Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Glicerio Triches

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Infraestrutura Aeroportuária pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1993). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1984. Professor Titular. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007;2007-2009; 2015-2018). Coordenador do curso de Engenharia Civil 2011-2013. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias, Projeto e Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Dimensionamento de pavimentos, desempenho de pavimentos, comportamento dos materiais empregados na pavimentação e propriedades funcionais dos revestimentos asfálticos. Coordenador de Projetos de Pesquisa de Agências de Fomento e da Rede Temática de Tecnologia do Asfalto. Desenvolvimento de projetos de consultoria junto a empresas de engenharia consultiva do sul do Brasil e junto ao DEINFRA/SC (atual SEI) e DNIT. Revisor de Periódicos Nacionais e Internacionais. Atualmente tem se dedicado a pesquisar temas relacionados com novos materiais, nanotecnologia aplica em rodovias e sustentabilidade dos empreendimentos rodoviários. Coordena do Grupo de Pesquisa Rodovias Verdes e é responsável pelo site www.rodoviasverdes.ufsc.br. Professor da UNESC/SC a partir de março de 2020. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5224525870156235 (25/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Civil. Campus da Trindade Trindade 88040970 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 33319370 Fax: (48) 33319418 URL da Homepage: www.ecv.ufsc.br/engcivil
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Civil
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2015-Atual. DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO METODO DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS ASFALTICOS - SDIMPA (sistema de dimensionamento de pavimento asfaltico): Fase II
      Descrição: O projeto SDIMPA visa o desenvolvimento de um novo método (mecanístico empírico) de dimensionamento de pavimentos flexíveis para o Brasil. O objetivo geral projeto é monitoramento de segmentos que foram executados na Fase I do projeto, finalizada em 2014. O projeto é desenvolvido em Rede com a participação de várias universidades brasileiras. Em Santa Catarina estão sendo monitorados 7 segmentos. A cada ano é feito cadastramento e a mediada dos defeitos e da trillha de roda. A cada 2 anos são medidas a deflexão, o IRI e o atrito. Os resultados obtidos nos levantamentos são compartilhados em um sistema (SRTA) que formará um banco de dados o qual subsidiará a calibração do método em desenvolvimento. A primeira versão do método deverá ser disponibilizada para consulta no primeiro semestre de 2016.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Glicério Trichês - Coordenador / Lídia Carolina da Luz - Integrante / Aline Celau Santos - Integrante / Jahel Sarvia Ledezma Pérez - Integrante. Financiador(es): CENPES/PETROBRAS - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Glicerio Triches.
    2. 2013-2017. Otimizacao da Textura de Pavimentos Quanto ao Atrito como Forma de Reduzir os Acidentes nas Rodovias Brasileiras
      Descrição: Neste projeto procura-se avaliar a influência de algumas variá veis que afetam a aderência pneu/pavimento. Serão realizados ensaios em placas moldadas em laboratório (compactadas com rolo de pneu) e em rodovias executadas selecionados no estado de Santa Catarina com diferentes granulometrias e tipos de ligante. Serão utilizados o ensaio de mancha de areia e os equipamentos Pêndulo Britânico e Grip Texter. Também serão realizados ensaios ao longo do tempo para se avaliar o comportamento da aderência penu/pavimento com o tempo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glicério Trichês - Coordenador / Ramon M. Knabben - Integrante / Jaqueline Caravalho Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Glicerio Triches.
    3. 2013-Atual. Reciclagem de Pavimentos com Adicao de Cimento: Projeto, Execucao e Desempenho
      Descrição: O projeto de pesquisa se propoe a desenvolver especificações para projeto e execução de reciclagem de pavimentos com adição de cimento a partir do desempenho da Rodovia SC 150 (executada em 2006/2007 e objeto de avaliação do desempenho do pavimento no bolsa de PQ entre 2010-2013) e a execução de monitoramento do desempenho da reciclagem na Rodovia SC 463.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Glicério Trichês - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Glicerio Triches.
