Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rafael de Brito Dias

Rafael de Brito Dias é professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas e atualmente é assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp. Atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, ambos na Unicamp. É também coordenador do GAPI (Grupo de Análise de Políticas de Inovação) da mesma universidade. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Science Policy Research Unit (SPRU), da Universidade de Sussex, Reino Unido (2016), com apoio da CAPES. É doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2009), com período de estágio no Georgia Institute of Technology (2009), e Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2005). É graduado em Economia pela Facamp (Faculdades de Campinas, 2003). Tem experiência nas áreas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e Análise de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias para a inclusão social; ciência, tecnologia e poder; tecnologia e democracia; política científica e tecnológica comparada. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6070019241046907 (26/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas. Rua Pedro Zaccaria, 1300 Jd. Sta. Luiza 13484-350 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 37016706 Fax: (19) 37016680 URL da Homepage: https://www.fca.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2020-Atual. Fabricacao digital e o movimento maker: licoes de experiencias brasileiras
      Descrição: Nos últimos anos, experiências de fabricação digital centradas em indivíduos e pequenos coletivos associados ao chamado movimento maker têm gerado crescente interesse em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. A ideia de que qualquer pessoa ou grupo tem potencial para criar e aprimorar artefatos não é convidativa apenas para acadêmicos e pesquisadores que buscam compreender o sentido desse fenômeno, mas também para muitos que têm aderido às práticas de fabricação tipicamente associadas ao movimento maker. Reconhecendo o potencial dessas iniciativas enquanto laboratórios de experimentação a partir dos quais podem ser geradas respostas interessantes a problemas urbanos contemporâneos, este projeto propõe a realização de um levantamento de espaços maker no Brasil e a análise aprofundada de um conjunto dessas experiências. Por meio desse esforço, buscaremos compreender de maneira mais qualificada as potencialidades, limites e especificidades dessas experiências no contexto brasileiro, contribuindo, assim, para a construção de estratégias de desenvolvimento sustentável e inclusivo apoiadas em iniciativas de fabricação digital alinhadas ao movimento maker.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    2. 2018-Atual. Conexoes entre pesquisa e extensao: Reaplicacao de tecnologia social na agricultura familiar e coleta e triagem de materiais reciclaveis no contexto da Economia Solidaria
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral promover processos de reaplicação de tecnologias sociais em Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) nos segmentos de Agricultura Familiar e Coleta e triagem de materiais recicláveis incubados pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Campinas (ITCP/UNICAMP) na região do município de Campinas-SP. O projeto almeja, por um lado, dar continuidade ao processo de aprendizagem e desenvolvimento tecnológico já iniciado, atuando junto a EES através da autogestão e educação popular e, por outro, realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como da divulgação no tema da Tecnologia Social (TS). A partir da atuação de educadores(as) populares será realizado o aperfeiçoamento, a disseminação e a replicação de TS para o fortalecimento da produção, processamento e comercialização de alimentos da agricultura familiar, dando continuidade ao processo de incubação e assessoria ao Grupo de Consumo Responsável do Pré-Assentamento Elizabeth Teixeira. Também a partir de práticas pedagógicas, reaplicar TS de Coleta Solidária para a continuidade e o fortalecimento do trabalho realizado pela Cooperativa de Materiais Recicláveis Santa Genebra. Como resultado geral, espera-se que a reaplicação de tecnologias sociais venha colaborar na inclusão produtiva das mulheres envolvidas nos grupos a serem incubados, melhorando a sua qualidade de vida a partir do aumento da renda e da construção de maior autonomia e, no futuro, que as opções de trabalho e renda para a população de Campinas e região se expandam, a partir da abertura de novos postos de trabalho. Ao mesmo tempo, espera-se que a questão da economia solidária e feminista e das tecnologias sociais seja fortalecida, tanto em espaços de formação institucionalizados como comunitários. Finalmente, espera-se fortalecer a trajetória da ITCP/UNICAMP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / Lais Fraga - Coordenador / Bruna Mendes de Vasconcellos - Integrante / Willon Mazalla Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    3. 2017-2020. Tecnologia e inclusao social: elementos teorico-metodologicos e analise de experiencias
      Descrição: Tecnologia e sociedade são dimensões indissociáveis, embora sejam, com enorme frequência, tratadas de forma isolada. Essa compartimentalização prejudica os esforços de compreensão da tecnologia como elemento fundamental da constituição de processos sociais. Esta pesquisa parte dessa percepção e propõe uma reflexão acerca da relação entre tecnologia e dinâmicas de exclusão e, sobretudo, inclusão social. Partindo de contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Economia da Inovação e de reflexões sobre as chamadas ?inovações inclusivas?, buscaremos refinar um referencial conceitual e metodológico que permita enfrentar a complexidade que carrega nosso objeto, e que possa ser aplicado na análise de experiências de desenvolvimento de tecnologias para a inclusão social no Brasil. Por fim, com base nas reflexões teóricas e nas evidências empíricas coletadas ao longo da pesquisa, buscaremos refletir sobre as possíveis estratégias de estímulo ao desenvolvimento desse tipo de tecnologia no País.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    4. 2015-2016. Construcao de sistemas sociotecnicos inclusivos: desafios, perspectivas e estrategias
