Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ana Paula Legey de Siqueira

Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq (Divulgação Científica- 2020 a 2023). Já foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa em Divulgação Científica no período de 2015-2018. Pós Doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica) (ago/2009), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ (Jul/1997) e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993). Na UniCarioca é: Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Representante Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UniCarioca); Coordenadora Adjunta do Núcleo de Computação Aplicada (NUCAP/UniCarioca), núcleo este que abarca pesquisas interdisciplinares envolvendo os cursos de Pedagogia, Design, Computação e Comunicação) aplicando Tecnologias Digitais no Ensino Formal e Não Formal em diferentes ambientes de aprendizagem e segmentos de ensino; orienta TCCs e projetos de iniciação científica; Professora Adjunta do curso de Pedagogia (disciplinas; Didática das Ciências, Informática Aplicada à Educação, Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação e Projetos de ação Pedagógica). Coordenadora Institucional de Iniciação Científica PIBIC- CNPq/UniCarioca. Gestora do Diretório de Grupos de Pesquisa da UniCarioca. É Líder do Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias Digitais na Educação Não formal. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear participando da linha de pesquisa: Realidade Virtual na Área Nuclear e neste instituto orientou três dissertações de Mestrado Acadêmico na área de Divulgação Cientifica no IEN/PPG em Ciência e Tecnologias Nucleares/CNEN. Atuou como Professora Adjunta na Universidade Gama Filho nos cursos de graduação em Medicina, Biologia, Nutrição, Enfermagem. Atuou como docente no Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Gama Filho (6 orientações concluídas) e foi responsável pela linha de pesquisa ?Utilização de Tecnologias de Realidade Virtual e Inteligência Artificial para Divulgação, Ensino, Treinamento, Avaliação na Área da Saúde?. Orientou alunos de Iniciação científica- PIBIC/CNPq ; alunos de Iniciação Científica bolsistas da FAPERJ (Apoio Edital de Apoio às Escolas Públicas do Rio de Janeiro; alunos bolsistas Jovens Talentos da FAPERJ (Edital de Apoio às Escolas Públicas); bolsista de TCT da FAPERJ (Apoio ao Edital Escolas Públicas). Atualmente orienta alunos PIBIC/CNPq, bolsistas de Apoio Técnico do CNPq; alunos de Iniciação Cientificas da UniCarioca além de dissertações do Mestrado Profissional da UniCarioca. Atuou como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Computação Avançada (GPCA) e do Laboratório de Realidade Virtual da UGF. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2017-2019. Tecnologias Digitais e a aprendizagem da leitura: contribuicoes dos softwares educativos
      Descrição: Esta pesquisa propõe a análise de softwares com vistas a elaboração de novas propostas que aprimorem ou orientem a construção de novos softwares ou de escolha destes para alfabetização e letramento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Victor G Freitas - Integrante / Anderson Santos - Integrante / alessandro jatobá - Coordenador / cristina branco - Integrante / Camila de Souza Esteves e Cunha - Integrante.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    2. 2017-2019. Defesa Civil nas escolas
      Descrição: Desenvolvimeno de praticas pedagógicas inovadoras para a defesa Civil nas escolas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Antonio Carlos de Abreu Mól - Coordenador / Diego Rocha - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    3. 2017-2019. o ensino da Geometria espacial a partir de uma sequencia didatica utilizando um aplicativo digital
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / gabriel mello dos santos mol - Integrante / Thiago Pires - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    4. 2017-2019. Desenvolvimento das Habilidades de alunos por meio da robotica em atividades extracurriculares
      Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição da robótica no desenvolvimento de habilidades dos alunos com idade entre 12 à 16 anos em atividades extracurriculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Claudio Márcio Pereira - Integrante / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Ismênia Moraes de Souza Leondardo Torres - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    5. 2017-2019. Uma proposta de estimulacao da consciencia fonologica nos anos iniciais da Alfabetizacao por meio um jogo Digital: ABC da Fazenda
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa foi propor aos profissionais das áreas de educação e saúde uma metodologia embasada nos protocolos validados de avaliação da Consciência fonológica que favoreça o desenvolvimento das habilidades da consciência fonologica de forma ludica por meio de um jogo digital. educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / andreia Teixeira - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante / Veronica Land - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    6. 2017-2018. Ensino de Geografia por meio de Tecnologias Digitais
      Descrição: Ao longo do processo de urbanização vivido pelo Brasil, principalmente a partir da segunda metade do século XX, o Rio de Janeiro tornou-se uma área densamente urbanizada, o que provocou uma redução ainda maior de áreas florestais no estado, fato este que já ocorria desde o processo de colonização do Brasil. A Mata Atlântica de hoje se apresenta como um mosaico composto por poucas áreas relativamente extensas, principalmente nas regiões sul e sudeste, e uma porção bem maior composta de áreas em diversos estágios de degradação. Por outro lado, as tecnologias digitais se apresentam hoje como uma possibilidade de utilização no ensino de Geografia, uma vez que permite trabalhar simulações e interações com múltiplos elementos da paisagem, tornando-se um importante atrativo para o processo de aprendizagem, podendo ser encaradas como uma forma de enriquecer, acelerar e solidificar o conteúdo apreendido. O uso dessas tecnologias a tornam extremamente relevante, pois podem levar o aluno a um ambiente semelhante ao natural, criando uma sensação de realidade capaz de envolvê-lo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende demonstrar, com o uso de diferentes tecnologias, como se deu a forma de ocupação do Rio de Janeiro, sobretudo da região metropolitana do estado, e quais impactos ambientais foram gerados nesse processo. Além de uma forma de se pensar a importância das características naturais do bioma Mata Atlântica e sua preservação para a manutenção de seu equilíbrio e sobrevivência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Victor G Freitas - Integrante / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Joaquim Eugênio - Integrante / Adriana Furtado - Integrante / Barbara Emanuel - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    7. 2017-2018. Percepcoes de Professores de matematica do segundo segmento do ensino fundamental quanto ao uso das tecnologias digitais na sua praxis escolar
