Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Mirela Castro Santos Camargos

Doutora e Mestre em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG, Graduada e Especialista em Fisioterapia (ênfase em Geriatria e Gerontologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na Fundação João Pinheiro (FJP), de 2008 a 2014, trabalhou com Avaliação de Políticas Públicas de Saúde e com a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), coordenou três projetos de pesquisas sobre idosos e foi professora no curso de Administração Pública da Escola de Governo/FJP. Desde 2014, é professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Gestão em Saúde/ Escola de Enfermagem). Atualmente, leciona no Mestrado Profissional e Graduação em Gestão de Serviços de Saúde. É pesquisadora e tem publicações nas áreas de Saúde, Demografia e Gestão. É integrante do grupo de pesquisa NUGES (Núcleo de Gestão em Saúde). Interesse de pesquisa: Saúde do Idoso, Avaliação de Políticas Públicas, Gestão de Serviços de Saúde, Expectativa de Vida Saudável e Incapacidade Funcional. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5464067545038775 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Gestão em Saúde. Avenida Professor Alfredo Balena,190 Centro 30130100 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34098024
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2020-Atual. Violencia contra os idosos: o olhar dos profissionais e gestores da saude e da assistencia social
      Descrição: O envelhecimento populacional traz desafios e desperta na sociedade a necessidade de atender as demandas decorrentes do crescimento da população idosa. A violência contra o idoso representa um grave problema de saúde pública, por ser uma importante causa de declínio funcional, morbi-mortalidade, diminuição da qualidade de vida e violação dos direitos. Este estudo tem como objetivo identificar as perspectivas e os desafios no processo de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa pelos profissionais e gestores da saúde e da assistência social. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com finalidade descritiva, tendo como unidades de análise duas Unidades Básicas de Saúde e um Centro de Referência de Assistência Social, de uma regional de Belo Horizonte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Doane Martins da Silva - Integrante / Nayara Carolina Mendes - Integrante.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    2. 2020-Atual. Expectativa de vida saudavel: um estudo dos anos vividos com perdas auditivas e visuais no Brasil
      Descrição: Estimativas de Expectativa de Vida Saudável têm sido realizadas por diversos estudos brasileiros e internacionais, como forma gerar informações sobre a demanda por determinados serviços e por cuidado pela população. Contudo, ainda existe uma lacuna quando se fala dos danos auditivos e visuais. O presente estudo terá como objetivo estimar a Expectativa de Vida com Perdas Auditivas e a Expectativa de Vida com Perdas Visuais, para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação ao nascer e também aos 40, 60 e 80 anos de idade, por sexo. Para tal pretende-se utilizar o método proposto por Sullivan. Como fonte de informação, serão empregados: a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o Censo Demográfico, as tábuas de vida publicadas pelo IBGE e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    3. 2019-2020. Melhor em casa: o desafio de cuidar
      Descrição: O aumento de idosos na população, associado ao crescimento da longevidade, lança desafios em relação às políticas de cuidado voltadas à população que envelhece, entre elas destaca-se a Política de Atenção Domiciliar (AD). Na AD, as relações cuidador/ equipe/ indivíduo/ família são fundamentais na implementação do cuidado no domicílio e na melhoria do indivíduo, reafirmando a importância das tecnologias leves. Este projeto tem por objetivo conhecer o cotidiano dos cuidadores informais de idosos atendidos pelo Programa de Internação Domiciliar do município de Betim - MG e identificar os desafios enfrentados no cuidado a pessoas idosas dependentes de tecnologias para manutenção de vida. Acredita-se que essa pode ser uma forma de avaliar Programa de Internação Domiciliar do município. Afinal, a opinião do usuário, aqui representado pelo cuidador informal, fornecerá elementos para entender como o programa funciona na prática, levantando possíveis lacunas e potencialidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Andreia Devislanne Ribeiro - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    4. 2019-Atual. Internacoes hospitalares de idosos: um estudo na Rede Fhemig
      Descrição: O estudo tem como objetivo geral identificar o perfil sociodemográfico dos idosos atendidos na Rede Fhemig, caracterizando os diversos tipos de internações hospilares. Pretende-se: - Analisar as principais causas de internações de idosos na Rede FHEMIG.- Avaliar as principais características associadas aos diversos tipos de internação.- Traçar um perfil dos idosos internados.- Caracterizar os diversos tipos de internação, analisando característicasassistenciais como tempo de internação.- Identificar os custos do atendimento prestado aos idosos na unidade de ProntoSocorro e Internação.- Estimar a proporção de internações por condições sensíveis à atenção primária eavaliá-las.- Verificar os principais desfechos das internações. Propõe-se um estudo retrospectivo, observacional de natureza quantitativa, que será realizado nos hospitais que compõe a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais FHEMIG, em que a base para obtenção dos dados será o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar que agrega dados do atendimento ao paciente, gerando informações consistentes, disponíveis para todos os níveis gerenciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Marcos Antônio de Camargos - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Wanderson Costa Bomfim - Integrante / Márcia Mascarenhas Alemão - Integrante / Shirlei Moreira da Costa Faria - Integrante / Sara Moura Martins - Integrante / Cristiano Inácio Martins - Integrante / Nayara Carolina Mendes - Integrante.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    5. 2019-Atual. Saude mental: um olhar sobre os servicos de saude
