Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Valeria Wanderley Teixeira

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bolsista de produtividade do CNPq nível 2, colsultor Ad hoc . Tem experiência na Área de Morfologia e Entomologia, com ênfase em Reprodução e Histofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: 1. Glicocorticóides e a Reprodução; 2. Histofisiologia de Insetos;. 3. Xenobióticos (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4292195468804301 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Histologia. Rua Dom Manoel de Medeiros s/n Dois Irmãos 52171900 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 33206389 Ramal: 6389
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Morfologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (41)
    1. 2019-Atual. Manejo da Broca-Pequena-do-Tomateiro, no Agreste de Pernambuco com Emissores a Base de Cera (SPLAT), Trichogramma pretiosum e Oleos Essenciais em Comparacao a Produtos Formulados
      Descrição: Avaliar os efeitos de formulações de cera associado a inseticida e a T. pretiosum, bem como os efeitos de óleos essenciais sobre ovos de N. Elegantalis Avaliar a eficiência de formulações de cera (SPLAT) associado ou não a T. pretiosum na disrupção sexual e redução de injúrias nos frutos de tomate em experimentos de campo; Descrever através da microscopia eletrônica a morfologia e desenvolvimento embrionário de N. elegantalis parasitados e não parasitados, através de coleta de campo; Identificar e quantificar o perfil químico dos óleos essenciais; Avaliar os efeitos de óleos essenciais sobre ovos de N. elegantalis em comparação a produtos formulados, em experimentos de laboratório; Avaliar o efeito repelente de óleos essenciais na oviposição de N. elegantalis em comparação a produtos formulados, em experimentos de laboratório; Descrever através de microscopia eletrônica os efeitos dos óleos essenciais comparados a produtos formulados sobre o desenvolvimento embrionário de N. elegantalis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Carolina Arruda Guedes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    2. 2016-2018. Efeito de oleos essenciais sobre a imunidade do mosquito Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae)
      Descrição: Estudos tem demonstrado a resistência de populações de Ae. aegypti em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Sergipe e Alagoas. Além disso, a utilização indiscriminada de inseticidas sintéticos tem contaminado o ambiente e os organismos benéficos, fazendo-se necessário, o desenvolvimento de produtos com um menor impacto ambiental.Diversas plantas apresentam compostos inseticidas capazes de afetar processos fisiológicos dos insetos, como por exemplo a citronela (Cymbopogon wynterianus), cuja eficácia tem sido descrita na literatura por diversos autores, como eficaz no controle de insetos, como a mosca-do-chifre. O efeito acaricida é demonstrado por Martins (2006), o qual verificou eficácia de 100% sobre teleóginas ao utilizar o extrato oleoso da Citronela à concentração de 10%. As larvas apresentaram um índice de mortalidade de 100% quando submetidas à imersão no óleo a uma concentração de 5,55%. Estudos comprovaram eficácia superior a 92% do extrato oleoso de citronela em concentração de 1%. Óleos obtidos das plantas das famílias Piperaceae e Myrtaceae com ênfase nas espécies pimenta longa (Piper hispidinervum Jacq.) e o cravo da Índia (Syzygium aromaticum L.), respectivamente, também tem demonstrado efeitos repelente e deterrente em diversos insetos. Assim, o presente estudo se propõe avaliar a ação dos óleos essenciais de citronela, pimenta longa e cravo da Índia em diferentes concentrações, sobre a histofisiologia de larvas e adultos do Ae. aegypti visando um controle deste inseto mais sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / Fernanda Marques de Oliveira - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    3. 2016-Atual. ESTUDO DA ACAO CICATRIZANTE DE FITOTERAPICOS DE Psidium guajava L. EM TECIDO EPITELIAL DE RATOS WISTAR
      Descrição: Psidium guajava L., popularmente conhecida como goiabeira, amplamente distribuída na América Latina, desde o México até o Brasil. A goiabeira é uma árvore de médio porte, podendo atingir 8m de altura. Estudos fitoquímicos demostraram a presença de taninos, flavonoides, óleos essenciais e ácidos sesquiterpenos tripernóides em suas folhas (SALGADO et al.,2006). De acordo com a FARMACOPÉIA BRASILEIRA, (2002) as folhas de goiaba contém 5,5% de taninos, 1,0% de flavonoides totais (quercetina), 0,2% de óleo essencial (dos quais 15% são de ?-cariofileno), e apresentam muitas aplicações tais como adstringente, antidiarreico e no tratamento de diabetes mellitus. Segundo Okamoto (2010), o extrato das folhas podem apresentar atividade cicatrizante. Assim, o estudo pretende avaliar histoquimicamente e imunohistoquimicamente a atividade cicatrizante do extrato de P. guajava, utilizando como modelo experimental protocolos de incisão cirúrgica do epitélio dorsal em ratos Wistar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / TEIXEIRA, Á.A.C. - Coordenador / Adriano Barbosa da Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    4. 2016-Atual. Avaliacao do efeito da melatonina sobre ratas induzidas ao diabetes gestacional e sua prole
      Descrição: O diabetes mellitus gestacional é definido como uma alteração metabólica representada pela intolerância à glicose em graus variáveis, com início (ou primeiro diagnóstico) durante o segundo ou terceiro trimestres da gestação estando associado com complicações maternas e fetais, influenciando o desenvolvimento de prole durante a vida fetal e pós-natal, podendo levar a uma variedade de anomalias, principalmente cardiovasculares, neurológicas, musculoesqueléticas, abortos e mortalidade neonatal (durante o período de lactação). Embora uma certa quantidade de drogas com potencial anti-diabético esteja sendo extensamente utilizadas (Insulina, Sulfonilúreas, Tiazolidinedionas, Metformina e Inibidores de ?-glicosidase) existem algumas limitações encontradas nas terapias atuais. Sabe-se ainda que tratamentos com antioxidantes pode ser uma importante opção terapêutica na prevenção das complicações causadas pelo diabetes. Dentre essas estratégias tem-se estudado nos últimos anos a relação entre diabetes, metabolismo da glicose e melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal, cuja ação antioxidante já foi demonstrada tanto in vivo como in vitro, além de estimular enzimas antioxidantes, como por exemplo a superóxido dismutase a glutationa peroxidase e a glutationa redutase. Desta forma, a presente pesquisa tem o objetivo de testar a hipótese de que a melatonina administrada durante a gestação pode prevenir os efeitos deletérios produzidos pelo diabetes gestacional, em ratas e na sua prole.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / MANUEL DE JESUS SIMÕES - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    5. 2016-Atual. Efeitos de toxinas inseticidas de Bacillus thruringiensis presentes em plantas transgenicas sobre o sistema reprodutor de ratas Wistar
      Descrição: As variedades transgênicas vêm sendo bastante utilizadas em todo o mundo, e vem ganhando cada vez mais adesão no Brasil. Uma das tecnologias mais utilizadas é a de expressão de genes de toxinas inseticidas Cry de B. thuringiensis em plantas transgênicas. Entretanto, vários estudos vêm demonstrando que a utilização de tais variedades pode promover diversos efeitos deletérios em órgãos e tecidos, incluindo alterações no sistema reprodutor, podendo levar a infertilidade, gerando efeitos a longo prazo. Estas observações sugerem que culturas geneticamente modificadas apresentam riscos a saúde humana que não podem ser ignorados, sendo necessários mais esforços científicos para garantir que o consumo de tais alimentos não venha a provocar qualquer tipo de problema de saúde. Desta forma, investigar os mecanismos de ação de tais toxinas são necessários para elucidar os possíveis efeitos decorrente do consumo de alimentos transgênicos e se a melatonina pode bloquear ou prevenir essas alterações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / Rebeka da Costa Alves - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    6. 2016-Atual. Analise histomorfometrica, imunohistoquimica, hormonal e ultraestrutural das variacoes e relacoes sazonais entre a glandula pineal com a espermatogenese e ovogenese de diferentes especies de morcegos neotropicais.
