Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rita Maria de Souza Couto

Formação: Bacharel em Desenho Industrial, PUC-Rio, 1987; Bacharel em Comunicação Visual, PUC-Rio, 1988; Mestre em Educação, PUC-Rio, 1991; Doutor em Educação, PUC-Rio, 1997. Pós-doutorado na Escola de Belas Artes da UFBA, 2007. Atuação profissional: Professor Associado II do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Ministra aulas na Graduação, na Pós-graduação em Design e orienta mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e alunos de Iniciação Científica. Atuou como Coordenadora de Graduação, Coordenadora de Pós-graduação e Diretora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do PPG Design. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Design Educação, LIDE/DAD/PUC-Rio. Produção: É bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1C do CNPq. É Líder do Grupo de Pesquisa APRENDESIGN: Design em Situações de Ensino Aprendizagem, que reuniu todos os grupos anteriormente certificados pela PUC-Rio e pertencentes ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No âmbito da Pesquisa em Design tem publicado livros, artigos em periódicos e em anais de congressos nacionais e internacionais, com ênfase no estudo dos temas: ensino do Design e Design no ensino, interdisciplinaridade, pedagogia do Design, Design em Parceria, entre outros. É consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da FAPERJ. Integrou o Comitê Assessor do CA DI como membro (2016-2018) e coordenou o Comitê Assessor de Desenho Industrial do CNPq (2018 -2019). Desde o ano de 2006 é Editora Chefe da revista Estudos em Design. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5874218092323774 (17/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design. Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea 22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 35271594
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. O pensamento de design em situacoes de ensino aprendizagem
      Descrição: O Design é um campo amplo e multifacetado e pode desempenhar o papel de articulador no diálogo entre diversas áreas do saber. Para que um processo de projeto de Design aconteça é necessário que existam outras pessoas, além do designer, envolvidas nele. Muitas vezes o objeto é construído com a intenção de atender demandas de grupos específicos ou até genéricos da sociedade, e por esse motivo, é importante entender o contexto no qual estas pessoas estão inseridas. O Design em Situações de Ensino-Aprendizagem é uma linha de investigação desenvolvida no Laboratório Interdisciplinar Design Educação, que busca a partir da intersecção entre práticas características do campo do Design em contextos educacionais, uma mudança de olhar sobre as relações existentes em sala de aula. Muitos projetos e trabalhos de pós-graduação já foram realizados tomando como base o olhar e as ações interdisciplinares do Design com a Educação. No entanto, podem não ter sido aprofundados os significados dos conceitos chave que são intrínsecos à prática do Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. Uma organização visual detalhada das relações entre esses conceitos pode permitir uma melhor compreensão dos aspectos inerentes ao contexto em que se dão as atividades guiadas pelo Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. Dessa forma, é possível encontrar exemplos de ações projetuais específicas para diferentes configurações de intersecção entre os conceitos chave. A pesquisa objetiva desenvolver um suporte metodológico que permita organizar visualmente conceitos relacionados a projetos que envolvam realcionamentos entre o campo do Design e da Educação. O entendimento dos contornos teóricos e práticos presentes na linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem, que tem guiado os estudos que têm lugar no Laboratório Interdisciplinar Design e Educação (LIDE) da PUC-Rio, desde o ano de 1997.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Barbara Alves Betts - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    2. 2020-Atual. Materiais didaticos e atividades ludicas em iniciativas de educacao e interpretacao ambiental
      Descrição: A pesquisa tem por tema central a Educação Ambiental, com dois recortes específicos: Unidades de Conservação Ambiental e habitantes de zonas vizinhas a essas unidades. Tendo por fio condutor uma pergunta, formulada no artigo ?Conflitos socioambientais em Unidades de Conservação? por Melissa Vivacqua e Paulo Freire Vieira, publicado na revista Política e Sociedade número 7, de outubro de 2005: ?Como modificar comportamentos geradores de efeitos destrutivos sobre o meio biofísico e a qualidade de vida das populações??, o presente projeto está sendo desenvolvido no sentido de semear o comprometimento com a causa da conservação, por comunidades que habitam as zonas de amortecimento. Tem por objetivo geral identificar propostas de ações que visem iniciativas de educação e interpretação ambiental, com crianças do ensino fundamental que habitam zonas vizinhas a Unidades de Conservação Ambiental. O campo de pesquisa é composto por crianças da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rural Odette Young Monteiro, que habitam no bairro Bonfim, Correias, Petrópolis, RJ. Foi definido com uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, que incluirá a metodologia do Design em Parceria como norteadora no processo de desenvolvimento de materiais didáticos e atividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Roberta Portas - Integrante / Marianne Marianne Von Lachmann - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    3. 