Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luis Paulo Leopoldo Mercado

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação (UFC, 2021), Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Na Gestão Universitária da Universidade Federal de Alagoas, exerceu os seguintes cargos: Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação por três gestões, Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Centro de Educação e Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFAL. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores , formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador do INEP para Credenciamento de IES e polos para oferta de Educação a Distância. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador Especial da Educação Superior (AEES) da SERES/MEC. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 15 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou 1 Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 41 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente orienta 9 teses de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 2 estudantes de Iniciação Científica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5780536667755396 (13/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação. Campus A.C. Simões - Br 104 Km 14 Tabuleiro do Martins 57072-970 - Maceio, AL - Brasil Telefone: (82) 32141196 Fax: (82) 32141620
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Praticas Pedagogicas com TDIC na Formacao de Professores em Educacao para o Desenvolvimento Sustentavel
      Descrição: Projeto de inovação curricular docente envolvendo a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no currículo escolar e na formação de professores para educação básica e formadores das licenciaturas para integrar os princípios e valores de sustentabilidade nos contextos educacionais e formativos, atendendo a Agenda 20230 (ONU, 2015 e 2016). Investiga intervenções didáticas envolvendo letramentos com tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na formação de professores da educação básica e formadores das licenciaturas usando aplicativos, redes sociais e outros artefatos tecnológicos no ensino de Ciências e Matematica. Propõe experiências de construção de projetos colaborativos integrando os ODS no currículo, como estratégia didática para explorar a EDS envolvendo construção autoral com múltiplas linguagens na produção de sequências didáticas envolvendo experiências de letramento digital em sites, padlets, blogs, redes sociais na exploração de conteúdos relacionados aos ODS para atender a promoção do desenvolvimento sustentável. A metodologia usará pesquisa experiencial na produção de material didático com uso de TDIC em projetos ODS para EDS, experimentadas por professores e estudantes utilizando aplicativos, redes sociais e outros artefatos tecnológicos nas suas práticas pedagógicas. As etapas da pesquisa serão: estudo teórico/bibliográfico; construção de Projetos ODS voltados para a EDS; formação de professores para uso de aplicativos, redes sociais e outros artefatos tecnológicos em projetos colaborativos de EDS; criação de sequências didáticas para utilizar ODS; realização de experimentos colaborativos com aplicativos, redes sociais e outros artefatos tecnológicos; registros das memórias formativas pelos professores; e análise dos dados dos projetos ODS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    2. 2020-Atual. Compliance Academico: Cultura da Integridade na Pesquisa Cientifica nos Programas de Pos-Graduacao em Educacao.
      Descrição: Esta pesquisa investiga a promoção da cultura da integridade na pesquisa e na formação de pesquisadores em Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs). Os objetivos deste estudo são: mapear o pensamento atual sobre integridade na pesquisa nas publicações e eventos da área de Educação; analisar a política de integridade na pesquisa nos Regimentos dos PPGEs; caracterizar integridade na pesquisa em educação no PPGEs; verificar a inclusão de normas de integridade na pesquisa, emanadas de organismos internacionais e da Anped, nos PPGEs, como medida preventiva e disuassoria de condutas inadequadas; identificar políticas institucionais voltadas para a preservação e promoção dos valores de pesquisa; investigar o sentido atribuído pelos coordenadores e pesquisadores dos PPGEs em relação à integridade na pesquisa; propor elementos para discussão junto aos PPGEs da necessidade de práticas formativas voltadas para a integridade na pesquisa. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento exploratório sobre integridade na pesquisa, na qual se analisará os Regimentos, informações disponibilizadas na Plataforma Sucupira, além de coleta de dados através de questionário online com coordenadores e pesquisadores dos PPGEs em relação as práticas de integridade na pesquisa em Educação, quanto aos padrões éticos dispostos em documentos internacionais que tratam da integridade na pesquisa. As etapas da pesquisa são: estudo teórico/bibliográfico e documental no documento da Anped (2019) e documentos internacionais que tratam da integridade na pesquisa; consulta aos regimentos, páginas institucionais e Plataforma Sucupira das informações dos PPGEs sobre integridade na pesquisa. Nesse levantamento serão analisadas as seguintes categorias: (1) plágio e autoplágio: autoria, direitos autorais, créditos da pesquisa; (2) cuidados com potenciais riscos aos participantes da pesquisa; (3) consentimento e assentimento; (4) confidencialidade dos dados da pesquisa; (5) vulnerabilidade dos sujeitos da pesquisa; (6) arquivamento de dados; (7) conflitos de Interesses; (8) integridade na coleta, produção e análise de dados; (9) falsificação e fabricação de dados da pesquisa;(10) autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos. Serão aplicados questionários online junto aos coordenadores e pesquisadores dos PPGEs para detalhamento das informações documentais e compreensão da integridade na prática da pesquisa e análise das categorias propostas e esclarecimento acerca das categorias não contempladas nas orientações, consideradas relevantes para os indicadores internacionais analisados; análise dos dados, utilizando a análise de conteúdos dos documentos e dos questionários a partir das categorias e dos descritores previstos nos objetivos do estudo. Os resultados permitirão contextualizar a integridade na pesquisa nas normas e práticas dos PPGEs no que se refere ao atendimento aos pressupostos presentes nos documentos que tratam da integridade na pesquisa e propor elementos para práticas formativas voltadas para à temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador / Renato de Oliveira Brito - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    3. 2017-2020. Formacao de Professores para uso de Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao na Educacao Hibrida e Online
