Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Stela Nazareth Meneghel

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), especialização em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1978), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (2005/6). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família/UFRGS. Participa do Grupo de Estudos Rotas Críticas: desigualdades sociais, generificadas e racializadas/UFRGS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva em vigilância da saúde, vulnerabilidades e violências. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5629187439658997 (30/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem. Rua São Manoel, 963 Rio Branco 90620110 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33085226 Fax: (51) 33085436
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Prevencao e controle do COVID-19: Estudo Multicentrico sobre a percepcao e praticas no cotidiano das orientacoes medico-cientificas pela populacao dos territorios de abrangencia da Atencao Primaria a Saude
      Descrição: O presente projeto possui como escopo o aprimoramento de tecnologias leves e relacionais presentes no encontro entre indivíduos e serviços de saúde, por meio da compreensão das dinâmicas, das linguagens e dos modos como as pessoas interpretam, traduzem e aplicam no seu cotidiano as orientações médico-científicas. Essa compreensão é fundamental para orientar as ações das equipes da saúde na família, melhorar a comunicação e o diálogo entre os profissionais de saúde e os usuários, construindo vínculos, confiança e compromisso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Roger Rosa - Integrante / Daniel Canavese de Oliveira - Integrante / Mauricio Polidoro - Integrante / Marta Quintanilha - Integrante / Grace Zaro - Integrante.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
      Descrição: O desenho da pesquisa consiste em um estudo multicêntrico, de abrangência nacional, com abordagem quanti-qualitativa, transversal, envolvendo as Instituições de Ensino e Pesquisa do Mestrado profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A equipe da pesquisa é composta por uma coordenação nacional; por coordenadores(as) locais da pesquisa, sendo estes(as), os (as) coordenadores(as) e docentes do PROFSAÚDE nas Instituições de Ensino e Pesquisa; bem como por mestrandos e mestrandas do curso.Com este estudo espera-se conhecer e compreender melhor as práticas do enfrentamento da pandemia pela população brasileira, ajudando equipes, gestores e políticas públicas nas orientações médico-científicas de prevenção e controle da COVID-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (14) . Integrantes: Eda Schwartz - Integrante / Julio Cesar Schweickardt - Coordenador / José Ivo dos Santos Pedrosa - Integrante / Maria do Carmo Lacerda Barbosa - Integrante / Maria Cristina Rodrigues Guilam - Integrante / Carla Pacheco Teixeira - Integrante / Marcelly de Freitas Gomes - Integrante / Joana Maria Borges de Freitas Silva - Integrante / Ana Paula Menezes Bragança dos Santos - Integrante / Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo - Integrante / Mauricio Polidoro - Integrante / Deivisson Vianna Dantas dos Santos - Integrante / Leonardo Cançado Monteiro Savassi - Integrante / Maria de Fátima Antero Sousa Machado - Integrante / Maria Eugênia Bresolin Pinto - Integrante.
      Membro: Eda Schwartz.
