Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rafael Soares Goncalves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Dynamiques Comparées des Sociétés en Developpement - Université de Paris VII - Denis Diderot (2003), doutorado em Histoire et civilisations - Université de Paris VII - Denis Diderot (2007) e pós-doutorado no Laboratório de Antropologia da escrita da École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (2008). Desde 2009 é professor do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (professor associado 1). Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2012-2021), bolsista de produtividade do CNPQ (PQ 2-CA Psicologia/Serviço Social) desde 2016 e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2021. Coordena o Laboratório de Estudos urbanos e socioambientais (LEUS) desde 2010 e é associado ao Laboratório Lemetro-InEAC/UFF e LAVUE/CNRS (Paris). É o editor científico da Revista O Social em Questão (A2-Serviço Social). Em uma perspectiva interdisciplinar, suas pesquisas se concentram sobretudo no campo dos estudos urbanos (História Urbana, Sociologia urbana e Direito Urbanístico). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4960734561594746 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social. Rua Marquês de São Vicente, 225 (Vila dos Diretórios - casa 209) Gavea 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 35271290
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2021-Atual. Memoria, Informalidade Urbana e Politicas Publicas
      Descrição: O objetivo principal do projeto se volta para a reconstituição da história urbana da informalidade no Rio de Janeiro, analisando os processos de consolidação dos bairros informais, as formas de controle e gestão estatal desses espaços, assim como o uso da memória nas formas de mobilização política dos moradores. Além da pesquisa em fundos documentais, o projeto fará uso da História Oral, apresentando três eixos de pesquisa: i) história e memória das favelas do Rio de Janeiro; ii) história e memória dos projetos de habitação social e iii) projetos e políticas de memória das favelas cariocas. Se o Rio de Janeiro é o foco principal da pesquisa, o presente projeto se justifica pelo esforço em inserir essa reflexão no pensamento urbano latino-americano, a partir de um esforço de reconstrução desse pensamento e de comparação do caso carioca com outras metrópoles do continente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    2. 2020-Atual. A Covid-19 como situacao limite: experiencias e memoria historica na producao de conhecimentos em saude com favelas do Rio de Janeiro
      Descrição: O problema e o objetivo do projeto enfocam a necessidade de analisar a tessitura histórica das respostas produzidas pelos coletivos das favelas a Covid19, a fim de ampliar o conhecimento sobre um aspecto pouco enfocado nos processos de determinação social da saúde - a memória coletiva, a experiência e cultura local. Busca-se ainda compreender as formas de participação social dos moradores e coletivos de favelas, refletindo sobre as bases de uma vigilância popular em saúde, capaz de contribuir para o fortalecimento do SUS . O projeto será realizado em três complexos de favelas -Alemão, Manguinhos e Rocinha - com base na metodologia qualitativa, recorrendo à pesquisa participante, com a formação de uma Comunidade de Pesquisa Ação em cada favela, responsável por atividades junto aos coletivos, como levantamento de dados de campo, entrevistas e oficinas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Integrante / Marize Bastos da Cunha - Coordenador / Fatima Regina Pivetta - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    3. 2019-Atual. Genese e consolidacao dos bairros informais na America Latina a partir do caso das favelas cariocas
      Descrição: O presente projeto pretende analisar o processo de formação e consolidação dos bairros informais, tendo como estudo de caso as favelas no Rio de Janeiro. Almeja-se compreender o processo de construção da noção de informalidade e seus impactos sobre a consolidação e gestão dessas áreas. Trata-se da bolsa de Pesquisador de Produtividade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    4. 2019-Atual. A cidade informal no seculo 20: politica urbana e administracao de populacoes
      Descrição: Esse projeto parte da hipótese que o desenvolvimento dos bairros informais significa menos a aparição de novos modos de produção da cidade do que a relegação à ilegalidade de formas de produção urbana já existentes. O projeto pretende trabalhar a história dos bairros informais ao longo do século XX sobre o ângulo das formas de tratamento da questão pelos poderes públicos. O foco se volta para a construção jurídica e administrativa das categorias da cidade informal (favelas, bidonvilles, barriadas, townships...) e para os modos de administração das pessoas que ali residem. O projeto consiste em uma pesquisa comparativa e colaborativa. Pretende-se trabalhar de forma comparativa a emergência dos bairros informais em várias metrópoles do mundo a partir de um protocolo de pesquisa, que é seguido pelos participantes do projeto e apresentado em dois seminários anuais abertos e em reuniões fechadas de trabalho da equipe. O projeto está sendo desenvolvido com as seguintes instituições: Universitat di Macerata(Itália); Université de Paris 1 (França); CNRS (França); Universidad de Santiago (Chile); Pontificia Universidad Javeriana de Cali (Colombia); Leeds University (Reino Unido); Chicago University (EUA); Universidad Nacional Autónoma de Mexico; Université Paris 8. A iinteração futura planejada é com: Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina); Universidad Nacional Autonoma de Monterrey (México); Universidad Nacional de Avellaneda (Argentina); Universidad de San Marco (Peru); The City University of New York (EUA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    5. 2018-2021. Genese e consolidacao dos bairros informais na America Latina a partir do caso das favelas cariocas
      Descrição: O presente projeto pretende analisar o processo de formação e consolidação dos bairros informais, tendo como estudo de caso as favelas no Rio de Janeiro. Almeja-se compreender o processo de construção da noção de informalidade e seus impactos sobre a consolidação e gestão dessas áreas. As particularidades das formas de habitar nesses espaços não podem conduzir a uma reflexão que os separe do restante da cidade. O interesse é compreender como tais práticas informais produziram formas de habitar integradas à dinâmica urbana. Esse projeto apresenta duas dimensões: em primeiro lugar, pretende-se aprofundar a reflexão sobre a história das favelas cariocas. A reflexão histórica se manifesta como objetivo e instrumento metodológico para melhor compreender as expressões urbanas atuais da ?questão social?. Busca-se compreender o processo histórico de construção do direito à cidade, que se manifesta, sobretudo, pela luta dos moradores pelo direito à permanência. O enfoque histórico priorizará o período do pós-guerra, quando a expansão dos bairros informais e a reflexão sobre tal fenômeno ganham maiores proporções na América Latina. Se a cidade do Rio de Janeiro e suas favelas são o campo principal de pesquisa, a segunda dimensão do projeto pretende construir uma reflexão comparada com outras realidades latino-americanas. Almeja-se, assim, consolidar redes de pesquisa com pesquisadores latino-americanos e/ou latino-americanistas para formular pesquisas, seminários e publicações, que instiguem a comparação das experiências de outras metrópoles latino-americanas com o caso carioca. A partir dessas duas dimensões, serão priorizados três eixos de análise: i) as formas de mobilização política dos moradores dos bairros informais; ii) as estratégias de consolidação dos bairros informais e, por fim, iii) as formas de controle e administração estatal dos bairros informais. Bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    6. 2018-2021. A assistencia social nas favelas cariocas: 1945-1964
      Descrição: Esse projeto dialoga com os projetos principais sobre a informalidade urbana em uma perspectiva histórica. Trata-se de discutir a prática profissional no período mencionado nas favelas cariocas através da análise de fichas de assistentes sociais da Fundação Leão XIII e da Cruzada São Sebastião.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Josiane Aparecida do Vale - Integrante.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    7. 2018-2020. COMMUNS FONCIERS URBAINS POUR L?HABITAT Quelle contribution a l?inclusion urbaine dans les Suds ?
