Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Mercedes Maria da Cunha Bustamante

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Geobotânica - Universitat Trier (1993). Atualmente é professora titular da Universidade de Brasília e tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mudanças no uso da terra, biogeoquímica, mudanças ambientais globais. Co-coordenadora do capítulo "Agriculture, Forestry and Other Land Uses" do 5o. Relatório do Working group 3 (Mitigation) do Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC (2011-2014). Autora do do capítulo "Agriculture, Forestry and Other Land Uses" do 6o. Relatório do Working group 3 (Mitigation) do Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC (2019-2022).Co-coordenadora do Grupo de Trabalho "Mitigação" do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, responsável pela elaboração do relatório técnico sobre Mitigação de Mudanças Climáticas no Brasil (2011-2014). Coordenadora do capítulo "Ecosistemas terrestres y acuaticos continentales" do relatório "Adaptación frente a los riesgos del cambio climático en los países iberoamericanos" da RIOCCADAPT. Representante da América Latina na International Nitrogen Initiative (2010-2013). Membro do Comitê Científico N2O Report - United Nations Environment Programme (UNEP) (2013) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) (2007-2012). Membro do Independent Science Panel do Programa Climate Change, Agriculture and Food Security (CCAFS/CGIAR) (2015-2017). Coordenadora Geral de Gestão de Ecossistemas (2011-2012), Diretora de Políticas e Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2013) e Diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES (2016). Co-coordenadora do capítulo "Drivers of Changes" do Regional Assessment for the Americas do Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES). Membro do Comitê Científico Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - BPBES (2016/2018). Membro eleito da Academia Brasileira da Ciências. Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018. Membro eleito da The World Academy of Sciences (TWAS). Eleita Honorary Fellow da Association of Tropical Biology and Conservation (2020) e membro internacional da US National Academy of Sciences (2021). Fellow da Earth League (2021). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5774617500941295 (14/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia. Universidade de Brasília (UnB) Asa Norte 70910900 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31072984
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Como o regime de fogo altera a estrutura e a diversidade da vegetacao lenhosa do Cerrado?
      Descrição: As atuais decisões sobre o manejo do fogo ainda estão associadas a muitas incertezas em relação ao regime de fogo que cause menores impactos sobre processos ecológicos e econômicos e que mantém a biodiversidade elevada. Nesse sentido, o objetivo deste estudo será determinar os impactos do regime de fogo (frequência e período) sobre a recuperação da estrutura (densidade, dominância e biomassa aérea) e da biodiversidade (composição e diversidade de espécies) da vegetação savânica do bioma Cerrado. Especificamente, testaremos a hipótese de que as variações na composição de espécies de plantas lenhosas e estrutura podem ser explicadas, em grande parte, pelo histórico do fogo. Nossas predições são que a diversidade de espécies será maior onde a frequência de fogo é intermediária (com intervalo de queima em torno de dez anos) e que o estoque de biomassa da vegetação será maior onde há menor frequência de fogo (com intervalos de queima entre 2 a 4 anos). Adicionalmente, a similaridade florística será maior entre locais com histórico de queima semelhantes. Iremos selecionar as espécies utilizadas por comunidades tradicionais (para fins econômicos e de consumo), a partir de informações coletadas por projetos associados ao Programa de Pequenos Projetos Ecossociais no Cerrado (PPP-ECOS) gerenciando pelo Instituto Sociedade, Pessoa e Natureza (ISPN). A análise das informações contribuirá para avaliar os potenciais impactos das alterações do regime de queima sobre essas espécies.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    2. 2018-Atual. Considerando o nexo entre seguranca hidrica, energetica e alimentar e as comunidades tradicionais: uma abordagem integrada para o Cerrado.
      Descrição: O Cerrado concentra a maior produção agrícola e pecuária do Brasil, um resultado alcançado às custas da conversão de mais da metade da vegetação nativa do bioma e significativas consequências sobre a biodiversidade, o balanço hidrológico e o clima regional. Os efeitos cumulativos advindos do avanço da fronteira agrícola associados às mudanças climáticas globais em curso têm tornado o regime de precipitação menos previsível, com impactos diretos sobre a produtividade das lavouras e pastagens, o abastecimento de água para a população, e a geração de energia nas hidrelétricas. Neste contexto, os esforços para o aumento na produção de alimentos têm focado não somente na expansão das áreas cultivadas, mas também na intensificação e adoções de nova técnicas de manejo para mitigar os efeitos dos extremos climáticos. Estas medidas, no entanto, podem aumentar as demandas de uso da água e de energia, o grau de ameaça da biodiversidade, e a vulnerabilidade dos pequenos agricultores e comunidades tradicionais que sofrem com as rápidas mudanças na paisagem. Buscando avançar no conhecimento científico e social sobre como a produção de alimentos no Cerrado impacta ou é impactada pelo clima, e como a expansão e intensificação da agricultura pode mudar as demandas do uso da água e energia e o grau de vulnerabilidade das populações tradicionais. Este projeto visa integrar várias bases de dados já existentes e algumas em construção para alcançar os seguintes objetivos: 1) definir para o tempo presente os limitantes climáticos e hidrológicos para a produção e intensificação agrícola; 2) avaliar como a intensificação da agricultura e as técnicas de manejo para mitigação das variações climáticas têm afetado as demandas de uso da água e de energia; 3) avaliar o grau de vulnerabilidade das populações tradicionais, incluindo povos indígenas e quilombolas, diante da expansão e intensificação agrícola, e mudanças climáticas; 4) avaliar os benefícios da recuperação de áreas degradadas para os recursos hídricos, a conservação da biodiversidade e a estabilidade do clima regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador.