      Descrição: A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença. Assim como a física, a Saúde Mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. A criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é considerada um marco da política de Saúde Mental e foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com o intuito de criar, ampliar e buscar articular os diversos pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtornos mentais e com necessidades específicas decorrentes de uso de álcool e drogas. Nos últimos anos, a avaliação dos serviços de Saúde Mental vem sendo relevante na literatura brasileira e tem acompanhado as tendências internacionais. Com base na relevância da avaliação para os processos de gestão e importância das redes de atenção e da Saúde Mental, o presente projeto de pesquisa tem como foco a RAPS e seus diversos pontos de atenção, com destaque para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Hospitais Psiquiátricos. Entre os aspectos a serem abordados, pretende-se avaliar a cobertura dos CAPS, em suas diversas modalidades, e discutir a segurança do paciente, por meio de indicadores de incidentes e eventos adversos assistenciais compatíveis à realidade de um hospital psiquiátrico. Adicionalmente, dado a importância de eventos recentes em Minas Gerais, espera-se estudar prováveis impactos na Saúde Mental de afetados por rompimento de barragem e possíveis demandas por serviços de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Wanderson Costa Bomfim - Integrante / Mery Natali Silva Abreu - Integrante / Ethiara Vieira de Macedo - Integrante / Vanessa Regina Oliveira Tavares - Integrante / Évelin Angélica Herculano de Morais - Integrante.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    6. 2018-2019. Inseguranca alimentar de idosos residentes em domicilios unipessoais
      Descrição: Insegurança alimentar pode ser definida como a limitação ou a incerteza de se ter acesso a alimentos adequados, em qualidade e quantidade suficientes, sem que essa restrição possa, necessariamente, afetar as condições biológicas dos indivíduos. Garantir que as pessoas idosas tenham acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes, além de propiciar um envelhecimento mais saudável e ativo, pode contribuir para uma diminuição nos gastos com saúde. Neste trabalho, o objetivo deste projeto é investigar quais os principais fatores associados à insegurança alimentar dos idosos residentes em domicílios unipessoais no Brasil. Os dados utilizados na análise são provenientes das PNADs 2004, 2009 e 2013, que tiveram um suplemento de Segurança Alimentar, utilizando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Wanderson Costa Bomfim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    7. 2018-Atual. Analise do perfil dos egressos do curso de Gestao de Servicos de Saude da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
      Descrição: A avaliação do perfil do egresso, torna-se de grande relevância para os programas de graduação, pela necessidade de auto-avaliação das instituições, dos processos de acesso à qualidade da formação técnica e tecnológica oferecidos, além da verificação continuada da adequação das matrizes curriculares às demandas sociais e econômicas. Ademais, não se tem conhecimento da trajetória dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho após ter concluído o curso de Gestão de Serviços de Saúde, curso criado na Universidade Federal de Minas Gerais em 2008 e tendo sua primeira oferta de vagas em 2009/1. O objetivo do estudo consiste em analisar o perfil profissional dos egressos do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Fátima Ferreira Roquete - Integrante / Adriane Vieira - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Coordenador / Sônia Maria Nunes Viana - Integrante / Marília Alves - Integrante.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    8. 2017-2018. Estimativas de expectativa de vida com doencas cronicas de coluna no Brasil e Grandes Regioes
      Descrição: O objetivo deste projeto será estimar a expectativa de vida com doenças crônicas de coluna ao nascer e também aos 20, 40 e 60 anos de idade, por sexo, para o Brasil e Grandes Regiões, em 2013. Além disso, pretende-se traçar um perfil da população brasileira que relatou presença de doenças crônicas de coluna, considerando características sociodemográficas, condições de saúde, hábitos de vida e utilização de serviços de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Sérgio Viana Peixoto - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Wanderson Costa Bomfim - Integrante / Fátima Ferreira Roquete - Integrante / Adriane Vieira - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Integrante / Luiz Carlos Brant Carneiro - Integrante / Vanessa de Almeida Guerra - Integrante / Antônio Ignácio de Loyola Filho - Integrante / Kátia Ferreira Costa Campos - Integrante / Sônia Maria Nunes Viana - Integrante / Mery Natali Silva Abreu - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    9. 2016-2019. Estimativas de Expectativa de Vida Saudavel para a populacao de Minas Gerais
