Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alexandre Fortes

Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na área de História Contemporânea, vinculado ao Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar, que chefiou no período 2006-2008. Bolsista de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado (Faperj). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ (2017-2021) , diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (2013-2017), membro da Diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH), editor da Revista Brasileira de História (2013-2015), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ (2009-2010) e chefe do Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (2006-2008). Integrou o Diretório Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) na condição de coordenador da Regional Sudeste (2019-2020). Membro fundador do GT Mundos do Trabalho da ANPUH, do qual foi coordenador nacional (2003-2005). Membro da Direção da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (2013-2015). Integrante da Red Latinoamericana de Historia Global. Integrante do Comitê de Avaliação da área de História da CAPES (2013). Consultor da Fundação Mellon para a seleção de projetos de pesquisa premiados pela Latin American Studies Association (2013). Parecerista da Oxford University Press e da University of North Carolina Press. Coordenou projetos de preservação de acervos históricos selecionados pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University e pelo Modern Endangered Archives Program (MEAP), administrado pela University of California at Los Angeles com recursos da fundação Arcadia. Dividiu com Paulo Fontes a coordenação do Programa Memória do Trabalho do Ministério do Trabalho (2005-2007). Coordenou diversos projetos de pesquisa individuais e coletivos com financiamento da CAPES, CNPq e Faperj, além do projeto institucional "Projeto Modernização e Expansão da Infraestrutura da UFRRJ para Pesquisas em Áreas Estratégicas" (CT-INFRA FINEP). Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais. Integrou o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHist). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi non-degree graduate student na Duke University (1997-1998) e realizou pós-doutorado junto ao CeNedic (USP) e ao PPGHIS (UFRJ), tendo atuado nesta última instituição como professor recém-doutor (2005). Realizou estágio pós-doutoral na Duke University com apoio da CAPES e foi Mellon Visiting Professor na mesma instituição (2011-2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, História Contemporânea e História da América Latina Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: História do Trabalho - Rio Grande do Sul, Partido dos Trabalhadores, História do trabalho - Brasil, Segunda Guerra Mundial, Trabalhismo, Nacionalismo, História da Esquerda, História Global e História Digital. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3783212871067960 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar. Avenida Governador Roberto Silveira - de 1793/1794 ao fim Moqueta 26020740 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil Telefone: (21) 26690817 URL da Homepage: https://r1.ufrrj.br/im/portal/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. Educacao Digital Inclusiva no Contexto da Baixada Fluminense
      Descrição: O projeto pretende ampliar o acesso a ferramentas tecnológicas por parte dos discentes da UFRRJ, no âmbito das licenciaturas de Pedagogia e História e no bacharelado de Direito no campus Nova Iguaçu e nas licenciaturas da área de ciências (Física, Biologia e Química) no campus Seropédica. A participação de docentes e discentes de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação será fundamental para o alcance desse objetivo. Os equipamentos, materiais e serviços a serem adquiridos visam consolidar uma estrutura computacional capaz de hospedar um repositório institucional de ampla capacidade disponibilizando a produção acadêmica da universidade, acervos históricos digitalizados (vinculados majoritariamente à História da Baixada Fluminense) e recursos pedagógicos. Paralelamente, o Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI) expandirá sua capacidade de produção de instrumentos pedagógicos para a acessibilidade e inclusão digital. As ações previstas incluem: disponibilização de acervos acadêmicos e históricos por meio de repositórios institucionais (plataforma DSpace); criação de exposições virtuais como instrumento de modernização e dinamização do ensino de História (a plataforma Omeka S); utilização e aperfeiçoamento de softwares livres no ensino de ciências; design e produção de instrumentos personalizados para educação inclusiva com a utilização de impressoras 3D; produção de material visual em mídias digitais, visando transformar conhecimento técnico jurídico em conhecimento acessível e simplificado, que possa ser utilizado por educadores para atingir segmentos sociais vulneráveis, facilitando o acesso à justiça; aplicação de ferramentas de mineração de dados à pesquisa no campo jurídico. Com base nas experiências do Centro de Documentação Imagem (CEDIM), do CITEI e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais, o projeto gerará impactos na modernização do processo de aprendizagem dos graduandos e pós-graduandos da UFRRJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador / Jean Rodrigues Sales - Integrante / MÁRCIA DENISE PLETSCH - Integrante / RICARDO CORDEIRO CORREA - Integrante / Álvaro Pereira do Nascimento - Integrante / Sérgio Manuel Serra da Cruz - Integrante / Frederico Alan de Oliveira Cruz - Integrante / Rodrigo de Souza Tavares - Integrante / Giulia Parola - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Fortes.