      Descrição: Dentre as espécies já diagnosticadas com o vírus rábico no Brasil, as que fazem parte da família Phyllostomidae representam a maior proporção (43,9%) em comparação a Vespertilionidae (29.3%) e Molossidae (26,8%). Assim, consistem em espécies que apresentam tanto importância ecológica quanto médico-veterinária, podendo ser foco de estudos que contribuam e sejam de interesse para a saúde pública e animal no Brasil. Apesar do nítido reconhecimento da importância dos morcegos e embora alguns estudos abarquem as variações no seu ciclo reprodutivo, as informações ainda são escassas, sobretudo, quando consideramos o fotoperíodo como um dos fatores que influencia diretamente na reprodução. No Brasil, não existe nenhum estudo que relacione os efeitos da glândula pineal e secreção de melatonina nas gônadas ao longo do ciclo reprodutivo anual dos morcegos, de forma que se faz necessário melhor elucidar essas possíveis relações entre espécies da família Phyllostomidae em áreas de brejos de altitude do estado de Pernambuco, já que anualmente essas áreas, apresentam características peculiares com uma precipitação bem maior que a região do seu entorno, possuindo também variações peculiares, ao longo do ano, da duração dos dias e das noites. Por meio disso, será possível inferir se há variações nesses órgãos entre as espécies consideradas, propiciando, dessa forma, compreender em qual época do ano essas espécies apresentam maiores picos reprodutivos, bem como se esse aumento é proporcional às variações que ocorrem na glândula pineal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / KATHARINE RAQUEL PEREIRA DOS SANTOS - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador / Nivaldo Bernardo de Lima Junior - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    7. 2015-2019. Resposta celular e imunologica do predador Podisus nigrispinus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae) expostos a inseticidas utilizados para o controle de pragas do algodoeiro
      Descrição: O algodoeiro é uma das principais culturas de contribuição para o agronegócio brasileiro. Entretanto, a incidência de pragas nesse cultivo configura-se como um dos entraves fitossanitários que comprometem a sua produtividade. O uso de insumos agrícolas para o controle de pragas do algodoeiro, por sua vez, é a principal estratégia utilizada e pode comprometer a ação de organismos benéficos nessa cultura em programas de manejo integrado. O maior número de aplicações na lavoura tem sido realizado para o controle do bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis, principal praga desta cultura. Estudos têm sido realizados para avaliar o impacto dos inseticidas com o objetivo de verificar os possíveis efeitos letais e subletais relacionados ao desenvolvimento e reprodução e seus reflexos sobre as aptidões ecológicas de insetos benéficos, mas poucas pesquisas têm investigado o efeito de inseticidas sobre o terceiro nível trófico, referentes às interações morfológicas e imunológicas. Dentre os organismos benéficos presentes em cultivos de algodão, destacam-se os percevejos predadores pertencentes ao gênero Podisus com grande potencial no controle de lagartas desfolhadoras. Considerando que o sistema imunológico dos agentes de controle biológico pode ser afetado pelas pulverizações realizadas para o controle de pragas na cultura do algodoeiro, a pesquisa objetiva analisar a ultraestrutura, histoquímica e imunohistoquímica das células digestivas da região mediana do intestino médio de P. nigrispinus após o consumo de lagartas de A. argillacea alimentadas com folhas de algodão pulverizadas com os inseticidas beta-ciflutrina (Bulldock® - Bayer - piretroide), malationa (Malathion® - Cheminova) e carbosulfano (Marshall Star® - carbamato), bem como os parâmetros humorais e a ultraestrutura dos hemócitos desse predador, visando fornecer subsídios a otimização do controle biológico de pragas desfolhadoras por meio da utilização de percevejos predadores em programas de manejo integrado do algodoeiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / FRANKLIN MAGLIANO DA CUNHA - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Integrante / Aline Cristina Silva Lira - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    8. 2015-2019. RESPOSTA IMUNE DO PREDADOR PODISUS NIGRISPINUS (DALLAS) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) APOS ALIMENTACAO DIRETA E INDIRETA COM PRESAS EXPOSTAS AO NIM
      Descrição: A fim de reduzir os impactos provocados pelo uso de inseticidas sintético no agroecossistema, o manejo integrado de praga visa buscar métodos viáveis no controle de insetos-pragas. Destacando-se o controle biológico, o qual usa os inimigos naturais da espécie para controlar populações de pragas abaixo do seu nível dano econômico. No Brasil, o percevejo Podisus nigrispinus tem ganhado grande destaque por ser um predador generalista de larvas de lepidópteros e alguns coleópteros de importância econômica, tanto na fase de ninfa como adulto, podendo ser encontrado durante todo o ano em cultivos de algodão. Outro método que tem ressurgido é o uso de inseticidas de origem botânica, que entre as várias atividades biológicas, demonstram efeitos repelente, deterrente e inseticida. Em especial o nim, Azadirachta indica, pela produção da Azadiractina, composto proveniente do metabolismo secundário desta planta, bastante promissor no controle de pragas. Contudo, para o manejo de pragas efetivo, os métodos de controle utilizados devem agir de maneira sinérgica. E apesar da eficiência dos inseticidas botânicos, algumas pesquisas têm demonstrado que eles podem ser ofensivos aos inimigos naturais. Sabe-se que o sistema imunológico dos insetos possuem inúmeras barreiras de proteção, como o sistema digestório, que está intimamente ligado à captação de recursos destinados ao corpo gorduroso, tecido este responsável pelos balanços da exigências energéticas para o desenvolvimento do inseto; e as defesas celulares desencadeadas pelas células da hemolinfa. Pensando nisso, este trabalho se propõe avaliar os efeitos do nim sobre a hemolinfa, intestino médio e corpo gorduroso de P. nigripinus após contato direto e ingestão direta e indireta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / FRANKLIN MAGLIANO DA CUNHA - Integrante / Cristiane Thalita dos Santos Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    9. 2015-2019. Interferencia de oleos essenciais em parametros sensoriais, biologicos e reprodutivos de Neoleucinodes elegantalis Guenee (Lepidoptera: Crambidae)
      Descrição: Neoleucinodes elegantalis (Guenée) (Lepidoptera: Crambidae) tem se destacado como praga-chave do tomateiro, Solanum lycopersicum L. por provocar elevadas perdas na produção, em decorrência do ataque direto a parte comercializada que é o fruto. O controle desta praga tem sido feito através de aplicações frequentes de inseticidas, que muitas vezes apresentam baixa eficiência devido ao comportamento biológico desta praga. Além disso, o uso de inseticidas sintéticos tem acarretado sérios problemas ambientais e a saúde humana, redução na população de inimigos naturais e contribuição para seleção de insetos resistentes. Assim, táticas alternativas a estes inseticidas têm sido pesquisadas e bem aceitas pela sociedade, como os inseticidas botânicos que, de modo geral, são eficientes, menos tóxicos e além de provocar mortalidade, podem afetar a biologia dos insetos, adequando-se aos princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de óleos essenciais do gênero Piper e Peperomia nos parâmetros sensoriais, biológicos e reprodutivos de N. elegantalis. Serão avaliados os efeitos na preferência para oviposição, bem como, as respostas de N. elegantalis aos constituintes desses óleos, a partir de teste de eletroantenografia. Sendo feita também a caracterização ultraestrutural das antenas desse inseto. Como forma de avaliar as respostas de antibiose dos óleos essenciais, serão analisados parâmetros biológicos como período de desenvolvimento larval, peso do último instar larval, peso e duração do período de pupa, razão sexual e longevidade, bem como, o número de ovos viáveis, inviáveis e larvas eclodidas. Serão avaliadas as implicações dos óleos na reprodução dos insetos, analisando os efeitos sobre a histologia e histoquímica das gônadas de adultos de N. elegantalis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / JOSÉ VARGAS DE OLIVEIRA - Integrante / Daniela M.A. F. Navarro - Integrante / Andrezo Adenilton Santos - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    10. 2015-2019. Avaliacao da metformina associada a melatonina para o tratamento da Sindrome dos Ovarios Policisticos, administradas durante o periodo gestacional e seus efeitos sobre a prole
      Descrição: A síndrome dos ovários policísticos (SOP) vem sendo considerada em alguns países, a principal causa de infertilidade feminina. Uma das alternativas terapêuticas para o tratamento desta enfermidade, a metformina, vem sendo utilizada clinicamente sem a completa compreensão dos seus mecanismos de ação, principalmente durante o período gestacional. Para as portadoras que desejam tratar a infertilidade, com o objetivo de engravidar, torna-se muito comum, a necessidade de utilização de drogas que não apresentem riscos teratogênicos e que possam ser utilizadas durante esse período. Entretanto, permanecem escassos estudos realizados em pacientes com SOP durante a gestação, especialmente em relação aos possíveis efeitos observados nos neonatos. Como na síndrome dos ovários policísticos (SOP), a infertilidade feminina pode ser atribuída não apenas a anovulação crônica, mas também a diminuição dos oócitos e a qualidade dos embriões, pesquisas têm sugerido a utilização de antioxidantes, como a melatonina, associada a tratamentos já existentes, para terapia de patogêneses que causam infertilidade. Assim, investigar os mecanismos de ação da metformina para o tratamento da SOP durante o período gestacional se faz necessário, identificando seus possíveis efeitos sobre os neonatos, e como sua associação com a melatonina exógena influenciaria nesse processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Fernanda das Chagas Ângelo da Silva - Integrante / CAROLLINE GUIMARÃES DASSUNÇÃO - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    11. 2015-2019. Avaliacao do potencial terapeutico de um novo derivado do Safrol sobre lesoes endometrioticas
      Descrição: A endometriose é um processo inflamatório crônico, estrógeno-dependente, que se caracteriza pela presença de implantes teciduais histologicamente semelhantes ao endométrio fora da cavidade uterina e que responde a estímulos hormonais podendo comprometer diversos órgãos e locais. A certeza do diagnostico da endometriose é dada pela laparoscopia, exame extremamente invasivo. Atualmente, as opções de tratamento incluem terapia médica com o danazol, contraceptivos orais, agonistas do GnRH, dispositivos liberadores de progesterona e anti-inflamatórios não-esteroidais ou cirurgia. Os antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs) são drogas frequentemente utilizadas com o intuito de minimizar as respostas inflamatórias indesejáveis, pois possuem propriedades analgésicas, antitérmica e atiinflamatória. Inibem a síntese de prostaglandinas (substâncias endógenas intermediárias do processo inflamatório) o que leva ao bloqueio dos efeitos inflamatórios. Os AINEs podem induzir insuficiência renal, onde o indivíduo acometido pode apresentar hematúria, piúria, proteinúria e um aumento agudo na creatinina plasmática. Também podem induzir insuficiência hepática, causando aumento das aminotransferases em até três vezes o valor normal bem como uma queda sérica da albumina. Neste contexto, o Safrol ou 4 - alil -1,2 - metileno- dioxibenzeno, principal componente químico do óleo de Sassafrás, apresenta grande importância científico-tecnológica como precursor de uma variedade de compostos, tais como drogas antitrombóticas e antiinflamatórias. Existe a necessidade de se investigar novos compostos sintéticos que sirvam como alternativa mais eficaz para o tratamento da endometriose. Nesse contexto, os derivados do Safrol apresentam alto potencial antiinflamatório, mas, não apresentam relatos na literatura a respeito do potencial curativo sobre implantes endometrióticos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a ação de um novo derivado do Safrol sobre a endometriose induzida em ratas e verificar sua toxicidade sobre a função hepática e renal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / ALINE FERREIRA DA SILVA MARIANO - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    12. 2015-2019. Efeito da melatonina associada a insulina no tratamento da nefropatia em ratos induzidos ao diabetes.
