Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Kenio Costa de Lima

O professor possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutorado em Ciências (Microbiologia Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Saúde Pública pela Agência de Saúde Pública de Barcelona. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Ciências Odontológicas e em Ciências da Saúde desta mesma universidade e bolsista de produtividade do CNPq 1D . É o atual editor científico da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e diretor do Instituto do Envelhecer da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e integrante do GT Envelhecimento e Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Possui experiência nas áreas de Odontologia, Saúde Coletiva e das Ciências da Saúde de um modo geral, com ênfase em estudos experimentais e epidemiológicos. Trabalha, principalmente, os seguintes temas: Envelhecimento e Saúde, Doenças infecciosas, Microbiologia aplicada e Epidemiologia aplicada à pesquisa em Saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5835673385014578 (30/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia. Av. Salgado Filho, 1787 Lagoa Nova 59056-000 - Natal, RN - Brasil Telefone: (84) 32154133 Fax: (84) 32154101
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (37)
    1. 2016-Atual. Prevalencia de lesoes bucais em pacientes geriatricos atendidos no servico de Estomatologia da UFRN
      Descrição: A partir do final dos anos 60, o Brasil começou a vivenciar modificações na sua população, o qual foi denominado por ?transição demográfica?, sobretudo pelas quedas nos índices de mortalidade e natalidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2007); no entanto, calcula-se que a população idosa brasileira até 2025 seja 15% da população total. Com isso, há um alerta para a necessidade da sociedade, e em especial os serviços de saúde, organizarem-se e repensarem suas práticas assistenciais com vistas a responder o impacto dos problemas de saúde dessa população. Dentre os vários segmentos da saúde, a saúde bucal merece uma ênfase maior, uma vez que, ao longo da história, os serviços não têm se mostrado eficientes para atender esse grupo populacional, que do mesmo modo da população adulta assistida, possui elevados níveis de edentulismo, cárie, doenças periodontais e lesões de boca em tecido mole. Sendo assim, o estudo tem como foco principal identificar os principais problemas bucais dos idosos assistidos no serviço de Estomatologia do Departamento de Odontologia da UFRN, no município de Natal/RN. A amostra corresponderá a todos os indivíduos com 60 anos ou mais assistidos neste serviço no período compreendido entre os anos de 2010 a 2016. As informações serão coletadas pela busca ativa dos dados de interesse para o estudo, constantes nos prontuários dos pacientes. Com os resultados desta pesquisa, pretende-se avaliar a prevalência das alterações bucais em idosos e contribuir para elaboração de programas de prevenção e controle das patologias mais frequentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Antônio de LIsboa Lopes Costa - Integrante / Roseana de Almeida Freitas - Coordenador / Ana miryam Costa de Medeiros - Integrante / Patrícia Teixeira Oliveira - Integrante / Ericka Janine Dantas da Silveira - Integrante / DEBORAH GONDIM LAMBERT MOREIRA - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    2. 2016-Atual. Achados imagenologicos em radiografias panoramicas de idosos
      Descrição: O perfil epidemiológico da população brasileira vem sofrendo nos últimos anos uma importante transição demográfica, na qual se constata um aumento progressivo no número de indivíduos na faixa de 60 anos ou mais. Essa transição representa um desafio no que se refere às questões assistenciais e econômicas no País, uma vez que a população idosa apresenta uma demanda importante nos serviços de saúde, relacionados, principalmente, a uma maior prevalência de doenças crônicas e que necessitam de intervenções contínuas, de um maior número de internações e de mais benefícios previdenciários. Em função desta necessidade o foco das políticas públicas tem sido o diagnóstico precoce e a prevenção. Dentre as doenças crônicas mais prevalentes nos idosos destacam-se o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e a Osteoporose (OP). Em ambas as doenças a radiografia panorâmica, que representa um exame complementar amplamente utilizado na prática odontológica, pode desempenhar um papel importante auxiliando no diagnóstico precoce e favorecendo um início rápido ao tratamento. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar os achados imagenológicos relacionados ao AVE e a OP em radiografias panorâmicas de idosos atendidos no Serviço de Imagenologia do Departamento de Odontologia da UFRN. A investigação de tais achados fundamenta-se na identificação precoce dos sinais destas doenças no sentido de acelerar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento do paciente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Patrícia Teixeira de Oliveira - Coordenador / Ana miryam Costa de Medeiros - Integrante / AMANDA FELIX GONÇALVES TOMAZ - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    3. 2016-Atual. Evidencias de Validade de um Instrumento de Rastreamento de Disfagia em Idosos
      Descrição: O objetivo da pesquisa é construir e obter evidências de validade do instrumento de rastreamento de disfagia para idosos e sua relação com as condições sociodemográficas e econômicas para o estabelecimento de medidas educativas, de promoção e de assistência no cuidado com a pessoa idosa, com vistas a determinar a prevalência da disfagia em idosos institucionalizados do município de Natal. Metodologia: estudo seccional de diagnóstico e de prevalência realizado em algumas instituições de atenção ao idoso, a partir de 60 anos, de acordo com a classificação preconizada pela Organização Mundial de Saúde para países em desenvolvimento. A amostra será por conveniência de idosos de ambos os sexos atendidos nos serviços de atenção ao idoso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Leandro de Araújo Pernambuco - Integrante / Maria Angela Fernandes Ferreira - Integrante / HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    4. 2016-Atual. Condicoes de saude bucal e capacidade funcional em idosos: um estudo longitudinal de base populacional
      Descrição: O envelhecimento populacional constitui um dos maiores desafios para a saúde pública contemporânea e, nessa perspectiva, a capacidade funcional surge como importante critério na avaliação geriátrica. A saúde bucal dos idosos, por sua vez, merece atenção especial, visto que, historicamente, nos serviços odontológicos, tal grupo populacional nunca foi considerado como prioritário. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é realizar uma análise longitudinal da relação entre as condições de saúde bucal e a capacidade funcional da população idosa do município de Macaíba-RN, partindo dos dados de um estudo transversal de base populacional realizado em 2010/2011. Para tanto, em uma amostra representativa da população idosa do município de Macaíba-RN, será realizado o exame das condições de saúde bucal, a fim de avaliar o grau de ataque de cárie (CPO-d), a condição periodontal (CPI/ PIP), o uso e necessidade de próteses dentárias, os pares de dentes em oclusão, a presença da disfunção temporomandibular (DTM), bem como a presença de alterações em tecidos moles. A avaliação da capacidade funcional dos idosos, que determina o seu grau de dependência, será obtida por meio da aplicação do índice de Katz e do índice de Lawton-Brody. Além disso, será utilizado um questionário para caracterização do perfil socioeconômico e demográfico da amostra. Sendo assim, todos os 441 idosos investigados na primeira onda (linha de base) serão recrutados para integrar a segunda onda do estudo. Os dados de linha de base relativos à saúde bucal se alinharam aos observados para a região Nordeste no SB Brasil 2010. Por outro lado, os dados referentes à capacidade funcional revelaram uma prevalência de 10,4% de indivíduos dependentes em pelo menos uma das atividades da vida diária. Porém, não foram identificadas quaisquer associações entre a capacidade funcional e as variáveis de saúde bucal observadas na linha base, demonstrando que tais desfechos ocorrem em momentos distintos na vida do idoso, justificando, portanto, o acompanhamento desses indivíduos em relação a essas características.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Cecília Isabel dos Santos - Integrante / Yan Nogueira Leite Freitas - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    5. 2016-Atual. Construcao e validacao de uma escala de apoio social para idosos