      Descrição: Investiga intervenções metodológicas e estratégias didáticas na educação básica e ensino superior analisando atividades que se desenvolvem em suporte com TIC na formação de professores e constituem campo de investigação e produção de referências conceituais. Temas de pesquisa: investigação em AVA: interação, materiais, aprendizagem colaborativa; estudos sobre e-learning: plataformas, ferramentas para criação e gestão de conteúdos dos cursos; estratégias pedagógicas, avaliação, bases psicológicas e cognitivas, avaliação na educação online; letramento digital; estratégias de ensino e aprendizagem online; tecnologias e conteúdos multimidiáticos na educação; uso de tecnologias móveis na educação; comunidades virtuais de aprendizagem; inovações no design instrucional na educação online; qualidade da EaD no ensino superior; necessidades formativas dos professores na EaD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador / Elza Maria da Silva - Integrante / Guilmer Brito Silva - Integrante / Mylena Soares de Araujo - Integrante / Vera Lucia Pontes dos Santos - Integrante / Maria Gisélia da Silva Gomes - Integrante / Weider Alberto Costa Santos - Integrante / DIAS JÚNIOR, MAURÍCIO VIEIRA - Integrante / Eduardo S. Almeida - Integrante / Douglas Vieira de Almeida - Integrante / Deyse Mara Romualdo Soares - Integrante / LIMA, DANIELLA DE JESUS - Integrante / Nasson Paulo Neves - Integrante. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    4. 2017-2020. Integridade Cientifica nas Orientacoes aos Autores de Manuscritos submetidos aos Periodicos Qualis da area de Educacao
      Descrição: Esta pesquisa investiga a promoção da cultura da integridade na pesquisa e os mecanismos de correção na literatura científica. Os objetivos deste estudo são: mapear o pensamento atual sobre integridade na pesquisa nas publicações e eventos da área; analisar a política editorial anti-fraude dos periódicos de Educação; investigar os padrões éticos contidos nas instruções aos autores dos periódicos científicos A1, A2, B1 e B2 da área de Educação; verificar a adesão dos periódicos brasileiros às recomendações éticas emanadas de organismos internacionais; verificar a inclusão de normas éticas na política editorial dos periódicos científicos, como medida preventiva e disuassoria de condutas inadequadas; identificar os mecanismos de autocorreção dos desvios de conduta científica e integridade na pesquisa científica nos periódicos da área da Educação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental sobre integridade na pesquisa e pesquisa de levantamento exploratório no qual se avaliará as orientações aos autores no envio de manuscritos de artigos científicos submetidos aos periódicos classificados na base Qualis A1, A2, B1 e B2 da área de Educação, referente a última avaliação, ano de 2014, quanto aos padrões éticos internacionais da integridade na pesquisa. As etapas da pesquisa são: Estudo teórico/bibliográfico e documental nos documentos internacionais que tratam de ética na publicação de resultados de pesquisas; Levantamento nas páginas eletrônicas dos periódicos da área de Educação das informações sobre integridade na pesquisa na forma de orientação aos autores dos manuscritos submetidos aos periódicos Qualis A1, A2, B1, B2 da área da Educação. Os resultados permitirão contextualizar a integridade na pesquisa nos periódicos da área de Educação no que se refere ao atendimento aos pressupostos presentes nos documentos internacionais que tratam da temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador / José Eraldo dos Santos Neto - Integrante / Leonardo Fabrício Torres da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    5. 2014-2017. Historia e Memoria das Acoes de Educacao a Distancia na Universidade Federal de Alagoas
      Descrição: A pesquisa investiga os 17 anos da educação a distância (EAD) na UFAL. Analisa o enfoque teórico-metodológico adotado, os resultados alcançados e as dificuldades e limites encontrados. Apresenta a história e memória da UFAL nos seus 16 anos de contribuição para o desenvolvimento da EAD no estado de Alagoas. Tem como objetivos mapear qualitativamente as ações de EAD na UFAL, investigar o impacto da modalidade a distância no ensino superior conduzido pela UFAL no estado de Alagoas. As etapas do estudo são: estudo teórico sobre EAD, políticas públicas para EAD e UAB na UFAL; pesquisa documental no SISUAB e ATUAB/CAPES; análise dos relatórios anuais da UAB/Capes; entrevistas com gestores sujeitos da EAD que participaram de ações de EAD na UFAL nas áreas da graduaçã nas áreas da graduação, pós-graduação, extensão, formação continuada e aperfeiçoamento de professores, formação dos sujeitos da EAD (Professores, contrudistas, tutores, coordenadores de pólos e equipe multidisciplinar da CIED); e elaboração d ematerial didático. Os resultados do estudo permitirão melhoria da qualidade da EAD na UFAL.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador / Maria Neide Sobral - Integrante / Rafael Belo - Integrante.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    6. 2014-2015. Dinamizacao da Producao de Materiais Didaticos Online e Producao de MOOCS
      Descrição: Coordenação do Projeto "Dinamização da Produção de Mayteriais Didáticos Onine e Produção de MOOCs" no Programa Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI), no período de 01q10/2014 a 30/09/2015, totalizando carga horária de 796 horas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador / Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - Integrante / Guilmer Brito Silva - Integrante / Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - Integrante.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    7. 2014-2015. Formacao Continuada de Professores em Pesquisa Acao para Melhoria da Qualidade da Educacao Basica Articulada com Arranjos Produtivos no Estado de Alagoas
