Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marco Antonio Mondaini de Souza

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), com pesquisas feitas no Instituto Gramsci de Roma/Itália (1997), Pós-Doutorado junto ao Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Florença/Itália (2009) e Estágio Sênior na Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique (2013/2014). É Professor Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fazendo parte do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), e bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Coordena e apresenta o programa semanal de televisão intitulado Trilhas da Democracia. Tem experiência nas áreas de História e Serviço Social, com ênfase em História Contemporânea e Fundamentos do Serviço Social, em particular no estudo dos Direitos Humanos e do Marxismo Italiano. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3037885281663213 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Av. dos Economistas, s/n - 1º Andar/sala c-12 Cidade Universitária 50740580 - Recife, PE - Brasil Telefone: (081) 21268371
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. ?TRADICAO E RENOVACAO NO COMUNISMO ITALIANO? - SOCIALISMO E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO POLITICO DE ANTONIO GRAMSCI, PALMIRO TOGLIATTI E ENRICO BERLINGUER -
      Descrição: OBJETIVOS Objetivo central . Investigar as relações de continuidade e ruptura existentes no interior do pensamento político de Antonio Gramsci, Palmiro Togliatti e Enrico Berlinguer, particularmente naquilo que diz respeito à função e ao valor da democracia política na construção de uma estratégia revolucionária anticapitalista e na edificação de uma sociedade socialista. Objetivos específicos . Analisar o pensamento político de Antonio Gramsci no intervalo de tempo que corresponde à redação dos Cadernos do Cárcere, entre os anos de 1926 e 1937, período em que esteve prisioneiro do fascismo na Itália, com destaque para as reflexões que desaguaram nas categorias de ?guerra de movimento e guerra de posição?, ?oriente e ocidente? e ?dominação e hegemonia?; . Analisar o pensamento político de Palmiro Togliatti no intervalo de tempo em que este ocupou a liderança do PCI (como secretário-geral exilado ou em solo italiano), entre os anos de 1927 e 1964, com destaque para as reflexões que desaguaram nos conceitos de ?democracia de tipo novo?, ?democracia progressiva? e ?reformas de estrutura? ? eixo central da assim chamada ?via italiana ao socialismo?; . Analisar o pensamento político de Enrico Berlinguer no intervalo de tempo em que este ocupou a liderança do PCI (como vice-secretário e secretário-geral), entre os anos de 1969 e 1984, com destaque para as reflexões que desaguaram nas ideias de ?introdução de elementos de socialismo no capitalismo?, ?democracia como valor universal? e ?esgotamento da força propulsora da Revolução de Outubro?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marco Antonio Mondaini de Souza - Coordenador.
      Membro: Marco Antonio Mondaini de Souza.
    2. 2016-2019. ?DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO NA RELACAO BRASIL-AFRICA? - As Contradicoes do Programa de Cooperacao Tripartida para o Desenvolvimento Agricola da Savana Tropical em Mocambique (ProSAVANA) -
      Descrição: OBJETIVOS Objetivo central . Pesquisar as contradições existentes entre a concepção de desenvolvimento defendida pelas corporações do agronegócio brasileiro e pelas empresas transnacionais no âmbito dos projetos implementados pelo ProSAVANAe os direitos humanos das populações camponesas que habitam o "Corredor de Nacala" na região norte de Moçambique. Objetivos específicos . Estudar as transformações pelas quais passaram até a atualidade o Estado e a sociedade civil que emergem do processo de independência de Moçambique, em 1975, e a configuração da Lei de Terras nas Constituições de 1975, 1990 e 2004; . Analisar a influência do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) sobre o processo de formulação do ProSAVANA, nos marcos da estratégia neodesenvolvimentista brasileira; . Investigar as violações cometidas contra os direitos humanos das populações camponesas da região norte de Moçambique no bojo da implementação do ProSAVANA e as reações articuladas por parte dos seus movimentos sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marco Antonio Mondaini de Souza - Coordenador.
      Membro: Marco Antonio Mondaini de Souza.
