Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Carlos Augusto Moreira da Nobrega

Carlos Augusto Moreira da Nóbrega (Guto Nóbrega) é Pós-Doutor pela UnB, linha Arte e Tecnologia do PPGAV/UnB (2019), é Doutor (2009) em Interactive Arts pelo Programa de Pós-Graduação Planetary Collegium, University of Plymouth, UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott. É artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA/UFRJ (1998). É professor associado da EBA/UFRJ onde leciona desde 1995 e professor permanente do PPGAV/UnB (2018 - atual). Fundou e atua como um dos coordenadores do NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação e criação artística. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais / EBA/UFRJ (2015-2017) e atualmente atua como representante da linha Poéticas Interdisciplinares no mesmo programa. Desde 2019 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4968573350698171 (05/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Letras e Artes / EBA. Rua Ipê, 550 - Prédio da Reitoria - Cidade Universitária - Campus do Fundão - sala 725 Ilha do Fundão 21941901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25981958 Fax: (21) 22809590 URL da Homepage: https://www.nano.eba.ufrj.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Presenca do corpo na natureza e interconexao humano-plantas (arte, critica e ecologia) / Projeto de mobilidade submetido a FAPERJ, aguardando parecer
      Descrição: O relacionamento sensível que se pode ter com todas as formas de vida, ajuda-nos a reaprender a natureza e a redescobrir a cultura xamânica assim como abordagens que definem elos de continuidade e correspondências entre os seres vivos, amplifica o espectro de nossas emoções, afirmando um compromisso com o meio ambiente. A arte ecológica é obcecada por uma consciência que confronta o artista com uma dupla crise: a da arte e a redefinição do objeto ou ação artística, do papel social do artista, com a do meio ambiente e a incapacidade de muitas políticas para medir as mudanças climáticas atuais e suas consequências para a biosfera, o papel, a responsabilidade e os deveres do ser humano em relação ao mundo vivo, para as gerações presentes e futuras. Partindo da necessidade de pensar a arte a partir de sua fonte de manifestação, esta pesquisa visualiza o corpo como sede de uma experiência comum, que vai muito além da consciência política, mas transmite um compromisso vital. O corpo, como objeto de dominação sexual, distribuição e representação do mundo, pode tornar-se o lugar da emancipação e do eu comum. Através de experiências entre minorias árticas (Sámi, Inuit), vilarejos da costa norte inferior de Quebec (Innu) e Ásia (Mentawai), trabalhamos a hipótese segundo a qual as experiências individuais na escala de um corpo são uma espécie de microcosmo pelas mudanças, processos de aclimatação e adaptação em andamento no meio ambiente: alimentos, poluição, clima, estresse. As mudanças biológicas sem precedentes sentidas no Ártico, bem como na floresta amazônica, apenas evidenciam uma realidade vivida por todos em graus variados, e que deve ser acompanhada pela atualização da representação do corpo, de sua vitalidade e do ambiente. A partir desse lugar propomos realizar investigações de campo que destacam os vínculos entre rituais, memórias e identidades, vozes cantantes, identidades e representações territoriais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador / Pascale Weber - Integrante.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    2. 2019-Atual. Arte e Hiperorganismos. Criar, cultivar e conectar (Produtividade)
      Descrição: O projeto ?Arte e Hiperorganismos. Criar, cultivar e conectar? trata-se de pesquisa prático-teórica com inserção no campo da arte em seu entrecruzamento com a ciência, com as novas tecnologias da informação/comunicação e a natureza. Decorrente da pesquisa ?Arte, hibridação e biotelemática? e dando continuidade ao projeto iniciado no pós-doutoramento, sua base teórica fundamenta-se nos conceitos analisados e desenvolvidos durante doutoramento (Nóbrega, 2009) cuja pesquisa investigou e teceu uma nova rede epistemológica para as inter-relações do complexo ?artista-objeto de arte-observador? (Nóbrega 2009), tendo em vista as possibilidades contemporâneas de experimentação estética abertas pelo uso de tecnologias nas artes. Segundo a tese, tais inter-relações poderiam ser entendidas sob a ótica de um ?campo integrativo? (Nóbrega 2009) cujos vetores operam forças (formais, funcionais e afetivas) oriundas dos demais componentes desse complexo e suas redes. Tal modelo, de natureza essencialmente orgânica, expande conceitos de campo apontados por Roy Ascott (1966; 1967, 1980) e incorpora teorias do vivo derivadas de autores como Humberto Maturana e Francisco Varela (1980), George Canguilhem (1992), Mae Wan Ho (1993) e Fritz-Abert Popp (1986) para pensar a arte como um organismo estético emergente da relação entre sistemas naturais e artificiais. Este Projeto de Produtividade em Pesquisa se respalda na experiência adquirida no trabalho sendo desenvolvido no âmbito da UFRJ, especificamente no espaço laboratorial NANO ? Núcleo de Arte e Novos Organismos ? EBA/PPGAV/UFRJ, criado em 2010 por este autor, e se elabora com foco na invenção poética de híbridos e investigação de processos biotelemáticos no contexto de ?Hiperorganismos?. Tem como objetivo geral: desenvolver, aprimorar e aplicar o conceito de ?Hiperoganismo? à luz das ideias de processo de invenção (Criar); manutenção e exibição no contexto da cultura (Cultivar) e difusão (Conectar), através de metodologia prático-teórica que visa a construção do trabalho ?Vegetal Reality Shelter?, entre outros, a ser desenvolvido durante a pesquisa, assim como a produção de material teórico que consolide a investigação proposta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador. Financiador(es): CNPq - Bolsa.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    3. 2018-2019. Arte e Hiperorganismos Criar, cultivar e conectar
      Descrição: O presente projeto pós-doutoral intitulado ?Arte e Hiperorganismos. Criar, cultivar e conectar? enquadra-se nas discussões de arte, tecnologia, ciência e natureza buscando aprofundar o conceito de Hiperoganismo, criado durante tese de doutoramento deste autor, visando uma a consolidação e expansão de modelo metodológico prático-teórico que dê suporte à análises e processos de invenção considerando noções sobre modos de criação, cultivo e conexão na arte. Entre os resultados esperados encontra-se a criação do trabalho de arte ?Vegetal Reality Shelter?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador / Suzete Venturelli - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    4. 2016-2017. O papel do Laboratorio de Modelos na insercao de tecnologias de ponta no ensino na pesquisa e na extensao; mapping, robotica desenho parametrico e fabricacao digital como processo produtivo inovador