      Descrição: Aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Envolve projetos de pesquisa-ação instituído em diferentes escolas implementados e monitorados por equipes de pesquisadores interdisciplinares. Foco na interdisciplinaridade e na mudança no currículo escolar e conhecimento acadêmico sobre temas contemplados nos APL. Os objetivos do projeto são: contribuir para a elevação dos índices da Educação Básica através de ações integradas entre IES, escolas da Educação Básica e APL;promover a integração entre IES e Educação Básica, através de ações de iniciação a docência e realização de processos investigativos na escola e seu entorno; incentivar escolas públicas, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores e tornando-as protagonistas nos processos de pesquisa-ação intervindo na melhoria da qualidade da Educação Básica em Alagoas; favorecer intercâmbio e experiências dos pesquisadores e alunos das licenciaturas com os professores e alunos da Educação Básica; inserir nos projetos pedagógicos, formação com desenvolvimento de habilidades empreendedoras, por meio de metodologias capazes de instigar o aluno a resolver problemas, identificar oportunidades, inovar e trabalhar em equipe; incorporar o princípio da pesquisa, pelo qual o professor saiba reconhecer e analisar a própria experiência e a do contexto produtivo no qual se insere a escola para aprimoramento da própria prática; proporcionar, aos sujeitos da pesquisa, oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do projeto envolve as seguintes etapas: Oficina de capacitação dos Orientadores em Pesquisa-Ação e APL (30 h) ? professores das IES; Formação de professores e alunos das escolas da Educação Básica para a pesquisa-ação (30 horas); Seleção dos projetos de pesquisa-ação apresentados pelos professores da Educação Básica; Execução dos projetos de pesquisa-ação envolvendo atividades interdisciplinares envolvendo os diversos componentes curriculares e uso das TIC; Coleta dos dados para o acompanhamento, avaliação e construção dos relatórios da pesquisa ação; Análise dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (52) / Especialização: (50) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador / Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti - Integrante / Claudia Cristina Medeiros de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    8. 2011-2014. Redes Sociais e Interatividade: projetos didaticos colaborativos interescolas no PROUCA Alagoas
      Descrição: Investiga a utilização de redes sociais em espaço colaborativo de aprendizagem no processo ensino-aprendizagem nas escolas do PROUCA/AL. Oferece subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente, além de apresenta metodologia de desenvolvimento de material didático com TIC. O estudo envolverá as seguintes etapas: (a) estudo teórico/bibliográfico na área de TIC e redes sociais; (b) concepção, implementação e atualização do ambiente colaborativo UCA-MAssayo das escolas participantes do PROUCA/AL; (c) seleção do grupo de professores e alunos das escolas participantes para comporem a amostra da experiência piloto do projeto, os quais desenvolverão metodologias com TIC e redes sociais envolvendo o uso dos laptops educacionais; (d) capacitação dos professores das escolas participantes para uso de TIC; (e) desenvolvimento de material didático no ambiente do projeto; (f) registros dos professores nos diários de campo virtual; (g) realização das entrevistas por grupo focal; (h) análise dos dados nos blogs e nos grupo focais e (i) elaboração de relatórios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    9. 2010-2012. Metodologias de Ensino com Tecnologias da Informacao e Comunicacao no Ensino Juridico
      Descrição: Investiga as contribuições das TIC no ensino jurídico. Oferece subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente no ensino jurídico. Apresenta metodologia de desenvolvimento de material didático com TIC. O estudo envolverá as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica na área de TIC e ensino jurídico; estudo teórico/bibliográfico na área de TIC e ensino jurídico; construção e atualização da Home-Page/blog da pesquisa; pesquisa documental em documentos digitais; seleção do grupo de 15 professores de Direito que desenvolverão metodologias com TIC para o ensino jurídico; capacitação destes professores do ensino jurídico para uso de TIC; desenvolvimento de material didático na home-page/Blog; registros do professor no diário de campo virtual (blog); realização das entrevistas por grupo focal e análise dos dados dos blogs e grupo focal e elaboração de relatórios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    10. 2010-2011. O Impacto da Producao Cientifica na Linha Tecnologias da Informacao e Comunicacao na Educacao no PPGE/UFAL
      Descrição: Investiga a produção científica na temática TIC na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAL, no período 2002-2011. Tem como objetivos mapear qualitativamente a produção científica da área de TIC na educação no PPGE; investigar o impacto das pesquisas realizadas no PPGE na área, em publicações qualitativas reconhecidas pela área. As etapas do estudo são: análise dos relatórios anuais do Coleta Capes; análise de conteúdo das dissertações produzidas no Programa disponibilizadas no Sistema de Dissertações e Teses da UFAL e na Sala de Leitura do PPGE; entrevistas com os professores-pesquisadores orientadores na área das TIC no PPGE; questionário online com os professores orientadores, mestrandos e egressos com dissertação produzida na área das TIC. Os resultados do estudo permitirão melhoria da qualidade das pesquisas na área de TIC. Observar como a pesquisa em TIC no PPGE da UFAL evoluiu nos últimos 10 anos, permitirá verificar a maneira como se modificaram as preocupações e olhares dos pesquisadores, as temáticas investigadas, os critérios de seleção, as interrogações feitas as fontes e os modos de explicar temáticas em constante evolução ou inexistentes a cada momento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luis Paulo Leopoldo Mercado - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Finalista do Prêmio Inovação no Ensino Superior Gabriel Mario Rodrigues, SEMESP.. 2021.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    2. Artigo aprovado na Chamada Pública Experiencias innovadoras de formación virtual en Iberoamérica en el ámbito de la Educación Superior, Fundación Carolina - Espanha.. 2020.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    3. Excelência Acadêmica - Orientação de Iniciação Científica - Leonardo Fabricio Tavares da Silva - Premio Destaque CNPq e SBPC, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.. 2019.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    4. Excelência Acadêmica - Orientação de Iniciação Científica - Leonardo Fabricio Tavares da Silva - Premio Destaque CNPq e SBPC, CNPq e SBPC.. 2018.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.