      Descrição: O envelhecimento populacional no Brasil já é uma realidade e tema bastante discutido na literatura. Os novos desafios, não somente advindos das alterações demográficas, mas também das sociais e culturais, são compatíveis com uma nova perspectiva do conceito de saúde. Avaliações mais criteriosas, que contemplem não somente os aspectos biológicos, mas também os sociais e psicossomáticos dos idosos, destacam a multidimensionalidade necessária para a atenção a saúde desta população. Ao utilizar estratégias para compreender o processo de desgaste e fortalecimento do idoso, da família e da rede social que os rodeiam, torna-se possível o desencadeamento de ações mais efetivas na promoção da saúde, prevenção ou tratamento do desequilíbrio no processo saúde/doença, sobretudo para os idosos (CIOSAK et al., 2011). Gonçalves e colaboradores (2011) em ampla revisão da literatura sobre o uso de instrumentos para avaliação do apoio social no Brasil, destaca que: ?Fica também evidente a escassez de instrumentos fidedignos, válidos e padronizados para a realidade brasileira, apesar dos diversos instrumentos já utilizados e que são revisados no presente estudo?. Por fim, uma ferramenta construída sob a ótica de fundamentação teórica sólida, com o suporte de especialistas, que contemple as etapas básicas de validação, de fácil e rápida aplicação para a população idosa brasileira, justifica os esforços para esta pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / MARCELLO BARBOSA OTONI GONCALVES GUEDES - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    6. 2015-Atual. Construcao de clusters de idosos a partir dos indicadores das condicoes de saude bucal que aferem heterogeneidade populacional
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Paulo Sérgio Silva Pessoa - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    7. 2015-Atual. Construcao e validacao de um indicador composto para afericao da condicao de saude bucal de idosos que denote heterogeneidade populacional
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Natália Cristina Garcia Pinheiro - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    8. 2015-Atual. Analise dos dados relativos aos indicadores de saude bucal que aferem heterogeneidade populacional
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Vinícius Carlos Duarte Holanda - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    9. 2015-Atual. Ocorrencia de lesoes cervicais nao cariosas em pacientes atendidos nas Clinicas Integradas do Departamento de Odontologia/UFRN
      Descrição: As lesões cervicais não cariosas (LCNC) dizem respeito a lesões presentes na região da junção cemento-esmalte (JCE), devido à perda de tecido duro dental, resultante de episódios de erosão, abrasão e/ou abfração. Visto que o diagnóstico precoce e a identificação dos fatores de risco associados a esse grupo de lesões são essenciais para o estabelecimento de diretrizes para o adequado tratamento, e consequente melhoria do prognóstico de tal agravo, os objetivos do presente estudo são avaliar a prevalência e a severidade de LCNC em pacientes atendidos nas Clínicas Integradas do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DOD/UFRN) e ainda identificar os principais fatores de risco associados a tal agravo bucal. Será conduzido um estudo observacional, do tipo transversal, cujo tamanho amostral será determinado a partir da realização de um estudo piloto com 30 pacientes. As variáveis dependentes a ser avaliadas serão presença/ausência de LCNC e severidade das lesões detectadas, através do índice de desgaste dentário (IDD). Um questionário semiestruturado será empregado para investigar os seguintes grupos de fatores de risco às LCNC: dados sociodemográficos, história médica, história odontológica e práticas de higiene bucal, hábitos parafuncionais e de dieta. Além das variáveis a serem coletas através do questionário semiestruturado, serão avaliadas clinicamente as seguintes variáveis independentes: classificação da forma da lesão (em forma de V ou discoide), classificação da guia realizada durante os movimentos mandibulares de lateralidade (guia canina ou função em grupo; presença ou ausência de contatos prematuros ou interferências oclusais nas posições de relação cêntrica (RC) e máxima intercuspidação habitual (MIH), e durante o movimento mandibular de protrusão; e ainda, número de elementos molares presentes. Os dados serão analisados pelo programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) 20.0. Inicialmente será realizada uma análise pautada em medidas descritivas, em seguida, os dados serão submetidos à análise bivariada através do teste do qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher e verificada a magnitude do efeito através da razão de prevalência para cada uma das variáveis independentes em relação aos desfechos em um nível de confiança de 95%. E por fim, com a finalidade de investigarem-se os possíveis fatores associados à ocorrência de lesões cervicais não cariosas, uma análise de regressão logística será realizada, utilizando para isso as variáveis independentes que apresentarem diferença estatisticamente significativa em relação ao desfecho, quando da análise bivariada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Isauremi Vieira de Assunção - Integrante / Maria Cristina dos Santos Medeiros - Integrante / Alex José Souza dos Santos - Integrante / EMANUELLE DAYANA VIEIRA DANTAS - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    10. 2015-Atual. Queilite actinica: indice de analise clinica
      Descrição: A queilite actínica (QA) é uma condição inflamatória potencialmente maligna, cuja progressão pode culminar no desenvolvimento de carcinoma de células escamosas (CCE) de lábio. Acomete exclusivamente o lábio inferior e é mais frequente em indivíduos idosos do gênero masculino, de pele clara e com ocupações que requerem exposição ao sol, como pescadores, agricultores e vendedores ambulantes. Clinicamente, a QA pode se manifestar de forma aguda ou crônica. A forma aguda acomete indivíduos jovens, geralmente no verão, na forma de uma lesão eritematosa, com vesículas, descamação e ulceração no lábio que logo cicatrizam. A forma crônica acomete indivíduos acima da 4ª década de vida e caracteriza-se pela atrofia do vermelhão do lábio inferior que exibe áreas pálidas com erupções, evoluindo para áreas ásperas e escamosas que podem se tornar endurecidas. Histopatologicamente a QA apresenta hiperceratose, displasia epitelial de leve a severa, elastose solar e inflamação. Quadros histológicos de carcinoma in situ ou CCE de lábio podem corresponder a um diagnóstico clínico QA. Em virtude do variado quadro clínico da QA e de sua natureza potencialmente maligna, essa pesquisa busca desenvolver um índice que auxilie no diagnóstico e gradação da severidade da QA. O índice será desenvolvido através da identificação realizada por expertos, das características clínicas que indiquem diferentes graus de severidade da QA e, em seguida, será feita a validação deste índice aplicando-o em indivíduos que apresentem QA com confirmação histopatológica. Este índice permitirá uma melhor caracterização do estágio clínico em que a doença se encontra no momento do diagnóstico, auxiliando na prevenção da evolução desta para o carcinoma de células escamosas de lábio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Patrícia Teixeira Oliveira - Coordenador / Ericka Janine Dantas da Silveira - Integrante / CRISTIANNE KALINNE SANTOS MEDEIROS - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    11. 2014-2016. Saude bucal de idosos: indicadores que aferem heterogeneidade populacional - a realidade das instituicoes sem fins lucrativos do municipio de Natal-RN
      Descrição: A proposta de pesquisa apresentada vem fornecer subsídios para a compreensão do real estado de saúde/doença de uma parcela da população que é prioritária no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tal prioridade se deve aos vários instrumentos legais disponíveis, norteados em nível de saúde, pela atual política de saúde da pessoa idosa, que prioriza a realização de estudos e ações àqueles fragilizados. Dentre estes, destaca-se o grupo de idosos institucionalizados. Como o tema referido se reveste de grande relevância social, uma vez que estabelecerá um diagnóstico das reais condições de saúde bucal da população de idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN (cujas dificuldades a muitos dos exames são inerentes a não existência destes em nível de rede de atenção à saúde), pretende-se com o uso de indicadores ?alternativos? de saúde bucal contribuir para o desenvolvimento de políticas e estratégias de saúde bucal que tenham como foco central o idoso, a fim de que sejam reduzidas a morbidade e mortalidade desses indivíduos, bem como proporcionar melhorias na sua qualidade de vida e saúde geral, sobretudo daqueles institucionalizados, cujas condições de saúde bucal demandam maior atenção e cuidado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Vinícius Carlos Duarte Holanda - Integrante / Paulo Sérgio Silva Pessoa - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    12. 2014-2015. Presenca de pares em oclusao e numero de molares presentes: indicadores que discriminam a condicao de saude bucal de idosos?
