Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Grace T M Dal Sasso

Pós-doutorado em Informática Médica pela School of Health Information Sciences at Houston - Texas ? Estados Unidos. Possui mestrado em Enfermagem (Cuidado Intensivo) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Doutorado em Informática em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É especialista em Informática em Saúde pela FIOCRUZ (2000). Tutora e Autora em Educação a Distância pela UNISUL (2003). Fez aperfeiçoamento em Informática em Enfermagem nos EUA (Johns Hopkins (2000 Informática em Enfermagem, New Mexico - Sistema de Informação em Saúde 1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde da UFSC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de cuidado crítico (UTI e emergência) atuando principalmente nas seguintes temáticas: informações e informática em saúde enfermagem, informática em saúde, sistemas de informação em saúde, cuidado intensivo e de emergência, Tecnologias emergentes e persuasivas em educação, pesquisa e cuidado em saúde, Educação a Distância, simulação clínica, enfermagem baseada na evidência e TeleEnfermagem. Professor Associado IV/UFSC.Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Informática em Saúde.Coordenadora SIG Telenfermagem ? RUTE-SC. Membro do eHealth Strategic Group at the ICN desde 2011. Avaliadora do INEP desde 2009. Pesquisadora CNPQ - PQ2. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7702-1190 Website: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709081P6 ID Researcher SCOPUS: 23495505800 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6110033806057341 (01/06/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Florianópolis/SC - 88040-900 Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 88085001 Telefone: (48) 37216495 Fax: (48) 37219787 URL da Homepage: https://www.pen.ufsc.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. CENTRO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E APLICACAO DA CIPE DIGITAL/INFORMATIZADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
      Descrição: A criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação da CIPE ® Digital/Informatizada da UFSC vem agregar e ampliar o conhecimento e aplicação da CIPE ® no Brasil e no exterior, principalmente, neste momento da era das Tecnologias da Informação e Comunicação que atuam fortemente em todos os campos da saúde. Diante do exposto , destaca-se a relevância do Centro CIPE ® Digital/Informatizada da UFSC em ser credenciada pelo CIE/CIPE ® , uma vez que os pesquisadores possuem vasta experiência no desenvolvimento de pesquisas e aplicações da CIPE ® no meio informacional e podem melhorar o seu desempenho com as parcerias que o Centro pode oportunizar, bem como contribuir para a terminologia de enfermagem brasileira e mundial. Assim o estudo visa Criar e avaliar o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem/CIPE ® Digital/Informatizada da Universidade Federal de Santa Catarina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Grace T M Dal Sasso - Integrante / Fernanda Paese - Coordenador.
      Membro: Grace T M Dal Sasso.
    2. 2020-Atual. Estruturacao de Modelos Preditivos para ampliar a capacidade de intervencao nos riscos de morbimortalidade
      Descrição: Trata a proposta que pela gestão da IFF/FIOCRUZ desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde e a OPAS uma proposta que congrega dois grande produtos: Desenvolvimento do modelo preditivo em riscos de morbimortalidade materna e elaboração de uma proposta metodológica de interoperabilidade entre os dados da APS e AE (ambulatorial e hospitalar) o monitoramento do cuidado perinatal. A medida que a equipe de pesquisadores for se integrando a proposta os participantes serão atualizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Grace T M Dal Sasso - Coordenador / Camila Antunes - Integrante.
      Membro: Grace T M Dal Sasso.