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    3. 2017-Atual. INCT Mudancas Climaticas Fase 2
      Descrição: Um consorcio de mais de 200 cientistas de 38 grupos de pesquisa, de 15 estados do Brasil, e com o apoio de 12 instituições de 11 países esta submetendo ao CNPq o projeto de INCTMudanças Climáticas (INCT-MC). Este novo projeto representa uma continuidade do INCTMC anterior que começou em 2009 e termina em 2014. O novo INCT se baseia nos resultados científicos e tecnológicos do INCT-MC anterior. No INCT-MC de 2008-2014 foram abordados e desenvolvidos estudos de: base científica das mudanças ambientais globais; impactos,adaptação, vulnerabilidade; mitigação, e esforços de inovação tecnológica em modelos do sistema climático, geo-sensores e sistema de prevenção de desastres naturais. O INCT-MC nanterior teve a participação de mais de 400 pesquisadores do Brasil e de 18 países e interagiu com vários outros INCTs. Mais informações sobre o INCT-MC anterior podem ser obtidas em: https://inct.ccst.inpe.br/. Nesta continuação do INCT-MC, serão aplicados os principais resultados do INCT anterior. Entre os principais legados científicos do INCT-MC anterior podemos mencionar a grande contribuição científica para os relatórios do IPCC AR5 e o PBMC, e também o reforço científico da Rede CLIMA. O INCT-MC anterior mostrou, entre outras coisas, que os extremos de chuva (similares aos que causaram as enchentes e deslizamentos de terra na região serrana de Rio de Janeiro em janeiro de 2011) estão sendo mais frequentes e intensos desde 1950, e que podem gerar vulnerabilidade em áreas de alta densidade populacional no Sudeste do Brasil, e que esta vulnerabilidade pode aumentar no futuro se medidas de redução de riscos aos desastres naturais não forem criadas e implementadas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Integrante / Jose Marengo - Coordenador / Paulo Artaxo - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    4. 2016-Atual. Cerrados do Planalto Central ? Estrutura, dinamica e processos ecologicos - Chamada PELD
      Descrição: A presente proposta encontra-se dividida em dois eixos em função dos ambientes considerados: 1. ecossistemas terrestres e 2. ecossistemas aquáticos (lóticos e lênticos) em áreas protegidas. Por sua vez, as questões centrais a serem abordadas para a conservação e manejo da biodiversidade e funcionamento de ecossistemas podem ser divididas em três linhas temáticas com diferentes grupos taxonômicos (vertebrados ? aves e mamíferos, invertebrados terrestres ? drosofilídeos e lepidópteras, invertebrados aquáticos e microbiota fúngica).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador / Luciana de Mendonça Galvão - Integrante / Rosana Tidon - Integrante / Barbara Medeiros Fonseca - Integrante / KRUGER, RICARDO H. - Integrante / Ludmilla M S Aguiar - Integrante / Ricardo B Machado - Integrante / Emerson Vieira - Integrante.