      Descrição: Edital FAPERJ Nº 13/2016 - Programa ?Apoio à manutenção de equipamentos multiusuários ? 2016? O projeto aborda o papel do LAMO (Laboratório de Modelos 3d e Fabricação Digital do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro) como foco atuante na inserção de tecnologias de ponta no ensino, na pesquisa e na extensão da UFRJ. O edital em um primeiro momento permite realizar a manutenção e upgrade das maquinas de corte a laser do LAMO, o que viabiliza a continuidade das pesquisas do LAMO e principalmente a realização de ações transversais realizadas desde o ano de 2013. Ações transversais realizadas como atividades de workshops, capacitação, realização de protótipos em escala real, e exposições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Integrante / Andres Martin Passaro - Coordenador / Maria Luiza Pinheiro Guimarães Fragoso - Integrante / Gonçalo Lencastre Torres de Castro Henriques - Integrante.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    5. 2015-2017. TZ'IJK Mestizo Robotics
      Descrição: Descrição: Since 2012, we initiated the development of TZ?IJK, a robotic artwork that attempts to embody Latin America?s anthropophagic, post-colonial, and hybrid nature by employing a combination of high and low technologies. With a cultural and material ?cannibalistic? approach, TZ?IJK is a work- in-progress INSTALLATION comprised by a community of blind, deaf, and speechless autonomous robotic agents made out of mud. Humanity?s quest to replicate living beings goes back thousands of years. Almost inevitably the discourse of robotics and artificial life has always resembled different creationist myths, as if the idea of creating synthetic beings was a way to challenge god or evolution, or a way to please our profound creationist desires. Inspired by the Quiché Maya?s narration of the c our project TZ?IJK (in Mayan Ch'orti?: mud or clay) attempts to bring to life the most popular Latin American mytho-historical story of the The Popol Vuh ascribes the creation of man only with the purpose of serving the Gods. Therefore, far from the utopias of super intelligent, anthropomorphic and responsive machines, TZ?IJK propose an ironic position different from the view of an agent as a competent system of autonomy and determination, which seems to be the hegemonic rhetoric when trying to make an artificial technological creature in the ?image and likeness? of the human being. Each robotic sculpture consists of a large mud-covered sphere with an internal mobile mechanism. The structure is defined by a series of layered and interlocked geodesic systems, covered by a dried mud crust fabricated (traditional ?quincha? stucco). Enclosed inside the mud sphere, a battery- powered wheeled device runs on its interior surface altering the balance, causing the sphere to wobble and move. In the summer of 2013, we traveled to the Peruvian Amazon jungle looking to confront TZ?IJK?s conceptual ideas and technological design prototypes in the field and to implement the work in a real Latin American setting. In this occasion we worked with local artisans in the construction of the quincha and the geodesic basketry, but we traveled with the robotic device that was developed in our studios back in the US. Now, it is our intention to extend this experiment and disseminate the project in other locations throughout Latin America, also developing the robotic device in situ. The experience in the jungle taught us many things, and revealed us the next step in this project: to open up the work and invite other Latin American ?creators? to make their own mud bots. This invitation proposes an open platform for adaptations, coalitions, negotiations, appropriations, and integrations of our original TZ?IJK robot to the knowledges and resources of each new Latin American creator. We intend to provide the original construction drawings and sketches for the assembly of the sphere, the quincha, and the mobile mechanism with the hope that the new mestizo robot change what it borrows so that the new ideas, process, and technologies naturally fit into the exiting social order, traditions, and local expertise. We like to call this approach and the project Mestizo Robotics, a set of tools that not only provides us tactics for understanding how technology is embodied, and assimilated in Latin America, but also allow us to envision the emergence of a situated, embodied, and enactive paradigm for the creation of artificial life creatures. The local makers, therefore, will have the freedom in how they will program the ?behavior? and the ?personality? of each spherical mud bot. Each creator will be responsible for the robot?s performance: movement, interaction, and space activation. The end result will be a large robotic installation with a chaotic emergent and collective behavior determined by multiple individual robotic performances fashioned in different locations .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador / MARIA LUIZA PINHEIRO GUIMARAES FRAGOSO - Integrante.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    6. 2013-2017. Arte Hibridacao e Biotelematica (Telebiosfera)
      Descrição: O presente projeto dá continuidade à pesquisa iniciada em 2010 e desenvolvida no âmbito da UFRJ sob o título ?Hibridações Experimentais em Arte Tecnologia?. Esta nova fase da pesquisa se respalda na experiência adquirida nos últimos dois anos de trabalho e se elabora com foco na invenção poética de híbridos e investigação de processos biotelemáticos, o qual dará origem, no decorrer desse projeto, ao desenvolvimento do sistema ?Telebiosfera?. Os caminhos abertos pela arte telemática (Ascott, 1966,1967) tem apontado para a necessidade de investigações prático-teóricas no uso das redes como fomentadoras de um espaço transdisciplinar e híbrido em sua natureza. Partimos dessa premissa e investimos na construção de sistemas que exploram os limites das redes de informação para criar ambientes (sistemas) interconectados em que ecologias de natureza híbrida entre organismos naturais e artificiais possam emergir. O sistema ?Telebiosfera? investirá no desenvolvimento de terrários imersivos interconectados remotamente com base em sensores, plantas, áudio, vídeo e o uso da internet. O projeto aposta nesse processo de invenção cuja poética resulta da delicada simbiose entre plantas e máquinas. Os sistemas criados a partir dessa visão são plataformas que alimentam novos campos de conhecimento ao mesmo tempo que trazem visibilidade às poéticas e estratégias criativas de novos processos de invenção. Essa é a razão maior desse investimento intelectual e prático. ?Telebiosfera? é um projeto de arte focado na construção de um ambiente híbrido (composto de elementos naturais e artificiais) no qual será possível uma experiência telemática, bio-comunicativa entre ecossistemas remotamente localizados. O projeto tem por objetivo a construção de dois pequenos terrários interconectados via rede. Cada terrário estará encapsulado em um domo, que denominamos Telebiosfera, de forma a criar um micro ambiente híbrido e permitir uma experiência imersiva e intimista para o visitante. ?Telebiosfera? é pensada como um ambiente biotelecomunicativo cuja interface principal é uma planta. Através da interação com a planta, sons, imagens serão produzidas e trocadas entre as duas telebiosferas. ?Telebiosfera? reúne o conhecimento