    3. 2016-Atual. SIMULACAO DA APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM DE TERAPIA INTENSIVA E EMERGENCIA
      Descrição: Na enfermagem, há poucas pesquisas sobre a eficácia e os resultados ao usar simuladores e simulações. Na área da saúde, a ênfase está em dar atendimento preciso e seguro para os pacientes, e os simuladores e as simulações permitem a prática deste importante objetivo em um ambiente menos ameaçador. A segurança do paciente é uma preocupação prioritária, e, portanto a utilização de simuladores pode preparar os enfermeiros para cuidados simulados em pacientes graves sem provocar danos aos mesmos. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivos: verificar o nível de satisfação dos estudantes de Enfermagem em relação a prática de simulação clínica com simuladores de alta fidelidade em Terapia Intensiva e Emergência e avaliar a aprendizagem dos estudantes de Enfermagem em relação a aprendizagem da prática de simulação com simuladores de alta fidelidade para as áreas de Terapia Intensiva e Emergência. Estudo de natureza quantitativa descritivo longitudinal porque se desenvolverá por semestre no período de 3 anos de 2017 a 2020. Participarão do estudo os estudantes regularmente matriculados na 5ª Fase do Curso de Enfermagem . Dentre as variáveis que serão investigadas destacam-se: Sexo (QLN); Ano de ingresso na UFSC (QTD; Satisfação do aluno e autoavaliação da aprendizagem simulada (QLO); e Planejamento e Importância da Aprendizagem (QLN). O estudo se desenvolverá na Universidade Federal de Santa Catarina, Bloco I CEPETEC ? Laboratório de Práticas Simuladas em cada semestre a partir de 2017. Protocolo do Estudo: Será desenvolvido durante 3 anos de 2017 a 2020 assim organizado: - Cada semestre, após a atividade de simulação desenvolvida na disciplina de Cuidado no Processo de Viver Humano III: pacientes críticos o estudante receberá o Instrumento de avaliação da aprendizagem e de satisfação; - Serão realizadas 3 simulações por semestre na área de Trauma, DAC e pressões invasivas, com 3 avaliações por semestre perfazendo 18 avaliações em 3 anos de pesquisa. Os dados serão organizados em planilhas eletrônicas no programa Excel® conforme as variáveis previamente estabelecidas. A análise descritiva das variáveis respeitará as características e a distribuição das variáveis. Para avaliar a normalidade dos dados adotar-se-á o teste de Shapiro-Wilk. As variáveis contínuas e com distribuição normal serão descritas por meio de média ±Dp. As variáveis categóricas nominais serão descritas como nº absoluto (percentual) e associação entre elas por meio do teste Qui-Quadrado. A média alvo para fins de comparação para a validação de aparência e conteúdo será de 3 e para a usabilidade será de 4. O coeficente de kappa (k) ajustado também será utilizado para avaliar as medidas de concordância entre os avaliadores do protocolo. O coeficiente de kappa de concordância é a razão da proporção de vezes que os juizes concordam (corrigido por concordância devido ao acaso) com a proporção máxima de vezes que os juízes poderiam concordar (corrigida por concordância devido ao acaso). Poder-se-á ainda utilizar o alfa de Cronbach como uma estimativa estatística da consistência interna do instrumento para validação de aparência e conteúdo. Estabeleceu-se como nível de significância p?0,05 para um intervalo de confiança de 95%. As perguntas abertas dos instrumentos serão analisadas a luz de revisão de literatura fundamentada especificamente nos estudos de nível de evidência. O projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa da UFSC com registro dos pesquisadores na plataforma Brasil e respeitará a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que estabelece as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos mediante a assinatura pelos participantes do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) . Espera-se que o estudo possa contribuir com as melhores práticas em simulação da Aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Grace T M Dal Sasso - Coordenador / Sayonara de Fatima Faria Barbosa - Integrante / Eliane Nascimento - Integrante / Daniela Barra - Integrante / Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni - Integrante / Daniele Delacanal Lazzari - Integrante / Katia Cilene Bertoncello - Integrante.
      Membro: Grace T M Dal Sasso.
    4. 2013-2019. mAPP: PLATAFORMA MOVEL ABERTA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS m-SAUDE NA INOVACAO DO CUIDADO HUMANO
      Descrição: Diante das necessidades de mudanças no processo de formação dos enfermeiros e das rápidas inovações no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação, este estudo se caracteriza como uma produção tecnológica inovadora e pesquisa semi-experimental com os objetivos de: desenvolver e avaliar uma plataforma móvel aberta denominada mAPP para a criação de sistemas m-Saúde/m-Aprendizagem a partir da norma ISO 9126 e analisar o desempenho e a aprendizagem dos alunos do Curso de Graduação em enfermagem da UFSC de acordo com as dimensões do Task Load Index (TLX) - NASA - demanda mental, demanda física, demanda temporal, auto desempenho, esforço e frustração a partir da aplicação de um objeto de aprendizagem na plataforma mAPP. Busca-se evidenciar que a plataforma mAPP possui critérios ISO 9126 adequados para ser utilizada no desenvolvimento de aplicativos móveis; um OVA organizado na plataforma aberta mAPP melhora o desempenho e a aprendizagem dos alunos em uma situação clínica da prática