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    5. 2016-Atual. Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudancas Climaticas Globais - Rede CLIMA
      Descrição: A Rede CLIMA tem por missão gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. Os seus principais objetivos são: (i) gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais; (ii) gerar cenários futuros globais e regionais de mudanças climáticas através do modelo brasileiro do sistema terrestre ? BESM; (iii) produzir dados e informações necessárias ao apoio da diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças do clima; (iv) realizar estudos sobre os impactos das mudanças climáticas globais e regionais no Brasil, com ênfase nas vulnerabilidades do País às mudanças climáticas; (v) estudar alternativas de adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais do Brasil às mudanças climáticas; (vi) pesquisar os efeitos de mudanças no uso da terra e nos sistemas sociais, econômicos e naturais nas emissões brasileiras de gases que contribuem para as mudanças climáticas globais; (vii) contribuir para a formulação e acompanhamento de políticas públicas sobre mudanças climáticas globais no âmbito do território brasileiro; (viii) contribuir para a concepção e a implementação de um sistema de monitoramento de alertas de desastres naturais para o país; (ix) realizar estudos sobre emissões de gases de efeito estufa em apoio à realização periódica de inventários nacionais de emissões de acordo com o Decreto nº 7.390 de 9 de dezembro de 2010; (x) promover a integração das pesquisas realizadas pelas sub-redes da Rede Clima de forma transversal; (xi) contribuir para a concepção e implementação de sistemas observacionais para detecção de impactos das mudanças climáticas, atribuição de suas causas e de seus efeitos nos sistemas humanos e naturais; e (xii) apoiar os trabalhos do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Integrante / J P H B Ometto - Coordenador / Iris Roitman - Integrante / Leticia Gomes - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    6. 2016-Atual. Impactos de eutrofizacao em redes de interacoes ecologicas sob e sobre o solo em um area de cerrado sentido restrito no Distrito Federal
      Descrição: Este projeto irá fazer uso de um experimento de longo prazo localizado na Reserva Ecológica do IBGE (Brasília, DF) envolvendo cinco tratamentos diferenciados em termos de fertilização do solo. Serão avaliadas as alterações na biota do solo, em particular, na proporção de fungos micorrízicos na rizosfera de espécies alvo. Serão também avaliadas as consequências para a composição florística das comunidades de plantas, produção de flores, na qualidade de pólen e néctar e na taxas de visitação por polinizadores. Os resultados deste estudo fornecerão informação essencial para melhorar a efetividade de medidas de gestão ambiental no Distrito Federal que pretendam aumentar serviços de ecossistemas e diminuir a taxa de perda de biodiversidade. Os dados obtidos permitirão também otimizar medidas agroambientais melhorando a sustentabilidade da agricultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador / G.B. Nardoto - Integrante / Maria Regina Silveira Sartori da Silva - Integrante / KRUGER, RICARDO H. - Integrante / Luisa G Carvalheiro - Integrante / Davi Lacerda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    7. 2014-2018. Interacoes entre diversidade de lenhosas e microrganismos de solo e a ciclagem de nutrientes no Cerrado
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    8. 2014-2018. Impactos de eutrofizacao em redes de interacoes planta-polinizador e nos servicos de ecossistemas associados: comparando a savana brasileira (Cerrado) com diversos habitats em nivel mundial
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador / Luisa G Carvalheiro - Integrante / Davi Lacerda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    9. 2013-2019. Nitrogen Cycling In Latin America: Drivers, Impacts And Vulnerabilities (Nnet)
      Descrição: The lack of information on the nitrogen cycle in Latin America is a serious impediment to the ability to evaluate and project how human activity is altering nitrogen pools and turnover at regional and global scales. Empirical measurements of N deposition or processes are scarce and data lack spatial distribution information. This project will develop a Nitrogen Human Environment Network (Nnet) to examine human impact on natural and modified ecosystems across a wide range of climates. Direct measurements and regional modeling will contribute to a greater understanding of how nitrogen excess or shortage affect ecosystem processes and biodiversity. The project will review across several study sites distributed along regional precipitation gradients, and defined according to physiographic and socio-economic attributes, the following inputs: Natural-BNF and cultivation induced-BNF, fertilizer use, atmospheric deposition; and outputs: Net exports of agricultural products at regional level and estimates at site scale of gaseous emissions from land use (fertilizer volatilization, biogenic soil emissions and burning), export of N to groundwater and surface waste (domestic, agricultural and industrial). Local information will be scaled up by modeling regional-level nitrogen atmospheric deposition, atmospheric chemistry and transport. The regional modeling will feed to global models, enhancing understanding of global patterns of alterations to the nitrogen cycle. The social component will examine drivers of land use change and nitrogen utilization at local and regional levels analyzing the international and domestic forcing of those drivers (e.g., bioenergy, beef, soy production). The social and economical aspect will be examine through drivers of LUC and N use at local and regional levels, analyzing the domestic and international forcing of those drivers (e.g., bioenergy, beef, soy production).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Integrante / Gabriela Bielefeld Nardoto - Integrante / Luiz Antonio Martinelli - Integrante / Jean Pierre Henry Balbaud Ometto - Coordenador / AUSTIN, A. T. - Integrante / ASCARRUNZ, N. L. - Integrante / JARAMILLO, VÍCTOR - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    10. 2013-2019. Regional carbon and water balance under changing land use in the Amazon-Cerrado transition
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador / D V Silvério - Integrante / P M Brando - Integrante / Susan Trumbore - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    11. 2010-2015. Riqueza e funcionamento de comunidades microbianas de solos do Cerrado: implicacoes para uso biotecnologico e provimento de servicos ambientais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador / Ieda Mendes - Integrante / Maria Regina Silveira Sartori da Silva - Integrante / Ricardo Kruger - Integrante / Betania F. Quirino - Integrante / José Roberto Rodrigues Pinto - Integrante.
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.
