Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cassio Maldonado Turra

Cássio M. Turra é economista (UFMG), mestre em demografia pelo Cedeplar, UFMG e doutor em demografia pela University of Pennsylvania (2004), título obtido com distinção. Foi pesquisador associado no Office of Population Research, Princeton University (2004-2006). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Demografia, Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais. Na UFMG, leciona cursos e conduz pesquisa em temas como demografia econômica, métodos demográficos e mortalidade e saúde adulta. Turra é bolsista de produtividade do CNPq e tem dezenas de trabalhos publicados em periódicos, livros e anais de congressos nacionais e internacionais. Já orientou ou co-orientou inúmeros estudantes de graduação e pós-graduação, alguns premiados pela Capes e instituições públicas e privadas. É membro de associações científicas na área de estudos populacionais no Brasil e no mundo (Abep, Alap, PAA e IUSSP). Assim que se formou em economia, Turra trabalhou no Bank Boston e na Procter & Gamble. Recentemente, durante sua trajetória acadêmica, foi Diretor do Cedeplar, UFMG (2014-2016), Presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2012-2014; 2014-2016), e membro de vários conselhos e comissões, incluindo o Conselho Universitário da UFMG, o Conselho Técnico-Científico do Parque Tecnológico de BH e a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento ligada à Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal. Atualmente, Turra é Presidente do Conselho Curador da Fundação Ipead da UFMG e membro titular da Comissão Consultiva do Censo Demográfico 2021. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3731419801596355 (12/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional. Av. Antônio Carlos, 6626 - SL 3006 Pampulha 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34097082 Fax: (31) 34097103
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Demografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Seminarios da Demografia - Cedeplar - UFMG
      Descrição: Há mais de uma década, o Programa Pós-Graduação em Demografia (FACE/UFMG) promove seminários com o objetivo de ampliar o contato dos alunos da sua pós-graduação com pesquisas de alto nível, de diferentes áreas acadêmicas que possuem interdisciplinaridade com a Demografia. Além da apresentação de trabalhos acadêmicos de pesquisadores de reconhecimento internacional, nos seminários divulgam-se as atividades profissionais de demógrafos fora do meio acadêmico, como em institutos de pesquisas, órgãos governamentais, iniciativa privada e terceiro setor. Membros do corpo docente ou alunos em regime de escrita de teses e dissertações também apresentam suas próprias pesquisas. Recém transformado em projeto de extensão, o Seminário da Demografia abre suas portas para o público geral e para discentes e docentes de programas de pós-graduação e graduação da UFMG e de outras universidades, dentro e fora do Brasil. Além disso, atrai profissionais dos campos acima relacionados que atuam no mercado privado, em órgãos governamentais ou no terceiro setor. Os seminários acontecem, no geral, na Faculdade de Ciências Econômicas, no Campus Pampulha, podendo ser realizados, também, via plataformas virtuais. A programação mensal pode ser visualizada na agenda localizada no site www.cedeplar.ufmg.br.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (30) Doutorado: (30) . Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Luciana Soares Luz - Integrante / Alisson Flavio Barbieri - Integrante / Paula Miranda-Ribeiro - Integrante / Fausto Brito - Integrante / José Irineu Rangel Rigotti - Integrante / Laura Lídia Rodriguez Wong - Integrante / Gilvan Ramalho Guedes - Integrante / WAJNMAN, SIMONE - Integrante / Adriana Miranda-Ribeiro - Integrante / Gisela P Zapata - Integrante / Raquel Coutinho Zanatta - Integrante.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    2. 2019-Atual. Pesquisa 1.0 - Funpresp-Exe
      Descrição: Desenvolvimento da estrutura conceitual de uma central de gestão e operacionalização que incorpore o conceito de inteligência artificial nos processos de enquadramento, de opção, de escolha e de mudança dos perfis de investimentos. Desenvolvimento de inteligência voltada para o planejamento estratégico da FUNPRESP-EXE que visa a manutenção da sustentabilidade de suas atividades em cenários concorrenciais distintos. Desenvolvimento e aplicação de metodologias e de técnicas, de sólida base teórica, para ajudar a melhorar a tomada de decisões do participante quanto ao respectivo planejamento financeiro-previdenciário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Integrante / Guilherme Quaresma Gonçalves - Integrante / Cristiane Silva Corrêa - Integrante / Geraldo Robson Mateus - Coordenador / Aureliano Bressan - Integrante / Kelmara M. Vieira - Integrante / Cristiano Arbex Valle - Integrante / Fabricio Missio - Integrante.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    3. 2018-2020. A Transicao Demografica e a Evolucao dos Gastos Publicos no Brasil
      Descrição: O projeto trata da evolução dos gastos públicos no Brasil com base nas mudanças demográficas. O fim do bônus demográfico, com o envelhecimento da população brasileira e o aumento do peso relativo dos idosos em relação à população em idade ativa, afetará gastos fundamentais em saúde, educação, programas sócias e previdência. Desta forma, levando-se em consideração somente as mudanças no componente demográfico, analisamos a evolução dos gastos por entes federativos no Brasil. Os gastos com saúde aumentarão em valores absolutos de forma significativa, mas devem manter sua parcela como proporção do PIB. Os gastos com educação irão se reduzir. Como os gastos com educação no Brasil são divididos de acordo com o grau educacional, a redução dos gastos não será linear, mas atingirá todos os níveis governamentais O maior desafio será o pagamento dos benefícios de previdência social. O envelhecimento populacional elevará de forma substancial os gastos com a previdência no Brasil, inviabilizando os diferentes níveis de governo. Desta forma, o maior desafio de curto prazo para governos federal, estadual e municipal é a realização de uma ampla reforma previdenciária que permita a operação das funções básicas de governo nos próximos anos. O projeto visa mensurar todos esses efeitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Integrante / Fernando de Holanda Barbosa Filho - Coordenador.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    4. 2018-2019. Projeto Brasil Tres Tempos: Regimes Municipais de Previdencia
