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Julio Cesar Coelho de Rose

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Pós-doutorado no Departamento de Neurologia Comportamental, Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation, Massachusetts, EUA, com apoio da CAPES/Fulbright. Atualmente sou Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Ministro regularmente a disciplina Psicologia Geral para o primeiro semestre da graduação em psicologia, e Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição para a pós-graduação, além de outras disciplinas de graduação e pós. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou Diretor de Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE), editor associado do The Psychological Record, membro do Conselho Editorial dos periódicos The Analysis of Verbal Behavior e European Journal of Behavior Analysis e Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS). Fui membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP, de 2009 a 2021. Minhas pesquisas são voltadas para a análise comportamental da função simbólica e suas aplicações a questões culturais. Destaco quatro contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin & Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube & Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e avaliação de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza & Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna & McIlvane, 2009); 3) identificação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti & de Rose, 2009, 2011); e 4) abordagem experimental de atitudes, preferências e preconceitos com base em responder relacional derivado (Perez, de Almeida, & de Rose, 2015; Mizael, de Almeida, Silveira, & de Rose, 2016; Santos & de Rose, 2018). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3386857761295187 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. RODOVIA WASHINGTON LUIZ, KM 235 - CX. POSTAL 676 MONJOLINHO 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 2608111 Ramal: 8492 Fax: (16) 2608361
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Transformacao de funcoes de estimulos em relacoes derivadas com estimulos significativos
      Descrição: Quando uma relação entre estímulos apresenta as propriedades de reflexividade, simetria e transitividade, comprova-se uma relação de equivalência e os estímulos relacionados constituem uma classe de estímulos equivalentes. Nestes casos tipicamente ocorre transferência de funções entre os membros da classe. Outras relações podem ser também estabelecidas entre estímulos, tais como oposição, distinção e comparação. Nestes casos, tem sido mostrada a transformação de funções de acordo com as relações estabelecidas. Vários estudos de nosso laboratório empregaram expressões faciais de emoções para verificar a transferência e transformação de função e o compartilhamento ou oposição de significado em virtude de relações estabelecidas entre expressões faciais e estímulos abstratos. O uso de instrumento de Diferencial Semântico mostrou que estímulos equivalentes às expressões faciais adquirem significado semelhante a elas e estímulos opostos às expressões faciais adquirem significado oposto. O presente projeto propõe 10 experimentos que buscam replicar sistematicamente resultados já obtidos e avançar na exploração de algumas implicações da transformação de funções em redes relacionais. Os experimentos vão explorar efeitos de parâmetros como duração de atraso em procedimento de matching to sample, distância nodal, tipo de estímulos, duração da apresentação dos estímulos e interações entre natureza das relações e tipos de estímulos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    2. 2017-Atual. INCT 2014: Comportamento, Cognicao e Ensino (INCT/ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbolico
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT -ECCE). O INCT -ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto continua este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Espera-se que, durante a vigência do Instituto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando eles não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. A pesquisa básica continua sendo uma fonte importante de informações que respalda decisões para planejar e aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continua abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, é também um dos focos principais. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada fazem uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos: têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo, contribuem para a solução de problemas decorrentes de sua ausência ou de seus déficits. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Plano Nacional de Educação com respeito à educação regular e especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (25) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Maria Martha Costa Hubner - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Lidia Postalli - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / Andréia Schmidt - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Paula Debert - Integrante / GIACHETI, Celia Maria - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Marcelo Frota Benvenuti - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Natalia Maria Aggio - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil - Integrante / Zilda Ap Pereira Del Prette - Integrante / Débora de Hollanda Souza - Integrante / Mariéle Diniz Cortez - Integrante / André Augusto Borges Varella - Integrante / HUZIWARA, EDSON M - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Vitor Geraldi Haase - Integrante / Antonio Jaeger - Integrante / Laercia Abreu Vasconcelos - Integrante / Camila Graciella Santos Gomes - Integrante / Julia Zanetti Rocca - Integrante / Ana Claudia Almeida-Verdu - Integrante / Adriana Lima Mortari Moret - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 49 / Número de orientações: 3