      Descrição: O diabetes mellitus (DM) é uma desordem metabólica de múltiplas etiologias e que se caracteriza por um estado de hiperglicemia, ocasionada da anormalidade na secreção e/ou ação da insulina, com decorrentes distúrbios no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. As conseqüências dessa doença para os organismos são variadas, e, a longo prazo, pode resultar em danos macro e microvasculares, levando a quadros de hipertensão, nefropatia, retinopatia, cardiopatia e neuropatia. Visando o controle do diabetes mellitus e eventualmente a prevenção de suas complicações, as alternativas de tratamento atualmente empregadas têm como foco principal o controle da glicemia dos pacientes, associado a uma alimentação saudável e prática de atividade física. Sob esta perspectiva, o presente trabalho propõe avaliar os efeitos de um tratamento padrão para diabetes tipo 1, a insulina, associado ao antioxidante melatonina, visando dessa forma, analisar se uma nova estratégia de tratamento modula vias bioquímicas importantes no desenvolvimento de complicações desta enfermidade, especialmente da nefropatia diabética. Como a melatonina é um poderoso antioxidante apresentando efeitos moduladores em vários órgãos, a sua presença associada à insulina poderia ser um importante meio potencializador dos efeitos desse hormônio, diminuindo ou eliminando as ações deletérias causadas pelo diabetes nos rins.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / CINTIA GISELLE MARTINS FERREIRA - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    13. 2014-2018. Identificacao dos parametros imunofisiologicos do caramujo Pomacea lineata (Spix, 1827) (Mollusca: Caenogastropoda) a infeccao ao Schistossoma mansoni (Piraja da Silva, 1908)
      Descrição: O caramujo Pomacea lineata (Spix, 1827) é regionalmente conhecido por aruá e possui ampla distribuição geográfica. Em algumas regiões do Brasil, as espécies do gênero Pomacea são utilizadas como fonte de alimento e tanto o molusco quanto a sua desova são empregados, na medicina popular, para aliviar a tosse e na cura de doenças como a asma e a tuberculose. Porém, é relatado que espécies desse gênero (Pomacea haustrum Reeve, 1956) após ser introduzida em áreas de predominância de Biomphalaria glabrata (Say, 1818), reduziu os índices de infecção da espécie B. glabrata por Schistosoma mansoni no percentual de 2,1 a 11,9%. A esquistossomose é historicamente endêmica na região rural do estado de Pernambuco, representando um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, ocorrendo também nas zonas da mata, litoral e agreste, estando distribuída em 72 dos 185 municípios do estado de Pernambuco e as prevalências em algumas dessas localidades são superiores a 50 %. Acredita-se que em outras situações análogas, P. haustrum e, por extensão, P. lineata (Spix, 1827), P. canaliculata (Lamark, 1822) e outras do mesmo táxon poderão ser utilizadas, com sucesso, no controle biológico dos hospedeiros intermediários de S. mansoni. No entanto, Obter dados relacionados a imunofisiologia, ultraestrutural e histologia de P. lineata em relação a resistência a infecção ao S. mansoni em ambiente tropical.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / Luiz Carlos Alves - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador / Bárbara Brooklyn Timóteo Nascimento Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    14. 2014-2018. Avaliacao do efeito protetor da melatonina exogena sobre os neonatos nascidos de matrizes submetidas ao alcoolismo durante a prenhez
      Descrição: A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) representa a consequência mais séria resultante da exposição pré-natal ao álcool. Esse quadro patológico acarreta desordens fetais que incluem dismorfias faciais características, restrições nos crescimentos pré e pós-natal, anormalidades estruturais e distúrbios no sistema nervoso central, podendo apresentar outras malformações congênitas, dificuldades de aprendizado, de memória, problemas funcionais, emocionais e de comportamento. Ainda não foi estabelecida a quantidade segura para se consumir álcool durante a gestação, por isso, a abstinência nessa situação é considerada a conduta mais segura. O etanol atravessa a placenta e distribui-se pelo líquido amniótico, atingindo os tecidos fetais. A difusão passiva do álcool ocorre por gradiente de concentração, de forma que os níveis da mãe e do feto são semelhantes até que todo o álcool tenha sido metabolizado. Como nos fetos o metabolismo e a eliminação são processos mais lentos, a exposição fetal ao etanol e seu metabólito, o acetaldeído, é maior. Um dos fatores que contribuem para os danos induzidos pelo álcool consiste na geração aumentada de radicais livres, que pode resultar em estresse oxidativo. As espécies reativas de oxigênios (ROS) são capazes de danificar constituintes celulares essenciais, como proteínas, lipídeos e DNA, prejudicando a organogênese. Foi observado um aumento significativo de danos no DNA em cérebro de ratos submetidos à administração do etanol. Deste modo, os danos no DNA podem ser a razão para a neurotoxicidade, carcinogenicidade ou anomalias congênitas induzidas por etanol. Tem sido demonstrado que o consumo de etanol também produz danos no DNA de hepatócitos de ratos. A melatonina (N-Acetil-5-Metoxitriptamina) é uma indolamina sintetizada principalmente pela glândula pineal. Estudos têm demonstrado que este hormônio possui um elevado poder antioxidante. O papel antioxidante da melatonina se deve à sua natureza anfifílica que a permite cruzar livremente as barreiras morfofisiológicas encontradas nos tecidos, nas células e nos compartimentos celulares, incluindo o núcleo e a mitocôndria. Por isso, protege as membranas celulares, proteínas e os genomas nuclear e mitocondrial. A melatonina pode ajudar a neutralizar os radicais livres antes que estes exerçam suas atividades. Além disso, captura espécies reativas de oxigênio diretamente e estimula a expressão gênica de algumas enzimas antioxidantes, como a glutationa peroxidase e a superóxido dismutase. Estudos relacionados à melatonina indicaram que a administração deste hormônio durante 15 dias diminuiu o estresse hepático induzido por etionina em ratos e aumentou a atividade específica da enzima glutationa peroxidase. Estudos com ratos cirróticos, reportaram que a administração de melatonina reduziu os danos e os níveis de lipoperoxidação no fígado e em eritrócitos e, aumentou a atividade da enzima antioxidante superóxido dismutase nos eritrócitos. Diante do exposto, torna-se interessante testar a hipótese de que a melatonina exógena pode apresentar um efeito protetor sobre os neonatos provenientes de matrizes submetidas ao alcoolismo durante a prenhez.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador / Ilka Dayane Duarte de Sousa Coelho - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    15. 2013-2017. EFEITO DA SINVASTATINA ASSOCIADA A MELATONINA NO TRATAMENTO DE RATOS INDUZIDOS A ATEROSCLEROSE
      Descrição: A monoterapia com drogas hipolipemiantes pode provocar múltiplas modificações nos lipídios, mas a combinação de drogas pode ser necessária para um manuseio mais abrangente nestes indivíduos. Dessa forma, a associação de hipolipemiantes é de extrema relevância, devido ao fato que a inibição dupla causa uma redução mais efetiva de LDL-colesterol e que apenas 20% dos pacientes alcançam sucesso com o emprego de um hipolipemiante isolado (STEIN, 2002). Sabe-se que a melatonina atua como o mais potente antioxidante natural, além de exercer efeitos hipolipemiante e no processo inflamatório (REITER et al., 2003) e que as estatinas são os fármacos mais recomendados no tratamento da hiperlipidemia (IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose). Sendo assim, partindo do pressuposto que ambas as substâncias exercem ações antiaterogênicas e que no processo de envelhecimento os animais cursam com redução do nível sérico de melatonina e que na literatura não há relatos desta associação, considera-se a hipótese de que a reposição crônica de melatonina associada à administração da Sinvastatina em ratos com 6 meses de idade, possa reduzir os biomarcadores de doenças cardiovasculares, interferindo assim na predisposição a essas doenças. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / Laise de Souza Elias - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    16. 2013-2017. Avaliacao histologica, histoquimica, ultraestrutural e molecular, pos-tratamento com a melatonina, da cirrose hepatica em ratos Wistar,induzida pela tioacetamida
      Descrição: Em virtude do grande problema mundial que a cirrose apresenta, muitas pesquisas acerca desta doença são realizadas em todo mundo, objetivando testar substâncias e técnicas que possam converter-se em tratamento e busca da cura, ou ao menos aumentar a sobrevida do paciente, evitando a progressão da doença. A literatura relata que a melatonina, um hormônio da glândula pineal, dentre outras funções, atua como um potente agente antioxidante, regulando vários processos fisiológicos em mamíferos.A eficácia da melatonina como agente antioxidante supera a da glutationa e da vitamina E. Assim, desde 1993, quando foi descoberta a função antioxidante da melatonina, o interesse em seu uso clínico vem crescendo significativamente.Esse hormônio também apresenta efeito hepatoprotetor, quando administrada na dose de 10mg/kg durante seis semanas. Porém, não há indicativos para verificar se o quadro histológico e funcional cirrótico estacionaria, evoluiria para uma melhor condição hepática ou se há recidiva com o tempo após o tratamento com a melatonina. Assim,baseado no exposto e na ação antioxidante e hepatoprotetora da melatonina sobre o fígado, pesquisas no sentido de esclarecer a eficácia desta droga na cirrose hepática, a curto e longo prazo, é necessári. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / Welma Emidio da Silva - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    17. 2013-2016. Aspectos fisiologico e celular envolvidos na resistencia em diferentes populacoes de Plutella xylostella (L) e Tuta absoluta (Meyrick) submetidas ao Chlorantraniliprole e a formulacoes a base de Bacillus thuringiensis Berliner, respectivamente.
      Descrição: Várias pesquisas têm demonstrado que a traça-das-crucíferas Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae) e a traça-do-tomateiro Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae), consideradas as principais pragas das plantas da família Brassicaceae e da cultura do tomateiro, respectivamente, vem se destacando pela facilidade com que manifestam resistência a uma grande quantidade de princípios ativos diferentes, sendo requeridas doses cada vez mais elevadas de produtos sintéticos com maior toxicidade. Por estas razões, há um crescente interesse em encontrar táticas de controle alternativo ou investigar fatores que possam ser determinantes no mecanismo da resistência. Diante da dificuldade de controle de P. xylostella e T. absoluta, e da existência de reduzido número de trabalhos abordando os efeitos de chlorantraniliprole em P. xylostella, inseticida considerado promissor devido ao seu modo de ação diferenciado, e da carência de estudos fisiológicos e celulares em populações de T. absoluta frente aos produtos à base de B. thuringiensis, este trabalho tem como objetivos: 1. Analisar aspectos imunológicos e imunohistoquímico de populações de T. absoluta a formulados comerciais à base de B. thuringiensis, como possíveis mecanismos envolvidos na resistência, e 2. Avaliar populações de P. xylostella coletadas em áreas de cultivos de brássicas com relato de falhas no controle pela aplicação de diamidas antranílicas, comparando os efeitos subletais desse inseticida sobre parâmetros ultra-estrutural e imunohistoquímico de P. xylostella conhecidamente suscetível e de campo. As informações geradas de tais análises podem representar um instrumento para o aprimoramento do controle destas pragas mundialmente importantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / FRANKLIN MAGLIANO DA CUNHA - Integrante / Luiz Carlos Alves - Integrante / Fábio André Brayner dos Santos - Integrante / Andresa Cristina Batista de Oliveira - Integrante / Lílian Maria da Solidade Ribeiro - Integrante / Herbert Álvaro Abreu de Siqueira - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    18. 2013-2015. AVALIACAO DO EFEITO PROTETOR DA MELATONINA EXOGENA EM RATAS PRENHES E SUA PROLE APOS EXPOSICAO A DOSES SUBLETAIS DE HERBICIDAS
      Descrição: A extensiva utilização de agrotóxicos representa um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente aqueles com economias baseadas no agronegócio, caso do Brasil. Contudo, a não utilização de equipamentos de proteção durante a aplicação, o uso indiscriminado, bem como outros fatores já mencionados aumentam os riscos de intoxicações dos agricultores e de suas famílias, quase todos envolvidos direto e/ou indiretamente no processo de trabalho agrícola (Moreira et al., 2002). Portanto, pelo fato de ser considerado um herbicida não poluente ambientalmente (paraquat) e as formulações com glifosato-Roundup® pouco tóxica são muitas vezes utilizados de forma indiscriminada, aumentando seu potencial toxicológico em humanos e animais. A melatonina é um poderoso antioxidante e captador de radicais livres capaz de reduzir a toxicidade em vários órgãos e tecidos (KARBOWNIK; REITER 2000; KARBOWNIK et al., 2001; SRINIVASAN et al., 2008). De natureza lipofílica este hormônio penetra rapidamente nas células protegendo-as de diversos agentes tóxicos, como por exemplo: tetracloreto de carbono, radiação ionizante, entre outros (DANIELS et al., 1995; TAYSI et al., 2003). Pesquisas realizadas com paraquat e glifosato-Roundup® objetivando avaliar seus efeitos tóxicos durante a gestação são ainda inconclusivas e controversas. Além disso, os efeitos da melatonina exógena combinado com doses sub-letais dos herbicidas paraquat e glifosato-Roundup® sobre o aparelho reprodutor feminino e gestação são desconhecidos até o momento. Dessa forma, levando-se em consideração a relevância das informações e a preocupação com a saúde humana e animal, existem evidências reais da necessidade da exploração científica cuidadosa sobre a inibição da melatonina aos efeitos tóxicos ocasionados pelo paraquat e glifosato-Roundup sobre a saúde reprodutiva, com a finalidade de direcionar o uso racional dos herbicidas em questão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    19. 2013-2015. Analise in vivo e in vitro da expressao dos receptores androgenicos em ovarios de ratas com policistose ovariana apos tratamento com metformina