      Descrição: O projeto "Brasil 3 Tempos" (BRA/06/032), implementado pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, no âmbito do programa de cooperação Brasil - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), objetiva, na fase de execução iniciada em meados de 2018, produzir estudos, bases de dados, metodologias e softwares que permitam a proposição de políticas públicas orientadas a desafios contemporâneos do país, como a questão previdenciária, a judicialização de políticas públicas, a persistência de uma economia fechada, que impede o acesso às cadeias globais de valor, e a cooperação brasileira como forma de soft power. Subprojeto 01. Regimes Municipais de Previdência tem como principal foco o desenvolvimento metodológico e suas aplicações, para preencher uma lacuna nos principais parâmetros de cálculos e planejamento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) municipais, que têm utilizado parâmetros agregados a nível nacional, podendo ocasionar perda de especificidade territorial e populacional. Avaliação de fontes de dados e estimativas das probabilidades de transição para aposentadoria e morte dos servidores públicos. Objetivo: avaliar alcances e limites analíticos da RAIS como fonte de dados para estimar transições da força de trabalho; estimar níveis e padrões de transições da força de trabalho para aposentadoria e mortalidade; identificação de características sociais associadas às variações nos níveis e padrões das transições; estimativas de transições para os servidores públicos municipais, estaduais e federais; estimativas indiretas de mortalidade dos servidores públicos municipais através de indicadores sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Integrante / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Simone Wajnman - Integrante / Laura Lídia Rodriguez Wong - Integrante / Flavio Henrique Miranda de Araújo - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Cristiane Silva Corrêa - Integrante / Diana Oya Sawyer - Coordenador.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    5. 2017-2019. Cepal/UN: Transicion demografica: oportunidades y desafios para alcanzar los ODS en America Latina y el Caribe
      Descrição: Los países de América Latina y el Caribe se encuentran en distintas etapas de su transición demográfica. La mayoría de ellos están experimentando un período particularmente propicio para el desarrollo económico conocido como el bono demográfico, durante el cual la proporción de personas en edad de trabajar crece más rápidamente respecto al resto de la población. En este período, las condiciones económicamente favorables pueden contribuir a acelerar el avance hacia los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). No obstante, este periodo beneficioso será inexorablemente seguido por un acelerado proceso de envejecimiento de la población, que plantea nuevos retos sociales y económicos que pueden dificultar el progreso hacia los ODS. Las perspectivas demográficas del envejecimiento traen impactos significativos a las políticas públicas. Tomar ventaja de las oportunidades y responder a los nuevos desafíos que plantea la transición demográfica, requiere de políticas que tengan en cuenta la dinámica de población hacia el futuro. En este contexto, el CELADE-División de Población de la CEPAL, lleva a cabo investigaciones y estudios sobre aspectos relativos al envejecimiento de la población, las transferencias intergeneracionales y sus impactos en las políticas públicas. A principios de 2017, emprendió la coordinación del proyecto financiado por la Cuenta para el Desarrollo de Naciones Unidas (Décimo Tramo) sobre Transición demográfica: oportunidades y desafíos para lograr los Objetivos de Desarrollo Sostenible en América Latina y el Caribe. El proyecto tiene como objetivo fortalecer la capacidad técnica de países seleccionados de la región para producir Cuentas Nacionales de Transferencias (CNT), con el fin de mejorar la comprensión de cómo el crecimiento de la población y su cambiante estructura etaria influyen en la economía, las finanzas públicas, la equidad de género y generacional, y analizar esos impactos, aumentando así la habilidad de sus gobiernos para diseñar políticas de largo plazo orientadas hacia el enfrentamiento del envejecimiento acelerado y el cumplimiento de los ODS. El sistema de las CNT provee el primer enfoque integral para medir los flujos económicos agregados a través de la edad y el tiempo. Puesto que a lo largo de la vida las actividades económicas difieren según la edad de un individuo, las CNT miden las reasignaciones de recursos económicos, canalizadas a través de mecanismos públicos y/o privados, entre distintos grupos etarios, mostrando de qué manera y en qué cuantía cada grupo depende del ingreso de otros grupos para sostener su nivel de consumo en las distintas etapas de la vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Integrante / Paulo Saad - Coordenador / Fernando Fernandes - Integrante.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    6. 2017-2019. Avaliacao de Impacto do Programa Leite pela Vida