    2. 2020-Atual. Rotas criticas: grupos de mulheres enfrentando as violencias
      Descrição: A violência contra as mulheres é um problema social que afeta grandes contingentes populacionais e que foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como um agravo de saúde pública. Nos anos 1990 pesquisas sobre as rotas críticas percorridas pelas mulheres ao decidirem romper com as violências estabeleceram seus itinerários, identificaram os pontos críticos no trajeto percorrido e propuseram medidas de intervenção. Porém a despeito das políticas e legislações, ainda pouco se avançou no sentido de indicar ações de prevenção eficazes e oferecer dispositivos para proteger mulheres em situação de violência. Esta pesquisa tem por objetivo realizar intervenções grupais com mulheres em situação de violência, buscando identificar potências e limitações nas técnicas usadas para o enfrentamento às violências. Serão realizados dois tipos de grupos, um deles focado na escuta e no fornecimento de orientações e o outro com o formato de oficinas, disponibilizando dinâmicas e técnicas participativas. Ao término de cada um dos grupos as mulheres conversarão sobre os efeitos percebidos dos grupos em suas vidas e na cessação das violências. A pesquisa utilizará o referencial das práticas discursivas para analisar o material produzido nos grupos. A ideia é identificar elementos que possam contribuir para enriquecer a caixa de ferramentas de trabalhadores da rede para enfrentar a violência contra a mulher.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Fernanda Bairros - Integrante / Daniel Canavese de Oliveira - Integrante / Frederico Viana Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    3. 2019-Atual. ESTUDO SITUACIONAL DOS IDOSOS DEPENDENTES QUE RESIDEM COM SUAS FAMILIAS VISANDO A SUBSIDIAR UMA POLITICA DE ATENCAO E DE APOIO AOS CUIDADORES
      Descrição: Esta pesquisa tem uma finalidade estratégica. Conhecer, por meio de um estudo qualitativo, com visitas e entrevistas aos idosos, familiares e cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes nos municípios brasileiros (Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Manaus, Teresina, Brasília e Porto Alegre), profissionais de saúde que compõem a rede de atenção primária e gestores, construindo um diagnóstico situacional que possa subsidiar a construção de propostas governamentais de cuidado das pessoas dependentes. Serão mapeadas as famílias por meio do acesso e do apoio da Estratégia de Saúde da Família nos municípios mencionados, e serão ouvidas as pessoas ? inclusive os idosos que tiveram capacidade cognitiva para o diálogo - sobre questões que serão desdobradas nas entrevistas: como está ocorrendo o processo de cuidados pelas famílias das pessoas idosas que têm algum tipo de dependência; o que significa para as famílias ter uma pessoa dependente em casa em termos econômicos e sociais; como é a situação da pessoa ou das pessoas que cuidam; qual o apoio recebido dos serviços de saúde para facilitar o cuidado em domicílio e o que os familiares, profissionais de saúde e gestores propõem para melhorar a situação vivenciada e os cuidados. Conhecer e propor ações para melhorar a situação desses idosos é fundamental num cenário em que as principais vítimas da dependência são os homens e mulheres acima de 80 anos, a faixa entre os idosos que mais cresceu (45%) nos últimos 20 anos). Embora venha faltando sensibilidade aos gestores para o assunto, esta não é uma questão para amanhã, ela é urgente e precisa fazer parte da responsabilidade do Estado e da sociedade e não apenas da família. Portanto, a imagem-objetivo deste estudo é subsidiar uma ?Política sobre a Dependência no País? iniciativa que hoje já existe em várias partes do mundo que se importam com o Bem Estar Social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Roger Flores Ceccon - Integrante / Konrad Guterres Soares - Integrante / Jesualda Maria Pedo - Integrante.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    4. 2016-Atual. Equidade de genero no atendimento de profissionais do Programa Mais Medicos
      Descrição: Trata-se de um estudo de recorte qualitativo cujo principal objetivo é o de Investigar a equidade de gênero em atendimentos prestados por profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos. Serão observadas e gravados atendimentos prestados por profissionais de saúde vinculados ao Programa Mais Médios (PMM) e analisadas sob a perspectiva da fala-em -interação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Alcindo Antônio Ferla - Integrante / Daniel Canavese de Oliveira - Integrante / Luciana Barcellos Teixeira - Integrante / Denise Bueno - Integrante.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    5. 2014-2016. Tentativas de suicidio em idosos na regiao sul do Brasil