      Descrição: Les communs se définissent comme des situations où les usagers s?organisent pour élaborer et mettre en ?uvre les règles de gestion d?une ressource[3]. L?approche des communs constitue une philosophie politique centrée sur une troisième voie ? plus ou moins autonome ? en matière d?organisation de l?action collective, entre l?État et le marché : celle de citoyens et des usagers, mettant l?accent sur des logiques de partage et d?usage plutôt que de pleine propriété individuelle. Dans cette recherche, inscrite en géographie, urbanisme et sciences sociales et visant les villes du Sud global, nous nous situons dans le courant des communs urbains qui considère les communs comme un paradigme du partage, de la lutte contre l?exclusion et les inégalités. Nous relions la thématique des communs à celle de la ville inclusive, notamment promue par les agendas internationaux.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Integrante / Eric Denis - Coordenador / Claire Simmoneau - Integrante / Irène Salenson - Integrante. Financiador(es): Agence Française de développement - Bolsa.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    8. 2018-Atual. Da remocao a permanencia: Historia e Memoria da Urbanizacao das Favelas Cariocas
      Descrição: O auge do período de remoções de favelas, ocorrido entre 1962 e 1975, culminou com a transferência de aproximadamente 140 mil pessoas para conjuntos habitacionais situados em áreas distantes da cidade do Rio de Janeiro. Esse processo provocou profundas alterações na cidade com a eliminação de grande parte das favelas localizadas na Zona Sul, sobretudo no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. O fracasso dessa política habitacional junto com o processo de democratização permitiu a construção de um novo discurso voltado para a urbanização das favelas. O Rio de Janeiro tornou-se um grande laboratório de políticas urbanas e todas as esferas de poder investiram em políticas de urbanização. Do final dos anos 1970 aos anos 1990, a cidade se tornou um centro importante de construção de conhecimento sobre tais intervenções, tornando-se um modelo, por órgãos de fomento internacional, replicado para a América Latina e mesmo para outros países do mundo. O presente projeto pretende compilar tal memória, produzindo um acervo de entrevistas com técnicos, políticos e lideranças das favelas e de fora delas, que estiveram diretamente envolvidos na produção de conhecimento e na aplicação de políticas de urbanização de favelas na cidade do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Mauro Amoroso - Integrante / Mario Brum - Integrante / Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos - Integrante / Leandro benmergui - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    9. 2016-2019. Titulo: Ecologie sociale dans les jardins : une exploration de la dynamique d'education a l'environnement. Etude croisee Afrique du Sud/Bresil/France
      Descrição: Análise do processo de educação ambiental em Jardins Botânicos (Rio de Janeiro, Cidade do Cabo e Paris). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Integrante / Nadia Belaidi - Coordenador. Financiador(es): Muséum National d'Histoire Naturelle - Cooperação.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    10. 2016-2018. Titulo: Formas de habitar, Direito a Cidade e os bairros informais
      Descrição: O projeto pretende discutir o conceito de informallidade urbana, á partir das práticas dos moradores. A ênfase será dada em relação ao caso do Rio de Janeiro, mas o projeto pretende dialogar com fontes de outras cidades do Brasil e da América Latina. Trata-se de projeto de produtividade do CNPQ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 33
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    11. 2016-Atual. Titulo: La ville informelle au 20e siecle : politique urbaine et administration des populations
      Descrição: L?importance de l?urbanisation irrégulière dans la formation des villes est une caractéristique commune des sociétés des deux rives de la Méditerranée et de l?Amérique ibérique depuis le 19e siècle. Ce projet propose d?en faire l?histoire sous l?angle de son traitement par les pouvoirs publics. Ce faisant, il s?agit 1. d?analyser dans la longue durée cette genèse historique des catégories administratives de ville informelle ou irrégulière et de l?inscrire dans un cadre transnational ; 2, de mettre en lumière l?administration des populations de travailleurs pauvres et migrants par les politiques ciblant les bidonvilles et d?éclairer ainsi les rapports de pouvoir qui caractérisent cette relation entre l?État et ces individus, selon les différents régimes et contextes politiques considérés ; 3. de contribuer à l?histoire du renouvellement du politique dans les années 1960-70 sous l?impulsion des mouvements citadins qui émergent alors dans ces quartiers, motivées par les relations de pouvoir qui s?y jouent ; 4. de contribuer enfin à l?histoire des sciences sociales dont un épisode s?écrit dans les années 1950-70 dans les bidonvilles, où un groupe d?acteurs composite mène ensemble enquête, action sociale, et action politique. Pour cela, les différents membres du projet, travaillant chacun sur une ville différente (Madrid, Rome, Rio de Janeiro, Alger, Casablanca, Paris), se donneront un protocole de recherche commun.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Integrante / Charlotte Vorms - Coordenador / Francesco Bartolini - Integrante / James House - Integrante / Brodwyn Fischer - Integrante / Rafael da Costa Gonçalves de Almeida - Integrante. Financiador(es): Mairie de Paris - Auxílio financeiro / Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    12. 2015-2020. Titulo: Representaciones del auge y la segregacion en ciudades latinoamericanas. Elementos simbolicos de historia economica, politica y social. 1945 ? 2015.
      Descrição: Analisar comparativamente um conjunto de representações sociais elaboradas sobre as cidades de Cali (Colombia) e Rio de Janeiro (Brasil), entre 1945 y 2015, como componentes simbólicos característicos do processo de construção social do espaço urbano. Em parceria com a Universidade Javeriana de Cali, o projeto pretende ampliar paulatinamente o seu foco de análise para outras cidades latinoamericanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Ricardo Rodriguez Quinteros - Integrante. Financiador(es): Pontificia Universidad Javeriana - Cali - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    13. 2015-2019. Titulo: TRAME (transition metropolitaine et centralites dans les villes bresiliennes dans la premiere moitie du XXe siecle)
      Descrição: A metrópole no Brasil surge por volta dos anos 1930, a partir de uma mudança de escala na produção da cidade, que define a alocação dos recursos no espaço com o desenvolvimento de centralidades muito além do centro histórico tradicional. Esse contexto resulta igualmente na conjugação de dinâmicas demográficas e migratórias e de um modelo econômico centralizado na industrialização. O presente projeto propõe de estudar a transição metropolitana no decorrer da primeira metade do século XX, com o objetivo de estabelecer as matrizes sociológicas que se mantém nos dias atuais: nos usos diferenciados da cidade segundo as categorias sociais e através de modelos políticos e urbanísticos que vão sendo elaborados. Trabalhando nos casos das metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo, historiadores, geógrafos, urbanistas e sociólogos estudarão os objetos geográficos que emergem no período e os seus modelos sociológicos correspondentes. O projeto envolve pesquisadores da USP, Universidade de Paris VII e do IRD (Institut de recherche au Developpement) e é financiado pelo PICS (Projet international de coopération scientifique). https://www.cnrs.fr/derci/spip.php?article51. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Jerome Tadie - Integrante / Aurélia Michal - Integrante / Sylvain Sochaud - Integrante / Sarah Feldman - Integrante / Renato Cymbalista - Integrante / Fraya Frehse - Integrante / Dominique Vidal - Integrante / Manuela Martini - Integrante / Ana Lucia Duarte Lanna - Integrante. Financiador(es): CNRS FR 3009 - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    14. 2015-2017. Titulo: A Construcao do Direito a Cidade. Estudos Comparativos da Formacao, consolidacao e regulacao de Favelas no Rio de Janeiro
      Descrição: Projeto realizado através do Edital de Jovem Cientista do Nosso Estado para o triênio 2015-2017. O projeto pretende fazer uma revisão bibliográfica e documental sobre a discussão na América Latina, procurando fazer uma reflexão mais específica sobre o caso das favelas cariocas. Pretende-se trabalhar sobre a mobilização política pelo Direito à Cidade nas favelas cariocas, trabalhando sobretudo o período de 1945-1964. Além das mobilização pelo Direito à permanência e contra as remoções, o projeto busca analisar as formas de organização e regulação desses espaços através da reflexão sobre a instalação de serviços coletivos, como água e eletricidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    15. 2014-2016. Titulo: Politicas urbanas, mobilizacao politica e a regulacao das favelas cariocas
      Descrição: Edital FAPERJ Nº 41/2013 - Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro ? 2013. O objetivo principal do projeto é analisar as políticas públicas em relação às favelas no contexto atual de desenvolvimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, buscando refletir sobre as novas formas de regulação das favelas cariocas. O projeto se divide em quatro grupos de trabalho: i) Formalização e gestão dos serviços coletivos em favelas, ii) Mobilização Política nas Favelas Cariocas, iii) Entre o local e o Global: turismo e refúgio nas favelas cariocas, iv) O retorno das remoções a gramática política carioca. O projeto envolve pesquisadores do Departamento de Serviço Social e de História da PUC-Rio, além de pesquisadores da FEBF-UERJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Valéria Pereira Bastos - Integrante / Mario Brum - Integrante / Rômulo Matos - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    16. 2013-2013. Titulo: Construcao de propostas para a melhoria do ambiente regulatorio de negocios em favelas
      Descrição: Contribuir, com base no incremento da segurança jurídica e na reformulação de práticas inadequadas, para a diminuição da desigualdade e o aumento da justiça no tratamento dos negócios em favelas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Alex Ferreira Magalhães - Integrante / Kone Cesário - Integrante. Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro - Bolsa.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    17. 2012-2016. Titulo: Les parcs nationaux dans les metropoles des pays emergents (UNPEC)
      Descrição: Projeto de ensino/pesquisa e extensão, envolvendo professores, alunos, pesquisadores e gestores de unidades de conservação. O projeto promove um intercâmbio internacional e interinstitucional, envolvendo a administração dos parques nacionais da Tijuca (Rio de Janeiro, o Table Mountain National Park (Cidade do Cabo), o Sanjay Gandhi National Park (Mumbai) e o Nairobi National Park (Nairóbi), assim como instituições de Pesquisa (PUC-Rio, Universidade de Paris X, Paris I e o Tata Institute of Social Sciences (Mumbai). O projeto busca analisar as interfaces entre parques nacionais e grandes metrólopes dos países do sul, trabalhando especificamente as cidades do Rio de janeiro, Mumbai, Nairobi e Cidade do Cabo. No âmbito desse projeto, foram organizados os Seminários Internacionais BiodiverCity, reunindo pesquisadores, alunos, técnicos e gestores urbanos e dos parques em questão: Paris (2010), Rio de Janeiro (2012), Cidade do Cabo (2014) e, por fim, Marseille (2015).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador / Louise Bruno - Integrante / Frédéric Landy - Integrante. Financiador(es): Agence Nationale de la Recherche - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    18. 2012-2013. Titulo: Espacos Urbanos Seguros
      Descrição: Trata-se de uma iniciativa da UN-Habitat e em parceria com três cidades (Vitória/(ES, Lauro Freitas/BA)e Contagem/MG) para a realização de um guia sobre espaços urbanos seguros. O projeto consistiu na visita dessas cidades e em pesquisas documentais e bibliográficas sobre o tema na América Latina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Un-Habitat - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    19. 2011-2014. Titulo: Direito a cidade e a construcao social do risco. Favelas e conflitos socioambientais na cidade do Rio de Janeiro
      Descrição: O presente projeto pretende analisar os conflitos entre a garantia do direito à cidade e o emprego frequente da noção do risco socioambiental. O projeto de desdobra em três frentes: a) uma análise histórica da influência das catástrofes no estímulo de políticas públicas e construção de conhecimentos referentes ás favelas cariocas, b) uma análise do uso da noção do risco como instrumento de legitimação jurídica de conflitos fundiários no Rio de Janeiro, c) um estudo de caso recente a partir das chuvas de abril 2010. Esse projeto é financiado no âmbito da bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado - 2012-2014 (FAPERJ) e da Bolsa de Produtividade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011-2015).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    20. 2010-2015. Titulo: Informalite, pouvoirs et envers des espaces urbains (INVERSES)
      Descrição: Este projeto visa analisar os desdobramentos políticos da informalidade, analisando como tais práticas influenciam diretamente nos procedimentos de gestão e governo das cidades. O presente trabalho, comparativo, estudará as cidades do Rio de Janeiro, Jacarta, Dakar e Lima. O projeto envolve pesquisadores de diversas universidades francesas e do IRD (institut de recherche du Developpement).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Integrante / Nicolas Bautes - Integrante / Jerome Tadie - Coordenador / Marie Morelle - Integrante / Alexis Sierra - Integrante. Financiador(es): Mairie de Paris - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.