      Descrição: Tecnologia e sociedade são dimensões indissociáveis, embora sejam, com enorme frequência, tratadas de forma isolada. Essa compartimentalização prejudica os esforços de compreensão da tecnologia como elemento fundamental da constituição de processos sociais. Esta pesquisa parte dessa percepção e propõe uma reflexão acerca da relação entre tecnologia e dinâmicas de exclusão e, sobretudo, inclusão social. Partindo de contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Economia da Inovação e de reflexões sobre as chamadas ?inovações inclusivas?, buscaremos refinar um referencial conceitual e metodológico que permita enfrentar a complexidade que carrega nosso objeto, que será futuramente aplicado para analisar experiências de desenvolvimento de inovações inclusivas no Brasil. Por fim, com base nas reflexões teóricas e nas evidências empíricas coletadas ao longo da pesquisa, buscaremos refletir sobre as possíveis estratégias de estímulo a inovações inclusivas, visando à constituição de sistemas sociotécnicos inclusivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    5. 2014-2017. Politica, Planejamento e Gestao das Regioes e Redes de Atencao a Saude no Brasil
      Descrição: No momento atual de implementação do Sistema Único de Saúde, dentre os desafios mais urgentes está a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de redes de atenção à saúde, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde. Os significados e as relações existentes entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de serviços de saúde. Faz-se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa sobre as políticas, o planejamento e a gestão das regiões e redes de saúde no Brasil tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / Hudson Pacífico Silva - Integrante / Ana Luiza D'Avila Viana - Coordenador / Célia Regina Pierantoni - Integrante / Nelson Ibanez - Integrante / Fabiola Lana Iozzi - Integrante / Mariana Vercesi de Albuquerque - Integrante / Luciana Dias de Lima - Integrante / Guilherme Arantes Melo - Integrante / Aylene Emilia Moraes Bousquat - Integrante / João Henrique G. Scatena - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
      Descrição: Trata-se de pesquisa multicêntrica congregando mais de 20 instituições e 90 pesquisadores de diversos estados brasileiros e estruturação de uma rede de pesquisa sobre política, planejamento e gestão das regiões e redes e promovendo articulações e parcerias entre diferentes instituições e pesquisadores localizados em todas as regiões do país. Um dos desafios mais urgentes para a consolidação do SUS é a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de redes de atenção à saúde, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde. As inter-relações entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de saúde. Faz-se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS. Os objetivos específicos incluem avaliações sobre a governança e a organização das regiões e redes de saúde, estudos sobre os fluxos de demanda e estruturação da oferta, o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) nas políticas, regiões e redes de saúde em regiões de saúde selecionadas. A dimensão específica da pesquisa ?APS nas regiões e redes? na qual participo como pesquisadora, tem como um de seus objetivos analisar o papel da APS na coordenação do cuidado e na ordenação da rede de atenção à saúde nas regiões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patty Fidelis de Almeida - Integrante / Lígia Giovanella - Integrante / Maria Helena Mendonça - Integrante / Maria Guadalupe Medina - Integrante / Ana Luiza d'Ávila Viana - Coordenador / Aylene Bousquat - Integrante / Estela Márcia Saraiva Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patty Fidelis de Almeida.
      Descrição: Trata-se de pesquisa multicêntrica congregando mais de 20 instituições distribuídas em todas as macro-regiões brasileiras. No momento atual de implementação do Sistema Único de Saúde, dentre os desafios mais urgentes está a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de redes de atenção à saúde, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde. Os significados e as relações existentes entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de serviços de saúde. Faz-se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa sobre as políticas, o planejamento e a gestão das regiões e redes de saúde no Brasil tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teóricometodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS (conforme Linha 5 da Chamada MCTI/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/Decit Nº 41/2013). Os objetivos específicos incluem avaliações sobre a coordenação e a organização das regiões e redes de saúde, estudos sobre os fluxos de demanda e estruturação da oferta, o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) nas políticas, regiões e redes de saúde e a realização de estudos temáticos, que subsidiarão a consecução dos três objetivos anteriores. A investigação será desenvolvida utilizando-se majoritariamente abordagens qualitativas de pesquisa avaliativa, utilizando técnicas como as de grupos focais, entrevistas, análise documental e estudo de casos em regiões de saúde selecionadas. De forma complementar adotará métodos e instrumentos quantitativos para alguns de seus aspectos e dimensões, como questionários estruturados ou planilhas para o processamento e análise das informações empíricas e instrumentos de avaliação prévalidados. A estruturação de uma rede de pesquisa sobre política, planejamento e gestão das regiões e redes de saúde no Brasil deverá promover articulações e parcerias entre diferentes instituições e pesquisadores localizados em todas as regiões do país. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aylene Emilia Moraes Bousquat - Integrante / Ana Luiza d'Ávila Viana - Coordenador. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Aylene Emilia Moraes Bousquat.