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a a percepção do professor de matemática do ensino fundamental II quanto ao uso das tecnologias digitais no cotidiano escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Luciano de Oliveira Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    8. 2017-Atual. Contribuicoes de Tecnologias Digitais para o Letramento Cientifico
      Descrição: Este projeto de pesquisa, cujo tema é o Letramento Científico em Espaços Não Formais de Aprendizagem com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (E.F.), objetiva compreender as potencialidades, positivas e/ou negativas, do uso de tecnologias digitais móveis para o desenvolvimento do letramento científico nos anos iniciais do E.F. em aulas de campo ubíquas. Tem como problema de pesquisa refletir sobre como os diferentes tipos de interações verbais ocorridas durante aulas de campo ubíquas influenciam nos discursos e nas produções escritas científicas dos alunos. O interesse por este foco surgiu da urgência de uma tomada de consciência de alunos para os problemas que circundam as escolas inseridas no bioma Mata Atlântica de forma significativa. Terá o caráter de pesquisa qualitativa e pretende envolver dezoito participantes de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro, com idades entre oito/nove anos, em um estudo de caso. Espera-se compreender como o uso de tecnologias digitais móveis em aulas de campo ubíquas contribui para o desenvolvimento do letramento científico. Este projeto ainda não se deu início pois estamos aguardando o retorno do comitê de ética em pesquisa com Seres Humanos para dar seguimento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Anderson Santos - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante / Monalisa Lais Oliveira da Silva - Integrante / Maria Nathaly - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    9. 2017-Atual. Promocao do Interesse pela ciencia por meio do uso da realidade virtual na demonstracao de um experimento cientifico
      Descrição: Promoção do Interesse pela ciência por meio do uso da realidade virtual. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante / yuri Lemos Fernandes - Integrante / Joaquim Eugênio - Integrante / Jorge Educardo Mansur - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    10. 2017-Atual. Inteligencia Artificial aplicada a avaliacao escolar
      Descrição: Inteligência Artificial aplicada a avaliação escolar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Antonio Carlos de Abreu Mól - Coordenador / Nataly cordeiro de Abreu Cabral - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    11. 2016-2020. Criacao de videos 3D, holograma e jogo digital para serem apresentados a populacao com a finalidade de divulgar, por meio de um espaco de ciencia itinerante, informacoes sobre Dengue, Zika, Chikungunya, o vetor Aedes aegypti e profilaxias relacionadas.
      Descrição: Há vários anos o vírus da dengue tem se mostrado um grande problema para as autoridades de saúde, provocando um grande número de mortes e uma sobrecarga no sistema de saúde dos municípios. Ele é Página 1 de 7 transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, trazido à América do Sul pelos navios negreiros oriundos da África no período colonial. Recentemente, foi confirmado que este mesmo vetor é capaz de transmitir, além da dengue, os vírus Zika e Chikungunya. Tendo em vista que o vírus Zika já foi relacionado pelo Ministério da Saúde a casos de microcefalia e síndrome de Guillain-Barré, a adoção de práticas mais eficientes de conscientização da população no combate ao mosquito se mostra ainda mais urgente. Por outro lado, materiais educativos baseados em Realidade Virtual (RV) têm sido considerados uma importante fonte de comunicação e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, além do que têm sido utilizados como potenciais instrumentos didáticos. Além disso, a RV provoca um maior envolvimento do público alvo em relação às formas tradicionais de comunicação, ao promover a imersão e a interação com o cenário apresentado, além de unir a diversão ao aprendizado. Os vídeos 3D e jogos computacionais criados a partir de técnicas de RV são concebidos em ambientes tridimensionais no computador, com alto grau de realismo, como ferramentas inovadoras de aprendizagem, capazes de alcançar áreas onde os métodos tradicionais não estão atingindo, de forma compreensível, o conteúdo a ser apreendido. Diante desse quadro, este projeto propõe o desenvolvimento de materiais inovadores, para serem apresentados à população com a finalidade de divulgar, por meio de uma estrutura itinerante, em escolas e espaços públicos, informações sobre Dengue, Zika, Chikungunya, o vetor Aedes aegypti e profilaxias relacionadas como, por exemplo, ações simples do dia-a-dia que contribuem para eliminar os focos do agente transmissor. Além disso, propõe que se realize o programa de divulgação de forma continuada, contribuindo com as ações do Governo Federal. O material proposto utiliza holografia, vídeo 3D e jogos digitais que serão dinamizados em atividades cujos objetivos são informar, desmistificar e conscientizar a população em geral acerca deste grave problema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Antonio Carlos de Abreu Mól - Integrante / Sara Isnardo - Integrante / yuri Lemos Fernandes - Integrante / alessandro jatobá - Integrante / Camila de Souza Esteves e Cunha - Integrante / Damiana Nunes - Integrante / Andreza Camurate - Integrante / Pedro Henrique Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    12. 2016-2018. Criacao de um video 3D, Holografia e um jogo digital para apresentar a energia solar como fonte de geracao de energia eletrica, por meio de um Espaco de Ciencia Itinerante.