    21. 2010-2012. Titulo: Favelados, mas Trabalhadores
      Descrição: O projeto pretende através de fontes diversas (documentos, jornais, história oral) reconstruir a história pioneira da União dos Trabalhadores Favelados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rafael Soares Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Soares Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Cientista do Nosso Estado : 2021 - 2023, FAPERJ.. 2021.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    2. Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ2 (CA - Serviço Social/Psicologia), CNPq.. 2019.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    3. Jovem Cientista do Nosso Estado : 2018 - 2020, FAPERJ.. 2017.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    4. Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ2 (CA - Serviço Social/Psicologia), CNPQ.. 2016.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    5. Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de SERVIÇO SOCIAL pela tese de Monica Barison sob minha orientação., CAPES.. 2016.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    6. Jovem Cientista do Nosso Estado : 2015 - 2017, FAPERJ.. 2016.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    7. 1? Cine Favela Festival/categoria "Favela Ontem" (Documentário: Doutor Magarinos: Advogado do Morro, 1? Cine Favela Festival-Rocinha.. 2015.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    8. Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2017), FAPERJ.. 2014.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    9. PRÊMIO DANNA MERRIL: MELHOR DOCUMENTÁRIO (Para Doutor Magarinos, advogado do Morro), TROFÉU MAPINGUARI - FESTCINENAMAZÔNIA (Rondónia).. 2014.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    10. IV Prêmio CREA/RJ Oscar Nyemeyer de trabalhos científicos e tecnológicos. Dissertação de mestrado prof em eng urbana e ambiental da aluna Andrea Cito Marinho, (orientador: Rafael Soares Gonçalves), CREA/RJ.. 2014.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    11. Jovem Cientista do Nosso Estado : 2012 - 2014, FAPERJ.. 2011.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.
    12. Bolsa de Produtividade, PUC-Rio.. 2011.
      Membro: Rafael Soares Gonçalves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (217)
    1. 31º ANPUH.Movimentos Sociais, Movimentos Populares: possibilidades de pesquisa na contemporaneidade. 2021. (Seminário).
    2. 31º ANPUH/ST 055. Habitação e direito à cidade: favelas, subúrbios, periferias e assentamentos informais no Brasil.A Fundação da Casa Popular e os Iglus de Guadalupe (Rio de Janeiro). 2021. (Simpósio).
    3. Curso de extensão ? Teorias e práticas para o enfrentamento de violações aos direitos humanos. História das favelas entre remoções e resistências. 2021. (Congresso).
    4. International Symposium on Evolving Inclusive Communities for Greater Solidarity.COVID 19 AND THE FORMS OF SOCIAL RESISTANCE IN THE RIO FAVELAS. 2021. (Simpósio).
    5. International Webinar: Leaving No One Behind - Water and Inequalities. Rains Disasters in Rio de Janeiro´s Favelas and the Community Reforestation Project for the City's Hillsides. 2021. (Congresso).
    6. Por um Plano Diretor Popular (Live do Conselho Popular).O debate sobre as AEIS. 2021. (Encontro).
    7. Questão urbana: da informalidade ao capital social.Questão urbana: da informalidade ao capital social. 2021. (Encontro).
    8. Seminaire de la Revue Brésils.Quand le maire remonte le morro : les interventions de Pedro Ernesto dans les favelas de Rio de Janeiro (1931-1936). 2021. (Seminário).
    9. Seminário do projeto Copolis.Co-production sociale de la ville et recherch citoyenne. Regards croisés sur les quartiers populaires et précaires en France et au Brèsil. 2021. (Seminário).
    10. Seminário Internacional HISTÓRIA DA HABITAÇÃO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA - Mesa 06.Migrações, a questão urbana e os movimentos populares. Casos do Chile e Brasil.. 2021. (Seminário).
    11. Seminário para alunos da Baruch College/City University of New York (CUY).Favelas in Rio de Janeiro. 2021. (Seminário).
    12. VI Seminário Internacional do Mundos do Trabalho. Os trabalhadores e práticas urbanas.Práticas informais urbanas e luta pela permanência: trabalhadores favelados no pós-segunda guerra. 2021. (Seminário).
    13. XIX Congrès AHILA (Association d'Historiens Latino-américanistes).Disputa entre comunistas y católicos en las favelas cariocas (1945-1964).. 2021. (Simpósio).
    14. 5º Encontro de GTs Cidade, Favela e Patrimônio.Processo de renovação do Plano Diretor. 2020. (Encontro).
    15. A geografia da Pandemia: favela-mundo.A geografia da Pandemia: favela-mundo. 2020. (Encontro).
    16. Brazilian Debates.Rights, social dynamics, and the favelas of Rio de Janeiro. 2020. (Encontro).
    17. Communs fonciers urbains pour l'habitat.The urban special collective adverse possession in Brazil: the case of Chácara do Catumbi. 2020. (Seminário).
    18. Encontro Sede X Seccionais do CRESS/RJ.A importância da organização política de Assistentes Sociais nos NUCRESS's: territórios em debate. 2020. (Encontro).
    19. Fabrica suburbana: estudos urbanos.Direito à cidade ou cidade partida? Uma análise social do território.. 2020. (Encontro).
    20. FORO XCVIII: Fortalecimiento de la Institucionalización de la RSU en AUSJAL.Amazônia e o contexto brasileiro. 2020. (Oficina).
    21. Latin American History Workshop at the University of Chicago."Só não é o melhor dos bas-fond por ser a mais linda colina do Rio". Repercussões da visita de Marinetti ao Morro da Favela em 1926.. 2020. (Oficina).
    22. Live da Especialização em Assistência Social e Direitos Humanos e da PUC-Rio.Favelas: desigualdades e potencialidades. 2020. (Oficina).
    23. Live do coletivo Malês.Formas de resistência social antes, durante e após a pandemia. 2020. (Encontro).
    24. Live do Projeto de extensão NATEP UERJ.Açoes da Favela contra a Covid 19. 2020. (Encontro).
    25. Live do vereador Reimont.Associação de moradores. O que é e qual é a sua função?. 2020. (Encontro).
    26. Propriedade e as favelas.Covid e as favelas. 2020. (Encontro).
    27. Seminário de mestrado em História.Neolibéralisme en Amérique Latine. 2020. (Seminário).
    28. Seminário do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (C.Conflitos socioambientais e sustentabilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro. 2020. (Encontro).
    29. 1º Seminário Goiânia a contrapelo: história urbana, movimentos sociais e informalidade..A informalidade urbana em questão: debate metodológico e epistemológico a partir da história das favelas cariocas. 2019. (Seminário).
    30. Brazilian Seminars.Favelas in Rio: spaces of segregation or integration?. 2019. (Seminário).
    31. Ciudades informales. la experience en las favelas brasileña..Ciudades informales. la experience en las favelas brasileña.. 2019. (Encontro).
    32. Conference: Les favelas de Rio de Janeiro: Histoire et Droit.Les favelas de Rio de Janeiro: Histoire et Droit. 2019. (Encontro).
    33. Conference Alternatives: Les élections bresiliennes, l'extrême droite et la question de la securité publique à Rio de Janeiro.Les élections bresiliennes, l'extrême droite et la question de la securité publique à Rio de Janeiro. 2019. (Encontro).
    34. Conversatorio sobre o livro Favelas de Rio de Janeiro. Historia y Derecho.Favelas de Rio de Janeiro. Historia y derecho. 2019. (Encontro).
    35. Droit, informalités et approches spatiales.Rio de Janeiro: entre liberalisation économique et approches sécuritaires. 2019. (Seminário).
    36. Favelas: Histoire, culture et enjeux.Favelas, muséologie social et mobilisation politique. 2019. (Seminário).
    37. I seminário do Grupo de Estudos sobre Territórios e Zona Oeste.A relação histórica entre Estado e favelas. 2019. (Seminário).
    38. La informalidad urbana en el siglo XX: miradas cruzadas.Variantes latinoamericanas de la informalidad: el caso de Rio de Janeiro. 2019. (Seminário).
    39. Master d´urbanisme.Les politiques de mémoire au coeur des mouvements sociaux favelados actuels. 2019. (Seminário).
    40. Master en Histoire urbaine.Les politiques de mémoire au coeur des mouvements sociaux favelados actuels. 2019. (Seminário).
    41. Master en Histoire urbaine.La guerre froide à Rio de Janeiro. Communistes et catholiques dans les favelas cariocas (1945-62). 2019. (Seminário).
    42. Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos.Favela, periferia e ditadura. 2019. (Seminário).
    43. Porto Maravilha 10 anos: passado, presente e futuro da zona portuária.Justiça espacial e direito à cidade: um olhar sobre a zona portuária". 2019. (Seminário).
    44. Roda de Conversa Gestão de Desastres e Serviço Social.Gestão de Desastres e Serviço Social. 2019. (Seminário).
    45. Seminaire Labex.La guerre froide à Rio de Janeiro. Communistes et catholiques dans les favelas cariocas (1945-62). 2019. (Seminário).