      Descrição: Em uma época em que a população passou a viver mais, cresce o interesse de investigar se o número adicional de anos acrescido à expectativa de vida é vivido em condições de saúde adequada. Os ganhos na expectativa de vida têm sido acompanhados pelo aumento progressivo das doenças crônicas. Indicadores clássicos, tais como as taxas de mortalidade por causas e indicadores referentes à morbidade (prevalência de doenças) tornam-se insuficientes para avaliar o bem-estar, o estado de saúde e as necessidades de serviço pela população. A Expectativa de Vida Saudável têm sido utilizada para suprir a demanda por informações sobre a quantidade de anos vividos com saúde. Considerado de fácil interpretação, tanto para estudiosos da área como para gestores, a expectativa de vida saudável apresenta uma noção similar à expectativa de vida total, mas refere-se ao número médio de anos de vida que uma pessoa de determinada idade pode esperar viver com saúde. O objetivo deste projeto é estimar a Expectativa de Vida Saudável para Minas Gerais, mensurada pela Expectativa de Vida Livre de Doenças Crônicas, Expectativa de Vida com Percepção de Saúde Boa e Expectativa de Vida Livre de Incapacidade Funcional. Além disso, pretende-se analisar os fatores associados à expectativa de vida saudável e realizar estimativas de Expectativa de Vida Saudável segundo características como sexo, idade, escolaridade, região. Para tal pretende-se utilizar o método proposto por Sullivan e algumas alternativas propostas pela literatura. Como fonte de informação, serão empregados: a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as tábuas de vida publicadas pelo IBGE, o Censo Demográfico e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Além dos professores, fazem parte do grupo de pesquisa dois alunos com bolsa de iniciação científica da FAPEMIG e um aluno bolsista do Programa Pronoturno (Wanderson Costa Bomfim) do curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Carla Jorge Machado - Integrante / Roberto Nascimento Rodrigues - Integrante / Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Integrante / Maria Imaculada de Fátima Freitas - Integrante / Raphael Augusto Teixeira de Aguiar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
      Descrição: Em uma época em que a população passou a viver mais, cresce o interesse de investigar se o número adicional de anos acrescido à expectativa de vida é vivido em condições de saúde adequada. Os ganhos na expectativa de vida têm sido acompanhados pelo aumento progressivo das doenças crônicas. Indicadores clássicos, tais como as taxas de mortalidade por causas e indicadores referentes à morbidade (prevalência de doenças) tornam-se insuficientes para avaliar o bem-estar, o estado de saúde e as necessidades de serviço pela população. A Expectativa de Vida Saudável têm sido utilizada para suprir a demanda por informações sobre a quantidade de anos vividos com saúde. Considerado de fácil interpretação, tanto para estudiosos da área como para gestores, a expectativa de vida saudável apresenta uma noção similar à expectativa de vida total, mas refere-se ao número médio de anos de vida que uma pessoa de determinada idade pode esperar viver com saúde. O objetivo deste projeto é estimar a Expectativa de Vida Saudável para Minas Gerais, mensurada pela Expectativa de Vida Livre de Doenças Crônicas, Expectativa de Vida com Percepção de Saúde Boa e Expectativa de Vida Livre de Incapacidade Funcional. Além disso, pretende-se analisar os fatores associados à expectativa de vida saudável e realizar estimativas de Expectativa de Vida Saudável segundo características como sexo, idade, escolaridade, região. Para tal pretende-se utilizar o método proposto por Sullivan e algumas alternativas propostas pela literatura. Como fonte de informação, serão empregados: a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as tábuas de vida publicadas pelo IBGE, o Censo Demográfico e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Além dos professores, fazem parte do grupo de pesquisa dois alunos com bolsa de iniciação científica da FAPEMIG e um aluno bolsista do Programa Pronoturno (Wanderson Costa Bomfim) do curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Carla Jorge Machado - Integrante / Roberto Nascimento Rodrigues - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Marco Roberto Gonzaga - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Integrante / Maria Imaculada de Fátima Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha.
      Descrição: O objetivo deste projeto é estimar a Expectativa de Vida Saudável para Minas Gerais, mensurada pela Expectativa de Vida Livre de Doenças Crônicas, Expectativa de Vida com Percepção de Saúde Boa e Expectativa de Vida Livre de Incapacidade Funcional. Além disso, pretende-se analisar os fatores associados à expectativa de vida saudável e realizar estimativas de Expectativa de Vida Saudável segundo características como sexo, idade, escolaridade, região. Para tal pretende-se utilizar o método proposto por Sullivan e algumas alternativas propostas pela literatura. Como fonte de informação, serão empregados: a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as tábuas de vida publicadas pelo IBGE, o Censo Demográfico e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Carla Jorge Machado - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Flávio Henrique Miranda de Araujo Freire - Integrante / Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Roberto Nascimento Rodrigues - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Roberto Gonzaga.