      Descrição: Centros de ciências são considerados importantes ambientes nos quais os cidadãos podem receber ou aperfeiçoar seus conhecimentos, independente do estágio de educação formal. Um tema importante a ser divulgado a crianças de 07 a 10 anos, em relação à temática da luz, de forma a celebrar o ano Internacional Página 1 de 5 da Luz, é o Sol como fonte de luz e de geração de energia elétrica. É um tema que apresenta conteúdos relacionados aos impactos gerados para o meio ambiente, e importância da energia elétrica no seu cotidiano. Este tema é um assunto premente a ser ensinado, discutido e debatido de forma reflexiva tendo em visto a demanda energética no nosso país e no mundo. Por outro lado, o uso de novas tecnologias pode favorecer o aprendizado de novas informações, proporcionando ambientes mais lúdicos, comparativamente ao uso de meios mais tradicionais. Para tal, propõe-se a criação de um espaço de ciência itinerante para ser levado às escolas do Estado do Rio de Janeiro. Nesta estrutura itinerante as crianças vivenciarão dinâmicas pedagógicas inovadoras realizadas por meio de visualização de vídeos 3D, holográficos e jogos digitais. Acredita-se que quanto melhor forem os mecanismos de ensino e divulgação, melhor será a compreensão por parte da sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Antonio Carlos de Abreu Mól - Integrante / Bianca Martins - Integrante / Tiago Lima - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante / Jaime Carvalho - Integrante / Jefferson Silveira - Integrante / Karen Salazar - Integrante / Damiana Nunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    13. 2016-Atual. O Uso de Novas Tecnologias para Promover a Divulgacao Cientifica sobre o Cancer de Colo do Uterino (CCU) causado pelo HPV: Uma das Doencas Sexualmente Transmissiveis mais Disseminadas na Modernidade e Responsavel pelo Maior Numero de Obitos entre Mulheres
      Descrição: Este projeto faz parte do edital de Produtividade em Pesquisa PQ2 concedido a Ana Paula Legey, coordenadora desta pesquisa. O Uso de Novas Tecnologias para Promover a Divulgação Científica sobre o Câncer de Colo do Uterino (CCU) causado pelo HPV: Uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis mais Disseminadas na Modernidade e Responsável pelo Maior Número de Óbitos entre Mulheres na Idade Produtiva nos Países em Desenvolvimento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Antonio Carlos de Abreu Mól - Integrante / Bianca Martins - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante / yuri Lemos Fernandes - Integrante / Aline Nunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    14. 2015-2018. Jogo digital para ensino de matematica
      Descrição: Uma vez que o poder de processamento dos dispositivos móveis, em particular os smartphones, tem aumentado, esta plataforma tem se tornado o principal recurso computacional dos estudantes. Alinhado a este fator há também as facilidades de aquisição, seja através de um pacote de uma operadora de telefonia, seja por causa da concorrência entre as fabricantes dos dispositivos. Empresas como Apple, Samsung, LG, Motorola, sem falar das novatas no mercado nacional como a Xiaomi, estão cada vez mais trazendo para a grande população (e nesse contexto nossos estudantes) equipamentos com acesso à rede (3G, 4G, WIFI, p.ex.), vários núcleos de processamento (multicore) e alguns Gigabytes de memória. Nestas plataformas é possível desenvolver aplicativos usando linguagens de alto nível como Java, C#, C++, Javascript dentre outras. Através deste cenário, é possível a implementação de ferramentas que ou façam o processamento local ou mesmo permita a troca de dados com servidores, atualmente usando cloud computing.. Neste contexto, a facilitação para a apreensão de significados por alunos exige que professores conheçam diversas técnicas e recursos pedagógicos para escolher aqueles que mais se adaptam ao conteúdo a ser ensinado e a realidade dos alunos. Nesse sentido, a inserção dessas novas tecnologias como cloud computing aliado ao desenvolvimento de jogos, que irá gerar desafios e interação em um ambiente lúdico e inovador, potencializando assim o aprendizado. Pretende-se neste projeto utilizar essas ferramentas para o ensino da matemática, o que permitirá que o aprendizado aconteça. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Passos, Claudio Azevedo - Integrante / MOL, ANTONIO CARLOS - Coordenador / Anderson Santos - Integrante / Jamile Viana - Integrante / Andre Cotelli do Espirito Santo - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    15. 2014-2018. Desenvolvimento de um Modelo Base de Jogo 3D de Facil Configuracao e Adaptacao por Qualquer Docente para Construcao de Jogos Educativos para Ensino Fundamental e Medio