    2. 2018-Atual. Implantacao do Sistema Integrado de Centros de Documentacao Historica da UFRRJ
      Descrição: O presente projeto pretende otimizar recursos e esforços visando preservar, catalogar, disponibilizar e divulgar todos os acervos científicos relevantes da UFRRJ, no âmbito de uma política de informação científica, os metadados gerados a partir da catalogação de todos os acervos, aos sistemas de gestão acadêmica. Assim como criar uma página de acesso integrado aos repositórios, mantendo sua especialização funcional de Teses e Dissertações, Coleções digitalizadas, Bancos de Dados TCCS e Monografias. O projeto objetiva viabilizar o desenvolvimento de capacidade institucional autônoma (pessoal, capacitação, suprimentos, equipamentos, etc.).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador / Álvaro Pereira do Nascimento - Integrante / Roberto Guedes Ferreira - Integrante / Jean Rodrigues Sales - Integrante / João Márcio Mendes Pereira - Integrante / Felipe Augusto dos Santos Ribeiro - Integrante / Adriana Barreto de Souza - Integrante / Luis Fernando Orleans - Integrante / Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre - Integrante / Rebeca Gontijo Teixeira - Integrante / PEDRO HENRIQUE PEDREIRA CAMPOS - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
      Membro: Alexandre Fortes.
    3. 2018-Atual. A Segunda Guerra Mundial e os Trabalhadores Brasileiros: Transformacoes Socio-Politicas num Contexto de Conflagracao Global
      Descrição: ? O projeto analisa o impacto da Segunda Guerra Mundial sobre as relações de classe e a participação política no Brasil. Dialoga com a perspectiva da História Global, particularmente no que diz respeito à crítica do nacionalismo metodológico. Caracteriza-se, também, pela articulação entre diversos campos historiográficos (história do trabalho, história política, história militar, relações internacionais, história econômica, etc.).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador / Felipe Augusto dos Santos Ribeiro - Integrante / Leila Nascimento Santos Braz - Integrante / Patrícia Costa de Alcântara - Integrante / Louise Queiroz Pinto Vailante - Integrante / Kamila Caroline Fernandes Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Alexandre Fortes.
    4. 2016-2018. Higher Education and Social Mobility in the Baixada Fluminense
      Descrição: This project team will work collaboratively with faculty, graduate students and undergraduates at the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (IM/UFRRJ) in Novo Iguaçu, a county of 829,000 people in the Baixada region on the outskirts of Rio de Janeiro. The collaborative team will develop data, ideas and methods for Duke Brazil Initiative/Global Brazil Humanities Lab Signature Projects that will be pitched to funding agencies in the fall of 2017. The Baixada focus in this project is designed to develop better tools to understand the enhanced social mobility made possible by the implantation of a unit of the expanding Federal University system in Novo Iguaçu in 2006. This was the first-ever investment by the central government to address the demand for tuition-free higher education in the Baixada as part of the inclusionary policies of center-left presidential administrations since 2002. Enrollment in higher education in Brazil has tripled in the last decade; three quarters of this growth has taken place in tuition-charging private institutions, whose racial and class composition was unrepresentative of the country. The IM/UFRRJ occupies three new buildings, has an energetic and recently hired faculty and enrolls 3,500 students in ten areas of study. The demand for higher education?and the scope of the challenge in delivering it?can be seen in looking at the census estimates for the seven counties closest to the IM/UFRRJ with 353,653 young people between the ages of 18 and 25. Given the 2016 objectives established by the National Plan of Education, 116,705 of these young people should have access to a university education, with 40% of the slots to be generated at the new public universities like the IM/UFFRJ, which at present reaches only 1% of the local population of the age group defined as the primary target for university education.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador / John D French - Integrante / Álvaro Pereira do Nascimento - Integrante / João Márcio Mendes Pereira - Integrante / MÁRCIA DENISE PLETSCH - Integrante / CLAUDIA REGINA DE PAULA - Integrante / Felipe Augusto dos Santos Ribeiro - Integrante / Ana Paula Teixeira da Silva - Integrante / Carla Gabriela Oliveira Castanha - Integrante / Juliane Marinho da Silva - Integrante / Luana Lima da Silva - Integrante / Rodrigo Monteiro dos Santos - Integrante / Stephanie Reist - Integrante / Katya Wesolowski - Integrante / John Victor Alencar - Integrante / Aaron Colston - Integrante / Eyram Klu - Integrante / Mitchell Jacob Ryan - Integrante / Gray Kidd - Integrante / Karen Rojas Martinez - Integrante / Jessica Lee - Integrante / MARCO ANTONIO CORREIA DE CARVALHO - Integrante / Renan Arjona de Souza - Integrante / Luis Fernando Orleans - Integrante / Louise Queiroz Pinto Valiante - Integrante / Debora Luisa de Freitas da Silva - Integrante / Bárbara Lúcia de Souza Santos - Integrante.