    10. 2016-2019. Fatores Determinantes e Perfil de endividamento da populacao mineira: uma analise cross-sectional e longitudinal utilizando dados da Pesquisa de Orcamento Familiar
      Descrição: O objetivo deste estudo será identificar e analisar os fatores socioeconômicos e demográficos que explicam o endividamento da população mineira. Para isso, serão utilizados dados da POF e aplicação de questionários e realização de entrevistas com pessoas endividadas e ou inadimplentes dos municípios da RMBH.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Marcos Antônio de Camargos - Coordenador / Alexandre Teixeira Dias - Integrante / Márcio Antônio Salvato - Integrante / Felipe Lacerda Diniz Leroy - Integrante / Eduardo Senra Coutinho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    11. 2016-2019. Diferenciais Socioeconomicos e Regionais na Expectativa de Vida Saudavel dos Idosos no Brasil entre 1998 e 2013
      Descrição: O objetivo deste projeto é mensurar as diversas dimensões da EVS, como a Expectativa de Vida Livre de Doenças Crônicas, com Percepção de Saúde Boa e Livre de Incapacidade Funcional, por sexo e idade, para o Brasil, Unidades da Federação e grandes Regiões nos anos de 1998, 2003, 2008 e 2013. Além disso, pretende-se analisar os fatores associados a essas dimensões da EVS segundo características como educação, renda, estado civil e raça/cor da pele. O estudo será desenvolvido com base em dados provenientes da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio dos anos de 1998, 2003 e 2008, e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, além de Tábuas de Vida Completas, por sexo, publicadas pelo IBGE para os respectivos anos. A metodologia inicialmente empregada será o Método de Sullivan. Posteriormente, pretende-se analisar os resultados produzidos pelo método proposto por Gonzaga (2013), que estima taxas implícitas de transição de incapacidade por idade em pesquisas transversais, com base numa forma paramétrica para o padrão etário das taxas de transição entre estados de saúde e morte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Luciana Correia Alves - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Coordenador / Wanderson Costa Bomfim - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Integrante / José Vilton Costa - Integrante / Karina Cardoso Meira - Integrante / Ewerton da Silva Santos - Integrante / Wenderly Pinto Cordula Dionísio de Andrade - Integrante / Clélia de Oliveira Lyra - Integrante / Ingrid Freitas da Silva Pereira - Integrante.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
      Descrição: O objetivo deste projeto é mensurar as diversas dimensões da EVS, como a Expectativa de Vida Livre de Doenças Crônicas, com Percepção de Saúde Boa e Livre de Incapacidade Funcional, por sexo e idade, para o Brasil, Unidades da Federação e grandes Regiões nos anos de 1998, 2003, 2008 e 2013. Além disso, pretende-se analisar os fatores associados a essas dimensões da EVS segundo características como educação, renda, estado civil e raça/cor da pele. O estudo será desenvolvido com base em dados provenientes da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio dos anos de 1998, 2003 e 2008, e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, além de Tábuas de Vida Completas, por sexo, publicadas pelo IBGE para os respectivos anos. A metodologia inicialmente empregada será o Método de Sullivan. Posteriormente, pretende-se analisar os resultados produzidos pelo método proposto por Gonzaga (2013), que estima taxas implícitas de transição de incapacidade por idade em pesquisas transversais, com base numa forma paramétrica para o padrão etário das taxas de transição entre estados de saúde e morte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Roberto Gonzaga - Coordenador / Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / José Vilton Costa - Integrante / FREIRE, FLÁVIO H - Integrante / Wanderson Costa Bomfim - Integrante / KARINA CARDOSO MEIRA - Integrante / EWERTON DA SILVA SANTOS - Integrante / WENDERLY PINTO CORDULA DIONÍSIO DE ANDRADE - Integrante / Clélia de Oliveira Lyra - Integrante / INGRID FREITAS DA SILVA PEREIRA - Integrante / Luciana Correia Alves - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcos Roberto Gonzaga.
    12. 2016-2017. Diagnostico do Envelhecimento da populacao em Belo Horizonte
      Descrição: Faz um diagnóstico do Envelhecimento da população em Belo Horizonte com a novidade de produzir estimativas para pequenas áreas (Nove Unidades Regionais do Município de Belo Horizonte). Trata-se de um diagnóstico com base em fontes de dados desde 1991. Inclui uma importante parte prospectiva, desenvolvendo estimativas de população idosa e um conjunto de indicadores sociodemográficos. Inclui relevante discussão sobre as políticas públicas para a pessoa idosa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Laura Lídia Rodríguez Wong - Coordenador / Wanderson Costa Bomfim - Integrante / José Alberto Magno de Carvalho - Integrante / Gustavo Facundo Nino Nino - Integrante / Jarvis Campos - Integrante / Michel Lopez Barrios - Integrante / Juliana Vasconcelos de Souza Barros - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    13. 2015-2017. Diagnostico da oferta e demanda do ensino medio nos municipios de Minas Gerais
      Descrição: O objetivo desse projeto é identificar os municípios mineiros que possuem carência de oferta educacional no ensino médio, bem como estimar a relação entre a capacidade de oferta e o acesso dos jovens a esse nível de ensino. Os objetivos específicos são: (1) criar indicadores de disponibilidade de oferta do ensino médio para cada município; (2) calcular indicadores de acesso ao ensino médio para cada município; (3) mapear os indicadores de disponibilidade de oferta e acesso; (4) elaborar indicadores de eficiência técnica no atendimento de serviços educacionais; (5) identificar os municípios que possuem carência de oferta e (6) identificar a relação entre os indicadores de disponibilidade de oferta e acesso, 1 / 4 controlando por variáveis socioeconômicas e demográficas. Os indicadores serão calculados utilizando os dados do Censo Demográfico e Censo Escolar. Serão confeccionados mapas desses indicadores que juntamente com o cálculo da eficiência do atendimento possibilitará identificar os municípios que possuem carência de oferta. O impacto da disponibilidade de oferta no acesso ao ensino médio será estimado utilizando o modelo hierárquico. Esse projeto se justifica devido à baixa cobertura do ensino médio que segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio de 2012, em Minas, apenas 59,7% dos jovens de 15 a 17 anos se encontravam cursando o ensino médio. Essa baixa audiência do ensino médio pode ser consequência tanto de fatores relacionados à demanda por esse nível de ensino, como vulnerabilidade familiar, motivação etc., como por fatores relacionados à restrição de oferta. Tal fato é importante, principalmente no caso de Minas Gerais onde há uma grande heterogeneidade regional. Espera-se que o diagnóstico da disponibilidade de oferta do ensino médio nos municípios mineiros possa auxiliar os gestores educacionais nas políticas que visem o aumento da cobertura desse nível de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Adriana de Miranda-Ribeiro - Integrante / Victor Maia Senna Delgado - Integrante / Karina Rabelo Leite Marinho - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Coordenador / Bruno Lazzarotti Diniz Costa - Integrante / Agnez de Lelis Saraiva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    14. 2015-Atual. Judicializacao da saude: uma visao dos graduandos do curso de Gestao de Servicos de Saude
      Descrição: A inércia ou inefetividade da Administração Pública na implementação das políticas de saúde permite que o Judiciário seja provocado visando assegurar o direito à saúde. O aumento exponencial da demanda judicial em saúde reflete uma situação que evidencia o descumprimento do preceito Constitucional do direito à saúde. No entanto, para se cumprir as sentenças proferidas favoravelmente ao autor, fazem-se necessário um redirecionamento de recursos orçamentários de maneira tal que, ao final, pode atingir a realização de outras políticas públicas, afetando diretamente a ação do gestor de saúde. Neste sentido, o presente estudo objetiva descrever sobre o conhecimento dos graduandos do Curso de Gestão de Serviços de Saúde sobre a judicialização da saúde no Brasil, comparando os alunos ingressantes e os concluintes. Será aplicado um questionário estruturado, previamente validado, abordando variáveis sociodemográficas, de formação acadêmica e profissional e de conhecimento a respeito da judicialização da saúde no Brasil. Os dados coletados serão tabulados e será realizada a análise descritiva das medidas de variabilidade e tendência central e de distribuição de frequências. A análise comparativa dos dados será realizada utilizando o teste qui quadrado em um nível de significância de 5%.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Fátima Ferreira Roquete - Integrante / Adriane Vieira - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Coordenador / Luiz Carlos Brant Carneiro - Integrante / Vanessa de Almeida Guerra - Integrante.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    15. 2013-2017. Ainda sos? Um estudo com uma coorte de idosos que moravam sozinhos no municipio de Belo Horizonte (MG), em 2007.
      Descrição: O objetivo deste estudo foi acompanhar uma coorte de idosos que moravam sozinhos em 2007 e observar os diversos desfechos que tomaram suas vidas 10 anos depois. Discute-se brevemente o envelhecimento populacional em Belo Horizonte e apresenta-se uma distribuição dos arranjos domiciliares do município por Regiões Administrativas, com destaque para os domicílios unipessoais de idosos. Além disso, faz-se uma caraterização dos idosos que moram sozinhos no Brasil e em Minas Gerais, segundo características demográficas, de saúde e de estilo de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Carla Jorge Machado - Integrante / Roberto Nascimento Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    16. 2013-2015. Redes de apoio e estrategias de sobrevivencia entre os idosos: um estudo para Belo Horizonte
      Descrição: O objetivo principal deste estudo foi investigar a rede de apoio aos idosos, constituída, dentre outros, por seus familiares, amigos, vizinhos e/ou empregados domésticos. Mais especificamente, pretendia-se caracterizar as diversas formas de relacionamento mantidas pelos idosos que possam resultar em diferentes configurações de apoio, apontando seus limites e suas potencialidades. Além disso, para ampliar o conhecimento sobre a população idosa, foi traçado um perfil demográfico e dos arranjos domiciliares dos idosos nas regiões de planejamento de Minas Gerais, empregando dados da Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG) de 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Adriana de Miranda-Ribeiro - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Karina Rabelo Leite Marinho - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    17. 2012-2014. A populacao idosa em Minas Gerais: um estudo sobre a institucionalizacao de longa permanencia
      Descrição: O objetivo principal deste estudo foi caracterizar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Minas Gerais, em relação a aspectos como: natureza jurídica, fonte de recursos financeiros, número de idosos atendidos, capacidade de atendimento, profissionais, serviços prestados, atenção à saúde, rotina, adequação às normas de funcionamento e infraestrutura. Buscou-se ainda, observar como estas instituições são percebidas pelos moradores. Para tal foram realizadas informações de duas pesquisas de campo. A primeira realizada em 2011 em 105 ILPI da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a segunda em 2013 em 30 ILPI de outras regiões de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira Fortes - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira Fortes - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a população idosa (acima de 60 anos de idade) no Estado de Minas Gerais e das instituições de apoio a esse grupo demográfico. Os objetivos específicos são: (1) traçar um quadro sobre os idosos não institucionalizados residentes no Estado de Minas Gerais em relação à renda, saúde, educação, arranjo da família, utilização de serviços de saúde, aposentadoria e trabalho; (2) caracterizar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Estado de Minas Gerais, em relação a aspectos como: natureza jurídica (filantrópica ou particular), fonte de recursos financeiros, número de idosos atendidos, capacidade de atendimento, profissionais, serviços prestados, atenção à saúde, rotina, adequação às normas de funcionamento e infra-estrutura; e (3) observar como estas instituições são percebidas pelos residentes destes locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Fátima Beatriz Carneiro Teixeira P. Fortes - Integrante / Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Luiza de Marilac Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Marcos Roberto Gonzaga.