adquirido nos últimos trabalhos desenvolvidos pelo artista pesquisador, focados em robótica, visão artificial, hibridação e telemática, para compor um sistema cujo maior objetivo é permitir ao observador, como um dos agentes do sistema, uma experiência, sensorial, com base na comunicação entre duas biosferas remotas. Através da mediação de câmeras, micro projetores, interface híbrida de interação e a transferência de dados climáticos de um local remoto à outro, ?Telebiosfera? busca criar um microambiente telemático através do qual seja possível ao visitante a experiência de uma natureza aumentada, gerada com base na hibridação entre organismos naturais e artificiais. Trata-se de uma trabalho de arte que dialoga diretamente com a noção de presença, natureza, conectividade, hibridação, experiência, conhecimento, entre outros conceitos pertinentes aos discursos contemporâneos. Idéias que desejamos tornar visíveis através desses experimentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador / Marlus Mendonçao Silva Araujo - Integrante / MARIA LUIZA PINHEIRO GUIMARAES FRAGOSO - Integrante / Barbara Pires e Castro - Integrante / Paola Barreto Leblanc - Integrante / Julia Valle Noronha - Integrante / Rebeca Duque Estrada de Almeida Araujo - Integrante / Eduardo Coelho Lechner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    7. 2011-2017. Projeto de pesquisa, implementacao e manutencao de web portal para o Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais - EBA/UFRJ
      Descrição: Resumo O presente projeto consiste essencialmente na pesquisa, implementação e manutenção de um web portal para o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV) - EBA/UFRJ. O projeto tem por base o processo iniciado em abril do ano passado (2011) visando a reformulação e aprimoramento do antigo site do programa. A razão fundamental para essa implementação é primordialmente a necessidade da articulação de informação (produção acadêmica, divulgação, notícias, eventos, publicações, etc) inerente a esse programa de pós graduação em artes que alcançou nível 6 (seis) na avaliação da CAPES e busca mantê-lo. O projeto aqui submetido visa dar continuidade ao processo já iniciado e permitir que tais ações se consolidem. A seguir trataremos em detalhes do estado atual do site do PPGAV assim como dos objetivo almejados nessa nova fase de implementações. Breve histórico Até a inauguração do novo site do PPGAV em março de 2012, o programa contava com uma página na internet com base em sistema wiki de postagem de informação. O sistema, apesar de robusto nos parecia pouco flexível e de design pouco apelativo. Suas atualizações podiam ser feitas por usuários comuns através de senhas, porém, a formatação dessas informações quase sempre esbarravam em conhecimentos específico de programação em html . Nosso projeto de implementação de um novo site para o programa partiu dos 3 seguintes objetivos centrais: 1) trabalhar o design gráfico e interativo do site de forma contemporânea em conformidade com os sites atuais voltados para a área de conteúdo acadêmico 2) permitir fácil postagem de conteúdo através de interface inteligente e dinâmica 3) permitir o entrecruzamento de informações relativas as pesquisas docente e discente do programa, tornando o site não apenas uma fonte de consulta, como também sistema integrado indicador e facilitador do intercâmbio entre as demais linhas de pesquisa do programa e seus integrantes. Ao final da primeira etapa de implementação do site. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador / Marlus Mendonçao Silva Araujo - Integrante / MARIA LUIZA PINHEIRO GUIMARAES FRAGOSO - Integrante / Maryanne Seabra Teixeira da Cunha - Integrante.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    8. 2011-2011. Ecotelemedia - The aesthetics of global connectivity: exploring design strategies and networked technologies of distributed sites through artistic processes
      Descrição: Em linhas gerais, esse projeto tem por finalidade estabelecer metodologias de pesquisa e criação artística, substanciadas por trocas locais e telemáticas (online/off-line) entre artistas e pesquisadores dos países envolvidos, através de oficinas, encontros e seminários. O projeto visa dessa forma o estabelecimento de uma rede telemática distribuída, local e globalmente, com objetivo a estruturar uma robusta plataforma transdisciplinar de pesquisa que atue na intersecção dos campos da arte, ciência e tecnologia. A primeira etapa desse projeto ocorrerá no Brasil, sob coordenação geral do Prof. Dr. Carlos Nóbrega (PPGAV/EBA/UFRJ), e contará com a realização das atividades: simpósio, Open Lab e visitas Laboratoriais. Esta primeira etapa das atividades atenderá pela rubrica ?Telemediacões.Explorando paradigmas estéticos em ecologias híbridas?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador. Financiador(es): IT University - Cooperação.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.
    9. 2010-2017. Hibridacoes Experimentais em Arte e Tecnologia
      Descrição: O presente projeto trata-se de pesquisa prático-teórica com inserção no campo da arte e seu entrecruzamento com a ciência e as novas tecnologias da informação/comunicação. Sua base teórica fundamenta-se nos conceitos analisados e desenvolvidos durante doutoramento (Nóbrega 2009) cuja pesquisa investigou e teceu uma nova rede epistemológica para as inter-relações do complexo artista-objeto de arte-observador, tendo em vista as possibilidades contemporâneas de experimentação estética abertas pelo uso de tecnologias nas artes. Segundo a tese, tais inter-relações poderiam ser entendidas sob a ótica de um ?campo integrativo? (ibid.) cujos vetores operam forças (formais, funcionais e afetivas) oriundas dos demais componentes desse complexo e suas redes. Tal modelo, de natureza essencialmente orgânica, expande conceitos de campo apontados por Roy Ascott (1966; 1967, 1980) e incorpora teorias do vivo derivadas de autores como Humberto Maturama e Francisco Varela (1980), George Canguilhem (1992), Mae Wan Ho (1993) e Fritz-Abert Popp ( 1986) para pensar a arte como um organismo estético emergente da relação entre sistemas naturais e artificiais. Buscando um aprofundamento das questões analisadas na tese, a atual pesquisa dirige seu foco aos processos de invenção de sistemas artificiais quando estes têm por objetivo a construção de uma experiência estética. Tais sistemas, oriundos da prática artística, serão abordados nessa pesquisa sob a perspectiva de ?objetos técnicos?, segundo a matriz teórica de Gilbert Simondon ([1958] 1989) e suas noções de individuação, concretização e ressonância. Com base nesse contexto, o presente estudo pretende desdobrar e aprimorar o conceito de ?hiperorganismo? proposto em tese (Nóbrega 2009). Voltada para a prática artística, a presente pesquisa será articulada no experimentalismo com sistemas técnicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carlos Augusto Moreira da Nóbrega - Coordenador / Marlus Mendonçao Silva Araujo - Integrante / MARIA LUIZA PINHEIRO GUIMARAES FRAGOSO - Integrante / Caio Cesar Pereira Pinto Cruz - Integrante / Paloma de Oliveira Garcia Goulart - Integrante.