      Descrição: Trata-se de pesquisa multicêntrica congregando mais de 20 instituições e 90 pesquisadores de diversos estados brasileiros e estruturação de uma rede de pesquisa sobre política, planejamento e gestão das regiões e redes e promovendo articulações e parcerias entre diferentes instituições e pesquisadores localizados em todas as regiões do país. Um dos desafios mais urgentes para a consolidação do SUS é a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de redes de atenção à saúde, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde. As inter-relações entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de saúde. Faz-se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS. Os objetivos específicos incluem avaliações sobre a governança e a organização das regiões e redes de saúde, estudos sobre os fluxos de demanda e estruturação da oferta, o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) nas políticas, regiões e redes de saúde em regiões de saúde selecionadas. A dimensão específica da pesquisa ?APS nas regiões e redes? na qual participo como pesquisadora, tem como um de seus objetivos analisar o papel da APS na coordenação do cuidado e na ordenação da rede de atenção à saúde nas regiões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ligia Giovanella - Integrante / Patty Fidelis de Almeida - Integrante / Maria Helena M de Mendonça - Integrante / Márcia CR Fausto - Integrante / Ana Luiza d'Àvila Viana - Coordenador / Maria Guadalupe Medina - Integrante / Juliana Gagno - Integrante / Aylene Bousquat - Integrante / Estela Márcia Saraiva Campos - Integrante / Marcelo Demarzo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Ligia Giovanella.
      Descrição: Os avanços técnicos, políticos e normativos relacionados à regionalização da saúde no Brasil, nos últimos dez anos, confirmam a importância crescente dessa estratégia no âmbito da política de saúde, destacando o papel indutor do governo federal e a ampla adesão de estados e municípios. Os significados e as relações existentes entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de serviços de saúde. Faz ? se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. Questionam-se: É possível identificar mudanças significativas (técnicas e políticas) na implementação do SUS resultantes do processo de regionalização da saúde? A constituição de regiões de saúde tem contribuído para a redução das desigualdades em saúde? Como se relacionam as estratégias de regionalização e conformação de redes de atenção à saúde? Quais os limites e desafios atuais do planejamento regional da saúde no Brasil? Quais as experiências exitosas e novas propostas para o processo de regionalização da saúde no Brasil e no mundo ? A pesquisa Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil tev como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico ? metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS. Trata-se de identificar as condições que estejam favorecendo ou dificultando a 4 regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde. Isso permitirá a compreensão dos possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa ffoi financiada com recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Saúde, por meio da Chamada MCTI/CNPq/CT ? Saúde/MS/SCTIE/Decit Nº 41/2013. Seu principal objetivo é ?apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País e que levem à produção de conhecimento para a efetivação do direito universal à saúde?. O trabalho insere-se na Linha de pesquisa nº 5 do referido Edital: ?identificação e análise de iniciativas inovadoras de melhoria da efetividade e da eficiência dos processos da coordenação e organização das redes assistenciais e regiões de saúde e seu impacto nos fluxos de demanda e estruturação da oferta?. O estudo nacional sobre as regiões de saúde baseou-se nas seguintes dimensões: Sistema de governança regional Fluxos de demanda e estruturação da oferta Atenção Primária em Saúde nas regiões e redes de saúde Redes de atenção à saúde e gestão clínica, contratualização, qualidade, monitoramento e avaliação Recursos humanos. Vigilância em saúde Incorporação tecnológica Outras duas dimensões orientaram estudos focalizados em determinadas regiões de saúde: o subsistema de saúde indígena; e a incorporação tecnológica. A investigação foi desenvolvida utilizando, majoritariamente, abordagens qualitativas de pesquisa avaliativa, com entrevistas, análise documental, observação participante e vinheta1 em regiões de saúde selecionadas. Para alguns de seus aspectos e dimensões adotou-se métodos e instrumentos quantitativos, como questionários estruturados ou planilhas para o processamento e análise das informações empíricas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Dias de Lima - Integrante / Ana Luiza d'Ávila Viana - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Luciana Dias de Lima.
    6. 2014-2016. Politicas Publicas de Ciencia e Tecnologia para a Inclusao Social no Brasil
      Descrição: A partir do inicio da década de 2000 a agenda da política científica e tecnológica (PCT) brasileira passa a incorporar, de forma explícita, o discurso sobre a necessidade de orientar a produção de conhecimento local e o desenvolvimento de tecnologias especificamente para a promoção da inclusão social. A partir de então, passam a surgir novas estruturas no âmbito do Estado, bem como uma série de programas e projetos destinados a fomentar esse tipo de ação. No Brasil e no exterior, a preocupação com o tema tem ganhado espaço também no plano acadêmico, com um crescente número de pesquisas sendo realizadas, apoiadas por linhas de financiamento criadas por agências nacionais e estrangeiras. Muitas dessas pesquisas têm se debruçado sobre a problemática de se repensar as estratégias de intervenção estatal, sobretudo aquelas relacionadas à política científica e tecnológica, tornando-as mais aderentes às demandas da inclusão social. Também tem crescido o número de grupos de pesquisa e de periódicos especializados na temática. Inserida nessa tendência, e pautada no acúmulo de pesquisas anteriores, esta proposta tem como objetivo principal estudar as ações que têm sido realizadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS). Nesse sentido, o projeto propõe uma abordagem que integre a apreciação dos condicionantes sociopolíticos da Política de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social no País, a compreensão da dinâmica do ciclo da política pública e o estudo dos efeitos dessas políticas sobre a realidade que buscam modificar. Para atender a esse objetivo, buscar-se-á elementos conceituais e metodológicos de três campos diferentes, porém complementares: os Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, a Análise de Política e os estudos sobre avaliação de políticas públicas. Espera-se construir, com isso, uma interpretação completa a respeito dessas políticas, que contribua para a compreensão de toda a complexidade que as envolve, e que ofereça insumos para seu aprimoramento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    7. 2014-2016. Energias renovables en Argentina: Visiones y perspectivas de los actores sociales. Hacia un analisis integral de los Sistemas Tecnologicos Sociales, desarrollo productivo y sustentabilidad socio-ambiental