      Membro: Alexandre Fortes.
    5. 2013-2017. Os impactos da Segunda Guerra Mundial na reconfiguracao das relacoes de classe no Brasil
      Descrição: A proposta do presente projeto é analisar os impactos da Segunda Guerra Mundial sobre o operariado brasileiro, focalizando fundamentalmente em três dimensões. A primeira delas diz respeito às mudanças geradas pela guerra na articulação entre relações de classe e relações interétnicas. A segunda aborda as transformações geradas pela evolução da inserção brasileira no conflito internacional para a atuação das correntes políticas que disputavam a adesão do crescente contingente de trabalhadores urbanos do país. Já a terceira está voltada à análise do imbricamento entre os conflitos que perpassam a cúpula do Estado Novo no processo que leva à entrada do Brasil na Guerra ao lado dos Aliados (Seitenfus 1985, 2000) e a adoção de uma política mais pró-ativa de incorporação do operariado à cidadania. Busco oferecer uma contribuição ao debate historiográfico sobre os processos transnacionais como elementos constitutivos das relações sociais e políticas nos níveis nacional e local (Lucassen and International Institute of Social History. 2008), com forte impacto nas transformações das identidades coletivas de trabalhadores e de sua relação com o Estado e a política (Heerma van Voss and Linden 2002; Linden 2002) A redefinição do caráter do Estado brasileiro e de sua relação com o ?trabalhador nacional? é vista aqui como parte do processo de emergência de projetos de desenvolvimento nacional de base industrializante na periferia do sistema capitalista impulsionado pela conflagração global que redefinia a face do planeta (Arrighi 1994; Wallerstein 2004). No Brasil, esse processo assumiu a forma da ?barganha nacionalista? que deu a Vargas condições para impulsionar o projeto de industrialização do país como contrapartida pelo apoio aos Aliados (Vizentini 2003). Desse modo, a marcada inflexão da relação do regime varguista com os trabalhadores, já identificada em trabalhos de diversos autores (French 1995; Gomes 1988; Paoli, 1987), é revista na nossa pesquisa à luz do diálogo com outros campos historiográficos, tais como a história econômica, a história das relações internacionais e a história militar. Ao mesmo tempo, essa abordagem possibilita a análise do caso brasileiro como um exemplo dentre muitos, fartamente estudados na bibliografia internacional, em que experiências de guerra total, em geral, e a Segunda Guerra Mundial, em particular, geraram alterações decisivas na regulação das relações de trabalho, nas concepções de direitos sociais e na participação política dos trabalhadores (Skocpol 1992; Pavilack 2011; Lichtenstein 2000; Lichtenstein 2003; Lichtenstein e Arnesen 2006; Hobsbawm 1996; Eley 1995; Alexander 1997). Trata-se, portanto, de repensar a emergência do trabalhismo brasileiro tanto como expressão local de um processo global de transformação quanto na sua especificidade nacional irredutível.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador / Felipe Augusto dos Santos Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Alexandre Fortes.