      Membro: Carlos Augusto Moreira da Nobrega.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (104)
    1. Debate _ Arte Cidade e Patrimônio.E4D - Encantamento para 4ª Dimensão _ Debate. 2021. (Outra).
    2. Entrevista - Guto Nóbrega _ Arte - Cidade - Patrimônio.E4D - Encantamento para 4ª Dimensão. 2021. (Outra).
    3. Live ComCiência - Vegetal reality Shelter.VRS - Vegetal Reality Shelter. 2021. (Outra).
    4. Lumi Festival.Membro fantasma. 2021. (Outra).
    5. Mente de las Plantas.E4D - Encantamento para 4ª Dimensão. 2021. (Outra).
    6. Mind of Plants - Symposium.Vegetal Reality Shelter - Mind of Plants. 2021. (Simpósio).
    7. Panoramas 2021_VIII SIIMI_ 20.ART 8vo. Balance-Unbalance.Redes OTS. Conexões entre fenômenos orgânicos, telemáticos e sutis nas poéticas contemporâneas. 2021. (Simpósio).
    8. 29º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas DISPERSÕES.DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE, CIÊNCIA E NATUREZA. 2020. (Encontro).
    9. Artista convidado da aula Arte e Tecnologia - UFSB.HIPERORGANISMOS Arte, hibridação e biotelemática. 2020. (Outra).
    10. Aula Tópicos Especiais de Arte e Tecnologia - UFBA.Arte como fenômeno de campo. Entre redes hiperorgânicas e sutis. 2020. (Outra).
    11. Congresso Virtual UFBA 2020 -- Arte com Antídoto.Arte coo antídoto - mesa com Roger Malina, Suzete Venturelli e Francisco Barreto.. 2020. (Encontro).
    12. Design 4as às 4.NANO. Núcleo de Arte e Novos Organismos. 2020. (Outra).
    13. EmMeio#12.0 - Entrelaçamentos. VRS. 2020. (Exposição).
    14. exposição internacional Prospecções Afetivas: Em Tempos de Pandemia,. Parla. 2020. (Exposição).
    15. OpenLive1_Rede da Jiboia. Hiperorgânicos, Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridação, Biotelemática e Trasnculturalidades. Arte, Consciência e Natureza. Criar, cultivar, conectar.Rede da Jibóia. 2020. (Outra).
    16. As Incríveis Mulheres Cientistas. HIbridações. 2019. (Exposição).
    17. Como falar com as árvores / Coletiva LABVERDE na Z42. Vegetal Reality Shelter / Como falar com as árvores / Coletiva LABVERDE na Z42. 2019. (Exposição).
    18. Exposição Zonas de Compensação 6.0 / UNESP. HIBRIDAÇÕES E BIOTELEMÁTICA. 2019. (Exposição).
    19. Labverde Talk - lançamento do catálogo 2018.Como a natureza pode transformar nossa relação com a arte. 2019. (Encontro).
    20. Poéticas e Políticas da Natureza.Invenções para suspender o céu, ou como a natureza pode transformar nossa relação com a arte. 2019. (Seminário).
    21. Residêniia Artística - Territórios Sensíveis.Territórios Sensíveis Artista Residente. 2019. (Outra).
    22. VIII COMA Coletivo em Artes Visuais [Atlas para o futuro: a pesquisa em artes na universidade].Mesa 1. Entre o aqui e o agora: arte e tecnologia das imagens Mediação: Alexandre Rangel. 2019. (Simpósio).
    23. #17.ART - 17º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: a dimensão política da arte,.Pensando Hiperorganismos. Criar, Cultivar e conectar.. 2018. (Encontro).
    24. 27º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS - SIMPÓSIO 06 ? ARTE, DESIGN E TECNOLOGIA: TRANSVERSALIDADES.PENSANDO HIPERORGANISMOS. 2018. (Encontro).
    25. Bienal de Arte Digital - simpósio.(FAD) Ecologias Híbridas - Uma abordagem orgânica da arte em sua interseção com a ciência, a tecnologia e suas redes.. 2018. (Simpósio).
    26. III Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica - Tema: Cognição e senciência em plantas.Redes Hiperorgânicas. Interconectando humanos, plantas e máquinas. 2018. (Simpósio).
    27. Palestra no PPG Fisiologia Vegetal - UFPEL.Núcleo de Arte e Novos Organismo. Um pensamento orgânico da arte em sua interseção com a ciência, a tecnologia e a suas redes. Palestra na UFPEL. 2018. (Outra).
    28. SAD IV seminário de Artes Digitais - Recorrências e Hibridações.Redes Hipeorgânicas. Entre máquinas e afetos. 2018. (Seminário).
    29. USO IMPRÓPRIO: Seminários em Estudos Contemporâneos das Artes.Impropriedade, experimentação e invenção no jogo contra aparelhos. 2018. (Seminário).
    30. 14º COMPEX - A Matemática está me tudo!. Arte, ciência, tecnologia e natureza. Criações entre 0 e 1 (COMPEX). 2017. (Congresso).
    31. 23rd International Symposium on Electronic Art ISEA2017 Manizales.Immersions in a Field Phenomenon. Going with the Flow. 2017. (Simpósio).