      Descrição: O Programa Leite Pela Vida é fruto da parceria entre o Sistema Sedinor/Idene e o Ministério do Desenvolvimento Social. O programa busca incentivar a produção e o consumo de leite e tem como objetivos o fortalecimento da cadeia produtiva de leite no nível familiar e a redução da desnutrição e mortalidade infantil entre as famílias beneficiadas. O projeto atua através da distribuição de leite para os subgrupos considerados vulneráveis da população de Minas Gerais. Os beneficiários do programa leite pela vida são crianças de 2 a 7 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e nutrizes até 6 meses após o parto. Além disso, o programa tem como finalidade gerar emprego e renda, através da compra local de alimentos, no segmento da agricultura familiar. O Programa Leite Pela Vida garante ao produtor familiar o preço de compra do litro de leite, que por sua vez é repassado aos beneficiários na mesma localidade. Atualmente, o Governo Estadual repassa o valor de R$ 1,67 por litro de leite, sendo que R$ 0,97 é pago aos produtores e R$ 0,70 para os laticínios responsáveis pela captação, beneficiamento e distribuição do leite. Tendo em vista a longa história de estudos sobre desenvolvimento regional e avaliação de impacto de programas sociais do Cedeplar, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) requisitou ao centro que desenvolvesse uma proposta de avaliação de impacto do programa, contemplando os efeitos sobre a cadeia produtiva e sobre os beneficiários. A avaliação de programas sociais é ferramenta de gestão, vai além do simples monitoramento. A avaliação mede impacto sobre resultados de interesse, verificando se o que se esperava foi alcançado. Devido ao caráter de dupla assistência do programa, que atua tanto sobre a produção quanto sobre o consumo de leite, a avaliação de impacto do Programa Leite Pela Vida deve ser feita em duas análises distintas, com metodologias diferenciadas. A primeira análise tem como foco medir efeito do programa sobre a cadeia produtiva de leite no nível local utilizando matriz insumo-produto regional e análise espacial. A segunda, avalia o impacto sobre os beneficiários aplicando métodos quase-experimentais, a partir de exercícios contrafactuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Coordenador / Luciana Soares Luz - Integrante / Bernardo Palhares Campolina Diniz - Integrante / Anderson Tadeu Marques Cavalcante - Integrante.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    7. 2015-2016. O pacto intergeracional e a capacidade de financiamento da saude suplementar no Brasil no contexto de envelhecimento populacional
      Descrição: A crescente participação dos idosos no total da população brasileira tem alterado significativamente o perfil de morbidade. Nesse contexto, tem crescido o debate sobre o financiamento dos serviços de saúde e sua sustentabilidade no longo prazo. Essa discussão é relevante no Brasil tendo em vista as regras de precificação que as Operadoras Privadas de Saúde (OPS) têm que seguir. De acordo com a regulamentação vigente, os preços dos planos regulamentados estão limitados a uma variação de no máximo seis vezes entre o grupo etário mais velho (59 anos ou mais) e o mais jovem (0 a 18 anos). Com o cenário de envelhecimento populacional, a sustentabilidade das OPS no longo prazo pode ser ameaçada. Este estudo tem como objetivo avaliar a existência do pacto intergeracional e intrageracional e seu impacto na capacidade de financiamento das OPS e presença de seleção adversa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Coordenador / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Kênya Valéria Micaela de Souza - Integrante. Financiador(es): Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    8. 2015-2016. Afghanistan: the Analysis of Provincial Socio-Demographic and Economic Surveys and Capacity Building
      Descrição: The United Nations Population Fund (UNFPA) and the Central Statistics Organization (CSO) in Afghanistan are jointly implementing the Socio-Demographic and Economic Survey (SDES) in Ghor, Daykundi, Bamiyan, Kabul, Parwan and Kapisa, with funding assistance from the Government of Japan, with the purpose of filling in the data gap at the district level and villages in these six provinces. The present research aims to generate further analysis at more detail level for all the provinces, and to contribute to three additional outputs of the SDES Programme: 1) In depth analysis of primary data from the SDES, producing 10 thematic reports on substantive areas for these six provinces; 2) Capacity building of national counterparts to enhance CSO´s competencies, as well as other professionals from line ministries which would benefit from the SDES Programme for program and policy development; 3) Support further dissemination of SDES data and its utilization to guide policy decision making and program implementation.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Integrante / Simone Wajnman - Integrante / Kênya Valéria Micaela de Souza - Integrante / Irineu Rangel Rigotti - Integrante / Laura Lídia Rodriguez Wong - Integrante / Ana Paula de Andrade Verona - Integrante / Adriana Miranda-Ribeiro - Integrante / Rogelio Fernandez - Coordenador. Financiador(es): UNFPA - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    9. 2013-Atual. Mortalidade Adulta no Brasil
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa é estudar a heterogeneidade da mortalidade adulta no Brasil, bem como os efeitos de mudanças no padrão socioeconômico da população sobre os ganhos de longevidade. Além disso, pretende-se investigar as relações entre ganhos de longevidade, envelhecimento populacional e sistemas econômicos no ciclo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    10. 2012-2014. A Evolucao da Populacao de Centenarios no Brasil
      Descrição: O objetivo geral desta proposta é examinar a evolução da população de centenários (100+), semi-supercentenários (105+) e supercentenários (110+) no Brasil, no período de 1980 a 2010, a fim de discutir os limites da longevidade adulta no país. São objetivos específicos: 1) estimar e avaliar a evolução temporal do tamanho da população de centenários (e demais subgrupos de idade), à luz dos estudos internacionais nesta área; 2) estimar a função de mortalidade em idades acima de 100 anos no Brasil, comparando com os resultados internacionais; 3) examinar os níveis e padrões de medidas específicas de mortalidade, tais como a distribuição de óbitos por idade e a idade máxima à morte; 4) avaliar a estrutura de causas de mortes nesta população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.