    46. Seminaire REMA (Recherches sur les Mondes Américains). Le travail social de l?Église catholique dans les favelas de Rio de Janeiro à l?après-guerre.. 2019. (Congresso).
    47. Seminaire VESPA/INRS: Penser la ville latinoamericaine: le cas des favelas de Rio de Janeiro.Penser la ville latinoamericaine: le cas des favelas de Rio de Janeiro. 2019. (Oficina).
    48. Seminário CAFUR: faisceau de droits et hybridités du droit.Le débat autour de la question foncière à Rio de Janeiro. 2019. (Seminário).
    49. Seminário de Master em História Urbana.La categorie juridique « favela » à Rio de Janeiro : un système de gouvernement?. 2019. (Seminário).
    50. Seminário doutoral de História da América Latina de Paris 1.Aux marges de la ville, aux marges de l´Histoire? Les débats politiques et academiques sur les favelas de Rio de Janeiro dans la période d´aprés-guerre.. 2019. (Seminário).
    51. Transições metropolitanas. E centralidades nas cidades brasileiras no breve século XX..Cidade Nova, Praça onze a abertura da Avenida Presidente Vargas. Apagamento, ressurgência e enquadramento da memória na pequena África do Rio de Janeiro. 2019. (Seminário).
    52. UniverCEDAE.Em busca do "precioso líquido": história de acesso à água e produção do espaço nas favelas cariocas. 2019. (Encontro).
    53. VII Encontro de homólogos da AUSJAL em Responsabilidade Social Universitária.A Responsabilidade Social Universitária na PUC-Rio. 2019. (Encontro).
    54. 1º Fórum Suburbano.Direito ao subúrbio. 2018. (Encontro).
    55. 1º Seminário Latinoamericano: Teoria y políticas sobre asentamientos populares.Pensar la historia de los asentamientos populares: el uso de la memoria como instrumento de lucha por el derecho a la ciudad.. 2018. (Seminário).
    56. 1º Seminário Latinoamericano: Teoria y políticas sobre asentamientos populares.Genealogia de los asentamientos populares na America latina:origen, desarolllo, y debate en torno a la historia. Los barios y sus ciudades. 2018. (Seminário).
    57. A Produção da Cidade Informal no século XX.As margens da cidades, às margens da História? Reflexões teórico-metodológicas das pesquisas históricas sobre a cidade informal. 2018. (Seminário).
    58. Denombrer les baraques, recenser leurs habitants..Recensements, assistance sociale et présence de l´èglise Catholique dans le favelas de Rio de Janeiro dans l´après-Guerre. 2018. (Seminário).
    59. Faire en commun pour l'habitat. Les communs fonciers urbains dans les Suds et ailleurs, points de vue de chercheurs et d?acteurs de terrains.Les communs fonciers urbains dans le contexte de la régularisation foncière au Brésil : le cas de la prescription acquisitive spéciale urbaine collective.. 2018. (Seminário).
    60. III UrbFavelas.Repensando o programa papel passado: uma análise crítica sobre projetos de regularização fundiária a partir do caso do conjunto habitacional Carlos Gomes e Comunidade Hípica. 2018. (Seminário).
    61. IV SIMEGER.Direito à cidade, emancipação, trabalho e desigualdade de gênero. 2018. (Simpósio).
    62. O Rio (re)visto de suas margens 2.Violência Urbana e Políticas de (in)segurança. 2018. (Seminário).
    63. O Rio revisto de suas margens.Exibição do documentário; Nossos mortos tem voz.. 2018. (Seminário).
    64. Políticas públicas e o Direito à Cidade.Debate em torno da urbanização ode favelas. 2018. (Oficina).
    65. Políticas urbanas e ambiente: riscos, vulnerabilidades e desastres..São as águas de março fechando o verão...Chuvas, desastres e favelas cariocas em uma perspectiva histórica.. 2018. (Seminário).
    66. Seminário Políticas Públicas e Direito à cidade.Debate em torno de Urbanização de Favelas. 2018. (Seminário).
    67. Table-ronde interdisciplinaire. Le GRECAL (Groupe de Recherche et d?Etudes Critiques sur l?Amérique latine).Les Marges Urbaines: regards croisés sur la fabrication de la ville contemporaine. 2018. (Encontro).
    68. Violência e Poder. Cidadania em Risco.Violência urbana no Rio pós-olímpico: da vitrine nacional à intervenção federal. 2018. (Seminário).
    69. XVI ENPESS.Cidades, desastres e políticas urbanas. 2018. (Encontro).
    70. XVI ENPESS.A luta pelo direito à cidade: a luta dos moradores do Horto florestal do Rio de Janeiro contra a remoção. 2018. (Encontro).
    71. As inovações da Medida provisória 759/2016 no contexto da regularização fundiária.As favelas, os favelados e o Estado. 2017. (Seminário).
    72. Atelier de design International (Université du Québec et ONG urbanistes du monde).Les transformations de la Zone Portuaire de Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).
    73. Bidonvilles, favelas, baracche Genèse politique et administrative des catégories de la ville informelle 19e-20e siècle.De l´habitat précaire á l´espace irrégulier : la consolidation des favelas comme catégorie urbaine à Rio de Janeiro (1850-1950).. 2017. (Seminário).
    74. Brazilian Seminars 2017 Edition.Favelas in Rio: spaces of segregation or integration?. 2017. (Seminário).
    75. Comunidade sem turberculose.Exibição do filme Doutor Magarinos - advogado do Morro. 2017. (Encontro).
    76. Encontro sobre cidades.Gênese e consolidação dos "bairros informais": formas de habitar, políticas urbanas e o direito à cidade.. 2017. (Encontro).
    77. Favelas de Rio: los significados de la propriedad.Favelas de Rio: los significados de la propriedad. 2017. (Seminário).
    78. III Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia.Ditadura e grupos subalternos. 2017. (Simpósio).
    79. Informalidad urbana.La historia de las favelas de Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).
    80. Jornadas comemorativas dos 30 anos do PPGE/UFF.Cidade e Sustentabilidade. 2017. (Encontro).
    81. O Rio revisto de suas margens.Percepções do risco e questão ambiental. 2017. (Seminário).
    82. relançamento da quarta edição do Livro Quando a Rua vira casa..relançamento da quarta edição do Livro Quando a Rua vira casa.. 2017. (Encontro).
    83. Trabalho de pesquisa com equipes da Braunschweig University of Technology.Rio de Janeiro´s Favelas as a Form of Settlement in an Urban Context. 2017. (Encontro).
    84. Trabalho de pesquisa com equipes da Braunschweig University of Technology.Public Services in the Favelas - the Supply of Electrical Energy and Water. 2017. (Encontro).
    85. VI Encontro de Pesquisadores do Parque Nacional da Tijuca.Gestão Socioambiental: mediação de confl itos em um Parque urbano. 2017. (Encontro).
    86. 4º Seminário Internacional: O mundo dos trabalhadores e seus arquivos.Trabalhadores e favelados? Reconfigurações urbanas do Rio de Janeiro e formas de resistência dos trabalhadores favelados pelo direito à permanência. 2016. (Seminário).
    87. Ciudad latinoamericana, barrios populares, jovenes y construcción de paz. De las teorias de la marginalidad a la lucha por el derecho á la ciudad: La analisis de la informalidad urbana en América Latina á partir del caso de las favelas cariocas. 2016. (Congresso).
    88. Law, space and place. The legal definition of the informal city in historical perspective: the favelas of Rio de Janeiro between the right to the city and the right of the city. 2016. (Congresso).
    89. O que é periferia afinal. Módulo I - política e território na periferia.A regularização fundiária: a luta e resistência pela permanência nos bairros populares. 2016. (Oficina).
    90. Semana Jurídica.Refletindo sobre o movimento da reforma urbana. 2016. (Encontro).
    91. Seminário com o grupo de pesquisa Política Social y Desarollo.Las favelas de Rio de Janeiro: informalidad urbana y derecho a la ciudad. 2016. (Seminário).
    92. Seminário de pesquisa do projeto "Administrer la ville informelle".La législation urbaine concernant les favelas de Rio de Janeiro. 2016. (Seminário).
    93. Seminário PUC-Rio Expo HIS 2016 UIA2020 Rio.Experiência disciplinares no Habitat. 2016. (Seminário).
    94. Seminario sobre de favelas, ciudd y pobladores en Rio de Janeiro.Las favelas de Rio de Janeiro y el derecho á la permanencia en una perspectiva historica.. 2016. (Seminário).
    95. XV ENPESS.A cobertura midiática das chuvas de 2010 em relação às favelas do Rio de Janeiro.. 2016. (Encontro).
    96. As margens da cidade falam.Intervenções em favelas, riscos e remoções. 2015. (Seminário).
    97. BiovercCities 2015. Le parc, instrument pédagogique urbain?. 2015. (Congresso).
    98. De frente com o cientista/Museu Ciência e Vida.De frente com o cientista. 2015. (Encontro).
    99. Direito à cidade: teoria e prática.A construção jurídica das favelas. 2015. (Seminário).
    100. ENANPUH - 2015.Chuvas, desastres e políticas urbanas nas favelas cariocas. 2015. (Simpósio).
    101. Encontro CBCISS - Assistência na cidade do Rio de Janeiro: da Colônia aos dias atuais (XVI ? XXI).Favela e Assistência. 2015. (Seminário).
    102. Favela e Meio Ambiente: resignificando a sustentabilidade.Favela e Meio Ambiente. 2015. (Encontro).
    103. O Rio que se queria negar. As favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds.A atualidade de a Sociologia do Brasil Urbano. 2015. (Seminário).
    104. Outros RIOs possíveis: repensar os 450 anos da cidade através dos seus bairros populares.Favelas e as lutas pela permanência. 2015. (Seminário).