    32. Bienal SUR - apresentação do trabalho Bot_anic. Apresentação do trabalho Bot_anic. 2017. (Exposição).
    33. Breathing / Exposição Periscope - Montevideo Uruguay. Breathing / video - Exposição Periscope - Montevideo Uruguay. 2017. (Exposição).
    34. Diálogos / Galeria Celeiro.Arte, hibridação e biotelemática. 2017. (Encontro).
    35. Factors 4.0 - apresentação do trabalho Bot_anic. apresentação do Bot_anic na Factors. 2017. (Exposição).
    36. International Seminar ?Art, Science and Technology: 50 years of Leonardo/ISAST?. 2017. (Seminário).
    37. Lançamento do livro Hiperorgânicos no evento Indisciplinas.Hiperorgânicos - lançamento do livro no Indisciplinas. 2017. (Outra).
    38. Palestra no LABVERDE / Residênica Artística.Immersions in a Field Phenomenon. Going with the Flow. 2017. (Encontro).
    39. SEMINÁRIO UFRJ FAZ 100 ANOS - 4, 5 E 6 DE SETEMBRO DE 2017.ARTE E EM REDE. PROCESSOS DISTRIBUÍDOS E INTERCONECTADOS DE PESQUISA, ENSINO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA. 2017. (Seminário).
    40. TED Cavaleiros ED.O que as plantas podem nos dizer sobre educação e arte.. 2017. (Encontro).
    41. XXI Congresso Iberoamericano de Gráfica Digital "Resilience Design". Tentáculos: Recriando criaturas híbridas, analógico-digitais Tentacles: Recreating hybrid analog-digital creatures. 2017. (Congresso).
    42. 1º Encontro de Tecnologias digitais em Arquitetura 1_etd.a. Palestrante convidado..Telebiosfera. Um hiperorganismo sensível. 2016. (Encontro).
    43. Confere?ncia Internacional Museus Para Que??. 2016. (Congresso).
    44. Construindo Proto-Ecologias -Simpósio ? Bartlet (UK), LAMO3D (PROURB-FAU/UFRJ) e NANO (PPGAV-EBA/UFRJ) - Construindo Proto-Ecologias.Nano - Arte, hibridação e biotelemática. 2016. (Simpósio).
    45. Depois do Futuro. Palestra sobre Telebiosfera. Experimentações Híbridas para um presente úmido. Curadoria Daniela Labra. Experimentações Híbridas para um presente úmido.. 2016. (Exposição).
    46. Exposição Singularidades - IV Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas - SIIMI 2016.SHAST. 2016. (Simpósio).
    47. GAE CONVIDA : NANO - Instituto de Artes e Design, na UFJF.Telebiosfera. 2016. (Seminário).
    48. INDISCIPLINAS - 4o. Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro.Mesa de abertura do INDISCIPLINAS - 4o. Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).
    49. IV Simpo?sio Internacional de Inovac?a?o em Mi?dias Interativas - SIIMI 2016.Ressonânicas. 2016. (Simpósio).
    50. LABVERDE - Art Immersion Program In The Amazon.Telebiosfera. 2016. (Seminário).
    51. PICNIC Brasil.INVESTIGATIONS IN THE FIELD OF ART AND TECHNOLOGY RELATED TO BIOTELEMATICS, HYBRIDIZATION AND TRANSCULTURAL EXPERIMENTATION. 2016. (Outra).
    52. Residente - LABVERDE - Art Immersion Program In The Amazon.Investigação em VR [vegetal reality] no coração da Floresta Amazônica. 2016. (Outra).
    53. Semana Nacional de Cie?ncia e Tecnologia na UFRJ ? Edic?a?o 2016: A Cie?ncia Alimentando o Brasil. SNCT - BIOTECNOLOGIA E VISUALIZAC?A?O DE DADOS - Tecnologias sensi?veis para uma produc?a?o de alimento sustenta?vel. 2016. (Feira).
    54. TEDx-UFRJ 2016 - Qual UFRJ queremos para nossos filhos ?.Arte, ciência, tecnologia e natureza. 2016. (Outra).
    55. #14 ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.Telebiosfera. Abrigos Sensíveis para uma ecologia híbrida. #14 ART. 2015. (Encontro).
    56. Fo?rum Nacional dos Coordenadores de Po?s- Graduac?a?o em Artes/Artes Visuais.Fo?rum Nacional dos Coordenadores de Po?s- Graduac?a?o em Artes/Artes Visuais. 2015. (Outra).
    57. Oficina Internacional Projeto Mestizo.Projeto Mestizo. 2015. (Oficina).
    58. Semana das Artes 2015 do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará..Telebiosfera: explorando ecologias telemáticas. 2015. (Seminário).
    59. Seminário de Acompanhamento da Área de Artes e Música.Seminário acompanhamento CAPES. 2015. (Seminário).
    60. Seminários de Comunicação e Metodologias de Pesquisa.?Interafetividade. Por que a interação não é suficiente?. 2015. (Seminário).
    61. SNCT - Luz, Ciência e Vida. Luz e sistemas orgânicos. Experimentos em ciência e arte sobre a luz e seu efeito sob as plantas e seu ambiente. 2015. (Feira).
    62. Abrigos Sensíveis.Ecologias híbridas. Natureza, fluxos e reconexões. 2014. (Outra).
    63. CAC.4 Computer Art Congress - Computer Art & Design for All.PROJECT T2EIA TRANSDISCIPLINARY TELEMATIC ENVIRONMENT FOR INTERACTIVE ARTS. 2014. (Encontro).
    64. CLALouros. Hiperorganismo Antropofágico. 2014. (Exposição).
    65. Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes.Sem Título. 2014. (Encontro).
    66. Híbrida.Arte, hibridação e biotelecomunicação. 2014. (Encontro).
    67. II Seminário Das Artes e seus Territórios Sensíveis.SHAST e TELEBIOSFERA. Processos investigativos em biotelemática como prática artística. 2014. (Seminário).