    12. 2010-2014. Rede Sisbiota- ComCerrado Diversidade biologica do Cerrado: estrutura e padroes
      Descrição: A proposta está estruturada em sete sub-projetos: ? Cinco dos subprojetos referentes à instalação de grades permanentes para inventários integrados com protocolos padronizados e posterior monitoramento de biodiversidade em áreas prioritárias para conservação de diferentes regiões do Cerrado (MT, MG, DF-GO, BA e MA). ? Os dois outros projetos referem-se: o Levantamento e modelagem de atributos funcionais de plantas do Cerrado para avaliação de diversidade funcional nas áreas inventariadas o Criação de um observatório microbiológico por pirosequenciamento da microbiota de solos de Cerrado com potencial para futuro uso biotecnológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Coordenador.
      Membro: Mercedes Maria da Cunha Bustamante.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. Brazilian Critical Zone Symposium ? Integrating Environmental Science.Land use changes and conservation of the Cerrado. 2019. (Simpósio).
    2. Fall Meeting da American Geophysical Union. Amazon Fires Provoke Attacks on Science. 2019. (Congresso).
    3. International Long Term Ecological Research Network 2nd Open Science Meeting. Drivers of change in tropical protected areas: long-term monitoring of a Brazilian biodiversity hotspot. 2019. (Congresso).
    4. IX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), Brasília..Governança e sustentabilidade em segurança hídrica, alimentar e energética. 2019. (Encontro).
    5. Seminário ?Medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas?, Câmara dos Deputados, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável..Uso da terra no Brasil: desafios e oportunidades de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 2019. (Seminário).
    6. XXII Encontro de Pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientais Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá..Meio ambiente, ciência e anti-ciência. 2019. (Encontro).
    7. 1a. Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação. Desafios Brasileiros na mitigação da mudança climática e conservação da biodiversidade e ecossistemas. 2016. (Congresso).
    8. XV Semana da Biologia da Universidade de Brasília.Meio ambiente e a interface ciência e política. 2016. (Encontro).
    9. ? Política de dados e gestão de informação sobre biodiversidade: Cooperações com a ciência e experiências internacionais?, MMA e GIZ.Gestão da Informação em biodiversidade no Brasil ? SIBBr ? Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. 2013. (Seminário).
    10. 1a. Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais. Primeiro Relatório de Avaliação Nacional - Vol 3. - Mitigação das mudanças climáticas. 2013. (Congresso).
    11. 1a. Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais.INCT-Mudanças Climáticas - Ciclos Biogeoquímicos e biodiversidade. 2013. (Simpósio).
    12. 4a. Reunião de Coordenadores da Rede Clima.Subrede Uso da terra. 2013. (Encontro).
    13. 7o. Encontro Preparatório - Fórum Mundial de Ciência 2013.Conciliando conservação e desenvolvimento: o papel de redes regionais de pesquisa e pós-graduação. 2013. (Encontro).
    14. Reunião Técnica de Apresentação do Status da Elaboração do RAN1 ? Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas ? CETESB, SP.Relatório de Avaliação - Grupo de Trabalho Mitigação. 2013. (Seminário).
    15. Seminário Inventários de emissões de gases de efeito estufa para cidades ?World Resources Institute / USP IEE.?Inventário Nacional?. 2013. (Seminário).
    16. Vegetation response to climate change and air pollution- unifying research and evidence acrosss Northern and Southern Hemisphere. Challenges for the conservation and sustainable use of forests in South Amercia: regional and global interactions. 2013. (Congresso).
    17. Ciclo de debates para a Rio+20.O contexto das Unidades de Conservação nas metas globais de biodiversidade para 2020. 2012. (Simpósio).
    18. Comitê de Coordenação Peruano Brasileiro.Ciência, Tecnologia e Inovação-Estratégia para o desenvolvimento do Brasil. 2012. (Encontro).
    19. Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development, International Council for Science.?Climate and other environmental changes?. 2012. (Seminário).
    20. International Conference: the INCT Virtual Herbarium of Plants and Fungi and e-infrastructure for biodiversity (Advancing Biodiversity e-science innovation through Global Cooperation),. ?Improving Brazilian Capacity to Conserve and Use Biodiversity through Information Management?. 2012. (Congresso).
    21. Meeting Association of Tropical Biology and Conservation. Local, regional and global changes: The case of the Brazilian Cerrado. 2012. (Congresso).
    22. Planet under Pressure. Latin America and the modern N cycle: a cross-road. 2012. (Congresso).
    23. Simpósio Latinoamericano de Coleções Biológicas e Biodiversidade: Conhecimento e Gestão.Ciência, Tecnologia e Inovação aplicadas à Biodiversidade: Por que gerir a Informação?. 2012. (Simpósio).
    24. Building a Global Agenda of Action in support of responsible livestock sector development.Global nutrient cycles and Livestock. 2011. (Seminário).