    11. 2010-2013. O Padrao Etario de Mortalidade Adulta no Brasil
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é mensurar os erros de declaração de idade nas informações de óbitos bem como seus possíveis efeitos sobre o padrão de mortalidade em idades avançadas. São objetivos específicos: (i) medir as discrepâncias no registro de idade à morte em fontes de dados independentes, através do pareamento de dados do cadastro da previdência social e do registro civil (Sistema Informatizado de Controle de Óbitos - Sisobi); (ii) examinar os determinantes das discrepâncias encontradas com base em informações demográficas e socioeconômicas disponíveis nas duas bases de dados; (iii) avaliar em que medida as discrepâncias na declaração de idade encontradas explicam o padrão atípico de mortalidade entre 50 e 100 anos encontrado no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Maldonado Turra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Cassio Maldonado Turra.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. 2o Lugar - Prêmio Latinoamericano en Población, dissertação de mestrado elaborada por Juliana Estanislau Cançado sob minha orientação., El Colegio de Mexico, CEDUA.. 2021.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    2. Melhor Tese (Demografia UFMG), elaborada por Fernando Fernandes sob minha orientação. Indicada ao Prêmio de Teses da UFMG e da CAPES, UFMG.. 2020.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    3. Melhor Tese (Demografia UFMG), elaborada por Jordana de Jesus sob minha co-orientação. Indicada ao Prêmio de Teses da UFMG e da CAPES, UFMG.. 2019.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    4. Menção honrosa do Prêmio Capes de Tese, recebida por Mirian Martins, para a tese elaborada por ela sob minha orientação, Capes, MEC.. 2017.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    5. Melhor Tese (Demografia UFMG), elaborada por Mirian Martins sob minha orientação. Indicada ao Prêmio de Teses da UFMG e da CAPES, UFMG.. 2017.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    6. 2º colocado no VII Prêmio IESS na categoria Economia - Recebido por Samara Lauar - Dissertação de Mestrado realizada sob minha orientação, Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).. 2017.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    7. Menção honrosa do Prêmio Capes de Tese, recebida por Alane Siqueira Rocha, para a tese elaborada por ela sob minha orientação, Capes, MEC.. 2016.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    8. Melhor Tese (Demografia UFMG), elaborada por Alane Rocha sob minha orientação. Indicada ao Prêmio de Teses da UFMG e da CAPES, UFMG.. 2016.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    9. 1º colocação no VI Prêmio IESS na categoria Economia - Recebido por Rosana Neves - Dissertação de Mestrado realizada sob minha co-orientação, Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).. 2016.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.
    10. LLILAS Visting Resource Professor Program, The University of Texas at Austin.. 2014.
      Membro: Cássio Maldonado Turra.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (88)
    1. Asia-Pacific Regional Virtual Meeting Using the National Transfer Accounts (NTA) for Intergenerational Policy Advancement (for NTA Practitioners, Academicians, Government Officials). The demographic transition: opportunities and challenges on the path to achieving the Sustainable Development Goals in Latin America and the Caribbean. 2021. (Congresso).
    2. Reunião da Equipe Multidisciplinar do Serviço de Mastologia, UFMG.Debatedor na mesa redonda: Câncer de Mama no Brasil: A História do Projeto Amazona. 2021. (Oficina).
    3. The Covid-19 Epidemic is not just a Viral Event.Covid-19 and life expectancy reduction in Brazil. 2021. (Seminário).
    4. The Lemann Lecture Series for Brazilian Studies.Socioeconomic Differences in Adult Mortality in Brazil: What Have we Learned so Far?. 2021. (Seminário).
    5. UFMG Talks.A pandemia, a longevidade e o censo. 2021. (Outra).
    6. Thirteenth Global Meeting on Population and the Generational Economy, Honolulu, Hawaii, USA, August 3-7, 2020. Demographic Transition: Opportunities and challenges to achieve the Sustainable Development Goals in Latin America and the Caribbean. 2020. (Congresso).
    7. Thirteenth Global Meeting on Population and the Generational Economy, Honolulu, Hawaii, USA, August 3-7, 2020. Chair/Discussant: Fiscal Impacts of Aging. 2020. (Congresso).
    8. Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo - Oficina Brasil 3 Tempos: Regimes municipais de previdência.Probabilidades de transição para aposentadoria e morte dos servidores públicos municipais. 2019. (Oficina).
    9. II Congresso Nacional Sobre Fundos de Pensão (Fundos de Pensão e a Reforma da Previdência) - Ciências Atuariais/UFMG e Sinprev. Aspectos Demográficos da Reforma da Previdência. 2019. (Congresso).
    10. Nepo, Unicamp: Questões Demográficas Atuais: Envelhecimento Populacional e Previdência Social.Transição Demográfica, Economia Geracional e Previdência Social no Brasil. 2019. (Seminário).
    11. UFMG Finance Club: Reforma da Previdência - Por que o Brasil não pode esperar?.Dinâmica demográfica e reforma da previdência no Brasil. 2019. (Seminário).
    12. University of Michigan: Institutional Influences on Retirement, Health, and Well?Being.ELSI: Wealth and Consumption of Older Brazilians. 2019. (Seminário).
    13. I Simpósio Nacional sobre Saúde, Envelhecimento e Estado de Bem Estar.A desigualdade na mortalidade adulta e as políticas sociais no Brasil (A Mortalidade Prematura de Adultos e Idosos no Brasil: Potencialidades e Limitações do Indicador. 2018. (Simpósio).