    3. 2013-2018. ?HIV/AIDS no Brasil e em Mocambique: tendencias atuais da epidemia, politicas de saude e de assistencia, estrategias de comunicacao
      Descrição: Objetivos do projeto: ? Analisar a ação do Estado e a articulação dos movimentos da sociedade civil pela garantia do direito à saúde, especificamente em relação à prevenção e ao diagnóstico do HIV/AIDS no Brasil e Moçambique; ? Analisar o acesso da população às ações de prevenção e diagnóstico do HIV/Aids, na sua interação com os determinantes econômicos e sociais que incidem nas políticas de saúde frente à epidemia da Aids no Brasil e Moçambique, com ênfase nas desigualdades de classe, gênero, orientação sexual e raça/etnia; ? Analisar as estratégias de comunicação sobre prevenção e tratamento na área de HIV/Aids, especialmente o impacto entre mulheres e a população pobre do Brasil e Moçambique.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marco Antonio Mondaini de Souza - Integrante / Ana Cristina Vieira - Coordenador / Rosineide Cordeiro - Integrante / Isaltina Gomes - Integrante / Monica Costa - Integrante.
      Membro: Marco Antonio Mondaini de Souza.
    4. 2013-2016. Teoria Citica e Direitos Humanos: Historia e Conceito em Marx, Gramsci e Thompson
      Descrição: O objetivo central do projeto é Investigar o processo de construção e desenvolvimento da ideia de direitos humanos levado a cabo pela teoria crítica no curso da modernidade, de um ponto de vista teórico-conceitual e histórico-social: das suas origens em Karl Marx, no século XIX, às ampliações realizadas pelo marxista italiano Antonio Gramsci e pelo marxista britânico Edward Thompson (e suas ?escolas de pensamento?), no século XX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marco Antonio Mondaini de Souza - Coordenador.
      Membro: Marco Antonio Mondaini de Souza.
    5. 2010-2013. Direitos Humanos como Direitos de Bandidos: Genese e Desenvolvimento de uma Vulgata Autoritaria (1964-1985)
      Descrição: O objeto central da presente pesquisa encontra-se localizado na forma pela qual as classes dominantes brasileiras conseguiram dar continuidade ao projeto de modernização conservadora iniciado em 1930 e radicalizado no regime ditatorial instaurado em 1964, à medida que a nação ia se redemocratizando na passagem dos anos 1970 aos anos 1980. Isso no que diz respeito, especificamente, ao enfrentamento das crescentes demandas por direitos humanos surgidas no período em questão no seio da sociedade ? direitos humanos aqui entendidos como o conjunto articulado e interdependente dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, conforme reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Em outras palavras, o foco da nossa investigação será o conjunto de instrumentos utilizados no plano simbólico pelas classes dominantes brasileiras a fim de combater o avanço das lutas pelos direitos humanos em nosso país ? uma estratégia sofisticada que, de maneira aparentemente contraditória, elegeu como eixo central a fórmula vulgar dos ?direitos humanos como direitos de bandidos?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marco Antonio Mondaini de Souza - Coordenador / Taynan Barbosa Mendes Barreto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marco Antonio Mondaini de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. Gênero e direitos humanos.A construção dos direitos humanos no mundo contemporâneo: um balanço historiográfico. 2013. (Encontro).
      2. XIV Café Intercom UFPE.Rflexões sobre a comunicação contemporânea. 2013. (Encontro).
      3. América Latina: perspectivas política da esquerda no Brasil e na Argentina.Os ecos democráticos do eurocomunismo nas esquerdas brasileiras. 2011. (Seminário).
      4. II Seminário interdisciplinar de comunicação, mídias e direitos humanos.Comunicação e direitos humanos: um diálogo possível?. 2011. (Seminário).
      5. II Seminário Nacional a Cátedra Sérgio Vieira de Mello.Mídia e refúgio no Brasil: a imagem do refugiado e a cobertura da imprensa. 2011. (Seminário).
      6. Reforma Política.Reengenharia institucional e democracia brasileira. 2011. (Seminário).
      7. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE.O significado contemporâneo dos direitos humanos: um espaço de disputa. 2011. (Outra).
      8. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA.Gramsci e a tradição comunista italiana. 2011. (Outra).
      9. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA.Estado e direito na contemporaneidade (mini-curso). 2011. (Outra).
      10. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA.Marxismo e direitos humanos. 2011. (Outra).
      11. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação.Campo educacional, inclusão e disputas. 2011. (Simpósio).
      12. Comunicação e Direitos Humanos.Comunicação e Direitos Humanos. 2010. (Encontro).
      13. III Fórum de Extensão, Pesquisa e Ensino e X Encontro de Extensão da UFPE.Educação popular e Direitos Humanos. 2010. (Encontro).
      14. III Simpósio Nacional Anônimos da História.História e Direitos Humanos. 2010. (Simpósio).
      15. Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos humanos e Cidadania.Direitos Humanos e as Lutas da Juventude. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. MONDAINI, Marco. I Jornada de Direitos Humanos do NEPPS. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38