    68. Seminário do Projeto Híbrida.Estruturas poéticas, naturezas híbridas. 2014. (Seminário).
    69. SESI CULTURA DIGITAL. Atividades do universo da arte e tecnologia.NOVA ERA DIGITAL. 2014. (Encontro).
    70. SIIMI 2014 Simpósio Internacional de Inovação e Mídias Interativas.Telebiosfera. 2014. (Simpósio).
    71. Simpósio Arte e Transmídias.Arte na Era Digital. 2014. (Simpósio).
    72. SNCT - Interação, sustentabilidade e arte. Experimentações com plantas (Arabidopsis) como sensores para mapeamento de dados ambientais.. Interação, sustentabilidade e arte. Experimentações com plantas (Arabidopsis) como sensores para mapeamento de dados ambientais.. 2014. (Feira).
    73. Tactical Robots Simposium.Hybrid Ecologies. The interlacing of affective bonds. 2014. (Encontro).
    74. Telas à Parte. Besides the Screen Brazil - Poster. ETs - Experimentos Técno-Sinestésicos. 2014. (Congresso).
    75. 12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva poética (#12.ART).Bot_anic. Acoplamentos estruturais entre plantas, homens e máquinas (UnB). 2013. (Encontro).
    76. 3º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda.MA: Espaço Intervalar na Moda. 2013. (Encontro).
    77. 4º Encontro Internacional de Grupos de Pequisa ?Convergências entre Arte, Ciência, Tecnologia & Realidades Mistas?.Bot_anic. Acoplamentos estruturais entre plantas, homens e máquinas. 2013. (Encontro).
    78. 8º Simpósio de Arte Contemporânea - UFSM.Equilibrium. 2013. (Simpósio).
    79. ECOSSISTEMAS ESTÉTICOS: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS.ENTRE FORMA E COMPORTAMENTO. FLUXOS, METAESTABILIDADE, INTERAÇÕES. 2013. (Encontro).
    80. Fórum Nacional dos Coordenadores de Pós-Graduação em Artes / Artes Visuais. 2013. (Outra).
    81. Mediador: Arte como Sistema: hibridações e bio-telemática. 22º ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS.Mediador. 2013. (Simpósio).
    82. Palestra em Disciplina Multimídia e Intermídia - ECA/USP (recebeu nota de agradecimento).Arte, hibridação e bio-telemática.. 2013. (Outra).
    83. SIIMI 2013 Simpósio Internacional de Inovação e Mídias Interativas.Arte Hibridação e Biotelemática. 2013. (Simpósio).
    84. SNCT - Corpo homem, corpo planta. Dimensões do vivo através das tecnologias naturais e artificias. Corpo homem, corpo planta. Dimensões do vivo através das tecnologias naturais e artificias. 2013. (Feira).
    85. 11° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital.Conexões biofotônicas.Modelo para uma teoria de campo nas artes. 2012. (Encontro).
    86. 7º SIMPÓSIO ARTE CONTEMPORÂNEA: interação e participação.Hiperorganismos. Interações em Rede. 2012. (Simpósio).
    87. ENENPE 2012 - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e de Iniciação Científica - Keynote. Arte e hibridação. Pensando ecologias hiperorgânicas. 2012. (Congresso).
    88. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 16 a 19 de outubro. Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e sustentabilidade. 2012. (Feira).
    89. Seminário Academia Digital.Hibridações em Arte. 2012. (Seminário).
    90. Seminário da Concha - IMPA.Ecologias Híbridas - SESC Interlagos - Mostra das Artes. 2012. (Seminário).
    91. SIIMI 2012 Simpósio Internacional de Inovação e Mídias Interativas.Ecologias Híbridas. 2012. (Simpósio).
    92. 10° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#10.ART): modus operandi universal..Plantas, máquinas e o entrelaçar de elos afetivos.. 2011. (Encontro).
    93. Amplitude Cultural. Os caminhos da arte contemporânea.Arte e tecnologia. 2011. (Encontro).
    94. Apropriação Criativa / workshop.Frágil. 2011. (Oficina).
    95. Bate papo com artista - 10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia.Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia. 2011. (Encontro).
    96. Ecotelemedia Global Networks - Dinamarca workshop.Ecologia híbrida. 2011. (Oficina).
    97. Painel de Projetos.Sem título. 2011. (Encontro).
    98. Rojo Nova Contemporary Culture.Hibridações Antropofágicas. 2011. (Encontro).
    99. Transitio_MX - Symposium - Panel II: Lugar/Espacio/Interfaz.Plants, machines and the interlacing of affective bonds. 2011. (Simpósio).
    100. Workshop Bahia - LABORATORIUM MAPA D2..Proposta para desenvolvimento de Hiperorganismo. 2011. (Oficina).
    101. Workshop Ecologia Híbrida - Universidade do Porto.Ecologia Híbrida. 2011. (Oficina).
    102. Workshop Fortaleza - LABORATORIUM MAPA D2..Apresentação do HA. 2011. (Oficina).
    103. 9º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.Hibridação como estratégia experimental no jogo contra aparelhos. 2010. (Encontro).