    105. Reconocimiento, Justicia y comunicación.Favelas y el derecho a la ciudad. Movilización politica y reconocimiento de derechos.. 2015. (Simpósio).
    106. Reconocimiento, Justicia y comunicación.Comunicación y reconocimiento: experiencias situadas sobre jovenes, indígenas, victimas y líderes comunitarios.. 2015. (Simpósio).
    107. Repenser les quartiers précaires: écrit, cheminements et interventions.Les favelas de Rio de Janeiro: aux marges de la ville, aux marges de l´histoire?. 2015. (Seminário).
    108. Rio 450 anos. Territórios e paisagens em transformação.Rio de Janeiro: política e cidadania. 2015. (Seminário).
    109. Rio de Janeiro: 450 anos fazendo história.Pelo direito de permanecer: favelas e transformações do espaço urbano carioca. 2015. (Seminário).
    110. Seminaire Interdisciplinarité 2015.L'éducation à l'environnement ou la promotion du lien. Une mise en discussion de la relation entre Biodiversité et lien social. 2015. (Seminário).
    111. Seminário Transitions métropolitaines brésiliennes 1900-1950.Mutations urbaines à Rio de Janeiro dans le contexte de l´Exposition Universelle de 1922. 2015. (Seminário).
    112. Ser Urbano (CAAU-PUC-Rio).Ser Urbano. 2015. (Seminário).
    113. Au coeur des villes bresiliennes: les cas de Rio et São Paulo.Au coeur des villes bresiliennes: les cas de Rio. 2014. (Encontro).
    114. Centre villes et centralités urbaines au Brésil.Centre villes et centralités urbaines au Brésil: le cas de Rio. 2014. (Seminário).
    115. Colloquium at the University of Texas at Austin, Racialized Geographies in Urban Brazil. Da teoria da marginalidade à luta pela permanência nas favelas cariocas. 2014. (Congresso).
    116. Comunidade: organização e desenvolvimento.Mobilização Política dos Favelados: influência do Partido Comunista no pós-Guerra. 2014. (Seminário).
    117. Conferência para agentes de campo do Programa Rio + Social.História das favelas do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).
    118. Conferência para o ensino médio do Colégio Pedro II. História das Favelas. 2014. (Congresso).
    119. III - BiodiverCities 2014 (Cidade do Cabo-África do Sul). L'éducation à l'environnement, un processus de justice environnementale?. 2014. (Congresso).
    120. III Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Associações populares, lutas de bairro e o direito à permanência das favelas cariocas. 2014. (Seminário).
    121. II Jornadas Internacionais de Antropologia do Conflito Urbano: Conex~pes Rio-Barcelona.A luta pela permanência. Modos de habitar e conflitos de urbanidade nas favelas cariocas pós-Segunda Guerra.. 2014. (Outra).
    122. I URB FAvelas - Seminario nacional sobre urbanização de favelas.A questão da mobilidade nos projetos de urbanização: o teleférico como modal de transporte nas favelas. 2014. (Seminário).
    123. Leis, conflitos e interesses na produção do espaço urbano.Planos Urbanos participativos: possibilidade de combate à exclusão e a à seletividade. 2014. (Seminário).
    124. Oficinas com lideranças do Morro do Salgueiro.Construção de redes e cidadania: Memória e direitos. 2014. (Oficina).
    125. Palestra para professores americanos em intercâmbio na PUC-Rio.Carioca favelas. 2014. (Seminário).
    126. Rio de Janeiro, uma cidade maravilhosa ou uma maravilhosa segregação?ão?.Magarinos Torres: Advogado do morro.. 2014. (Encontro).
    127. Seminário de Graduação em História - Universidad Trés de Febrero.Favelas do Rio de Janeiro: 1945-64. 2014. (Outra).
    128. Seminário de mestrado - Universidad Trés de Febrero (UNTREF).Implicaciones metodologicas de hacer história de los espacios informales urbanos. 2014. (Seminário).
    129. Seminário de pesquisa Territórios em Movimento: Avaliação participativa do PAC Favelas ? Rio de Janeiro na perspectiva da promoção da sáude e da justiça.Comentários sobre o projeto de pesquisa. 2014. (Seminário).
    130. Seminario LEUS: Desastres, Planejamento Urbano e Justiça Ambiental. Da Justificação ecológica à justiça ambiental. 2014. (Congresso).
    131. Worshop PUC-Rio and DREXEL University.Environment risks ans opportunities in communities. 2014. (Oficina).
    132. XIII Semana de Extensão da UNIVERSO - Juiz de Fora.A luta pela permanência: pelo direito de acessar a cidade e construir lugares. 2014. (Simpósio).
    133. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: saberes e práticas científicas.Mobilização Política e o direito à permanência nas favelas cariocas no pós-guerra. 2014. (Encontro).
    134. XX Semana do Meio Ambiente da PUC-Rio.Desafios Éticos da Sustentabilidade. 2014. (Seminário).
    135. Ciclo de Palestras Acadêmicas da UCAM - Campus Penha.Processo de favelização na contemporaneidade. 2013. (Simpósio).
    136. Colloque International ENGAGEMENTS ET TENSIONS AUTOUR DE LA RÉNOVATION URBAINE Expériences locales et comparaisons internationales. Rénovation urbaine et les nouvelles formes de mobilisation citoyenne à Rio de Janeiro.. 2013. (Congresso).
    137. Colloque International ENGAGEMENTS ET TENSIONS AUTOUR DE LA RÉNOVATION URBAINE Expériences locales et comparaisons internationales. POLITIQUES ET ACTEURS DE LA RENOVATION URBAINE À L?HEURE GLOBALE : UNE APPROCHE COMPARÉE. 2013. (Congresso).
    138. Conferência LNEC.A questão do risco como dispositivo justificador do retorno de políticas de remoção de favelas na cidade do Rio de Janeiro.. 2013. (Outra).
    139. Conferência para a equipe da UPP Social.Favelas do Rio de Janeiro: história e direito. 2013. (Encontro).
    140. Debate da Casa Fluminense e do laboratório LEU/CPDOC-FGV/RJ.Regulação e planejamento urbano nas favelas cariocas. 2013. (Encontro).
    141. Desastres ambientais, justiça socioambiental e o papel do Serviço Social.Desastres ambientais, justiça socioambiental e o papel do Serviço Social. 2013. (Seminário).
    142. Economia Solidária - reunião de trabalho para lançamento de projeto de pequisa.Economia Solidária no Brasil. 2013. (Encontro).
    143. Encontro do CIEE (Councill on International Education Exchange).Quilombos and Favelas: an historical perspective. 2013. (Encontro).
    144. Favelas do Rio de Janeiro. Percurso histórico e estatuto legal.Políticas fundiárias nas favelas do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).
    145. Feira do Empreendedor/SEBRAE.Proposição de revisão da legislação comercial para as favelas. 2013. (Seminário).
    146. História e Culturas Urbanas (Casa Rui Barbosa).Renovação urbana e grandes eventos no Rio de Janeiro em uma perspectiva histórica. 2013. (Seminário).
    147. II Colóquio Latino-americano sobre políticas de segurança e direitos humanos. Enfocando a primeira infância, infância e adolescência.criminalização da pobreza e "securitização" dos processos sociais: territórios, experiências e políticas públicas.. 2013. (Outra).
    148. I Oficina de Estudos Urbanos: interdisciplinaridade e desafios - CPDOC/FGV-RJ.Favelas, subúrbios e Periferias: velhos temas, novas perspectivas. 2013. (Oficina).
    149. IV Seminário Internacional do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar: "Olhares e diálogos sociológicos sobre as mudanças no Brasil e na América Latina".Ilegalidade, Política e Território na América Latina. 2013. (Seminário).
    150. Mesa redonda: Inseguridad en América Latina.A política das UPPs nas Favelas cariocas. 2013. (Outra).
    151. Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional do IPPUR-UFRJ.Favelas do Rio de Janeiro: História e direito. 2013. (Oficina).
    152. Semana de Direitos Humanos-Colégio Estadual André Maurois.Direito à cidade e o retorno de remoções de favelas no Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).
    153. Semana de História da PUC-Rio/2013.Grandes eventos e remoções de favelas. 2013. (Seminário).
    154. Séminaire « logement »/École Normale Supérieure.La construction juridique des favelas.. 2013. (Seminário).
    155. Seminário Internacional do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias do InEAC.A questão do risco e o retorno de remoções de favelas na cidade do Rio de Janeiro: o caso específico do Laboriaux, Rocinha.. 2013. (Seminário).
    156. XIII - SIMPURB - Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Cidade espetáculo e grandes eventos no Rio de Janeiro em uma perspectiva histórica. 2013. (Simpósio).
    157. XV ENAMPUR.Remoções forçadas no Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).
    158. 2º ISA Forum of Sociology Social Justice and democratizationn. La notion de risque environnementale et les favelas de Rio de Janeiro: la flexibilité du discours officielle dans le cas de la favela Rocinha. 2012. (Congresso).
    159. 36° Encontro anual da ANPOCS.Curso Livre : Favelas Cariocas. Ontem e hoje. 2012. (Encontro).
    160. 36° Encontro anual da ANPOCS.A construção social do risco e as remoções das favelas cariocas.. 2012. (Encontro).
    161. AS METRÓPOLES NA CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL.As metrópoles: entre o devir-favela da cidade e o devir-cidade das favelas. 2012. (Seminário).
    162. BiodiverCities Rio 2012. Políticas públicas e gestão de Unidades de Conservação Urbana. 2012. (Congresso).
    163. Cidade das Pessoas. Congresso de habitat popular e inclusão social. Renovação urbana e moradia popular no âmbito do projeto Porto Maravilha. Cidades das pessoas ou para o mercado?. 2012. (Congresso).