    6. 2013-2017. Centro de Referencia em Historia do Trabalho
      Descrição: O presente projeto objetiva constituir, no âmbito do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, sediado em Nova Iguaçu, um conjunto de acervos e instrumentos de referência sobre a história do trabalho no Brasil que contribuam para o desenvolvimento de pesquisas históricas sistemáticas e abrangentes nesta área tanto na UFRRJ e instituições parceiras no projeto quanto no país como um todo. Os acervos e referências a serem processados e disponibilizados serão de três ordens: 1. Textuais: conjunto de documentos relativos à história do trabalho no estado do Rio de Janeiro e em outras regiões do Brasil, a serem digitalizados e catalogados, sendo as referências e eventualmente os próprios documentos disponibilizados online; 2. Orais: depoimentos de atores sociais relevantes do mundo do trabalho, realizados especificamente para este projeto ou gerados a partir de atividades de outros pesquisadores, a serem processados e disponibilizados de forma similar aos documentos textuais; 3. Bibliografia comentada: será realizado um levantamento abrangente de livros, teses, artigos, capítulos sobre temas relevantes para o estudo da história do trabalho no Brasil. Com base nesse levantamento, será elaborada e disponibilizada uma bibliografia comentada, que servirá como instrumento de referência para o desenvolvimento de futuras pesquisas na área. Para cada uma dessas linhas de acervo serão desenvolvidas estratégias de captação e processamento específicas, conforme explicado no item ?Metodologia?. Ao final dos trabalhos, além de instrumentos de acervos organizados e disponibilizados ao público e de instrumentos de referência para pesquisas futuras, serão gerados diversos trabalhos científicos analisando a temática geral do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador / Paulo Fontes - Integrante / Álvaro Pereira do Nascimento - Integrante / José Ricardo Garcia Pereira Ramalho - Integrante / Jean Rodrigues Sales - Integrante / Fabiane Popinigis - Integrante / Larissa Rosa Corrêa - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 33
      Membro: Alexandre Fortes.
    7. 2011-2014. A ?Guerra do Povo? e os ?Trabalhadores do Brasil?: Relacoes de classe, etnicidade e nacionalismo no contexto da Segunda Guerra Mundial
      Descrição: A proposta do projeto é analisar os impactos da Segunda Guerra Mundial sobre o operariado brasileiro, focalizando fundamentalmente em três dimensões. A primeira delas diz respeito às mudanças geradas pela guerra na articulação entre relações de classe e relações inter-étnicas. A segunda aborda as transformações geradas pela evolução da inserção brasileira no conflito internacional para a atuação das correntes políticas que disputavam a adesão do crescente contingente de trabalhadores urbanos do país. Já a terceira está voltada à análise do imbricamento entre os conflitos que perpassam a cúpula do Estado Novo no processo que leva à entrada do Brasil na Guerra ao lado dos Aliados (Seitenfus 1985, 2000) e a adoção de uma política mais pró-ativa de incorporação do operariado à cidadania. Busco oferecer uma contribuição ao debate historiográfico sobre os processos transnacionais como elementos constitutivos das relações sociais e políticas nos níveis nacional e local (Lucassen and International Institute of Social History. 2008), com forte impacto nas transformações das identidades coletivas de trabalhadores e de sua relação com o Estado e a política (Heerma van Voss and Linden 2002; Linden 2002) A redefinição do caráter do Estado brasileiro e de sua relação com o ?trabalhador nacional? é vista aqui como parte do processo de emergência de projetos de desenvolvimento nacional de base industrializante na periferia do sistema capitalista impulsionado pela conflagração global que redefinia a face do planeta (Arrighi 1994; Wallerstein 2004). No Brasil, esse processo assumiu a forma da ?barganha nacionalista? que deu a Vargas condições para impulsionar o projeto de industrialização do país como contrapartida pelo apoio aos Aliados (Vizentini 2003). O pós-doutorado a ser realizado na Duke University propiciará condições excepcionalmente favoráveis à realização deste projeto, em função do ambiente acadêmico, da infra-estrutura (com destaque para os recursos bibliográficos) e d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Alexandre Fortes.