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    3. 2016-2019. Efeitos do atraso sobre o decaimento de funcoes de valencia condicionada e derivada
      Descrição: O condicionamento clássico mostra como pareamentos contingentes entre um estímulo neutro e um estímulo incondicionado (US) emocionalmente relevante pode resultar na aquisição por parte do estímulo neutro de alguma das funções de valência emocional do US. Valências estabelecidas por meio de pareamentos contingentes estímulo-estímulo (S-S) são chamadas de valências condicionadas. Um outro método pelo qual a valência dos estímulos pode ser estabelecida é por meio da transformação/generalização das funções dos estímulos (ToF) (Hayes, Barnes-Holmes & Roche, 2001; Hull, 1939). Brevemente, a transformação de funções refere-se a alteração das funções dos estímulos seguindo-se ao reforçamento de discriminações condicionais estímulo-estímulo na presença de um contexto que especifique a valência. Valências estabelecidas via transformação de função são conhecidas como 'valências derivadas' (Amd & Roche, 2015a). A presente proposta envolve estabelecer em estímulos valências condicionadas e derivadas em dois estudos, o que será seguido por uma avaliação da valência destes com um aplicativo de smartphones. No Estudo 1, 50 universitários serão expostos a procedimentos de condicionamento clássico envolvendo o pareamento de figuras abstratas com imagens eliciadoras de emoções. Os estímulos serão então apresentados aos participantes durante um período pré-determinado de intervalos semanais enquanto as auto-avaliações dos estímulos e registros de EEG serão coletados. O objetivo é determinar a taxa em que as auto-avaliações da valência dos estímulos diminuem em função do tempo. No Estudo 2, 50 universitários irão ser submetidos inicialmente a procedimento de reforço condicionado planejado para conferir valências específicas a figuras abstratas. Estas figuras serão então utilizadas como dicas no treino de relações estímulo-estímulo para o estabelecimento de classes funcionais. Todos os estímulos serão avaliados semanalmente, por auto-relato e EEG. A pesquisa proposta esclarecerá como estímulos com diferentes valências decrescem em seu potencial eliciador em função do tempo e, de modo geral, contribuirá para a compreensão do comportamento simbólico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Livia Campos Balog - Integrante / Marlon Alexandre de Oliveira - Integrante / Henrique Mesquita Pompermaier - Integrante / AMD, MICAH - Integrante / PASSARELLI, DENISE A. - Integrante / Joao Henrique de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    4. 2015-2020. Transferencia de significado e grau de relacionamento entre estimulos equivalentes
      Descrição: Quatro séries de experimentos darão continuidade à investigação da transferência de significado de estímulos significativos para abstratos via relações de equivalência e da transformação de significado via relações de oposição e comparação. A primeira série investigará novos parâmetros que podem afetar a transferência de significado. A segunda série investigará a transferência de significado com uma variedade maior de estímulos significativos. A terceira série investigará a transformação de significado via relações que não a equivalência: relações de oposição e comparação. A quarta série prosseguirá a investigação de um modelo experimental de mudança de preferencias e atitudes baseado na transferência de significado para estímulos socialmente carregados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Natalia Maria Aggio - Integrante / Joao Henrique de Almeida - Integrante / Mariéle Diniz Cortez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    5. 2011-2015. Pesquisa basica e aplicada sobre equivalencia de estimulos
      Descrição: Este projeto compreende uma vertente de pesquisa básica e uma de aplicação. Na vertente de pesquisa básica será estudada a variação do grau de relacionamento entre estímulos equivalentes, como função de diferentes parâmetros de treino. Para estudar o grau de relacionamento entre estímulos serão estabelecidas, por meio de procedimento de emparelhamento com modelo (discriminação condicional) classes de estímulos equivalentes contendo um estímulo significativo (geralmente faces expressando emoções de raiva, alegria ou neutralidade) e figuras abstratas. As figuras abstratas equivalentes a expressões emocionais serão avaliadas pelo diferencial semântico. A comparação destas avaliações, com avaliações das faces feitas por um grupo de controle possibilitarão a estimativa do grau de relacionamento entre os estímulos abstratos e as faces. Vários experimentos avaliarão o efeito de diversos