    14. Nepo, Unicamp: Aula Inaugural do Ano Acadêmcio 2018 - Pós Graduação em Demografia.Implicações Econômicas da Dinâmica Demográfica. 2018. (Outra).
    15. Population Association of America Meetings. Web Data and Mortality: Patterns of Survival Based on Wikipedia Biographical Information. 2018. (Congresso).
    16. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Expositor na Mesa "Reflexões sobre o futuro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento - CNPD". 2018. (Congresso).
    17. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Estimativas regionais de mortalidade no Brasil: uma nova surpresa demográfica ou apenas resultados implausíveis?. 2018. (Congresso).
    18. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Padrões de mortalidade por escolaridade no Brasil: evidências a partir do Sistema de Informação sobre Mortalidade. 2018. (Congresso).
    19. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Debatedor na Mesa "Nos Rumos do Censo Demográfico 2020". 2018. (Congresso).
    20. 2017 Annual Meeting - Population Association of America. New Estimates of Intergenerational Public Transfers for Brazil: 1996-2011. 2017. (Congresso).
    21. 2017 Annual Meeting - Population Association of America. The population of centenarians in Brazil: indirect estimates using alternative approaches. 2017. (Congresso).
    22. 55 anos BDMG & 50 anos do Cedeplar UFMG.Desafios do Cedeplar e do BDMG para o Desenvolvimento Futuro de Minas. 2017. (Seminário).
    23. Aula Inaugural do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, UFG.Demografia, Políticas Públicas e a Crise Econômica no Brasil. 2017. (Outra).
    24. Economics of Healthy Aging - WHO.Economia do Envelhecimento Saudável no Brasil e na América Latina. 2017. (Outra).
    25. IUSSP International Seminar on Mortality: Past, Present and Future.The association between parental and personal education with adult mortality in Chile. 2017. (Seminário).
    26. IUSSP International Seminar on Mortality: Past, Present and Future.The unsual age pattern of mortality at older ages in Brazil. 2017. (Seminário).
    27. IUSSP International Seminar on Mortality: Past, Present and Future.Educational differences in adult mortality in Brazil: new results based on death records. 2017. (Seminário).
    28. MBA Global Policy Experience in Brazil.Migration and its impacts on Brazilian economic and social formation. 2017. (Seminário).
    29. Workshop IPEA - Desafios da Nação.Dinâmica Demográfica e Desafios da Nação. 2017. (Oficina).
    30. 2016 LeFeber Winter Lecture Series on Aging at the University of Texas Medical Branc. 50 years of elderly emporwerment in Brazil. 2016. (Congresso).
    31. First BRICS meeting of Ministers responsible for population matters and second BRICS seminar of officials and experts on population matters.Population aging and intergenerational transfers in Brazil. 2015. (Encontro).
    32. LLILAS Visiting Resource Professor Program.Family Dynamics and Aging in Brazil. 2015. (Seminário).
    33. Population Research Center 2015 Brown Bag Speaker Series.Adult Mortality Differentials in Brazil: Results from a Decade of Research. 2015. (Seminário).
    34. 2014 International Conference on Aging in the Americas. The Effect of Changes in Educational Composition on Adult Female Mortality in Brazil. 2014. (Congresso).
    35. 2014 PAA Annual Meeting Program. The Effect of Compositional Changes on Infant Mortality Decline in Brazil - Session 17 Social Disparities in Health and Mortality in Developing. 2014. (Congresso).
    36. 2014 PAA Annual Meeting Program. The Effect of Compositional Changes on Adult Female Mortality in Brazil - Session 169- Maternal and Adult Mortality in Developing Countries. 2014. (Congresso).
    37. 6a Reunião Plenária da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento.Comentários sobre Monitoramento do Plano de Ação de Cairo no Brasil e no Mundo. 2014. (Outra).
    38. Aula Inaugural do Curso de Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas.Contabilidade das Gerações e Consequências da Transição Demográfica (15 anos depois). 2014. (Outra).
    39. Expert Group Meeting on Population Dynamics, Poverty and the Environment.Consumption, Production and Sustainability. 2014. (Seminário).
    40. Migrações Transfronteiriças: Fortalecendo a capacidade do governo brasileiro para geranciar novos fluxos migratórios.Registros Administrativos e as Possibilidades do seu Uso na Gestão de Políticas Migratórias. 2014. (Oficina).
    41. PAHCE 2014 - Pan American Health Care Exchanges.Demographic data and methods for the health care sector. 2014. (Seminário).
    42. Seminários do Departamento de Contabilidade e Atuária - FEA, USP.Mudanças no perfil educacional e ganhos de longevidade da população brasileira. 2014. (Seminário).
    43. Seminários do Departamento de Contabilidade e Atuária - FEA, USP.A área de demografia para os alunos de ciências atuariais. 2014. (Seminário).
    44. VI Congresso da ALAP. Moderador na Sessão Plenária - A agenda permanente de saúde reprodutiva: desafios frente a heterogeneidade e aberturas sociais do continente. 2014. (Congresso).
    45. V Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais.Envelhecimento Populacional e Políticas Sociais. 2014. (Seminário).
    46. Asymetric Demographic and Global Financial Governance. The case studies corresponding to Asia and Africa. 2013. (Congresso).