      Descrição: El proyecto se orienta a analizar la situación actual en Argentina de las energías renovables (ER), pero enfocada particularmente a la comprensión de las percepciones de los diversosgrupos de actores vinculados y un análisis integral de los Sistemas Tecnológicos Sociales. Los objetivos específicos del proyecto se orientan a: generar conocimiento del escenario actual de ER en las diversas regiones de Argentina; reconocer el alcance, impactos, limitaciones y potencialidades de diversas experiencias de ER por región a partir de las visiones y perspectivas de los actores sociales; valorar e integrar estas percepciones en un análisis sistémico; y definir propuestas y acciones prioritarias para diversas escalas y ámbitos de actuación. La propuesta metodológica se centra en el relevamiento a campo de experiencias de ER en las diversas regiones de Argentina y la comparación con estudios de caso en una región de Brasil. El enfoque utilizado es cualitativo y socio-crítico e implica la recopilación de información en diversas fuentes, la selección de estudios de caso, la utilización de técnicas participativas de consulta y discusión con los grupos de actores sociales identificados (entrevistas a informantes claves y talleres participativos), y finalmente la triangulación de datos y métodos de manera interactiva para la definición de factores y la elaboración de propuestas territoriales. Los resultados obtenidos a partir del proyecto se orientan a apoyar procesos de toma de decisiones en los ámbitos de planificación y gestión territorial (sectores públicos y privados), a los fines de promover la mejora de los procesos de adecuación socio-técnica de las tecnologías, el desarrollo productivo y la sustentabilidad socio-ambiental local, regional y nacional. Como medios de difusión se proponen diversas estrategias e instrumentos: plataforma web, publicaciones científicas en medios nacionales e internacionales, workshops y elaboración de un libro que sintetice los resultados de la investigación.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / Alberto Lalouf - Integrante / Judith Franco - Integrante / Silvina Belmonte - Integrante / Carlos Díscoli - Integrante / Santiago Garrido - Coordenador / Gabriela Bortz - Integrante / Josefina Moreira - Integrante / María Victoria Barros - Integrante / Graciela Viegas - Integrante / Karina Escalante - Integrante / Martín Altamirano - Integrante / Marcos Vázquez - Integrante. Financiador(es): REPSOL-YPF - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    8. 2013-2015. Proposta de Criacao da Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da Unicamp, Limeira-SP (ITCP/Unicamp-Limeira)
      Descrição: Nesse sentido, o objetivo principal da ITCP/Unicamp-Limeira será apoiar a constituição e o desenvolvimento de empreendimentos solidários orientados para a geração de trabalho e renda em consonância com os princípios da autogestão e do cooperativismo, por meio da interação e da troca de saberes entre a comunidade, a universidade e o poder público. O projeto da ITCP/Unicamp-Limeira irá somar-se a um conjunto de iniciativas já em curso, orientadas para a sensibilização e mobilização de uma série de atores (estudantes, pesquisadores, gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada) interessados em alavancar a Economia Solidária, a autogestão, o cooperativismo e a Tecnologia Social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador / Milena Pavan Serafim - Integrante / Sandro Tonso - Integrante / Sandra Bezerra Gemma - Integrante.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    9. 2013-2014. Inclusive and Green Innovation
      Descrição: Human development does not automatically follow from economic growth. Rapid technical change and economic growth may be accompanied by increasing income inequality and aggravated rural-urban disparities. Fast growing emerging economies such as Brazil, China and India and so on all faced the challenges of deepening social and economic inequalities. A measure to mitigate inequalities and facilitate innovation and economic growth at the same time is to promote ?inclusive innovation? which addresses the needs of the poor. However, we at best only have limited knowledge about the impact of inclusive innovation, the micro-mechanism of its income distribution effects and the condition under which these innovations can be diffused to the broad economy. In this research project, we aim to shed light on the above issues by identifying good practices of inclusive innovations in various countries and investigating their impacts on the local economy. At last, we plan to study the possibility of diffusing these innovations to other regions or countries. Innovation and technology also have environmental impacts, and these, too, may have major implications for both economic growth and income distribution. Growing the economy in an environmentally sustainable way, involves promoting growth and development while reducing pollution and greenhouse gas emissions, minimizing waste and the inefficient use of natural resources, and strengthening energy security. However, we still lack of good understanding of green growth transitions, because scholars have not yet been able to develop a set of robust indicators to measure progress and provide comparisons at international, national and local levels. In this research project, we aim to tackle this challenge by developing a green innovation indicator framework which can be applied to the developing economies. We will use it to benchmark the performance of various developing countries and highlight the strengths and weaknesses of the actions in these countries. The final goal is to derive meaningful policy implications for the developing countries.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / André Tosi Furtado - Integrante / Flávia Consoni - Integrante / Xiaobo Wu - Coordenador / Bart Verspagen - Integrante.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    10. 2013-2013. Seminario Internacional Tecnologia e Inclusao Social