2017-2019. Material Didatico e Atividades para a Educacao Infantil: uma proposta em acao sob o olhar do Design
      Descrição: Tem-se por objetivo geral projetar suporte à elaboração de materiais didáticos onde sejam apresentadas guias de construção/confecção dos mesmos. O desenvolvimento do presente projeto terá por base uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. O empreendimento metodológico de caráter eminentemente interdisciplinar vem somar-se a outras investigações já realizadas pela proponente no âmbito da linha de pesquisa ?Design em Situações de Ensino-aprendizagem?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    4. 2017-2018. Reflexoes e praticas do Design na construcao do material didatico para a Educacao de criancas
      Descrição: Compreende estudos que possam contribuir para as relações estabelecidas entre prática docente e o material didático. Visando fornecer estratégias, à luz de metodologias de Design e dar suporte à elaboração de materiais didáticos para a educação de crianças. O desenvolvimento do presente projeto tem por base uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design - Departamento de Artes & Design da PUC-Rio... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Integrante / Eliane Jordy Iung - Coordenador / Carolina do Valle - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    5. 2013-2017. A Historia de Ana e Jose: livro digital bili?ngue para crianc?as surdas e ouvintes
      Descrição: O projeto de pesquisa que visou o desenvolvimento de um livro digital bilingue para crianc?as surdas e ouvintes com base na perspectiva do bilinguismo. Foi desenvolvido com apoio da FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cienti?fico e Tecnolo?gico (CNPq). O projeto foi desenvolvido no a?mbito do Laborato?rio Interdisciplinar de Design/Educac?a?o (LIDE|DAD|PUC-Rio) do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Entre os anos de 2004 e 2007 a equipe do LIDE desenvolveu um projeto de pesquisa intitulado Multi-Trilhas: jogo para auxiliar a aquisic?a?o de segunda li?ngua por crianc?as surdas , que teve por pu?blico crianc?as surdas matriculadas no ensino fundamental do Instituto Nacional de Educac?a?o de Surdos do Rio de Janeiro - INES/RJ. Edital Universal CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Ana Tereza Correia - Integrante / Cristina Portugal - Integrante / Guilherme Cunha da Silva - Integrante / Eliane Jordy - Integrante / Lucas Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    6. 2013-2017. Plano Pedagogico para a Primeira Infancia na Republica Democratica de Sao Tome e Principe: um espaco interdisciplinar de projeto
      Descrição: Tendo como ponto de partida um Memorando de Entendimento de Cooperação Técnica e Científica celebrado em 2012 entre o Ministério de Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe ? MECC/STP, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Escritório São Tomé e Príncipe - UNICEF e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC-Rio foi assinado com o Laboratório Interdisciplinar de Design Educação do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, LIDE/DAD/PUC-Rio, um acordo de cooperação a nível institucional para o desenvolvimento de um Plano Pedagógico para a Educação de Primeira Infância em STP. A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um pequeno país situado a 300 quilômetros da costa ocidental da África, próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria, formado por duas ilhas principais com área total de 1001 Km2 e tem em torno de 160.000 habitantes. Foi colônia portuguesa até 1975 e sua língua oficial é o português. No âmbito do citado acordo foram definidas inúmeras metas a serem alcançadas, das quais destacam-se no presente artigo as ações relacionadas à elaboração de conteúdos curriculares para a Educação Infantil para as faixas etárias de quatro e cinco anos, assim como o desenvolvimento de metodologias de ensino e produção de materiais didáticos de apoio aos conteúdos do currículo. Adotou-se na elaboração do plano pedagógico acima referenciado uma perspectiva eminentemente interdisciplinar, tendo por base um estreito relacionamento entre as áreas do Design e da Educação, prática comum aos projetos que são desenvolvidos no LIDE/DAD/PUC-Rio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Flávia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Integrante / Eliane Jordy Iung - Integrante / Portas, Karla - Integrante / Roberta Portas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / UNITED NATIONS CHILDREN'S FOUND (STP) - Auxílio financeiro / BANCO MUNDIAL STP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    7. 2013-2015. Pos-graduacao em Design no Brasil: desafios e perspectivas