    18. 2012-2014. Pesquisa por Amostra de Domicilios de Minas Gerais (PAD-MG)
      Descrição: Baseada em uma amostra de 18 mil domicílios distribuídos nas dez regiões de planejamento do estado e na região metropolitana de Belo Horizonte, a Pesquisa por Amostra de Domicílios coleta, a cada dois anos, informações sobre saúde, educação, trabalho, renda e benefícios, entre outros temas, além das características das residências e dos indivíduos. Os dados servem de base para a construção de um desenho da realidade social, econômica e cultural da população mineira, orientando o direcionamento de esforços e recursos específicos para as diferentes regiões do estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Nícia Raies Moreira de Souza - Coordenador / Karina Rabelo Leite Marinho - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Integrante / Renato Vale Santos - Integrante / Lívia Cristina Rosa Cruz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    19. 2012-2014. Indice para Priorizacao dos Investimentos Financeiros na Atencao Primaria do SUS no Estado de Minas Gerais
      Descrição: A proposta desse projeto é estruturar um plano de ações que priorizem áreas e regiões do estado de Minas e do Brasil e a alocação de investimentos financeiros, ação necessária antes mesmo da alocação de recursos. Com isso, o objetivo está na ampliação da qualidade de vida do cidadão mineiro, a partir da construção de uma metodologia que defina, de modo eficaz, a alocação de investimento público na atenção primária. Para tanto, ele se configura a partir da criação de um índice de priorização de investimentos em atenção primária no SUS resultado da sua associação com outros dois índices que têm relação com o aspecto qualitativo e o quantitativo em saúde. São eles: o índice de necessidades sanitárias, baseado em variáveis socioeconômicas e epidemiológicas e um índice baseado na oferta de equipamentos básicos para o bom funcionamento dos serviços de saúde em atenção primária no estado de Minas Gerais e em todo o território nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira Fortes - Integrante / Sílvio Ferreira Júnior - Integrante / Cláudia Júlia Guimarães Horta - Integrante / Carolina Portugal Gonçalves da Motta - Integrante / Murilo Cássio Xavier Fahel - Coordenador / Maria Elizete Gonçalves - Integrante / Maria Patrícia da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Artigo premiado em 3º lugar no Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública, UFRPE.. 2020.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    2. Artigo premiado em 3º lugar no Seminário do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG (Linha Política, Planejamento e Avaliação em Saúde), UFMG.. 2020.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    3. Orientadora da melhor dissertação de Mestrado Profissional da linha PPAS em 2020 do Programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, UFMG.. 2020.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    4. Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, FAPEMIG.. 2013.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    5. Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, FAPEMIG.. 2012.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.
    6. Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, FAPEMIG.. 2011.
      Membro: Mirela Castro Santos Camargos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. VIII Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde.A inserção dos gestores de serviços de saúde na atenção hospitalar. 2021. (Seminário).
    2. XLI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos ao XLI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2021. (Encontro).
    3. I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). Expectativa de vida com perdas visuais: um estudo para regiões Norte e Nordeste do Brasil. 2020. (Congresso).
    4. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG.Desafios econômicos no contexto pós-pandemia. 2020. (Seminário).
    5. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG.Avaliação de trabalhos do eixo Política, Planejamento e Avaliação em Saúde. 2020. (Seminário).
    6. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG.Políticas de atenção à saúde de pessoas idosas. 2020. (Seminário).
    7. XL ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos ao XL ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2020. (Encontro).
    8. IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2019. (Congresso).
    9. Os desafios do monitoramento e da avaliação na gestão pública. 2019. (Seminário).
    10. XVIII Seminário de Diamantina.Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos ao XVIII Seminário de Diamantina. 2019. (Seminário).
    11. XXXIX ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos ao XXXIX ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2019. (Congresso).
    12. Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde. Processo de Envelhecimento e os Desafios para a Gestão de Serviços de Saúde. 2018. (Congresso).
    13. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos ao XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2018. (Congresso).
    14. XXVII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais.Comissão avaliadora dos trabalhos da XXVII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais. 2018. (Outra).
    15. XXXVIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos ao XXXVIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2018. (Congresso).
    16. XXVI Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais.Comissão avaliadora dos trabalhos da XXVI Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais. 2017. (Outra).
    17. XXXVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Análise da Relação entre as Expectativas Macroeconômicas Brasileiras Divulgadas no Relatório Focus e os Índices Setoriais da BMFBovespa. 2017. (Congresso).
    18. Mostra das profissões da UFMG 2016. Mostra das profissões do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. 2016. (Exposição).
    19. XVII Seminário sobre a Economia Mineira.Estimativas de expectativa de vida livre de incapacidade funcional para a população de Minas Gerais, 1998 e 2013. 2016. (Seminário).