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Natália Cristina Garcia Pinheiro - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    13. 2014-2015. Validacao do northwestern dysphagia patient check sheet traduzido e adaptado para o portugues brasileiro
      Descrição: Introdução: Os protocolos de triagem permitem a identificação precoce dos distúrbios de deglutição (disfagia) e não requerem maiores recursos em nível financeiro e de deslocamento para centros especializados de diagnóstico. Como no Brasil não existem protocolos validados para a triagem em disfagia, o Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet (NDPCS) foi escolhido. Objetivo: O presente estudo, portanto, tem como objetivo apresentar evidências de validade Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet na detecção de risco de presença de alteração de deglutição para posterior avaliação diagnóstica específica.Métodos: A população será composta por indivíduos de ambos os gêneros, encaminhados atendidos pelo serviço de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encaminhados dos serviços que realizaram videoendoscopia da deglutição ou videofluoroscopia da deglutição. Será dada continuidade à coleta realizada no serviço de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015 juntamente com os instrumentos de coleta arquivados no Departamento de Fonoaudiologia desde setembro de 2010. Os indivíduos encaminhados para a Clínica Escola de Fonoaudiologia continuarão sendo avaliados e os exames de videoendoscopia da deglutição (VED) ou videofluoroscopia da deglutição (VFD) serão considerados para a comparação com o NDPCS, desde que seus laudos estejam dentro do mesmo período em que será realizada a administração deste instrumento, objeto desta pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Leandro de Araújo Pernambuco - Integrante / HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR - Integrante / MARÍLIA MEDEIROS DE ALMEIDA - Integrante / MARYANA SOARES DE SOUZA LOPES - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    14. 2014-2014. Maturidade com vida equilibrada na piramide de Maslow
      Descrição: O PROJETO VIDA COM MATURIDADE da UFRN foi implantado em julho de 2003, resultante de uma demanda crescente de servidores em busca de atendimento por dificuldade de ajustamento à aposentadoria. Dentro deste contexto, e tendo em vista o aumento da expectativa de vida da população mundial e brasileira, fomentou-se o desejo de realizar no âmbito da UFRN uma ação que pudesse acolher as demandas provenientes dessa etapa da vida do ser humano, implantando um programa de preparação à aposentadoria (PPA), criando assim, um espaço social e institucional em que questões sobre o envelhecimento pudessem ser discutidas e transformadas em ações, evitando que a falta de reflexão desencadeasse uma vivência sobre o prisma do adoecimento, inatividade e improdutividade. Assim, a UFRN disponibilizou um espaço permanente para reflexão, expressão e conscientização dos aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento como também da aposentadoria ? perdas e ganhos ? enquanto momento de transição na vida do ser humano, objetivando um ajustamento saudável para essa etapa da vida. O cuidado com os nossos idosos é uma questão relevante de direitos humanos, uma vez que são grandes as violações dos direitos a esse setor da população. Programas, serviços, projetos e ações específicas aos idosos ativos e aposentados se fazem necessários para que a cidadania seja efetivamente respeitada e, nesse aspecto, entendemos a Universidade como espaço privilegiado para o fomento dessas atividades. Assim, este PROGRAMA: MATURIDADE COM VIDA EQUILIBRADA NA PIRÂMIDE DE MASLOW parte de três premissas: 1- Da necessidade de preparar os servidores para uma transição saudável e produtiva tanto na fase da aposentadoria quanto no envelhecimento, conduzindo-os num processo de redirecionamento da energia produtiva e ressignificação da visão de ser humano, disponibilizando estratégias para facilitar o seu contínuo desenvolvimento, da autonomia, tomada de consciência e responsabilidade pelo desenvolvimento da própria saúde, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida do servidor desta instituição. 2- O pesquisador não é um observador independente, mas torna-se um participante, e o processo de mudança torna-se seu objeto de pesquisa. Portanto, o pesquisador tem dois objetivos: agir para solucionar um problema; e contribuir para um conjunto de conceitos para desenvolvimento do sistema." (Benbasat, Goldstein & Mead, 1987, p.371). 3- Uma questão central nesta discussão é a interdisciplinaridade necessária para a pesquisa-ação. É interessante ressaltar que sendo a interdisciplinaridade um pré-requisito para a pesquisa-ação, ela passa a ser também um objetivo (um fim) uma vez que, a pesquisa-ação termina por contribuir com o "relacionamento" das muitas áreas de estudo, encontradas na engenharia de produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / MARCIANO FURUKAVA - Integrante / CILIANA REGINA COLOMBO - Integrante / FABIA BARBOSA DE ANDRADE - Integrante / SUZANA PACHECO FERREIRA DE MELO - Integrante / JÉSSICA MONYK TIBURCIO DE SOUZA - Integrante / ONÉCIMA BIATRIZ DE MEDEIROS RAMALHO - Integrante / JÚLIA RAPOSO MACIEL DE ARAÚJO - Integrante / GUILHERME KEITI AOYAMA - Integrante / ALANA MELO SANTOS BATISTA - Integrante / IMACULADA CONCEIÇÃO MATOS DE AZEVEDO - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    15. 2014-Atual. Triagem fitoquimica e acao antimicrobiana de extratos vegetais sobre microrganismos bucais planctonicos e organizados em biofilme
      Descrição: O uso de terapias naturais tem profundas raízes históricas e quando analisado na ótica da Atenção Básica de Saúde, agrega valores econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos, integra saberes populares e científicos, e busca o acesso de usuários aos serviços públicos, ampliando a resolutividade das ações de saúde. A utilização concreta das plantas medicinais, através da aplicação da fitoterapia nos Programas de Atenção Básica, só viria a melhorar a assistência à saúde, sobretudo em Odontologia, na medida em que tal uso estivesse de acordo com os princípios da Estratégia de Saúde da Família, confirmando uma mudança no modelo de atenção vigente, visando à integralidade das ações e a utilização de uma tecnologia prática e acessível a todas as famílias e comunidades, com um custo reduzido, não levando a descontinuidade das ações. Baseado nesse contexto, identificando a alta prevalência de doenças bucais biofilme dependentes, reconhecendo o Brasil como um país de grande variedade etnobotânica e reconhecendo ainda o potencial terapêutico de matérias-primas vegetais, a presente pesquisa visa determinar a ação antimicrobiana de diferentes extratos vegetais, sobre microganismos bucais planctônicos e organizados em biofilme, bem com analisar fitoquimicamente o material vegetal. Nesse sentido, será realizada a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), Cinética Bactericida (CB) e Concentração Inibitória Mínima de Aderência (CIMA) de extratos vegetais, incluindo o extrato de Spondias mombin L. sobre microrganismos bucais em suspensão. Cada ensaio será realizado em duplicata e o mesmo procedimento será utilizado para o controle positivo, o digluconato de clorexidina a 0,12%. Ao nível de 5% de significância será utilizado o teste t-Student na comparação da inibição microbiana mínima do extrato em relação ao digluconato de clorexidina a 0,12%. Quanto à Cinética Bactericida e a Concentração Inibitória Mínima de Aderência, a análise será descritiva, através do método padrão de contagem de placas observando o potencial bactericida do extrato e através da observação visual da aderência do microganismo às paredes do tubo de vidro, respectivamente. Posteriormente, será determinada a ação do extrato vegetal sobre microrganismos em cultura mista na forma planctônica e biofilme multiespécie, utilizando-se saliva aplicada em microplacas e realizando-se leitura espectrofotométrica. Como controle positivo e negativo será utilizado o digluconato de clorexidina a 0,12% e água destilada respectivamente. Será aplicado o teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney com penalização de Bonferroni.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Maria Regina Macêdo-Costa - Integrante / Ruthineia Diogenes Alves Uchoa Lins - Coordenador / FABIO ROBERTO DAMETTO - Integrante / MAYRA SOUSA GOMES - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    16. 2014-Atual. Prevalencia e epidemiologia molecular de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina (MRSA) colonizando idosos e cuidadores das Instituicoes de Longa Permanencia para Idosos (ILPIs) da cidade do Natal-RN.