    104. Dialogue Café - Re-designing Life (vídeo conferência).Video conferência nternacional - Redesigning Life. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (77)
    1. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; OLIVEIRA, A. M.. OpenLive 2 - ContraMonumento / Hiperorgânicos. 2021. Outro
    2. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; LEBLANC, P. B. ; FIGUEIRO, C. S. ; SANTOS, C. A. B. ; FRONY, P. H. ; SOUZA, S. M.. OpenLive 1 - Arte, Consciência e Natureza Criar, cultivar, conectar / Hiperorgânicos. 2021. Outro
    3. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO (MALU FRAGOSO), MARIA LUIZA P. GUIMARÃES ; CASTRO, B. P. E. ; RIBEIRO, W. K. ; MACDOWELL, A. C. M. ; LEBLANC, P. B.. Organização de mesa - Consciência e Natureza. Criar, cultivar, conectar. 2020. Outro
    4. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M. L. P. G. ; CANTERA, A. L. ; FERARI, D.. Oficina Internacional - Sensoreamento e Crescimento Biológico com Arduino. 2020. Outro
    5. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; CANTERA, A. L. ; FERARI, D.. Oficina Internacional - Introdução à Robótica Criativa. 2020. Outro
    6. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M. L. P. G. ; FERREIRA, A.. Diálogos Interdisciplinares (live) Internacional. Angela Ferreira - A Brutalidade do Agora. 2020. Outro
    7. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; FERREIRA, A.. Oficina Internacional - O FOTOLIVRO Narrativas e Processos híbridos. 2020. Outro
    8. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Hiperorgânicos, Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridação, Biotelemática e Trasnculturalidades. Arte, consciência e natureza. 2020. Outro
    9. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M. L. P. G. ; WERNER, C.. Oficina_IoT_NANO / workshop international. 2019. Outro
    10. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M. L. P. G. ; LESSNER, L.. Relational objects and wearable technology / workshop international. 2019. Outro
    11. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M. L. P. G. ; BORGES, F.. Hiperorgânicos 8 - Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridização, Biotelemática e Transculturalismo - Ancestrofuturismo. 2018. Outro
    12. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; NORBISRATH, U.. Workshop de Introdução à Internet das Coisas (IoT) para Makers e Artistas. 2018. Outro
    13. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; MAXIMIANO, B. W.. SET - Seminário Exploratório Transdisciplinar - Jonas Esteves e Marinah Raposo. 2018. Outro
    14. HEMERLY, A. S. ; NOBREGA, C. A. M. da ; FRAGOSO, M.L.P.G. ; COSTA, I. R. ; MAXIMIANO, B. W. ; DOYLE, S. ; SANTOS, P. C. M. ; ACIOLI, C. P. ; FREITAS, H. D. ; ZWIRCHMAYR, V. F. M.. As plantas e o meio ambiente. Fazendo mais com menos através da ciência, da tecnologia e da arte. Apresentação de projeto de extensão na 9ª SIAC / SNCT - 2018. 2018. Outro
    15. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Hiperorgânicos 7: transensorialidades (Organização). 2017. Outro
    16. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; WESTIN, R. ; DALCANTARA, R. ; VILAS BOAS, T. ; VALE, M. ; CALHEIROS, L. ; MINELLI, A. ; TERCIA, B. ; PASSOS, K. ; CARVALHO, H. ; KESTENBERG, J.. Campo Aberto - Seminário de Pesquisa em Andamento SPAI e SPAIII - Errãncias de Natureza Artística. 2017. Outro
    17. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; PASSARO, A. M. ; ROCHA, C. S. ; HENRIQUES, G. L. T. C. ; FIGUEIRO, C. S.. Arcolat - Alchemist Telematic Performance. 2016. Outro
    18. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Lançamento do Livro Hiperorgânicos Ressonâncias. Arte, Hibrifdaçnao e Biotelemática. 2016. Outro
    19. FRAGOSO, M. L. P. G. ; NOBREGA, C. A. M. da ; LANDAU, L. ; WERNER, C.. Imersão Horizon 20 - Oca. 2016. Outro
    20. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; PASSARO, A. M. ; HENRIQUES, G. L. T. C. ; SABINO, M. ; GLYNN, R.. Construindo Proto-Ecologias. 2016. Outro
    21. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. OBSERVATÓRIO POÉTICO - Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA I E SPA III) Linha Poéticas Interdisciplinares. 2016. Outro
    22. PASSARO, A. M. ; NOBREGA, C. A. M. da. Desafiando a Gravidade. 2015. Outro
    23. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. TED Krueger no NANO/PPGAV/UFRJ. 2015. Outro
    24. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Palestra Interbacional de Luca Forcicci - Lecture Title: Mapping Sound and Space Perception. 2015. Outro
    25. NOBREGA, C. A. M. da. SEMINÁRIO INTERNO PPGAV E COMEMORAÇÃO 30 ANOS DO PROGRAMA. 2015. (Outro).. . 0.
    26. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Exposição VERDEFLUXOS - SESC Tijuca RJ agosto 2015. 2015. Exposição
    27. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; ROCHA, C. S.. Coordenação de simpósio / 24º Encontro da ANPAP - Compartilhamentos na Arte: Redes Conexões. 2015. Outro
    28. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. HIPERORGÂNICOS 6: TRANSBORDA / OVERFLOW SIMPÓSIO INTERNACIONAL E LABORATÓRIO ABERTO DE PESQUISA EM ARTE, HIBRIDAÇÃO E BIOTELEMÁTICA. Poéticas Interdisciplinares; conselho científico. 2015. Outro
    29. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO (MALU FRAGOSO), MARIA LUIZA P. GUIMARÃES ; PRADO, G. S. ; TAVARES, M. B. S.. Projeto Diálogos Transdisciplinares Edição 2015 - Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares ARTISTA PESQUISADOR. 2015. Outro
    30. NOBREGA, C. A. M. da; NORONHA, J. V. ; MORAES, J. P.. Diálogos Transdisciplinares - Vijai Patchineelam. 2014. Outro
    31. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Processos Abertos - "Invisible forest - integrating plant electrophysiology and art" - Augustine Leudar. 2014. Outro
    32. NOBREGA, C. A. M. da. Hiperorganismo Antropofágico - CLAouros. 2014. (Outro).. . 0.
    33. NOBREGA, C. A. M. da; PASSARO, A. M.. Abrigos Sensíveis - Workshop Lamo - FAU / NANO - EBA. 2014. Outro
    34. FRAGOSO, M.L.P.G. ; SILVA, T. R. F. ; NOBREGA, C. A. M. da. CAC.4 Computer Art Congress - Computer Art & Design for All. 2014. Congresso
    35. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Hiperorgânicos 5 - Abrigos Sensíveis. 2014. Outro
    36. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. SET - Seminário Exploratório Transdisciplinar - Convidado Marco Aurélio Damasceno - Palestra "Do visi?vel ao Invisi?vel: corpo-imagem em movimento". 2014. Outro
    37. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. SET - Seminário Exploratório Transdisciplinar - Convidada Luiza Helena Guimarães - Palestra ARTE VIVA / CINEMA VIVO - 13 de novembro 2014. 2014. Outro
    38. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; VELLOZO, R. C.. HIPERORGÂNICOS: CONCHA/RESSONÂNCIAS. SIMPÓSIO INTERNACIONAL E LABORATÓRIO ABERTO DE PESQUISA EM ARTE, HIBRIDAÇÃO E BIO-TELEMÁTICA. 2013. Outro
    39. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Collectron Experiências Interativas. 2013. Outro
    40. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; SANTOS, N. C.. Simpósio na ANPAP - Arte como Sistema: hibridações e bio-telemática. 2013. Outro
