Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Tatiane Almeida de Menezes

Tatiane Almeida de Menezes é Professora Associada do Departamento de Economia da UFPE, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana, Micro-econometria e Economia do Trabalho. Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo de análise do desenvolvimento regional. Seus trabalhos empregam o instrumental econométrico para compreensão da distribuição especial da renda, com especial interesse no caso brasileiro. Seus estudos se concentram nas subáreas: saúde, educação, pobreza e avaliação de políticas públicas. Possui experiência como consultora de agências internacionais de desenvolvimento, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e CIRAD-Fraça. A Professora Tatiane é uma das editoras do livro: Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas volumes 1 e 2 (IPEA 2007), além de possuir diversas publicações, nacionais e internacionais. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE-PIMES (2015-2019). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Economia da Saúde-PPGGES. É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER) e da Regional Science Association International-RSAI. Foi Professora Visitante da Yale University no ano de 2004 e Pesquisadora Visitante da London School of Economics no ano de 2016. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5982392759349128 (18/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Econômicas. Av. dos Economistas, s/n Cidade Universitária 50670901 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21268378 Ramal: 211 Fax: (81) 32671512
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-2020. I?NDICE DE CUSTO DE VIDA MULTILATERAL PARA POPULAC?A?O BRASILEIRA DE BAIXA RENDA
      Descrição: O objetivo do trabalho consiste em calcular um índice que meça o diferencial de Custo de Vida (CV) das famílias brasileiras de baixa renda levando em consideração tanto a dimensão temporal como as peculiaridades regionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Maira Galdino da Rocha Pitta - Integrante / TIGRE, ROBSON - Integrante / RODRIGO ARRUDA - Integrante / Breno Caldas de Araujo - Integrante / Felipe Resende Oliveira - Integrante / Moacyr Jesus Barreto de Melo Rego - Integrante / Emille Santana Gomes - Integrante / Ozair Cavalcanti - Integrante / Rafaela Niels Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    2. 2018-Atual. Impacto da acessibilidade aos ambulatorios de reumatologia no desenvolvimento da esclerose sistemica e custos hospitalares decorrentes.
      Descrição: Edital: PRINT/CAPES Institucional Órgão de Fomento: CAPES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Maira Galdino da Rocha Pitta - Integrante / JOEBSON MAURILIO ALVES DOS SANTOS - Integrante / Andrewen Felipe Bezerra - Integrante / André Coelho - Integrante / Carol Landim Quintas - Integrante / Ligia Lima - Integrante / Antônio Paez - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    3. 2018-Atual. AVALIACAO DE TECNOLOGIASEM SAUDE INDICADASPARAPACIENTESCOM HIV/AIDS
      Descrição: O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a fornecer atenção à saúde, integral, universal e gratuita às pessoas vivendo com HIV e Aids. Nessa área, o Brasil destaca­se no cenário internacional por sua resposta à epidemia. O programa nacional é reconhecido pelas Nações Unidas como o melhor do mundo em desenvolvimento e vem servindo de modelo tanto para outros países em desenvolvimento para a política global de HIV/Aids, adotada pela OMS desde 2003. Por outro lado, o crescimento dos gastos em saúde tem se tornado grande problema em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Dessa forma, serão avaliadas de tecnologias em saúde indicadas por pacientes adultos com HIV/AIDS, sob a perspectiva do SUS como órgão comprador de serviços. A síntese de evidências incluirá estudos primários, como ensaios clínicos controlados randomizados (ECCR) e estudos secundários como Overviews ou Revisões Sistemáticas (com ou sem meta­análise) de estudos ECCR cujo delineamento tenha avaliado tecnologias em saúde indicadas para pacientes com HIV/AIDS. A execução deste projeto fornecerá uma série de estudos de avaliação de tecnologias em saúde, incluindo avaliação econômica completa e adicionalmente: i) formação de recursos humanos em projetos de inovação e avaliação de tecnologias em saúde? ii) competitividade internacional da pesquisa brasileira na área de saúde? iii) incremento qualitativo e quantitativo do desempenho científico e tecnológico do Brasil no enfrentamento às epidemias de AIDS. Pós-doutorado FACEPE-CAPES-PNPD: Breno Caldas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Andrea Sales - Integrante / Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes - Integrante / JULYAN GLEYVISON MACHADO GOUVEIA LINS. - Integrante / Breno Caldas de Araujo - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    4. 2017-Atual. DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES E SUAS IMPLICACOES SOBRE O PROCESSO DE DESCENTRALIZACAO DOS GASTOS COM SAUDE E EDUCACAO