      Descrição: A facilitação para a apreensão de significados por alunos exige que professores conheçam diversas técnicas e recursos pedagógicos para escolher aqueles que mais se adaptam ao conteúdo a ser ensinado e a realidade dos alunos. Nesse sentido, a inserção de novas tecnologias, como o uso de jogos digitais, têm sido introduzidas no ensino formal para aumentar a motivação dos alunos através de desafios e interação em um ambiente lúdico e inovador, potencializando assim o aprendizado. No entanto, nem todos os professores tem encontrado a facilidade para construção e manuseio de jogos digitais, além disso, não estão plenamente capacitados ou se sentido motivados ao uso de novas tecnologias para preparar e/ou dinamizar suas aulas. Dentro do contexto apresentado, se propõe, neste projeto, o desenvolvimento de um modelo base de jogo 3D (?FRAMEWORK?), de fácil configuração e adaptação por qualquer docente (independente da formação), para construção de jogos educativos para os ensinos fundamental e médio. Também se pretende com esse projeto, promover a cooperação técnico-científica entre o Colégio Pedro II e o NUCAP da Unicarioca, visando à produção sistematizada de jogos educacionais, e a inserção, de forma continuada e permanente, desta ferramenta pedagógica nas escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Andre Cotteli - Integrante / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Leonardo Trotta - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    16. 2014-2018. Producao de Videos e Jogos Didaticos por Meio de Novas Tecnologias Digitais para Ensino e Divulgacao de Ciencias: Fontes de Geracao de Energia Eletrica
      Descrição: Com o avanço tecnológico, os alunos estão imersos em uma sociedade com muitas possibilidades de interação, seja através das redes sociais, telefones móveis com múltiplas funções, computadores extremamente portáteis o que torna as informações cada vez mais rápidas. Além disso, os discentes estão mais exigentes e ávidos por novidades, dinamismo e interatividade. E, nem sempre as escolas têm adotado práticas pedagógicas atrativas e associadas à realidade dos alunos. Uma forma de educação que possa motivar os alunos a se envolverem no processo de aprendizagem, poderá fazer com que estes se interessem pelas aulas e não abandonem prematuramente as escolas. Por outro lado, materiais educativos baseados em Realidade Virtual (RV) têm sido considerados uma importante fonte de comunicação, além do que têm sido utilizados como potenciais instrumentos didáticos. A Realidade Virtual serve como elemento motivador e desafiador tornando o processo ensino-aprendizagem uma atividade inovadora, dinâmica, participativa e interativa. Além disso, vídeos 3D e jogos computacionais criados a partir de técnicas de RV, com alto grau de realismo, podem ser vistas como ferramentas sejam formas inovadoras de aprendizagem, e também uma maneira de atingir àquelas áreas onde os métodos tradicionais não estão atingindo o objetivo. Motivado pelo exposto acima, e dada à competência desenvolvida pela coordenadora e pesquisadores associados, pretende-se nesta proposta unir a tecnologia digital às metodologias de ensino, visando conceber mecanismos de aprendizagem mais atrativos a realidade dos alunos, na elaboração de vídeos e jogos educativos para o ensino de um tema da área de ciências que apresenta uma grande importância e precisa ser abordada para sociedade de forma mais contextualizada: as fontes de geração de energia elétrica, em particular a energia nuclear.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Bianca Martins - Integrante / Israel Lucena Junior - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante / jaime frajdenberg - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    17. 2014-2016. Conhecendo Uma Instituicao De Ciencia E Tecnologia Do Estado Do Rio De Janeiro: ?Modelo Virtual Interativo Do Instituto De Engenharia Nuclear Virtual
      Descrição: Diversas instituições de Ciência e Tecnologia do Estado do RJ tem desenvolvido um importante papel para sociedade brasileira. Um exemplo dessas instituições é o Instituo de Engenharia Nuclear (IEN). As atividades desenvolvidas no IEN geram produtos e serviços como fornecimento de radiofármacos, ensaios e análises de materiais, recolhimento de rejeitos radioativos e formação de recursos humanos. Entretanto, mesmo estando na era da comunicação, nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo gerado nessas instituições. Diante deste cenário, não é difícil perceber que existem vários temas técnico-científicos que deveriam ser mais bem divulgados, principalmente para o público em idade escolar, O IEN tem um programa de visita programada as suas instalações para alunos do ensino fundamental e médio. Entretanto, devido à natureza das suas atividades, muitas de suas instalações têm restrição quanto ao acesso, impossibilitando uma apresentação mais clara de suas atividades. Por outro lado a Realidade Virtual (RV) é um termo usado para descrever um conjunto de técnicas, que tem como objetivo dar ao participante a máxima sensação de presença em um mundo virtual. Os ambientes virtuais trazem algumas vantagens, entre elas: (i) são atrativas para o publico, pois permite que o mesmo se sinta imerso nos respectivos ambientes, sem ser exposto a qualquer risco; (ii) permite simulações de instalações ainda não construídas no mundo real, ou que podem ser de difícil acesso. Neste contexto, este projeto visa criar um ambiente virtual 3D interativo, que represente fielmente um Instituto de Ciência de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro ? O Modelo Virtual Interativo do IEN (MVI-IEN). O MVI-IEN será utilizado para divulgar as atividades realizadas pelo IEN para o público leigo, por meio de apresentações interativas no próprio instituto, ou de forma itinerante (apresentações em escolas e eventos externos ao IEN) ou até mesmo de forma remota (versão para internet).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Andre Cotteli - Integrante / MOL, ANTONIO CARLOS - Coordenador / Bianca Martins - Integrante / Alberto Tavares - Integrante.