    41. NOBREGA, C. A. M. da. SONOBOTANIC. 2013. (Outro).. . 0.
    42. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Espectros Contemporâneos. 2013. Exposição
    43. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; SEMELER, A. M. R.. Oficina Videos e Web - projeto Dia?logos ArteCie?ncia promovido pela Associac?a?o Casa da A?rvore em parceria com a Universidade Federal de Goia?s. 2013. Outro
    44. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Oficina BEAM - projeto Dia?logos ArteCie?ncia promovido pela Associac?a?o Casa da A?rvore em parceria com a Universidade Federal de Goia?s. 2013. Outro
    45. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; ARAUJO, Marlus Mendonçao Silva ; CRUZ, C. C. P. P.. III HIPERORGÂNICOS SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM HIBRIDAÇÕES e ARTE TELEMÁTICA. 2012. Outro
    46. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; ARAUJO, Marlus Mendonçao Silva ; CRUZ, C. C. P. P.. HIPERORGÂNICOS II ? CÚPULA DOS POVOS - RIO + 20. 2012. Outro
    47. SANTOS, N. C. ; NOBREGA, C. A. M. da ; LUZ, A. A. S. B. A. ; FRAGOSO, M.L.P.G.. 7º Simpósio de Arte Contemporânea: participação e interação. 2012. Outro
    48. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Diálogos Transdisciplinares - Gê e Rodolfo Caesar. 2012. Outro
    49. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G.. Imagem Experimento - Mostra do 7º Simpósio de Arte Contemporânea. 2012. Exposição
    50. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; MELLO, M. G.. SET - Gimena Mello. 2012. Outro
    51. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; SOUZA, G. M.. SET - Gustavo Maia. 2012. Outro
    52. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; ARAUJO, Marlus Mendonçao Silva ; LEBLANC, P. B.. Hiperorgânicoas Casa da Gávea. 2012. Outro
    53. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; COSTA, B.L. ; GALVÃO, L.J.S. ; MENEZES, A.M.. Telemediations. Exploring aesthetic paradigms in hybrid ecologies. 2011. Outro
    54. NOBREGA, C. A. M. da; FRAGOSO, M.L.P.G. ; COSTA, B.L. ; MENEZES, A.M.. Open Lab LABORATORIUM MAPA D2 - Abril - PUC - Rio. 2011. Outro
    55. NOBREGA, C. A. M. da; ARAUJO, Marlus Mendonçao Silva ; GALVÃO, L.J.S.. 1ª Mostra Parcia - Laboratorium Mapa D2. 2011. Outro
    56. NOBREGA, C. A. M. da; ARAUJO, Marlus Mendonçao Silva. 2ª Mostra Parcial - Laboratorium Mapa D2. 2011. Outro
    57. NOBREGA, C. A. M. da; COSTA, B.L.. Processos Abertos - Luis Girão. 2011. Outro
    58. FERREIRA, P. S. ; FRAGOSO, M.L.P.G. ; NOBREGA, C. A. M. da ; COSTA, B.L.. Diálogos Transdisciplinares - Alberto Pucheu - Roberto Correa dos Santos. 2011. Outro
    59. FURTADO, L. M. ; FRAGOSO, M.L.P.G. ; NOBREGA, C. A. M. da ; COSTA, B.L.. Diálogos Transdisciplinares - Manuel Antônio de Castro. 2011. Outro
    60. WASEM, M. S. ; FRAGOSO, M.L.P.G. ; NOBREGA, C. A. M. da ; COSTA, B.L.. Diálogos Transdisciplinares - Mauro Sá Rego Costa - Maria Luiza Fragoso. 2011. Outro
    61. NOBREGA, C. A. M. da; ARAUJO, Marlus Mendonçao Silva. Ecotelemedia Global Networks - performance apresentação. 2011. Outro
    62. NOBREGA, C. A. M. da; Simone Michelin ; GERALDELLI, C.C.C.. Breathing. 2010. Outro
    63. NOBREGA, C. A. M. da. Hiperorgânicos. 2010. (Outro).. . 0.
    64. FRAGOSO, M.L.P.G. ; NOBREGA, C. A. M. da. grupo de estudos sobre PROCESSING. 2010. Outro
    65. NOBREGA, C. A. M. da; COSTA, B.L. ; MENEZES, A.M.. Processos Abertos - Anaisa Farnco. 2010. Outro
    66. NOBREGA, C. A. M. da; COSTA, B.L. ; MENEZES, A.M.. Processos Abertos - Mariana Manhães. 2010. Outro
    67. NOBREGA, C. A. M. da; COSTA, B.L. ; MENEZES, A.M.. Diálogos Transdisciplinares - pesquisadores: Luis Girão (Portugal) / Clarissa Ribeiro (Brasil). 2010. Outro
    68. NOBREGA, C. A. M. da. Organização de seminário - Cadu (Eduardo Costa) Artist ? portifolio presentation. 2008. (Outro).. . 0.
    69. NOBREGA, C. A. M. da. Organização de seminário - Sérgio Rivero Cerviño The Narrative Potential of Digital Games.The Narrative Potential of Digital Games. A case study of the Half Life Series. 2008. (Outro).. . 0.
    70. NOBREGA, C. A. M. da. Organização de seminário - Lali Krotoszynski. Bodyweave LAB: an on-line playground for collaborative audio-visual composition project. 2008. (Outro).. . 0.
    71. NOBREGA, C. A. M. da. Organização de seminário - Hanna Drayson Scientific and Technological Fiction. 2007. (Outro).. . 0.
    72. NOBREGA, C. A. M. da. Organização de seminário - Brigitta Zics Embodiment ? disembodiment ? immersion. 2007. (Outro).. . 0.
    73. NOBREGA, C. A. M. da. Eu te revelo em outras. 2004. (Exposição).. . 0.
    74. NOBREGA, C. A. M. da. Palestra de Marek Bartelik. 2003. (Outro).. . 0.
    75. NOBREGA, C. A. M. da. Animaalice, apresentação do projeto. 2003. (Outro).. . 0.
    76. NOBREGA, C. A. M. da. Organização da palestra e exibição do vídeo artísta Derek Hart.. 2001. (Outro).. . 0.
    77. NOBREGA, C. A. M. da. Desenho - 2001. 2001. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40