Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2011). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba, lecionando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Pesquisa e orienta em gênero e educação superior, gênero e educação infantil, gênero e formação docente, relações escola-família e dever de casa. Bolsista de produtividade CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4066341343633963 (10/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I. Conjunto Humanístico, Bloco 3 Cidade Universitária 58059900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 32167448 Fax: (83) 32167702 URL da Homepage: https://www.ce.ufpb.br/ppge
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2019-Atual. Representacoes sociais das identidades profissionais e de genero por estudantes de Pedagogia e Engenharia: um estudo comparativo na UFPB e na UFU
      Descrição: Gênero, educação, trabalho e representações sociais são dimensões nucleares da realidade social e categorias analíticas imprescindíveis, contudo sua articulação é ainda incipiente nos campos científico-acadêmico e da formação profissional. Nesse contexto, esta pesquisa, empírica, qualitativa e comparativa, focaliza as representações sociais de estudantes dos cursos de Pedagogia e Engenharia Civil, respectivamente com maior e menor concentração de mulheres, em duas universidades: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situadas em diferentes regiões do Brasil. A proposta, resultante do esforço conjunto de integrantes de dois grupos de pesquisa (GEPEGRES/UFU e GEDI/UFPB), procura responder às seguintes questões: Como as relações de gênero aparecem nas representações sociais de alunos e alunas acerca dos campos profissionais da Pedagogia e da Engenharia Civil? Como as representações sociais de gênero configuram as identidades profissionais no contexto da formação em Pedagogia e Engenharia?Como hipóteses, considera-se que: a concentração de mulheres em Educação e de homens em Engenharia Civil reflete as representações sociais presentes nos processos sexuados de formação social e qualificação profissional e, por conseguinte, na ocupação dos postos de trabalho, a partir da representação da educação como espaço feminino e da engenharia como espaço masculino; a educação superior não vem revertendo a reprodução desses estereótipos profissionais e de gênero, e tem sido, ao contrário, reprodutora de tais representações. O referencial teórico se baseia nos estudos de gênero (Joan Scott, Cristina Bruschini e Maria Rosa Lombardi), relações sociais de sexo (Danièle Kergoat e Helena Hirata), sociologia da educação (Pierre Bourdieu) e representações sociais (Serge Moscovici). As técnicas de coleta de dados incluem questionário on-line de caracterização e levantamento de representações sociais do alunado das séries iniciais e finais de cada curso; e entrevista para aprofundá-las. Espera-se delinear a configuração das identidades profissionais na formação em Pedagogia e Engenharia, considerando as características do gendramento em cada campo, para contribuir para reformas curriculares na direção do alcance dos objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero). Processo: 437609/2018-9, submetido e aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Jeane Félix da Silva - Integrante / Maria Lúcia Vannuchi - Integrante / Márcio Ferreira de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    2. 2019-Atual. REPRESENTACOES SOCIAIS DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS E DE GENERO POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
      Descrição: Este projeto PIBIC se integra a projeto de pesquisa aprovado e financiado pela Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 (Processo: 437609/2018-9), desenvolvido interinstitucionalmente por dois grupos de pesquisa: o Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão - GEDI/UFPB e o Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero: relações sociais, representações e subjetividades - GEPEGRES/UFU. O foco da pesquisa são as representações sociais de estudantes de Pedagogia e Engenharia Civil, cursos de mais baixo e mais alto prestígio, com maior e menor concentração de mulheres, respectivamente, em duas universidades: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), situadas em diferentes regiões do Brasil. A abordagem empírica, quanti-qualitativa e