Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ana Carolina Soares Bertho

Possui doutorado (2014) e mestrado (2010) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e tem especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp (2010). Desde 2014 atua como Pesquisadora e Professora da Pós-Graduação na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Foi coordenadora da Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas. Foi Tesoureira da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) entre 2015 e 2018. Tem interesse pelos temas de mortalidade, morbidade e desigualdades em saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5333953667454993 (07/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Rua André Cavalcanti, 106 Centro 20231050 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 21423139
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Acompanhamento dos indicadores de Desenvolvimento Sustentavel para a saude no Brasil
      Descrição: Em 2015 os Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) definiram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de programas, ações e diretrizes. O documento firmado pelos países define um 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes que deverão ser alcançados até 2030. Os objetivos incluem, entre outras coisas, a erradicação da pobreza e da fome, igualdade de gênero e educação de qualidade. O objetivo número 3 se relaciona diretamente à boa saúde e bem-estar, visa ?Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades?. Tendo isso em vista, o objetivo central deste projeto é verificar se é viável que o Brasil atinja as metas definidas pelos ODS relacionadas à saúde dentro do prazo estabelecido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Carolina Soares Bertho - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Carolina Soares Bertho.
    2. 2014-2017. Condicoes de mobilidade e acidentes de transito nas capitais brasileiras
      Descrição: Este projeto tem como objetivo central analisar os dados de mortalidade por acidentes de trânsito nas capitais brasileiras a partir de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Datasus, do ano de 2010, relacionando-os aos dados sociodemográficos e de mobilidade cotidiana disponíveis no Censo Demográfico de 2010.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Carolina Soares Bertho - Coordenador / Tirza Aidar - Integrante / Paulo Borlina Maia - Integrante / Sonoe Sugahara Pinheiro - Integrante / Alex Manetta - Integrante / Larissa Quaglio Xavier - Integrante / Alinne de Carvalho Veiga - Integrante / Júlia Cristo Santos Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Carolina Soares Bertho.
    3. 2014-2017. Os impactos demograficos e as respostas aos desastres no Rio de Janeiro
      Descrição: Nesse início de década o Estado do Rio de Janeiro passou por dois dos maiores desastres da história recente do país, com os deslizamentos do Morro do Bumba, em Niterói, da Região Serrana, em 2010 e 2011, respectivamente. No entanto, o estudo dos impactos demográficos, sociais e econômicos de desastres ainda são raros no Brasil. O foco no evento físico que gera o impacto ainda é a tônica das pesquisas acadêmicas e das práticas de política pública. Nesse projeto buscamos uma compreensão sobre os desastres a partir da discussão sociológica. Compreendemos o desastre como um fenômeno que ocorre na interação entre um evento-perigo que atinge áreas em condições de vulnerabilidade social e ambiental, gerando impactos. Do ponto de vista demográfico, o deslocamento de populações e a mortalidade são os principais impactos. Para a realização dessa pesquisa, serão utilizadas duas escalas. Na escala estadual iremos analisar a composição sociodemográfica e ambiental dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, criando um mapeamento sobre as principais características que servirão de fundo para a ocorrência dos desastres. Na escala local faremos estudos do tipo forense, analisando os impactos demográficos e as respostas dadas pela sociedade em relação aos dois desastres específicos aqui mencionados: do Morro do Bumba e da Região Serrana. Tal análise será focada na dinâmica da mobilidade e morbimortalidade gerada por tais desastres, com ênfase nos aspectos de realocação de moradias, deslocamentos forçados, emigração em função do desastre, impactos na saúde e mortalidade. Espera-se que o projeto apresente resultados que avancem na conceituação do desastre e nos seus desdobramentos no plano da mobilidade e saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Carolina Soares Bertho - Integrante / César Marques - Coordenador / Roberto Luiz do Carmo - Integrante / Eduardo José Marandola Junior - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Leticia de Carvalho Gianella - Integrante / Albert Salamanca - Integrante / Maria do Carmo Dias Bueno - Integrante / Fernando José Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Carolina Soares Bertho.
    4. 2012-Atual. Politicas Publicas Locais de Enfrentamento a Violencia de Genero no Estado do Rio de Janeiro: proposta de avaliacao
      Descrição: Análise das políticas locais de enfrentamento à violência de gênero no estado do Rio de Janeiro. Parte quantitativa utilizando os dados do Perfil dos Municípios Brasileiros do IBGE e parte qualitativa, com a aplicação de questionários e a realização de entrevistas aos gestores das políticas de gênero no estado do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Carolina Soares Bertho - Integrante / Maria Salet Ferreira Novellino - Coordenador / Rosimeri Silva de Santana Tavares - Integrante / Max Arabori - Integrante.
      Membro: Ana Carolina Soares Bertho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Seed grant - BIARI, Brown International Advanced Research Institutes (BIARI).. 2013.
      Membro: Ana Carolina Soares Bertho.
    2. Prêmio de melhor pôster, Associação Brasileira de Estudos Populacionais.. 2010.
      Membro: Ana Carolina Soares Bertho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. Aedes Aegypti e as doenças antigas, emergentes e reemergentes: uma síntese das políticas de enfrentamento no Brasil. 2020. (Congresso).