    4. 2011-2013. Pista de Testes para Desenvolvimento Veicular, Dispositivos para Rodovias Inteligentes e desempenho de Materiais e Estruturas de Pavimentos
      Descrição: A pista a ser construída fará parte dos equipamentos do Centro de Engenharia da Mobilidade ora em implantação pela UFSC na região da grande Joinville, a qual abriga o maior pólo industrial do Estado de Santa Catarina.Ela atenderá aos interesses de pesquisa nas áreas de desenvolvimento veicular, de rodovias inteligentes e de comportamento de materiais e desempenho de estruturas de pavimentos. A pista também servirá para a aferição e certificação de equipamentos de empresas brasileiras que são utilizados na avaliação não destrutiva da condição superficial e estrutural de pavimentos, como por exemplo, FWD (medida da deflexão), medidores de atrito pneu/pavimento, medidores de ruído pneu/pavimento, medidores da irregularidade superficial e Georradar (determinação de espessuras de camadas). Servirá ainda para avaliar barreiras anti-ruído.Na sua concepção, o projeto da pista envolve conceitos de rodovias verdes, empregando-se materiais alternativos e inovação procurando minimizar os passivos ambientais relacionados com a implantação e operação de rodovias (contaminação do solo, emissão de CO2, de ruídos, gasto de energia, segurança e conforto do usuário). Numa primeira etapa, objeto deste projeto de pesquisa, a pista terá um comprimento de 1.260 metros, subdividido em 12 seções testes com um comprimento aproximado de 134 metros cada uma. O revestimento será todo em mistura asfáltica com diferentes granulometrias e ligantes asfálticos e a camada de base será em brita graduada e concreto compactado com rolo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Glicério Trichês - Coordenador / Antônio F. Marcon - Integrante / Joe Del Carpi Villena - Integrante / João Victor Staub de Melo - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Glicerio Triches.
    5. 2010-2018. Quantificacao dos ruidos provocados pelo acoplamento pneu/revestimento das rodovias aplicada ao planejamento de transporte
      Descrição: A indústria automobilística é uma das maiores geradoras de empregos e impostos no Brasil com a fabricação das maiores marcas e modelos das montadoras em nível mundial. Sendo assim, deve-se dar uma atenção especial ao seu desenvolvimento com tecnologias nacionais. O homem moderno passa muito tempo de sua vida dentro de um veículo ou submetido por ruídos gerados por frotas de caminhões, ônibus, tratores, e veículos em geral. Portanto, o conforto do motorista e dos passageiros é um tema relevante para a sociedade moderna, além da poluição sonora do meio ambiente. Recentes pesquisas mostram que problemas de ruído e vibrações em sistemas de transporte (caminhões, ônibus tratores, veículos, etc.) são grandes responsáveis pelas queixas dos consumidores. Os problemas vibroacústicos em sistemas de transporte são complexos devido à participação das múltiplas fontes de ruído e vibrações em banda larga de frequência. Estas fontes são: acoplamento pneus/estrada, motores, caixa de engrenagem, sistema de transmissão, componentes (sistema de direção, refrigeração, etc.), além das trajetórias de propagação aérea e estrutural. O processo usado para projetar as características vibroacústicas requer análise de fonte/receptor para identificar o caminho da transmissão. É necessário classificar as fontes de acordo com a sua contribuição e a otimização do projeto com relação ao ruído, vibrações, peso e custo. As diversas fontes de ruído e vibração possuem características próprias no domínio da frequência e devem ser tratadas de formas diferenciadas. Além disso, as diferentes fontes assumem diversas trajetórias de propagação até a cabine para ruído interno e trajetória longa para exterior no meio ambiente. Tais caminhos de propagação devem ser identificados e quantificados de forma que sejam possíveis identificá-los com maior influência no nível de ruído e vibração dentro e fora da cabine. Este tipo de informação permite o tratamento dos principais caminhos de propagação, evita. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glicério Trichês - Integrante / Joe Del Carpi Villena - Integrante / João Victor Staub de Melo - Integrante / Samir N. Y. Gerges - Coordenador / Ramon Knabben - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Glicerio Triches.
