Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luciana Londero Brandli

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós doutorado na Hamburg University of Applied Sciences (2014). Luciana é Deputy Editor of the Encyclopedia of Sustainability and Higher Education and Deputy Editor of the Encyclopedia of Sustainable Development Goals:Transforming the World We Want. Atua no conselho editorial de várias revistas, supervisiona vários estudantes de mestrado e doutorado em questões de engenharia, meio ambiente e sustentabilidade e possui mais de 300 publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos nas referidas revistas. Seus interesses atuais de pesquisa incluem sustentabilidade no ensino superior, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas, Educação para a Sustentabilidade e Cidades Sustentáveis. Atualmente, ela está realizando o projeto internacional ?Transforming Universities for the Climate Change?, envolvendo o Reino Unido, Quênia, Moçambique e Ilha Fiji. É bolsista produtividade do CNPQ e pesquisador gaúcho 2017. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4109261310326480 (08/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Curso de Engenharia Civil. Campus 1, Km 171 BR 285 São José 99001-970 - Passo Fundo, RS - Brasil - Caixa-postal: 611 Telefone: (54) 3138204 Ramal: 8661 Fax: (54) 3168125 URL da Homepage: https://www.upf.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Civil
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Case for Support: Transforming Universities for a Changing Climate - R$1.800.000,00
      Descrição: The role of research and innovation in addressing climate change is widely acknowledged, and universities, though to differing degrees across the global landscape, are closely involved in the tasks of monitoring, interpreting and responding to the process and possible effects of global warming. Yet the broader role of universities in responding to the climate challenge is as yet under-researched. How do courses provided by universities address the question of climate change, and what forms of climaterelated learning do students engage with on campus and beyond? What impacts do universities have on climate change through community engagement activities, in fostering public debate on the issue and in the way they embody the principles of sustainability in their own institutional forms? These contributions of universities beyond knowledge production are critical in addressing climate change, given the deep social, political and economic roots of the crisis, and the need to engage with professional development, civic action and public awareness. At the same time, it is clear that despite the potentialities of universities in this regard, much more could be done. A recent survey of 45 countries showed the significant need for universities to embed climate change education more fully, through innovative curricular and extra-curricular approaches (Molthan-Hill et al. 2019). Given the contestation over evidence relating to climate change, and deeper epistemic conflicts in the so-called ?post-truth? era, it is essential that universities engage with this issue in all aspects of their work. This project addresses these questions in the context of the higher education systems of Brazil, Fiji, Kenya and Mozambique. As discussed further below, these countries have been selected on account of the vulnerability of their populations to climate-related disasters, but also because of the potentialities of their higher education systems for responding to the challenges, and in generating learning that can be utilised in other contexts. The countries have distinct features in relation to their culture, politics, economics and geography, as well as in their higher education systems, which will allow for significant possibilities of learning across the four countries and with the UK. The overall aim of the project is to generate insight into how to maximise the contribution of universities to the mitigation and adaptation challenges of climate change. It therefore responds to the focus of the research call on understanding the role of education in achieving the full range of SDGs, while acknowledging the complexity of processes of learning and knowledge production, and their multifaceted relationship with societal development. It achieves this end using a combination of participatory action research and theory building, so as to ensure attention to local conditions and local solutions, but also enabling learning across contexts, given the quintessentially global nature of this issue.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Londero Brandli - Coordenador / Amanda Lange Salvia - Integrante / janaína Mazutti - Integrante / Giovana Reginato - Integrante.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    2. 2018-Atual. Pesquisador Gaucho 2018 - Mudancas climaticas nas cidades do Rio Grande do Sul: uma resposta a partir do planejamento urbano e da educacao para o desenvolvimento sustentavel.