    25. Congresso Nacional de Botânica. Políticas de Apoio ao Estudo da Biodiversidade. 2011. (Congresso).
    26. Nitrogen and Climate Interactions of reactive nitrogen with climate change and opportunities for integrated Management.Global nutrient cycles and Livestock. 2011. (Oficina).
    27. Bridging Conservation and Development in Latin America and Africa:. Challenges for conservation ?the case of the Brazilian Cerrado. 2010. (Congresso).
    28. Savanna Remote Sensing Workshop.South American Savannas. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. BUSTAMANTE, M. M. C.. Cerrado - uma janela para o planeta. 2014. (Exposição).. . 0.
    2. BUSTAMANTE, M. M. C.. O cerrado o clima e o meio-ambiente. 2008. (Outro).. . 0.
    3. BUSTAMANTE, M. M. C.. O cerrado e as mudanças ambientais globais. 2008. (Outro).. . 0.
    4. BUSTAMANTE, M. M. C.. Impactos das atividades agrícolas, florestias e pecuárias nos recursos naturais. 2008. (Outro).. . 0.
    5. BUSTAMANTE, M. M. C.. Regional Knowledge systems for sustainable development. 2008. (Congresso).. . 0.
    6. BUSTAMANTE, M. M. C.. Nitrogen Management in agricultural and urban environments. 2007. (Exposição).. . 0.
    7. BUSTAMANTE, M. M. C.. Futuro das ciencias da vida e do meio ambiente. 2007. (Outro).. . 0.
    8. BUSTAMANTE, M. M. C.. Cerrado- Preservação e agroenergia. 2007. (Outro).. . 0.
    9. BUSTAMANTE, M. M. C.. Rede de pesquisa para conservação e uso sustentável do Cerrado- COMCERRADO. 2007. (Outro).. . 0.
    10. BUSTAMANTE, M. M. C.. Mudanças climáticas, desmatamento e o Cerrado. 2007. (Outro).. . 0.
    11. BUSTAMANTE, M. M. C.. o Clima e suas mudanças no Cerrado. 2007. (Outro).. . 0.
    12. BUSTAMANTE, M. M. C.. Agricultura e conservação- o cado do Cerrado. 2007. (Outro).. . 0.
    13. BUSTAMANTE, M. M. C.. Rede de pesquisa para conservação e uso sustentável do Cerrado. 2007. (Outro).. . 0.
    14. BUSTAMANTE, M. M. C.. Aquecimento global e mudanças climáticas. 2007. (Outro).. . 0.
    15. BUSTAMANTE, M. M. C.. Cerrado: áreas protegidas, uso sustentável e agronegócio. 2007. (Outro).. . 0.
    16. BUSTAMANTE, M. M. C.. Redes de Pesquisa- o exemplo do LBA. 2007. (Outro).. . 0.
    17. BUSTAMANTE, M. M. C.. The Brazilian Cerrado and Global Environment Change. 2007. (Outro).. . 0.
    18. BUSTAMANTE, M. M. C.. 3ª. Conferência Científica do ?Experimento de Larga Escala Biosfera Atmosfera na Amazônia?. 2004. (Congresso).. . 0.
    19. BUSTAMANTE, M. M. C.. Workshop ?Biogeochemical changes associated with establishment and maintenance of agroecosystems?. 2003. (Congresso).. . 0.
    20. BUSTAMANTE, M. M. C.. Cerrado: ainda vivo. 2002. (Exposição).. . 0.
    21. BUSTAMANTE, M. M. C.. 3o. Congresso de Ecologia do Brasil. 1996. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (16)
    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Carlos Afonso Nobre (5.0)
      1. BUSTAMANTE, MERCEDES M. Ecological restoration as a strategy for mitigating and adapting to climate change: lessons and challenges from Brazil. Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change. v. online, p. --1 - 22, issn: 1381-2386, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BUSTAMANTE, M M C ; SILVA, J S O ; CANTINHO, R Z ; SHIMBO, J Z ; OLIVEIRA, P V C ; SANTOS, M M O ; OMETTO, J P H B ; CRUZ, M R ; MELLO, T R B ; GODIVA, D ; NOBRE, C A. Engagement of scientific community and transparency in C accounting: the Brazilian case for anthropogenic greenhouse gas emissions from land use, land-use change and forestry. Environmental Research Letters. v. 13, p. 055005, issn: 1748-9326, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Lapola, David M. ; MARTINELLI, LUIZ A. ; PERES, CARLOS A. ; OMETTO, JEAN P. H. B. ; FERREIRA, MANUEL E. ; NOBRE, CARLOS A. ; AGUIAR, ANA PAULA D. ; BUSTAMANTE, MERCEDES M. C. ; CARDOSO, MANOEL F. ; COSTA, MARCOS H. ; JOLY, CARLOS A. ; LEITE, CHRISTIANE C. ; MOUTINHO, Paulo ; SAMPAIO, GILVAN ; STRASSBURG, BERNARDO B. N. ; VIEIRA, IMA C. G.. Pervasive transition of the Brazilian land-use system. Nature Climate Change. v. 4, p. 27-35, issn: 1758-678X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Bustamante, Mercedes M. C.; NOBRE, CARLOS A. ; SMERALDI, ROBERTO ; AGUIAR, ANA P. D. ; BARIONI, LUIS G. ; FERREIRA, LAERTE G. ; LONGO, KARLA ; MAY, PETER ; PINTO, ALEXANDRE S. ; OMETTO, JEAN P. H. B.. Estimating greenhouse gas emissions from cattle raising in Brazil. Climatic Change. v. 115, p. 559-577, issn: 0165-0009, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Hirota, Marina ; NOBRE, CARLOS ; OYAMA, Marcos Daisuke ; Bustamante, Mercedes MC. The climatic sensitivity of the forest, savanna and forest-savanna transition in tropical South America. New Phytologist (Print). v. 187, p. 707-719, issn: 0028-646X, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Ima Célia Guimarães Vieira (3.0)
      1. METZGER, JEAN PAUL ; BUSTAMANTE, MERCEDES M.C. ; Ferreira, Joice ; FERNANDES, GERALDO WILSON ; LIBRÁN-EMBID, FELIPE ; PILLAR, VALÉRIO D. ; PRIST, PAULA R. ; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO ; VIEIRA, IMA CÉLIA G. ; OVERBECK, GERHARD E.. Why Brazil needs its Legal Reserves. Perspectives in Ecology and Conservation. v. 17, p. 91-103, issn: 2530-0644, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BUSTAMANTE, MERCEDES M.C. ; ROITMAN, IRIS ; AIDE, THOMAS M. ; ALENCAR, ANE ; ANDERSON, LIANA ; ARAGÃO, LUIZ ; ASNER, GREGORY P. ; Barlow, Jos ; BERENGUER, ERIKA ; CHAMBERS, JEFFREY ; COSTA, MARCOS H. ; FANIN, THIERRY ; FERREIRA, LAERTE G. ; FERREIRA, JOICE N. ; KELLER, MICHAEL ; MAGNUSSON, WILLIAM E. ; MORALES, LUCIA ; Morton, Douglas ; OMETTO, JEAN P.H.B. ; PALACE, MICHAEL ; PERES, CARLOS ; SILVÉRIO, DIVINO ; TRUMBORE, SUSAN ; VIEIRA, IMA C.G.. Towards an integrated monitoring framework to assess the effects of tropical forest degradation and recovery on carbon stocks and biodiversity. Global Change Biology (Print). v. 22, p. n/a-n/a, issn: 1354-1013, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Lapola, David M. ; MARTINELLI, LUIZ A. ; PERES, CARLOS A. ; OMETTO, JEAN P. H. B. ; FERREIRA, MANUEL E. ; NOBRE, CARLOS A. ; AGUIAR, ANA PAULA D. ; BUSTAMANTE, MERCEDES M. C. ; CARDOSO, MANOEL F. ; COSTA, MARCOS H. ; JOLY, CARLOS A. ; LEITE, CHRISTIANE C. ; MOUTINHO, Paulo ; SAMPAIO, GILVAN ; STRASSBURG, BERNARDO B. N. ; VIEIRA, IMA C. G.. Pervasive transition of the Brazilian land-use system. Nature Climate Change. v. 4, p. 27-35, issn: 1758-678X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão (2.0)
      1. BUSTAMANTE, MERCEDES M.C. ; ROITMAN, IRIS ; AIDE, THOMAS M. ; ALENCAR, ANE ; ANDERSON, LIANA ; ARAGÃO, LUIZ ; ASNER, GREGORY P. ; Barlow, Jos ; BERENGUER, ERIKA ; CHAMBERS, JEFFREY ; COSTA, MARCOS H. ; FANIN, THIERRY ; FERREIRA, LAERTE G. ; FERREIRA, JOICE N. ; KELLER, MICHAEL ; MAGNUSSON, WILLIAM E. ; MORALES, LUCIA ; Morton, Douglas ; OMETTO, JEAN P.H.B. ; PALACE, MICHAEL ; PERES, CARLOS ; SILVÉRIO, DIVINO ; TRUMBORE, SUSAN ; VIEIRA, IMA C.G.. Towards an integrated monitoring framework to assess the effects of tropical forest degradation and recovery on carbon stocks and biodiversity. Global Change Biology (Print). v. 22, p. n/a-n/a, issn: 1354-1013, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Ferreira, J. ; ARAGAO, L. E. O. C. ; Barlow, J. ; BARRETO, P. ; Berenguer, E. ; BUSTAMANTE, M. ; Gardner, T. A. ; LEES, A. C. ; LIMA, A. ; LOUZADA, J. ; PARDINI, R. ; Parry, L. ; PERES, C. A. ; POMPEU, P. dos S. ; TABARELLI, M. ; Zuanon, J.. Brazil's environmental leadership at risk. Science (New York, N.Y.). v. 346, p. 706-707, issn: 0036-8075, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Ludmilla Moura de Souza Aguiar (2.0)