      Descrição: O aumento na produção ovariana de andrógeno na SOP contribui para a disfunção fisiológica e morfológica do ovário (FRANKS; MASON; WILLIS 2000). O tratamento convencional para SOP visa suprimir no ovário a produção de testosterona através do contraceptivo oral. Em algumas mulheres esse tratamento não é adequado, pois um dos efeitos colaterais do comprimido é o de aumentar o risco de um coágulo sanguíneo (trombose), especialmente em mulheres obesas. Além disso, em algumas mulheres a utilização da pílula coincide com ganho de peso e isso pode fazer os sintomas da SOP piorar em longo prazo. Por estas razões, tratamentos alternativos, como o uso da metformina, são cada vez mais utilizados obtendo-se excelentes resultados na reversão dos eventos característicos da SOP, inclusive redução dos níveis androgênicos. Estes efeitos benéficos da metformina são baseadas na melhoria da sensibilidade a insulina e por ação direta sobre os ovários (PALOMBA et al., 2009). No entanto, a ação da metformina sobre os ovários permanece ainda pouco esclarecido. Assim, são necessárias investigações para elucidar os mecanismos moleculares envolvidos, pois isso será bastante útil para ajustar os tratamentos da SOP com metformina e principalmente em combinação com outras drogas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Manoel Adrião Gomes Filho - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    20. 2013-2015. Efeitos sub-letais do inseticida biologico Xentari?, sobre a toxicidade renal e hapatica em ratos
      Descrição: Bacillus thuringiensis (Berliner) é uma bactéria Gram-positiva caracterizada pela produção de um cristal paraesporal na célula-mãe (durante sua esporulação) o qual contém ?-endotoxinas nocivas a diversas ordens de insetos (HÖFTE; WHITELEY, 1989; SCHNEPF et al., 1998). Os cristais produzidos por B. thuringiensis (Bt) são formados por diferentes proteínas Cry, que por sua vez são sintetizadas pelos genes cry presentes nos isolados, os quais determinam o aspecto inseticida dos mesmos (CRICKMORE et al., 2006; HÖFTE; WHITHELEY, 1989; SCHENPF et al., 1998). O modo de ação desse microrganismo está relacionado à solubilização das proteínas Cry no intestino dos insetos suscetíveis (AROSON; SHAI, 2001; BRAVO et al., 2002; FIUZA, 2004). A principal forma de contaminação por agrotóxicos é a ocupacional, que se caracteriza pela contaminação dos trabalhadores que manipulam essas substâncias. Esta contaminação é observada tanto no processo de formulação (mistura e/ou diluição dos agrotóxicos para uso), quanto no processo de utilização (pulverização, auxílio na condução das mangueiras dos pulverizadores e descarte de resíduos e embalagens contaminadas (MOREIRA et al. 2002). No Brasil o número de trabalhadores rurais que estão potencialmente expostos aos inseticidas sintéticos e biológicos é bastante expressivo (GARCIA; ALMEIDA 1991). Destes, a maioria pode se contaminar diretamente com alimentos contendo resíduos desses inseticidas. Além disso, pode haver intoxicações agudas e crônicas, através de contaminação de abastecimentos de água potável para consumo humano e animal, de rios, lagos e açudes, do leite materno e de vaca, de frutas, legumes e grãos (ARÃO, 2009). Com a identificação de novas cepas de Bt, os produtos a base dessas bactérias se tornaram uma alternativa viável e eficiente, pois ao contrário de outros inseticidas são considerados não contaminantes ao meio ambiente e não causam efeitos para a saúde humana (BRAVO et al., 2005). Entretanto, diversos autores relatam diferentes resultados sobre a toxicidade do Bt para organismos não alvos, como por exemplo: Yamashita et al. (2000) demonstram um efeito citocida em células de leucemia em ensaios in vitro. Outros dados revelam que não ocorrem alterações nos pesos ponderais dos animais tratados, como descrito por Siegel (2001), onde ratos foram tratados com 109 esporos por dia durante 730 dias e mesmo assim não demonstraram diferenças significativas no seu peso corporal. Quando analisado estes efeitos mais especificamente, em outros experimentos, foram observadas alterações dos níveis antigênicos no sistema imune, através do método de estudo imunoenzimático (CALDERÓN et al., 2007; VÁZQUEZ-PADRÓN et al., 2000). Sendo assim, diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos do inseticida biológico Xentari® sobre a toxicidade hepática e renal em ratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / CLOVIS JOSÉ CAVALCANTI LAPA NETO - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    21. 2013-2015. ANALISE MORFOLOGICA E HISTOQUIMICA DA ENDOMETRIOSE INDUZIDA EM RATAS APOS O TRATAMENTO COM EXTRATO ETANOLICO DE Bumelia sartorum Mart
      Descrição: A endometriose é um processo inflamatório, que se caracteriza pela presença de implantes teciduais histologicamente semelhantes ao endométrio (estroma e glândulas) fora da cavidade uterina. Existem várias teorias para explicar o desenvolvimento da endometriose, No entanto, esse processo ainda não está bem esclarecido. De 30 a 50% das mulheres inférteis apresentam endometriose. Estudos mais recentes apontam uma prevalência dessa patologia em até 20% das mulheres em idade reprodutiva. A certeza do diagnostico de endometriose só é dada através do exame de biópsia, feita preferencialmente pela laparoscopia que é um exame bastante invasivo, o que dificulta ou até mesmo impossibilita os avanços no estudo em humanos. Sendo assim, os modelos animais são extremamente importantes na elucidação dos mecanismos dessa doença bem como no teste de novas drogas terapêuticas. Atualmente, as opções terapêuticas para a endometriose, incluem terapia médica ou cirurgia. Contudo, grande parte da população mundial ainda utiliza plantas medicinais. Neste contexto, o objeto de estudo é a Bumelia sartorum, da Família Sapotaceae, popularmente conhecida como quixaba. Devido ao fato de não haver relatos a respeito da utilização da referida planta em implantes endometrióticos, esta pesquisa objetivou avaliar o efeito do extrato etanólico da casca de Bumelia sartorum Mart na redução de implantes endometriais de ratas induzidas a endometriose. Para isso, o pó obtido das cascas da Bumelia sartorum foi submetido ao processo de diluições sucessivas em álcool absoluto para obtenção do extrato alcoólico e posteriormente concentrado em rotaevaporador, em seguida foi diluído 32 mg para cada 1 ml de álcool 20%, sendo acondicionado em refrigerador a 10º C até sua utilização. Foram utilizadas 30 ratas albinas, as quais foram divididas em seis grupos, cada um constituído por cinco animais: Grupo I? ratas sem indução a endometriose (controle); Grupo II? ratas induzidas a endometriose e avaliadas após 21 dias do pós-operatório (P.O.); Grupo III? ratas induzidas a endometriose, tratadas com placebo (álcool 20%) por 15 dias; Grupo IV? ratas induzidas a endometriose, tratadas com extrato da quixaba por 05 dias; Grupo V? ratas induzidas a endometriose, tratadas com extrato da quixaba por 10 dias; Grupo VI ? ratas induzidas a endometriose, tratadas com extrato da quixaba por 15 dias. O extrato etanólico foi administrado nas ratas por via oral, numa concentração de 32 mg/ml/rata. Após os tratamentos, os animais foram anestesiados para a retirada dos implantes, os quais passaram pelos procedimentos histológicos de rotina, foram emblocados e os cortes foram submetidos às técnicas de coloração pela hematoxilina-eosina (H.E.) e tricrômico de Mallory, sendo posteriormente analisados em microscópio de luz. O sangue foi coletado e o soro foi acondicionado a -20ºC, onde foram analisados os níveis dos hormônios estrógeno, progesterona e prolactina, dosados utilizando-se o método Enzyme Linked Immunosorbet Assay (ELISA), através de kits comerciais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ALINE FERREIRA DA SILVA MARIANO - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador / Clécio Souza Ramos - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    22. 2013-2015. Administracao da melatonina exogena sobre os rins e estresse oxidativo em ratos induzidos ao diabetes
      Descrição: A nefropatia associada ao DM é uma das mais sérias e comuns complicações microvasculares do diabetes tipo 1 e tipo 2 e os seus efeitos nos rins são principalmente resultantes da hiperglicemia. O obejtivo do trabalho foi avaliar se a administração da melatonina pode neutralizar os efeitos adversos da nefropatia diabética, melhorando diretamente características como função renal, pressão arterial e o estresse oxidativo Para tanto, foram utilizados 50 ratos albinos, divididos nos seguintes grupos: GC: ratos sem indução ao diabetes; GD: ratos induzidos ao diabetes e tratados com placebo; GDM: ratos induzidos ao diabetes e tratados com melatonina na dosagem de 10mg/kg durante 20 dias; GDMS: ratos induzidos ao diabetes e tratados simultaneamente com melatonina; GDI: ratos induzidos ao diabetes e tratados com insulina. Os resultados mostraram que a adminsitração da melatonina no grupo GDMS foi capaz de produzir efeitos benéficos nas alterações encontradas nos animais do GD, atuando de maneira positiva ao reduzir o peso dos rins e o índice organossomático, tendência a redução dos valores hiperglicêmicos, proteção das células beta pancreáticas refletidos nos valores de insulina, recuperação dos níveis plasmáticos do óxido nítrico, bem como minimizou as alterações histológicas, reduzindo também o acúmulo de glicogênio e colágeno nos ris desses animais. Além disso, os valores de creatinina e uréia apresentaram-se equivalentes ao do GC. Melatonina também reduziu as níveis de TBARS e a taxa de células apoptóticas. No entanto, não interferiu significativamente sobre a atividade da GSH, ganho de peso corporal e pressão arterial nosgrupos estudados. Assim, concluimos que a administração da melatonina atuou de maneira benéfica sobre a histofisiologia renal de animais com o quadro de nefropatia diabética, comprovando sua capacidade antioxidante e protetora sobre o rins.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / CINTIA GISELLE MARTINS FERREIRA - Integrante / Álvaro Aguiar Coelho teixeira - Coordenador.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    23. 2012-2016. Efeitos de Oleos Essenciais sobre o Estresse Oxidativo, Apoptose, Proliferacao Celular e sua Influencia nos Parametros Biologicos e Perfil da Hemolinfa em Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) (Lepdoptera: Noctuidae)
      Descrição: O impacto econômico negativo de pragas na agricultura é enorme. Insetos-praga consumem ou danificam um grande número de culturas e produtos armazenados. No Brasil, a lagarta militar Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) (Lep.: Noctuidae), destaca-se como praga-chave na cultura do milho, sendo considerada uma cultura de importância social e econômica, presente do Norte ao Sul do País (Duarte et al. 2006, Oliveira et al. 2006). Os danos ocasionados por este inseto na cultura do milho ocorrem durante todo o ano, inclusive no período ?safrinha? que também oferece boas condições para o seu desenvolvimento, sendo a resistência e o alto custo dos defensivos utilizados, os principais problemas encontrados para o seu controle (Yu et al. 2003, Lima et al. 2006, Castro et al. 2006). Alternativas ecológicas aos inseticidas sintéticos são necessárias por serem seletivas, terem baixa toxicidade ao homem e animais e apresentarem eficiência contra várias espécies de pragas, além de serem compatíveis com os propósitos do Manejo Integrado de Pragas - MIP (Torres et al. 2001). Os produtos naturais obtidos de matéria-prima vegetal oferecem larga variedade de moléculas com grande diversidade nas suas estruturas e atividade biológica (Reigosa & Pedrol 2002). Como conseqüência, vem crescendo o interesse na utilização de compostos alternativos, derivados de plantas, conhecidos como óleos essenciais, que já fazem parte de formulações de inseticidas, capazes de matar e repelir insetos (Isman 2000). Diversos óleos essenciais com propriedades inseticidas já foram avaliados sobre parâmetros biológicos, e comportamentais de S. frugiperda demonstrando o potencial dessas substâncias no controle da praga (Nascimento et al. 2008, Correia 2008, Lima 2008, Maroneze & Gallegos 2009, Viana & Prates 2010). Também pode ser considerada outra razão para o interesse crescente em fitotoxinas, a ampla gama de novos sítios de ação nos organismos alvo. Nesse caso, mesmo que elas não sejam disponíveis para comerci. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / JOSÉ VARGAS DE OLIVEIRA - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    24. 2012-2016. Influencia da dieta hipercalorica e melatonina exogena durante a prenhez e lactacao sobre parametros sanguineos, hormonais, metabolicos e histogenese das adrenais, figado e rins da prole
      Descrição: Sabe-se que a exposição a um ambiente intrauterino anormal desempenha um papel importante na predisposição do feto para o desenvolvimento de diversas doenças metabólicas (CHECHI; HERZBERG; CHEEMA, 2010). Estudos experimentais que investigam a programação neonatal e doenças metabólicas em adultos têm se concentrado principalmente nos efeitos da restrição calórica ou protéica, cujos efeitos descritos na literatura passam por alterações no desenvolvimento somático, no consumo alimentar e alterações metabólicas (BARRETO-MEDEIROS et al., 2007). A presença de doenças como a obesidade, e consumo de dietas ricas em gorduras e/ou diabetes gestacional também tem sido foco desse tipo de trabalho (ZHIXIONG et al., 2009). Hoje, a temática dedicada à identificação de fatores maternos alterando a programação metabólica da prole chama-se programming (BAGBY, 2007). Esse período, que vai da concepção ao nascimento ? caracterizado por rápido crescimento, replicação e diferenciação celular ? é bastante sensível (PISANI et al., 2008). A teoria é que uma combinação de mecanismos age em nível de órgãos, tecidos, células e moléculas (SIMEONI; BARKER, 2009). Estudos anteriores mostraram que durante o processo de envelhecimento normal tanto em humanos, como em ratos, há uma correlação entre uma maior adiposidade visceral e diminuição dos níveis de melatonina ( BJÖRNTORP, 1995). Rasmussen (2001) demonstrou que a administração diária de melatonina em ratos machos de meia-idade alimentados com dieta hipercalórica, diminui o peso corporal, suprime a deposição de gordura visceral e restabelece os níveis plasmáticos normais de leptina e insulina. Compreender o impacto da obesidade materna e super-nutrição está sendo considerado atualmente como de grande importância, pois há uma correlação positiva entre o índice de massa corporal materno (IMC) durante a gravidez e o risco de obesidade na prole na vida adulta (PIRKOLA et al., 2010). Isto pode sugerir que super-nutrição materna seja um fator de. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Anísio Francisco Soares - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    25. 2012-2015. Investigacao do efeito melatonina sobre a organogense das gonadas, figado, rins e adrenais em ratos.