    164. Colloque Sociologie des approches critiques du développement et de la ville durable. Les catastrophes naturelles, le risque environnemental et le retour de la politique de. 2012. (Congresso).
    165. Conférence Magistrale - Laboratoire SEDET/Université Paris VII et LAVUE/Université Paris Val de Seine.Les Favelas comme objet juridique: perspectives historiques et enjeux actuels. 2012. (Seminário).
    166. Curso de Regularização Fundiária.Histórico das formas de apropriação da terra. Evolução da legislação Federal que disciplina o acesso à terra urbana no Brasil. 2012. (Oficina).
    167. Disciplina Desenho do Ambiente Urbano - FAU/USP.A constituição da favela como objeto jurídico no Brasil. 2012. (Seminário).
    168. ENPESS 2012.Catástrofes ambientais, a noção de risco e remoções forçadas nas favelas cariocas. 2012. (Encontro).
    169. European Association for Urban History. From Favela to Community. From Favela to Ex-Favela. Uses and contra-uses of the new classifications of peripheral urban areas in Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    170. História das favelas e da sociologia do Brasil urbano. A contribuição de Anthony Leeds. 2012. (Seminário).
    171. I CONGRESO LATINOAMERICANO DE ECOLOGÍA URBANA. A noção de risco e o retorno de remoções de Favelas em tempos de grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro.. 2012. (Congresso).
    172. Palestra 20 anos do CIEP Dr. Antoine de Magarinos Torres.Paletstra e apresentação do Filme Dr. Margarino: advogado do Morro. 2012. (Encontro).
    173. Palestra em escola municipal (CIEP - Dr. Antoine Magarinos Torres).Palestra sobre a vida e obra de Dr. Antoine de Magarinos Torres. 2012. (Encontro).
    174. Renovação urbana, mercantilização da cidade, desigualdades socioespaciais. Grandes eventos e transformações urbanas: Mudanças e retrocessos das políticas públicas e da legislação urbanística local em relação às favelas cariocas.. 2012. (Congresso).
    175. Semana de História PUC-Rio 2012.Favelas, espaços ilegais? A construção do conceito jurídico favela. 2012. (Seminário).
    176. Seminaire Commun Gecko-Prodig : Territoire et informalité en ville.Pour une histoire de l'informalité: droit à la ville et questions foncières dans les favelas de Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).
    177. Seminaire REMA - Réseaux Mondes Américains (Universidade de Paris VII).Histoire du logement populaire à Caracas (palestra de Serge Ollivier). 2012. (Seminário).
    178. Seminário da disciplina História do Brasil (Universidade de Paris VII).La Conquête du Brésil. 2012. (Seminário).
    179. Seminário da disciplina História Urbana (Universidade de Paris VII).Grands évènements à Rio de Janeiro dans une perspective historique. 2012. (Seminário).
    180. Seminário de Mestrado sobre a História da América Latina (Universidade de Paris VII).Les Favelas de Rio de Janeiro au XX siècle: construction d´une question de recherche. 2012. (Seminário).
    181. Seminário do LabHab - FAU/USP.A noção de risco e o retorno de remoções de Favelas em tempos de grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).
    182. Seminario Pacificação e transições como potencializar os pequenos negocios nas UPPs. 2012. (Seminário).
    183. Seminário REMA - Réseaux Amérique Latine (Universidade de Paris VII).Mouvements Sociaux et la question du logement aux années 50 à Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).
    184. Sociologie des approches critiques du développement et de la ville durables. Les catastrophes naturelles, le risque environnemental et le retour de la politique de rélogement des favelas à Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    185. VIII Semana de Humanidades do IUPERJ.O retorno das remoções e a construção social do risco nas favelas cariocas. 2012. (Seminário).
    186. XI Encontro Nacional de História Oral.A centralidade da UTF na reconstrução da memória dos movimentos associativos de moradores nas Favelas Cariocas. 2012. (Encontro).
    187. 1° Seminário Fluminense de Direito Urbanístico.A trajetória do Direito Urbanístico brasileiro nos últimos 30 anos. 2011. (Seminário).
    188. 35º Encontro Anual da Anpocs.O mercado do aluguel informal nas favelas do Rio de Janeiro e sua regularização numa perspectiva histórica. 2011. (Encontro).
    189. Aula Inaugural: Palestra UPP Social com o Dr. Ricardo M. dos S. Henriques.UPP Social. 2011. (Encontro).
    190. Colóquio Dispositivos urbanos e tramas dos viventes: ordens e resistências. Entre o legal e o ilegal: práticas e discursos sobre o urbano. 2011. (Congresso).
    191. Colóquio Jane Jacobs : 50 anos de Morte e Vida de Grandes Cidades. Rio-Cidade espetáculo. Grandes eventos e intervenções urbanas em uma perspectiva histórica. 2011. (Congresso).
    192. Curso de extensão - Favelas Cariocas: ontem e hoje.Favelas Cariocas : ontem e hoje. 2011. (Outra).
    193. Direito à Moradia.Direito à Moradia e Políticas públicas. 2011. (Seminário).
    194. Disciplina Produção da Habitação - Escola de Arquitetura da UFF (professor Gerônimo Leitão).Regularização Fundiária : uma perspectiva histórica. 2011. (Oficina).
    195. III Fórum de Grupos de Pesquisa em Direito Constitucional e Teoria do Direito.Regulação jurídica das favelas cariocas: entre a. 2011. (Seminário).
    196. Mesa Redonda: Políticas de ação Afirmativa: Desafios e Conquistas.Conferência de abertura. 2011. (Encontro).
    197. Pensar a Favela, pensar a História: uma homenagem a Jose Arthur Rios.Pensando as Favelas para Entender a Cidade. 2011. (Encontro).
    198. Second International Conference of Young Urban Researchers.Da luta pelos direitos ao reconhecimento como dever: as ações e o legado da União dos Trabalhadores Favelados. 2011. (Seminário).
    199. Semana do Meio Ambiente: Jardim Gramacho: território extraordinário do lixo.Jardim Gramacho: território extraordinário do lixo. 2011. (Seminário).
    200. Semana do Meio Ambiente: Sustentabilidades e Políticas Públicas.Sustentabilidades e Políticas Públicas. 2011. (Seminário).
    201. Seminário de abertura do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Cabo Frio.História Fundiário no Brasil. 2011. (Seminário).
    202. Seminário de pós-graduação do professor Luiz Antonio Machado da Silva: As favelas cariocas e seu lugar na cidade. Aproximações ao debate. Môdulo: a favela por pesquisadores.Favelas cariocas: impactos e consequências de uma uniformização jurídica. 2011. (Seminário).
    203. Seminários temáticos: Diretrizes e propostas para a produção habitacional na cidade do Rio de Janeiro.Experiências de Produção Social da Moradia. 2011. (Seminário).
    204. XI Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memória Hagiográfica e movimentos sociais urbanos: a militância política de Antoine de Magarinos Torres nas favelas cariocas. 2011. (Encontro).
    205. XIV ENAMPUR - Mesa Redonda: Direito Urbanístico e Planejamento Urbano e Regional: o desafio da aproximação entre disciplinas, linguagens e práticas.Regularizar, e daí? Favelas, Clientelismo e Políticas de Legalização do Solo no Rio de Janeiro.. 2011. (Encontro).
    206. Aspectos humanos da favela carioca: ontem e hoje. Da política de contenção à remoção: aspectos jurídicos das favelas cariocas.. 2010. (Congresso).
    207. BiodiverCities. Tijuca National Park. 2010. (Congresso).
    208. Colloque International : Habitat précaire, exclusion sociale et politiques urbaines et environnementales dans les mégapoles de l´Inde et du Brésil. Perspectives franciliennes.. Le légal et l?illégal, le légitime et l?illégitime:la politique de régularisation foncière des bidonvilles.. 2010. (Congresso).
    209. Colóquio de Pós-Doutorado Axis Mundi Árvore e Religiões Africanas no Brasil: Educação Ambiental em Foco.Religiões de Matrizes Africanas e Educação Ambiental. 2010. (Encontro).
    210. Disciplina Desenvolvimento de Comunidade do Curso de Graduação em Serviço Social PUC-Rio.Favelas da Cidade do Rio de Janeiro, uma perspectiva histórica. 2010. (Outra).
    211. Oficina Temática para Supervisores de Estágio em Serviço Social.Cidades e Questões Socioambientais. 2010. (Oficina).
    212. Outro Rio.Formal e informal nas metrópoles. 2010. (Seminário).
    213. Rio em risco. O papel do meio físico no planejamento e gestão das cidades..Favela como espaço de risco: uma perspectiva histórica. 2010. (Seminário).
    214. Seminário de Avaliação e redefinição das linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio.Avaliação da Linha de Pesquisa Questões Socioambientais, Estudos Culturais e Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Seminário).
    215. Seminário do Laboratório de Estudos Urbanos/CPDOC.A construção histórica de um objeto jurídico: as favelas cariocas ontem e hoje. 2010. (Seminário).
    216. Seminário do Núcleo de Estudos de Habitação/Laboratóro LAVUE-Ecole d'Architecture Paris Val de Seine.Histoire et Droit des Favelas de Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).
    217. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XI ENPESS).O DIREITO E A ORIGEM DAS FAVELAS CARIOCAS. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (112)
    1. Soares Gonçalves, R. 16º Seminário da História da Cidade e do Urbanismo. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS - Cidade e Habitação na América Latina em uma perspectiva transnacional (1950-1970). 2021. (Outro).. . 0.