    2. IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. Incidência de tuberculose no Brasil: é possível atingir a meta da Agenda 2030?. 2020. (Congresso).
    3. IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. Fatores associados à prática de maus-tratos contra pessoas idosas no município de São Paulo em 2015. 2020. (Congresso).
    4. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Condições de mobilidade e acidentes de trânsito nas capitais brasileiras. 2018. (Congresso).
    5. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. A Letalidade dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras. 2018. (Congresso).
    6. 28th International Population Conference (IUSSP). Danger on wheels: characteristics of traffic fatality in Brazilian State capitals i. 2017. (Congresso).
    7. 69a. Reunião Anual da SBPC.A Pós-Graduação em Demografia como espaço da pluralidade. 2017. (Encontro).
    8. E2C2 - Encontro ENCE-COMEQ-COREN.Dados de sobreviventes: como estudar acidentes de trânsito a partir da PNS 2013?. 2017. (Encontro).
    9. XV MGEST - Encontro Mineiro de Estatística.Acidentes de trânsito e condições de mobilidade nas capitais do Norte, Sul e Centro-Oeste do Brasil. 2017. (Encontro).
    10. VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Uma análise da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro a partir do Censo Demográfico de 2010. 2016. (Congresso).
    11. VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Uma análise da distribuição dos imigrantes no município de Manaus por origem e escolaridade a partir dos dados do censo demográfico de 2010. 2016. (Congresso).
    12. VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Mortes por acidentes de trânsito nas capitais do Nordeste e do Sudeste: diferenças regionais. 2016. (Congresso).
    13. VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. As mulheres em situação de violência de gênero nos municípios do estado do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).
    14. Colóquio Interdisciplinas Gênero e Violências.As mulheres em situação de violência de gênero nos municípios do estado do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).
    15. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Mobilidade cotidiana e as taxas de vitimização por acidentes de trânsito: o que é possível enxergar através dos dados censitários?. 2014. (Congresso).
    16. Young Voices from the Global South: Stories of Vulnerability and Resilience.Youth, mobility and traffic accidents in Brazil. 2014. (Encontro).
    17. 2013 Annual Meeting of the Population Association of America.Pattern Analysis of Traffic Mortality in Two Contexts: Differences between Brazil and Spain. 2013. (Encontro).
    18. 20th Annual PopFest Conference.The future of traffic fatalities in an emerging country (Brazil): is it possible to avoid a tragedy?. 2012. (Outra).
    19. European Population Conference 2012. 2012. (Outra).
    20. V Congreso de Asociación Latinoamericana de Población - ALAP. Monitoreo de los compromisos asumidos en torno a la reducción de la mortalidad durante los primeros años de vida; alcances y limitaciones de las fuentes oficiales de información en Argentina y Brasil. 2012. (Congresso).
    21. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil: perspectivas a partir do caso da Espanha. 2012. (Congresso).
    22. 18° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Vitimização por acidentes de transportes em Campinas e São Paulo: um estudo comparativo. 2011. (Congresso).
    23. Ciclo 2011 Conversas sobre Mobilidade Urbana.Vunlerabilidade Social e Acidente de Trânsito. 2011. (Seminário).
    24. Seminário Internacional População e espaço na mudança ambiental: cidades, escalas e mudanças climáticas.Acidentes de trânsito e segregação urbana: uma abordagem teórica. 2011. (Seminário).
    25. V Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saude. Diferenciais na vitimização por atropelamentos por sexo - Campinas (SP), 2006. 2011. (Congresso).
    26. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Os acidentes de trânsito como consequência da segregação urbana: uma abordagem teórica. 2011. (Congresso).
    27. I POSDEM ? ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA E ÁREAS AFINS.Perfil e distribuição espacial dos acidentes e vítimas do trânsito em Campinas-SP, 2006. 2010. (Encontro).
    28. IV Congreso da Asociación Latinoamericana de Población - ALAP. Vulnerabilidade social e a vitimização no trânsito de centro metropolitano brasileiro: município de Campinas-SP, 2006. 2010. (Congresso).
    29. XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Vulnerabilidade social e a distribuição espacial dos acidentes de trânsito em Campinas-SP em 2006. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. OJIMA, R. ; MARCONDES, G. ; VASCONCELOS, A.M.N. ; BERTHO, A. C. S. ; BARBIERI, A.. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2018. Congresso
    2. BARBIERI, A. ; BERTHO, ANA CAROLINA SOARES ; MARCONDES, G. ; VASCONCELOS, A.M.N. ; OJIMA, R. ; QUEIROZ, S.N. ; LIMA, L.C. ; GONZAGA, M.R. ; FREIRE, F.H.M.A.. Seminário População, Desenvolvimento e Políticas: direções e sentidos dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2017. Congresso
    3. TURRA, CÁSSIO M.; SCOTT, A. S. V. ; SANTOS, J. L. F. ; BERTHO, A. C. S.. XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais e VII Congreso de La Asociación Latinoamericana de Población. 2016. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30