comparativa, busca responder às seguintes questões: Como as relações de gênero aparecem nas representações sociais de alunos e alunas acerca dos campos profissionais da Pedagogia e da Engenharia Civil? Como as representações sociais de gênero configuram as identidades profissionais no contexto da formação em Pedagogia e Engenharia Civil? Como hipóteses, considera-se que: a concentração de mulheres em Educação e de homens em Engenharia Civil reflete as representações sociais presentes nos processos sexuados de formação social e qualificação profissional e, por conseguinte, na ocupação dos postos de trabalho, a partir da representação da educação como espaço feminino e da engenharia como espaço masculino; a educação superior não vem revertendo a reprodução desses estereótipos profissionais e de gênero, e tem sido, ao contrário, reprodutora de tais representações. O referencial teórico baseia-se nos estudos de gênero e das relações sociais de sexo e em aportes de Pierre Bourdieu, acerca dos processos de dominação masculina e do reprodutivismo pedagógico, e de Serge Moscovici, concernente às representações sociais. As técnicas de coleta de dados incluem questionário on-line de caracterização e levantamento de representações sociais do alunado dos semestres iniciais e finais de cada curso; e, posteriormente, entrevistas para aprofundá-las. Os planos de trabalho ora propostos se limitam a: atualização do levantamento da produção científica pertinente ao projeto para delinear as principais perspectivas teóricas que contemplam a articulação das dimensões educação, trabalho, gênero, representações sociais, com foco em identidade de gênero e identidade profissional; construção do questionário a ser aplicado nos referidos cursos nas duas IES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / LIDIANE PINHEIRO FERREIRA - Integrante.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    3. 2018-2019. Relacoes de genero em cursos masculinos: Engenharia Civil
      Descrição: O projeto visa analisar como as relações de gênero afetam as práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento na educação superior, focalizando a recente inclusão de mulheres em departamentos e cursos masculinos. A pesquisa é quanti-qualitativa e este plano de trabalho tem como objetivo específico analisar as experiências e trajetórias de docentes mulheres do departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Conta com bolsa PIBIC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / LIDIANE PINHEIRO FERREIRA - Integrante.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    4. 2017-2018. RELACOES DE GENERO EM CURSOS MASCULINOS: MATEMATICA
      Descrição: O projeto visa analisar como as relações de gênero afetam as práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento na educação superior, focalizando a recente inclusão de mulheres em departamentos e cursos masculinos. A pesquisa é quanti-qualitativa e este plano de trabalho tem como objetivo específico analisar as experiências e trajetórias de docentes mulheres do departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, Campus I.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Rafaela Maria e Silva Ferreira - Integrante / ADRIANA DA SILVA MENEZES - Integrante.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    5. 2017-2018. RELACOES DE GENERO EM CURSOS MASCULINOS: ENGENHARIAS CIVIL, AMBIENTAL E MECANICA
      Descrição: O projeto visa analisar como as relações de gênero afetam as práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento na educação superior, focalizando a recente inclusão de mulheres em departamentos e cursos masculinos. A pesquisa é quanti-qualitativa e este plano de trabalho tem como objetivo específico analisar as experiências e trajetórias de docentes mulheres dos departamentos de Engenharia Civil e Ambiental e Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Natália Marques da Silva Soares - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    6. 2016-2017. RELACOES DE GENERO EM CURSOS MASCULINOS: ENGENHARIA CIVIL
      Descrição: O projeto visa analisar como as relações de gênero afetam as práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento na educação superior, focalizando a recente inclusão de mulheres em departamentos e cursos masculinos. A pesquisa é quanti-qualitativa e este plano de trabalho tem como objetivo específico analisar as experiências e trajetórias de docentes mulheres do departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Natália Marques da Silva Soares - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    7. 2016-2017. RELACOES DE GENERO EM CURSOS MASCULINOS: FISICA