      Descrição: Estudos sobre transferência materna da informação fotoperiodica em mamíferos indicam que o fotoperiodo diário percebido pela mãe, durante a gestação ou lactação, é comunicado ao feto pela placenta ou pelo leite. Sabe-se ainda que a melatonina materna está envolvida nas funções fetais, pois atravessa a placenta, influenciando assim o fotoperíodo pré-natal através dos receptores deste hormônio em diversos órgãos, principalmente fígado, rins e adrenais, mediando às interações funcionais fisiológicas fetais Em ratos, a glândula pineal materna parece ter influencia no desenvolvimento e nas funções gonadal e genital da prole. No entanto pouco se sabe sobre o efeito dessa transferência no desenvolvimento das gônadas, fígado, rins e adrenais da prole. Assim a presente pesquisa tem os seguintes objetivos: 1. Analisar histologicamente, morfometricamente e ultraestruturalmente as gônadas, fígado, rins e adrenais de fetos de ratos com 17 e 19 dias de desenvolvimento; 2. Analisar histologicamente, morfometricamente e ultraestruturalmente as gônadas, fígado, rins e adrenais de ratos com 01 (um) dia de nascido; 3. Investigar os efeitos da luz e escuro constante aos 30 e 60 dias pós-natal sobre as gônadas, fígado, rins e adrenais dos neonatos; 4. Avaliar, nos neonatos, os níveis dos hormônios gonadotróficos (FSH e LH) e prolactina (PRL) aos 30 e 60 dias pós-natal; 5. Avaliar, nas ratas pinealectomizadas e/ou mantidas em diferentes fotoperiodos (luz e escuro constante), os níveis dos hormônios gonadotróficos (FSH e LH), Estrógeno e Progesterona.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / MANUEL DE JESUS SIMÕES - Integrante / VALDEMIRO AMARO DA SILVA JÚNIOR - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    26. 2012-2015. Efeito do oleo essencial e dos compostos majoritarios de citronela (Cymbopogon nardus) sobre a biologia e histofisiologia digestiva e reprodutiva de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)
      Descrição: O milho está entre os grãos mais produzidos e importantes no Brasil, devido seu uso na alimentação humana e fabricação de ração para criação de animais. No entanto, Spodoptera frugiperda, a lagarta-do-cartucho, é a principal praga dessa cultura nas Américas, sendo importante fator causador de perdas a cultura do milho. O uso dos inseticidas ainda é o mais empregado para o seu controle, porém com a implementação de novos métodos no Manejo Integrado de Pragas, várias táticas tem sido buscadas de forma que agrida menos o agrossistema. Entre elas, está o uso de produtos naturais de origem botânica, como extratos, óleos essenciais e seus compostos isolados, com as mais diversas atividades biológicas, sobre os insetos. O óleo essencial de citronela mostra ser promissor no controle de S. frugiperda, tendo apresentado atividades repelente, ovicida, redutora de longevidade de adultos e mortalidade. Sabe-se que o sistema digestório é uma das primeiras barreiras de defesa do inseto e que o corpo gorduroso é responsável pelo balanceamento entre os recursos alimentares e as exigências energéticas durante o desenvolvimento do inseto. Portanto, este trabalho se propõe verificar os efeitos do óleo essencial de citronela e seus dois principais compostos, geraniol e citronelol, sobre o mesêntero, corpo gorduroso e gônadas da lagarta-do-cartucho, bem como avaliar a ação sobre a biologia desta praga, procurando gerar alternativas como possível método de controle, diminuindo assim o uso e custo com aplicações de inseticidas sintéticos e o impacto ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / FRANKLIN MAGLIANO DA CUNHA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    27. 2012-Atual. MORFOLOGIA, HISTOQUIMICA E ULTRAESTRUTURA DO MESENTERO E ESTUDO DE DANOS AO DNA EM POPULACOES DE Plutella xylostella (L., 1758) (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE) SUSCETIVEL E RESISTENTE SUBMETIDAS AO FLUBENDIAMIDA
      Descrição: Plutella xylostella (L.), é considerada a principal praga das plantas da família Brassicaceae, acarretando enorme gasto para a realização do seu controle, sendo o método químico o mais adotado. O manejo desse inseto é dificultado pela facilidade com que evolui para a resistência. Em razão dos problemas oriundos da utilização dos primeiros produtos orgânicos sintéticos, houve a tentativa de descoberta de novas moléculas com diferentes modos de ação e de modificações nas formas de utilização. O Belt é um produto novo pertencente a nova classe de inseticidas (diamidas antranílicas) com modo de ação diferenciado de outras classes, atuando por ingestão, sendo portanto indicado para o controle de insetos mastigadores, e desta forma com grande possibilidade de controlar com eficiência populações de P. xylostella. O canal alimentar representa uma área de contato entre os insetos e o meio ambiente, sendo o foco de grande parte das pesquisas para se controlar o ataque de pragas. O entendimento e a caracterização do maior número de fatores envolvidos no desenvolvimento da resistência permitem a elaboração de estratégias de manejo que tenham por objetivo prevenir, retardar ou reverter à evolução da resistência a inseticidas. Diante desses problemas o presente trabalho tem o objetivo de avaliar o efeito do inseticida Belt (Flubendiamida), em condições laboratoriais, sobre a ultraestrutura, histoquímica e danos no DNA das células dos tecidos que constitue o mesêntero da P. xylostella de populações susceptíveis e resistentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / FRANKLIN MAGLIANO DA CUNHA - Integrante / Herbert Álvaro Abreu de Siqueira - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    28. 2011-2015. Aspectos imunologicos e bioquimicos de cinco populacoes de Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) submetidas a formulacoes comerciais a base de Bacillus thuringiensis Berliner
      Descrição: O tomate é uma hortaliça de grande importância econômica no Brasil e no mundo. Na região Nordeste se destacam os Estados da Bahia, Pernambuco e Ceará como produtores. Muitas perdas na produtividade são causadas todos os anos devido ao ataque de pragas destacando-se a traça-do-tomateiro Tuta absoluta como importante praga-chave. Devido ao seu alto poder reprodutivo, T. absoluta causa perdas na produção que podem chegar a 100%. Atualmente o método de controle mais empregado para essa praga é o químico, através de várias aplicações de inseticida por ciclo da cultura, fato este que tem levado ao aparecimento de resistência além dos efeitos adversos gerados para o meio ambiente e para a saúde humana. O controle biológico através do uso da bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis mostra-se uma alternativa promissora para o controle dessa praga dentro do Manejo Integrado de Pragas. Diversas formulações à base de B. thuringiensis estão disponíveis no mercado atualmente, no entanto ainda são poucas as informações existentes sobre interação da praga em questão com estes produtos; se há a possibilidade de desenvolvimento de resistência e como o inseto responde fisiologicamente a estes formulados. Alguns insetos apresentam resistência à B. thuringiensis em condições de campo e em laboratório o que constitui uma ameaça a utilização desse agente de controle. Dentre os mecanismos de resistência podemos citar alterações bioquímicas e em menor escala imunológicas. Diante do exposto, estudos que busquem investigar a resposta imunológica e características bioquímicas da fisiologia deste inseto quando interagem com B. thuringiensis são importantes para testar a eficiência dos formulados à base desta bactéria e evitar o aparecimento da resistência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Herbert Álvaro Abreu de Siqueira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    29. 2011-2013. Efeito da associacao combinada de Ginkgo biloba e exercicio fisico no tratamento da osteoporose induzida por glicocorticoides em ratas
      Descrição: A osteoporose é um distúrbio osteometabólico caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea (DMO), com deterioração da microarquitetura óssea, levando a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fraturas (PINTO NETO et al., 2006). Isso leva a um comprometimento da resistência do osso a traumas de baixa energia. De acordo com Roux (2001), a osteoporose é o maior problema de saúde pública, com um terço das mulheres na menopausa sendo afetadas e, dentre essas, metade desenvolve fratura. Somente no Brasil esta doença afeta mais de 10 milhões de pessoas. Tendo em vista a busca de alternativas mais eficazes no controle, e principalmente, no tratamento da osteoporose estabelecida, o presente estudo foi idealizado na tentativa de tratar a osteoporose induzida por glicocorticoides através da combinação do extrato de G. biloba e um programa de exercício físico, visando modificar a massa óssea de fêmures e tíbias de ratas Wistar após a indução da osteoporose por glicocorticoides, a fim de propor uma nova metodologia ao tratamento deste distúrbio em humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Hilda Michelly Paiva dos Santos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    30. 2011-2013. EFEITO DO XENOESTROGENO CIMETIDINA ASSOCIADO OU NAO A MELATONINA SOBRE O APARELHO REPRODUTOR DE RATAS PRENHAS E NAO PRENHAS
      Descrição: Segundo Roy et al. (1998), a cimetidina apresenta ação xenoestrogênica, sendo usada para o tratamento de úlcera péptica e duodenal, atuando como bloqueador dos receptores de H2 nas células parietais e inibindo acentuadamente a secreção ácida basal. Porém, uma desvantagem é que apresenta uma ação relativamente curta, tornando necessária sua administração mais de uma vez ao dia durante a fase aguda da terapia (COOGAN et al., 2005; MINNEMAN 2006). Segundo Murata et al. (2003) a cimetidina também é usada em esofagite de refluxo. Michnovicz; Galbraith (1991) e Nahas (2006) relataram que o uso crônico de cimetidina em homens, pode está associado a efeitos colaterais como, hiperestrogenismo resultando em ginecomastia e hiperprolactinemia. A cimetidina também tem sido relatada como tóxica para a reprodução em ratos machos (FRANÇA et al., 2000; SASSO-CERRI; CERRI 2008). Foi demonstrado também que a cimetidina reduz o estradiol 2-hidroxilado e aumenta níveis séricos de estradiol em mulheres (MICHNOVICZ; GALBRAITH 1991), além de aumentar as concentrações séricas de prolactina (hiperprolactinemia), que pode ser fator de risco para o câncer de mama entre mulheres na pós-menopausa (HANKINSON et al., 1999). Está bem estabelecido que o estradiol medeia os efeitos pró-reprodutiva, através de ações em vários órgãos reprodutivos, bem como processos bioquímicos. Com base nos mecanismos convencionais de ação, o estradiol liga-se aos receptores nos órgãos reprodutivos gerando secreções autócrinas e parácrinas (Fatores de crescimento e citocinas como o fator transformador do crescimento-?, fator inibidor da leucemia, a endotelina-1, óxido nítrico, etc) que facilitam o desenvolvimento do ovócito, fertilização e desenvolvimento do embrião (DEROO; KORACH 2006). O uso de fármacos que interferem nos mecanismos neuroendócrinos reguladores da secreção de prolactina é a causa mais comum de hiperprolactinemia, que na população adulta está em torno de 1% a 10%, com predomínio no sexo femini. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Sandra Maria Souza da Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    31. 2011-2013. INVESTIGACAO DO POTENCIAL TERAPEUTICO DE MONOCITOS NO TRATAMENTO DE LESOES HEPATICAS CRONICAS