      Descrição: No ano de 2014 a pós-graduação em Design no Brasil completa 20 anos de implantação. No âmbito de uma bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq foi realizado um levantamento sistemático sobre a história destes anos de ensino pós-graduado stricto sensu em Design em nosso país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    8. 2012-2014. Experiencia pedagogica em disciplina de projeto: o caso Sao Tome e Principe
      Descrição: Projeto em Parceria com o UNICEF de São Tomé e Príncipe - África com a disciplina DSG1002 - Projeto Planejamento do curso de graduação em Design da PUC-Rio, proporcionando o desenvolvimento de projetos de Design pelos 104 alunos inscritos no ano de 2012 na disciplina. Foram desenvolvidos 51 projetos distribuídos nos eixos: saúde, educação e cultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Integrante / Flávia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Roberta Portas Gonçalves Rodrigues - Coordenador. Número de orientações: 5
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    9. 2010-2013. Laborato?rio de Modelagem e Simulac?a?o 3D
      Descrição: Projeto aprovado pelo edital "Pensa Rio - Apoio ao estudo de temas relevantes e estrate?gicos para o estado do Rio de Janeiro". O projeto visa a implantac?a?o do Laborato?rio de Modelagem e Simulac?a?o 3D do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, previsto para funcionar no interior do Laborato?rio de Volume, de forma a ser integrado a?s facilidades convencionais existentes e facilitar a interac?a?o entre as tecnologias de forma complementar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Luiza Novaes - Integrante / Alfredo Jefferson de Oliveira - Integrante / Claudio Magalhães - Integrante / Jorge Roberto Lopes dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    10. 2010-2012. Design, Educacao e Tecnologia: reflexoes teoricas e esteticas sobre Design de Hipermidia
      Descrição: O presente projeto de pesquisa teve como ponto de partida a pesquisa da Dra. Cristina Portugal que é pesquisadora bolsista CNPq em estágio de Pós-doutorado Junior (PDJ) do Programa de Pós-graduação em Design do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação (LIDE) do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DAD/PUC-Rio), supervisionado pela Professora Dra. Rita Maria de Souza Couto. O projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos sobre as diversas relações do Design em Situações de Ensino-aprendizagem, tendo como foco o desenvolvimento de sistemas hipermidiáticos que reforçam a interação de sua práxis com a Educação e a sociedade no qual ele se insere. Tais estudos esperam fomentar o exercício da reflexão, do debate e da crítica, proporcionando ao profissional uma visão abrangente da área do Design e de suas possíveis aplicações à Educação aplicados a ambientes de hipermídia... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Integrante / Cristina Portugal - Coordenador / MARIANA FERREIRA GOMES CORRÊA - Integrante / Guilherme Cunha da Silva - Integrante / Eliane Jordy - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    11. 2010-2011. Redesign do jogo Multi-Trilhas Virtual
      Descrição: pesquisa intitulada Redesign do jogo Multi-Trilhas Virtual tem como ponto de partida uma investigac?a?o realizada entre os anos 2005 e 2007 para criac?a?o de um material educativo Jogo Multi-Trilhas - que tem por objetivo auxiliar crianc?as surdas no processo inicial de aquisic?a?o do Portugue?s escrito como segunda li?ngua, por meio de uma abordagem multidisciplinar, com foco no Design e segundo orientac?a?o da corrente bilingui?sta para educac?a?o de indivi?duos surdos. O objeto de estudo Multi-Trilhas Virtual e? disponibilizado por meio de uma pec?a multimi?dia que possibilita a crianc?as surdas e ouvintes usufrui?rem de um recurso digital para aquisic?a?o do Portugue?s e da Libras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Ana Tereza Correia - Integrante / Patrícia Castro Ferreira - Integrante / Cristina Portugal - Integrante.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 1o. lugar no prêmio de "Trabalhos escritos não publicados", MUSEU DA CASA BRASILIEIRA.. 2019.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    2. Pesquisadora Homenageada, 13o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - PD Design 2018.. 2018.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.