    5. Excelência Acadêmica - Orientação de Iniciação Científica - José Eraldo dos Santos Neto - Premio Destaque SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.. 2018.
      Membro: Luis Paulo Leopoldo Mercado.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (203)
    1. I Jornada Formativa para Gestão Escolar - educadores se reinventando no universo tecnológico.Educadores se reinventando no universo tecnológico. 2021. (Seminário).
    2. Minicurso Education Review/Resenhas Educativas: produzir e publicar resenhas de livros: porque e como?.Autoria e Plágio em Discussão. 2021. (Oficina).
    3. Pensando a Avaliação da Aprendizagem no Ensino Remoto. 2021. (Oficina).
    4. XI Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria. Espaços Universitários Formativos de Professores para Ecossistemas da Aprendizagem Híbridos e Online Pós-Pandemia. 2021. (Congresso).
    5. 15º Seminário Internacional de Avaliação: transformações sociais com equidade: o papel da avaliação. 2020. (Seminário).
    6. 26º CIAED - Edição Virtual. 2020. (Congresso).
    7. 2a. Edição Virtual do 26º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia. 2020. (Congresso).
    8. Ciclo de Diálogos "Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional". 2020. (Seminário).
    9. Congresso de Educação ? De repente, professor online. 2020. (Congresso).
    10. Congresso Internacional. 2020. (Congresso).
    11. Educação no Mundo 4.0 - Segundo Ciclo - Setec/MEC. 2020. (Seminário).
    12. Educação no Mundo 4.0 - Setec/MEC. 2020. (Seminário).
    13. Foro Global "Educación Conectada". 2020. (Seminário).
    14. I Congresso Internacional de Direito Administrativo e Contemporaneidade: diálogos Brasil e México. 2020. (Congresso).
    15. IEEE Xplore Webinar: Es de Pesquisa para Otimizar seu Tempo de Pesquisatratégias. 2020. (Seminário).
    16. III Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem. 2020. (Seminário).
    17. II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.Experiências Formativas com Produções Autorais no Ensino Superior. 2020. (Simpósio).
    18. I Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação - SEMEDUC. 2020. (Simpósio).
    19. IV ENEPE - Ética e Pesquisa em Tempos de Pandemia. 2020. (Encontro).
    20. IV Seminário de Pesquisa em Educação do ForTEC. 2020. (Seminário).
    21. Seminário: Como Organizar Programas Educativos Híbridos - SEBRAE. 2020. (Seminário).
    22. Springer Nature - Live para Editores: reflexões sobre como melhorar o impacto do seu periódicolIVE PARA eDITORES. 2020. (Oficina).
    23. Springer Nature - Painel com os Editores: como publicar o seu livro com a Springer. 2020. (Seminário).
    24. WebConferência: Docência em Tempos de Isolamento Social: do planejamento à prática. 2020. (Outra).
    25. Webconferência "Docência em Tempo de Isolamento Social: do planejamento à prática". 2020. (Seminário).
    26. Webinário "Ciência, Racionalidade e Espiritualidade em Tempos de Pandemia. 2020. (Seminário).
    27. Webinário "Diálogos sobre o Uso de Tecnologias Digitais na Educação".. 2020. (Seminário).
    28. Webinário "O Olhar da Tutoria sobre a Formação Docente na UFAL em Tempos de Pandemia da COVID-19. 2020. (Seminário).
    29. Webinário "Professores Universitários Inovando em Tempos de COVID-19: desafios e perspectivas.. 2020. (Seminário).
    30. Webinário Conhecer para Entender - Ed Extra ABC na SNCT 2020 - Inteligência Artificial: tendências, aplicações, desafios éticos e sociais. 2020. (Seminário).
    31. Webinar Turnitin Virtualidade e o Aprendizado Remoto. 2020. (Seminário).
    32. Webnário: Diálogos sobre o uso de tecnologias digitais na educação.. 2020. (Seminário).
    33. WebSeminário do ForTEC. 2020. (Seminário).
    34. XII Encontro de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte e Nordeste. 2020. (Encontro).
    35. XIII Simpósio de Pedagogia. 2020. (Simpósio).
    36. XXIII Congreso Internacionall Educación y Tecnología EDUTEWEC 2020. 2020. (Congresso).
    37. XXI Seminário Ética na Gestão: Ética Pública e Governança. 2020. (Seminário).
    38. 19tn IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT 2019. Letramentos Digitais na Prática Pedagógica na Educação Básica. 2019. (Congresso).
    39. 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais.O Ensino de Matemática e as Tecnologias Digitais: reflexões e práticas do cotidiano das crianças.. 2019. (Encontro).