    47. Comissão Nacional de População e Desenvolvimento e Prejeções Populacionais.Coordenação em Mesa sobre Projeções Populacionais. 2013. (Seminário).
    48. INSPER: Tópicos em demografia e suas implicações econômicas.A longevidade em uma perspectiva demográfica. 2013. (Seminário).
    49. INSPER: Tópicos em demografia e suas implicações econômicas.Modelos de transferências intergeracionais. 2013. (Seminário).
    50. INSPER: Tópicos em demografia e suas implicações econômicas.A demografia da estrutura etária: efeitos de período e de ciclo de vida. 2013. (Seminário).
    51. Ninth Meeting of the Working Group on Macroeconomic Aspects of Integenerational Transfers.Instrutor do IX NTA Workshop em Aspectos de transferências Intergeracional. 2013. (Oficina).
    52. Reunião da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento - CNPAD.Oportunidades e Consequências Socioeconômicas da Dinâmica Demográfica. 2013. (Outra).
    53. Seminário Consulta Agenda Pós - 2015 e Seguimento à Rio + 20. 2013. (Seminário).
    54. Seminario Internacional ALAP - CIPD más allá de 2014 v la Dinámica Demográfica de América Latina y del Carilbe.Abertura do Seminário Internacional ALAP - CIPD más allá de 2014 v la Dinámica Demográfica de América Latina y del Carilbe. 2013. (Seminário).
    55. Seminario Internacional ALAP - CIPD más allá de 2014 v la Dinámica Demográfica de América Latina y del Carilbe.coordenador de Mesa Redonda: Brasil: La Agenda de Población, Desarrollo y Derechos, más allá de 2014. 2013. (Seminário).
    56. Seminario Internacional ALAP - CIPD más allá de 2014 v la Dinámica Demográfica de América Latina y del Carilbe.Coordenador de Mesa Redonda: Relatória del Seminario y Planificación de una Agenda Futura. 2013. (Seminário).
    57. Seminário Internacional Família, Gênero e Geração entre Mudanças e Permanências Per.Coordenador e Debatedor da Sessão Temática : Questões Metodológicas nos Estudos de Famílias no Brasil. 2013. (Seminário).
    58. VIII Encontro Nacional sobre Migrações - ENSM.Abertura do VIII Encontro Nacional sobre Migrações - ENSM. 2013. (Seminário).
    59. XV Encontro Nacional da ANPUR.Possibilidades e Perspectivas para a Área de Demografia. 2013. (Encontro).
    60. XVI Semana da Graduação UFMG.Avaliador dos trabalhos apresentados no âmbito da graduação. 2013. (Outra).
    61. XXVII IUSSP International Population Conference. Coordenador de Sessão: Economic Development and Population Ageing. 2013. (Congresso).
    62. XXVII IUSSP International Population Conference. The effect of changes in educational composition on adult female mortality in Brazil. 2013. (Congresso).
    63. 9th Supercentenarian Workshop - Max Planck.Supercentenarians in Brazil. 2012. (Outra).
    64. II Workshop Pesquisa ELSI-Brasil.Apresentação da Pesquisa ELSI-Brasil e discussão do Módulo. 2012. (Outra).
    65. I Workshop on Healthy Aging.Centenarians in Brazil. 2012. (Outra).
    66. Rio+20: United Nations Conference on Sustainable Development at the U.S. Center. The Demographic Dividend and Sustainable Development. 2012. (Congresso).
    67. Seminário de Análise Temática dos Resultados da Rodada dos Censos 2010.Estimativa de Mortalidade e Informações dos Censos Demográficos no Brasil. 2012. (Seminário).
    68. Seminário de Informação e Indicadores de Saúde: Questões Metodológicas e Demográficas.Longevidade: efeito da qualidade da declaração da idade dos idosos. 2012. (Seminário).
    69. V Congresso da ALAP - Las Transiciones en América Latina y el Caribe. Cambios Demográficos y Desafíos Sociales Ppresentes y Futuros. Efectos de la Migración sobre el Crecimiento Poblacional aLlargoPplazo de las Provincias cubanas.. 2012. (Congresso).
    70. V Congresso da ALAP - Las Transiciones en América Latina y el Caribe. Cambios Demográficos y Desafíos Sociales Ppresentes y Futuros. A Contribuição dos Nascimentos e Óbitos para o Envelhecimento Populacional no Brasil. 2012. (Congresso).
    71. Workshop Pesquisa ELSI-Brasil.Apresentação da Pesquisa ELSI-Brasil e discussão do Módulo "Condições Sócio-Demográficas". 2012. (Outra).
    72. XV Seminário sobre a Economia Mineira 30 anos.Saúde e Bem-Estar no Brasil: o contexto demográfico. 2012. (Seminário).
    73. BNDES: Mudança Demográfica e Crescimento Econômico no Brasil.Respondendo e se adaptando às mudanças demográficas - a experiência internacional. 2011. (Seminário).
    74. II Encontro Nacional de Pós-Graduação em Demografia e Áreas Afins.Oficinas de Trabalho - Técnicas e Metodologias Quantitativas para Análise Demográfica. 2011. (Encontro).
    75. Population Estimates and Projections: Methodologies, Innovations and Estimation of Target Population Applied to Public Policies.Chair: Session 2: National and Sub National Projections: Current Practices, Obstacles and Advances in the Region on Applying new Methodologies. 2011. (Seminário).