    20. XX Semana da Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.Programas de Monitoria (PMG) Ciências Agrárias/Ciências Biológicas/Ciências da Saúde/Linguistica, Letras e Artes. 2016. (Seminário).
    21. XXXVI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Determinantes da Estrutura de Capital de Companhias Brasileiras em Anos Recentes.. 2016. (Congresso).
    22. III Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde(SIGESS).Prevalências das principais doenças crônicas em idosos de Minas Gerais. 2015. (Seminário).
    23. Mostra das profissões da UFMG 2015. Mostra das profissões do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. 2015. (Exposição).
    24. XIX Semana da Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.Programas de Monitoria (PMG) Ciências Agrárias/Ciências Biológicas/Ciências da Saúde/Linguistica, Letras e Artes. 2015. (Seminário).
    25. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Análise da efetividade do departamento de relação com investidores de companhias brasileiras de capital aberto. 2015. (Congresso).
    26. II Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde (SIGESS).Apresentação de trabalhos científicos. 2014. (Seminário).
    27. Mostra das profissões da UFMG 2014. Mostra do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. 2014. (Exposição).
    28. Seminário Condições de Vida e da Morte no Brasil: reflexões teóricas e metodológicas a partir dos inquéritos de saúde e sistema de informação.Envelhecimento no Brasil: perspectivas demográficas e impacto sobre a família e seguridade social. 2014. (Seminário).
    29. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Comissão de Avaliação dos Trabalhos submetidos ao XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2014. (Encontro).
    30. XVIII Semana da Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.Programas de Monitoria (PMG) Ciências Agrárias/Ciências Biológicas/Ciências da Saúde/Linguistica, Letras e Artes. 2014. (Seminário).
    31. XXXVIII ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Testando Empiricamente o Modelo Fleuriet: Novas Evidências. 2014. (Congresso).
    32. XXXVII ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Acidentes de trabalho em servidores públicos: uma análise do processo de notificação pela administração pública de Minas Gerais. 2013. (Congresso).
    33. XV Seminário sobre a Economia Mineira.Políticas Públicas na Saúde II. 2012. (Seminário).
    34. XXXVI ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Avaliação de impacto do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp). 2012. (Congresso).
    35. VI Congresso Mineiro de Geriatria e Gerontologia. Instituições de longa permanência para idosos: um estudo sobre a necessidade de vagas. 2011. (Congresso).
    36. VII Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria.Anos livres de incapacidade e fatores associados à incapacidade funcional no Brasil. 2011. (Seminário).
    37. XXXV ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Desempenho acadêmico de discentes do curso de ciências contábeis: uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES privada. 2011. (Congresso).
    38. Health Care inequalities in Brazil and India: substantive and methodological issues. 2010. (Seminário).
    39. XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Vivendo mais e melhor: estimativas de expectativa de vida livre de incapacidade funcional para idosos brasileiros, 1998 e 2008. 2010. (Congresso).
    40. XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. A insegurança alimentar de idosos residentes em domicílios unipessoais ? Brasil, 2004. 2010. (Congresso).
    41. XXXIV ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Análise da produção científica sobre fusões e aquisições na literatura nacional, 1994 a 2010. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. VIANA, S. M. N. ; CAMARGOS, M. C. S. ; ZOCRATTO, K. B. F. ; DUARTE, R. G. ; MIRANDA, L. M.. VIII Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde. 2021. Congresso
    2. VIEIRA, A. ; SILVA, K. R. ; CAMARGOS, M. C. S. ; MONTENEGRO, L. C.. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. 2020. Congresso
    3. VIANA, S. M. N. ; CAMARGOS, M. C. S. ; ZOCRATTO, K. B. F. ; SILVA, K. R. ; VIEIRA, A. ; ROQUETE, F. F.. VII Seminário Interdisciplinar do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. 2019. Congresso
    4. SILVA, K. R. ; CAMARGOS, M. C. S.. I Seminário Integrado Rede de Atenção as Urgências: refletindo sobre a tomada de decisão em situação de escassez de recursos. 2018. Outro
    5. VIANA, S. M. N. ; ZOCRATTO, K. B. F. ; SILVA, K. R. ; CAMARGOS, M. C. S. ; GUERRA, V. A. ; OLIVEIRA, L. F. S. ; SILVA, A. M. ; SILVA, R. R. ; PAULA, M. C. ; KATTAH, J. A. R. ; MIRANDA, L. M.. Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde. 2018. Congresso
    6. VIANA, S. M. N. ; ZOCRATTO, K. B. F. ; CAMARGOS, M. C. S. ; VIEIRA, A. ; ROQUETE, F. F. ; SILVA, K. R. ; CAMPOS, K. F. C. ; CARNEIRO, L. C. B. ; GUERRA, V. A.. V Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde (SIGESS). 2017. Congresso