    40. 25º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancância. 2019. (Congresso).
    41. 71a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Análise e Produção de um Guia de Recomendações para o Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. 2019. (Congresso).
    42. Congresso Internacional - Internacionalização da Educação Básica e Superior: Desafios, Perspectivas e Experiências.. Experiência de Internacionalização desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas.. 2019. (Congresso).
    43. EDUNOVATIC2019 - 4º Congresso Virtual Internacional de Educación, Innovación Y TIC. Construção de Conteúdos para Disciplina Online: experiência na disciplina Introdução à Educação a Distância no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2019. (Congresso).
    44. I Conferencia TCE na Educação: a governança na educação e os desafios da da atuação no controle público. 2019. (Seminário).
    45. II Encontro de Práticas Educativas Digitais.Formação Docente Contemporânea. 2019. (Simpósio).
    46. II Encontro Regional Norte-Nordeste da Abciber.O Whatsapp como Ferramenta de Combate à Fake News. 2019. (Encontro).
    47. IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. Mapas como Ferramentas de Letramento Digital: experiências em disciplina de graduação e pós-graduação voltadas para a formação de professores. 2019. (Congresso).
    48. IV Congresso sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E 2019. Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizgem dos Conteúdos Escolares: compreensão dos(as) licenciando(as) da disciplina Tecnodocência. 2019. (Congresso).
    49. IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL).Incorporação e Apropriação das Tecnologias Digitais na Educação Presencial, Distância e Educação Híbrida.. 2019. (Encontro).
    50. Projeto Colaborativo: EAD no Contexto Atual: 50 temas e 50 dias online.50 temas de EAD em 50 dias. 2019. (Outra).
    51. Seminário de Metodologias Inovadoras.Metodologias Inovadoras na Educação. 2019. (Seminário).
    52. Webinar EAD Talks Como Professores podem se Preparar para a Era da EAD D. 2019. (Outra).
    53. Webinar EAD Talks sobre Gestão de Times de Alta Performance na EAD. 2019. (Outra).
    54. Webinar Enseñar y Aprender en la Cultura Digital. 2019. (Seminário).
    55. Webinar Enseñar y Aprender en la Cultura Digital: planeamiento educativo hacia la agenda 2030. 2019. (Seminário).
    56. Webinar Politicas de Desenvolvimento Profissional Docente: formação continuada. 2019. (Seminário).
    57. Webinar Protegendo a sua Reputação e da Instituição: a responsabilização do plágio acadêmico e meios de evitá-los.. 2019. (Oficina).
    58. Workshop de Análise Bibliométrica. 2019. (Oficina).
    59. Workshop Internationalization at Home - I@H: perspectives for undergratuate studies. 2019. (Encontro).
    60. XIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC).Perspectivas da Pesquisa com e sobre Jogos Digitais. 2019. (Seminário).
    61. XXI Encuentro Internacional Virtual Educa Perú 2019.Experimentos Virtuais no Ensino Superior: laboratório virtual Sniffy Pro no ensino de Psicologia.. 2019. (Encontro).
    62. XXII Congreso Internacional EDUTEC. Blended Learning na Sala de Aula Universitária. 2019. (Congresso).
    63. 28 anos do ECA: avanços, desafios e perspectivas. 2018. (Seminário).
    64. 4a. Semana de Inovação, Serviço Público para o Futuro. 2018. (Congresso).
    65. 8º Encontro com Imagens e Filosofia: linguagens e educação como acontecimento.Autoria, Liberdade e Colaboração: sujeitos engajados na produção de fanfics.. 2018. (Encontro).
    66. Congresso Internacional Sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - CIPAII. Metodologia e Tecnologias para uma Educação Ecoformadora. 2018. (Congresso).
    67. II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade". 2018. (Seminário).
    68. II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação: tecnologias móveis: aplicativos e pospossibilidades pedagógicas..Tecnologias Móveis na Educação. 2018. (Simpósio).
    69. Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação - Região Nordeste. 2018. (Encontro).
    70. Semana Internacional Scielo 20 anos. 2018. (Congresso).
    71. Seminário de Pesquisa.Ética na Pesquisa e na Publicação. 2018. (Seminário).
    72. Seminário Diálogos Jurídicos Contemporâneos. 2018. (Seminário).
    73. V BRISPE - Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication EthicsHICS. Research Integrity in Scientific Guidelines to Authors Manuscripts Submitted Qualis Periodics A1 and A2 of the Education Area - Integridade Científica nas Orientações aos Autores de Manuscritos Submetidos aos Periódicos Qualis A1 e A2 da área de Educação.. 2018. (Congresso).
    74. VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.. 2018. (Encontro).
    75. VI Semana Internacional d Pedagogia (VI SIP). Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental. 2018. (Congresso).
    76. Webinar Carreras Docentes: Tendencias de Cambio, Acuerdos y Controversias. 2018. (Seminário).
    77. X CIDU - Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária. 2018. (Congresso).
    78. X Encontro de Editores de P - FEPAE NNEeriódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste.Integridade e Ética dos Periódicos Científicos. 2018. (Encontro).
    79. XI Seminário Internacional de Educação Superior.Uso das TDIC e PBL na Aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior. 2018. (Seminário).
    80. XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018.Evidendiando a Aprendizagem Colaborativa a partir de uma experiência com a Realidade Aumentada Utilizando o Aurasma Studio. 2018. (Encontro).