      Descrição: Projeto de pesquisa financiado pela FIOCRUZ cujo objetivo é identificar fatares de vulnerabilidade ao sucídio em idosos no Brasil. Faz parte de um estudo maior e corresponde á pesquisa realizada na região sul do país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Rosylaine Moura - Integrante / Lilian Hesler - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    6. 2012-2016. Rede haitiana de vigilancia, pesquisa e educacao em saude
      Descrição: Projeto de pesquisa em realização no Haiti, no âmbito da Cooperação Brasil-Cuba-Haiti. Objetiva realizar o perfil dos principais agravos sob notificação no país e elaborar uma análise de situação da vigilância no país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Alcindo Ferla - Integrante / Joyce Andrade Schramm - Integrante.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    7. 2012-Atual. Equidade de genero como um marcador de integralidade na atencao basica em saude
      Descrição: Estudo qualitativo a ser realizado em serviços de saúde com o objetivo de estudar a equidade de gênero como um marcador de integralidade na atenção primária de saúde. A produção de dados ocorre em grupos de discussão com profissionais de saúde que atendem mulheres em unidades de atenção básica. Além dos grupos, serão entrevistadas mulheres atendidas nos serviços e observadas interações naturalísticas em encontros de profissionais e usuárias. A análise dos dados gerados na pesquisa ? conversas de profissionais, usuárias e diálogos entre ambos - buscará identificar a presença de marcadores discursivos (silêncios, atravessamentos, tomada de turnos de conversação) e/ou conteúdos (desqualificações, preconceito, menorização, culpabilização, normatização, medicalização) que indiquem tanto a equidade quanto a iniquidade de gênero, potencializadas pelas inserções de classe social, raça/etnia e orientação/identidade sexual. Pensar a equidade de gênero na atenção básica como um marcador de integralidade da atenção contribui para pensar uma atenção mais igualitária nos serviços de saúde. Projeto aprovado no Edital Universal 2013 CNPq. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Lilian Zielke Hesler - Integrante / Roger Flores Ceccon - Integrante / Ane Freitas Margarites - Integrante / alcindo Antonio ferla - Integrante / Fabiano Barnard - Integrante / Joyce Andrade Schramm - Integrante / Nadege Jacques - Integrante / Anelise Hahn - Integrante / Andrei Fernandes Rocha - Integrante / ernani busatto veloso - Integrante / Evirlene de Souza Fonseca - Integrante / Ana Lucia Gomes - Integrante / João Vinicius Oliveira Azambuja - Integrante / Vitoria Ilha Lama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 42
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    8. 2011-2016. AVALIACAO DA ATENCAO BASICA NO BRASIL: ESTUDOS MULTICENTRICOS INTEGRADOS SOBRE ACESSO, QUALIDADE E SATISFACAO DOS USUARIOS
      Descrição: projeto inclui-se no campo de pesquisas avaliativas de políticas e programas e tem como objetivo avaliar a qualidade da atenção básica no Brasil. Tem caráter multicêntrico, incluindo diversas instituições de ensino e pesquisa, e o Ministério da saúde. Envolverá equipes de atenção básica e unidades básicas de saúde em todo o Brasil. A avaliação das unidades básicas será feita por meio de pesquisa censitária e incluirá condições físicas e tecnológicas e insumos. A avaliação das equipes será feita considerando a composição, a organização do trabalho, a modelagem da atenção e a satisfação do usuário. A pesquisa avaliativa incluirá, ainda, a gestão municipal e a coordenação da atenção básica. O projeto institucional está associado à rede de pesquisas avaliativas na atenção básica e ao projeto Rede Governo Colaborativo em Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Integrante / alcindo Antonio ferla - Coordenador.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    9. 2011-2013. E possivel prevenir a antecipacao do fim? Suicidio em idosos no Brasil e possibilidades deatuacao do setor saude
      Descrição: O objetivo deste projeto é realizar um estudo estratégico sobre a magnitude e a significância do suicídio na população brasileira acima de 60 anos, de tal forma que sua própria realização e a socialização dos dados colhidos e analisados possam ser apropriadas pelos profissionais de saúde e de direitos humanos. Este estudo se justifica sobremaneira pelo ineditismo do tema e pela relevância que os suicídios em pessoas idosas hoje possuem no contexto da violência no país. O estudo está composto por dois subprojetos: (1) Autópsia psicossocial de idosos que cometeram suicídio; (2) Estudo ecológico sobre suicídio em idosos em dez localidades em que a situação seja mais relevante nas várias regiões do país. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Integrante / Maria Cecilia Minayo - Coordenador.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    10. 2010-2013. Femicidios - homicidios de mulheres no Rio Grande do Sul