de Enfermagem. É um estudo quantitativo que se caracteriza como produção tecnológica inovadora e estudo semi-experimental, não randomizado, equivalente, do tipo anterior e posterior. Será realizado no CEPETEC/UFSC com a participação de 108 alunos, 03 docentes especialistas na área e 03 programadores de acordo com os critérios de uma amostra não probabilística intencional. Totaliza portanto 114 participantes. O estudo será enviado à Plataforma Brasil para avaliação do comitê de ética em pesquisa. Utilizar-se-á para o desenvolvimento da plataforma mAPP uma linguagem tecnológica denominada (NCL) Nested Context Language que é declarativa para autoriza de documentos hipermídia. Após o desenvolvimento da plataforma mAPP a mesma será avaliada com a aplicação simultânea de um objeto de aprendizagem construído em IV fases para o cuidado do paciente que vivencia um acidente vascular cerebral com ênfase na avaliação do nível de consciência. Quatro instrumentos de coleta de dados serão utilizados a saber: instrumento de coleta de dados sócio-demográficos, questões de pré e pós-tese, instrumento ISO/IEC 14598-1:1999 e o Task Load Index (NASA). analisados mediante estatística descritiva (média, desvio padrão, limites máximo e mínimo) e inferencial (teste ? t student e ANOVA) para o estabelecimento da significação estatística por meio de comparação de dois grupos de alunos quanto ao seus processos de aprendizagem e o alcance da qualidade ISO 9126. Considerar-se-á o nível de significância P 0,05 para um intervalo de confiança de 95%. Espera-se que o estudo possa contribuir de forma significativa para maior autonomia e aprendizagem dos alunos, docentes e profissionais de enfermagem de modo que a tecnologia não seja apenas utilizada como ferramenta de trabalho, mas possa ser incorporada como um procedimento para o cuidado humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Grace T M Dal Sasso - Coordenador / Gabriela Winter Cola - Integrante / Wanessa Barros - Integrante / Daniela Couto Carvalho Barra - Integrante / M. Sriram Iyengar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Grace T M Dal Sasso.
    5. 2012-2017. REGISTRO ELETRONICO E (TELE)MONITORAMENTO EM SAUDE PARA A REDE DE ATENCAO A URGENCIA E EMERGENCIA (RUE) NO ESTADO DE SC
      Descrição: O contexto mostra que os avanços na atual política pública de saúde estão direcionados para a melhoria do atendimento no SUS e estabelecem o atendimento na estrutura de Redes. Objetiva desenvolver e analisar um sistema de registro eletrônico e telemonitoramento em saúde que permita integrar, incorporar e monitorar dados e informações entre os diversos componentes Rede de Urgência e Emergência em Santa Catarina. Este projeto se justifica pela urgência em integrar dados e informação disponíveis na RUE de forma informatizada, como estratégia fundamental para apoio a decisão em tempo real e atendimento aos usuários da rede de acordo com suas necessidades de saúde no ponto de cuidado. Tal proposta pretende ainda obter indicadores de resultado que promovam a agilidade no atendimento e a consequente melhoria da saúde da população. É um estudo multicêntrico de produção tecnológica, misto tipo Delphi e Metodológico. Farão parte da pesquisa todos os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que compõem a rede de atenção às urgências e emergências de 04 regiões de Santa Catarina e que aceitarem participar do estudo para analisar o sistema, acrescido de 03 avaliadores especialistas internacionais e 03 nacionais que farão a validação das informações e a análise do sistema conforme os critérios de usabilidade determinados pela ISO 9241. A amostra será não probabilística por julgamento de 280 profissionais e ainda visa validar as informações e os critérios de usabilidade. O desenvolvimento do ambiente computacional abrangerá as etapas: levantamento e análise dos requisitos do ambiente; modelagem do ambiente e do banco de dados;implementação do CRUD de todos dos cadastros em linguagem PHP; implementação e teste dos sistemas de alerta em linguagem PHP e de geoprocessamento com oMapServer; integração dos módulos de alerta e de geoprocessamento ao ambiente; testes e validação do ambiente. Estas etapas serão integradas a 4 Rounds com especialistas visando obter a validação dos dad. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Grace T M Dal Sasso - Coordenador / Sayonara de Fátima Barbosa - Integrante / Fernanda Paese - Integrante / Camila Antunes Baccin - Integrante / José Raupp - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
      Membro: Grace T M Dal Sasso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio CAPES de teses, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2019.
      Membro: Grace T M Dal Sasso.
    2. Prêmio CAPES de Teses, CAPES.. 2015.
      Membro: Grace T M Dal Sasso.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (2)
    1. II Semana Científica do Agreste Pernambucano.Ciência dos dados para a Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. 2020. (Seminário).
    2. Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação Campus Joinville.Tecnologia e informática em saúde. 2020. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. DAL SASSO, Grace; BACCIN, CAMILA ROSÁLIA ANTUNES ; BARRA, D. ; BARBOSA, S. F. ; ALVAREZ, AG ; Knihs, NS. I Jornanda Internacional de Segurança do paciente no Estado de Santa Catarina. 2018. Outro
    2. DAL SASSO, Grace T M. Painel sobre TeleSaúde e teleEnfermagem. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:24