      Descrição: Na busca de novas perspectivas terapêuticas, é proposto nesse projeto a realização de estudos visando avaliar o potencial terapêutico de monócitos no tratamento de doenças hepáticas crônicas em modelos experimentais, bem como inferir possíveis mecanismos envolvidos na melhora hepática. Uma vez obtendo-se bons resultados, esses poderão ser aplicados na clínica, já que essas populações celulares são facilmente accessíveis para utilização em pacientes, de forma autóloga ou heteróloga. A hipótese desse projeto é que essas populações celulares atuem no reparo de lesões hepáticas, trazendo assim novos avanços tecnológicos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes com hepatopatias agudas ou crônicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Sheilla Andrade de Oliveira - Integrante / Veruska Cíntia Alexandrino de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    32. 2011-2013. ESTUDOS FISIOLOGICOS E COMPORTAMENTAIS DO PARASITOIDE Bracon vulgaris ASHMEAD (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
      Descrição: Anthonomus grandis Boheman, (Coleoptera: Curculionidae) é considerado a principal praga do algodoeiro (Gossypium hirsutum L, Malvaceae) nas Américas. No Brasil cerca de 20% dos custos totais na produção do algodão são destinados a agrotóxicos visto que em sua maioria o controle dessa praga é realizado com inseticidas sintéticos a base de piretróides de alta toxidade (níveis toxicológicos I e II), largo espectro e baixa seletividade acarretando desequilíbrios biológicos. Com o intuito de minimizar estas conseqüências desfavoráveis na proteção dos cultivos tem se buscado adoções de medidas que aplicadas de forma adequada, resultem no controle eficaz dos insetos-pragas. O controle biológico do bicudo do algodoeiro, no Brasil, é realizado principalmente por parasitóides. O parasitóide Bracon vulgaris Ashmead (Hymenoptera: Braconidae) é um ectoparasitóide gregário larval que constitui o principal agente biológico responsável pela redução natural das populações de bicudo nos agroecossistemas do algodoeiro no Nordeste brasileiro. No entanto, embora possua tamanha importância na cultura do algodão, são escassos os dados referentes à sua ação de parasitismo sobre A. grandis tais como o efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo deste braconídeo. Outra questão a ser considerada em uma relação parasita/hospedeiro, é o fato de que quando desafiados por microrganismos e/ou parasitas os insetos hospedeiros apresentam mecanismos de defesa caracterizados pela reação humoral e celular. A reação humoral envolve a biossíntese de peptídeos antimicrobianos e proteínas. Já as reações celulares estão relacionas a atuação dos hemócitos sobre os organismos invasores desencadeando a fagocitose, nodulação e, no caso de invasores maiores, a encapsulação, o que pode levar a alterações na estrutura, tipos e no número dessas células e conseqüentemente refletir mudanças nos processos fisiológicos e bioquímicos do inseto. Durante o parasitismo algun. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Thiago José de Souza Alves - Integrante / Christian Sherley Araújo da Silva Torres - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    33. 2011-Atual. Efeito da pimetrozina e lufenuron sobre a fisiologia reprodutiva, digestiva e endocrina do bicudo do algodoeiro Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / FRANKLIN MAGLIANO DA CUNHA - Integrante / Luiz Carlos Alves - Integrante / Fábio André Brayner dos Santos - Integrante / Jorge Braz Torres - Integrante / Flávio Henrique Caetano - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    34. 2010-2014. O papel da melatonina e/ou prolactina no processo gestacional em animal nao sazonal
      Descrição: Testaremos a hipótese se a administração da melatonina associada ou não a PRL, em ratas albinas submetidas à pinealectomia interfere na gestação. Para isso, serão avaliados os seguintes parâmetros: histologia e histoquímica dos ovários e placentas no 7o e 14o dia de prenhez; a morfometria dos ovários e placentas no 7o e 14o dia de prenhez; níveis dos hormônios estrógeno, progesterona, melatonina e prolactina aos 7, 14 e 21 dias de prenhez; a expressão do gene da melatonina e da prolactina na placenta e ovários das ratas pela técnica de RT-PCR; peso ponderal das ratas gestantes, bem como analisar número, peso, tamanho dos neonatos. 90 ratas albinas serão divididas nos seguintes grupos: Grupo I - ratas prenhas (controle); Grupo II - ratas sham-pinealectomizadas prenhas; Grupo III - ratas pinealectomizadas prenhas; Grupo IV - ratas pinealectomizadas prenhas e tratadas com melatonina; Grupo V - ratas pinealectomizadas prenhas e induzidas à hiperprolactinemia; Grupo VI - ratas pinealectomizadas prenhas e tratadas com melatonina e induzidas a hiperprolactinemia. A pinealectomia será realizada de acordo com a técnica preconizada por Kuszak; Rodin, (1977). A melatonina será administrada dose de 200?g/100g sc.as 18:00h. A indução à hiperprolactinemia será obtida com a injeção subcutânea de domperidona na dose de 4mg por quilo de peso corporal diária. Os níveis dos hormônios melatonina, prolactina, estrógeno e progesterona serão dosados utilizando-se o método ELISA.Os materiais serão processados para inclusão em parafina. Os cortes corados pela Hematoxilina-Eosina, Tricrômico de Mallory e (PAS). As amplificações dos cDNA dos genes Mel1a e PL-II serão carreadas no Rotor-Gene 3000. RT-PCR será avaliado por análise de variância, teste t de Student, ou testes para a comparação de percentagens (p 0,01). As outras análises serão avaliadas por meio de testes não paramétricos de Kruskal-Wallis, e quando necessário as médias serão comparadas pelo teste de Mann-Whitney (p0,05).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Fernanda das Chagas Ângelo da Silva - Integrante / Édson João da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    35. 2010-2014. Efeitos de chlorantranilipole sobre parametros biologicos, mecanicos e fisiologicos de Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae)
      Descrição: Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae) é considerada a principal praga das plantas da família Brassicaceae, acarretando gasto mais de um bilhão de dólares anuais em compostos químicos ou biológicos para seu controle Dentre as táticas empregadas no controle desta praga, o uso de inseticidas sintéticos constitui o método mais utilizado. Contudo, as populações de P. xylostella se destacam pela facilidade com que manifestam resistência aos ingredientes ativos das formulações, sendo mencionado como o lepidóptero que se tornou resistente à maior quantidade de princípios ativos diferentes, mais de 51 ingredientes ativos, sendo requeridas doses cada vez mais elevadas de produtos sintéticos com maior toxicidade. As diaminas antranílicas constituem uma nova classe de inseticidas, recentemente lançada no mercado, que apresenta reduzida toxicidade a mamíferos e atua na musculatura estriada do inseto, causando impacto sobre a sua locomoção. O modo de ação diferenciado desta classe de inseticidas consiste na depleção do estoque de cálcio presente no interior das células musculares, comprometendo o processo de contração muscular. Chlorantraniliprole exerce atividade tópica e por ingestão contra larvas de vários insetos-praga da Ordem Lepidoptera, sendo seus efeitos sobre os adultos ainda muito pouco reportados. Diante da dificuldade de controle de P. xylostella e da existência de reduzido número de trabalhos abordando os efeitos de chlorantraniliprole, inseticida considerado promissor devido ao seu modo de ação diferenciado, torna-se fundamental a execução de pesquisas que possam contribuir com informações a respeito dos efeitos desta substância sobre a referida praga. Assim, esta pesquisa visa testar as hipóteses de que chlorantraniliprole afeta negativamente parâmetros biológicos, mecânicos e fisiológicos de P. xylostella. As informações geradas de tais análises podem representar um instrumento para o aprimoramento do controle desta praga mundialmente importante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Lílian Maria da Solidade Ribeiro - Integrante / Herbert Álvaro Abreu de Siqueira - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    36. 2010-2013. . Administracao associativa do cloridrato de metformina e melatonina na reversao da policistose ovariana e os efeitos sobre o figado e reproducao em ratas albinas
      Descrição: Testaremos a hipótese de que a melatonina pode neutralizar os efeitos adversos da dexametasona, melhorando o desempenho reprodutivo em ratas induzidas a ovários policísticos por meio da iluminação constante. Serão analisados os níveis plasmáticos dos hormônios estrógeno e progesterona; dos radicais livres; histologia e a histoquímica do ovário, sítios de implantação e placentas; abortos ou malformações na prole; peso, sexo, tamanho, número, rins, fígado, adrenais e gônadas dos neonatos. 75 ratas albinas serão divididas nos grupos: Grupo I-ratas sem indução da policistose ovariana mantidas em ciclo claro/escuro de 12/12 horas por 100 dias e acasaladas em seguida; Grupo II-ratas induzidas a policistose ovariana pela iluminação constante e acasaladas em seguida; Grupo III-ratas induzidas a policistose ovariana pela iluminação constante, tratadas com melatonina por 10 dias e acasaladas em seguida; Grupo IV-ratas induzidas a policistose ovariana pela iluminação constante, tratadas com dexametasona por 10 dias e acasaladas em seguida; Grupo V-ratas induzidas a policistose ovariana pela iluminação constante, tratadas com melatonina e dexametasona por 10 dias e acasaladas em seguida. O estímulo luminoso constante será em torno de 400 lux (por 100 dias). A dexametasona será administrada na dosagem de 0,8mg/dia/animal, ip. durante 10 dias, com redução diária da dose em 0,04ml até dose zero. A melatonina será administrada na dose de 200 ?g/100g sc., as 18:00h. O controle receberá solução placebo. 1,5 mL de sangue será coletado por punção cardíaca aos 7, 14 e 21 dias de gestação, centrifugados e congelado a -20°C até o momento das dosagens hormonais e estresse oxidativo pelo método ELISA. Os materiais serão processados para inclusão em parafina, e corados pela hematoxilina-eosina, P.A.S., tricrômico de Mallory e Alcian Blue pH 2,5. Será utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, onde as médias serão comparadas pelo teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, a 95 %.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Ana Janaína Jeanine Martins de Lemos - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    37. 2010-2012. Efeito da dexametasona e melatonina em ratas prenhas e na prole
      Descrição: Testaremos a influência da melatonina sobre os efeitos sistêmicos em neonatos, cujas mães foram submetidas ao tratamento com dexametasona durante a prenhez. Serão avaliados os seguintes parâmetros: número, peso e tamanho dos neonatos; a histologia das adrenais, fígado e rins das matrizes e neonatos; a presença de carboidratos e colágeno nas adrenais, fígado e rins das matrizes e dos neonatos; a morfometria das adrenais, o fígado e os rins das matrizes neonatos. 20 ratas albinas serão divididas nos seguintes grupos: Grupo I ? ratas prenhas sem tratamento (Controle); Grupo II ? ratas prenhas tratadas com dexametasona 10 dias após a confirmação do acasalamento, até o nascimento dos filhotes; Grupo lll - ratas prenhas tratadas com melatonina 10 dias após a confirmação do acasalamento, até o nascimento dos filhotes; Grupo lV: ratas prenhas tratadas com dexametasona e melatonina 10 dias após a confirmação do acasalamento, até o nascimento dos filhotes. Será utilizado o fosfato dissódico de dexametasona (Decadron), 10 dias após a confirmação do acasalamento, nos animais dos grupos ll e lV, numa concentração de 0,8 mg/kg ip. na dosagem de 0,2 ml/dia/animal. A melatonina será administrada, nos grupos III e lV, na dose de 1,0 mg/kg SC.as 18:00h. As matrizes e neonatos serão e as adrenais, fígado e rins dos neonatos e das matrizes fixados em Boüin, incluidos em parafina e os cortes corados pelo PAS, Tricrômico de Mallory e Hematoxilina-Eosina. A morfometria de fígado será realizada com uma quadrícula com 100 pontos-teste, em cinco lâminas coradas pelo tricrômico de Mallory, para facilitar a visualização dos espaços porta. Rins: A morfometria será realizada através de aplicativo Morfometria de Linhas, calibrado em micrômetros, associado ao programa Optimas® 6.2 para Windows. Adrenais: As lâminas serão avaliadas quanto à espessura de cada zona da cortical da adrenal. Serão realizadas a Análise de Variância, e teste de Tukey e Kramer (p ? 0,05).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Solange Bezerra da Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    38. 2010-2012. Toxicidade dos oleos essenciais de pimenta longa (Piper hispidinervum Jacq.) e cravo da india (Syzygium aromaticum L.), associados ou nao ao Bacillus thuringiensis Berliner, sobre as defesas imunologicas e mecanicas de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith)
