Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Flavio Bezerra Barros

Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2000), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2002) e Doutor em Biologia da Conservação (2011) pela Universidade de Lisboa, Portugal. Sou professor associado do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuo como docente-pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (INEAF-UFPA) e Antropologia (IFCH-UFPA), tendo sido coordenador no primeiro (2012-2015). Participo ainda como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Sou editor-chefe (junto a William Assis, Gutemberg Guerra e Angela May Steward) da Revista Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, da UFPA. Sou membro e atual presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). Integro, como membro efetivo, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a International Society of Ethnobiology (ISE) e a Associação Latino-Americana de Etnobiologia (SOLAE). Tenho experiência em ensino, pesquisa, extensão em área interdisciplinar, com enfoque nos seguintes temas: Etnobiologia e Etnoecologia, Antropologia Rural, Antropologia do Ambiente, Relação Sociedade e Natureza, Reservas Extrativistas, Povos e Comunidades Tradicionais e Educação do Campo (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4706140805254262 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF). Avenida Augusto Corrêa, nº 01 Guamá 66075110 - Belém, PA - Brasil Telefone: (91) 32017913 URL da Homepage: www.ufpa.br
  • Grande área: Outros
  • Área: Ciências Ambientais
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. Plataforma de Gestao do Conhecimento em Soberania e Seguranca Alimentar e Nutricional - PlaGeSSAN
      Descrição: O Comitê Assessor da Plataforma NutriSSAN estimula a criação e o fortalecimento de redes nacionais e regionais para o estudo e atuação em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A Chamada CNPq/MCTIC nº 016/2016 - Segurança Alimentar e Nutricional aprovou 89 projetos de pesquisa em colaboração com instituições brasileiras e latino-americanas. A criação da Plataforma de Gestão de Conhecimento em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PlaGeSSAN), coordenada pelo MCTI com apoio técnico-científico das quatro universidades (UFRGS, UNESP, UFPA e UNIFESP) se insere no projeto de "Gestão e disseminação de conhecimento em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN)" do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Objetiva ao apoio e à articulação de grupos de pesquisa e desenvolvimento para geração de conhecimento integrado em soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN), compondo uma plataforma robusta de integração de projetos e dados por meio de estruturação de governança para colaboração em rede, com vistas a socialização de conhecimentos e tecnologias em SSAN, internacionalização e formação de recursos humanos promovidos na indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Além disso, busca ampliar as possibilidades de ambiente colaborativo para qualificar a educação a distância. Soma-se a isso, o repositório de conhecimento que será gerado por meio dessa interação no campo da SAN. Portanto, a estratégia visa favorecer a formação, a educação permanente e a atuação em pesquisa e desenvolvimento de modo colaborativo e com sinergia entre ciência e política pública. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Integrante / Gabriela Peixoto Coelho de Souza - Coordenador / Semíramis Martins Álvares Domene - Integrante / Maria Rita Marques de Oliveira - Integrante / Elaine Martins Pasquim - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    2. 2019-Atual. Caca, comida e cultura na Amazonia: um estudo etnografico entre familias rurais da Reserva Extrativista Mapua (Ilha do Marajo)
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca desenvolver uma etnografia sobre a caça enquanto comida da floresta. O tema será conduzido a partir dos aportes teóricos da Antropologia da Alimentação com base nos estudos de Contreras e Gracia, Menasche, Murrieta, Mintz, Lévi-Strauss, dentre outros. Visa compreender o lugar da caça na alimentação cotidiana de famílias rurais da Reserva Extrativista Mapuá, em Breves, Ilha do Marajó (Pará). Para tanto, a perspectiva etnográfica será a principal abordagem assumida na condução do estudo, com aporte da observação participante e de entrevistas semiestruturadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    3. 2017-Atual. Comida de quilombo no Brasil: saberes, praticas alimentares e experiencias em contextos do Sul, Centro-Oeste e Norte
      Descrição: O projeto se insere na discussão da soberania e segurança alimentar e nutricional em contexto de povos e comunidades tradicionais em situação de ameaças aos seus territórios e sistemas alimentares. Tem como objetivo mapear saberes e práticas alimentares junto a 3 comunidades quilombolas em contextos socioculturais distintos, envolvendo estudos de caso no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará. A proposta valoriza o exercício da interdisciplinaridade e do diálogo de saberes como instrumentos mobilizadores de um estudo em escala nacional (3 regiões do Brasil) e plural, com questões ora comuns, ora específicas. Em razão dessa diversidade, a equipe pretende valorizar metodologias diversificadas, que surgem tanto das áreas das ciências humanas e sociais, como das ciências agrárias e da saúde, as quais compreendem as entrevistas estruturadas e semiestruturadas, avaliação do estado nutricional dos membros das comunidades, observação participante, grupos focais, cartografia, dentre outros. Os sítios selecionados são aqueles cujas equipes locais já mantêm projetos de pesquisa, ação pública e diálogo. Com relação à ética em pesquisa, o procedimento será encaminhado tendo como base a Resolução Nº 510/2016 de ética em pesquisa em ciências sociais e humanas. Espera-se com este empreendimento reverberar os saberes e as práticas alimentares dos agentes sociais enquanto um patrimônio local e nacional, mas, sobretudo, contribuir para a melhoria de vida dos atores com vistas ao bem viver, considerando a alimentação como um direito humano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador / Luis Mauro Santos Silva - Integrante / Rumi Regina Kubo - Integrante / Carolina Joana da Silva - Integrante / Rosa Elizabeth Acevedo Marín - Integrante / Eraldo Medeiros Costa-Neto - Integrante / William Santos de Assis - Integrante / Angela May Steward - Integrante / Sonia Regina Lourenço - Integrante / Aída Couto Dinucci Bezerra - Integrante / José Mauricio Arruti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    4. 2016-2017. Ecologia de saberes na Ilha do Marajo: ensinar-aprender pela interdisciplinaridade e inclusao
      Descrição: Este projeto se assenta na abordagem da ecologia de saberes, pensamento cunhado por Boaventura de Sousa Santos, que preconiza a ideia de que o mundo é habitado por variadas formas de saber, não havendo saber mais ou menos, mas saberes situados. Nesse contexto, a proposta desse projeto pretende integrar os saberes de educandos das comunidades quilombolas Pau Furado e Bairro Alto (Ilha do Marajó) aos saberes formais da escola, na perspectiva de problematizar o currículo e o projeto político-pedagógico das escolas. Sabemos que as escolas do campo enfrentam inúmeros percalços sejam eles do ponto de vista da infraestrutura ou de outras naturezas, como falta de formação dos docentes, material didático que pouco incorpora os aspectos culturais dos grupos sociais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, currículo apartado das especificidades dos sujeitos, dentre outros. Estas comunidades, com as quais temos trabalhado já há algum tempo, são detentoras de saberes e fazeres que se relacionam com o universo do trabalho, se considerarmos a pesca, a coleta do caranguejo, o extrativismo do açaí e do bacuri, a caça e as práticas de cultivo de plantas alimentícias e medicinais; das religiosidades e festas, se pensarmos as danças do boi e do carimbó, as comemorações de São Pedro, as rezas; das histórias e memórias, se nos atermos às transformações ocorridas ao longo do tempo relacionadas ao uso dos recursos naturais e modos de vida em face de conflitos sociais, processos globalizatórios, advento da luz elétrica, participação em políticas públicas de governo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador / Eliana Teles Rodrigues - Integrante.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    5. 2016-Atual. ?A roca como um espaco de vida?: agrobiodiversidade, conhecimentos tradicionais e praticas culturais na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrisio, Terra do Meio
      Descrição: Objetivo geral: Descrever, numa perspectiva etnográfica, o sistema de roça enquanto um espaço de vida, destacando os elementos das práticas sociais, da agrobiodiversidade e dos conhecimentos tradicionais entre os beiradeiros da RESEX Riozinho do Anfrísio, em Altamira (Pará). Objetivos específicos: Descrever os conhecimentos tradicionais em torno da atividade da agricultura, percebendo como esses conhecimentos têm sido renovados entre as gerações; Verificar se houve transformações na atividade da roça (tamanho, variedades de cultivares, práticas, produção etc.), levando em consideração a criação da RESEX (implantação do plano de manejo) e a chegada das políticas assistencialistas; Entender e descrever como as famílias obtêm as sementes e como as armazenam; Registrar e descrever as sociabilidades existentes em torno da roça e; Comparar as roças das famílias quanto a sua riqueza de espécies e suas etnovariedades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    6. 2014-2015. Aspectos etnoecologicos, de sustentabilidade e a importancia do miriti (Mauritia flexuosa) na vida das comunidades locais de Abaetetuba/Para