    3. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Memória dos bairros populares latinoamericanos: Museu da Maré (Rio/Brasil) e Museu Popular de Siloé (Cali/Colômbia). 2021. (Congresso).. . 0.
    4. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS - A invenção do ?loteamento irregular?: tecnologias políticas e práticas militantes na zona oeste do Rio de Janeiro. 2021. (Congresso).. . 0.
    5. Soares Gonçalves, R. International Webinar: Leaving No One Behind - Water and Inequalities. 2021. (Congresso).. . 0.
    6. Soares Gonçalves, R; Canella, F. ; Brum, M.. 31º ANPUH/ST 055. Habitação e direito à cidade: favelas, subúrbios, periferias e assentamentos informais no Brasil. 2021. Congresso
    7. Soares Gonçalves, R; Olivier, Serge. XIX Congrès AHILA (Association d'Historiens Latino-américanistes)/Symposium 57 - Citadinité populaire et citoyenneté en Amérique ibérique (XVIIIe ? XXIe siècles) : penser la citoyenneté vécue comme appartenance à la ville dans les agglomérations ibéroaméricaines. 2021. Congresso
    8. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS - Evangélicos, traficantes e militares. encontros, parcerias e rupturas. 2021. (Congresso).. . 0.
    9. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Bairros informais em Cali e Rio: Brisas del Cauca e Vila Autódromo. Perspectiva comparada de políticas urbanas e comunicação organizativa. 2020. (Congresso).. . 0.
    10. Soares Gonçalves, R; Amoroso, M. ; Brum, M.. ANPUH 2020 GT 18: Habitação, História e direito à cidade: favelas, subúrbios, periferias e assentamentos informais no Brasil. 2020. Congresso
    11. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 10): a Pandemia no Peru. 2020. (Outro).. . 0.
    12. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 9): a Pandemia no Chile. 2020. (Outro).. . 0.
    13. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 8): a Pandemia na Índia. 2020. (Outro).. . 0.
    14. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 7): a Pandemia nos EUA. 2020. (Outro).. . 0.
    15. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 6): Serviço Social e a pandemia. 2020. (Outro).. . 0.
    16. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 5): Alimentação saudável, responsável e a pandemia. 2020. (Outro).. . 0.
    17. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 4): Alimentação saudável, responsável e a pandemia. 2020. (Outro).. . 0.
    18. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 3): Violência doméstica e Pandemia.. 2020. (Outro).. . 0.
    19. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 2): Coronavírus nas favelas e periferias. 2020. (Outro).. . 0.
    20. Soares Gonçalves, R. Podcast seja Vivo (episódio 1): Precauções contra o Coronavírus. 2020. (Outro).. . 0.
    21. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Entre a (pós) pandemia e as eleições municipais. O Estado do Rio de Janeiro entre a (pós) pandemia e as eleições municipais Mauro Osório (UFRJ e ALERJ). 2020. (Congresso).. . 0.
    22. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Entre a (pós) pandemia e as eleições municipais. Habitação e urbanismo entre a (pós) pandemia e as eleições municipais. 2020. (Congresso).. . 0.
    23. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Entre a (pós) pandemia e as eleições municipais.Segurança pública entre a (pós) pandemia e as eleições municipais.. 2020. (Congresso).. . 0.
    24. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Entre a (pós) pandemia e as eleições municipais. Questão ambiental urbana entre a (pós) pandemia e as eleições municipais.. 2020. (Congresso).. . 0.
    25. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Remoções de favelas no Rio de Janeiro: empresários, Estado e movimento de favelados (1957-1973). 2019. (Congresso).. . 0.
    26. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Entre o "condomínio" e a favela: ordens cotidianas em disputa da moradia popular. 2019. (Congresso).. . 0.
    27. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Comum fundiário urbano e cidade inclusiva: uma abordagem comparativa. 2019. (Congresso).. . 0.
    28. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: A abordagem transnacional para pensar a questão da habitação no Rio de Janeiro: O caso da Vila Kennedy nos anos 1960. 2019. (Congresso).. . 0.
    29. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: 50 anos da remoção da Favela da Praia do Pinto. 2019. (Congresso).. . 0.
    30. Soares Gonçalves, R; Vorms, C. ; FISCHER, B. ; Bartolini, F. ; House, James. Denombrer les baraques, recenser leurs habitants. 2018. Congresso
    31. Soares Gonçalves, R; Cravino, Cristina ; Fainstein, Carla ; Magalhães, Alex F. ; Cunha, N. V. da. 1º Seminário Latinoamericano: Teoria y políticas sobre asentamientos populares. 2018. Congresso
    32. Soares Gonçalves, R; Vorms, C. ; Machado-Martins, Maira. A produção da Cidade Informal no século XX. 2018. Congresso
    33. Soares Gonçalves, R; Sanches, Taisa ; Torres, Pedro Henrique. Seminário BRASA. Mesa POLÍTICAS URBANAS: DESIGUALDADES E DIREITOS NAS CIDADES. 2018. Congresso
    34. Soares Gonçalves, R; Brum, M.. ANPUH 2018-GT 18: Habitação e direito à cidade: favelas, subúrbios, periferias e assentamentos informais no Brasil. 2018. Congresso
    35. Soares Gonçalves, R; Machado-Martins, Maira. 50 anos do direito à cidade: origens e desdobramentos de um conceito. 2018. Congresso
    36. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: A forma da favela: entre Pós-arquitetura e o OFF-Planning. 2018. (Congresso).. . 0.
    37. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: A construção teórica do movimento de pobladores e favelados como movimentos sociais na América Latina. 2018. (Congresso).. . 0.
    38. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: Justiça e conflitos por ocupação do solo urbano. 2018. (Congresso).. . 0.
    39. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS: As favelas cariocas nas chanchadas brasileiras. 2018. (Congresso).. . 0.
    40. Soares Gonçalves, R. seminário LEUS: Favela e desenvolvimento: a construção histórica de um objeto de governo. 2018. (Congresso).. . 0.
    41. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS: informalidade urbana e recursos urbanos. 2017. (Congresso).. . 0.
    42. Soares Gonçalves, R. Mesa redonda: Serviço Social em contextos de desastres. 2017. (Congresso).. . 0.
    43. Soares Gonçalves, R; Vorms, C. ; Bartolini, F. ; House, James. Bidonvilles, favelas, baracche Genèse politique et administrative des catégories de la ville informelle 19e-20e siècle. 2017. Congresso
    44. Soares Gonçalves, R; Amoroso, M.. ANPUH 2017-GT 40: Habitação e direito à cidade: favelas, subúrbios, periferias e assentamentos informais no Brasil. 2017. Congresso
    45. Soares Gonçalves, R. Serviços Públicos Coletivos e a luta pelo Direito à cidade. 2017. (Congresso).. . 0.
    46. Soares Gonçalves, R. Droit à la ville au Sud, expériences citadines et rationalités de gouvernement. 2017. (Congresso).. . 0.
    47. Soares Gonçalves, R; Brum, M.. XVII - ANPUH/GT-Habitação e direito à cidade: favelas, subúrbios, periferias e assentamentos informais no Brasil. 2016. Congresso
    48. Soares Gonçalves, R; Sanchez, Celso. Gestão ambiental pública: limites e desafios no contexto das periferias urbanas. 2016. Congresso
    49. Soares Gonçalves, R. II Seminário Nacional de Urbanização de Favelas. 2016. (Congresso).. . 0.
    50. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - A produção do espaço urbano carioca em tons de "preto": da segregação induzida (favelas isoladas) aos novos campos negros da metrópole do Rio de Janeiro (conferência de Andrelino Campos). 2015. (Congresso).. . 0.
    51. Soares Gonçalves, R; LANDY, F. ; BRUNO, L. ; Belaidi, Nadia ; Rodary, Estienne. BIODIVERCITIES 2015: Villes et parcs naturels : construire une nature urbaine ?. 2015. Congresso
    52. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS: Notícias de 'onde o vento faz a curva' - política urbana na Cidade do Rio de Janeiro e impactos sobre o bairro de Santa Cruz (Conferência de Rosemere Maia). 2015. (Congresso).. . 0.
    53. Soares Gonçalves, R. Rio 450 anos: Estado, Cidade e Assistência. 2015. (Congresso).. . 0.
    54. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - A questão hídrica na cidade do Rio de Janeiro. Existe uma crise? Formas de apropriação e administração do serviço de água em favelas cariocas. 2015. (Congresso).. . 0.
    55. Soares Gonçalves, R; Amoroso, M.. ENANPUH 2015 - GT 050. Habitação e direito à cidade: favelas, mocambos, periferias e assentamentos informais no Brasil. 2015. Congresso
    56. Soares Gonçalves, R. Encontro Mensal LEUS/Agosto 2015: As favelas na ditadura: uma experiência de pesquisa em parceria com a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio). Com Marcos Pestana e Juliana Oakim. 2015. (Congresso).. . 0.
    57. Soares Gonçalves, R. Seminário LEUS - Outros Rios possíveis: repensar os 450 anos da cidade através dos seus bairros populares. 2015. (Congresso).. . 0.
    58. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS. 2015. (Congresso).. . 0.