      Descrição: O objetivo central do evento é contribuir para a promoção da inclusão social por meio de apresentações e discussões sobre a natureza e o papel das tecnologias na sociedade contemporânea, as ações e os programas existentes para o desenvolvimento de tecnologias para a inclusão social, o papel da universidade na produção/disseminação de conhecimento científico gerador de inclusão social e experiências concretas de tecnologias sociais que foram desenvolvidas no contexto brasileiro. A disseminação dos resultados científicos do evento dar-se-á por meio de vídeos e a publicação de um livro com contribuições dos palestrantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador / Milena Pavan Serafim - Integrante / Hudson Pacífico Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    11. 2012-2013. Tecnologia Social e Politicas Publicas
      Descrição: A partir da triagem e sistematização de experiências do Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil e da análise de experiências selecionadas, o projeto tem o objetivo de fornecer insumos para a reaplicação de tecnologias sociais em municípios brasileiros. Os produtos previstos são: - Atualização do Banco de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil; - Análise de um conjunto de experiências selecionadas; - Elaboração de material de divulgação voltado para gestores públicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / Milena Pavan Serafim - Integrante / Carolina Bagattolli - Integrante / Vanessa Brito de Jesus - Integrante / Adriano Borges Costa - Coordenador / Manuella Maia - Integrante. Financiador(es): Fundação Banco do Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    12. 2012-2013. Universidad y desarrollo social: estudio comparativo Brasil-Cuba sobre la Politica Cientifica y Tecnologica y su papel en el camino de la inclusion social
      Descrição: O projeto aborda o tema das percepções acerca da CT como obstáculo cognitivo à elaboração de uma política universitária (e de CT) que tome como diretriz as características do contexto socioeconômico em que o conhecimento que ela fomenta é produzido, disseminado e aplicado junto à sociedade. Produção de conhecimento que deve estar orientada, nas instituições públicas de pesquisa e de ensino, a modificar esse contexto no sentido de atender às necessidades da maioria da população e a promover as condições para a construção de um estilo de desenvolvimento economicamente igualitário, socialmente justo e ambientalmente sustentável, não somente nos dois países (Brasil e Cuba), mas também nos demais da região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / Renato Peixoto Dagnino - Coordenador / Rogério Bezerra da Silva - Integrante / Lais Fraga - Integrante / Milena Pavan Serafim - Integrante / Luis Félix Montalvo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    13. 2011-2013. Social Technologies and Public Policies in Latin America
      Descrição: O projeto tem como objetivo mapear e analisar experiências de Tecnologia Social na América Latina através de estudos de casos de reaplicação e de experiências institucionais, a partir de um enfoque multidisciplinar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Integrante / Rodrigo Fonseca - Integrante / Renato Dagnino - Integrante / Rogério Bezerra da Silva - Integrante / Henrique Novaes - Integrante / Lais Fraga - Integrante / Milena Pavan Serafim - Integrante / Márcia Tait - Integrante / Carolina Bagattolli - Integrante / Hernán Thomas - Coordenador / Diego Aguiar - Integrante / Mariano Fressoli - Integrante / Alberto Lalouf - Integrante / Facundo Picabea - Integrante.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    14. 2011-2013. Experiencias de governo eletronico no Brasil
      Descrição: : Durante os últimos anos, as experiências envolvendo formas de ?governo eletrônico? (ou, ainda, "e-governo" ou "e-gov") têm se multiplicado, em decorrência do avanço das TIC e de mudanças nas formas de relação dentro do próprio Estado e entre este e outros atores sociais. De forma bastante genérica, o termo governo eletrônico vem sendo empregado para descrever serviços baseados em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) prestados por instituições governamentais. É também relativamente comum na literatura a noção de que o governo-eletrônico constitui uma nova forma de relacionamento entre o governo e os cidadãos, em termos de serviços oferecidos (governo-cidadão) ou de participação pública nos processos de tomada de decisão (e-democracia); entre o governo e empresas (governo-empresa); e entre os próprios órgãos que compõem a administração pública (governo-governo). O projeto propõe um estudo de experiências envolvendo o governo eletrônico no Brasil, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Partindo de referenciais diversos, como o da Análise de Política, dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Economia da Inovação e dos Estudos Organizacionais, a pesquisa busca explorar os condicionantes e os efeitos sociais, econômicos, políticos e culturais da introdução de ferramentas de governo eletrônico em órgãos da administração municipal, estadual e federal no Brasil. Espera-se que esta pesquisa possa fornecer um levantamento detalhado dessas experiências no País, além de oferecer elementos para uma compreensão crítica desses processos. Espera-se, ainda, que dela possam ser extraídas recomendações no sentido de aprimorar as ferramentas de governo eletrônico no País.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    15. 2011-2013. O Pensamento Latino-Americano em Ciencia, Tecnologia e Sociedade: um estudo exploratorio