      1. MACHADO, RICARDO BOMFIM ; CUNHA, MANUELA CARNEIRO DA ; AGUIAR, LUDMILLA MOURA DE SOUZA ; BUSTAMANTE, MERCEDES. As várias faces das ameaças às áreas de conservação no Brasil. CIÊNCIA E CULTURA. v. 72, p. 58-64, issn: 0009-6725, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fernandes, Geraldo Wilson ; Aguiar, LMS ; ANJOS, A. F. ; BUSTAMANTE, MERCEDES M C ; COLLEVATTI, R. G. ; DIANESE, J. C. ; DINIZ, S. ; FERREIRA, G. B. ; FERREIRA, M. E. ; FRANCOSO, R. D. ; LANGEANI, F. ; MACHADO, R. B. ; MARIMON, B. S. ; MARIMON, B. H. ; NEVES, A. C. ; PEDRONI, F. ; SALMONA, Y. ; SANCHEZ, M. ; SCARIOT, A. O. ; SILVA, J. A. ; SILVEIRA, L. F. ; VASCONCELOS, H. L. ; COLLI, G. R.. Cerrado - um bioma rico e ameaçado. Em: PPBio - Geoma - CNPq - MCTI. (Org.). Conhecendo a Biodiversidade. 1ed.Rio de Janeiro. : MCTIC, CNPq, PPBIO. 2016.v. 1, p. 15-195.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Manuel Eduardo Ferreira (2.0)
      1. Ferreira, M. E.; ANJOS, A. F. ; FERREIRA, Laerte Guimarães ; BUSTAMANTE, M. M. C. ; FERNANDES, G. W. ; MACHADO, R. B.. Cerrado: fim da história ou uma nova história?.. Ciência Hoje. v. 56, p. 24-29, issn: 0101-8515, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Lapola, David M. ; MARTINELLI, LUIZ A. ; PERES, CARLOS A. ; OMETTO, JEAN P. H. B. ; FERREIRA, MANUEL E. ; NOBRE, CARLOS A. ; AGUIAR, ANA PAULA D. ; BUSTAMANTE, MERCEDES M. C. ; CARDOSO, MANOEL F. ; COSTA, MARCOS H. ; JOLY, CARLOS A. ; LEITE, CHRISTIANE C. ; MOUTINHO, Paulo ; SAMPAIO, GILVAN ; STRASSBURG, BERNARDO B. N. ; VIEIRA, IMA C. G.. Pervasive transition of the Brazilian land-use system. Nature Climate Change. v. 4, p. 27-35, issn: 1758-678X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Ludgero Cardoso Galli Vieira (2.0)
      1. ROITMAN, IRIS ; CARDOSO GALLI VIEIRA, LUDGERO ; BAIOCCHI JACOBSON, TAMIEL KHAN ; DA CUNHA BUSTAMANTE, MERCEDES MARIA ; SILVA MARCONDES, NÍVEA JORGIA ; CURY, KÁTIA ; SILVA ESTEVAM, LUCIANA ; DA COSTA RIBEIRO, RÔMULO JOSÉ ; RIBEIRO, VIVIAN ; STABILE, MARCELO C.C. ; DE MIRANDA FILHO, REINALDO JOSÉ ; AVILA, MÁRIO LÚCIO. Rural Environmental Registry: An innovative model for land-use and environmental policies. LAND USE POLICY. v. 76, p. 95-102, issn: 0264-8377, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BUSTAMANTE, M. M. C.; NARDOTO, G. B. ; PINTO, A. S. ; Rezende, J. C. F. ; TAKAHASHI, F. S. C. ; VIEIRA, L. C. G.. Potential impacts of climate change on biogeochemical functioning of Cerrado ecosystems. Brazilian Journal of Biology (Impresso). v. 72, p. 655-671, issn: 1519-6984, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Renata Pardini (1.0)
      1. Ferreira, J. ; ARAGAO, L. E. O. C. ; Barlow, J. ; BARRETO, P. ; Berenguer, E. ; BUSTAMANTE, M. ; Gardner, T. A. ; LEES, A. C. ; LIMA, A. ; LOUZADA, J. ; PARDINI, R. ; Parry, L. ; PERES, C. A. ; POMPEU, P. dos S. ; TABARELLI, M. ; Zuanon, J.. Brazil's environmental leadership at risk. Science (New York, N.Y.). v. 346, p. 706-707, issn: 0036-8075, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Paulo dos Santos Pompeu (1.0)
      1. Ferreira, J. ; ARAGAO, L. E. O. C. ; Barlow, J. ; BARRETO, P. ; Berenguer, E. ; BUSTAMANTE, M. ; Gardner, T. A. ; LEES, A. C. ; LIMA, A. ; LOUZADA, J. ; PARDINI, R. ; Parry, L. ; PERES, C. A. ; POMPEU, P. dos S. ; TABARELLI, M. ; Zuanon, J.. Brazil's environmental leadership at risk. Science (New York, N.Y.). v. 346, p. 706-707, issn: 0036-8075, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Paulo Eduardo Artaxo Netto (1.0)