    3. Destaque de Iniciação Científica de 2013, Pontifícia Universidade Católica.. 2013.
      Membro: Rita Maria de Souza Couto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. 12º PD 2016 - CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. A RELAÇÃO ENTRE DESIGN E ARTESANATO E A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DO DESIGN COLABORATIVO. 2016. (Congresso).
    2. Tenth International Conference on Design Principles & Practices."Social Design at PUC-Rio: Initiatives in Teaching, Research and Extension. 2016. (Outra).
    3. Tenth International Conference on Design Principles & Practices.Living Exchange and Learning Environments: Education Spaces resignified by the Action of Design in Parnership. 2016. (Outra).
    4. 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável.Design Social. 2015. (Simpósio).
    5. 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. APRENDIZAGEM BASEADA EM DESIGN: UMA PEDAGOGIA QUE FORTALECE OS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA DIGITAIS. 2015. (Congresso).
    6. 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. DESIGN E LITERATURA DIGITAL INTERATIVA BILINGUE. 2015. (Congresso).
    7. 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. O DESIGN DA INFORMAÇÃO E O ESPAÇO FÍSICO DA PRÉ-ESCOLA EM SÃO TOMÉ, ÁFRICA. 2015. (Congresso).
    8. 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. ESTUDO DE POSSÍVEIS INTERAÇÕES PARA E-BOOK INTERATIVO PARA CRIANÇAS SURDAS. 2015. (Congresso).
    9. 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EM AÇÃO SOB O OLHAR DO DESIGN. 2015. (Congresso).
    10. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE DESIGN EDUCAÇÃO - LIDE.Educação Infantil: uma proposta de ação sob a perspectiva do design. 2015. (Seminário).
    11. MX DESIGN CONFERENCE 2015 DISEÑO INCLUYENTE.DESIGN PARA PROJETO DE LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA CRIANÇAS SURDAS. 2015. (Outra).
    12. Seminário de Acompanhamento dos Progração de Pós-Graduação da Área de ARQUITETURA e URBANISMO. 2015. (Seminário).
    13. V SILID - Simpósito sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/IV SIMAR - Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Design e Educação: abordagens, materiais e métodos aplicados ao ensino. 2015. (Simpósio).
    14. 10º Colóquio de Moda.O Design e a Educação. 2014. (Outra).
    15. 11° PD Design 2014 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. PROJETO DE PESQUISA DE LIVRO DIGITAL PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES A LUZ DO DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2014. (Congresso).
    16. 11º PD Design 2014 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Avaliadora de Trabalhos na área de Design e Educação: Design Social. 2014. (Congresso).
    17. EDULEARN14, the 6th annual International Conference on Education and New Learning Technologies..INTERACTIVE DIGITAL BOOK FOR DEAF AND LISTENER CHILDREN. 2014. (Outra).
    18. I Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Arquitetura, Urbanismo e Design.Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Arquitetura, Urbanismo e Design. 2014. (Seminário).
    19. Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação - LIDE.Educação Infantil: uma proposta de ação sob o olhar do Design. 2014. (Seminário).
    20. Jovens em Rede.Jovens em Rede. 2013. (Seminário).
    21. 4° Congresso Brasileiro de Design da Informação | 5° CONGIC Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação - INFODESIGN. Especialização de Design de Material Didático. 2011. (Congresso).