      Descrição: Femicídios são assassinatos de mulheres decorrentes de condições relacionadas a gênero, que incluem quaisquer manifestações ou exercício de relações desiguais de poder entre homens e mulheres que culminam com a morte de uma ou várias mulheres. Este é um projeto de pesquisa que tem por objetivo principal descrever o perfil dos homicídios femininos no Rio Grande do Sul. O projeto compreende abordagens quantitativa e qualitativa, consideradas segundo uma perspectiva complementar. O momento quantitativo do projeto refere-se à análise da mortalidade padronizada por homicídios femininos segundo microrregião homogênea do IBGE (mortes femininas por agressão: categorias da X85-Y09/CID 10) e relacionadas às características sócio-culturais e demográficas de cada local. A abordagem qualitativa será focada em dois municípios: Porto Alegre e uma cidade de porte médio da chamada metade sul do Estado. Nestas duas cidades serão investigados os inquéritos policiais referentes aos assassinatos de mulheres ocorridos nos últimos cinco anos. A análise dos inquéritos policiais permitirá averiguar qual a fração de homicídios femininos corresponde aos femicídios, identificar as características do agressor e analisar os discursos enunciados nos inquéritos sob a perspectiva de gênero. Compreendemos os assassinatos femininos como marcadores de violência e desigualdade de gênero, e propomos o uso do indicador ?femicídio? para um sistema de vigilância da violência de gênero.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Marta Julia Marques Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.
    11. 2010-Atual. Femicidios e assassinatos baseados em genero no Rio Grande do Sul
      Descrição: Femicídios são assassinatos de mulheres decorrentes de condições relacionadas a gênero, que incluem quaisquer manifestações ou exercício de relações desiguais de poder entre homens e mulheres que culminam com a morte de uma ou várias mulheres. Este é um projeto de pesquisa que tem por objetivo principal descrever o perfil de homicídios femininos no Rio Grande do Sul e investigar aspectos qualitativos presentes em inquéritos policiais de homicídios de mulheres e travestis. O projeto compreende abordagem quantitativa e qualitativa percebidas segundo uma perspectiva complementar. O momento quantitativo do projeto refere-se à análise da mortalidade padronizada por homicídios femininos segundo microrregião homogênea do IBGE (mortes femininas por agressão: categorias da X85-Y09/CID 10) e relacionadas às características sócio-culturais e demográficas de cada local. A abordagem qualitativa será focada no município de Porto Alegre. Nesta etapa serão investigados os inquéritos policiais referentes aos assassinatos de mulheres e de travestis ocorridos nos últimos cinco anos. A análise dos inquéritos policiais permitirá averiguar o percentual de femicídios dentre o total das mortes femininas por agressão, identificar as características do agressor e analisar os discursos enunciados nos inquéritos sob a perspectiva de gênero. Compreendemos os assassinatos femininos como marcadores de violência e desigualdade de gênero, e propomos o uso do indicador ?femicídio? para um sistema de vigilância da violência de gênero.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Nazareth Meneghel - Coordenador / Cristian Guimarães - Integrante / Fernanda Bairros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Stela Nazareth Meneghel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. 31 congresso COSEMS-RS. Rotas críticas: feminicídios. 2019. (Congresso).
      2. 13 Mundo de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11.Oficina de bonecxs sexuadxs: costurando gênero e sexualidade. 2017. (Seminário).
      3. 1a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres.Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade. 2017. (Outra).
      4. IHU Ideias.Saúde e igualdade: a relevância do SUS. 2017. (Seminário).
      5. Foro Internacional sobre feminicídios em grupos étnicos e racializados. 2016. (Seminário).
      6. Workshop Internacional Avaliação em Saúde: Programa Mais Médicos.A equidade de gênero na atenção à saúde de mulheres prestada por médicos cubanos. 2016. (Seminário).
      7. Encontro Regional Norte - Rede Unida.Oficina: Saúde e gênero. 2015. (Encontro).
      8. Fórum Saúde Coletiva/UNILA.Oficina sobre elaboração de pesquisas. 2015. (Seminário).
      9. Instrumentos de trabalho entre Emilia Romagna e Brasil. 2014. (Congresso).
      10. Saúde no Haiti e os desafios de uma cooperação sul-sul.O Curso de Epidemiologia na Cooperação Tripartite. 2014. (Seminário).