      Descrição: Os desafios que a mudança climática impõe às cidades brasileiras são nítidos. Um fator que acentua as vulnerabilidades existentes é a grande extensão territorial do país, com sua variedade de características geogra?ficas, ambientais e clima?ticas que, por sua vez, conciliam e correlacionam diferentes níveis de desenvolvimento econômico, social e urbano entre os municípios Brasil (PNMC, 2008). O Projeto tem como foco a problemática das mudanças climáticas e dispõem de amplo potencial teórico-prático para o desenvolvimento sustentável e a resiliência às alterações climáticas das cidades do Rio Grande do Sul. Duas vertentes serão desenvolvidas a partir do grupo de pesquisa envolvido no projeto: as estratégias a serem implementadas nos planejamentos urbanos das cidades para sua melhor adaptação as mudanças climáticas, e a educação para desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do projeto é contribuir para a adaptação às mudanças climáticas das cidades do Rio Grande do Sul, a partir do planejamento urbano e da educação para o desenvolvimento sustentável. Como metodologia, serão desenvolvimentos estudos de caso em cidades do RS (de acordo com seu porte e vulnerabilidade) onde serão aprofundadas as possibilidades de adaptação do planejamento urbano frente as mudanças climáticas. Ainda, serão propostos cursos de capacitação para a mudança climática em escolas e na universidade. Como resultados, espera-se contribuir para consolidar o papel da universidade como promotora do desenvolvimento sustentável. Acredita-se que o projeto poderá transformar os indivíduos envolvidos, a partir de seus conhecimentos, comportamentos e percepções e subsidiar o poder público na tomada de decisões quanto ao planejamento estratégico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana Londero Brandli - Coordenador / Pedro Prietto - Integrante / Vanessa Tibola da Rocha - Integrante / Amanda Lange Salvia - Integrante / Rosa Maria Locateli Kalil - Integrante / janaína Mazutti - Integrante / Giovana Reginato - Integrante / jessica andrade michel - Integrante.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    3. 2018-Atual. TRANSFORMACOES PARA A SUSTENTABILIDADE EM ENERGIA: MODELO PARA AVALIACAO EM UNIVERSIDADES
      Descrição: Considerando a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 7, com foco em Energia Acessível e Limpa, as universidades possuem importante papel na promoção de transformações para a sustentabilidade, aliando energia sustentável aos seus processos organizacionais e de transmissão de conhecimento. Neste sentido, o objetivo deste projeto é apoiar as universidades na promoção de transformações para a sustentabilidade com foco em energia, a fim de promover o ODS 7, utilizando pesquisa, tecnologia e inovação, além de desenvolver conhecimento e competências para o processo de ensino de uma nova geração de estudantes e profissionais do setor de energia. A metodologia consiste inicialmente da identificação das bases teóricas da transformação para a sustentabilidade, a fim de buscar o entendimento de como diagnosticar esta temática em universidades e a possibilidade de explorar cenários e visões para ações futuras visando as questões energéticas. Na sequência, a realização de um survey em universidades do mundo todo, buscando aquelas com destaque em eficiência energética e energias renováveis, para servirem como aproximação ideal da sustentabilidade energética e da promoção do ODS 7. Com base nestas duas etapas, será proposto um modelo para avaliação da transformação para a sustentabilidade com foco em energia em universidades, como forma de diagnosticar a situação atual e reportar o avanço em busca da situação ideal. Este modelo será validado por meio da utilização de grupo focal em evento internacional e posteriormente, após finalizado, aplicado em uma universidade brasileira a fim de verificar a sua situação no que diz respeito à transformação para a sustentabilidade em energia, e verificar a sua contribuição para o ODS 7. Esta avaliação irá apontar o que deve ser mudado e melhorado na busca da sustentabilidade e eficiência energética.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciana Londero Brandli - Coordenador / Marcos Frandoloso - Integrante / Vanessa Tibola da Rocha - Integrante / Amanda Lange Salvia - Integrante / Rosa Maria Locateli Kalil - Integrante / janaína Mazutti - Integrante / Giovana Reginato - Integrante / Bianca Rebelatto - Integrante.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    4. 2015-2017. PRE-REQUISITOS PARA A SUSTENTABILIDADE DOS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL /BRASIL