      Descrição: Esta proposta de pesquisa parte da percepção de que o entendimento usual acerca da formação desse campo, centrada nas concepções norte-americana e europeia, é incompleta. Isso porque não considera as reflexões originais e autônomas que concomitantemente eram produzidas a partir da América Latina: aquelas posteriormente associadas ao Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). Nesse sentido, o objetivo central da pesquisa apresentada neste projeto é fornecer uma apreciação crítica do PLACTS a partir de reflexões acerca dos trabalhos de alguns de seus principais autores. Para atender a esse objetivo, recorrer-se-á aos trabalhos originais dos autores mais expressivos dessa corrente de pensamento, bem como aqueles posteriormente baseados em suas contribuições. Ademais, será conduzido um esforço de pesquisa documental junto aos acervos pessoais dos autores selecionados, bem como entrevistas com seus familiares, alunos e colegas de trabalho, para que suas biografias sejam compostas. Espera-se, com isso, apresentar elementos que justifiquem a posição do PLACTS como uma corrente de pensamento original e autônoma, que surge paralelamente às correntes norte-americana e europeia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador / Renato Peixoto Dagnino - Integrante / Rogério Bezerra da Silva - Integrante / Henrique Novaes - Integrante / Lais Fraga - Integrante / Milena Pavan Serafim - Integrante / Márcia Tait - Integrante / Carolina Bagattolli - Integrante / Alcides Eduardo dos Reis Perón - Integrante / Vanessa Brito de Jesus - Integrante / Ednalva Felix das Neves - Integrante / Janaina Elisa Pati de Faria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    16. 2011-2012. Analise Sociotecnica do Programa Um Milhao de Cisternas (P1MC)
      Descrição: O projeto busca analisar, a partir de uma perspectiva sociotécnica, experiências de desenvolvimento de tecnologias sociais (ou tecnologias para a inclusão social) na América Latina. Estão sendo pesquisadas iniciativas em diversas áreas temáticas, a saber, produção de alimentos, produção de medicamentos, energias alternativas, habitação popular, reciclagem e água e saneamento. A atuação do bolsista solicitado dar-se-á especificamente nessa última área (água e saneamento), no âmbito da qual a experiência selecionada foi o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). A análise sociotécnica proposta pretende explorar os processos e as dinâmicas de co-construção entre um artefato tecnológico(cisternas de placas pré-moldadas) e um programa federal. Em outras palavras, pretende-se analisar em que medida as características da tecnologia contribuem para o funcionamento sociotécnico do programa e, simetricamente, como as características do programa condicionam a conformação de determinadas dinâmicas sociotécnicas ao redor do artefato.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rafael de Brito Dias - Coordenador.
      Membro: Rafael de Brito Dias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Livre Docente, Universidade Estadual de Campinas.. 2019.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    2. Menção Honrosa a trabalho apresentado no XXV Congresso PIBIC, Universidade Estadual de Campinas.. 2017.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    3. Autoria de capítulo no livro "Beyond Imported Magic", organizado por Eden Medina, Ivan da Costa Marques e Christina Holmes e publicado pela MIT Press, premiado com o Amsterdamska Award 2016, European Association for the Study of Science and Technology.. 2016.
      Membro: Rafael de Brito Dias.
    4. Orientação de tese classificada no 3º lugar, categoria Doutorado Civil, do Concurso de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional, 2016, Ministério da Defesa.. 2016.
      Membro: Rafael de Brito Dias.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. CIRIEC World Conference in Latin America. Inovação e Tecnologia Social. 2021. (Congresso).
    2. Anual Meeting of the Society for Social Studies of Science (4S) 2020. The Brazilian experience on Social Technology: lessons and policy implications. 2020. (Congresso).
    3. XIII Seminário de Pós-Graduação da FOP/UNICAMP.Desafios da internacionalização para as universidades. 2018. (Seminário).
    4. 48º Encontro Regional do Fórum de Pró-Reitores da Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (FORPROEX Sudeste). 2017. (Encontro).
    5. I Encontro de Extensão da Unicamp.Extensão e pertinência social da Universidade. 2017. (Encontro).
    6. Universidade e Sociedade: múltiplas relações, imprescindíveis para ambas.Extensão universitária: significados e possibilidades. 2017. (Seminário).
    7. X Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA - Novos tempos na pesquisa: transformação, liderança e inovação.Políticas de CT no Brasil: futuro da pesquisa, pesquisa para o futuro. 2017. (Simpósio).
    8. 6a Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES).As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares como vetores de integração entre saberes. 2016. (Simpósio).
    9. Annual Meeting of the Society for Social Studies of Science (4S 2016). Digital fabrication in Brazil: can we make it work for social inclusion?. 2016. (Congresso).
    10. IX Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar.Inovação Social e Tecnologias Sociais na Pesquisa. 2016. (Outra).
    11. XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - ESOCITE 2016. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e problemas sociais na América Latina. 2016. (Congresso).
    12. Science, Technology and Innovation Systems: Dynamics, Governance and Public Policy.Inclusive innovation: a research agenda. 2015. (Seminário).
    13. X Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico: Inovação, Interdisciplinaridade e Empreendedorismo.A política científica, tecnológica e de inovação no Brasil. 2015. (Outra).
    14. Annual Meeting of the Society for Social Studies of Science. O padrão recente da PCTI brasileira e as máximas do inovacionismo. 2014. (Congresso).
    15. Humanitarian Innovation Conference 2014. Living with the draught: lessons from Brazil?s One Million Cisterns Programme. 2014. (Congresso).
    16. I Mostra de Tecnologia Social do IFBA - IncluIFBA.Políticas de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social no Brasil. 2014. (Outra).
    17. International Workshop on Inclusive and Green Innovation.New Approaches and Case Studies. 2014. (Seminário).
    18. I Seminário do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social - NIDES.Uma resposta tecnológica ao problema da exclusão social. 2014. (Seminário).