      Descrição: A descentralização de recursos públicos do governo Federal para os municípios tem sido defendida como uma forma de conseguir eficiência e equidade na alocação dos mesmos. Por aproximar a população das instâncias decisória a descentralização é considerada mais eficiente para adequar os programas às preferências locais, uma vez que os gestores, teriam melhores condições de avaliar e responder as demandas. A proximidade entre executor e beneficiário, age no sentido de reduzir a assimetria de informação, desta forma as pessoas poderiam escolher localidades com melhor desempenho, gerando uma competição benéfica entre municípios. Com isso, os políticos locais teriam incentivos para responder as demandas e manter sua "base eleitoral". Entretanto, a descentralização pode também implicar em perda de economia de escala. Se este último resultado tiver uma magnitude maior que primeiro, pode haver um aumento do gasto. Quando a descentralização está associada à diferenciação tributária entre as regiões, o resultado poderá ser contrário ao previsto, gerado uma maior iniquidade entre os municípios. Assim, o êxito da descentralização dependeria da existência de canais efetivos para que a população expresse suas preferências fazendo com que os gestores locais atendam suas demandas. O objetivo do trabalho consiste em identificar o efeito da estratégia de descentralização dos gastos públicos educação e Saúde, sobre o bem-estar da população e o crescimento econômico, levando em consideração as circunstâncias nas quais o municípios está inserido. A estratégia de estimação emprega econometria espacial combinada com Diferenças em diferenças e variáveis instrumentais. A principal contribuição consiste em avaliar o processo de descentralização dos gastos em saúde e educação que ocorreram no brasil após constituição de 1988. Compreender se de fato o processo de descentralização levou a uma maior eficiência nos gastos e se reduziu a desigualdade entre os municípios brasileiros O projeto busca avaliar as estratégias de financiamento dos gastos com Saúde e Educação assim como a eficiência na aplicação destes recursos. Como resultado pretende-se propor formas de aplicação dos recursos em saúde e educação de modo a melhorar o bem-estar da população ao mesmo tempo que gera economia para o Estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes - Integrante / JOEBSON MAURILIO ALVES DOS SANTOS - Integrante / ANDRÉ LUIZ RIBEIRO COUTINHO BERNARDO DE MORAES COELHO - Integrante / JULYAN GLEYVISON MACHADO GOUVEIA LINS - Integrante / Andrewen Felipe Bezerra - Integrante / Rodrigo Ramos Silva Rêgo - Integrante / MARIA RENATA BEZERRA MELO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    5. 2013-2016. ESPACO, MEIO AMBIENTE, SAUDE E DESIGUALDADE NO BRASIL
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Isabel Raposo - Integrante / Pablo Aurélio Lacerda deAlmeidaPinto - Integrante / Edivaldo Constantino das Neves Junior - Integrante / Eduardo Machado Cavalcanti - Integrante / Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes - Integrante / GIUSEPPE TREVISAN CRUZ - Integrante / Ivan de Menezes Cavalcanti - Integrante / TIGRE, ROBSON - Integrante / Felipe Resende de Oliveira - Integrante / FERNANDO ZANGHELINI - Integrante / Girlan Severino de Oliveira Silva - Integrante / Fernanda Francisca de Carvalho Lima - Integrante / Saulo Bezerra - Integrante / JULYAN GLEYVISON MACHADO GOUVEIA LINS. - Integrante / RENATA MELO - Integrante / ROGÉRIO PEREIRA - Integrante / AMANDA FIGUEIREDO BARBOSA - Integrante / RODRIGO ARRUDA - Integrante / JOEBSON MAURILIO ALVES DOS SANTOS - Integrante / ANDRÉ LUIZ RIBEIRO COUTINHO BERNARDO DE MORAES COELHO - Integrante / JULYAN GLEYVISON MACHADO GOUVEIA LINS - Integrante / PAULO ROBERTO DE SOUZA FREITAS FILHO - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    6. 2013-2014. The Health Impacts of Climate Change in Latin America and the Caribbean
      Descrição: Avaliar o impacto da mudança climática sobre a prevalência de dengue e de morte neonatal no Brasil, considerando as dimensões regionais e urbanas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Integrante / Denisard Cneio de Oliveira Alves - Integrante / Deborah Maria da Silva Seabra - Integrante / Paula Pereda - Coordenador / Ivan de Menezes Cavalcanti - Integrante. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    7. 2012-2014. Expectativa de Vida, Crescimento Economico e Convergencia de Renda: Uma aplicacao para Estados e Municipios Brasileiros