    6. 2010-2014. Desenvolvimento de Pavimentos Fotocataliticos para Purificacao do Ar em Grandes Metropoles
      Descrição: A poluição do ar causada pelo desenvolvimento urbano rápido se tornou uma grande preocupação em todo planeta, originando uma série de programas e regulamentos a serem implementados para reduzir a poluição ambiental. Dentre as substâncias causadoras da poluição atmosférica se destacam como resultado da combustão em centrais elétricas e em automóveis, caminhões e ônibus, o óxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2) e o monóxido de carbono (CO). Durante o processo de combustão, temperaturas altas ativam a reação entre N2 e O2 provenientes do ambiente, onde o NO é formado como um dos subprodutos gasosos. Uma vez na atmosfera o NO é oxidado gradualmente para NO2. O aumento da emissão de gases como os óxidos de nitrogênio podem causar chuva ácida, gerando danos à agricultura, tornando o solo ácido e ocasionando problemas de corrosão em edificações. Além disso, o NO2 na atmosfera é de grande preocupação, pois em exposição em longo prazo pode causar agravos a saúde humana. Outro poluente gerado é o monóxido de Carbono (CO) que pode reduzir nossa função mental e causa dificuldade no aprendizado. Também pode causar problemas circulatórios e no coração. É especialmente prejudicial às crianças, jovens e mulheres grávidas. O problema se agrava nas grandes metrópoles onde se tem grande concentração destes gases principalmente originados dos motores a combustão. Atualmente um dos métodos mais modernos que é foco de estudos para o combate da poluição do ar em grandes cidades (Omia, Bruxelas, Antwerpia, Paris, Bergano, Hong Kong, entre outras) é a oxidação fotocatalítica avançada, que usa semicondutores, essa se tornou uma famosa tecnologia para o tratamento da poluição do ar. Podem-se citar como semicondutores inorgânicos o TiO2, ZnO ou CdS, entre os vários semicondutores, muitos estudos demonstram que o uso de dióxido de titânio (TiO2) é uma tecnologia promissora podendo agir como um catalisador para a fotodegradação dos óxidos de nitrogênio (NOx), podendo reduzir. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Glicério Trichês - Coordenador / Joe Del Carpio Villena - Integrante / João Victor Staub de Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Glicerio Triches.
    7. 2010-2013. Reciclagem de Pavimentos Flexiveis com Adicao de Cimento
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a investigação em laboratório e em campo do comportamento e desempenho de materiais resultantes da reciclagem de pavimento base com a adição de cimento. Dentro deste projeto de produtividade em pesquisa será dado ênfase à Reciclagem de revestimento e parte da camada de base empregando-se ligantes hidráulicos e terá como tema Reciclagem de pavimentos flexíveis com cimento: proposta de metodologia de dimensionamento. Projeto relacionado com a bolsa Pesquisador CNPq. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glicério Trichês - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Glicerio Triches.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019 - Finalistas na Categoria III pelo projeto Desenvolvido de um Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos - SDIMPA,, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e biocombustíveis.. 2019.
      Membro: Glicério Trichês.
    2. Menção Honrosa Prêmio Melhor Tese apresentada no 10 Seminário Nacional Modernas Técnicas Rodoviárias (Tese do aluno Ramon Knabbem), Associação Catarinesne de Engenheiros.. 2018.
      Membro: Glicério Trichês.
    3. Mário Kabalem Reston, Associação Brasiliera de Pavimentação.. 2017.
      Membro: Glicério Trichês.
    4. Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Tese de Doutorado do Grupo I ? a Joe Arnaldo Villena Del Carpio,, CAPES.. 2016.
      Membro: Glicério Trichês.
    5. Homenagem CTG/ABINT, Associação Brasiliera das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos.. 2016.
      Membro: Glicério Trichês.
    6. Menção Honrosa Prêmio Capes de Tese 2015. Engenharias I. Orientando João Victor Staub de Melo, CAPES.. 2015.
      Membro: Glicério Trichês.
    7. Prêmio Melhor tese do 9o Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões. Orientando João Victor Staub de Melo., Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias.. 2015.
      Membro: Glicério Trichês.
    8. ACE 80 Anos de Inovação - Melhor tese desenvolvida no Brasil no bienio 2012/2014 escolhida pelos participamentes do 8 Seminário Nacional de Modernas Técnicas Rodoviária. Tese do aluno Joe Villena, Associação Catarinense de Engenheiros.. 2014.
      Membro: Glicério Trichês.
    9. Prêmio Melhores trabalhos do 3o Salão da Inovação - 7o Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.. 2011.
      Membro: Glicério Trichês.
    10. Prêmio de melhor tese na área de pavimentação rodoviária 2008/2010 recebido por Liseane P. T. da Luz Fontes (orientanda), Instituto Brasiliero de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.. 2010.
      Membro: Glicério Trichês.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. 32 Congresso da ANPET. Avaliação do Desempenho de Pavimentos com Revestimento em Camada Singular e em Camadas Integradas. 2018. (Congresso).
    2. International Congress on Transport Infrastructures and Systems. Functional and Durability Properties Evaluation of Open Graded Asphalt Mixes. 2017. (Congresso).