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é determinar a prevalência e a epidemiologia molecular de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) colonizando idosos e cuidadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) da cidade do Natal-RN.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Maria Celeste Nunes de Melo - Coordenador / THIAGO ANDRÉ CIDRAL - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    17. 2013-2014. Sinais e sintomas vocais em idosos da cidade do Natal ? RN
      Descrição: O envelhecimento, atualmente, apresenta-se como um fenômeno universal. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que até o ano de 2025, a população idosa crescerá 16 vezes, contra cinco da população total. Esses dados classificam o Brasil como o país que possui a sexta população do mundo em idosos, correspondendo a mais de 32 milhões de pessoas com idade igual ou superior a a 60 anos, o que corresponde a 15,1% da população. As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's) são parte da rede de assistência que deve oferecer reabilitação física, psicológica e social ou de cuidados paliativos, fazendo-se necessários à educação permanente para os cuidadores e profissionais da rede, a partir da abordagem gerontológica e/ou geriátrica e no ato de cuidar. Os distúrbios vocais e de deglutição em idosos mostram indícios de impactos negativos no exercício da autonomia, integração e participação social efetiva. Os distúrbios vocais em idosos podem estabelecer prejuízos na interação comunicativa e qualidade de vida, contribuindo para o seu afastamento do convívio social e restringindo seu direito de cidadão. Poucos estudos com base populacional abordam a prevalência de sinais e sintomas vocais dessas ocorrências nesta população. Objetivo: Determinar a prevalência de sinais e sintomas vocais em idosos institucionalizados na cidade do Natal, RN. Será realizada coleta de dados pessoais, dados sócio-demográficos, questionário específico de sinais e sintomas vocais, autoavaliação vocal, avaliação da qualidade de vida relacionada à voz e avaliação perceptivo-auditiva da voz. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Leandro de Araújo Pernambuco - Coordenador / Renata Veiga Andersen Cavalcanti - Integrante / HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    18. 2013-2013. Envelhecimento humano e saude - um retrato das condicoes de saude dos idosos institucionalizados do municipios de Natal/RN
      Descrição: O objetivo da presente proposta é avaliar as condições de saúde/doença dos idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN. Para tanto, um estudo seccional com todos os idosos, residentes nas 12 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas na Vigilância Sanitária do município de Natal, será desenvolvido, visando avaliar condições específicas relativas à alimentação e nutrição, saúde bucal, equilíbrio, à voz e deglutição e capacidade funcional, alterações bioquímicas, além das condições gerais de saúde desses indivíduos, destacando-se os principais agravos à saúde dos mesmos. A coleta de dados será realizada por profissionais de diversas áreas, devidamente treinados e calibrados com os instrumentos de coleta de dados, os quais compreenderão um questionário com características de cada ILPI, características individuais (sócio-demográficas e sócio-culturais) de cada idoso, perfil de morbidade (agravos cardiometabólicos, neurológicos e oriundos da aterosclerose), exame epidemiológico das condições de saúde bucal, diagnóstico situacional das condições de alimentação e nutrição dos idosos e avaliação do consumo alimentar, antropometria, da capacidade funcional, da presença de tonturas e perda de equilíbrio e de alterações na voz e deglutição. Os dados de cada desfecho do estudo terão verificada a influência sobre eles das características das ILPI e das características individuais através do teste do qui-quadrado para um nível de significância de 5% e magnitude aferida através das medidas de razão de prevalência (RP) e seus respectivos intervalos de confiança. O efeito líquido de cada uma das variáveis testadas sobre cada desfecho será aferido pela regressão robusta de Poisson. Do mesmo modo, e com base em todos os desfechos do estudo, será produzida uma variável fatorial (desfecho) que corresponda às condições de saúde/doença dos idosos a qual será testada em relação à influência das características de cada ILPI e aquelas individuais. Com base nos resultados do estudo será traçado um plano de intervenção com vistas à redução dos mesmos de modo que garanta a redução da morbidade, mortalidade e melhore a qualidade de vida desse segmento populacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Leandro de Araújo Pernambuco - Integrante / Meily de Mello Sousa - Integrante / Lucia de Fátima Campos Pedrosa - Integrante / HIPOLITO VIRGILIO MAGALHAES JUNIOR - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    19. 2013-2013. Educacao permanente direcionada a cuidadores de idosos institucionais: cuidando de quem cuida
      Descrição: O aumento da expectativa de vida das pessoas numa escala mundial aponta para novas exigências no cuidado à terceira idade, sobretudo aos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). O referido projeto trata-se de uma proposta de integração extensão-pesquisa através de um desdobramento originado de um projeto de pesquisa da autora e de extensão-ensino intitulado ?As práticas de cuidado com idosos: programa de educação permanente direcionado a cuidadores institucionais (PJ083-2012)? desenvolvido no âmbito do cuidado à saúde da pessoa idosa representado por atividades inseridas no componente curricular das disciplinas de Epidemiologia I, Epidemiologia Geral e Epidemiologia e Saúde oferecidas respectivamente, aos cursos de Medicina, Nutrição e Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta perspectiva, o objetivo do projeto é ampliar as ações de atenção e assistência à saúde dos idosos no âmbito das ILPI, através da elaboração e execução de um programa de educação permanente destinada aos cuidadores formais desses idosos. No que diz respeito ao componente pesquisa, esse projeto visa se apropriar dos problemas locais dos idosos, estabelecendo um diagnóstico dos mesmos, identificando os determinantes relacionados, a fim de que, de modo integrado com as outras ações propostas, viabilizem ações com vistas a uma mudança na atual conjuntura relacionada à saúde dos idosos. No tocante ao ensino o projeto se propõe a ampliar o olhar dos estudantes acerca dos aspectos relacionados ao envelhecimento, discutindo o processo saúde-doença e o cuidado no processo de envelhecer em sua visão teórica e prática. Assim, as atividades serão desenvolvidas nas 6 ILPI Filantrópicas dos municípios de Natal e na única ILPI Filantrópica de Parnamirim, RN, visando a melhoria na qualidade do cuidado direcionado aos idosos institucionalizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Kenio Costa de Lima - Integrante / Grasiela Piuvezam - Coordenador / Vilani Medeiros de Araújo Nunes - Integrante / MARIELA SAMANTHA DE CARVALHO COSTA - Integrante / CANDICE ALVES ESMERALDO - Integrante / MONICA LARISSA PADILHA HONORIO - Integrante / RAFAEL ALVES DA SILVA - Integrante / ALINE ROCHELLE FILGUEIRA DANTAS - Integrante / AMANDA KAROLINA TORRES DE MEDEIROS ALVES - Integrante / VÍTOR GUERRA PEREIRA XAVIER - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    20. 2013-2013. Politicas e acoes em saude direcionadas a idosos institucionalizados: um panorama brasileiro
      Descrição: A população mundial tem vivenciado, sobretudo nas últimas décadas, alterações na composição etária, evidenciando um acelerado processo de envelhecimento. Esse aumento na proporção de idosos na população demanda mudanças nas políticas públicas de saúde. O presente estudo tem como objetivo estudar e avaliar a as ações desenvolvidas na área da saúde pública, no nível central e na atenção básica, direcionadas aos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos em 11 municípios pertencentes às 5 regiões geográficas do Brasil. A investigação caracteriza-se por ser de natureza qualitativa. Para tanto serão realizadas entrevistas individuais do tipo semi-estruturada com secretários municipais de saúde, coordenadores de saúde do idoso, coordenadores de atenção a saúde ou da estratégia de saúde da família e coordenadores de saúde bucal no nível central da gestão nos municípios e com os profissionais de nível médio e superior das unidades de saúde próximas as ILPI. Assim, um estudo realizado no Brasil a respeito das ações de saúde direcionadas a idosos institucionalizados buscará fornecer instrumentos para compreender o processo de implantação das políticas nacionais de saúde nos municípios visando melhoria na qualidade de vida destas pessoas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Grasiela Piuvezam - Integrante / RAFAEL ALVES DA SILVA - Integrante / MONISE SANTOS DE CARVALHO - Integrante / ALINE ROCHELLE FILGUEIRA DANTAS - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    21. 2013-2013. Instituicoes de Longa Permanencia de Idosos (ILPI): a realidade de muitos idosos brasileiros