    81. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - XIX ENDIPE. 2018. (Encontro).
    82. XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Experiências com a Utilização da Learnin Analytics na Educação Online. 2018. (Congresso).
    83. XX Encuentro Internacional Virtual Educa Argentina 2018.Formação de Professores para o Letramento Digital: memórias de um formador. 2018. (Encontro).
    84. XXIV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Ética na Pesquisa: referenciais para a área de Educação sob análise.. 2018. (Congresso).
    85. 10º Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE.Experiência da Disciplina Metodologia do Ensino Superiorcom Tecnologias da Infomação e Comunicação. 2017. (Encontro).
    86. 11º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional. 2017. (Encontro).
    87. 23º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância oa. Metodologia Ativa com Estudo do Meio Online no Ensino Superior. 2017. (Congresso).
    88. 3º Seminário sobre Metodologia e História da Leitura em Revistas Periódicas.Avaliação de Periódicos e Produção de Conhecimento Científico. 2017. (Seminário).
    89. Feira de Soluções para a Saúde - Zika. 2017. (Feira).
    90. II Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis. 2017. (Encontro).
    91. II Encontro Estadual de Coordenadores de Polos UAB de Alagoas.Avaliação do INEP de Polos EAD. 2017. (Encontro).
    92. III Forum Permanente das Licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe.Educação a Distância e a Democratização do Ensino Superior. 2017. (Encontro).
    93. IV Encontro Sobre Marketing Esportivo: a atuação da Mídia no Esporte. 2017. (Encontro).
    94. IX Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. 2017. (Encontro).
    95. Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação - FORPRED. 2017. (Encontro).
    96. Seminario "O sistema de avaliação da Pós-graduação brasileira: desafios para a qualidade na àrea de Educação no novo mmilênio". 2017. (Seminário).
    97. Seminário 27 Anos do ECA: Cenários da Infância e Adolescência em Alagoas. 2017. (Seminário).
    98. Seminario Corresponsabilida Parental en la Crianza: iniciativas de politica publica en America Latina. 2017. (Seminário).
    99. Seminário de Educação/8a. Bienal Internacional do Livro. 2017. (Seminário).
    100. Seminário Internacional Unicef Infância em Tempos de Zika. 2017. (Seminário).
    101. Seminário Políticas TIC en América Latina: los desafios para la igualdad de género. 2017. (Oficina).
    102. Seminário SEaD: Inovações em Educação e seus Desafios para o Ensino Superior. 2017. (Seminário).
    103. VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. A Ciencia, a Tecnologia e seus Reflexos na Educação e na Sociedade Contemporânea. 2017. (Congresso).
    104. VIII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.Mesa de Abertura: 15 anos do PPGE. 2017. (Encontro).
    105. VIII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.Games e Gamificação na Educação. 2017. (Encontro).
    106. XX Congreso Internacional EDUTEC 2017. Práticas de Letramento Digital com Produção de História em Quadrinhos no Curso de Pedagogia.. 2017. (Congresso).
    107. XXVI Encontro Nacional do CONPEDI.TIC no Ensino Superior da Educação em Direitos Humanos. 2017. (Encontro).
    108. 5º Congresso Iberoamericano em Investigação Qualitativa. A Importância da Estratégia de Aprendizagem por Simulação para Disciplina de Algoritmos.. 2016. (Congresso).
    109. II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância e XIII ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Avaliação de Material Didático em Vídeo para Educação a Distância: um estudo de caso do Curso de Especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública na UFAL. 2016. (Congresso).
    110. II Encontro Educação em Rede - Educar.Estratégias Didáticas em Contextos da Educação Híbrida. 2016. (Encontro).
    111. III Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação.Formação de Professsores: tecnologias em contextos educacionais. 2016. (Encontro).
    112. I Seminário de Prevenção e Combate ao Assédio Moral na UFAL. 2016. (Seminário).
    113. IV Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics - IV BRISPE. 2016. (Seminário).
    114. Seminário Internacional Unesco Políticas de Formación Docente Inicial y Continua. 2016. (Seminário).
    115. Simpósio Internacional de Educação a Distância.Formação Docente a Distância: um mapeamento dos últimos anos.. 2016. (Simpósio).
    116. XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa.Um Instrumento para Avaliação da Aprendizagem em Educação Online a partir da Análise de Conteúdo. 2016. (Simpósio).
    117. XXIII EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordesre.GT 16 - Educação e Comunicação - Trabalho Encomendado. 2016. (Encontro).
    118. 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - CIAED. 2015. (Congresso).
    119. 3er Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación. A Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior de Disciplinas Filosóficas com TIC. 2015. (Congresso).
    120. 3ª Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores UAB - ForUAB. 2015. (Encontro).
    121. 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade.Práticas Inovadoras no Ensino Superior. 2015. (Seminário).
    122. Seminario Internacional Educación y Políticas TIC. Los Sistemas Educativos en Contextos de Inmersión Tecnológica. 2015. (Seminário).
    123. Seminário Internacional Repensando a Universidade Comparativamente entre Países: Brasil, Rússia, Índia e China. 2015. (Seminário).
    124. Unesco Mobile Learning Week 2015. 2015. (Congresso).
    125. VII Encontro Nacional de História da UFAL. 2015. (Encontro).
    126. XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2015.Jogo Digital Bioconexão: uma contextualização no ensino superior sobre os impactos ambientais na cidade Maceió. 2015. (Simpósio).