      Descrição: O projeto visa analisar como as relações de gênero afetam as práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento na educação superior, focalizando a recente inclusão de mulheres em departamentos e cursos masculinos. A pesquisa é quanti-qualitativa e este plano de trabalho tem como objetivo específico analisar as experiências e trajetórias de docentes mulheres ds departamento de Física do Centro de Ciências Exatas da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, Campus I.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Rafaela Maria e Silva Ferreira - Integrante.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    8. 2015-2016. Relacoes de genero em cursos masculinos: ciencia da computacao
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral analisar experiências e trajetórias docentes de mulheres em departamentos masculinos da UFPB: Sistemas e Computação, Informática, e Computação Científica do Centro de Informática, através de análise documental de seus currículos Lattes e entrevistas biográfico-narrativas sobre suas percepções das relações de gênero no desenvolvimento de suas carreiras acadêmicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Elizabeth Regina Silva Ferreira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    9. 2015-2016. Relacoes de genero em cursos masculinos: engenharias mecanica e civil
      Descrição: O projeto visa analisar como as relações de gênero afetam as práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento na educação superior, focalizando a recente inclusão de mulheres em departamentos e cursos masculinos. A pesquisa é quanti-qualitativa e este plano de trabalho tem como objetivo específico analisar as experiências e trajetórias de docentes mulheres dos departamentos de Engenharia Civil e Ambiental e Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Mayanne Júlia Tomaz Freitas - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    10. 2014-2019. Relacoes de genero em cursos masculinos: engenharias mecanica e civil, fisica, matematica e ciencia da computacao
      Descrição: No Brasil e no mundo, relações de desigualdade de gênero condicionam as culturas acadêmicas, as careiras docentes e as perspectivas profissionais discentes, apesar da expressiva inclusão das mulheres no ensino superior e na pós-graduação como estudantes e docentes. Persiste a reprodução do fenômeno da sexualização ou gendramento das áreas de conhecimento, disciplinas e carreiras, com escassa presença de mulheres em Física, Matemática, Computação e nas Engenharias, como estudantes e docentes, assim como no topo da carreira acadêmica. Como explicar a reprodução da sexualização/gendramento das carreiras/trabalho no contexto do sucesso educacional das mulheres, a não-escolha por elas de cursos/carreiras masculinas, mais valorizadas? Existem desestímulos e obstáculos explícitos e sutis na cultura, nas práticas e relações acadêmicas, profissionais e interpessoais, nos currículos e práticas pedagógicas? Qual a configuração de gênero das práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento? Como docentes e discentes percebem as relações de gênero na universidade? Para explorar essa problemática, ainda pouco investigada, o projeto pretende: analisar experiências e trajetórias docentes de 34 mulheres em departamentos masculinos de uma IFES (Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Física, Matemática e Computação/Informática), via entrevistas, no marco da investigação narrativa feminista; analisar experiências de alunas concluintes em cursos masculinos (Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Física-Bacharelado e Licenciatura, Matemática-Bacharelado e Licenciatura, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática Computacional), via grupo focal; mapear as trajetórias das alunas de pós-graduação nesses cursos com base em seus currículos Lattes. A análise considerará idade/geração e outros marcadores de identidade (como raça/etnia, procedência geográfica), bem como especificidades do departamento (no caso das docentes), e do curso/carreira (no caso das discentes). Os resultados podem contribuir para a mudança cultural no sentido de desgendrar o acesso e inclusão na formação superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Glória Rabay - Integrante / Lucimeiry Batista da Silva - Integrante / Mayanne Júlia Tomaz Freitas - Integrante / Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz - Integrante / Josilene Aires Moreira - Integrante / Erica Jaqueline Soares Pinto - Integrante / Valquiria Gila Amorim - Integrante / Natália Marques da Silva Soares - Integrante / Rafaela Maria e Silva Ferreira - Integrante / Emily Cabral dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    11. 