    19. IV Seminário do Projeto GERMA: Adaptação e Resiliência.Adaptação e resiliência como problemas sociotécnicos. 2014. (Seminário).
    20. Quartas Interdisciplinares 2014.Políticas públicas e desenvolvimento. 2014. (Outra).
    21. Reunião geral da pesquisa "Políticas, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil. 2014. (Outra).
    22. Seminário Internacional Tecnologia e Inclusão Social.Mesa de abertura. 2014. (Seminário).
    23. 1º Encontro dos grupos de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Unicamp.O Grupo de Análise de Políticas de Inovação. 2013. (Encontro).
    24. Colóquio sobre Pensamento Latino-Americano.Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento na América Latina. 2013. (Seminário).
    25. Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. Mini Curso: Tecnologias e Inovações em Saúde. 2013. (Congresso).
    26. Desenvolvimento, riscos e mudanças ambientais.Ambiente e sustentabilidade: Desenvolvimento, riscos e mudanças ambientais. 2013. (Seminário).
    27. Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e a produção de conhecimento na universidade.Debatedor da sessão "Gestão societal e reforma do Estado no Brasil". 2013. (Seminário).
    28. Fazendo Gênero 10. Primeiras aproximações entre feminismo e tecnologia social. 2013. (Congresso).
    29. Fórum Permanente "Tecnologia e qualidade de vida no trabalho".Tecnologia social e qualidade de vida no trabalho. 2013. (Outra).
    30. III Mostra de Tecnologias Sociais.A Gestão das Tecnologias Sociais: O desafio da Sistematização. 2013. (Simpósio).
    31. II Jornada de Políticas Públicas da UFSCar: Múltiplas Dimensões da Agenda Pública.Universidade e Políticas de Ciência e Tecnologia no Brasil. 2013. (Outra).
    32. I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA.Ensino e vida universitária. 2013. (Simpósio).
    33. I Seminário Geografia dos Riscos e Políticas de Adaptação.Tecnologia, água e política. 2013. (Seminário).
    34. IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Perícia, controle e governamentalidade. 2013. (Congresso).
    35. Palestra "Tecnologia Social: abordagens conceituais e metodológicas". 2013. (Outra).
    36. Para além das fronteiras do conhecimento - as ciências humanas e sociais como campo interdisciplinar.A interdisciplinaridade nas ciências humanas. 2013. (Outra).
    37. Quartas Interdisciplinares 2013.Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Outra).
    38. Seminário Saúde e Desenvolvimento no Brasil.Conhecimento e inovação em saúde. 2013. (Seminário).
    39. Seminários do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Política Científica e Tecnológica no Brasil. 2013. (Congresso).
    40. Tecnologia e Produção e a Extensão Comunitária.Tecnologia Social e Extensão Comunitária. 2013. (Seminário).
    41. Tecnologia Social e os conceitos de Economia Verde: propondo convívios possíveis... e desejáveis.Tecnologia Social e Economia Verde ? convívios possíveis. 2013. (Outra).
    42. Tecnologia Social e Política Científica e Tecnológica no Brasil.Tecnologia Social e Política Científica e Tecnológica no Brasil. 2013. (Seminário).
    43. XIV Fórum Universitário do Mercosul - FoMerco. Desenvolvimento, Inovação e Produção do Conhecimento. 2013. (Congresso).
    44. Desigualdade regional e as políticas públicas: a relação entre a pesquisa na universidade pública e o setor produtivo.A relação entre a pesquisa na universidade pública e o setor produtivo na Região Sudeste. 2012. (Seminário).
    45. Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Perspectivas e Desafios. 2012. (Outra).
    46. III Workshop Regional do Projeto Social Technologies and Public Policies in Latin America.Síntese dos resultados do Projeto Social Technologies and Public Policies no Brasil. 2012. (Oficina).
    47. II Jornadas Internacionales de Estudios sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad. O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no Brasil. 2012. (Congresso).
    48. Innovación y desarrollo tecnológico para la Economía Social.Tecnologia Social: o que, para quem, como?. 2012. (Seminário).
    49. IX Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Uma análise sociotécnica do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). 2012. (Congresso).
    50. Jornadas em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação: Ensino e Pesquisa em PGCTI: história e novos desafios.Apresentação de artigos selecionados. 2012. (Seminário).
    51. Quartas Interdisciplinares. 2012. (Outra).
    52. Seminário "Coleta Seletiva Solidária: gestão de resíduos sólidos com a participação dos catadores".Coleta seletiva e Tecnologia Social. 2012. (Seminário).
    53. Seminário Internacional Tecnologia Social e Economia Solidária: construindo a ponte.TS e ES: a ponte. 2012. (Seminário).
    54. XIII Fórum Universitário do Mercosul (FoMerco). O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). 2012. (Congresso).
    55. Atlanta Conference on Science and Innovation Policy. Science and Technology Policy in Brazil: An Analysis of the Recent Period. 2011. (Congresso).
    56. Função social da universidade no Modo 2 de produção de conhecimento científico e tecnológico. 2011. (Outra).
    57. III Seminário Inovações Curriculares: Experiências no Ensino Superior.Experiências de inovação curricular na Graduação. 2011. (Seminário).