    3. XIX Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto. Desempenho de Misturas Asfáltica. 2017. (Congresso).
    4. XVIII Congresso Ibero-Latinoamericano de Asfalto. Misturas Asfálticas Coloridas e Ilhas de Calor Urbano. 2015. (Congresso).
    5. XVII Congresso Ibero-Latinoamericano de Asfalto. CARACTERIZAÇÃO DE MISTURAS ASFÁLTICAS DE ALTA REFLETÂNCIA SOLAR VISANDO A MITIGAÇÃO DA ILHA DE CALOR URBANO. 2013. (Congresso).
    6. 3th Conference on Four Point Bending test. 2012. (Simpósio).
    7. 41a Reunião Anual de Pavimentação. Otimização da capacidade de absorção sonora de misturas asfálticas. 2012. (Congresso).
    8. 17a Reunião de Pavimentação Urbana. Quarta Sessão Técnica - Materiais e Gerenciamento. 2011. (Congresso).
    9. 2nd International Conference o Best Practicies for Concrete Pavements. Pavimento Rígido de Double Capa Copn Revestimiento Fotocatalítico para la Purificación del Aire. 2011. (Congresso).
    10. 7o Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões. Certificação Rodovias Verdes no Brasil: Proposição de Metodologia. 2011. (Congresso).
    11. XVI Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto. Reciclagem in situ com Adição de Cimento. 2011. (Congresso).
    12. 11th International Symposium on Concrete Roads. Replacing the aggregate by rice husk ash in roller compacted concrete for composite pavements. 2010. (Congresso).
    13. 20 Encontro do Asfalto.Performance of Asphalt Rubber Mixtures. 2010. (Encontro).
    14. 40 Reunião Anual de Pavimentação. Influência da temperatura na resistência à fadiga de misturas asfálticas. 2010. (Congresso).
    15. 40 Reunião de Pavimentação. Pavimentos de Concreto. 2010. (Congresso).
    16. 4 Congresso da Associação Nacional de Infraestrutura de Transporte. Membro do comitê científico. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. TRICHÊS, G.; MELLO, L. G. ; VIEIRA, T. A.. Ações na Área de Infraestrutura Durante e Pós Covid 19. 2020. Outro
    2. TRICHÊS, G.; MACHADO, A. J.. 10 Seminário Nacional Modernas Técnicas Rodoviárias. 2018. Congresso
    3. TRICHÊS, G.. 20 Reunião Anual de Pavimentação Urbana. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. TRICHÊS, G.; MACHADO, A. J. ; VALLE, N. ; RAIMUNDO, H. A.. 9 Seminário Nacional de Modernas Técnicas Rodoviárias. 2016. Congresso
    5. TRICHÊS, G.; MACHADO, A. J. ; VALLE, N. ; RAIMUNDO, H. A.. 8 Seminário Nacional de Modernas Técnicas Rodoviárias. 2014. Congresso
    6. TRICHÊS, G.; MACHADO, A. J. ; VALLE, N. ; RAIMUNDO, H. A.. 7 Seminário Nacional de Modernas Técnicas Rodoviárias. 2012. Congresso
    7. TRICHÊS, G.; MACHADO, A. J. ; VALLE, N.. Seminário Nacional de Modernas Técnicas Rodoviárias. 2010. Congresso
    8. TRICHÊS, G.. Seminário de Atualização em Pavimentação Rodoviária. 2004. (Congresso).. . 0.
    9. TRICHÊS, G.. 18 Congresso da ANPET. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Glicério Trichês ⇔ Roberto Lamberts (2.0)
      1. VILLENA DEL CARPIO, JOE ARNALDO ; MARINOSKI, DEIVIS LUIS ; Trichês, Glicério ; LAMBERTS, ROBERTO ; DE MELO, JOÃO VICTOR STAUB. Urban pavements used in Brazil: Characterization of solar reflectance and temperature verification in the field. Solar Energy. v. 134, p. 72-81, issn: 0038-092X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. J. Villena ; G. Triches ; MARINOSKI, Deivis Luis ; Lamberts, Roberto ; MELO, J. V. S. ; KNABBEN, R. M. ; GUTHS, Saulo. Caracterização de Misturas Asfálticas de Alta Reflectância Solar Visando a Mitigação da Ilha de Calor Urbano. Em: XVII. Congreso Ibero-Latinoamericano de Asfalto, v. 1, p. 1-12, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:08