2014-Atual. Genero e diversidade na escola
      Descrição: A implementação do Curso de Especialização Gênero e Diversidade na Escola (GDE), pelo NIPAM/Centro de Educação/UFPB oferece um rico campo empírico, seja no contexto das interações entre docentes tutoras/es e cursistas no AVA, seja nas várias escolas infantis, do ensino fundamental e médio, que são campo de prática das/os cursistas. Nesse contexto, foram criados vários projetos-guarda-chuva para abrigarem os trabalhos de conclusão de curso das/os cursistas, que geraram dados empíricos sobre as desigualdades e discriminações nas relações escolares (sexismo, misoginia, racismo, heterossexismo, homo/lesbo/transfobia), bem como sobre práticas de intervenção e experiências de transformação e superação dessas desigualdades. Entre os projetos, destaca-se ?A Pedagogia organizacional, visual e as prescrições de gênero na educação infantil?, que reedita projeto anterior, financiado pelo CNPq. A pesquisa objetiva: caracterizar a organização e sinalização dos espaços, objetos e atividades na educação infantil; analisar os discursos de educadoras\es que prescrevem às crianças os lugares, as atividades/brincadeiras, objetos, brinquedos e comportamentos reproduzindo a dicotomia de gênero. Tem como campo escolas de educação infantil e como sujeitos as/os educadoras/es. Posteriormente, cursistas e tutoras do GDE ingressaram no PPGE e continuaram as pesquisas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Lígia Luís de Freitas - Integrante / Rita Cristiana Barbosa - Integrante / Karina Ingredy Leite da Silva - Integrante / Elizabeth Regina Silva Ferreira - Integrante / DANTAS, TAÍSA CALDAS - Integrante / Alfrancio Ferreira Dias - Integrante / Ana Cristina Batista de Souza Rosa - Integrante / Jeane Félix da Silva - Integrante / Francisca Jocineide da Costa e Silva - Integrante / Maria Dolly Paula Martín Sentís - Integrante / Wennya Tuanny Lira da Silva - Integrante / ANTONIS PEREIRA DA SILVA - Integrante / Isis Aluska dos Santos Silva - Integrante / Priscila Mikaelle Costa de Araujo - Integrante / Ananda Neves Arnoud Guimarães - Integrante / Allyson Carvalho de Araújo - Integrante / Joseval Reis Miranda - Integrante. Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    12. 2013-2019. GENERO E EDUCACAO SUPERIOR: POLITICAS, NARRATIVAS E CURRICULO
      Descrição: O projeto pretende visibilizar a relevância social dos estudos de gênero assim como evidenciar a responsabilidade e compromisso da Educação Superior com os problemas sociais, fortalecendo a pesquisa socialmente comprometida e de impacto. Sua finalidade é colaborar e potenciar as linhas de pesquisa que as duas equipes vêm desenvolvendo no Brasil e na Espanha no campo da educação superior, para explorar, aprofundar e transcender a informação aportada pelos estudos estatísticos sobre a desigualdade e outras problemáticas de gênero, partindo das pesquisas no contexto universitário em direção à elaboração de propostas de intervenção e novas orientações de pesquisa e formação. A colaboração interinstitucional se desenvolverá através de eixos transversais que configurarão diversos níveis de análise: estudos de gênero e políticas de igualdade de oportunidades, mulheres na ciência e na universidade, formação em gênero na educação superior, e novas orientações de pesquisa em gênero. São objetivos gerais da colaboração interinstitucional e internacional UFPB/UB: ampliar a colaboração interuniversitária em temáticas relevantes para o Brasil e a Espanha no que diz respeito à inclusão e equidade de gênero e raça/etnia na educação superior; impulsionar e consolidar os estudos de gênero, na perspectiva intersecional (sem esquecer as dimensões de classe, deficiência, geração) na universidade, especialmente