    22. CIPED - VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Multi-trilhas Virtual - novas diretrizes para o jogo de entretenimento na aquisição da linguagem por crianças surdas. 2011. (Congresso).
    23. Design + Educação: novos desafios da sala de aula contemporânea.Design de material didático através de experiências interdisciplinares. 2011. (Outra).
    24. Exposição de Arte Contemporânea: cores e sons das florestas.Cores e Sons das Florestas. 2011. (Outra).
    25. IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas.Mesa-Redonda de Abertura do Simpósio. 2011. (Simpósio).
    26. Master Class.Master Class. 2011. (Outra).
    27. MX Design Conference 2011: Diseño sin fronteras - 4° Congreso Internacional de Diseño. Design in Teaching and Learning Situations: an interdisciplinary dialogue. 2011. (Congresso).
    28. SIMPLEX | Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design.Pesquisa em Design: desafios e perspectivas. 2011. (Simpósio).
    29. VI Encuentro Latinoamericano de Diseño.Reflexões sobre Design, Cultura Visual e Educação na pós-modernidade. 2011. (Encontro).
    30. 2' Encuentro de Escuelas de Diseño AUSJAL.PANORAMA DE POS-GRADO EN DISEÑO DE BRASIL. 2010. (Encontro).
    31. Design & Método: Reflexões sobre os modelos projetuais diante do cenário de complexidade estabelecido.O processo de pesquisa é fascinante e desafiador. 2010. (Seminário).
    32. III SILID Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira | II SIMAR Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Experiências multidisciplinares na elaboração e uso de material didático. 2010. (Simpósio).
    33. III SILID Simpósio sobre o Livro Didático e Língua Materna e Estrangeira | II Simar Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Multidisciplinaridade no material didático. 2010. (Simpósio).
    34. PD Design 2010 - 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Coordenador de Sessão técnica ST.B20. 2010. (Congresso).
    35. PD Design 2010 - 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design e pesquisa: critérios de avaliação. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. COUTO, R. M. S.; GAMBA JR., N. G.. 2º Congresso Latino Americano de Inovação Social e VIII Encontro de Escolas de Design na Rede AUSJAL ? INOSAL 2020. 2020. Congresso
    2. COUTO, R. M. S.; GAMBA JR., N. G.. V Encontro da Rede de Escolas de Design da AUSJAL ? INOSAL 2018. 2018. Outro
    3. COUTO, R. M. S.; RIBEIRO, F. N. F. ; PORTAS, R. G. R. ; JORDY, Eliane ; PORTAS, K. S. S.. II Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação: Teaching materials for early childhood education: a proposal in action from the perspective of Design. 2015. Outro
    4. COUTO, R. M. S.. 7º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI 2015 - CONGIC 2015). 2015. (Congresso).. . 0.
    5. COUTO, R. M. S.; MAGALHAES, C. ; Leal, Mariana Ruth. Seminario Internacional do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação - LIDE. 2014. Outro
    6. COUTO, R. M. S.; RIBEIRO, F. N. F. ; PORTAS, R. G. R. ; JORDY, E. ; PORTAS, K. S. S.. Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação: Educação Infantil - uma proposta de ação sob o olhar do Design. 2014. Outro
    7. COUTO, R. M. S.; PORTUGAL, Cristina ; RIBEIRO, Flávia Nizia F.. Design + Educação: novos desafios da sala de aula contemporânea. 2011. Outro
    8. COUTO, R. M. S.. 10 Anos do Programa de Pós-graduação em Design, percurso e perspectivas. 2005. (Outro).. . 0.
    9. COUTO, R. M. S.. Terceira Mostra PUC-Rio - Representante do CTCH na Terceira Mostra PUC-Rio. 1999. (Exposição).. . 0.
    10. COUTO, R. M. S.. Cria Design Puc-Safras 1998,1999,e 2000. 1998. (Exposição).. . 0.
    11. COUTO, R. M. S.. PIUDesign. 1994. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:13