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    18. 2013-Atual. Uso da Realidade Virtual na Divulgacao das Aplicacoes da Energia Nuclear em um Programa de Ciencia Itinerante as Escolas Publicas do Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: Centros de ciências são considerados um dos principais ambientes nos quais os cidadãos podem receber ou aperfeiçoar seus conhecimentos, independentes do estágio de educação formal. Tais instituições são eleitas como um dos principais locais de investigação de estímulo da valorização da evolução das mentalidades e difusores por excelência do conhecimento. Um tema ainda pouco abordado nas escolas e de pouco conhecimento para população em geral e de grande importância científica são as aplicações da Energia Nuclear. A Energia nuclear abrange uma ampla gama de aplicações úteis à sociedade, como geração de energia elétrica, medicina nuclear, aplicações em agricultura, e processos industriais diversos e que não são tão difundidas em meio à população, a despeito de estarem presentes em diversas situações que fazem parte de nosso quotidiano. O objetivo deste trabalho é, portanto, divulgar as aplicações da energia nuclear ao público em geral, e em particular, a estudantes de ensino fundamental e médio para alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro, principalmente das cidades que situam no entorno da Usina Nuclear de Angra dos Reis por meio de Este projeto visa construir uma estrutura itinerante para visualização de vídeos e ambientes virtuais estéreo, e capaz de permitir a interação com estes ambientes e que possa ensinar, desmistificar e divulgar as aplicações da energia. O uso de novas tecnologias pode favorecer o entendimento das informações transmitidas, no âmbito da divulgação científica, uma vez que proporciona um ambiente mais lúdico para a aprendizagem, comparativamente ao uso de meios mais tradicionais como o uso de textos, apresentações orais e imagens estáticas. Nesse sentido, objetiva-se ações para melhorar a qualidade de ensino na área proposta através do desenvolvimento destes materiais educativos que permitam aos alunos desenvolver habilidades que os levarão a fazer interligações com outros conhecimentos, gerando análise e crítica diante de fragmentados conhecimentos. Quanto melhor os mecanismos de ensino e divulgação, melhor será a compreensão de importantes impactos para a sociedade, advindas do uso das novas tecnologias desenvolvidas por pesquisadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Andre Cotteli - Integrante / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Jose Norman Herkovits - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    19. 2012-2014. Realidade Virtual, para divulgacao e ensino: criacao de videos Mono / 3D, divulgando a gravidade e autocuidado do Diabetes Mellitus, para o publico em geral; e ensinando o diagnostico, tratamento e controle para os academicos e profissionais da saude
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Passos, Claudio Azevedo - Integrante / Christiane Leal - Integrante / Daniel Chelles - Integrante / Felipe Garcia - Integrante / Taissa Maia - Integrante / Bruno Boechat MAciel - Integrante / Antônio Carlos de Abreu Mól - Integrante / Claudio Márcio Pereira - Integrante / Cristiane Tavares - Integrante / Andre Cotteli - Integrante. Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    20. 2011-2013. Utilizacao de Tecnologias de Realidade Virtual e Inteligencia Artificial para Divulgacao, Ensino, Treinamento, Avaliacao na Area da Saude
      Descrição: I: Este projeto apresenta uma proposta de desenvolvimento de um ambiente virtual médico-hospitalar (podendo ser hipotético ou algum ambiente existente), que funcionará como uma plataforma computacional avançada para estudo, ensino, treinamento e simulações de atividades nos diversos setores que possam vir a compor centros médicos, clínicas, hospitais, entre outros. A idéia básica deste projeto é que os usuários, acessando o sistema via rede de computadores, possam desempenhar, através de personagens virtuais (avatares), papéis (funções), no contexto do ambiente simulado. O Centro Médico Virtual pode ser visto como um jogo de representação (RPG, do inglês, ?role-playing game?) onde situações típicas referentes a atendimentos clínicos, emergências, gerência hospitalar, ambulatório, exames, procedimentos cirúrgicos, entre outras, pudessem ser recriadas, permitindo que os usuários (instrutores, professores, alunos e profissionais em geral) passem por experiências virtuais semelhantes àquelas que poderiam vir a passar no mundo real, porém, contornando os possíveis transtornos ou até mesmo impossibilidade de simulação em ambiente real.A utilização de ferramentas deste tipo permite que diversas situações, desde as mais rotineiras até as mais catastróficas possam ser simuladas, permitindo assim uma aquisição de experiência profissional em um escopo amplo e de uma forma virtual, ou seja, sem a necessidade das experiências terem, de fato, ocorridas. Este fato permite um ganho de experiência acelerado para o profissional que estará mais treinado, propiciando um atendimento cada vez mais qualificado à população em geral.Finalmente, a utilização de Realidade Virtual e Inteligência Artificial para desenvolvimento de aplicações para área de saúde tem característica interdisciplinar e multidisciplinar. Esta característica exige a necessidade do pesquisador buscar parcerias, junto a especialistas, a fim de superar as dificuldades de entendimento dos conceitos e identificação de l. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Marco Aurelio Montes - Integrante / Antonio Carlos de Abreu Mól - Coordenador.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    21. 2011-2013. Novas Tecnologias Educacionais para a Formacao, Capacitacao e Treinamento de profissionais da area de saude no controle e prevencao de Diabetes Mellitus em Unidades de Saude do Rio de Janeiro