    58. II Workshop Internacional Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina. Tecnologia para a Inclusão Social. 2011. (Congresso).
    59. Semana de Ciências e Humanidades da UFABC.CTS para políticas públicas. 2011. (Outra).
    60. Seminário de Pesquisa "Tecnologia para Inclusão Social e Políticas Públicas na América Latina".Tecnologia Social - Água. 2011. (Oficina).
    61. Seminário Economia Solidária e Desafios da Produção Autogestionária.Tecnologia Social, Mulheres e Economia Solidária. 2011. (Seminário).
    62. II Congreso Internacional "Ciencias, tecnologías y culturas": Diálogo entre las disciplinas del conocimiento mirando al futuro de América Latina y el Caribe. Capitalismo Acadêmico no Brasil: Evidências do caso da Universidade Estadual de Campinas. 2010. (Congresso).
    63. Simpósio Internacional Fronteiras da Avaliação. 2010. (Simpósio).
    64. VIII Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Ambiente e tecnologias para a inclusão social. 2010. (Congresso).
    65. VIII Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. A agenda da política científica e tecnológica brasileira: uma perspectiva histórica. 2010. (Congresso).
    66. XXV Congresso Nacional da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. DIAS, R. B.. I Encontro de Extensão da Unicamp. 2017. (Outro).. . 0.
    2. DIAS, R. B.. Redes Digitais e Culturas Ativistas. 2017. (Outro).. . 0.
    3. DIAS, R. B.; SERAFIM, M. P. ; SILVA, H. P.. Seminário Internacional Tecnologia e Inclusão Social. 2014. Outro
    4. DIAS, RAFAEL DE BRITO. 1° Encontro dos grupos de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Unicamp. 2013. (Outro).. . 0.
    5. DIAS, R. B.; TONSO, S. ; ALMEIDA, C. R. ; MEYER, J. F. C. A.. Fórum Permanente de Extensão Universitária, "Tecnologia Social e os conceitos de Economia Verde: propondo convívios possíveis... e desejáveis". 2013. Outro
    6. DIAS, R. B.; MARANDOLA JR, E. J. ; ETULAIN, C. R.. Colóquio sobre Pensamento Latino-Americano. 2013. Outro
    7. DIAS, R. B.; DAGNINO, R. P. ; SERAFIM, M. P. ; JESUS, V. B. ; SILVA, Rogério Bezerra da ; TAIT, Márcia ; PERON, A. E. R.. Seminário Internacional Tecnologia Social e Economia Solidária: construindo a ponte. 2012. Congresso
    8. DIAS, R. B.. II Workshop Internacional Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. DIAS, R. B.. Seminário de Pesquisa "Tecnologia para Inclusão Social e Políticas Públicas na América Latina". 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Rafael de Brito Dias ⇔ Bruno Gualano (1.0)
      1. PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes dos; VIEIRA, Noemia Ramos ; SIMONETTI, M. C. L.. Introduction. Em: Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos; Noemia Ramos Vieira; Mirian Claudia Lourenção Simonetti. (Org.). Relações internacionais contemporâneas : novos protagonistas e novas conjunturas. 1.aed.Marília; São Paulo. : Oficina Universitária; Cultura Acadêmica. 2014.v. 1, p. 11-14.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rafael de Brito Dias ⇔ Teodiano Freire Bastos Filho (1.0)
      1. PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes dos; VIEIRA, Noemia Ramos ; SIMONETTI, M. C. L.. Introduction. Em: Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos; Noemia Ramos Vieira; Mirian Claudia Lourenção Simonetti. (Org.). Relações internacionais contemporâneas : novos protagonistas e novas conjunturas. 1.aed.Marília; São Paulo. : Oficina Universitária; Cultura Acadêmica. 2014.v. 1, p. 11-14.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rafael de Brito Dias ⇔ Romis Ribeiro de Faissol Attux (1.0)
      1. BALTAR, C. T. ; MAXIMO, G. J. ; NASCIMENTO, H. M. ; FRAGA, L. S. ; BACIC, M. J. ; DIAS, R. B. ; DAGNINO, R. P. ; ATTUX, R. R. F. ; ESQUERDO, V. F. S.. Qual interdisciplinaridade queremos? A proposta do Observatório de Tecnociência Solidária da Unicamp. CTS em Foco. v. 3, p. 110-116, issn: 2675-9764, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rafael de Brito Dias ⇔ Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos (1.0)
      1. PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes dos; VIEIRA, Noemia Ramos ; SIMONETTI, M. C. L.. Introduction. Em: Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos; Noemia Ramos Vieira; Mirian Claudia Lourenção Simonetti. (Org.). Relações internacionais contemporâneas : novos protagonistas e novas conjunturas. 1.aed.Marília; São Paulo. : Oficina Universitária; Cultura Acadêmica. 2014.v. 1, p. 11-14.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rafael de Brito Dias ⇔ Carlo Franzato (1.0)
      1. PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes dos; VIEIRA, Noemia Ramos ; SIMONETTI, M. C. L.. Introduction. Em: Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos; Noemia Ramos Vieira; Mirian Claudia Lourenção Simonetti. (Org.). Relações internacionais contemporâneas : novos protagonistas e novas conjunturas. 1.aed.Marília; São Paulo. : Oficina Universitária; Cultura Acadêmica. 2014.v. 1, p. 11-14.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38