      Descrição: Teoricamente é possível identificar uma série de caminhos que ligam melhoria nas condições de saúde com crescimento econômico. Entretanto, os resultados empíricos relacionando crescimento com melhoria nas condições de saúde da população ainda precisam de um maior aprofundamento. A forte presença de endogeneidade entre este dois fenômenos dificulta a tarefa de se encontrar o sentido da causalidade. Nos países ricos encontram-se a parcela maior da população com acesso a uma alimentação saudável, além de atendimento médico, hospitais e tratamentos, o que se traduz em melhores condições de saúde e qualidade de vida. Em outras palavras: vive-se mais e melhor. Trabalhos como os de Backer, Philipson e Soares (2005) incorporam variáveis de longevidade, saúde e padrão de vida e calibram um modelo a fim de mostrar o impacto positivo sobre o bem estar da população. Weil (2007) e Acemoglu e Johnson (2007) têm desenvolvido instrumentos que permitem identificar o sentido desta causalidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Eduardo A. Haddad - Integrante / Suely Lins Galdino - Integrante / Edivaldo Constantino das Neves Junior - Integrante / Geraldo de Aguiar Cavalcanti - Integrante / Luiza Campos - Integrante / Thiago Bananeiras Silva - Integrante / Deborah Maria da Silva Seabra - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    8. 2011-2013. Espaco Urbano, Crime e Seguranca na Regiao Metropolitana do Recife
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Raul da Mota Silveira Neto - Integrante / Circe Maria Gama Monteiro - Integrante / José Luiz Ratton - Integrante.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.
    9. 2010-2014. Expectativa de Vida, Crescimento Economico e Convergencia de Renda: Uma aplicacao para Estados e Municipios Brasileiros
      Descrição: Vários são os canais que ligam melhorias nas condições de saúde com crescimento econômico (Bloom e Sachs 1998; Gallup e Sachs 2001, WHO 2001; Bloom e Canning 2005; Soares 2005, Becker, Philipson e Soares, 2005, Soares, 2006): a maior disposição para o trabalho e para o estudo e subsequente capacidade de absorver conhecimento; maior produtividade dos trabalhadores; por sua vez, a redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida propiciam uma elevação da taxa de poupança das famílias, a fim de garantir a aposentadoria, aumentando o estoque de capital físico da economia; por fim, a melhoria nas condições de saúde implica numa redução da mortalidade de curto prazo, o que eleva a taxa de crescimento da população e reduz o produto per capita; a queda na taxa de mortalidade, por sua vez, reduz a taxa de fecundidade, o que diminui a taxa de crescimento da população e eleva o produto per capita, compensando no longo prazo o movimento anterior. Compreendido a importância do tema, o projeto tem por finalidade: encontrar uma relação de causalidade entre a melhoria nas condições de saúde (expectativa de vida) e o crescimento econômico dos estados brasileiros; compreender o padrão espacial de gastos com saúde dos municípios brasileiros e de que forma tais gastos podem estar relacionados com o aumento da expectativa de vida e, por conseguinte, com os diferentes estágios de crescimento que estes municípios se encontram e mapear espacialmente o processo de transição demográfica ocorrida no Brasil após os anos 90, avaliando a existência de correlação espacial na incidência e combate das doenças endêmicas mais frequentes em cada região (Estado/ Município).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tatiane Almeida de Menezes - Coordenador / Raul da Mota Silveira Neto - Integrante / Sammara Cavalcanti Soares - Integrante / Suely Lins Galdino - Integrante / Carlos Frederico Azevedo Uchoa - Integrante / Pablo Aurélio Lacerda deAlmeidaPinto - Integrante / Edivaldo Constantino das Neves Junior - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Primeira colocação no 14º Prêmio BNB de Economia Regional - categoria melhor artigo artigo, Banco do Nordeste do Brasil -BNB.. 2010.
      Membro: Tatiane Almeida de Menezes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. Seminários da Pós Graduação em Economia.Existe Restrição de Liquidez nos Gastos de consumo das famílias Brasileiras?. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. SILVEIRA NETO, Raul da Mota ; MENEZES, Tatiane Almeida de. Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - ENABER. 2012. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30