parâmetros sobre o grau de relacionamento. Os parâmetros estudados serão: duração do atraso entre remoção do modelo e aparecimento dos estímulos de comparação no treino de emparelhamento com modelo; supertreino na linha de base de discriminação condicional; diferentes arranjos de treino de discriminação condicional (linear, um para muitos e muitos para um) e diferentes tipos de estímulos significativos. Também será avaliado, por meio do diferencial semântico, o relacionamento entre estímulos significativos e abstratos após o estabelecimento de relações de oposição e relações do tipo ?maior que? e ?menor que? entre estímulos significativos e estímulos abstratos. Na vertente de pesquisa aplicada serão feitas avaliações de eficácia, efetividade e transportabilidade de dois programas de ensino de habilidades rudimentares de leitura e escrita, aplicados a crianças de escolas públicas com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. A avaliação da eficácia será feita com a aplicação dos programas em uma classe experimental informatizada, de modo que as condições se aproximam de condições controladas de laboratório. Um grupo será submetido ao programa de ensino de habilidades básicas de leitura e escrita, tendo o desempenho comparado com dois grupos de controle. Um dos grupos de controle será submetido a um programa de ensino em computador que não envolve habilidades de leitura e escrita. O outro não será submetido a nenhum programa e receberá apenas um pré-teste e um pós teste. A avaliação da efetividade será realizada com a aplicação do programa em escolas públicas municipais, havendo também a comparação de um grupo experimental com grupos de controle. A avaliação da transportabilidade será feita por meio de entrevistas com professores, alunos e outros agentes educacionais, para verificar como avaliam possíveis benefícios do programa de ensino e sua disposição para utilizá-lo com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Naiene S. Pimentel - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante. Número de produções C, T & A: 37
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    6. 2010-2015. Avaliacao e aperfeicoamento de programas computadorizados de ensino de habilidades de leitura e escrita
      Descrição: O presente projeto trata do desenvolvimento, refinamento e validação de tecnologia comportamental para o ensino de crianças que apresentam dificuldade no aprendizado de leitura e escrita no ensino regular. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar um programa suplementar de ensino de leitura em relação a sua eficácia e eficiência, avaliando seus resultados tanto em ambiente controlado quanto no ambiente escolar. Além disso, este projeto buscará identificar aspectos relevantes para o aperfeiçoamento do programa e implementação em escolas públicas, acessados não só pelos dados produzidos nos experimentos, mas também pelo contato direto com os usuários na escola (alunos e professores que irão aplicar o programa).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Viviane Verdu Rico - Integrante / Maria Clara de Freitas - Integrante / Debora Correa de Lima - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Student Committee Outstanding Mentor, Association for Behavior Analysis International.. 2018.
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. Comportamento, Cognição e Ensino: Pesquisa Básica e aplicações potenciais ao ensino de pessoas com deficiência intelectua.Teoria das molduras relacionais e possíveis aplicações à educação. 2012. (Seminário).
    2. II Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. Aprendizagem relacional e função simbólica. Pesquisa básica e aplicada.. 2011. (Congresso).
    3. II Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. A equivalência de estímulos como uma abordagem comportamental do significado. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. de Rose, J. C.; AGGIO, NATALIA M. ; CAMARGO, J. C. ; OLIVEIRA, M. A. ; Moreira, M. C. ; Donadeli, J. M. ; Carvalho, F. C. ; Passarelli, D. A. ; SANTOS, S. L.. IV Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2019. Outro
    2. de Rose, J. C.; CAMARGO, J. C. ; VAZ, A. M. ; Donadeli, J. M. ; OLIVEIRA, M. A. ; AGGIO, N. M. ; DE ALMEIDA, J. H. ; Freitas, J. C. C. ; GIROTTI, V. B. S. ; Moreira, M. C. ; SANTOS, S. L. ; ROCHA, C. A. A. ; Carvalho, F. C. ; MIZAEL, T. M.. III Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2018. Outro
    3. PEREZ, W. F. ; de Rose, J. C.. II Colóquio sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbóllico. 2018. Congresso
    4. de Rose, J. C.; PEREZ, W. F. ; MIZAEL, T. M. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; KOVAC, R.. I Colóquio sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2017. Congresso
    5. de Rose, J. C.; CAMARGO, J. C. ; ROCHA, C. A. A. ; VAZ, A. M. ; MIZAEL, T. M. ; Donadeli, J. M. ; Freitas, J. C. C. ; GIROTTI, V. B. S. ; OLIVEIRA, M. A.. II Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2017. Outro
    6. de Rose, J. C.; MIZAEL, T. M. ; ROCHA, C. A. A. ; ARAN-CEBRIA, J. F. ; CAMARGO, J. C. ; POMPERMAIER, H. M. ; VAZ, A. M. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; Cortez, M. D. ; SILVEIRA, M. V. ; PEDROSA, S. C. D. ; SANTOS, S. L.. I Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2016. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:46