      Descrição: A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lep.: Noctuidae), é uma praga com ampla distribuição geográfica e de difícil controle devido à grande capacidade de dispersão durante o período de cultivo, ampla gama de hospedeiros, além da resistência e o alto custo dos defensivos. Assim, técnicas alternativas de controle têm sido pesquisadas, as quais incluem o uso de óleos essenciais e preparados como agentes entomopatogênicos por serem seletivos, por terem baixa toxicidade ao homem e animais e por apresentarem eficiência contra várias espécies de pragas. Dentro desse contexto essas técnicas são perfeitamente justificáveis dentro de uma estratégia do Manejo Integrado de Pragas - MIP. Porém, pesquisas têm demonstrado apenas os efeitos de repelência e deterrência dos óleos essências a diversos insetos inclusive em S. frugiperda e nenhum estudo tem comprovado a eficiência desses sobre as barreiras imunológicas e mecânicas. Além disso, outros estudos têm demonstrado o efeito inibitório dos óleos sobre microorganismo. Por isso, o presente estudo tem o objetivo de detectar em quais concentrações ocorrem mínimas alterações imunológicas: celular e humoral e histopatológica do mesêntero que possam ser determinantes para o controle de S. frugiperda, ocasionada pela ingestão de folhas de milho tratadas com óleos de pimenta longa e cravo da índia, associados ou não ao B. turingiensis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / JOSÉ VARGAS DE OLIVEIRA - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Glaucilane dos Santos Cruz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    39. 2010-2012. Mecanismos Envolvidos nas Respostas Imunologica, Morfologica e Bioquimica de Populacoes de Insetos Resistentes e Susceptiveis ao Bacillus thuringiensis Berliner
      Descrição: Atualmente diversas culturas, como milho, algodão, soja, arroz e canola dentre outras, têm sido modificadas geneticamente para expressar proteínas derivadas de Bt, contra lepidópteros pragas. Apesar dos inegáveis benefícios, existem possíveis riscos relativos às plantas transgênicas, pois o desenvolvimento de resistência a estirpes de B. thuringiensis é uma grande ameaça a sua utilização como agente biológico de controle de pragas, em particular, após a introdução das plantas GM que expressão proteínas Cry continuamente durante toda a fenologia da planta, aumenta o risco dessa resistência em virtude da pressão de seleção exercida. Geralmente a resistência à toxina Bt é caracterizada por alterações nos receptores de membrana presente nas microvilosidades das células epiteliais do mesêntero, ou por variações nos níveis de pH estomacal, como ocorrem em muitos lepidópteros, dificultando a solubilização das protoxinas que requerem ambiente alcalino. Os mecanismos imunes também podem permitir aos insetos sobreviverem à ação direta dos patógeno e suas toxinas. Dessa forma a preocupação em relação ao manejo da resistência é fundamental para o emprego de plantas geneticamente modificadas no controle de insetos. Portanto, torna-se necessário à realização de pesquisas que investiguem os impactos da toxina Bt sobre a morfofisiologia e bioquímica do sistema digestivo e respostas imunes (celular e humoral) em lepidópteras, como uma estratégia para prevenir ou retardar o desenvolvimento da resistência em insetos suscetíveis e resistentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Coordenador / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Integrante / Luiz Carlos Alves - Integrante / Fábio André Brayner dos Santos - Integrante / Jorge Braz Torres - Integrante / Andresa Cristina Batista de Oliveira - Integrante / Lílian Maria da Solidade Ribeiro - Integrante / Herbert Álvaro Abreu de Siqueira - Integrante / Thiago José de Souza Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    40. 2010-2012. Efeito da administracao do metronidazol durante a prenhez, sobre desenvolvimento placentario, fetal e durante a fase de amamentacao dos filhotes
      Descrição: Analisar o efeito da administração do metronidazol durante a prenhez, sobre desenvolvimento placentário e fetal, bem como durante a fase de amamentação dos filhotes. 40 ratas albinas (Rattus norvegicus albinus) da linhagem Wistar, serão divididas nos seguintes grupos: Grupo I - ratas prenhas sem tratamento e sacrificadas no 7o dia, para análise dos sítios de implantação; Grupo II - ratas tratadas com metronidazol e sacrificadas no 7o, para análise dos sítios de implantação; Grupo III - ratas prenhas sem tratamento e sacrificadas no 14o dia, para análise das placentas; Grupo IV - ratas tratadas com metronidazol e sacrificadas no 14o dia, para análise das placentas; Grupo V - ratas prenhas sem tratamento para análise do fígado e rins dos neonatos; Grupo VI ? ratas prenhas tratadas com metronidazol para análise do fígado e rins dos neonatos; Grupo VII - ratas sem tratamento durante o período de lactação para análise dos filhotes após o desmame; Grupo VIII - ratas tratadas com metronidazol durante o período de lactação para análise dos filhotes após o desmame. O metronidazol será administrado por gavagem na dosagem de 50mg/Kg diluído em 0,5mL de DMSO. As fêmeas dos grupos I e II serão eutanasiadas no sétimo dia de prenhez e as do grupo III e IV no décimo quarto dia. As fêmeas dos grupos V e VI serão acompanhadas durante toda a gestação até o nascimento dos filhotes, os quais serão contados, pesados em balança analítica, medidos com o auxílio de um paquímetro e analisados macroscopicamente e microscopicamente. Os materiais serão processados para inclusão em parafina e os cortes corados pela hematoxilina - eosina (H. E.), Ácido Periódico de Schiff (P.A.S.) e Tricrômico de Mallory. Na análise morfométrica, serão utilizadas dez lâminas dos grupos III e IV e analisadas as regiões do disco placentário. Será utilizado teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, onde as médias serão comparadas pelo teste de Dunn?s com 95% de significância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / Welma Emidio da Silva - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    41. 2010-2012. Avaliacao do efeito da enrofloxacina durante a prenhez e no desenvolvimento da prole em ratas
      Descrição: A presente pesquisa objetiva investigar o efeito da enrofloxacina em ratas prenhas e no desenvolvimento da prole. Serão avaliados os seguintes parâmetros: o ganho de peso das mães durante a prenhez; a histologia do fígado e rins das ratas; quantificação dos sítios de implantação; histologia, histoquimica e morfometria da placenta no décimo quarto dia de desenvolvimento; o número, peso e tamanho dos neonatos e a histologia do fígado e rins dos neonatos. 30 ratas albinas (Rattus norvegicus albinus) da linhagem Wistar, serão divididas nos seguintes grupos: Grupo I - ratas prenhas que receberão placebo e sacrificadas no 7º dia de prenhez, para análise dos sítios de implantação, rins e fígado; Grupo II - ratas prenhas que receberão placebo e sacrificadas no 14º dia de prenhez, para análise das placentas, rins e fígado; Grupo III - ratas prenhas que receberão placebo para análise dos rins e fígado dos neonatos; Grupo IV - ratas prenhas que receberão enrofloxacina e sacrificadas no 7º dia de prenhez, para análise dos sítios de implantação, rins e fígado; Grupo V - ratas prenhas que receberão enrofloxacina e sacrificadas no 14º dia de prenhez, para análise das placentas, rins e fígado; Grupo VI - ratas prenhas que receberão enrofloxacina para análise dos rins e fígado dos neonatos. Será utilizado o BAYTRIL® (enrofloxacina), na dose de 5,0mg/kg a cada 24 horas, via oral, por um período de sete, 14 e 21 dias. Os materiais serão coletados e processados para inclusão em parafina. Os cortes serão corados pela hematoxilina - eosina (H. E.), tricrômico de Mallory e P.A.S. (Ácido Periódico de Schiff). Na análise morfométrica, serão utilizadas dez lâminas dos grupos III e IV e analisadas as regiões do disco placentário. Será utilizado teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, onde as médias serão comparadas pelo teste de Dunn?s com 95% de significância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valeria Wanderley Teixeira - Integrante / ÁLVARO AGUIAR COELHO TEIXEIRA - Coordenador / Ismaela Maria Ferreira de Melo - Integrante.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (17)
    1. MENÇÃO HONROSA pelo trabalho intitulado ?EFEITO DO CONSUMO CRÔNICO DE ÁLCOOL E MELATONINA DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇÃO SOBRE O FÍGADO E RINS DA PROLE DE RATOS AOS 30 DIAS DE VIDA, Universidade Federal Rural de Pernambuco Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. 2021.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    2. Menção honrosa pela distinção ao trabalho Efeitos de uma dieta hipercalórica associada ou não a melatonina exógena durente a gestação e lactação sobre histofisiologia do baço na prole, Universidade Federal Rural de Pernambuco Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. 2019.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    3. Professora Homenageada do Curso de Mestrado em Entomologia Agrícola, Curso de Pós Graduação em Entomologia Agrícola.. 2018.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    4. Professora Homenageada do Curso de Doutorado em Entomologia Agrícola, Curso de Pós Graduação em Entomologia Agrícola.. 2018.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    5. Professora Homenageada do Curso de Mestrado em Biociência Animal, Curso de Pós-Graduação em Biociência Animal.. 2018.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    6. Professora Homenageada, Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas 1.2016.. 2016.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    7. Professora Homenageada, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 1.2016.. 2016.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    8. Paraninfa, Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas 2.2016.. 2016.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    9. Professora Homenageada, Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas 2.2015.. 2015.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    10. Professora homenageada, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas 2 semestre de 2014.. 2014.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    11. Professora Homenageada, Curso em Bacharelado em Ciências Biológicas Turma 2013.1.. 2013.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    12. Menção Honrosa pelo número de trabalhos (95) apresentados durante o transcorrer dos 25 anos de existência da Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB). 20, Instituto Biológico.. 2012.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    13. Menção Honrosa pelo trabalho apresentado: Efeito sub-letais de inseticida biológico, administrado durante a lactação, sobre órgãos maternos e de filhotes de ratos após o desmame na XII Jornada de Ensi, Unifersidade Federal Rural de Pernambuco.. 2012.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    14. Professora Homenageada, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 2011.1.. 2011.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    15. Professora Homenageada, Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas 2011.2.. 2011.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    16. Professora Homenageada, Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas Turma 1/2010.. 2010.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.