nas regiões norte-nordeste, visando uma sociedade mais igualitária; criar uma rede de estudos de gênero Brasil-Espanha sustentável além do horizonte temporal deste projeto, facilitando a internacionalização da pesquisa; fortalecer a linha de Estudos Culturais da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB e a articulação dos núcleos de pesquisa: NIPAM, NEPIERE e NEABI. A equipe da Universidade de Barcelona é coordenada pela Profa. Alejandra Montané. O projeto concorreu ao Programa de Pesquisa CAPES/DGU Edital nº 040/2012 e obteve aprovação e financiamento - PROJETO CAPES/DGU 303/13 - Processo: 23038.002774/2013-76 (AUXPE n. DGU 1443/2013). Tendo inciado em 2013, foi renovado por mais dois anos e manteve-se ativo até as últimas defesas de doutorandas que fizeram estágio sanduiche na Universidade de Barcelona.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Glória Rabay - Integrante / Lígia Luís de Freitas - Integrante / Rita Cristiana Barbosa - Integrante / Flavia Maia Guimarães - Integrante / Mirian de Albuquerque Aquino - Integrante / José Antonio Novaes da Silva - Integrante / Adenilda Bertoldo Alves de Morais - Integrante / Mayanne Júlia Tomaz Freitas - Integrante / Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz - Integrante / Alessandra Miranda Mendes Soares - Integrante / Maria do Socorro do Nascimento - Integrante / Josilene Aires Moreira - Integrante / Elizabeth Regina Silva Ferreira - Integrante / Jackeline Susann Souza da Silva - Integrante / Rosemary Marinho da Silva - Integrante / Adenize Queiroz de Farias - Integrante / Simone Joaquim Cavalcante - Integrante / Elaine Freitas de Sousa - Integrante / Wennya Tuanny Lira da Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    13. 2013-2018. Trajetorias e contribuicoes dos Nucleos de Estudos da Mulher e Relacoes de Genero integrantes da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relacoes de Genero-REDOR: do pessoal ao institucional
      Descrição: O projeto pretende visibilizar as contribuições das mulheres ao conhecimento acadêmico e o desenvolvimento dos estudos das mulheres, feministas e de gênero na educação superior, através de mapeamento e análise das trajetórias e contribuições dos Núcleos de Estudos da Mulher e Relações de Gênero das diversas IES integrantes da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a mulher e relações de gênero-REDOR, destacando suas contribuições científicas, e as trajetórias e perspectivas de suas/seus fundadoras/es e atuais dirigentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Glória Rabay - Integrante / Lígia Luís de Freitas - Integrante / Anita Leocádia Pereira dos Santos - Integrante / Ângela Maria Figueirêdo Limeira - Integrante / Lucimeiry Batista da Silva - Integrante / Norma Maria Meireles Macêdo Mafaldo - Integrante / Flavia Maia Guimarães - Integrante / Adenilda Bertoldo Alves de Morais - Integrante / Mayanne Júlia Tomaz Freitas - Integrante / Elizabeth Regina Silva Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    14. 2013-2014. Contribuicao das Reunioes da REDOR a producao cientifica sobre relacoes de genero no Norte e Nordeste brasileiros. Mapeamento do desenvolvimento da producao cientifica nos GT da REDOR no periodo 1992-2012.
      Descrição: Projeto PIBIC, pretende visibilizar as contribuições das mulheres ao conhecimento acadêmico e o trabalho sobre gênero que vem sendo desenvolvido na educação superior, através de mapeamento e análise das trajetórias e contribuições dos Núcleos de Estudos da Mulher e Relações de Gênero das diversas IES integrantes da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero-REDOR, destacando suas contribuições científicas. É um recorte do projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA N° 32/2012CNPq), visando: mapear o desenvolvimento da produção científica nos GT da REDOR em 17 encontros realizados de 1992 a 2012, portanto em 20 anos, considerando: problemáticas/questões, abordagens teórico-metodológicas, resultados e contribuições/propostas de intervenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Karina Ingredy Leite da Silva - Integrante / Elizabeth Regina Silva Ferreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    15. 2013-2014. Institucionalizacao dos estudos de genero nas IES brasileiras do Norte e Nordeste. Trajetorias dos Nucleos de Estudos da Mulher e Relacoes de Genero integrantes da REDOR.