      Descrição: O aumento da expectativa de vida das pessoas numa escala mundial aponta para novas exigências no cuidado à terceira idade. Os dados a respeito das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) no Brasil mostram-se ainda incipientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo estudar e avaliar a situação das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) públicas, privadas ou filantrópicas, em 11 municípios pertencentes às 5 regiões geográficas do Brasil, bem como identificar, nessas instituições, as práticas de cuidado direcionadas aos idosos. A investigação caracteriza-se por ser de natureza exploratória, quali-quantitativa e do tipo seccional, através de um censo realizado com as ILPI. Assim, em relação a caracterização das ILPI será aplicado um questionário, no tocante aos cuidadores de idosos serão realizadas entrevistas individuais do tipo semi-estruturada, além da observação sistemática das ações em saúde, e com os profissionais da atenção básica serao realizadas entrevistas indiviuais do tipo semi-estruturada. Assim, um estudo realizado no Brasil a respeito das ILPI e as práticas de cuidado desenvolvidas pelos cuidadores dos idosos e pela saúde pública, buscará fornecer instrumentos para compreender a situação em que se encontra essa parcela da população, bem como apontar direcionamentos para as ações específicas visando melhoria na qualidade de vida destas pessoas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Grasiela Piuvezam - Integrante / MARIELA SAMANTHA DE CARVALHO COSTA - Integrante / CANDICE ALVES ESMERALDO - Integrante / MONICA LARISSA PADILHA HONORIO - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    22. 2012-2013. Condicoes de saude bucal de idosos institucionalizados em ILPI com fins lucrativos da cidade do Natal-RN
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Laércio Almeida de Melo - Integrante / Cinthia Mayara Rodrigues Xavier - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    23. 2012-2012. Agravo a saude bucal em idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Meily de Mello Sousa - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    24. 2011-2012. Prevalencia de desnutricao em idosos institucionalizados
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Diego Vale - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    25. 2011-2012. Prevalencia de disturbios osteomusculares em dentistas do municipio de Natal-RN
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / CASTRO, ANA CLAUDIA DE QUEIROZ - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    26. 2011-2012. Efeito da terapia fotodinamica (azul de metileno e orto-toluidina) sobre microrganismos orais planctonicos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / HUGO, JOS CORREIA LOPES - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    27. 2011-2012. Condicao de saude bucal de idosos institucionalizados no municipio de Natal/RN
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Annie Karoline Bezerra de Medeiros - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    28. 2011-2012. Eficacia clinica de um bochecho fitoterapico sobre o biofilme dentario e bacterias orais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Mariana Rios Bertoldo - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    29. 2011-2012. Prevalencia de lesoes labiais em guarda-vidas do estado do Rio Grande do Norte
      Descrição: A saúde do trabalhador é uma questão que desde muito vem sendo discutida pelos fazedores de política voltada a essa população, no sentido de minimizar os riscos a que os trabalhadores estão expostos. Quando se trata de militares, essa discussão perpassa por uma questão de ordem, onde os trabalhadores, pela hierarquia e respeito adotadas, impedem que determinadas necessidades desse segmento de trabalhadores, reinvidiquem seus direitos como trabalhadores que são. Nesse sentido, esse trabalho visa estudar a prevalência de lesões labiais decorrentes da exposição solar em guarda-vidas do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, investigando ainda possíveis associações destas com cofatores de natureza sociodemográfica (sexo, faixa etária, renda, nível de escolaridade), ocupacional (frequência e histórico de exposições solares no ambiente de trabalho) e de saúde geral (cor de pele, presença de hábitos e uso de medidas de fotoproteção). Para tal estudo, será avaliado o número total de militares da corporação. Serão excluídos do estudo os que estiverem no Grupamento há menos de um ano e os que estiverem afastados. A coleta de dados se dará por meio de exame físico extra-oral e questionário validado com perguntas que caracterizem a exposição ocupacional, o status socioeconômico e demográfico e a saúde geral dos indivíduos. A partir dos resultados esse estudo visa traçar medidas preventivas com a finalidade de se garantir a redução do número de casos dessas alterações, bem como melhorar a qualidade de vida desses profissionais que têm uma atividade exposta diretamente à radiação ultravioleta, trazendo à discussão os direitos desses militares como trabalhadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Everton Spencer da Silva Araújo - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    30. 2011-Atual. Envelhecimento humano e saude: a realidade dos idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN
      Descrição: O referido projeto objetiva avaliar as condições de saúde/doença dos idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN. MÉTODOS: um estudo seccional com todos os idosos, residentes nas 12 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas na Vigilância Sanitária do município de Natal, será desenvolvido, visando avaliar condições específicas relativas à alimentação e nutrição, saúde bucal, equilíbrio, à voz e deglutição e capacidade funcional, alterações bioquímicas, além das condições gerais de saúde desses indivíduos, destacando-se os principais agravos à saúde dos mesmos. A coleta de dados será realizada por profissionais de diversas áreas, devidamente treinados e calibrados com os instrumentos de coleta de dados, os quais compreenderão um questionário com características de cada ILPI, características individuais (sócio-demográficas e sócio-culturais) de cada idoso, perfil de morbidade (agravos cardiometabólicos, neurológicos e oriundos da aterosclerose), exame epidemiológico das condições de saúde bucal, diagnóstico situacional das condições de alimentação e nutrição dos idosos e avaliação do consumo alimentar, antropometria, da capacidade funcional, da presença de tonturas e perda de equilíbrio e de alterações na voz e deglutição. Os dados de cada desfecho do estudo terão verificada a influência sobre eles das características das ILPI e das características individuais através do teste do qui-quadrado para um nível de significância de 5% e magnitude aferida através das medidas de razão de prevalência (RP) e seus respectivos intervalos de confiança. O efeito líquido de cada uma das variáveis testadas sobre cada desfecho será aferido pela regressão robusta de Poisson. RESULTADOS ESPERADOS E IMPACTO CIENTÍFICO, ECONÔMICO E SOCIAL: estabelecimento do diagnóstico das condições de saúde/doença dessa população de idosos, a partir do qual será traçado um plano de intervenção com vistas à redução dos mesmos de modo que garanta a redução da morbidade - e co. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Lúcia de Fátima Campos Pedrosa Schwarzschild - Integrante / Clélia Oliveira Lyra - Integrante / Severina Carla Lima - Integrante / George Dantas de Azevedo - Integrante / Telma Maria Araújo Moura Lemos - Integrante / Alvaro Marcos Pereira Lima - Integrante / Karine Cavalcanti Maurício de Sena Evangelista - Integrante / Celia Márcia Medeiros de Morais - Integrante / Leandro de Araújo Pernambuco - Integrante / Renata Veiga Andersen Cavalcanti - Integrante / Laura Camila Pereira Liberalino - Integrante / Larissa Praça de Oliveira - Integrante / Meily de Mello Sousa - Integrante / Laércio Almeida de Melo - Integrante / Andrezza Maria Carvalho Sousa Guerreiro - Integrante / Lidiane Maria de Brito Macedo Ferreira - Integrante / Saulo Victor e Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    31. 2011-Atual. A mortalidade de idosos no Brasil
      Descrição: O referido projeto trata-se do estudo da mortalidade de idosos no Brasil. Para tanto, séries temporais da mortalidade (por capítulos do CID-10) de idosos no Rio Grande do Norte, Nordeste e Brasil serão realizadas com base nos dados do Sistema de Informação de Mortalidade - SIM, explorando as mortes por causas mal definidas e os subregistros da informação. Ademais, os fatores contextuais explicativos dos perfis de mortalidade de idosos jovens, septuagenários e longevos serão estudados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Wilton Rodrigues de Medeiros - Integrante / Tamires Carneiro de Oliveira - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    32. 2010-2011. Impacto de oclusopatias na qualidade de vida dos adolescentes
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Mariana Rios Bertoldo - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    33. 2010-2011. Prevavlencia e necessidade de tratamento de oclusopatias atraves dos indices DAI, IOTN e ICON
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Everton Spencer da Silva Araújo - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    34. 2010-2011. Fatores socio-demograficos e condicoes de saude bucal em idosos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / DA SILVA, ROMERITO LINS - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    35. 2010-2011. Prevalencia de lesoes orais e periorais advindas da exposicao solar em trabalhadores de praias do municipio de Natal/RN
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / CASTRO, ANA CLAUDIA DE QUEIROZ - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    36. 2010-2011. Acao antimicrobiana de solanum paniculatum linn sobre biofilmes formados por monoculturas de microrganismos orais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / Manoel Cavalcante de Souza Castro - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    37. 2010-2010. Condicoes de saude bucal e capacidade funcional em idosos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kenio Costa de Lima - Coordenador / FREITAS, YAN NOGUEIRA LEITE DE - Integrante.