    127. XVIII Congreso Internacional Edutec. Implementação de Ações de Extensão na Educação a Distância: a experiência numa universidade pública. 2015. (Congresso).
    128. 1a. Reunião Extraordinário do Fórum de Coordenadores UAB 2014. 2014. (Encontro).
    129. 3a. Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Coordenadores UAB. 2014. (Outra).
    130. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências.Possibilidades das TIC no Ensino de Ciências. 2014. (Outra).
    131. Formação em Gestão Universitária. 2014. (Seminário).
    132. II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Facebook: uma rede social com potencial favorável ao ensino da Filosofia. 2014. (Congresso).
    133. III Congresso Internacional TIC e Educação. Concepções de Crianças de Educação Infantil sobre o Tablet. 2014. (Congresso).
    134. Seminário Hibridismo e Multimodalidade no Ensino Superior: a docência no contexto da uniquidade. 2014. (Seminário).
    135. Unesco Mobile Learning 2014. 2014. (Seminário).
    136. VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Institucionalização da Formação Continuada em Docência Superior: a construção do Proford-UFAL. 2014. (Congresso).
    137. Workshop Gamificação no Ensino Superior. 2014. (Oficina).
    138. XI Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares. Programa de Formação Continuada em Pesquisa Ação para Melhoria na Qualidade da Educação Básica Articulada com os Arranjos Produtivos Locais no Estado de Alagoas. 2014. (Congresso).
    139. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. 2014. (Congresso).
    140. X International Symposium EUTIC 2014. 2014. (Simpósio).
    141. XV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas.Formas e Formatos de Aprendizagem Digital de Base Acadêmica em Espanha, Brasil e Portugal. 2014. (Encontro).
    142. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Tecnologias Digitais e Educação a Distância: perspectivas contemporâneas para a Didática e a prática de Ensino. 2014. (Encontro).
    143. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Educação, Tecnologia e Inovação: impacto nas políticas de Pós-Graduação. 2014. (Encontro).
    144. XXIV Encontro de Iniciação Científica da UFAL. 2014. (Encontro).
    145. 19. CIAED - Congresso INternacional ABED de Educação a Distância. Redes Sociais no Ensino da Matematica. 2013. (Congresso).
    146. 3a. Conferência da FORGES - Fórum da Gestâo do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Gestão da EAD na UFAL: da institucionalização às ações concretas. 2013. (Congresso).
    147. 4. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação.Mídias e Educação: espaços e (co) relações de conhecimento. 2013. (Simpósio).
    148. Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2012. Um Olhar sobre a Formação do PROUCA: dificuldades e estratégias. 2013. (Congresso).
    149. Congresso InovaEduca 3.0. 2013. (Congresso).
    150. I Alagoas CAITE - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa Ação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica Articulada com Arranjos Produtivos Locais. 2013. (Congresso).
    151. I Colóquio de Educação Aberta e a Distância.TIC e EAD na Educação Superior: desafios à institucionalização. 2013. (Seminário).
    152. I Encontro de Formação sobre Inovações Metológicas Ativas no Ensino Superior. 2013. (Encontro).
    153. I Encontro de Formção sobre Inovações Metodológicas Ativas no Ensino Superior. 2013. (Encontro).
    154. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.Educação Online e Multiletramento Digital: experiência no ensino superior em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação. 2013. (Encontro).
    155. Seminário Capes - Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor. 2013. (Seminário).
    156. Seminário de Socialização das Experiências das Escolas do Projeto UCA.O Projeto UCA/CNPQ/ UFAL. 2013. (Seminário).
    157. Seminario do NUFOPE - Juventude, Cultura Digital e os Desafios para o Ensino Superior.Juventude, Cultura Digital e os Desafios para o Ensino Superior. 2013. (Seminário).
    158. Seminário Educação a Distância da VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.Tecnologias e Mídias: o que muda no ensino superior. 2013. (Seminário).
    159. Seminário Internacional "Educación y Politicas Sociales: sinergias para la inclusión". 2013. (Seminário).
    160. Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. 2013. (Seminário).
    161. Seminario Percursos da EAD na UFAL: 15 anos de historia.EAD no Ensino Superior: acesso, avanços e conquistas. 2013. (Seminário).
    162. Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância. 2013. (Seminário).
    163. V Seminário Nacional do Edapeci.Formação de Professores do Ensino Superior para uso das TIC. 2013. (Seminário).
    164. XIV Encuentro Internacional Virtual Educa. Metodologias de Ensino com Tecnologias da Informacao e Comunicacao no Ensino Juridico. 2013. (Congresso).
    165. XV International Symposium on Computers in Education (SIIE'13).A Contribuição do Uso das TIC no Processo de Ensino Aprendizagem. 2013. (Simpósio).
    166. XXVI Encontro Nacional do Fórum Brasileiro dos Pró-Reitores de Graduação - ForGRAD.Relatos de Experiências Exitosas sobre Institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior. 2013. (Encontro).
    167. 2a. Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e ~regiões de Língua Portuguesa - FORGES.Indicadores da Educação a Distância no Contexto da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas: impactos acadêmicos, pedagógicos e sócio-econômicos. 2012. (Outra).
    168. 4. Fórum de Coordenadores UAB. 2012. (Encontro).
    169. Aula Inaugural dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Física da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas.Educação a Distância na Universidade. 2012. (Outra).