      11. Pesquisa Qualitativa sobre Suicídio de Idosos.Suicídio em idosos sob a perspectiva de gênero. 2011. (Seminário).
      12. X Jornadas Nacionales de Historia de las Mujeres, V Congreso Iberoamericano de estudios de género. Rotas críticas das mulheres no Brasil. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. MENEGHEL, S. N.. Seminário Internacional Rotas Críticas 10: mulheres enfrentando as violências. 2019. (Outro).. . 0.
      2. MENEGHEL, S. N.; SAGOT, M ; CAMPOS, C. H.. Seminário Internacional Rotas Críticas 9:corpos feminizados em situação de prisão. 2018. Outro
      3. MENEGHEL, S. N.; BAIRROS, Fernanda. Seminário Internacional Rotas Críticas VIII: Feminicídios precisamos falar sobre isso. 2017. Congresso
      4. MENEGHEL, S. N.. Seminário Internacional Rotas Críticas VII. 2016. (Congresso).. . 0.
      5. MENEGHEL, STELA NAZARETH. Seminário Internacional Rotas críticas VI: equidade de gênero. 2014. (Congresso).. . 0.
      6. MENEGHEL, S. N.; FERLA, A. Seminário Internacional Rotas Críiticas V - reflexões sobre os femicídios. 2013. Congresso
      7. MENEGHEL, S. N.. Seminário Internacional Rotas Críticas IV. 2012. (Congresso).. . 0.
      8. MENEGHEL, S. N.. 10 Congresso Brasileiro de saúde Coletiva - Participação na Comissão Organizadora. 2012. (Congresso).. . 0.
      9. MENEGHEL, S. N.. Comissão Cultural - X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).. . 0.
      10. MENEGHEL, S. N.. Seminário Internacional Rotas Críticas III - situações limite decorrentes da violência de gênero. 2011. (Congresso).. . 0.
      11. MENEGHEL, S. N.. Indicadores na rua. 2010. (Exposição).. . 0.
      12. MENEGHEL, S. N.. Seminário Internacional Rotas críticas II - mulheres enfrentando a violência. 2008. (Congresso).. . 0.
      13. MENEGHEL, S. N.. Palestra: Vulnerabilidades e condições de saúde da população negra. 2006. (Outro).. . 0.
      14. MENEGHEL, S. N.. Seminário: A Rota Crítica das Mulheres no enfrentamento à violência. 2006. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Maria Cecilia de Souza Minayo (3.0)
        1. Meneghel, Stela Nazareth ; MINAYO, Maria Cecília de Souza. ENVELHECIMENTO COM DEPENDÊNCIA: o que mostra o cinema. Ciencia & Saude Coletiva. v. 26, p. 67-76, issn: 1413-8123, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CAVALCANTE, FÁTIMA GONÇALVES ; MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA ; GUTIERREZ, DENISE MACHADO DURAN ; SOUSA, GIRLIANI SILVA DE ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA ; MOURA, ROSYLAINE ; MENEGHEL, STELA NAZARETH ; GRUBITS, SONIA ; CONTE, Marta ; CAVALCANTE, ANA CÉLIA SOUSA ; FIGUEIREDO, ANA ELISA BASTOS ; MANGAS, RAIMUNDA MATILDE DO NASCIMENTO ; FACHOLA, MARÍA CRISTINA HEUGUEROT ; IZQUIERDO, GIOVANE MENDIETA. Instrumentos, estratégias e método de abordagem qualitativa sobre tentativas e ideações suicidas de pessoas idosas. Ciência & Saúde Coletiva (Online). v. 20, p. 1667-1680, issn: 1678-4561, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Minayo, Maria Cecília de Souza; Meneghel, Stela Nazareth ; CAVALCANTE, Fátima Gonçalves. Suicídio de homens idosos no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 17, p. 2665-2674, issn: 1413-8123, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Raimunda Magalhães da Silva (2.0)