      Descrição: O projeto pretende visibilizar as contribuições das mulheres ao conhecimento acadêmico e o trabalho sobre gênero que vem sendo desenvolvido na educação superior, através de mapeamento e análise das trajetórias e contribuições dos Núcleos de Estudos da Mulher e Relações de Gênero das diversas IES integrantes da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero-REDOR, destacando suas contribuições científicas. É um recorte do projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA N° 32/2012CNPq visando: realizar levantamento e análise documental da trajetória de cada Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero integrante da REDOR, destacando: histórico e características da inserção institucional; caracterização das/os integrantes, inclusive por área do conhecimento; linhas e projetos de pesquisa; ações de extensão e formação; intervenções na política institucional; parcerias e intervenções sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Mayanne Júlia Tomaz Freitas - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    16. 2011-2012. Mulher e participacao politica na Paraiba. Eleicoes 2010
      Descrição: Tomando a perspectiva de gênero, objetiva analisar a participação das mulheres na política partidária paraibana e no processo eleitoral de 2010, enfocando: candidatos/as eleitos/as e mídia. Os objetivos específicos e abordagens metodológicas incluem: (1) mapear e traçar perfis, com base em dados dos tribunais eleitorais; (2) realizar entrevistas autobiográficas e análise de discurso, destacando percepção e posicionamento acerca de questões de autonomia, herança política, política de cotas, movimento feminista e políticas públicas para mulheres; (3) avaliar o uso das mídias digitais (blog, sites e twitter) e mídias jornalísticas impressas ou faladas na construção de suas imagens políticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Glória Rabay - Integrante / Lucimeiry Batista da Silva - Integrante / Norma Maria Meireles Macêdo Mafaldo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    17. 2010-2012. Relacoes de genero na universidade: carreiras docentes e perspectivas profissionais discentes
      Descrição: A pesquisa objetiva mostrar como as relações de gênero condicionam as carreiras universitárias docentes e as perspectivas profissionais discentes hoje quando as mulheres são a maioria dos docentes e dos estudantes dos cursos superiores, porém se inserem em áreas do conhecimento e carreiras gendradas. Tem como campo de investigação a Universidade Federal da Paraíba, Campus 1, em João Pessoa, e enfoca os cursos mais femininos (Enfermagem, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social), mais masculinos (Física, Matemática, Ciências da Computação e Engenharia Mecânica) e equilibrados quanto à composição de sexo (Medicina e Direito). Analisa, por meio de questionários e entrevistas, a distribuição de matrículas por sexo nos cursos superiores e a distribuição de docentes por sexo, idade, departamento e centro; a configuração de gênero das práticas acadêmicas de formação e produção do conhecimento; e a percepção das relações de gênero na universidade por docentes e discentes, destacando líderes de grupos de pesquisa e bolsistas de produtividade CNPq, e estudantes/bolsistas PIBIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Glória Rabay - Integrante / Anita Leocádia Pereira dos Santos - Integrante / Fernando Cézar Bezerra de Andrade - Integrante / Eliana Ismael - Integrante / Sheila Milena Pessoa dos Santos - Integrante / Lucimeiry Batista da Silva - Integrante / Rita Cristiana Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
    18. 2010-2012. Reformas Educacionais e Ensino Superior: acesso e inclusao social no Brasil e em Espanha
      Descrição: Aprovado pela CAPES, DGU/Espanha e FCT/Portugal envolve uma rede de pesquisadoras/es da UFRN, UFPB, Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades-ULTH/PT e Universidade de Valência-UV/ES com o objetivo de investigar políticas de democratização do acesso ao conhecimento, equidade e inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade na educação superior nos contextos global e nacionais, possibilitando abordagens comparadas. No contexto deste projeto, realizei estágio pós-doutoral na Universidade de Valencia, com foco em relações de gênero na educação superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Anita Leocádia Pereira dos Santos - Integrante / Rita Cristiana Barbosa - Integrante / José Beltrán - Integrante / Emília Maria da Trindade Prestes - Integrante / Adriana Valéria Santos Diniz - Integrante / Antonio Teodoro - Integrante / Edineide Jezine - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Maria Eulina Pessoa de Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (44)
      1. 3rd WCCES Symposium.Desafíos docentes en la pandemia: un breve panorama brasileño (PROFESORADO Y CAMBIO: REFLEXIONES Y PROYECCIONES DESDE LAS CRISIS). 2020. (Simpósio).