    170. III Seminário Web Currículo PUC-SP.A Contribuição do Uso das TIC no Processo de Ensino Aprendizagem. 2012. (Seminário).
    171. II Seminário Institucional EAD/UFAL: passado, presente e futuro.A Educação a Distância em Alagoas. 2012. (Seminário).
    172. II Workshop da EAD/UFGD: Possibilidades Educacionais em Ambientes Virtuais na Web.Mediação Pedagógica e Avaliação da Aprendizagem na Educação Online. 2012. (Seminário).
    173. Reunião de Trabalho do Fórum de Coordenadores UAB. 2012. (Outra).
    174. Seminário Internacional Políticas Docentes: formación, regulaciones y desarrollo profesional. 2012. (Seminário).
    175. Seminário Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola.Mediação Tecnológica na Educação. 2012. (Seminário).
    176. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Utilização das TIC em Cursos de Formação Inicial de Professores. 2012. (Congresso).
    177. XIII Encuentro Internacional Virtual Educa.Blog como Elemento Redimensionador da Função Formadora do estágio Supervisionado em Gestão Escolar. 2012. (Encontro).
    178. XIV Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE 2012.O Uso e a Apropriação do Squeak Etoys por Professores e Alunos do Projeto UCA. 2012. (Simpósio).
    179. XVII Congreso Internacional de Informatica Educativa. 2012. (Congresso).
    180. 22 SBIE - Simpósio Brasilleiro de Informática na Educação.Inclusão Sociodigital do Professor do Ensino Superior. 2011. (Simpósio).
    181. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. 2011. (Encontro).
    182. II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2011. (Congresso).
    183. I Seminário de Formação e Práticas Pedagógicas.TIC na Educação: novos letramentos e perspectivas docentes. 2011. (Seminário).
    184. I Seminário Nacional de Ensino de Zootecnia.Novas Tecnologias e o Ensino Superior: desafios para motivação discente. 2011. (Seminário).
    185. IV EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas. 2011. (Encontro).
    186. IV Seminário Nacional do EDAPECI/UFS.Ensno e TIC. 2011. (Seminário).
    187. Semana da Pedagogia 2011. Direitos Autorais e Produção de Trabalhos Acadêmicos em Tempos de Internet. 2011. (Congresso).
    188. Seminário Alagoano de Tutores para a Educação a Distância.O papel doTutor na Educação a Distância. 2011. (Seminário).
    189. Seminário ANDIFES Educação a Distância (EAD) e a Expansão das Universidades Federais.Infraestrutura e Novas Tecnologias. 2011. (Seminário).
    190. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação a Distância. 2011. (Outra).
    191. V Congreso Internacional de Educación Intercultural. Televisão: modelação do comportamento infantil em um Programa. 2011. (Congresso).
    192. XX EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste.Imagens, Mídias e Educação. 2011. (Encontro).
    193. Capacitação de Formadores do Programa Um Computador por Aluno - UCA. 2010. (Outra).
    194. Congresso Acadêmico 2010. A Mídia Televisiva e a Transmissão de Valores na òtica de Alunos do Ensino Médio. 2010. (Congresso).
    195. I Encontro Internacional TIC e Educação.Formação de Professores para Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem. 2010. (Encontro).
    196. II Encontro Internacional de Pedagogia.A Produção de Sujetividades e TIC na Formação Docente. 2010. (Encontro).
    197. II Seminario WebCurriculo PUCSP.Integrante do Comitê Científico - Avaliador de trabalhos científicos. 2010. (Seminário).
    198. I Seminário Internacional de Propriedade Intelectual e I Simpósio Alagoano de Direito de Propriedade Intelectual. 2010. (Seminário).
    199. Oficina Pedagógica: Possibilidades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.Possibilidades Curriculares no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2010. (Oficina).
    200. Oficina Pedagógica - Material Impresso para Cursos de EAD. 2010. (Oficina).
    201. V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas.Mesa-Redonda: O Panorama da EAD na UFAL. 2010. (Encontro).
    202. XIII Congreso Internacional EDUTEC 2010: E-Learning 2.0: Ensenar y Aprender en la Sociedad del Conocimiento. Utilização do Blog e do Fórum na Formação de Professores de Ciências Utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem. 2010. (Congresso).
    203. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. MERCADO, L. P. L.. Membro da Comissão Organizadora do X Encontro de Editores de Periódicos das Regiões Norte e Nordeste - FEPAE NNE. 2018. (Outro).. . 0.
    2. MERCADO, L. P. L.. Membro do Comitê Científico do XV Congresso Bradileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). 2018. (Congresso).. . 0.
    3. MERCADO, L. P. L.. Comissão Científica do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. MERCADO, L. P. L.. 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade. 2015. (Congresso).. . 0.
    5. MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO. Comissão Científica do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil. 2015. (Congresso).. . 0.
    6. MERCADO, L. P. L.. 1a. Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Coordenadores UAB 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. MERCADO, L. P. L.. Seminário de Socialização das Experiências das Escolas do Projeto UCA. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. MERCADO, L. P. L.. Comissão Científica do I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. MERCADO, L. P. L.. 19 EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Congresso).. . 0.
    10. MERCADO, L. P. L.. II CONNEAD - Congresso Norte/Nordeste de Educação a Distância. 2008. (Congresso).. . 0.
    11. MERCADO, L. P. L.. 18 Encontro Norte e Nordeste de Pesquisa em Educação. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33