      Membro: Kenio Costa de Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Menção Honrosa com o trabalho "Prevalência e fatores associados a lesões orais potencialmente malignas em uma população de trabalhadores rurais" durante a XIII JUORN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.. 2014.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    2. Menção Honrosa com o trabalho "Validação de questionário simplificado para triagem de pacientes com disfunção temporomandibular (QST/DTM) na 31ª Reunião da SBPqO, Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2014.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    3. Premiação pela qualidade do trabalho "Perfis de mortalidade de idosos no Rio Grande do Norte, no IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, ABRASCO.. 2014.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    4. Prêmio Myaki Issao na 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, com o trabalho "Triagem fitoquímica e atividade antimicrobiana da solanum paniculatum e mimosa tenuiflora..., Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2011.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    5. Prêmio Myaki Issao da área 9 na 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, com o trabalho "Aspectos psicossociais, físicos e de dor relacionados à saúde bucal...", Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2011.
      Membro: Kenio Costa de Lima.
    6. Menção Honrosa durante a XIII Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica, com o trabalho Estudo clínico e histopatológico e avaliação imunohistoquímica da proteína Ki67 em queilites, Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica.. 2011.
      Membro: Kenio Costa de Lima.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. Conferência Scielo 15 anos. São Paulo/SP. 2013. (Outra).
    2. III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Campina Grande/PB. 2013. (Congresso).
    3. Seminário de Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação da área de Odontologia. Brasília/DF. 2013. (Seminário).
    4. XV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica. Aracaju/SE. 2013. (Congresso).
    5. 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Águas de Lindóia/SP. 2011. (Congresso).
    6. III Seminário do Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo. São Paulo/SP. 2011. (Seminário).
    7. Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área de Odontologia. Águas de Lindóia/SP. 2011. (Outra).
    8. V Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. Armação dos Búzios/RJ. 2011. (Congresso).
    9. 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Águas de Lindóia/SP.. 2010. (Congresso).
    10. IV Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. Bento Gonçalves/PA. 2010. (Congresso).
    11. Reunião de Pós-Graduação: Inserção Social na Pós-Graduação - SBPqO.. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. SILVA, J. S. P. ; SIMPLICIO, H. ; LIMA, K. C. ; LINS, R. D. A. U. ; ALMEIDA, E. O. ; Costa, A.L.L. XVII Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica. 2015. Congresso
    2. GURGEL, B. C. V. ; LIMA, K. C. ; SOUZA, R. O. A. E. ; MAIA, M. L. S. ; ARAUJO, R. F. F. ; MARCELINO, K. P. ; CAVALCANTI, C. S. ; RIBEIRO, L. S. ; CORREIA, T. R. G. S. ; MAIA, E. F. T. ; SILVEIRA, L. O.. XIV Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande Do Norte. 2015. Congresso
    3. LIMA, K. C.; GURGEL, B. C. V. ; STUANI, M. B. S. ; LUCENA, E. F. L. ; CALDAS, S. G. F. R. ; OLIVEIRA, M. C. ; COSTA, L. B. B. ; Costa, A.L.L ; SILVA, J. S. P. ; FERREIRA, I. J. ; MAIA, M. L. S.. XIII Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte. 2014. Congresso
    4. OLIVEIRA, A. G. R. C. ; LIMA, K. C. ; LINS, R. D. A. U.. Curso: II Encontro da Pós Graduação em Odontologia e Saúde Coletiva da UFRN. 2014. Outro
    5. LIMA, K. C.; LIMA, A. L. B.. Curso Básico de Fotografia Digital. 2013. Outro
    6. FERREIRA, M. A. F. ; LIMA, K. C. ; RODRIGUES, M. P. ; NORO, L. R. A. ; SOUZA, D. L. B.. Curso: I Programa de Curso de Inverno em Saúde Coletiva da UFRN. 2013. Outro
    7. NOBRE, D. C. ; LIMA, K. C. ; ALENCAR, A. I. ; ARAUJO, D. L. E. ; EUFRASIO, E. C. ; PIMENTEL FILHO, G. A. ; ELSANGEDY, H. M. ; MACEDO, L. S. S. ; MELO, S. P. F. ; BARBOSA, M. P. G.. I Encontro da Maturidade Ativa. 2013. Outro
    8. LIMA, K. C.; ANDRADE, F. L. J. P. ; SOUSA, M. M. ; MELO, L. A. ; GUERREIRO, A. M. C. S. ; SILVA, D. A. ; MOURA, L. A. ; MARTINS, S. H. L. ; BARBOSA, F. P. ; LYRA, C. O. ; OLIVEIRA, L. P.. II Seminário de Envelhecimento Humano e Saúde. 2012. Outro
    9. GURGEL, B. C. V. ; LIMA, K. C. ; FREITAS, R. A. ; RODRIGUES, M. P. ; MACEDO, A. G. O. ; MEDEIROS, A. K. B. ; OLIVEIRA, N. G. ; MORENO, G. B. P. ; ARAUJO, B. R. S. ; RODRIGUES, Y. L.. XI Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte. 2012. Congresso
    10. DUARTE, A. R. C. ; LIMA, K. C. ; SANTOS, A. J. S. ; NOBREGA, S. H. S. ; BARBOSA, G. A. S. ; Rego, D.M ; NASCIMENTO, R. M. ; CARVALHO, R. D. ; BORGES, T. P. ; CARREIRO, A. F. P.. 1º Seminário Internacional de Materiais Odontológicos. 2011. Outro
    11. LIMA, K. C.. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFRN. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (13)
    • Kenio Costa de Lima ⇔ Dyego Leandro Bezerra de Souza (10.0)
      1. JEREZ-ROIG, JAVIER ; DE MEDEIROS, JÉSSICA FERNANDES ; DO NASCIMENTO MOREIRA FIDÉLIS, KALYNE ; DE LIMA FILHO, BARTOLOMEU FAGUNDES ; DE OLIVEIRA, NAYARA PRISCILA DANTAS ; PAES DE ANDRADE, FABIENNE LOUISE JUVÊNCIO ; DE BRITO MACEDO FERREIRA, LIDIANE MARIA ; LEANDRO BEZERRA SOUZA, DYEGO ; COSTA LIMA, KENIO. Activity limitations in Brazilian institutionalized older adults. Journal of Geriatric Physical Therapy. v. 40, p. 214-222, issn: 1539-8412, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. JEREZ-ROIG, JAVIER ; SOUZA, DYEGO LEANDRO BEZERRA ; ANDRADE, FABIENNE LOUISE JUVÊNCIO PAES DE ; LIMA FILHO, BARTOLOMEU FAGUNDES DE ; MEDEIROS, RAFAELA JORDÂNIA DE ; OLIVEIRA, NAYARA PRISCILA DANTAS DE ; CABRAL NETO, SADOTE MACÊDO ; Lima, Kenio Costa. Autopercepção da saúde em idosos institucionalizados. Ciência & Saúde Coletiva (Online). v. 21, p. 3367-3375, issn: 1678-4561, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. JEREZ-ROIG, JAVIER ; DE OLIVEIRA, NAYARA PRISCILA DANTAS ; DE LIMA FILHO, BARTOLOMEU FAGUNDES ; DE FARIAS BEZERRA, MARIA AMANDA ; MATIAS, MONAYANE GRAZIELLY LEITE ; FERREIRA, LIDIANE MACEDO ; DOS SANTOS AMARAL, FABIENNE LOUISE JUVÊNCIO ; SOUZA, DYEGO LEANDRO BEZERRA ; Lima, Kenio Costa. Depressive Symptoms and associated factors in institutionalized elderly. Experimental Aging Research. v. 42, p. 479-491, issn: 0361-073X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. JEREZ-ROIG, JAVIER ; SOUZA, DYEGO L.B. ; AMARAL, FABIENNE L.J.S. ; LIMA, KENIO C.. Prevalence of fecal incontinence (FI) and associated factors in institutionalized older adults. Archives of Gerontology and Geriatrics. v. 60, p. 425-430, issn: 0167-4943, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ROIG, JAVIER JEREZ ; SOUZA, Dyego Leandro Bezerra de ; Lima, Kenio Costa. Urinary incontinence in institutionalized elderly: prevalence and impact on quality of life. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso). v. 28, p. 583-596, issn: 0103-5150, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. JEREZ-ROIG, JAVIER ; SOUZA, DYEGO L. B. ; MEDEIROS, PABLO F. M. ; BARBOSA, ISABELLE R. ; CURADO, MARIA P. ; COSTA, IRIS C. C. ; Lima, Kenio Costa. Future burden of prostate cancer mortality in Brazil: a population-based study. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 30, p. 2451-2458, issn: 0102-311X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Jerez Roig, J ; SOUZA, D. L. B. ; LIMA, K. C.. A incontinência urinária em idosos institucionalizados do Brasil: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso). v. 16, p. 865-879, issn: 1809-9823, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Jerez Roig, Javier ; SOUZA, D. L. B. ; Lima KC. La incontinencia urinaria en las instituiciones de larga estancia de ancianos de Brasil. Em: Congreso Iberoamericano de Epidemiología y Salud Pública, 2013, Granada. La ciencia y la práctica de las políticas de salud: ?La inteligencia de la salud pública?, v. 27, p. 399-399, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SOUZA, D. L. B.; OLIVEIRA, T. C. ; MEDEIROS, W. R. ; FREITAS, Y. N. L. ; LIMA, K. C.. Análise de tendência da Mortalidade por Causas Mal Definidas em idosos do Rio Grande do Norte. Em: III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. Anais CIEH(2013), v. 1, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SOUZA, D. L. B.; OLIVEIRA, T. C. ; MEDEIROS, W. R. ; SILVA, D. A. ; LIMA, K. C.. Análise da tendência da mortalidade de idosos por doenças respiratórias no Rio Grande do Norte. Em: III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. Anais CIEH(2013), v. 1, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Renato Peixoto Veras (7.0)
      1. KALACHE, ALEXANDRE ; SILVA, ALEXANDRE DA ; GIACOMIN, KARLA CRISTINA ; Lima, Kenio Costa de ; RAMOS, LUIZ ROBERTO ; LOUVISON, MARILIA ; VERAS, RENATO. Aging and inequalities: social protection policies for older adults resulting from the Covid-19 pandemic in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. v. 23, p. :e200122-:e200122, issn: 1981-2256, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GUEDES, MARCELO BARBOSA OTONI GONÇALVES ; Lima, Kenio Costa ; CALDAS, CÉLIA PEREIRA ; VERAS, RENATO PEIXOTO. Apoio social e o cuidado integral à saúde do idoso. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE). v. 27, p. 1185-1204, issn: 2175-7801, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA, K. C. ; CALDAS, C. P. ; VERAS, R. P. ; CORREA, R. D. F. ; BONFADA, D. ; DE SOUZA, D. L. ; JEREZ-ROIG, J.. Health Promotion and Education: A Study of the Effectiveness of Programs Focusing on the Aging Process. International Journal of Health Services (Print). v. 46, p. 1-21, issn: 0020-7314, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. KENIO, COSTA DE LIMA; Renato Peixoto Veras ; Célia Pereira Caldas ; Luciana Branco da Motta ; Diego Bonfada ; Marquiony Marques dos Santos ; Dyego Leandro Bezerra de Souza ; Javier Jerez Roig. Effectiveness of intervention programs in primary care for the robust elderly. Salud Pública de México (Impresa). v. 57, p. 265-274, issn: 1606-7916, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. VERAS, RENATO PEIXOTO ; CALDAS, CÉLIA PEREIRA ; MOTTA, LUCIANA BRANCO DA ; Lima, Kenio Costa De ; SIQUEIRA, RICARDO CARREÑO ; RODRIGUES, RENATA TEIXEIRA DA SILVA VENDAS ; SANTOS, LUCIANA MARIA ALVES MARTINS ; GUERRA, ANA CAROLINA LIMA CAVALETTI. Integração e continuidade do cuidado em modelos de rede de atenção à saúde para idosos frágeis. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 357-365, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. VERAS, RP; CALDAS, C. P. ; Caldas, Célia Pereira ; CORDEIRO, HESIO DE ALBUQUERQUE ; MOTTA, Luciana Branco da ; LIMA, KENIO COSTA DE. Desenvolvimento de uma linha de cuidados para o idoso: hierarquização da atenção baseada na capacidade funcional. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso). v. 16, p. 385-392, issn: 1809-9823, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CALDAS, C. P.; VERAS, RENATO PEIXOTO ; MOTTA L. B. ; MOTTA, LUCIANA BRANCO DA ; LIMA, KENIO COSTA DE ; KISSE, CYNTHIA BEATRIZ SILVEIRA ; TROCADO, CLÁUDIA VALÉRIA MORENO ; GUERRA, ANA CAROLINA LIMA CAVALETTI. Rastreamento do risco de perda funcional: uma estratégia fundamental para a organização da Rede de Atenção ao Idoso. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 18, p. 3495-3506, issn: 1413-8123, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Célia Pereira Caldas (7.0)
      1. LIMA CAVALETTI, ANA CAROLINA ; Caldas, Célia Pereira ; DE LIMA, KENIO COSTA. Social Context and Geographic Space: An Ecological Study about Hospitalizations of Older Persons. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT). v. 17, p. 8-13, issn: 2212-1099, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GUEDES, MARCELO BARBOSA OTONI GONÇALVES ; Lima, Kenio Costa ; CALDAS, CÉLIA PEREIRA ; VERAS, RENATO PEIXOTO. Apoio social e o cuidado integral à saúde do idoso. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE). v. 27, p. 1185-1204, issn: 2175-7801, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA, K. C. ; CALDAS, C. P. ; VERAS, R. P. ; CORREA, R. D. F. ; BONFADA, D. ; DE SOUZA, D. L. ; JEREZ-ROIG, J.. Health Promotion and Education: A Study of the Effectiveness of Programs Focusing on the Aging Process. International Journal of Health Services (Print). v. 46, p. 1-21, issn: 0020-7314, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. KENIO, COSTA DE LIMA; Renato Peixoto Veras ; Célia Pereira Caldas ; Luciana Branco da Motta ; Diego Bonfada ; Marquiony Marques dos Santos ; Dyego Leandro Bezerra de Souza ; Javier Jerez Roig. Effectiveness of intervention programs in primary care for the robust elderly. Salud Pública de México (Impresa). v. 57, p. 265-274, issn: 1606-7916, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. VERAS, RENATO PEIXOTO ; CALDAS, CÉLIA PEREIRA ; MOTTA, LUCIANA BRANCO DA ; Lima, Kenio Costa De ; SIQUEIRA, RICARDO CARREÑO ; RODRIGUES, RENATA TEIXEIRA DA SILVA VENDAS ; SANTOS, LUCIANA MARIA ALVES MARTINS ; GUERRA, ANA CAROLINA LIMA CAVALETTI. Integração e continuidade do cuidado em modelos de rede de atenção à saúde para idosos frágeis. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 357-365, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. VERAS, RP; CALDAS, C. P. ; Caldas, Célia Pereira ; CORDEIRO, HESIO DE ALBUQUERQUE ; MOTTA, Luciana Branco da ; LIMA, KENIO COSTA DE. Desenvolvimento de uma linha de cuidados para o idoso: hierarquização da atenção baseada na capacidade funcional. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso). v. 16, p. 385-392, issn: 1809-9823, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CALDAS, C. P.; VERAS, RENATO PEIXOTO ; MOTTA L. B. ; MOTTA, LUCIANA BRANCO DA ; LIMA, KENIO COSTA DE ; KISSE, CYNTHIA BEATRIZ SILVEIRA ; TROCADO, CLÁUDIA VALÉRIA MORENO ; GUERRA, ANA CAROLINA LIMA CAVALETTI. Rastreamento do risco de perda funcional: uma estratégia fundamental para a organização da Rede de Atenção ao Idoso. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 18, p. 3495-3506, issn: 1413-8123, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira (5.0)