    7. ROQUETE, F. F. ; CAMARGOS, M. C. S. ; VIEIRA, A. ; SILVA, K. R. ; ZOCRATTO, K. B. F. ; GUERRA, V. A. ; CARNEIRO, L. C. B. ; BOMFIM, W. C. ; BAHIA, R. R. ; RIBEIRO, R. M. ; MARTINS, L. M. ; GARCIA, L. J. ; MARTINS, C. C. M. C. ; MOREIRA, L. R. ; VIEIRAS, C. O. ; NUNES, C. J. ; GOMES, M. C.. IV Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde (SIGESS). 2016. Congresso
    8. ROQUETE, F. F. ; SILVA, K. R. ; VIEIRA, A. ; ZOCRATTO, K. B. F. ; CARNEIRO, L. C. B. ; CAMARGOS, M. C. S. ; GUERRA, V. A. ; BOMFIM, W. C. ; BAHIA, R. R. ; GARCIA, L. J. ; MARTINS, L. M. ; RIBEIRO, R. M.. III Seminário Interdisciplinar de Gestão de Serviços de Saúde (SIGESS). 2015. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Mirela Castro Santos Camargos ⇔ Carla Jorge Machado (8.0)
      1. BARBOSA, LARA DE MELO ; NORONHA, KENYA ; CAMARGOS, MIRELA CASTRO SANTOS ; Machado, Carla Jorge. Perfis de integração social entre idosos institucionalizados não frágeis no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, p. 2017-2030, issn: 1678-4561, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Camargos, Mirela Castro Santos; NASCIMENTO, GABRIEL WINSTON DE CARVALHO ; NASCIMENTO, DAVID ISRAEL DE CARVALHO ; Machado, Carla Jorge. Aspectos relacionados à alimentação em Instituições de Longa Permanência para Idosos em Minas Gerais. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ). v. 23, p. 38-43, issn: 2358-291X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMARGOS, MIRELA CASTRO SANTOS ; Rodrigues, Roberto Nascimento ; MACHADO, CARLA JORGE. Idoso, família e domicílio: uma revisão narrativa sobre a decisão de morar sozinho. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso). v. 28, p. 217-230, issn: 0102-3098, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GUEDES, G. R. ; CAMARGOS, M. C. S. ; SIVIERO, P.C.L. ; MACHADO, C. J. ; OLIVEIRA, D.R.. Educational and sex differences in the functional disability life expectancy for the elderly: Brazil, 1998 and 2003. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ). v. 19, p. 187-196, issn: 1414-462X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ANDRADE, L. M. B. ; NORONHA, K. V. M. S. ; CAMARGOS, M. C. S. ; MACHADO, C. J.. Perfis de integração social entre idosos institucionalizados no município de Natal, Rio Grande do Norte. Em: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, v. 1, p. 1-20, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CAMARGOS, M. C. S. ; Rodrigues, R. N. ; MACHADO, C. J.. Redes de apoio e estratégias de sobrevivência entre os idosos que moram sozinhos. Em: XIV Seminário sobre a Economia Mineira, v. 0, p. 1-21, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CAMARGOS, M. C. S. ; RODRIGUES, R. N. ; MACHADO, C. J.. A utilização de medicamentos por idosos que moram sozinhos: é preciso nos preocupar?. Em: XVII Congresso BrasIleIro de gerIatrIa e gerontologIa (CBgg), 2010, Belo Horizonte. Geriatria & Gerontologia. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 4, p. 233-234, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. ARANTES, R. C. ; CORRÊA, C. S. ; CAMARGOS, M. C. S. ; MACHADO, C. J.. Arranjos domiciliares e saúde dos idosos: um estudo piloto qualitativo em um município do interior de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar. 2010. Texto para Discussão
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mirela Castro Santos Camargos ⇔ Marcos Roberto Gonzaga (6.0)
      1. CAMARGOS, M. C. S.; GONZAGA, M. R. ; COSTA, J. V. ; BOMFIM, W. C.. Estimativas de expectativa de vida livre de incapacidade funcional para Brasil e Grandes Regiões, 1998 e 2013. Ciência & Saúde Coletiva. v. 24, p. 737-747, issn: 1678-4561, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMARGOS, M. C. S.; GONZAGA, M. R.. Viver mais e melhor? Estimativas de expectativa de vida saudável para a população brasileira. Cadernos de Saúde Pública (Online). v. 31, p. 1460-1472, issn: 1678-4464, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMARGOS, M. C. S.; GONZAGA, M. R. ; COSTA, J. V. ; BOMFIM, W. C.. Estimativas de expectativa de vida saudável para Brasil e grandes regiões, 1998 e 2013. Em: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais,, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CAMARGOS, M. C. S.; GONZAGA, M. R. ; COSTA, J. V. ; BOMFIM, W. C.. Estimativas de expectativa de vida livre de incapacidade funcional para a população de Minas Gerais, 1998 e 2013. Em: XVII Seminário sobre a Economia Mineira, v. 2, p. 314-325, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CAMARGOS, M. C. S.; FORTES, F. B. C. T. P. ; SOUZA, L. M. ; GONZAGA, M. R. ; NORONHA, K. V. M. S.. A cobrança de mensalidades nas instituições de longa permanência para idosos: um estudo para Minas Gerais. Em: VIII Congresso Mineiro de Geriatria e Gerontologia, 2015, Ouro Preto (MG). Anais do VIII Congresso Mineiro de Geriatria e Gerontologia, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CAMARGOS, M. C. S.; GONZAGA, M. R.. Envelhecimento Populacional: Estimativas de Expectativa de Anos com Vida Saudável. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32