      Descrição: Com o crescimento das cidades e a acelerada urbanização, mais recursos são demandados para suprir as necessidades da população. Como consequência, problemas de origem social, econômica e ambiental se agravam, sendo necessária a abordagem da sustentabilidade neste contexto. A sustentabilidade surge como meta para as cidades, a fim de superar ou ainda evitar problemas que o seu desenvolvimento pode acarretar. O Projeto Pré-requisitos para a sustentabilidade dos municípios do Rio Grande do Sul (PRESUST-RS) atua justamente nesta temática, visando estudar os pré-requisitos para sustentabilidade nas cidades gaúchas, e organizar um banco de dados que leve informação à comunidade, utilizando-se da própria população como veículo para aplicação de boas práticas sustentáveis. Os municípios foco do estudo são Passo Fundo, Santa Maria e Porto Alegre. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia definida para o projeto e seus resultados até o momento, por meio da descrição detalhada de suas etapas. Na etapa em que o PRESUST se encontra, já definiram-se indicadores para cada eixo temático estudado, sendo eles Resíduos Sólidos, Mobilidade Urbana, Energia e Planejamento Urbano, que são fundamentais para o diagnóstico da sustentabilidade das cidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciana Londero Brandli - Coordenador / Pedro Prietto - Integrante / Tania Nunes Silva - Integrante / Marcos Frandoloso - Integrante / Rosa Kalil - Integrante / Eduardo Pavan Korf - Integrante / Walter Leal Filho - Integrante / luis felipe nascimento - Integrante / Eugenio Pedrozo - Integrante / Eugenio Simoneto - Integrante / francisco dalla Rosa - Integrante / Lisiane Celia Palma - Integrante / Marcelo Trevisan - Integrante / Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga - Integrante / Deisi Viviani Becker - Integrante / Anderson Cougo da Cruz - Integrante / Carolina Sampaio Marques - Integrante / Glauco Rodrigues - Integrante / Cristiane Tiepo - Integrante / Vanessa Tibola da Rocha - Integrante / Amanda Lange Salvia - Integrante / Iuna Pilonetto - Integrante / Luciana da Silva - Integrante / Michelle Trevisan - Integrante / Matheus Denardin - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    5. 2014-2015. A Sustentabilidade Ambiental das universidades brasileiras, uma analise das barreiras e pre-condicionantes: foco nas estruturas fisicas e infraestrutura dos campi.
      Descrição: O tema de estudo é a aplicação da sustentabilidade nas Universidades Brasileiras, enfatizando-se nas pré-condições para a implementação e nas barreiras e dificuldades desta implementação. Ainda, visa-se a busca de experiências internacionais que possam ser apropriadas a realidade brasileira, com foco nas estruturas físicas e infraestrutura dos campi. A pesquisa será realizada por meio de revisão bibliográfica, visitas às universidades europeias, participação nas reuniões e discussões periódicas do grupo de pesquisa e acompanhamento dos projetos de pesquisa em andamento na Hamburg University of Applied Sciences.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Londero Brandli - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    6. 2014-2015. Transformacao de residuos da mineracao em produto tecnologico
      Descrição: O objetivo principal dessa proposta é fomentar o desenvolvimento regional igualitário e sustentável, com responsabilidade humanística, através da geração de novos processos e produtos tecnológicos, tendo como matéria prima os resíduos da indústria extratora e do beneficiamento de pedras preciosas na região da Serra do Botucaraí.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Londero Brandli - Integrante / Antonio Thomé - Integrante / Pedro Domingos Marques Prietto - Integrante / MACIEL DONATO - Coordenador / Marcio Floss - Integrante.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    7. 2014-Atual. Estudo da competitividade estrategica e das praticas mercadologicas em organizacoes.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem sua ênfase no estudo e aprofundamento do conhecimento teórico e compreensão dos cenários que compõem o ambiente organizacional, privilegiando os estudos das relações entre organizações, compreensão dos mercados, desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas, promoção da inovação tecnológica, estratégias e processos de desenvolvimento de produtos, estratégias de comunicação com o mercado, avaliações da sustentabilidade, aspectos ambientais na perspectiva global da eco-eficiência no uso dos recursos. Numa visão intere multidisciplinar a partir da visão integrada dos diversos pesquisadores que compõem o grupo de trabalho, tendo como objeto organizações industriais e de serviços da região de abrangência da Universidade de Passo Fundo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Londero Brandli - Integrante / Verner Luis Antoni - Coordenador.