      1. MARQUES DOS SANTOS, MARQUIONY ; LOPES, ANA KARLA BEZERRA ; Roncalli, Angelo Giuseppe ; LIMA, Kenio Costa de. Trends of syphilis in Brazil: A growth portrait of the treponemic epidemic. PLoS One. v. 15, p. e0231029, issn: 1932-6203, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA, INGRID FREITAS DA SILVA ; VALE, DIÔGO ; BEZERRA, MARIANA SILVA ; LIMA, Kenio Costa de ; Roncalli, Angelo Giuseppe ; LYRA, CLÉLIA DE OLIVEIRA. Padrões alimentares de idosos no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, p. 1091-1102, issn: 1678-4561, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DA VEIGA PESSOA, DANIELA MENDES ; Roncalli, Angelo Giuseppe ; DE LIMA, KENIO COSTA. Economic and sociodemographic inequalities in complete denture need among older Brazilian adults: a cross-sectional population-based study. BMC Oral Health (Online). v. 17, p. 5-13, issn: 1472-6831, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. NORO, Luiz Roberto Augusto ; Roncalli, Angelo Giuseppe ; MENDES JUNIOR, FRANCISCO IVAN RODRIGUES ; LIMA, Kenio Costa de ; TEIXEIRA, ANA KARINE MACEDO. Toothache and social and economic conditions among adolescents in Northeastern Brazil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 19, p. 105-114, issn: 1413-8123, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. RONCALLI, A.G; Lucena, EES ; PEREIRA, C. R. S. ; LIMA, Kenio Costa. Prevalência e fatores associados da morbidade bucal referida e acesso a serviços em áreas cobertas pelo PSF. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Ricardo Oliveira Guerra (3.0)
      1. SILVA, ADRIELE LINS ; FERREIRA, LIDIANE MARIA DE BRITO MACEDO ; FREITAS, RAYSA VANESSA DE MEDEIROS ; LIMA, KENIO COSTA DE ; GUERRA, RICARDO OLIVEIRA ; RIBEIRO, KARYNA MYRELLY OLIVEIRA BEZERRA DE FIGUEIREDO. Quality of life in the institutionalized elderly with dizziness complaint: a cross-sectional study. REVISTA CEFAC (ONLINE). v. 20, p. 228-237, issn: 1982-0216, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERREIRA, L. M. B. M. ; Figueiredo, K.M.O.B ; LIMA, K. C. ; Diniz Júnior, J. ; GUERRA, R.O. ; Ribeiro, AJV ; Lima, LFC. Quality of life assessment in elderly with dizziness complaints. Journal of Surgical and Clinical Research. v. 3, p. 59-67, issn: 2179-7889, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RUARO, J. A. ; SOUZA, J. ; OLIVEIRA, J. ; RUARO, M. B. ; Lima, K C ; Guerra R. How to Assess and Punctuate an ICF Core Set: a Factorial Validation Study. Em: 9th World Congress of the International Society of Physical and Rehabilitation Medicine., 2015, Berlin. Journal of REHABILITATION MEDICINE - 9th World Congress of the International Society of Physical and Rehabilitation Medicine, v. 54, p. 474-475, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Antonio David Corrêa Normando (3.0)
      1. NORMANDO, D. BIOESTATÍSTICA. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. NORMANDO, A.D. Bioestatística. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. NORMANDO, A. D. C. BIOESTATÍSTICA. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Luiz Roberto Ramos (1.0)
      1. KALACHE, ALEXANDRE ; SILVA, ALEXANDRE DA ; GIACOMIN, KARLA CRISTINA ; Lima, Kenio Costa de ; RAMOS, LUIZ ROBERTO ; LOUVISON, MARILIA ; VERAS, RENATO. Aging and inequalities: social protection policies for older adults resulting from the Covid-19 pandemic in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. v. 23, p. :e200122-:e200122, issn: 1981-2256, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Raphael Mendes Ritti Dias (1.0)
      1. DANTAS, FILIPE FERNANDES OLIVEIRA ; BRASILEIRO-SANTOS, MARIA DO SOCORRO ; BATISTA, RAFAEL MARINHO FALCÃO ; DO NASCIMENTO, LEONE SEVERINO ; CASTELLANO, LÚCIO ROBERTO CANÇADO ; RITTI-DIAS, RAPHAEL MENDES ; Lima, Kenio Costa ; SANTOS, AMILTON DA CRUZ. Effect of Strength Training on Oxidative Stress and the Correlation of the Same with Forearm Vasodilatation and Blood Pressure of Hypertensive Elderly Women: A Randomized Clinical Trial. Plos One. v. 11, p. e0161178, issn: 1932-6203, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Carlos Eduardo Rochitte (1.0)
      1. MACEDO, ROBSON ; FERNANDES JL ; Fernandes, Juliano Lara ; Rochitte Carlos Eduardo ; ANDRADE, SOLANGE SOUZA ; LIMA, KÊNIO COSTA ; MACIEL, ÁLVARO CAMPOS CAVALCANTI ; MACIEL, FERNANDA CUNHA ; ALVES, GERALDO SOUZA PINHO ; Coelho, Otávio Rizzi ; DINIZ, ROSIANE VIANA ZUZA. Morphological and Functional Measurements of the Heart Obtained by Magnetic Resonance Imaging in Brazilians. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso). v. 101, p. 66-77, issn: 0066-782X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Saionara Maria Aires da Câmara (1.0)
      1. JEREZ-ROIG, JAVIER ; MOREIRA, FRANCISCA SUELI MONTE ; DA CÂMARA, SAIONARA MARIA AIRES ; FERREIRA, LIDIANE MARIA DE BRITO MACEDO ; Lima, Kenio Costa. Predicting continence decline in institutionalized older people: A longitudinal analysis. NEUROUROLOGY AND URODYNAMICS. v. 38, p. 958-967, issn: 0733-2467, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Eduardo Caldas Costa (1.0)
      1. Camara, Marcyo ; Browne, R.A.V ; Souto, Gabriel Costa ; SCHWADE, D. ; CABRAL, L. P. L. ; MACEDO, G. A. D. ; FARIAS-JUNIOR, L. F. ; GOUVEIA, F. L. ; LEMOS, T. M. A. M. ; Lima, KC ; DUHAMEL, T. A. ; OLIVEIRA-DANTAS, F. F. ; COSTA, E. C.. Independent and combined associations of cardiorespiratory fitness and muscle strength with metabolic syndrome in older adults: A cross-sectional study. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY. v. 135, p. xx-xx, issn: 0531-5565, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Karuza Maria Alves Pereira (1.0)
      1. Pereira, K.M.A ; FEITOSA, S. G. ; LIMA, A. T. T. ; LUNA, E. C. M. ; CAVALCANTE, R. B. ; LIMA, KENIO ; CHAVES, F. N. ; COSTA, F. W. G.. Immunohistochemical Evaluation of Glucose Transporter Type 1 in Epithelial Dysplasia and Oral Squamous Cell Carcinoma. Asian Pacific Journal of Cancer Prevention. v. 17, p. 147-151, issn: 1513-7368, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kenio Costa de Lima ⇔ Cassiano Francisco Weege Nonaka (1.0)
      1. GODOY, G. P. ; LIMA, F. J. ; OKA, S. C. ; ALVES, P. M. ; NONAKA, C. F. W. ; MIGUEL, M. C. C. ; LIMA, K. C. ; BENTO, P. M. ; SILVEIRA, E. J. D.. Clinical, histopathological and immunohistochemical evaluation in actinic cheillitis. Em: 90º General Session & Exhibition of the IADR, 2012, Iguaçu Falls/Brasil. AIDR GENERAL SESSION, v. 91, p. 2578, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:34