      2. IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Alguns desafios da internacionalização da pós-graduação em educação (POLÍTICAS CURRICULARES, ENSINO SUPERIOR E INTERNACIONALIZAÇÃO). 2020. (Congresso).
      3. 21ª SEMPESq - Semana de Pesquisa, "Bioeconomia e Transformação Social".Membro do Comitê de Avaliação das Comunicações Orais de Iniciação Científica. 2019. (Outra).
      4. 39ª Reunião Nacional da ANPED.Gênero, Sexualidade e Educação no GT23 da ANPEd: narrativas de organização, resistência e desafio. 2019. (Outra).
      5. X Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPED..Alguns desafios da internacionalização da pós-graduação em educação. 2019. (Seminário).
      6. 11º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva.Mesa Redonda: Aspectos sociais e políticas públicas.. 2018. (Simpósio).
      7. Encontro dos grupos de estudo, pesquisa e extensão do DHP:.Apresentação do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. 2018. (Encontro).
      8. UFPB-Ryerson University: ampliando a voz comunitária da violência contra a mulher.?Panorama da violência contra a mulher no Brasil. 2018. (Encontro).
      9. UFRPE DIALOGA COM MOVIMENTO ELESPORELAS - HeForShe.Transversalidade de gênero na Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão. ElesPorElas na UFPB. 2018. (Outra).
      10. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Questões de Gênero e a Pesquisa em Ensino de Física. 2018. (Encontro).
      11. XV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED.Mesa Redonda ?Diversidade na Educação: uma leitura a partir da periferia?.. 2018. (Seminário).
      12. II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG.A Pós-Graduação em Educação no Brasil hoje: Perspectivas em contexto de crise. 2017. (Seminário).
      13. II Seminário em gênero, educação e diversidade do IFRN.Transversalidade de gênero e raça nos currículos. 2017. (Seminário).
      14. I Seminário - Mulheres em Carreiras Universitárias e nos Espaços de Poder.Presença das Mulheres em áreas de conhecimento na UFPB. 2017. (Seminário).
      15. V Encontro do PIBID: "Políticas Educacionais: Diversidade e Contemporaneidade".Políticas Educacionais: Diversidade e Contemporaneidade.. 2017. (Encontro).
      16. V Encontro do PIBID: Políticas Educacionais: Diversidade e Contemporaneidade".Cine-Debate: Filme "Hoje eu quero voltar sozinho".. 2017. (Encontro).
      17. VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Mesa Redonda XXIV: Gênero, esporte e educação: participação e visibilidade das mulheres nas práticas corporais. 2017. (Congresso).
      18. VI SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS: INTERFACES COM AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIONAIS.Mesa-Redonda: Gênero, política e identidades. 2017. (Seminário).
      19. XVIII ENCONTRO DE EXTENSÃO.Avaliador(a) de Tertúlias da Área Temática Educação.. 2017. (Encontro).
      20. OFICINA TEMÁTICA PIBID E PRODOCÊNCIA EDITAL 2013.Educação das relações étnico-raciais, educação ambiental e questões de gênero: novas diretrizes para a formação de professores.. 2016. (Oficina).
      21. XVIII Endipe.Diversidade X totalitarismo na escola: crítica ao projeto ?escola sem partido?. 2016. (Encontro).
      22. XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Internacionalização da Pós-graduação em educação no Nordeste do Brasil: reflexões a partir de uma perspectiva situada. 2016. (Encontro).
      23. Gender and Education Association Conference 2015. Origins and challenges of Gender Studies Centers in Higher Education in Northern and Northeastern Brazil. 2015. (Congresso).