      Membro: Luciana Londero Brandli.
    8. 2011-2013. Pesquisador gaucho 2011 . FAPERGS. Sustentabilidade Ambiental em Universidades: Indicadores e Proposicoes para a Universidade de Passo Fundo.
      Descrição: Este projeto tem como tema central as ações sustentáveis na Universidade de Passo Fundo, seu processo de gestão ambiental, o atual consumo de recursos naturais nos edifícios do campus, compreendendo os aspectos relacionados ao consumo de energia, gestão do consumo de água e dos resíduos sólidos e líquidos. O foco são as diretrizes a gestão. São objetivos desta pesquisa : Avaliação da sustentabilidade da Universidade de Passo Fundo a partir doinstrumento AISHE 2.0 ; 2) Proposição de ações a partir dos resultados dos indicadores AISHE 1.0; 3) Proposição de ações voltadas a educação para a sustentabilidade dos vários agentes envolvidos na vida universitária; 4) Diagnosticar o consumo dos recursos naturais nos edifícios universitários; 5) Avaliar o conforto ambiental dos diferentes espaços acadêmicos do Campus I da Universidade de Passo Fundo; 6) Definir os índices de referência para o grau de eco-eficiência dos edifícios do Campus I da Universidade de Passo Fundo; 7) Definir critérios e parâmetros de desempenho energético para o projeto de novos edifícios e de estruturas urbanas dos Campi da universidade; 8) Elencar diretrizes para a elaboração de um Programa de Eficiência Ambiental e Energética para o Campus I da universidade de Passo Fundo. Espera-se como contribuições: i. Inclusão da Universidade de Passo Fundo no cenário das Instituições de Ensino Superior identificadas com a política de ?eco-campus?, ou seja, aquelas universidades orientadas em termos administrativos e pedagógicos para a sustentabilidade, incluindo tais princípios em todas as suas atividades cotidianas. De maneira complementar, tem-se como meta a inserção da UPF nas redes de universidades e instituições voltadas para a discussão e aplicação dos princípios da Educação Superior para a Sustentabilidade;ii. Estabelecimento de procedimentos e instrumentos de planejamento integrado para a Universidade, abordando os aspectos ambientais dentro da perspectiva global da eco-eficiência no uso de recursos n. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luciana Londero Brandli - Coordenador / Marcos Frandoloso - Integrante / Leticia Canal Vieira - Integrante / FABIO DIAS - Integrante / Sabrina Antunes Vieira - Integrante / Suane Wurlitzer Bonatto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Londero Brandli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. 3rd WORLD SYMPOSIUM ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT AT UNIVERSITIES (WSSD-U-2016).Prerequisites for the sustainability of municipalities in Rio Grande do Sul ? Brazil: a project to foster Sustainable Development. 2016. (Simpósio).
      2. Latin American Symposion on Climate Change Adaptation.Impacts of climate change: A Case in Watersheds in South of Brazil. 2016. (Simpósio).
      3. EURO ELECS 2015.Monitoramento da Poluição Atmosférica Oriunda do Tráfego Veicular no Município de Passo Fundo. 2015. (Seminário).
      4. 2nd World Symposium on Sustainable Development at Universities (WSSD-U-2014).The Environmental Sustainability of Brazilian universities: barriers and pre-conditions.. 2014. (Simpósio).
      5. 16th Conference of the European Roundtable on Sustainable Consumption and Production (ERSCP) & 7th Conference of the Environmental Management for Sustainable Universities (EMSU). Air quality monitoring using passive samplers in a brazilian university. 2013. (Congresso).
      6. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.Apresentação de artigos. 2012. (Encontro).
      7. Seminário Internacional Metropolização Brasileira e os desafios da gestão urbana: o papel da pós-graduação. 2012. (Seminário).