    59. Soares Gonçalves, R. 3º Jornada Discente do LEUS/PUC-Rio. 2015. (Congresso).. . 0.
    60. Soares Gonçalves, R; Amoroso, M. ; Brum, M.. ST026 - Habitação e direito à cidade: favelas, assentamentos informais e ocupações no Rio de Janeiro no XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: saberes e práticas científicas. 2014. Congresso
    61. Soares Gonçalves, R; Vorms, C. ; Bartolini, F.. XII Conferência internacional de História Urbana - Lisboa (GT 34 "The administration of "informal" neighbourhoods in the world (19-21 centuries). 2014. Congresso
    62. Soares Gonçalves, R; Menezes, M.. Seminário de pesquisa do Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (LNEC) - Lisboa / Portugal. 2014. Outro
    63. Soares Gonçalves, R; Bastos, V. P. ; Vargas, M. A. R.. Seminário Internacional do LEUS: Desastres, PLanejamento Urbano e Justiça Ambiental. 2014. Congresso
    64. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS ? Mesa redonda Condomínios, conjuntos habitacionais ou favelas? Pensando novas e antigas formas de moradia popular na cidade do Rio de Janeiro (Leticia Luna Freire, Wellington da Silva Conceição e Rodrigo Lopes Cavalcanti Ribeiro). 2014. (Congresso).. . 0.
    65. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Serviço público de coleta seletiva com participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis - impactos no meio urbano (conferência de ANDRÉA DE MORAES BARROS). 2014. (Congresso).. . 0.
    66. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - "Desastre é a falta de todo mundo...": a multiplicidade interpretativa do fenômeno e a contribuição da Sociologia (conferência de Dora Vargas). 2014. (Congresso).. . 0.
    67. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Educação ambiental e o movimento de justiça ambiental: estratégias de enfrentamento do projeto de criação das cidades-mercadorias (debate entre Carlos Frederico B. Loureiro e Celso Sánchez). 2014. (Congresso).. . 0.
    68. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - AS EXPERIMENTAÇÕES DO PODER NO RIO DE JANEIRO: ENTRE A REMOÇÃO E A INTEGRAÇÃO DA FAVELA À CIDADE (conferência de Alexandre Mendes). 2014. (Congresso).. . 0.
    69. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Narrativas (sub)urbanas: imprensa e subúrbio no Rio de Janeiro (1890-1910) (conferência de Julia O'Donnell). 2014. (Congresso).. . 0.
    70. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Debate sobre migrações na América latina (Aurélia Michel e Sylvain Sochaud). 2014. (Congresso).. . 0.
    71. Soares Gonçalves, R; Bastos, V. P.. 2º Jornada científica discente do LEUS/PUC-Rio. 2014. Congresso
    72. Soares Gonçalves, R. Colloque International ENGAGEMENTS ET TENSIONS AUTOUR DE LA RÉNOVATION URBAINE Expériences locales et comparaisons internationales (Paris / França). 2013. (Congresso).. . 0.
    73. Soares Gonçalves, R; Brum, M. ; Amoroso, M.. Simpósio temático Habitação e direito à cidade: favelas, mocambos, periferias e assentamentos informais. 2013. Outro
    74. Soares Gonçalves, R; Brum, M. ; Amoroso, M.. Apresentação e debate sobre o filme Prezado Mandela. 2013. Exposição
    75. Soares Gonçalves, R; Bastos, V. P.. 1º Jornada científica discente do LEUS/PUC-Rio. 2013. Congresso
    76. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Cruzando os caminhos do poder e do planejamento urbano: trajetórias de novos sujeitos políticos numa favela ?pacificada? (conferência de Nicolas Bautès). 2013. (Congresso).. . 0.
    77. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Um albergue chamado Brasil: Os desafios para integração dos povos refugiados na cidade do Rio de Janeiro (conferência de Maria Leila Sales). 2013. (Congresso).. . 0.
    78. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Percursos etnográficos na zona portuária carioca: memória, conflitos e sociabilidades (conferência de Flávia Carolina da Costa). 2013. (Congresso).. . 0.
    79. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Rumores e críticas em uma favela "pacificada": reflexões sobre os impactos da implementação da primeira UPP (conferência de Palloma Menezes). 2013. (Congresso).. . 0.
    80. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - PENSAR O CAMINHO: 40 anos de projetos para o Porto do Rio (conferência de Clarissa Moreira). 2013. (Congresso).. . 0.
    81. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Tá ruim, mas tá bom. Sobre o Minha casa minha vida na região metropolitana do Rio de Janeiro (conferência de Samuel Thomas Jaenish). 2013. (Congresso).. . 0.
    82. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Trabalhadores favelados (1945-64): a formação da União dos Trabalhadores Favelados (UTF) no Rio de Janeiro e da Federação dos Trabalhadores Favelados em Belo Horizonte (FTFBH) (debate entre Samuel Silva Rodrigues de Oliveira e Marco M. Pestana). 2013. (Congresso).. . 0.
    83. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Urbanismo, Estética e Política no Rio de Janeiro ?pré-olímpico? (conferência de Mariana Cavalcanti). 2013. (Congresso).. . 0.
    84. Soares Gonçalves, R. Seminário Internacional BiodiverCities Rio 2012. 2012. (Congresso).. . 0.
    85. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Formas híbridas da habitação informal: o caso dos condomínios populares da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro (conferência de Maíra Machado Martins). 2012. (Congresso).. . 0.
    86. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - As formalidades do mundo "informal"( conferência de Alex Ferreira Magalhães). 2012. (Congresso).. . 0.
    87. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Projetos de pacificação: religião, política e redenção no Rio de Janeiro (conferência de Carly Machado). 2012. (Congresso).. . 0.
    88. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Mobilizações coletivas no contexto de megaeventos esportivos: o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro (conferência de Leticia de Luna Freire). 2012. (Congresso).. . 0.
    89. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Lei e ilegalidade na produção do espaço urbano brasileiro (conferência de Edésio Fernandes). 2012. (Congresso).. . 0.
    90. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Mercados Informais: ausência do Estado ou reação da sociedade? (conferência de Lenin Pires). 2012. (Congresso).. . 0.
    91. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - A indústria da confecção em São Paulo. Implantação e consolidação de uma indústria urbana do princípio do século XX até hoje (conferência de Sylvain Souchaud). 2012. (Congresso).. . 0.
    92. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Reciclando Representações: a produção de imagens e seus reflexos políticos na cena da catação em Jardim Gramacho (conferência de Maria Raquel Passos Lima). 2012. (Congresso).. . 0.
    93. Soares Gonçalves, R; Freire, L. L. ; Simões, S. S. ; Amoroso, M. ; Brum, M.. XIV ENAMPUR - Mesa Redonda : As Favelas Cariocas; ontem e hoje. 2011. Congresso
    94. Soares Gonçalves, R; BAUTES, N.. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - GT 30: Renovação urbana e grandes eventos: mobilizações coletivas, políticas públicas e práticas informais na concepção, produção e gestão da cidade. 2011. Congresso
    95. Soares Gonçalves, R; SALVADOR, A. C.. Mesa redonda: Políticas de Ação Afirmativa: Desafios e Conquistas. 2011. Congresso
    96. Soares Gonçalves, R; Magalhães, Alex F.. 1° Seminário Fluminense de Direito Urbanístico. 2011. Congresso
    97. Soares Gonçalves, R; Pires, Thula R. de O.. Seminário de Direito à Moradia. 2011. Congresso
    98. Soares Gonçalves, R; DEBOULET, A.. Populaire, precaire? Regards croisés sur un habitat majoritaire. 2011. Exposição
    99. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Reconhecimento do risco « natural » e as medidas voltadas para as margens urbanas. Os casos das cidades de Lima e Quito (conferência de Alexis Sierra). 2011. (Congresso).. . 0.
    100. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - O acesso individual e coletivo de moradores de favelas à Justiça na cidade do Rio de Janeiro (conferência de Rafaela Selem Moreira). 2011. (Congresso).. . 0.
    101. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Democratização e gestão pública na Amazônia: refletindo sobre um modelo de participação (conferência de Olinda Rodrigues). 2011. (Congresso).. . 0.
    102. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Formalização da Propriedade em Favelas (conferência de Alex Ferreira Magalhães). 2011. (Congresso).. . 0.
    103. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Espaços da intolerância (conferência de Lucas de Melo Melgaço). 2011. (Congresso).. . 0.
    104. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - A reconfiguração do setor de gestão de resíduos sólidos com a introdução da coleta seletiva: entre fornecimento de um serviço publico essencial e estratégias de apropriação de um recurso comum em Coimbatore (Índia) e Vitória (ES/Brasil) (conferência de Jeremie Cave). 2011. (Congresso).. . 0.
    105. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Cidade Alta: História, memórias e estigma de favela num conjunto habitacional do Rio de Janeiro (conferência de Mario Sergio Brum). 2011. (Congresso).. . 0.
    106. Soares Gonçalves, R. Encontro mensal LEUS - Cidades à Margem da História? Favelas e Mocambos, 1890-1960 (conferência de Brodwyn Fischer). 2011. (Congresso).. . 0.
    107. Soares Gonçalves, R. V Fórum Urbano Mundial : Mesa redonda sobre a política de regularização fundiária. 2010. (Congresso).. . 0.
    108. Soares Gonçalves, R; Mello, M. A. da S. ; SILVA, L. A. M. ; Simões, S. S. ; Freire, L. L.. Seminário Internacional Aspectos humanos das favelas cariocas: ontem e hoje. 2010. Congresso
    109. Soares Gonçalves, R; Fernandes, Edésio ; Cavalazzi, R. ; Mendes, A. ; Gouvea, R.. Seminário Políticas Urbanas e o Direito à Cidade : perspectivas, limites e possibilidades. 2010. Congresso
    110. Soares Gonçalves, R. Pobreza e Desigualdade: ontem e hoje. 2010. (Congresso).. . 0.
    111. Soares Gonçalves, R. A gestão das Unidades de Conservação Urbana: possibilidades, limites e desafios (Semana do Meio Ambiente da PUC-Rio). 2010. (Congresso).. . 0.
    112. Soares Gonçalves, R. Vers une unification des marches fonciers dans les villes en développement. Objectifs, mécanismes, conséquences. (Paris/França). 2008. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31