    17. Professora Homenageada, Curso de Licenciatura Plena em Ciências biológicas Turma 1/2010.. 2010.
      Membro: Valeria Wanderley Teixeira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Congresso Internacional da Saúde. Melatonina e sua Atividade Protetora Sobre as Disfunções do Sistema Reprodutor Feminino. 2021. (Congresso).
    2. Congresso Internacional da Saúde. Distúrbios no Sistema Reprodutor Masculino Decorrentes do Diabetes Mellitus. 2021. (Congresso).
    3. I CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE CIÊNCIAS & SAÚDE (ICONCS). IMPORTÂNCIA E ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA E FRENTE ÀS PANDEMIAS. 2021. (Congresso).
    4. I CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE CIÊNCIAS & SAÚDE (ICONCS). ASSOCIAÇÃO ENTRE DIABETES MELLITUS E COVID-19: BREVE REVISÃO. 2021. (Congresso).
    5. I CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR (I CONASMULTI). Influência alimentar na ocorrência do diabetes mellitus.. 2021. (Congresso).
    6. I CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR (I CONASMULTI). Relação entre diabetes mellitus e processos infecciosos. 2021. (Congresso).
    7. Simpósio de Entomologia Aplicada. 2017. (Simpósio).
    8. 27 Reuniâo do Instituto Biológico. Apresentação de trabalhos. 2014. (Congresso).
    9. 26 Reunião Anual do Instituto Biológico. 2013. (Outra).
    10. 25 Reunião do Instituto Biológico. 2012. (Encontro).
    11. 24 Reunião Anual do Instituto Biológico.Apresentação de trabalhos. 2011. (Outra).
    12. I SIMPÓSIO DE ENTOMOLOGIA APLICADA. 2010. (Simpósio).
    13. XXIII REUNIÃO ANUAL DO INSTITUTO BIOLÓGICO. Apresentação de trabalhos. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Valeria Wanderley Teixeira ⇔ Maria Tereza dos Santos Correia (2.0)
        1. DE ANDRADE, FERNANDA M. ; NEVES, FERNANDA P.A. ; DE ALBUQUERQUE, PRISCILLA B.S. ; ARAGÃO-NETO, ADELMO C. ; JANDÚ, JANNYSON J.B. ; COELHO, LUANA C.B.B. ; LIMA-RIBEIRO, MARIA H.M. ; TEIXEIRA, ÁLVARO A.C. ; CARNEIRO-DA-CUNHA, MARIA G. ; TEIXEIRA, VALÉRIA W. ; CORREIA, MARIA T.S.. Healing activities of Cramoll and xyloglucan membrane in cutaneous wounds of diabetic mice. Journal of Immunology and Regenerative Medicine. v. 13, p. 100045-100050, issn: 2468-4988, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA, ANDRESA C B ; WANDERLEY-TEIXEIRA, VALERIA ; SILVA, CRISTIANE T S ; TEIXEIRA, ÁLVARO A C ; SIQUEIRA, HERBERT A A ; CRUZ, GLAUCIANE S ; NETO, CLOVIS L ; LIMA, AMANDA L R ; CORREIA, MARIA T S. Labeling membrane receptors with lectins and evaluate on of the midgut histochemistry of Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) populations with different levels of susceptibility to formulated Bt. PEST MANAGEMENT SCIENCE. v. 1, p. 1-10, issn: 1526-498X, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valeria Wanderley Teixeira ⇔ Thiago Henrique Napoleão (2.0)
        1. BATISTA FERRREIRA, ELAINE CRISTINA ; VILA NOVA, ISABELLA COIMBRA ; DE ALMEIDA, WELTON AARON ; DOS SANTOS ALBUQUERQUE, FRANCIELI MARCELINO ; DOS SANTOS CRUZ, GLAUCILANE ; DA COSTA, HILTON NOBRE ; PROCÓPIO, THAMARA FIGUEIREDO ; DA SILVA, WLIANA ALVES VITURINO ; ASSUNÇÃO FERREIRA, MAGDA RHAYANNY ; GUEDES PAIVA, PATRÍCIA MARIA ; LIRA SOARES, LUIZ ALBERTO ; COELHO TEIXEIRA, ALVARO AGUIAR ; TEIXEIRA, VALÉRIA WANDERLEY ; NAPOLEÃO, THIAGO HENRIQUE ; BARROS, Reginaldo ; PONTUAL, EMMANUEL VIANA. Opuntia ficus-indica cladode extract is an embryotoxic, larvicidal, and oviposition-deterrent agent for the diamondback moth, Plutella xylostella. CROP PROTECTION. v. 139, p. 105351, issn: 0261-2194, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. DE ALMEIDA, WELTON AARON ; NOVA, ISABELLA COIMBRA VILA ; NASCIMENTO, JÉSSICA DA SILVA ; DE MOURA, MAIARA CELINE ; AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; DA COSTA, HILTON NOBRE ; Cruz, Glaucilane dos Santos ; TEIXEIRA, Álvaro Aguiar Coelho ; WANDERLEY-TEIXEIRA, VALÉRIA ; FERREIRA, MAGDA RHAYANNY ASSUNÇÃO ; SOARES, LUIZ ALBERTO LIRA ; COELHO, LUANA CASSANDRA BREITENBACH BARROSO ; MARIANAVARRO, DANIELAAMARAL FERRAZ ; PAIVA, PATRÍCIA MARIA GUEDES ; NAPOLEÃO, THIAGO HENRIQUE ; DE ALBUQUERQUE, LIDIANE PEREIRA ; PONTUAL, EMMANUEL VIANA. Effects of Plectranthus barbatus leaf extract on survival, digestive proteases, midgut morphophysiology and gut microbiota homeostasis of Aedes aegypti larvae. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY. v. 141, p. 116-125, issn: 0254-6299, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valeria Wanderley Teixeira ⇔ Luiz Bezerra de Carvalho Junior (1.0)
        1. RAFAELA LEÃO SOARES, PRISCILA ; LUCAS CORRÊA DE ANDRADE, ANDRÉ ; PINHEIRO SANTOS, THAMIRIS ; CAROLINE BARROS LUCAS DA SILVA, STEPHANNIE ; FREITAS DA SILVA, JADSON ; RODRIGUES DOS SANTOS, AMANDA ; HUGO LIMA DA SILVA SOUZA, ELTON ; MAGLIANO DA CUNHA, FRANKLIN ; WANDERLEY TEIXEIRA, VALÉRIA ; SALES CADENA, MARILIA RIBEIRO ; BEZERRA DE SÁ, FABRÍCIO ; BEZERRA DE CARVALHO JÚNIOR, LUIZ ; GONÇALVES CADENA, PABYTON. Acute and chronic toxicity of the benzoylurea pesticide, lufenuron, in the fish, Colossoma macropomum. Chemosphere (Oxford). v. 161, p. 412-421, issn: 0045-6535, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valeria Wanderley Teixeira ⇔ Francisco José Roma Paumgartten (1.0)
        1. SILVA, JAIURTE GOMES MARTINS DA ; PINTO, Flávia Cristina Morone ; OLIVEIRA, GLÍCIA MARIA DE ; SILVA, ANDERSON ARNALDO DA ; CAMPOS JÚNIOR, OLÁVIO ; OLIVEIRA DA SILVA, RICARDO ; TEIXEIRA, VALERIA WANDERLEY ; MELO, ISMAELA MARIA FERREIRA DE ; PAUMGARTTEN, Francisco José Roma ; SOUZA, THAMYRIS PEREZ DE ; CARVALHO, Rosangela Ribeiro de ; OLIVEIRA, ANA CECÍLIA AMADO XAVIER DE ; AGUIAR, JOSÉ LAMARTINE DE ANDRADE ; TEIXEIRA, ÁLVARO AGUIAR COELHO. Non-clinical safety study of a sugarcane bacterial cellulose hydrogel. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e960997932, issn: 2525-3409, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:18