    8. 2010-2013. Bases para a Pesquisa Historica sobre Movimento Sociais na Baixada Fluminense
      Descrição: O presente projeto objetiva constituir, no âmbito do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, sediado em Nova Iguaçu, um conjunto de acervos e instrumentos de referência que possibilitem o desenvolvimento de pesquisas históricas sistemáticas e abrangentes sobre a trajetória dos movimentos sociais da Baixada Fluminense. Os acervos a serem processados e disponibilizados seriam de três ordens: 1. Textuais: conjunto de documentos relativos aos movimentos sociais da região, atualmente em mãos das próprias organizações populares, de órgãos vinculados às Igrejas, de órgãos públicos e de instituições arquivísticas sediadas na cidade do Rio de Janeiro; 2. Orais: depoimentos de participantes dos mais variados movimentos sociais da região realizados especificamente para este projeto ou gerados a partir de atividades de outros pesquisadores; 3. Bibliografia especializada: livros, teses, artigos, capítulos sobre temas relevantes para o estudo da realidade dos movimentos sociais na Baixada Fluminense. Para cada uma dessas linhas de acervo serão desenvolvidas estratégias de captação e processamento específicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Fortes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Alexandre Fortes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Cientista do Nosso Estado, Faperj.. 2019.
      Membro: Alexandre Fortes.
    2. Mellon Visiting Professor, Center for Latin American and Caribbean Studies - Duke University.. 2011.
      Membro: Alexandre Fortes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. LASA 2012. Comentarista no painel "Repensando los populismos en América Latina (mediados del siglo XX)". 2012. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. Fortes, Alexandre; CARDOSO, A. ; TELLES, H. ; BRESSER-PEREIRA, L. C. ; CHAZKEL, A.. Chair no painel "Presidencial Session: Dialogue on the Current Crisis in Brazil". 2016. Congresso
    2. Fortes, Alexandre; CARUSO, L. ; MAIER, T. ; CUEVAS, H.. Comentarista no painel "News approaches to labour history in Latin America: Transnational actors and internacional organizations. 2016. Congresso
    3. FONTES, P. ; MORELI, A. ; FORTES, Alexandre. Segunda conferência da Red Latinoamericana de Historia Global. 2016. Congresso
    4. FORTES, Alexandre. Seminário ?História, Memória e Direitos Humanos?. Lançamento do RIMA (Repositório Institucional do IM-UFRRJ).. 2016. (Outro).. . 0.
    5. Fortes, Alexandre. Painel "O Brasil de Lula: Um balanço em construção" - LASA 2012. 2012. (Congresso).. . 0.
    6. CORTE, Andréa Telo ; PINTO, Surama Conde Sá ; FORTES, Alexandre. A Baixada Fluminense em Foco: Múltiplas Perspectivas. 2012. Outro
    7. FORTES, Alexandre. Comentador do painel: "Movimentos grevistas, organização sindical e democracia ". 2012. (Congresso).. . 0.
    8. FORTES, Alexandre; NEGRO, Antonio Luigi. Simpósio Temático: "Mundos do Trabalho ? As Lutas dos Trabalhadores em Perspectiva Histórica: Experiências, Processos, Contextos". 2011. Congresso
    9. FORTES, Alexandre. Painel "O Brasil de Lula: Do "Novo Sindicalismo" ao Governo Federal" - 2009 LASA Congress. 2009. (Outro).. . 0.
    10. FORTES, Alexandre. I Seminário Relações de Poder Trabalho e Movimentos Sociais ? ?Cruzando Fronteiras: Novos olhares sobre a história do trabalho?. 2009. (Outro).. . 0.
    11. FORTES, Alexandre. O Brasil de Lula: Do "Novo Sindicalismo" ao Governo Federal. 2009. (Congresso).. . 0.
    12. FORTES, Alexandre. Coordenação do Grupo de Trabalho Cultura, intelectuais e poder (1930-1945), I Jornada de Estudos Históricos do Programa de Pós-Graduação em História Social. 2005. (Outro).. . 0.
    13. FORTES, Alexandre. Seminário internacional História e Perspectiva da Esquerda. 2003. (Congresso).. . 0.
    14. FORTES, Alexandre. Gestão Pública Participativa e Estratégica: Concepção, experiências e instrumentos. 2001. (Congresso).. . 0.
    15. FORTES, Alexandre. Painel Continuities and discontinuities in factory, neighborhood and union life: The new and the old in Rio Grande do Sul and São Paulo, BRASA IV Conference. 1998. (Outro).. . 0.
    16. FORTES, Alexandre. É possível um projeto nacional ?. 1992. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38