      Descrição: O Brasil é detentor de uma rica biodiversidade, a qual promove diversos serviços ecossistêmicos para as populações locais. As palmeiras, com efeito, são excelentes exemplos sobre o papel que a biodiversidade exerce na vida das comunidades, promovendo a segurança alimentar, gerando renda, habitação, artesanato etc. No território brasileiro atualmente ocorrem 260 espécies de palmeiras, perfazendo cerca de 10% de todo o conjunto de espécies ao redor do mundo. Na Amazônia brasileira estas palmeiras são extremamente importantes para a promoção de inúmeros serviços ecossistêmicos. A investigação será levada a termo a partir das abordagens do desenvolvimento local e da Etnoecologia. O objetivo deste projeto é compreender o papel que o miriti (Mauritia flexuosa) exerce na vida das comunidades ribeirinhas das ilhas e dos artesãos de brinquedo e mingauleiros (vendedores de mingau de miriti), contexto urbano. Os métodos utilizados serão a observação participante, entrevistas abertas e semiestruturadas, história oral. Para o estudo das populações naturais de miriti e suas classes etárias, aplicaremos métodos de contagem de indivíduos e de classificação dos grupos etários com base na altura das palmeiras. Em síntese, o estudo visa elucidar a importância do recurso para os atores locais, bem como compreender os processos que possam ameaçar a perenidade da espécie e a reprodução social e física dos atores locais.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    7. 2013-2015. Do Ver-o-Peso aos terreiros de candomble: um estudo sobre as dimensoes sociais da biodiversidade em Belem do Para
      Descrição: O tema da biodiversidade é da maior importância na atualidade e, em particular no contexto da Amazônia, por ser uma das regiões do planeta que guarda grande diversidade biológica. Neste contexto, é importante ressaltar que a biodiversidade classicamente tem sido estudada muito mais do ponto de vista econômico (utilitário) e biológico, no sentido de uma visão protecionista, frente aos avanços das mudanças ocorridas no ambiente, as quais têm provocado em certa medida a redução da diversidade biológica em algumas partes do mundo. A dimensão humana da biodiversidade, contudo, pouco tem sido explorada, como bem demonstram os raros estudos realizados. Por esta razão, e considerando a rica diversidade cultural do contexto amazônico, faz-se necessário investigar como as comunidades humanas de Belém se apropriam da diversidade biológica no contexto mágico-religioso, medicinal, mitológico e econômico, e, em que medida, estas dimensões contribuem para o enriquecimento do patrimônio cultural material e imaterial. Entretanto, na mesma medida, é preciso entender que consequências algumas das atividades poderão trazer para as espécies no futuro. Portanto, o trabalho apresenta uma temática pouco explorada na região em referência; por esta razão, merecendo uma pesquisa aprofundada das tramas que envolvem o uso da biodiversidade local e que conexões estas atividades podem trazer para nossas reflexões científica e social, uma vez que o estudo, de caráter interdisciplinar, pretende mergulhar no campo da identidade, da educação, da conservação da natureza em parceria com os atores locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    8. 2012-2014. Usos e conhecimentos da mucura Didelphis cf. marsupialis (Mammalia, Didelphidae) por comunidades ribeirinhas de Abaetetuba, Para: uma abordagem etnoecologica
      Descrição: A biodiversidade, representada em parte pela diversidade de plantas e animais, tem sido utilizada por comunidades humanas do mundo inteiro, há séculos, para obtenção de alimento, medicamentos, dentre outros fins. Na Amazônia, a biodiversidade faunística tem desempenhado um relevante papel não apenas do ponto de vista da sobrevivência, mas também no que diz respeito ao aspecto cultural e econômico das populações humanas. No que tange as comunidades tradicionais que habitam a bacia amazônica e que se encontram relativamente isoladas, a exemplo de comunidades indígenas e ribeirinhas, a fauna tem sido utilizada como alimento, utensílio doméstico, remédio, amuleto, uso mágico-religioso, dentre outros. Não obstante, as espécies da fauna estão presentes em mitos e crenças que permeiam e enriquecem o universo cultural amazônico. De modo geral, as dimensões humanas da biodiversidade têm sido negligenciadas em estudos científicos, o que acaba por produzir uma visão estritamente naturalizada da diversidade biológica, sem levar em conta seu aspecto humano, cultural, uma vez que o homem mantém relações estreitas com plantas e animais, nomeando-os, classificando-os, utilizando-os de diversas outras maneiras, e também imprimindo significados simbólicos que perpassam a compreensão física da natureza. Este trabalho vem justamente enfatizar a importância de estudos com essa abordagem a partir da interface entre as ciências naturais e as ciências sociais por meio de uma perspectiva etnoecológica, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente da relação sociedade e natureza na