      24. Gender and Education Association Conference 2015. Trajectories of feminist academics in higher education in Brazilian North and Northeast. 2015. (Congresso).
      25. I Seminário Internacional do NEMDR.Educação, Currículo e Inclusão Social. 2015. (Seminário).
      26. Seminário Temático: "Mulheres e Diversidade de gêneros nos espaços públicos: história da educação feminina e relações de gêneros - fontes, pesquisa e questões teóricas".Seminário Temático: "Mulheres e Diversidade de gêneros nos espaços públicos: história da educação feminina e relações de gêneros - fontes, pesquisa e questões teóricas". 2015. (Seminário).
      27. Seminário "Gênero e sexualidades em fluxo": interfaces científicas, pesquisa e insubordinações"..Políticas públicas de gênero: experiências em debate.. 2014. (Seminário).
      28. 2º Encontro de Extensão do IFPB.Políticas Publicas, Gênero e Inclusão: O Programa Nacional Mulheres Mil.. 2013. (Encontro).
      29. I Encontro "Educação e Gênero".."Educação e Gênero".. 2013. (Encontro).
      30. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES.Mesa-Redonda: As perspectivas contemporâneas e as relações de gênero na educação básica.. 2013. (Outra).
      31. XI Semana da Mulher "Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais"..Mesa-Redonda: Educação, gênero e violência.. 2013. (Outra).
      32. IGALA 7. ?Não é muito pesado prá mulher?? Mulheres em Matemática e Computação: ?pontos fora da curva?.. 2012. (Congresso).
      33. IGALA 7. Alguns usos correntes de gênero no discurso educacional. 2012. (Congresso).
      34. 8th International Gender and Education Association Conference 2011. Homophobia in school: an analysis of male and female students? reactions. 2011. (Congresso).
      35. 8th International Gender and Education Association Conference 2011. Perception of gender relations and female careers in Mechanical Engineering and Physics. 2011. (Congresso).
      36. Encuentro euro-brasileño: Estudiar en la universidad en tiempos de globalización y crisis. Visiones desde Brasil y Europa..Relaciones de género en la universidad: situaciones y perspectivas de estudiantes y profesores en Universidad Federal de Paraiba, Brasil.. 2011. (Seminário).
      37. II Seminário "A responsabilidade ético-social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra".."A responsabilidade ético-social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra".. 2011. (Seminário).
      38. XV CONGRESO DE LA FEDERACIÓN INTERNACIONAL DE ESTUDIOS SOBRE AMERICA LATINA Y EL CARIBE. Relações de gênero na formação e carreira docente em Engenharia Mecânica e Física no Brasil. 2011. (Congresso).
      39. Fazendo Gênero 9.Gênero e diversidade na escola: análise de planos de ação de professor@s em formação continuada na Paraíba. 2010. (Seminário).
      40. I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Discutindo Gênero na Escola. 2010. (Encontro).
      41. IV Encontro de Educadores do Maranhão: Pesquisas e Experiências.Incluindo questões de gênero e diversidade sexual no currículo: desafios e reflexões. 2010. (Encontro).
      42. IX Semana da Mulher.O papel da educação contra a violência. 2010. (Seminário).
      43. O passado e o presente do Feminismo.O passado e o presente do Feminismo. 2010. (Outra).
      44. XVII ISA World Congress of Sociology. Parental involvement and homework policies: a discussion of gender and class implications. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. DIAS, A. F. ; Cruz, M. H. S. ; LEITAO, M. R. F. A. ; FERREIRA, E. ; CARVALHO, M. E. P. de. 19 Encontro Internacional da REDOR. 2016. Congresso
      2. LEITAO, M. R. F. A. ; CARVALHO, M. E. P. de ; RABAY, G. ; SCOTT, P. ; FONSECA, J. L. C. L.. 18 Encontro Nacional da REDOR. 2014. Congresso
      3. CARVALHO, M. E. P. de. I Seminário sobre Relações de Gênero na Educação Infantil. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:54