    76. The National Transfer Accounts -NTA.United Nations Expert Group Meeting on The National Transfer Accounts Manual: Strenghtening Capacity in the Production and Use of NTAs. 2011. (Seminário).
    77. UNFPA: Lançamento do Relatório sobre a População Mundial 2011.Mesa de Abertura do Lançamento do Relatório sobre a População Mundial 2011. 2011. (Outra).
    78. 38o Encontro Nacional de Economia - ANPEC. Intergenerational Issues Associated with Population Aging in Brazil. 2010. (Congresso).
    79. 41st Summer Seminar on Population. 2010. (Seminário).
    80. African National Transfer Accounts Workshop.Instrutor/Moderador na Oficina. 2010. (Oficina).
    81. I POSDEM ? ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA E ÁREAS AFINS.Avanços e desafios na aplicação de técnicas e métodos para análise de dados demográficos. 2010. (Encontro).
    82. IV Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Poblacion - ALAP. Níveis e Padrões do Diferencial de Mortalidade por Sexo no Município de São Paulo, Brasil, 1920 a 2005. 2010. (Congresso).
    83. IV Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Poblacion - ALAP. Public Transfers and Intergenerational Equity in Brazil. 2010. (Congresso).
    84. IV Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Poblacion - ALAP. Debatedor na Sessão Salud y Envejecimiento en américa Latina. 2010. (Congresso).
    85. Workshop on Population Aging and the Generational Economy.National Transfer Accounts by Socioeconomic Groups. 2010. (Oficina).
    86. XIV Seminário sobre a Economia Mineira.Organizador e Coordenador da Mesa Redonda VIII - Desafios do Novo Padrão Demográfico Brasileiro. 2010. (Seminário).
    87. X Reunion Nacional de Investigacion Demografica en Mexico. The National Transfer Accounts Project in Brazil: findings and research questions. 2010. (Congresso).
    88. XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais 2010. Impactos dos Erros de Declaração de Idade sobre o Padrão de Mortalidade acima de 65 anos. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. PAULA, J. A. ; TURRA, CÁSSIO M. ; SIMOES, R. F.. XVII Seminário sobre a Economia Mineira (Diamantina). 2016. Congresso
    2. TURRA, CÁSSIO M.; SCOTT, A. S. V. ; SANTOS, J. L. F. ; BERTHO, A. C. S.. XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais e VII Congreso de La Asociación Latinoamericana de Población. 2016. Congresso
    3. PAULA, J. A. ; TURRA, C. M. ; SIMOES, R. F. ; WAJNMAN, S. ; OLIVEIRA, A. M. H. C. ; ROCHA, G. B. ; RIOS NETO, E. L. G.. XVI Seminário sobre a Economia Mineira. 2014. Congresso
    4. TURRA, C. M.; BILAC, E. D. ; SCOTT, A. S. V.. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2014. Congresso
    5. WONG, L. L. R. ; ALVES, J. E. D. ; TURRA, C. M.. Seminario Internacional ALAP - CIPD más allá de 2014 v la Dinámica Demográfica de América Latina y del Carilbe (Comitê Científico e Organizador Local). 2013. Outro
    6. TURRA, C. M.; SCOTT, A. S. V. ; BILAC, E. D.. Seminário Família, Gênero e Gerações. 2013. Outro
    7. PAULA, J. A. ; CERQUEIRA, H. G. ; TURRA, C. M. ; WAJNMAN, S. ; JAIME JUNIOR, F. G. ; OLIVEIRA, A. M. H. C. ; RIOS NETO, E. L. G. ; DORIA, M. M.. XV Seminário sobre a Economia Mineira 30 anos. 2012. Congresso
    8. TURRA, C. M.. 8th NTA Workshop Intergenerational Approaches to Social and Economic Policy. 2011. (Outro).. . 0.
    9. TURRA, C. M.. Current Issues and Frontiers in Demographic Methodos: Seminar in Honor fo Professor José Alberto Magno de Carvalho. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Cássio Maldonado Turra ⇔ Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha (5.0)
      1. NORONHA, KENYA VALERIA MICAELA DE SOUZA ; Guedes, Gilvan Ramalho ; TURRA, CÁSSIO MALDONADO ; ANDRADE, MÔNICA VIEGAS ; BOTEGA, LAURA ; NOGUEIRA, DANIEL ; CALAZANS, JULIA ALMEIDA ; CARVALHO, LUCAS ; SERVO, LUCIANA ; FERREIRA, MONIQUE FÉLIX. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 36, p. e00115320, issn: 1678-4464, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, MÔNICA VIEGAS; NORONHA, Kenya ; TURRA, CASSIO MALDONADO ; GUEDES, GILVAN ; CIMINI, FERNANDA ; RIBEIRO, LEONARDO COSTA ; BERNARDES, AMÉRICO TRISTÃO ; Domingues, Edson ; RIBEIRO, Mirian Martins ; BOTEGA, Laura de Almeida ; CARVALHO, LUCAS RESENDE DE ; NOGUEIRA, DANIEL ; CALAZANS, JULIA ALMEIDA ; JULIÃO, NAYARA ABREU ; SOUZA, ALINE DE ; SILVA, VALÉRIA ANDRADE ; LIMA, VICTOR HUGO ; ANDRADE, JÉFERSON PEREIRA ; FERREIRA, MONIQUE FELIX ; SANTOS, REINALDO ONOFRE DOS ; SILVA, JOMARA ALVES DA. Os primeiros 80 dias da pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte: da contenção à flexibilização. NOVA ECONOMIA (UFMG. IMPRESSO). v. 30, p. 701-737, issn: 1980-5381, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, SAMARA LAUAR ; TURRA, CÁSSIO ; Noronha, kenya. Envelhecimento populacional e gastos com saúde: uma análise das transferências intergeracionais e intrageracionais na saúde suplementar brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO ? REBEP. v. 35, p. 1-30, issn: 1980-5519, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. TURRA, C. M. ; Noronha, kenya ; ANDRADE, Monica Viegas. Mudanças recentes na estrutura etária dos beneficiários de operadoras privadas de saúde no Brasil. Em: Andréa Carlesso Lozer; Carla Valéria Cazarim Godoy; Fernando Antonio Gomes Leles; Karla Santa Cruz Coelho. (Org.). Conhecimento técnico-científi co para qualifi cação da saúde suplementar. 1aed.Brasília e Rio de Janeiro. : OPAS e ANS. 2015.p. 39-72.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Mônica Viegas Andrade; NORONHA, Kenya ; CASSIO TURRA. A PEC DOS GASTOS E O SUS. Conjuntura Econômica - FGV IBRE, Rio de Janeiro, p. 33-34, 01 jan. 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cássio Maldonado Turra ⇔ Mônica Viegas Andrade (3.0)
      1. NORONHA, KENYA VALERIA MICAELA DE SOUZA ; Guedes, Gilvan Ramalho ; TURRA, CÁSSIO MALDONADO ; ANDRADE, MÔNICA VIEGAS ; BOTEGA, LAURA ; NOGUEIRA, DANIEL ; CALAZANS, JULIA ALMEIDA ; CARVALHO, LUCAS ; SERVO, LUCIANA ; FERREIRA, MONIQUE FÉLIX. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 36, p. e00115320, issn: 1678-4464, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, MÔNICA VIEGAS; NORONHA, Kenya ; TURRA, CASSIO MALDONADO ; GUEDES, GILVAN ; CIMINI, FERNANDA ; RIBEIRO, LEONARDO COSTA ; BERNARDES, AMÉRICO TRISTÃO ; Domingues, Edson ; RIBEIRO, Mirian Martins ; BOTEGA, Laura de Almeida ; CARVALHO, LUCAS RESENDE DE ; NOGUEIRA, DANIEL ; CALAZANS, JULIA ALMEIDA ; JULIÃO, NAYARA ABREU ; SOUZA, ALINE DE ; SILVA, VALÉRIA ANDRADE ; LIMA, VICTOR HUGO ; ANDRADE, JÉFERSON PEREIRA ; FERREIRA, MONIQUE FELIX ; SANTOS, REINALDO ONOFRE DOS ; SILVA, JOMARA ALVES DA. Os primeiros 80 dias da pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte: da contenção à flexibilização. NOVA ECONOMIA (UFMG. IMPRESSO). v. 30, p. 701-737, issn: 1980-5381, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Mônica Viegas Andrade; NORONHA, Kenya ; CASSIO TURRA. A PEC DOS GASTOS E O SUS. Conjuntura Econômica - FGV IBRE, Rio de Janeiro, p. 33-34, 01 jan. 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cássio Maldonado Turra ⇔ Bernardo Lanza Queiroz (2.0)
      1. LEE, R. Is low fertility really a problem? Population aging, dependency, and consumption. Science (New York, N.Y.). v. 346, p. 229-234, issn: 0036-8075, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TURRA, C. M. ; MASON, A. ; Queiroz, Bernardo Lanza. New Estimates of Intergenerational Public Transfers for Brazil: 1996?2011. Em: 2017 Annual Meeting - Population Association of America, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cássio Maldonado Turra ⇔ Gilvan Ramalho Guedes (2.0)
      1. NORONHA, KENYA VALERIA MICAELA DE SOUZA ; Guedes, Gilvan Ramalho ; TURRA, CÁSSIO MALDONADO ; ANDRADE, MÔNICA VIEGAS ; BOTEGA, LAURA ; NOGUEIRA, DANIEL ; CALAZANS, JULIA ALMEIDA ; CARVALHO, LUCAS ; SERVO, LUCIANA ; FERREIRA, MONIQUE FÉLIX. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 36, p. e00115320, issn: 1678-4464, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, MÔNICA VIEGAS; NORONHA, Kenya ; TURRA, CASSIO MALDONADO ; GUEDES, GILVAN ; CIMINI, FERNANDA ; RIBEIRO, LEONARDO COSTA ; BERNARDES, AMÉRICO TRISTÃO ; Domingues, Edson ; RIBEIRO, Mirian Martins ; BOTEGA, Laura de Almeida ; CARVALHO, LUCAS RESENDE DE ; NOGUEIRA, DANIEL ; CALAZANS, JULIA ALMEIDA ; JULIÃO, NAYARA ABREU ; SOUZA, ALINE DE ; SILVA, VALÉRIA ANDRADE ; LIMA, VICTOR HUGO ; ANDRADE, JÉFERSON PEREIRA ; FERREIRA, MONIQUE FELIX ; SANTOS, REINALDO ONOFRE DOS ; SILVA, JOMARA ALVES DA. Os primeiros 80 dias da pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte: da contenção à flexibilização. NOVA ECONOMIA (UFMG. IMPRESSO). v. 30, p. 701-737, issn: 1980-5381, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:35