        1. CAVALCANTE, FÁTIMA GONÇALVES ; MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA ; GUTIERREZ, DENISE MACHADO DURAN ; SOUSA, GIRLIANI SILVA DE ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA ; MOURA, ROSYLAINE ; MENEGHEL, STELA NAZARETH ; GRUBITS, SONIA ; CONTE, Marta ; CAVALCANTE, ANA CÉLIA SOUSA ; FIGUEIREDO, ANA ELISA BASTOS ; MANGAS, RAIMUNDA MATILDE DO NASCIMENTO ; FACHOLA, MARÍA CRISTINA HEUGUEROT ; IZQUIERDO, GIOVANE MENDIETA. Instrumentos, estratégias e método de abordagem qualitativa sobre tentativas e ideações suicidas de pessoas idosas. Ciência & Saúde Coletiva (Online). v. 20, p. 1667-1680, issn: 1678-4561, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MENEGHEL, Stela Nazareth ; MINAYO, Maria Cecília Souza ; GUTIERREZ, Denise Machado Duran ; SILVA, R. M. ; GRUBITS, Sonia ; HESLER, Lilian Zielke ; CECCON, Roger Flores. Suicídio de idosos sob a perspectiva de gênero. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 17, p. 1983-1992, issn: 1413-8123, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Ana Cristina Ostermann (2.0)
        1. OSTERMANN, Ana C.; MENEGHEL, Stela. Humanização, gênero e poder nos atendimentos à saúde: possibilidades que se apresentam a partir dos estudos de fala-em-interação. Em: OSTERMANN, Ana Cristina; MENEGHEL, Stela Nazareth. (Org.). Humanização. Gênero. Poder: contribuições dos estudos de fala-em-interação para a atenção à saúde. 1ed.Rio de Janeiro e Campinas. : Editora Fiocruz e Editora Mercado de Letras. 2012.v. 1, p. 10-25.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MENEGHEL, Stela ; OSTERMANN, Ana C.. E então, quais as contribuições dos estudos de fala-em-interação para a atenção à saúde?. Em: OSTERMANN, Ana Cristina; MENEGHEL, Stela Nazareth. (Org.). Humanização. Gênero. Poder: contribuições dos estudos de fala-em-interação para a atenção à saúde. 1ed.Rio de Janeiro e Campinas. : Editora Fiocruz e Editora Mercado de Letras. 2012.v. 1, p. 150-161.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Ricardo Augusto Dias (1.0)
        1. Oriá, Mônica Oliveira Batista. Estudos Metodológicos. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Ana Maria Baptista Menezes (1.0)
        1. BAIRROS, F. S. ; MENEGHEL, S. N. ; COSTA, Juvenal Soares Dias da ; BASSANI, D. G. ; Menezes, A. M. B. ; GIGANTE, Denise Petrucci ; OLINTO, M. T.. Racial inequalities of access to women's health care in Southern Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 27, p. 2364-2372, issn: 0102-311X, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Francisco de Assis Mendonça (1.0)
        1. POLIDORO, MAURÍCIO ; DE ASSIS MENDONÇA, FRANCISCO ; MENEGHEL, STELA NAZARETH ; ALVES-BRITO, ALAN ; GONÇALVES, MARCELO ; BAIRROS, Fernanda ; CANAVESE, DANIEL. Territories Under Siege: Risks of the Decimation of Indigenous and Quilombolas Peoples in the Context of COVID-19 in South Brazil. Journal of Racial and Ethnic Health Disparities. v. 11, p. 1013-1031, issn: 2197-3792, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos (1.0)
        1. MINAYO, M. C. ; MENEGHEL, S. N.. Grupo de Trabalho para revisão da subagenda Alimentação e Nutrição da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde - DECIT/Ministério da Saúde. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Stela Nazareth Meneghel ⇔ Mônica Oliveira Batista Oriá (1.0)
        1. Oriá, Mônica Oliveira Batista. Estudos Metodológicos. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional
          [ busca Google | busca Bing ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32