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / Antonio Carlos de Abreu Mól - Integrante / Victor Gonçalves G Freitas - Integrante / Felipe Garcia - Integrante / Wallace Ataides - Integrante / Rendsome Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    22. 2011-2013. Producao e avaliacao de videos de alta e jogos cientificos para ensino e divulgacao de conteudos da area Biomedica
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral promover ações para melhoria da qualidade do ensino em biologia celular e áreas correlatas através do desenvolvimento de vídeos e jogos científicos. Pretendemos, com isso, criar mecanismos para desmistificar e facilitar a compreensão de temas atuais de biologia celular e molecular que estão sempre expostas na mídia e fazem parte do cotidiano das pessoas, como a clonagem, os alimentos transgênicos, o uso de células tronco para desenvolvimento de órgãos, entre outros. Para atingirmos nossos objetivos, serão utilizadas as tecnologias de Realidade Virtual para a criação de jogos educacionais, por meio do núcleo de jogo Unreal Engine. O público-alvo selecionado será composto de alunos dos ensinos médio e superior. O pré-teste das tecnologias será realizado com professores dos ensinos médio e superior, antes da apresentação dos vídeos científicos aos alunos. Será elaborado um protocolo de avaliação que constará de questionário e debate sobre os temas expostos. A avaliação incluirá: análise dos vídeos e jogos produzidos enquanto recursos didáticos e/ou paradidáticos, adequação à aplicação para ensinos médio e superior, seleção de temas a serem abordados em próximos módulos, coerência da seqüência dos temas propostos, qualidade do som e das imagens. Esperamos com essas tecnologias permitir que os alunos desenvolvam habilidades que os levarão a fazer interligações com outros conhecimentos, gerando análise e crítica diante de fragmentados conhecimentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Antonio Carlos de Abreu Mól - Integrante / Ana Paula Legey - Coordenador. Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    23. 2011-2012. Avaliacao dos Saberes Previos sedimentados na disciplina de Histologia de alunos ingressantes da area biomedica
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Rodrigo Chaves - Coordenador.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    24. 2011-2012. Producao E Avaliacao De Videos E Jogos Cientificos Para Ensino E Divulgacao De Biologia Celular
      Descrição: Produção E Avaliação De Vídeos E Jogos Científicos Para Ensino E Divulgação De Biologia Celular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Coordenador / MOL, ANTONIO CARLOS - Integrante / Andre cotelli espirito santo - Integrante.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    25. 2011-Atual. USO DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL PARA PROPORCIONAR UMA FORMA MAIS MOTIVADORA DE APRENDIZADO NO PROCESSO DE ENSINO E DIFUSAO DAS APLICACOES DA ENERGIA NUCLEAR
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Legey de Siqueira - Integrante / Antonio Carlos de Abreu Mól - Coordenador / Ana Paula Legey - Integrante.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. 1o. lugar em votação Popular-Tem que Vacinar- 7o Festival de Curtas da UERJ- Animação mais votada pelo Público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.. 2018.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    2. 1o. lugar- Premiação na Comunicação Oral do aluno Lucas Hecht de Iniciação Científica orientado por Ana Paula Legey, IPEN/USP.. 2017.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    3. 1o colocado- Premiação na Pesquisa do aluno Lucas Hecht de Iniciação Científica orientado por Ana Paula Legey, IEN/CNEN.. 2017.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    4. 1o. lugar em voto popular_Energia Nuclear como fonte de geração de Energia Elétrica - 5 Festival de Curtas UERJ - Animação mais votada pelo público, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.. 2016.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.
    5. Premiação na comunicação oral da pesquisa: ELABORAÇÃO DE VÍDEOS ESTEREOSCÓPICOS (3D) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PÉ DIABÉTICO; Bruno Boechat; Ana Paula Legey, X Jornada de Iniciação Científica- CNPq-PIBIC/UGF.. 2012.
      Membro: Ana Paula Legey de Siqueira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. Webinar do MPNTDE - Sequencias Didáticas, Educação e desafios na Pandemia.Sequencias Didáticas, Educação e desafios na Pandemia. 2020. (Encontro).
    2. Webinar - Sala de Debates.Sala de Debates- Novas Tecnologias para o ensino das Artes. 2020. (Encontro).
    3. Apresenntação do Aplicativo Eclipse sobral na Cidade de Sobral, Ceará. Apresenntação do Aplicativo Eclipse sobral da Dissertaçcão de Mestrado Jorge Eduardo Mansur. 2019. (Exposição).