Amazônia. A ideia do estudo sobre a relação entre os ribeirinhos e a mucura, uma espécie de mamífero marsupial que possui ampla distribuição no Brasil, partiu de algumas observações de campo feitas na região em que o estudo será levado a cabo, onde se registrou que esta espécie possui importante papel na dieta dos ribeirinhos, bem como do ponto de vista da medicina popular. É importante destacar ainda que o animal em foco, em outras comunidades ribeirinhas amazônicas, como as da Terra do Meio (Altamira, Pará), o animal é visto como uma praga por atacar animais de criação (por exemplo, galinhas), não sendo consumido; portanto, existindo aí uma relação conflituosa, diferente da que ocorre com os ribeirinhos das ilhas de Abaetetuba. Vale ressaltar ainda o estigma que esta espécie carrega consigo de ?bicho fedorento?, em razão de uma glândula que possui, a qual exala odor forte. Assim sendo, o presente trabalho pretende mergulhar neste universo para compreender a relação homem e animal neste pedaço da Amazônia. Outra razão para a realização do estudo está implícita na intenção de dar continuidade a investigação iniciada no doutoramento, que tem como finalidade aprofundar a compreensão das diversas relações entre comunidades humanas e a biodiversidade amazônica, na perspectiva do que Diegues & Arruda (2001) vem denominar de Etnobiodiversidade, ou seja, a biodiversidade da qual participa o homem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    9. 2011-Atual. ESTUDO-DIAGNOSTICO DA REALIDADE DA EDUCACAO ESCOLAR NAS RESERVAS EXTRATIVISTAS DO MOSAICO DE CONSERVACAO DA TERRA DO MEIO (TdM) ? PARA
      Descrição: O referido projeto tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da situação da escolarização nas Reservas Extrativistas da Terra do Meio: Riozinho do Anfrísio, Rio Xingu e Rio Iriri com vistas a elaboração de um projeto político pedagógico concernente aos anseios das comunidades ribeirinhas do território em tela. O projeto está sendo conduzido por uma equipe interdisiciplinar de professores da UFPA, além da participação de estudantes de graduação e pós-graduação (especialização). Os procedimentos metodológicos têm se pautado na etnografia e desenvolvimento de entrevistas de abertas, grupos focais e observações do cotidiano dos atores locais e da escola. O principal resultado esperado desse projeto de pesquisa é a elaboração de um currículo escolar que esteja conectado com a realidade das populações e um modelo de escola que fomente a identidade dos atores e os objetivos da unidade de conservação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Flavio Bezerra Barros - Coordenador / Raquel da Silva Lopes - Integrante / Alcione Sousa de Meneses s - Integrante / Francilene de Aguiar Parente - Integrante. Financiador(es): Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Cooperação.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Paraninfo da Turma de Pedagogia 2014-Parfor-Bujaru-PA, UFPA.. 2019.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    2. Mestre Homenageado, Turma de Pedagogia PARFOR/2013-São Félix do Xingu (UFPA).. 2017.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    3. Prêmio Destaque na Iniciação Científica da UFPA 2016-2017 (orientador), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA.. 2017.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.
    4. Menção Honrosa no Prêmio Darrel Posey - 2016, Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia.. 2016.
      Membro: Flavio Bezerra Barros.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. I Simpósio de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.Conservação ambiental na Amazônia e as populações tradicionais: que relação?. 2013. (Simpósio).
    2. IV Congreso Colombiano de Etnobiología. Los cazadores de la Reserva Extractivista Riozinho do Anfrísio, Brasil: conocimientos, cosmologías, prácticas y preferencias alimentícias. 2013. (Congresso).
    3. II Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável. Biodiversidade e áreas protegidas. 2012. (Congresso).
    4. IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Uso medicinal da fauna local por uma comunidade tradicional da Amazônia. 2012. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. BARROS, F. B.; SILVA, D. F.. I Feira Mundial da Sociobiodiversidade. 2018. 2018.
    2. BARROS, F. B.; SILVA, D. F. ; PEZZUTI, J. C. B ; SHEPPARD JUNIOR, G. H. ; COELHO-FERREIRA, M. ; LOPEZ, C.. Belém +30: XVI Congress of the International Society of Ethnobiology and XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. 2018. Congresso
    3. BARROS, F. B.. Dia mundial da alimentação - ano 2013. 2013. (Outro).. . 0.
    4. BARROS, F. B.; SILVA, H. P. ; SIQUEIRA, D. E.. Seminário sobre Questões Socioambientais e Etnobiodiversidade. 2012. Congresso
    5. BARROS, F. B.. II Semana de Estudos Pedagógicos. 2005. (Outro).. . 0.
    6. BARROS, F. B.. I Semana de Estudos Pedagógicos (SEP). 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32