIANA ; WAMBIER, LETÍCIA M. ; PECHARKI, GIOVANA ; BARATTO-FILHO, FLARES ; ANDRADES, KESLY MARY R. ; SCARIOT, RAFAELA ; Trevilatto, Paula C. ; Brancher, João A. ; Küchler, Erika C.. Single nucleotide polymorphism rs4284505 in microRNA17 and risk of dental fluorosis. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA. v. 1, p. 1-4, issn: 0001-6357, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:27