      8. World Sustainable Building Conference - SB11. Evaluation of Sustainability in a University in South of Brazil ? Focus on Education. 2011. (Congresso).
      9. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.Artigos. 2010. (Encontro).
      10. European Roundtable on Sustainable Consumption and Production & Environmental Management for Sustainable Universities. Artigos EMSU. 2010. (Congresso).
      11. Simposio Internacional de Qualidade Ambiental.Apresentação artigos. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. DALLBOSCO, C. ; Brandli, Luciana L.. Seminário Desenvolvimento Sustentável na Perspectiva Interdisciplinar: Aspectos Teóricos e Práticos. 2020. Congresso
      2. BRANDLI, L. L.. IV ENCONTRO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS DO NORTE DO RS (EENAR). 2016. (Outro).. . 0.
      3. BRANDLI, L. L.; LEAL FILHO, W.. Research Symposium on Sustainable Rainwater Management. 2014. Outro
      4. BRANDLI, L. L.. Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS e I Simposio de Infraestrutura e Meio Ambiente. 2013. (Congresso).. . 0.
      5. BRANDLI, L. L.. Coordenador da Area Environmental Management in Higher Education Institutions do ENGEMA 2009. 2009. (Congresso).. . 0.
      6. BRANDLI, L. L.. XXII CRICTE. 2007. (Congresso).. . 0.
      7. BRANDLI, L. L.. COBENGE2006. 2006. (Congresso).. . 0.
      8. BRANDLI, L. L.. GeoRS. 2005. (Congresso).. . 0.
      9. BRANDLI, L. L.. XVI CRICTE. 2001. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Luciana Londero Brandli ⇔ Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas (2.0)
        1. RAMPASSO, I. S. ; SIQUEIRA, R. G. ; ANHOLON, R. ; SILVA, D. ; QUELHAS, O. L. G. ; LEAL FILHO, W. ; BRANDLI, L. L.. Some of the challenges in implementing Education for Sustainable Development: perspectives from Brazilian engineering students. INTERNATIONAL JOURNAL OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND WORLD ECOLOGY. v. 2019, p. 1-10, issn: 1350-4509, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Leal Filho, Walter ; Salvia, Amanda Lange ; PAÇO, ARMINDA DO ; ANHOLON, ROSLEY ; GONÇALVES QUELHAS, OSVALDO LUIZ ; RAMPASSO, IZABELA SIMON ; NG, ARTIE ; BALOGUN, ABDUL-LATEEF ; KONDEV, BOZHIL ; Brandli, Luciana Londero. A comparative study of approaches towards energy efficiency and renewable energy use at higher education institutions. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. v. 237, p. 117728-117742, issn: 0959-6526, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luciana Londero Brandli ⇔ Eugenio Avila Pedrozo (1.0)
        1. BRANDLI, L. L. ; LEAL-FILHO, Walter ; AVILA PEDROZO, EUGENIO ; NASCIMENTO, L. F. M. ; MADRUGA, Lúcia Rejane Rosa ; SILVA, Tania Nunes da. Pré-requisitos para a sustentabilidade dos municípios do Rio Grande do Sul. Em: BRANDLI, Luciana Londero; KALIL, Rosa Maria Locateli; LEAL-FILHO, Walter; PRIETTO, Pedro Domingos Marques; SALVIA, Amanda Lange; ROCHA, Vanessa Tibola da. (Org.). Pré-requisitos para a sustentabilidade dos municípios do Rio Grande do Sul. 1ed.Passo Fundo/RS. : Editora UPF. 2017.v. 1, p. 17-26.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luciana Londero Brandli ⇔ Dirceu da Silva (1.0)
        1. RAMPASSO, I. S. ; SIQUEIRA, R. G. ; ANHOLON, R. ; SILVA, D. ; QUELHAS, O. L. G. ; LEAL FILHO, W. ; BRANDLI, L. L.. Some of the challenges in implementing Education for Sustainable Development: perspectives from Brazilian engineering students. INTERNATIONAL JOURNAL OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND WORLD ECOLOGY. v. 2019, p. 1-10, issn: 1350-4509, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:37