      1. Davidson, Eric A. ; de Araújo, Alessandro C. ; Artaxo, Paulo ; Balch, Jennifer K. ; Brown, I. Foster ; C. Bustamante, Mercedes M. ; Coe, Michael T. ; DeFries, Ruth S. ; KELLER, Michael ; Longo, Marcos ; Munger, J. William ; Schroeder, Wilfrid ; Soares-Filho, Britaldo S. ; Souza, Carlos M. ; Wofsy, Steven C.. The Amazon basin in transition. Nature (London). v. 481, p. 321-328, issn: 0028-0836, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Servio Pontes Ribeiro (1.0)
      1. FERNANDES, Geraldo Wilson ; GOULART, FERNANDO F. ; RANIERI, BERNARDO D. ; COELHO, MARCEL S. ; DALES, KIRSTEN ; BOESCHE, NINA ; BUSTAMANTE, MERCEDES ; CARVALHO, FELIPE A. ; CARVALHO, DANIEL C. ; DIRZO, RODOLFO ; FERNANDES, STEPHANNIE ; GALETTI, PEDRO M. ; MILLAN, VIRGINIA E. GARCIA ; MIELKE, CHRISTIAN ; RAMIREZ, JORGE L. ; NEVES, ANA ; ROGASS, CHRISTIAN ; RIBEIRO, SÉRVIO P. ; SCARIOT, ALDICIR ; SOARES-FILHO, BRITALDO. Deep into the mud: ecological and socio-economic impacts of the dam breach in Mariana, Brazil. Natureza & Conservação. v. 14, p. 35-45, issn: 1679-0073, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Liana Oighenstein Anderson (1.0)
      1. BUSTAMANTE, MERCEDES M.C. ; ROITMAN, IRIS ; AIDE, THOMAS M. ; ALENCAR, ANE ; ANDERSON, LIANA ; ARAGÃO, LUIZ ; ASNER, GREGORY P. ; Barlow, Jos ; BERENGUER, ERIKA ; CHAMBERS, JEFFREY ; COSTA, MARCOS H. ; FANIN, THIERRY ; FERREIRA, LAERTE G. ; FERREIRA, JOICE N. ; KELLER, MICHAEL ; MAGNUSSON, WILLIAM E. ; MORALES, LUCIA ; Morton, Douglas ; OMETTO, JEAN P.H.B. ; PALACE, MICHAEL ; PERES, CARLOS ; SILVÉRIO, DIVINO ; TRUMBORE, SUSAN ; VIEIRA, IMA C.G.. Towards an integrated monitoring framework to assess the effects of tropical forest degradation and recovery on carbon stocks and biodiversity. Global Change Biology (Print). v. 22, p. n/a-n/a, issn: 1354-1013, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Helena de Godoy Bergallo (1.0)
      1. PIEDADE, M. T. F. ; BUSTAMANTE, M. M. C. ; BERGALLO, HELENA GODOY ; ALVES, M. A.. O sistema de conservação brasileiro é um tesouro verde-amarelo. El País, 28 jul. 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Gabriela Marques Di Giulio (1.0)
      1. OVERBECK, G. E. ; DI GIULIO, G.M. ; GRELLE, C. E. V. ; BUSTAMANTE, M. M. C.. As ciências humanas e básicas também são prioritárias. Direto da Ciência, 30 mar. 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Mariana Moncassim Vale (1.0)
      1. FERNANDES, G. Dismantling Brazil's science threatens global biodiversity heritage. Perspectives in Ecology and Conservation. v. 15, p. 239-243, issn: 2530-0644, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Ana Cláudia Mendes Malhado (1.0)
      1. BUSTAMANTE, MERCEDES M. Ecological restoration as a strategy for mitigating and adapting to climate change: lessons and challenges from Brazil. Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change. v. online, p. --1 - 22, issn: 1381-2386, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mercedes Maria da Cunha Bustamante ⇔ Philip Martin Fearnside (1.0)
      1. BUSTAMANTE, M. M. ; FEARNSIDE, PHILIP M ; et al.. Capítulo 3: Tendências e impactos dos vetores de degradação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Em: Joly, C.A.; Scarano, F.R.; Seixas, C.S.; Metzger, J.P.; Ometto, J.P.; Bustamante, M.M.C.; Padgurschi, M.C.G.; Pires, A.P.F.; Castro, P.F.D.; Gadda, T.; Toledo, P.. (Org.). 1° Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. 1ed.São Carlos, SP. : Editora Cubo. 2019.v. 1, p. 93-213.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:41