    4. I Encontro de Aprendizagem e Novas Tecnologias.Novas Tecnologias Digitais na Educaçao nao Formal. 2019. (Encontro).
    5. I - SINTED- I Simpósio em Novas Tecnologias Digitais na Educação.Novas Tecnologias Aplicadas ä Educação. 2019. (Simpósio).
    6. Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia - SNCT 2019- Brincando com o Sol. Brincando com o Sol. 2019. (Exposição).
    7. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT 2019- Eclipse Sobral. Promoção do Interesse pela ciência por meio do Uso da Realidade Virtual na demonstração de um experimento Científico em Centros de ciências. 2019. (Exposição).
    8. 70 SBPC. As aplicações da Energia Nuclear. 2018. (Exposição).
    9. 7o. festival de Curtas UERJ.Tem que Vacinar- 7o Festival de Curtas da UERJ. 2018. (Outra).
    10. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT 2018. Brincando com o SOL. 2018. (Exposição).
    11. 69a. SBPC. Realidade Virtual na divulgação Científica na área Nuclear- apresentação de tecnologias híbridas no estande da SBPC JOVEM, - IEN/CNEN. 2017. (Exposição).
    12. INAC 2017. Realidade Virtual na divulgação científica sobre as aplicações da Energia Nuclear. 2017. (Exposição).
    13. NUCAP DE PORTAS ABERTAS 2017. APRESENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS HÍBRIDAS DO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO APLICADA DA UniCarioca para comunidade acadêmica. 2017. (Exposição).
    14. Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia 2017. BRINCANDO COM O SOL. 2017. (Exposição).
    15. 5o. festival de Curtas da UERJ.Energia Nuclear como fonte de Energia Eletrica. 2016. (Outra).
    16. 68 Reuniao Anual SBPC. Exposição na área 6 da SBPC Jovem- Estande da CNEN- Realidade Virtual. 2016. (Exposição).
    17. NUCAP de Portas Abertas 2016. NUCAP de Portas abertas. 2016. (Exposição).
    18. SBPC 2016. Uso da Realidade Virtual na criação de uma ferramenta de apoio ao ensino: jogo digital educacional com sistema de perguntas e resposta interativo. 2016. (Congresso).
    19. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016. Brincando com o Sol- Exposição Interativa. 2016. (Exposição).
    20. INAC 2015. Realidade Virtual na divulgação das aplicações da Energia Nuclear. 2015. (Exposição).
    21. INAC 2015. Exposição em uma tenda no centro de Convenções Rebouças das aplicações da Realidade Virtual na area Nuclear para publico diverso.. 2015. (Exposição).
    22. UNICARREIRA. Jogos educativos UniCArreira- Feira UniCarreira na Unicarioca. 2015. (Exposição).
    23. Manha Carioquinha 2014.Manha Carioquinha- Divulgação cientifica sobre reciclagem de lixo. 2014. (Encontro).
    24. International Nuclear Atlantic Conference. EVALUATION OF 3 DIMENSIONAL VIDEO TO DISSEMINATION OF NUCLEAR ENERGY BY HIGH SCHOOL STUDENTS. 2013. (Congresso).
    25. IADIS 2012- International Conference Computer graphics, visualization computer vision and image processing 2012 par of the the multiconference on computer science and information systems. 2012. (Congresso).
    26. ICIEOM 2012- International Conference on Industrial Engineering and operations management. VIRTUAL REALITY USED IN THE ERGONOMIC EVALUATION OF THE CONTROL ROOMS OF NUCLEAR PLANTS. 2012. (Congresso).
    27. XIV Simpósio Brasileiro De Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Redes Neurais Artificiais na Identificação da População de Risco do HPV. 2012. (Simpósio).
    28. 2011 International Nuclear Atlantic Conference. Virtual evacuation simulation with autonomous avatars. 2011. (Congresso).
    29. 2011 International Nuclear Atlantic Conference. Mono or 3D Video production for Scientific dissemination of nuclear energy applications. 2011. (Congresso).
    30. GAMAT - Semana de Matemática.MAtemática Virtual. 2011. (Simpósio).
    31. WVRA. vvvvv. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (30)
    1. LEGEY, A.P.; CONRADO, L. ; SANTO, A. C. E.. I Webinar do MPNTDE - Novas Tecnologias Digitais na Educação: do Ensino Presencial ao Remoto. 2020. Outro
    2. CONRADO, L. ; FREITAS, V. G. ; PANDOLFO, J. ; LEGEY, A.P.. II Webinar do MPNTDE - Ensino Online na Educação Básica: práticas e ações cotidianas. 2020. Outro
    3. SILVA, M. A. ; eloi, v ; CONRADO, L. ; LEGEY, A.P.. III Webinar do MPNTDE - O impacto das novas tecnologias na sociedade e a experiência de gestão em rede na escola. 2020. Outro
    4. LEGEY DE SIQUEIRA, ANA PAULA; SANTO, A. C. E. ; MOL, ANTONIO CARLOS. Brincando com Sol. 2019. 2019.
    5. ISNARDO, S. ; MOL, ANTONIO CARLOS ; SANTO, A. C. E. ; LEGEY DE SIQUEIRA, ANA PAULA. Todos contra o Mosquito. 2019. Exposição
    6. CONRADO, L. ; P. LEGEY, ANA ; BRADY, A. ; SANTO, A. C. E. ; MÓL, Antônio Carlos de Abreu. I Encontro de Aprendizagem e Novas Tecnologias. 2019. Congresso
    7. FREITAS, V. G. ; SANTO, A. C. E. ; LEGEY DE SIQUEIRA, ANA PAULA ; MOL, ANTONIO CARLOS. I SINTED Simposio de Novas Tecnologias Digitais na Educação. 2019. Outro
    8. LEGEY, A.P.; MOL, ANTONIO CARLOS ; SANTO, A. C. E.. Brincando com o SOL. 2018. Exposição
    9. LEGEY, A.P.; ISNARDO, S. ; MOL, ANTONIO CARLOS ; LIMA, T. ; SANTO, A. C. E. ; FERNANDES, Y. L.. Tem que Vacinar. 2018. Exposição
    10. LEGEY, A.P.; MOL, ANTONIO CARLOS ; MARINS, Eugenio ; BRANDAO, F. L. S.. As aplicações da Energia Nuclear por Meio da Realidade Virtual. 2018. Exposição
    11. ISNARDO, S. ; LEGEY, A.P. ; MOL, ANTONIO CARLOS. Tem que Vacinar- 7o Festival de Curtas da UERJ. 2018. Exposição
    12. LEGEY, A.P.; ISNARDO, S. ; LIMA, T.. Tem que Vacinar. 2018. Festival
    13. LEGEY, A.P.; MOL, ANTONIO CARLOS ; SANTO, A. C. E.. Brincando com o SOL. 2017. Exposição
    14. LEGEY, A.P.; MOL, ANTONIO CARLOS ; Marins ER ; SANTO, A. C. E. ; PASTURA, V.. Realidade Virtual aplicada na Divulgação científica dos benefícios da Energia Nuclear. 2017. Exposição
    15. Legey, A. P.; Mol, ACA ; SANTO, A. C. E. ; MARTINS, B.. NUCAP de Portas abertas. 2016. Exposição
    16. Mol, ACA ; PASTURA, V. ; Legey, A. P.. Realidade Virtual na SBPC Jovem- 68 Reuniao Anual da SBPC. 2016. Exposição
    17. Legey, AP; MOL, A. C. A. ; SANTO, A. C. E. ; MARTINS, B.. Brincqndo com o Sol- Exposição Interativa do Sol como fonte de Luz e energia. 2016. Exposição
    18. LEGEY, A.P.; ISNARDO, S. ; LIMA, T.. Energia Nuclear como fonte de Energia Elétrica - 5 Festival de Curtas UERJ. 2016. Festival
    19. Mol, ACA ; Legey, A. P. ; PASTURA, V. ; COTTELI, A.. Uso da Realidade Virtual na area Nuclear. 2015. Exposição
    20. MOL, ANTONIO CARLOS ; Legey, A. P.. Jogos digitais para e ensino e Divulgação- NUCAP no evento UNICARREIRA. 2015. Exposição
    21. Mol, ACA ; Legey, A. P.. Uso da Realidade Virtual para divulgação das aplicações da Energia Nuclear. 2015. Exposição
    22. Mol, ACA ; Legey, A. P. ; CARDOSO, N. N. ; COTTELI, A. ; RODRIGUES, J. R. ; MARTINS, B.. Semana de Informática na UniCarioca- Uso da Realidade Virtual no ensino e divulgação Cientifica pelo NUCAP. 2015. Exposição
    23. Mol, ACA ; MARINS, Eugenio ; Legey, A. P. ; PASTURA, V.. Divulgação dos beneficios da Energia Nuclear, SPlanos de Segurança e Emergência das Usinas Nucleares de Angra dos Reis aos moradores do entrono da Usina e em outras cidades proximas às Usinas. 2015. Exposição
    24. Mol, ACA ; LEGEY, AP. Divulgação das aplicações da Energia Nuclear. 2014. Exposição
    25. Mol, ACA ; Legey, A. P. ; COTTELI, A.. Uso da Realidade Virtual na area Nuclear- os Caminhos para divulgação cientifica. 2013. Exposição
    26. Mol, ACA ; Legey, A. P.. Divulgação das aplicações da Energia Nuclear para alunos do Ensino Médio no IEN no Laboratório de Realidade Virtual. 2013. Exposição
    27. Mol, ACA ; Legey, A. P.. Divulgação aplicações da Energia Nuclear para alunos do Ensino Médio- Uma visita ao Laboratório de Realiade Virtual do IEN. 2012. Exposição
    28. MOL, ANTONIO CARLOS ; Legey, A. P.. Divulgação das aplicações da Energia Nuclear. 2011. Exposição
    29. Legey, A. P.. XII Seminário de Iniciaão Científica do Curso de Ciencias Biológicas. 2010. (Congresso).. . 0.
    30. Legey, A. P.. XI seminário de Iniciação Científica do departamento de Biologia , Vida sustentável (26 - 30 de outubro de 2009). 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35